dossiê final 01

15
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO GRADUANDA: BÁRBARA ARIELA DA SILVA LEITE ORIENTADOR: JOÃO MAURÍCIO SANTANA RAMOS Salvador 2014

Upload: barbara-ariela

Post on 31-Jan-2016

247 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Dossiê de Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (parte 01)

TRANSCRIPT

Page 1: Dossiê Final 01

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAFACULDADE DE ARQUITETURA

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

GRADUANDA: BÁRBARA ARIELA DA SILVA LEITEORIENTADOR: JOÃO MAURÍCIO SANTANA RAMOS

Salvador 2014

Page 2: Dossiê Final 01

Poeta, cantô de rua, Que na cidade nasceu, Cante a cidade que é sua, Que eu canto o sertão que é meu.

Se aí você teve estudo, Aqui, Deus me ensinou tudo, Sem de livro precisá Por favô, não mêxa aqui, Que eu também não mexo aí, Cante lá, que eu canto cá.

(Patativa do Assaré)

Xilogravura: Arievaldo Viana (Fonte: uminstantenabiblioteca.blogspot.com)

Page 3: Dossiê Final 01

Sumário1. Apresentação

2. Objetivos

2.1 Objetivos Gerais2.2 Objetivos Específicos

3. Identificação e Caracterização do espaço

3.1. O Município de São Gabriel3.2. A Fundação Culturarte de São Gabriel

4. Justificativa

5. Projetos Referenciais

5.1. Centro de Cultura Max Feffer (Pardinho – SP) – Leiko Motomura

5.2. Igreja do Espirito Santo do Cerrado (Uberlândia – MG) – Lina Bo Bardi

5.3. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ) - Affonso Eduardo Reidy

5.4. Biblioteca e Centro Cultural de Vennesla (Vennesla – Noruega) Helen & Hard

6. Pressupostos projetuais

7. A Sede da Fundação Culturarte

7.1. Localização 7.2. Programa Arquitetônico 7.3. Partido 7.4. O Projeto 7.4.1. Materiais e Estrutura 7.4.2. Vegetação

8. Considerações

Referências

04

05

06

18

20

25

29

54

55

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

Page 4: Dossiê Final 01

04

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho refere-se à elaboração do projeto arquitetônico da sede da Fundação Culturarte de São Gabriel – Bahia, e faz parte dos requisitos para a conclusão do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.

O tema proposto desenvolve-se a partir do interesse da autora pela cultura popular e regional, juntamente com seu conhecimento acerca das manifestações culturais que acontecem na região de Irecê, mais precisamente na cidade de São Gabriel. Soma-se a isso o envolvimento pessoal da autora com os movimentos de cunho artístico e cultural desta região.

Além disso, a autora mantém um vínculo com a cidade de São Gabriel, por compartilhar de seus costumes e cultura, e tem um sentimento de pertencimento por ser oriunda do município vizinho, Morro do Chapéu, que tem muito em comum com aquela cidade.

A Fundação Culturarte de São Gabriel proporciona a manutenção e divulgação de manifestações artísticas na região de Irecê e é responsável pela organização de um dos maiores eventos culturais dessa região, a Cantoria de São Gabriel, que acontece desde o ano de 1991,

sendo um evento consolidado e de grande importância para toda a região. Esta fundação desenvolve ainda programas educativos com ações de inclusão social em todo o município.

Conhecendo a importância da referida fundação para o município de São Gabriel e região de Irecê, elaborou-se o projeto da Sede da Fundação Culturarte com o intuito de proporcionar a esta, uma estrutura física adequada para o desenvolvimento e manutenção das atividades já realizadas e de futuras ações que possam surgir.

O projeto se desenvolve levando em consideração os princípios da Fundação. Pensando na identidade do lugar e nas atividades realizadas, em defesa da manutenção e divulgação da cultura local e regional, tenta-se manter uma coerência com estes fatores, não rompendo com a estética e tradições. Porém, junto com o intuito de manter a harmonia com o local, há a preocupação em criar um espaço de referência para a cidade, já que a Fundação Culturarte goza de grande importância e significado naquela região. Dessa maneira, sua sede deverá ser lembrada também por suas peculiaridades estéticas e arquitetônicas.

