domus_apostila 02 - geografia ii - m¢dulo 45 (exerc¡cio 13)

6
 Exercício  13 O processo de organização político-territorial dos Estados nacionais é bastante dinâmico, na história das sociedades ocidentais. No caso brasileiro, a reordenação do seu espaço territorial poderá acarretar transformações expressivas no contexto da representação político-administrativa do país. A partir dessa afirmação, identifique e explique: a) um impacto político sobre o poder público brasileiro, na esfera federal, com a definição dos novos estados na macrorregião Norte do país; b) um impacto sobre os recursos públicos dos estados nortistas do Pará e do Amazonas com a consolidação das novas organizações político-administrativas na região. Observe o mapa do Brasil, com a sua divisão em regiões geográficas, relacionando-o com as proposições a seguir apresentadas. a) O Brasil, apesar de ser um país de dimensões continentais, apresenta poucas diversidades geosocioambientais. b) Apesar dessa divisão regional brasileira, apresentada no mapa, ser a oficial do IBGE, utilizada para fins estatísticos e de planejamento, existe, mais recentemente, uma outra regionalização do país que, privilegiando a realidade socioeconômica, admite a existência de apenas três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Contudo, es ta divisão não é a oficial do país. c) O rio São Francisco, conhecido como rio da "integração nacional", nasce em Minas Gerais, na região Sudeste brasileira e, no Nordeste, banha os Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. d) A porção oriental da região nordestina corresponde à sub-região do Litoral-Mata, que se limita, a Oeste, com o Agreste, sub-região situada em áreas do maciço da Borborema. e) A divisão regional adotada pelo IBGE é conhecida, também, como divisão político-administrativa brasileira. Observe o mapa a seguir. A desigualdade regional do Brasil tem sua origem em um conjunto de fatores socioeconômicos. Com base nessa compreensão e na leitura e interpretação do mapa, a) explique a relação existente entre os índices de desigualdades digitais da região Norte e a sua situação econômica; b) apresente dois fatores que determinam as desigualdades digitais entre os estados de Tocantins e São Paulo. Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Uma das atribuições do IBGE era produzir estatísticas básicas sobre a população brasileira, por meio de Censos. Questão 04 Questão 03 Questão 02 Questão 01 1      D      O      M      U      S _      A     p     o     s      t      i      l     a      0      2         G      E      O      G      R      A      F      I      A      I      I         M       ó      d     u      l     o      4      5      (      E     x     e     r     c       í     c      i     o      1      3      ) www.colegiocursointellectus.com.br Aprovação em tudo que você faz.

Upload: mariliasfaria

Post on 06-Jul-2015

1.136 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13)

5/8/2018 DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13) - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/domusapostila-02-geografia-ii-mdulo-45-exerccio-13 1/6

 

Exercício  13

O processo de organização político-territorial dosEstados nacionais é bastante dinâmico, na história dassociedades ocidentais.

No caso brasileiro, a reordenação do seu espaçoterritorial poderá acarretar transformações expressivasno contexto da representação político-administrativa dopaís. A partir dessa afirmação, identifique e explique:a) um impacto político sobre o poder público brasileiro,na esfera federal, com a definição dos novos estados namacrorregião Norte do país;b) um impacto sobre os recursos públicos dos estadosnortistas do Pará e do Amazonas com a consolidação dasnovas organizações político-administrativas na região.

Observe o mapa do Brasil, com a sua divisão emregiões geográficas, relacionando-o com as proposiçõesa seguir apresentadas.

a) O Brasil, apesar de ser um país de dimensõescontinentais, apresenta poucas diversidadesgeosocioambientais.b) Apesar dessa divisão regional brasileira, apresentadano mapa, ser a oficial do IBGE, utilizada para finsestatísticos e de planejamento, existe, maisrecentemente, uma outra regionalização do país que,privilegiando a realidade socioeconômica, admite aexistência de apenas três regiões: Amazônia, Nordeste eCentro-Sul. Contudo, esta divisão não é a oficial do país.c) O rio São Francisco, conhecido como rio da"integração nacional", nasce em Minas Gerais, na regiãoSudeste brasileira e, no Nordeste, banha os Estados daBahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.d) A porção oriental da região nordestina corresponde àsub-região do Litoral-Mata, que se limita, a Oeste, com oAgreste, sub-região situada em áreas do maciço daBorborema.

e) A divisão regional adotada pelo IBGE é conhecida,também, como divisão político-administrativa brasileira.

