dom - 07/11/2014

6
Segundo filhote de gorila nascido no Zoo de BH também é macho Após quase dois meses de suspense, equipe da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte descobre o sexo do mais novo integrante do grupo ram na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (IUCN,2008) entre as consideradas “em perigo” ou “em perigo crítico”. Nesse contexto, a educação ambiental torna-se es- sencial para sensibilizar as pessoas e difundir conhecimentos sobre as características dos gorilas e sua importância ecológica. A partir do exemplo de manejo desses ani- mais, espera-se comprometer cada dia mais pessoas com a proteção da fauna e da flora silvestres. Os animais estão interagindo normalmente e podem ser vistos no recinto externo em vários momentos do dia. Em outras oca- siões, preferem ficar na área de manobra (local de acesso restrito aos técnicos do Zoo) e curtir um bom descanso. Vale ressaltar que o entorno do recinto continua com telas de proteção instaladas, para manter o ambiente o mais calmo possível. Os visitantes podem contribuir seguindo as orientações dadas pela equipe de funcionários da Fundação. Tudo com o objetivo de garantir que o grupo de gorilas possa usufruir de momentos de tranquilidade e conforto. Conforme sugerido pelo pre- feito Marcio Lacerda, a Fundação Zoo-Botânica irá promover outra votação pública para decidir que nome terá o filhote de Imbi. A nova eleição deverá ter início até o final deste mês. Vale lembrar que a primeira eleição, promovida para a escolha do nome do filhote da gorila Lou Lou, teve a participação de 22.440 pessoas. Pelo voto po- pular, o nome escolhido para ele foi Sawidi, que significa “é amado, é querido, é desejado”. O nome vencedor teve a preferência de 44,3% dos internautas, que deram a ele 9.935 votos. Nesta semana, técnicos do Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) conseguiram identificar que o filhote dos gorilas Leon e Imbi, nascido no dia 10 de se- tembro, é macho. O gorilinha é o segundo filhote da espécie gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla) nascido em zoológicos da América do Sul. Com o sucesso da reprodução em cativeiro, o interesse dos visitan- tes pela espécie aumenta a cada dia. Somente durante o mês de outubro, mais de 50 mil pessoas estiveram no Jardim Zoológico de BH, muitas delas especialmente para conhecer os novos membros da família. Assim como várias outras espécies animais, os gorilas figu- Ano XX N. 4.678 R$ 0,90 Tiragem: 2.100 7/11/2014 Diário Oficial do Município - DOM BELO HORIZONTE Fotos: Suziane Fonseca dom 4678.indd 1 06/11/2014 18:59:11

Upload: prefeitura-belo-horizonte

Post on 06-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Diário Oficial do Município

TRANSCRIPT

Page 1: DOM - 07/11/2014

Segundo filhote de gorila nascido no Zoo de BH também é macho

Após quase dois meses de suspense, equipe da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte descobre o sexo do mais novo integrante do grupo

ram na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (IUCN,2008) entre as consideradas “em perigo” ou “em perigo crítico”. Nesse contexto, a educação ambiental torna-se es-sencial para sensibilizar as pessoas e difundir conhecimentos sobre as características dos gorilas e sua importância ecológica. A partir do exemplo de manejo desses ani-mais, espera-se comprometer cada dia mais pessoas com a proteção da fauna e da flora silvestres.

Os animais estão interagindo normalmente e podem ser vistos no recinto externo em vários momentos do dia. Em outras oca-siões, preferem ficar na área de manobra (local de acesso restrito aos técnicos do Zoo) e curtir um bom descanso. Vale ressaltar que

o entorno do recinto continua com telas de proteção instaladas, para manter o ambiente o mais calmo possível. Os visitantes podem contribuir seguindo as orientações dadas pela equipe de funcionários da Fundação. Tudo com o objetivo de garantir que o grupo de gorilas possa usufruir de momentos de tranquilidade e conforto.

Conforme sugerido pelo pre-feito Marcio Lacerda, a Fundação Zoo-Botânica irá promover outra votação pública para decidir que nome terá o filhote de Imbi. A nova eleição deverá ter início até o final deste mês. Vale lembrar que a primeira eleição, promovida para a escolha do nome do filhote da gorila Lou Lou, teve a participação de 22.440 pessoas. Pelo voto po-pular, o nome escolhido para ele foi Sawidi, que significa “é amado, é querido, é desejado”. O nome vencedor teve a preferência de 44,3% dos internautas, que deram a ele 9.935 votos.