Page 5: Dossiê Final 01

05

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

2.1. OBJETIVO GERAL

Propor um espaço físico próprio da Fundação Culturarte de São Gabriel, que atenda às demandas dessa fundação e possibilite a continuidade das atividades sociais e culturais por ela desenvolvidas.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propor um espaço de uso contínuo que proporcione a integração da população com as atividades da Fundação Culturarte;

Buscar integração do projeto arquitetônico com a realidade financeira e cultural da Fundação Culturarte e seus beneficiários;

Criar um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais mantidas pela Fundação Culturarte.

2. OBJETIVOS

Xilogravura: Marcelo Alves Soares (Fonte: lutimarneves.wordpress.com )

Page 6: Dossiê Final 01

06

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

3. IdentifIcação e Caracterização

do espaçoPara iniciar o projeto da sede da Fundação é necessário um estudo do contexto no qual será implantada. Assim, segue uma breve descrição do histórico do município de São Gabriel e da Fundação Culturarte, de maneira a aclarar o entendimento deste contexto e de sua importância para o município e região.

3.1. O MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL

São Gabriel é um município do interior da Bahia, localizado no território de identidade de Irecê. Com uma extensão territorial de aproximadamente 1200 km² e uma população total de pouco mais de 18 mil habitantes (IBGE, 2010), possui apenas 28 anos de emancipado.

Limita-se com os municípios de Jussara, Central, Presidente Dutra, Irecê, João Dourado e Morro do Chapéu, sendo que destes, apenas o último não faz parte do território de Irecê. As estradas que ligam as sedes destes municípios são pavimentadas, o que não acontece com os distritos e povoados, que em sua maioria têm seus acessos apenas por estradas de terra.

A uma distância de 480 quilômetros da capital do estado, e apenas 10 quilômetros de Irecê, o município está localizado numa região de caatinga na bacia do Rio São Francisco e faz divisa com a região da Chapada Diamantina, tendo em seu território a Gruta dos Brejões, local de grande visitação turística da região. (Bahia, 2013).

Território deidentidade de Irecê

Fonte: SEI

01 - Território de Irecê02 - Morro do Chapéu

(Território de Identidade da Chapada Diamantina)

03 - João Dourado04 - Irecê05 - Presidente Dutra06 - Central07 - Jussara08 - São Gabriel

Bahia

01

07

08

030405

06

02

Page 7: Dossiê Final 01

07

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

A cidade de São Gabriel surgiu de uma fazenda localizada no município de Xique-xique, de nome Fazenda São Rafael. Quando Irecê se desmembrou do município de Xique-xique, a Fazenda São Rafael tornou-se um povoado que passou a fazer parte do novo município. (PEREIRA e PEREIRA, 2010).

No ano de 1921 é construída a primeira igreja do povoado, o que deu início ao crescimento que vai resultar na sua emancipação. Em 1949 é inaugurada a Escola Estadual Duque de Caxias, o que fez com que os moradores do povoado não precisassem mais se deslocar até a cidade de Irecê para estudar. Em 1953 tornou-se Vila de Gabriel. Somente cerca de 20 anos depois a vila começou a ter acesso à luz elétrica e sistema de abastecimento de água.(Ibid., 2010)

01

02

03

0504

Fotos (Fonte: sghistorias.blogspot.com.br): 01- Prefeitura (arquitetura original); 02 - Antigo Mercadão (atual Praça dos Rangos); 03 - Igrejinha (arquitetura original); 04 - Vista da Praça da Prefeitura e adjacências (2009); 05 - Igrejinha (foto atual).

Page 8: Dossiê Final 01

08

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

A ligação com o município de Irecê durou até 1985, quando, após consulta popular através de plebiscito, a população votou pela emancipação e a Vila veio a tornar-se cidade, em 25 de fevereiro de 1985. Nesta data, o então governador do estado da Bahia, João Durval Carneiro, sancionou a Lei nº 4. 407 que criou de fato e de direito o Município de São Gabriel, desmembrando de Irecê. (Ibid., 2010).

Segundo o IBGE, em 20 anos (1991-2010) a população de São Gabriel teve um crescimento de apenas 2,95%, o que reete o êxodo populacional que acontece ainda hoje nas pequenas cidades de interior, o que se dá, no caso de São Gabriel, principalmente pela busca do acesso ao estudo. Hoje há apenas uma escola pública de ensino médio no município (Colégio Estadual João Durval Carneiro).