Observe o mapa a seguir.

A desigualdade regional do Brasil tem sua origem emum conjunto de fatores socioeconômicos. Com basenessa compreensão e na leitura e interpretação domapa,a) explique a relação existente entre os índices dedesigualdades digitais da região Norte e a sua situaçãoeconômica;b) apresente dois fatores que determinam asdesigualdades digitais entre os estados de Tocantins eSão Paulo.

Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado oConselho Nacional de Geografia, que deu origem aoInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Umadas atribuições do IBGE era produzir estatísticas básicassobre a população brasileira, por meio de Censos.

Questão 04

Questão 03

Questão 02

Questão 01

1

     D     O     M     U     S

_     A    p    o    s     t     i     l    a     0     2

   -     G     E     O     G     R     A     F     I     A     I     I

   -     M      ó     d    u     l    o     4     5

     (     E    x    e    r    c      í    c     i    o     1     3     )

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.

Page 2: DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13)

5/8/2018 DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13) - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/domusapostila-02-geografia-ii-mdulo-45-exerccio-13 2/6

 

  Também caberia ao Instituto produzir informaçõescartográficas, bem como propor e instituir umaregionalização do território brasileiro. As figuras a seguirdizem respeito a dois momentos históricos daregionalização do território brasileiro. Pergunta-se:

a) Qual o principal critério utilizado para instituir a

regionalização do território brasileiro em 1940? Qual aprincipal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar oseu território?b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foidesmembrado de qual Estado? Por que ele foi inseridona região Norte do Brasil?

Analise os mapas a seguir.

Com base nos mapas A e B, explique os critérios deregionalização adotados para o Brasil.

Os mapas apresentados são indicativos de um graveproblema presente, ainda nos dias de hoje, na realidadedo povo brasileiro: a desigualdade étnico-racial queagrava as desigualdades socioterritoriais. Baseando-senos indicativos de taxa de mortalidade infantilapresentados nos mapas, indique, justificando as suasrespostas:a) a região político-administrativa brasileira onde osindicativos de igualdade étnico-raciais devem ser maisequilibrados.b) dois estados da região político-administrativaNordeste onde as disparidades das taxas de mortalidadeentre negros e brancos tendem a ser maiores.

Desde o final da década de 1970, no Brasil, osmovimentos sociais urbanos têm reivindicado ochamado Direito à Cidade, em que a moradia é elementofundamental. Acerca desse tema, considere os gráficos,seus conhecimentos e as seguintes afirmações:I. A Região Sudeste responde por mais da metade do PIBnacional, sendo, porém, a região com maior deficit 

habitacional. Consequentemente, forte concentração decapital não significa acesso à moradia.

II. A Região Nordeste tem o segundo maior deficit habitacional e a terceira maior participação no PIBnacional. Isso significa que a histórica desigualdadesocial nessa região foi superada.III. A Região Norte tem o segundo menor deficit 

habitacional e a menor participação no PIB nacional.

Questão 07

Questão 06

Questão 05

2

     D     O     M     U     S

_     A    p    o    s     t     i     l    a     0     2

   -     G     E     O     G     R     A     F     I     A

     I     I   -     M      ó     d    u     l    o     4     5

     (     E    x    e    r    c      í    c     i    o     1     3     )

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.

Page 3: DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13)

5/8/2018 DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13) - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/domusapostila-02-geografia-ii-mdulo-45-exerccio-13 3/6

 

Isso significa que o deficit  habitacional é umproblema desvinculado da produção/distribuição deriqueza.

Está correto o que se afirma ema) I, apenas.

b) I e II, apenas.c) I e III, apenas.d) II e III, apenas.e) I, II e III.

As grandes empresas sojíferas têm como base umalogística que visa a reduzir os custos da produção. NoBrasil, elas realizam um verdadeiro reordenamentoterritorial, em uma rede densa e ramificada.

Em relação à logística adotada na exportação de soja,considere as seguintes afirmações.

I - Ela excluiu os portos das regiões Norte e Nordeste.II - A hidrovia do rio Tapajós integra a logística deexportação.III - A exportação pelo porto de Paranaguá, no Paraná,garante os menores custos de transporte.

Quais estão corretas?a) Apenas I.b) Apenas II.c) Apenas III.d) Apenas I e II.e) I, II e III.