Nesta semana, técnicos do Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) conseguiram identificar que o filhote dos gorilas Leon e Imbi, nascido no dia 10 de se-tembro, é macho. O gorilinha é o segundo filhote da espécie gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla) nascido em zoológicos da América do Sul.

Com o sucesso da reprodução em cativeiro, o interesse dos visitan-tes pela espécie aumenta a cada dia. Somente durante o mês de outubro, mais de 50 mil pessoas estiveram no Jardim Zoológico de BH, muitas delas especialmente para conhecer os novos membros da família.

Assim como várias outras espécies animais, os gorilas figu-

Ano XX • N. 4.678 • R$ 0,90 Tiragem: 2.100 • 7/11/2014Diário Oficial do Município - DOM

BELO HORIZONTEFo

tos:

Suz

iane

Fon

seca

dom 4678.indd 1 06/11/2014 18:59:11

Page 2: DOM - 07/11/2014

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de novembro de 2014Diário Oficial do Município2

Poder Executivo

O Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821,

Atrações do Mês da Consciência Negra movimentam centros culturais neste fim de semana

Centros Culturais apresentam peça e show do Edital CenaMúsica

Neste fim de semana, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal da Cultura (FMC), oferece sessões de teatro e música em dois Centros Cul-turais de Belo Horizonte. O espetáculo teatral e o show musical integram o Edital Cena Música. As apresentações, nos centros culturais Urucuia e Salgado Filho, são gratuitas.

O edital CenaMúsica é responsável por selecionar grupos e artistas com o propósito de incentivar e fomentar a classe artística, além de permitir que a população tenha acesso a parte da produção cultural existente na capital mineira. Confira a programação das apresentações deste fim de semana, que também se encontram disponíveis no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br .

Cama, Mesa e BanhoCama, Mesa e Banho é uma montagem teatral baseada em três con-

tos de Nelson Rodrigues: Casal de três, Marido Sanguinário e O Abismo. Os contos falam de histórias de relacionamentos, e são repletas de tabus que mostram a realidade do universo Rodrigueano.

Data: 8 de novembro, sábado. Horário: às 17h. Local: Centro Cul-tural Urucuia (CCU) - Rua W3, 500, Urucuia.

Groove da EsquinaA banda Groove da Esquina, que tem influência do groove e do rock,

trará em sua apresentação repertório que inclui desde músicas autorais até releitura de grandes sucessos do Clube da Esquina, dos Mutantes e de Tim Maia.

Data: 8 de novembro, sábado. Horário: às 16h.Local: Centro Cultural Salgado Filho (CCSF) - Rua Nova Ponte, 22,

Salgado Filho.

Pensamento poético é tema de encontro literário no Salgado Filho

Espetáculo faz releitura de obra de Ariano Suassuna

A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal da Cultura (FMC), apresenta o espetáculo teatral A Preguiça de Deus e do Diabo, neste sábado, dia 8, às 19h no Teatro de Arena localizado dentro do Parque Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã). A peça é encenada pelos alunos da Oficina de Teatro do módulo II do projeto Arena da Cultura. A apresen-tação é uma livre adaptação da obra Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna, peça considerada um elogio ao ócio criador do poeta Joaquim Simão, e uma crítica ao Brasil da burguesia cosmopolita, castrado, sem vergonha e superficial, simbolizado pelo ricaço Aderaldo Catacão e por sua mulher, a falsa intelectual Dona Clarabela. O espetáculo é dirigido por Gabriela Chiari,

Válber Palmeira e Ana Carolina de Paula. A entrada é gratuita.

Arena da CulturaO projeto cria-

do pela Prefeitura em 1998 cumpre metas de descentralização cultu-ral e abrange as nove regiões da cidade. O Arena da Cultura é responsável por ofe-recer oficinas artísti-cas de média e longa duração.

‘Bastidores de uma nada mole vida’ é atração no Padre Eustáquio

O Centro Cultural Salga-do Filho (CCSF), localizado na Rua Nova Ponte, 22, Salgado Fi-lho, promove, nesta sexta-feira, dia 7, às 19h, a sétima edição do Ponto de Encontro Literário, projeto mensal que reúne auto-res e interessados em literatura para debates temáticos, com discussões teóricas e leituras de textos. O assunto deste mês é “o pensamento poético”. A entrada é gratuita.