Possui um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,592, considerado baixo (entre 05, e 0,599), ocupando a 4331ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil. A dimensão que mais cresceu em termos absolutos,entre os anos de 2000 e 2010, foi a educação (crescimento de 0,265). Está abaixo da média de IDHM do estado da Bahia e do Brasil como mostra o gráfico abaixo:

Gráfico I - Evolução do IDMH de São Gabriel - BAFonte: Atlas Brasil

Foto (Fonte: sghistorias.blogspot.com.br): Praça dos Rangos (2006).

Page 9: Dossiê Final 01

09

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

Contudo, no período entre os anos de 1991 e 2010 teve uma taxa de crescimento do IDHM de 109,19%, acima da média de crescimento nacional (47,47%) e estadual (70,98%).

Apesar do clima semiárido, a economia de toda a região baseia-se na agricultura, no caso de São Gabriel especificamente na produção de grãos, como milho, mamona e feijão. O advento da irrigação possibilita o desenvolvimento da economia de toda a região através da produção agrícola.

O município de São Gabriel tem grande visibilidade no turismo ecológico. Com parte do seu território em região de chapada, tem monumentos naturais como a Gruta dos Brejões, já citada anteriormente, constituindo a APA Gruta dos Brejões/Vereda Romão Gramacho. Esta APA reúne um conjunto de cavernas subterrâneas inseridas nos territórios dos municípios de São Gabriel, João Dourado e Morro do Chapéu, onde foram encontrados fósseis pré-históricos e pinturas rupestres, sendo assim, também constitui local de grande interesse de pesquisadores e estudiosos. (SBE,2013). No que tange às manifestações

populares, a Cantoria de São Gabriel, evento realizado pela Fundação Culturarte, atrai muitos turistas à cidade, movimentando a economia e divulgando o trabalho de artistas do município e região.

Fotos (Fonte: terrasubespeleo.blogspot.com): 01- Canyon da Gruta dos Brejões; 02 - Entrada da gruta; 03 - «Bolo de Noiva» (associação de estalagmites no interior da gruta); 04 - Pinturas rupestres.

01

02

03

04

Page 10: Dossiê Final 01
Page 11: Dossiê Final 01

11

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

3.2. A FUNDAÇÃO CULTURARTE DE SÃO GABRIEL

Conforme referido, a Fundação Culturarte é uma entidade civil que atua há mais de vinte anos no município e região de São Gabriel no interior da Bahia, realizando eventos artístico-culturais e educativos significativos para o cenário atual do território de Irecê.

Surge, inicialmente, como um grupo de amigos que se reuniu para realizar um evento musical na cidade de São Gabriel, com o intuito de divulgar outras opções de cultura e lazer além das que aconteciam na cidade, que eram “voltadas para o carnaval e para os festejos juninos carnavalizados”. Assim, eles decidiram criar um movimento alternativo com uma oferta cultural diferenciada para o município e região, rompendo com um contexto cultural limitado e sem diversidade. (CULTURARTE, 2013, p.2).

Assim, em 1991, acontece a primeira Cantoria de São Gabriel. Inspirada na Semana de Arte e Cultura realizada na cidade de Uibaí – Ba, a cantoria nasce com propostas musicais inovadoras para o contexto da cidade na época, trazendo músicas e artistas da região. O evento foi realizado em dois dias, com pouco recurso e muita força de vontade, utilizou-se um caminhão como palco para a realização dos shows.

Além do evento musical, essa Cantoria contou com apresentações teatrais, dança e capoeira. (Ibid., 2013)

De acordo com o atual presidente da Fundação, Itamá da Rocha, a Primeira Cantoria de São Gabriel contava com o apoio do Grupo Nascerarte, uma organização cultural que atuava na região da cidade de Irecê, realizando exposições de arte, oficinas de artesanato e semanas de cultura. O Grupo Nascerarte foi referência para o surgimento formal da Fundação Culturarte, que viria acontecer no ano seguinte, 1992.