Com base na análise do mapa (ampliado na página 6)e em seus conhecimentos sobre a infraestrutura detransportes e circulação no Brasil, considere asseguintes proposições:I – Na Região Norte do Brasil predomina o uso dehidrovias, fato que pode ser explicado em parte, pelapresença da Bacia do Rio Amazonas que possui muitosrios navegáveis.II – Existe uma maior densidade de meios de transportenas Regiões Sudeste e Sul, pelo maior dinamismoeconômico dessas áreas em relação às demais regiõesdo Brasil.III – As ferrovias são hoje em dia o principal meio decirculação de mercadorias e de pessoas no Brasil,especialmente nas Regiões Nordeste e Centro-oeste,onde estão mais presentes.

Assinale a alternativa correta.a) Apenas as proposições II e III são verdadeira.b) Apenas as proposições I e II são verdadeira.c) Apenas a proposição I é verdadeira.d) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.e) Apenas a proposição III é verdadeira.

No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada aEstrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamenteoperada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), naregião Norte do país, ligando o interior ao principal portoda região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100locomotivas.

Dísponivel em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em 27 jul.2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância paraa logística do setor primário da economia brasileira, emespecial para porções dos estados do Pará e Maranhão.Um argumento que destaca a importância estratégicadessa porção do território é aa) produção de energia para as principais áreasindustriais do país.b) produção sustentável de recursos minerais nãometálicos.c) capacidade de produção de minerais metálicos.d) logística de importação de matérias-primasindustriais.e) produção de recursos minerais energéticos.

COM  BASE  NO  TEXTO  A  SEGUIR,  RESPONDA  ÀQUESTÃO 11. 

Bioma é conceituado no mapa como um conjunto devida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de

tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escalaregional, com condições geoclimáticas similares ehistória compartilhada de mudanças, o que resulta emuma diversidade biológica própria.

(Disponível em: <www.ibge.com.br> Acesso em: 10 jul. 2007.)

Com base no texto, no mapa e nos conhecimentossobre o tema, considere as afirmativas a seguir.I. A Amazônia constitui-se na maior reserva dediversidade biológica do mundo e é o maior biomabrasileiro em extensão, ocupando 49,29% do territórionacional.II. O crescimento da área destinada ao plantio da soja, apartir da década de 1970, acarretou consequentementenegativas para o Cerrado, tais como o desmatamentoacelerado e a intensificação do processo deassoreamento dos rios.III. O bioma Pantanal está situado em área de intensaocupação humana, apresentando densidade

demográfica acima de 200 hab / km2, que aumenta comos fluxos turísticos durante os meses de seca na região.IV. Estendendo-se pelos estados do Rio Grande do Sul eSanta Catarina, o Pampa apresenta semelhanças com osoutros biomas brasileiros em razão da presença doestrato arbustivo, que incentiva a atividade da pecuáriaintensiva.

Questão 11

Questão 10

Questão 09

Questão 08

3

     D     O     M     U     S

_     A    p    o    s     t     i     l    a     0     2

   -     G     E     O     G     R     A     F     I     A

     I     I   -     M      ó     d    u     l    o     4     5

     (     E    x    e    r    c      í    c     i    o     1     3     )

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.

Page 4: DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13)

5/8/2018 DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13) - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/domusapostila-02-geografia-ii-mdulo-45-exerccio-13 4/6

 

Assinale a alternativa CORRETA.a) Somente as afirmativas I e II são corretas.b) Somente as afirmativas I e III são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO 

a) Dos impactos políticos possíveis, na esfera federal,com a fragmentação territorial das unidadespolíticoadministrativas da macrorregião Norte do país,pode ser destacado:- O AUMENTO NUMÉRICO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICADA REGIÃO NORTE NAS CASAS LEGISLATIVAS FEDERAIS,como na Câmara de Deputados e no Senado Federal.Isso se explica devido às atuais regras do sistema