Desde a primeira edi-

ção, em abril deste ano, o Ponto de Encontro Literário vem recebendo jovens e adultos interessados por literatura, além de escritores, com-positores e jornalistas. O projeto promove o estudo dos diversos gêneros literários, realizando ações que vão do incentivo à leitura à difusão da literatura. Para Greice Teixeira, que é produtora cultural do CCSF, a iniciativa integra várias linhas de ação que dão amplitude à proposta. “Isto permite a cons-trução da ideia de sensibilização

literária a partir da poesia, fazendo, ainda, uma apro-ximação entre a poesia e a filosofia”, diz.

Nesta edição, o tema do pensamento poético será abor-dado, inicialmente, de forma subjetiva, aproximando-se dos conceitos acerca do imaginário sobre o pensamento poético em cada participante para, em seguida, ganhar mais profundi-dade através de textos teóricos de especialistas em literatura.

A programação especial em comemoração ao Mês da Cons-ciência Negra vai até o fim de novembro. Neste fim de semana, nos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura, haverá diversas atrações, todas gratuitas. A programação completa está dis-ponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Confira a programação do fim de semana:

Centro Cultural Jardim Guana-baraRua João Álvares Cabral, 277, Jardim Guanabara. Tel: 3277-6703• Apresentação dos grupos Me-ninas de Sinhá e Rosas do São BernardoCriado em 1996 e movido em grande parte pela preocupação e pelo idealismo de uma de suas principais componentes, Dona Valdete, falecida recentemente, o grupo busca entender os proble-

mas comuns de tantas mulheres que vivem no Alto Vera Cruz e compartilham das mesmas carên-cias e angústias. O grupo Rosas do São Bernardo, surgido em 2008, busca, através de cantigas tradicionais de roda, resgatar a memória e promover o diálogo entre as gerações. Dia 9, domingo, às 10h

Centro Cultural Salgado FilhoRua Nova Ponte, 22, Salgado Filho. Tel: 3277-9625• Exposição Viva Congá: Danças Afro-MineirasO Grupo Congá apresenta alguns dos figurinos, objetos, instrumen-tos e adereços componentes de seu acervo, que dialogam com as características latentes da cultura negra.De 3 a 30 de novembro, de se-gunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Centro Cultural São BernardoRua Edna Quintel, 320, São Ber-nardo. Tel: 3277-7416

• 2º PeRiFéRiCO SambaEm sua segunda edição, o evento recebe os grupos Toca de Tatu e Quinto do Choro com o espetáculo Choro em Contextos e faz uma homenagem ao sambista da velha guarda do samba mineiro Mestre Conga, contemplado no Edital Mestres da Cultura 2014, prêmio em reconhecimento aos mestres do fazer cultural da cidade.Dia 9, domingo, a partir das 14h

Centro Cultural Zilah SpósitoRua Carnaúba, 286, JaquelineConj.Zilah Spósito. Tel: 3277-5498• Oficina e Exposição: Silhuetas AfricanasA exposição é composta por 28 telas. Os trabalhos foram feitos por crianças com idade entre 8 e 17 anos que participam da oficina ministrada por Rô dos Santos, através do Projeto Arte da Saúde, utilizando técnicas de batik. Além da exposição, haverá uma oficina de máscaras africanas.Público: livre. Dia 4, terça, às 9h30

Padre Eustáquio) apresenta, neste domingo, dia 9, às, 10h, o espetá-

culo “Bastidores de uma nada mole vida”. Oscilando entre o cômico e o poético, a peça retrata os basti-dores da vida de um ator e como, às vezes, ela se confunde com a de seus personagens. O texto aborda encontros e desencontros entre dois profissionais do teatro e seus diversos papéis. A entrada é gratuita.

O espetáculo leva ao palco temas antagônicos como morte e vida, desejo e saudade, juventude e velhice, sonhos e desilusões. Um verdadeiro encontro entre o novo e o velho, o antigo e o moderno, a esperança e a saudade, costu-rando uma história que entrelaça a vida de dois atores com a de seus personagens, desvendando as muitas máscaras impostas pela profissão.