Foto: Apresentação do Grupo Nada - Primeira Cantoria de São Gabriel, em 1991 (Acervo da Fundação).Figura: Logo do Grupo Nascerarte

Page 12: Dossiê Final 01

13

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

Após a segunda Cantoria, que aconteceu em abril de 1992, já no formato de três dias de evento, a comissão organizadora resolveu se tornar oficial, como uma organização para a promoção de eventos e atividades artísticas e culturais. Desta forma, tinha o intuito de

[...] manter na forma da lei um estabelecimento artístico, cultural e recreativo, bem como outros eventos que possam surgir de acordo com as necessidades e as condições econômicas e funcionais, [...] promoção de eventos culturais para a difusão dos seus objetivos no município, promoção de cantorias, apresentações teatrais etc. (Irecê, 1993).

Assim, em 29 de novembro deste mesmo ano, é realizada a Assembleia Geral de Constituição da Fundação Culturarte, registrada no cartório da cidade de Irecê em 07 de janeiro de 1993.

Fotos (Fonte: Acervo da Fundação Culturarte): 01- Artesanato do município de São Gabriel; 02 - Os Querubins de São Gabriel; 03 - Reisado de Alagoinhas; 04 - Grupo de teatro infantil; 05 - Coral; 06 - Roda de capoeira.

Obs.: Apresentações de grupos da região de São Gabriel realizadas durante as Cantorias.

01 02

03

04

05

06

Page 13: Dossiê Final 01

14

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

Nos primeiros anos, a Fundação não contava com nenhum auxílio financeiro para a realização dos projetos e atividades, assim, inicialmente, cada sócio teria que contribuir mensalmente com a quantia de Cr$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros), para a manutenção da fundação e a realização dos eventos.

Nos últimos anos a Fundação passou a receber auxílio financeiro para a realização das suas atividades,

principalmente a Cantoria de São Gabriel. Conta com o patrocínio do comércio local e regional, o apoio cultural da prefeitura municipal de São Gabriel, além de editais e projetos juntamente com o Ministério da Cultura, e o patrocínio da Petrobrás nas Cantorias e Oficinas realizadas durante este evento. Hoje a Cantoria de São Gabriel está dentro do programa de eventos calendarizados da Secretaria de Cultura do estado da Bahia.

Fotos (Fonte: Acervo da Fundação Culturarte): 01- Raimundo Sodré; 02 - Vander Lee; 03 - Clécia Queiroz; 04 - Geraldo Azevedo; 05 - Paulo Diniz; 06 - Dércio Marques.

Obs.: Apresentações realizadas durante as Cantorias.

01 02

04

06

03

05

Page 14: Dossiê Final 01

15

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

Fotos (Fonte: Acervo da Fundação Culturarte): 01- Chico César; 02 - Pena Branca; 03 - Jessier Quirino; 04 - Os Querubins de São Gabriel; 05 - Xangai; 06 - Matingueiros; 07 - Feira de Artesanato; 08 - Roda de São Gonçalo; 09 - Renato Teixeira; 10 - Arte Circense.

Obs.: Apresentações realizadas durante as Cantorias.

01

03

05

07

07

02

04

06

08

08

Page 15: Dossiê Final 01

No ano de 2010 a fundação passou por dificuldades financeiras devido a mudanças na gestão do município de São Gabriel e do cancelamento de um recurso financeiro, por parte do Ministério do Turismo, às vésperas da realização da Cantoria. Este fato acarretou em dívidas para a fundação e o risco de cancelamento da Cantoria do ano seguinte. Felizmente, através de doações dos admiradores da Fundação e de atitudes tomadas por parte da então equipe gestora, a Cantoria se realizou em 2011, porém a Fundação ainda sofre com as consequências destes acontecimentos, tendo que realizar alguns projetos com recursos particulares dos membros da diretoria.

Dentre as atividades realizadas pela Fundação destacam-se o ponto de cultura “viver com arte” que, em parceria com o Ministério da Cultura, através do Programa Cultura Viva,

"promove ações de inclusão social com crianças e adolescentes da rede pública de ensino, nas expressões artísticas de música (coral), capoeira, dança popular (São Gonçalo e Reisado Mirim), artesanato, teatro e cultura digital" (CULTURARTE, 2013).

16

Fundação Culturarte de São Gabriel:um foco de resistência no interior da Bahia

Fotos (Fonte: Acervo da Fundação Culturarte): 01- Seminário cultural; 02 - Membros da Fundação Culturarte; 03 - Festival das Primeiras Águas (Jussara); 04 - Ciclo de palestras «Juventude e sexualidade» ; 05 - Caretas do Pitial.

01

02

03

04

04