eleitoral brasileiro, que define um mínimo de 8 e ummáximo de 70 deputados federais para cada unidadepolítico-administrativa do país (dependendo daproporção de eleitores em cada estado), além de 3senadores que cada unidade pode eleger pararepresentá-la no jogo federativo do poder central.- O DESEQUILÍBRIO/RE-EQUILÍBRIO, NO CONGRESSONACIONAL, ENTRE AS ALIANÇAS ATUAIS TRAVADASPELAS FORÇAS POLÍTICAS REGIONAIS que compõem,atualmente, o jogo de interesses partidários e/ou dosatores políticos na esfera central da Federação. Isso seexplica porque novos acordos entre as representaçõesregionais podem mudar o equilíbrio atual de forçaspolíticas expressas territorialmente, criando, porexemplo, um aumento da solidariedade regional e/ouinter-regional para o (re)direcionamento de maisrecursos públicos federais para o Norte e/ou para outrasmacrorregiões do país.- A AMPLIAÇÃO DOS PROJETOS DE LEI, DAS EMENDAS EDAS AGENDAS POLÍTICAS DE DECISÃO, A PARTIR DASDEMANDAS, DOS DESEJOS E INTERESSES DOS GRUPOSREGIONAIS NORTISTAS. Isto se explica pelo próprioaumento das representações da região no CongressoNacional, o que deverá ampliar os encaminhamentossobre questões e interesses nortistas, a partir dosdiscursos e das discussões políticas encabeçados porlideranças do Norte brasileiro, que podem proporcionar

leis e outros projetos para a macrorregião.b) Dos impactos sobre os recursos públicos dos estadosPará e Amazonas, com a definição das novas unidadespolítico-administrativas na região, pode ser destacado:- A REDUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DESSAS UNIDADES DAFEDERAÇÃO NO REPASSE DE IMPOSTOS ESTADUAIS.Nesse sentido, justifica-se tal preocupação pelospressupostos da Constituição Federal de 1988. Nela,cabe às unidades de federação a gestão sobre osrecursos arrecadados espacialmente, como o ICMS e oIPVA, por exemplo, que serão repartidos por maisunidades;- A PARTICIPAÇÃO DO NORTE NA DISTRIBUIÇÃO DOSRECURSOS FEDERAIS PODERÁ SER AMPLIADA. Essaampliação poderá ocorrer pelo princípio da solidariedaderegional que pode ser desenvolvido entre asrepresentações políticas das unidades federativas doNorte, na Câmara dos Deputados e no Senado. Ou seja,mais representações federais (deputados e senadores),mais votos a favor de projetos voltados para amacrorregião.

- A REORGANIZAÇÕES DAS BUROCRACIAS DOS ESTADOSDO PARÁ E AMAZONAS DEVIDO À REDUÇÃO DEDIMENSÃO TERRITORIAL DAS UNIDADES FEDERAIS . Essaredução redefinirá a nova máquina pública em cada umdos estados (inclusive dos novos estados), já que as

burocracias das antigas unidades verão sua açãoterritorial reduzida (base territorial menor, com menosmunicípios) afetando a captação de recursos viaimpostos e taxas pelos governos staduais.

F V V V F

a) Alguns dos aspectos que explicam a relação entre osíndices de desigualdade digital:

- o alto índice de desigualdade digital da região Nortedeve-se à sua baixa inclusão social, que resulta dasituação econômica historicamente produzida;- o favorecimento de políticas públicas, implementadaspelo Estado nacional, direcionadas prioritariamente àsregiões Sul e Sudeste, fez configurar altos índices dedesigualdade na região Norte;- o alto índice da desigualdade digital da região Nortedecorre das desigualdades econômicas iniciadas noperíodo colonial e consolidadas durante o processo deindustrialização;- a baixa densidade econômica e a precáriainfraestrutura da região Norte produzem isolamento ebaixo índice educacional, proporcionando pouco acessoàs novas tecnologias.b) Dentre os vários fatores que determinam asdesigualdades digitais entre os estados de Tocantins eSão Paulo, podem ser destacados os seguintes:- organização espacial no Tocantins, caracterizada peladispersão e, em São Paulo, pela concentração;- diferenciação econômica, que define as atividades e ouso do território: o Tocantins é agrário, enquanto SãoPaulo é industrial;- índice de escolaridade em São Paulo superior ao doestado do Tocantins;- melhor distribuição de renda no estado de São Paulo doque no estado do Tocantins.

a) A regionalização do espaço brasileiro, a partir de1940, veio da necessidade de identificar os diferentesespaços existentes no país com seus respectivospotenciais de recursos e aspectos socioeconômicos,para promover uma melhor inserção no mercadonacional emergente.b) O estado do Tocantins, criado em 1988, desmembrou-se a partir do norte de Goiás. Passou a fazer parte daregião Norte em função de interesses de ordemeconômica que possibilitaram acesso aos incentivosfiscais da Sudam.

Mapa A - Divisão para fins estatísticos e deplanejamento, segundo regiões homogêneas (física,econômica e humana), coincidindo com os limites dosestados.

Questão 05

Questão 04

Questão 03

Questão 02Questão 01

4

     D     O

     M     U     S

_     A    p    o    s     t     i     l    a     0     2

   -     G     E     O     G     R     A     F     I     A

     I     I   -     M

      ó     d    u     l    o     4     5

     (     E    x    e    r    c      í    c     i    o     1     3     )

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.

Page 5: DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13)

5/8/2018 DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13) - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/domusapostila-02-geografia-ii-mdulo-45-exerccio-13 5/6

 

Mapa B - Não se atém aos limites estaduais, baseando-se principalmente em critérios socioeconômicos.

a) A região Sul. Pelos índices mostrados nos cartogramasapresentados, a taxa de mortalidade de crianças negrase brancas é a mesma (entre 16,00 e 27,00 mortes emmil), o que pode indicar uma menor desigualdade entreos dois grupos étnico-raciais nessa região.b) Nos estados do Rio Grande do Norte e de Alagoas.Nesses estados, a diferença entre as taxas demortalidade de crianças brancas e negras é expressiva.Entre as crianças brancas, a taxa atinge a faixa entre27,01 e 38,01 mortes por mil; já entre as criançasnegras, a taxa sobe e atinge, nos dois estados, a faixa

que fica entre 49,03 e 60,00 mortes a cada mil crianças,o que pode caracterizar uma desigualdade expressivaentre esses grupos étnico-raciais.

Letra A.O modelo econômico brasileiro favorece a

concentração de terra e de renda dificultado a maioriada população, o acesso a terra e à moradia. Não há,portanto, nenhum contracenso no fato da regiãoSudeste ter o maior PIB e o maior deficit habitacionalsignificando que a concentração de capital, se não

possibilitar mecanismos distributivos, dificulta o acessoà moradia e outros bens sociais.Na frase II, persistem as más condições de vida

devido ao modelo concentrador de renda e de terra.Na frase III a distribuição de riqueza é diretamente

proporcional ao melhor acesso à moradia.

Letra B.A produção de petróleo a partir das reservas da

camada do pré-sal é uma aposta do atual governofederal que acredita num avanço socioeconômico do

país com os recursos gerados por sua comercialização.Atualmente esta em votação no congresso umapolêmica lei sobre distribuição de royalties de produçãoentre União e estados bem como a definição de marcoregulatório para a exploração.A frase 3 é falsa, não se cogita a alteração no limite domar territorial brasileiro para menos de 200 milhas e simestendendo-se para 350 milhas.

Letra B.O sistema de transporte é hoje no Brasil objeto de

vários estudos e projetos, pois se constitui em um dosnós que dificultam o crescimento econômico e social dopaís.

A frase III é falsa, o sistema de transportes maisutilizado no Brasil ainda é o rodoviário.

Letra C.A importância de projetos de levantamento e

pesquisa como o Radam-Brasil, revelaram o enormepotencial mineral da região Norte do país. O Estadonacional como agente indutor do processo dedesenvolvimento promoveu a criação dos projetosregionais e atraiu investimentos de capital para suarealização. É o caso da construção da Ferrovia dosCarajás. Muito embora tenha sido implantada

  justamente com a finalidade apenas de escoar aprodução mineral, com o tempo acabou se tornandouma ferrovia multimodal, melhor articulada.

A alternativa [A] é falsa, apesar do grande potenciala produção energética ainda é pequena e destinada, atéo momento, ao consumo local.

A alternativa [B] é falsa, a produção se dá em escalaindustrial.

A alternativa [D] é falsa, a logística envolvida está naexportação de matérias primas.

A alternativa [E] é falsa, a produção é de recursosminerais metálicos.

Letra A.

Questão 11

Questão 10

Questão 09

Questão 08

Questão 07

Questão 06

5

     D     O

     M     U     S

_     A    p    o    s     t     i     l    a     0     2

   -     G     E     O     G     R     A     F     I     A

     I     I   -     M

      ó     d    u     l    o     4     5

     (     E    x    e    r    c      í    c     i    o     1     3     )

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.

Page 6: DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13)

5/8/2018 DOMUS_Apostila 02 - GEOGRAFIA II - M¢dulo 45 (Exerc¡cio 13) - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/domusapostila-02-geografia-ii-mdulo-45-exerccio-13 6/6

 

Mapa referente à questão 09.

6

     D     O

     M     U     S

_     A    p    o    s     t     i     l    a     0     2

   -     G     E     O     G     R     A     F     I     A

     I     I   -     M

      ó     d    u     l    o     4     5

     (     E    x    e    r    c      í    c     i    o     1     3     )

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.