Rica

rdo

Antu

nes

Prisc

ila C

ampe

lo

Div

ulga

ção

Glê

nio

Cra

mpr

eghe

r

Leon

e Re

is

dom 4678.indd 2 06/11/2014 18:59:28

Page 3: DOM - 07/11/2014

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de novembro de 2014 Diário Oficial do Município 3

Poder Executivo

Foto

s: G

erco

m C

entro

-Sul

Foto

s: A

vani

lton

Agui

lar

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Diário Oficial do Município de Belo HorizonteInstituído pela Lei nº 6.470 de 06/12/1993 e alterado pela Lei nº 9.492 de 18/01/2008 • Endereço eletrônico: www.pbh.gov.br/dom

Composição, Produção e EdiçãoAssessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Belo HorizonteAv. Afonso Pena, 1.212 - 4º andar - Tel.: (31) 3277-4246

Distribuição e AssinaturasRicci Diários & Publicações Ltda - Rua Curitiba, 1.592 - Loja 01Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3274-4136

ImpressãoDidática Editora do Brasil Ltda - ME - Rua Custódio Maia, 469Bairro Darcy Vargas - CEP 32372-160 - Contagem - MG - Tel.: (31) 2557-8030

Comemoração do Dia das Bruxas mobiliza alunos e comunidade escolar no Bairro São Lucas

Mostra cultural de escola em Venda Nova apresenta caminhos para a cidadania

Mercadorias apreendidas pela fiscalização são destruídas

A Regional Centro-Sul, por meio da Gerência de Depósitos, encaminhou para destruição mais de duas toneladas de materiais apreendidos na região durante ações fiscais de combate à ativida-de irregular no logradouro público, nos últimos dois meses. São mercadorias falsificadas e produtos perecíveis impróprios para o consumo. Os materiais foram encaminhados ao Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará.

Os produtos perecíveis, que não poderiam ser doados, tais como bebidas, pães, biscoitos, algodões-doces e salgados, totalizando 870 quilos de mercadorias, foram os primeiros a ser destruídos.

A segunda remessa encaminhada ao aterro foi de produtos falsificados. Foi 1,2 tonelada de itens apreendidos. Entre eles estavam perfumes, cigarros, CDs, DVD›s, cremes, pomadas e comprimidos.

A cada apreensão, o fiscal integrado gera um documento denominado Auto de Apreensão. São duas vias, uma fica com o agente e a outra com o infrator, que pode resgatar o material após o pagamento da multa e taxa de depósito, além de comprovação da origem e procedência da mercadoria. O prazo para retirada dos produtos perecíveis é de 24 horas e para os não perecíveis, 30 dias.

A Escola Municipal Zilda Arns (EMZA), que fica na Rua Erva Mate, 46, no Bairro Piratininga, em Venda Nova, realizou, no final de outubro, sua 3ª Mostra Cultural, com o tema ‘Saúde e Diversidade: caminhos para a cidadania’. O evento contou com uma diversificada exposição de produções dos alunos e um sarau artístico do Projeto Pratique Cidadania, com apresentações vol-tadas para a cultura afro-brasileira, retratando a formação da nossa sociedade. Houve também um sarau de poesias, com textos selecionados no Concurso de Poesias promovido pela escola, cujo tema foi a passagem

da infância para a adolescência. A mostra teve, também, ativi-

dades do Programa Saúde na Escola (PSE), com aferição de pressão arte-rial e teste de glicose. A enfermeira do PSE, Lidiane Sales Vieira, vê o programa como uma extensão da escola além dos muros. “O evento é uma oportunidade de estender-mos as nossas ações, voltadas para a promoção da saúde, envolvendo a comunidade e ampliando as estratégias voltadas à saúde, como propõe o Programa Saúde na Esco-la”, explicou.

Houve ainda uma roda de capoeira no pátio da escola, com

participação dos alunos e pessoas da comunidade. A coordenadora pedagógica Soledade Vieira ressalta o aspecto interdisciplinar da Mostra Cultural. “A 3ª Mostra Cultural da EMZA é o resultado do trabalho pe-dagógico desenvolvido pela equipe de professores e os alunos ao longo do ano. É o momento em que os trabalhos realizados são expostos para toda a comunidade escolar. Este ano, a mostra tratou de saúde, cidadania e diversidade. Os traba-lhos expostos trazem uma leitura dos três temas, essenciais à forma-ção para o exercício da cidadania em nosso cotidiano” concluiu.

Ao som da música “Thriller”, de Michael Jackson, os alunos do III ciclo mostraram toda a sua desenvoltura na comemoração do Halloween na Escola Municipal Maria das Neves, localizada no bairro São Lucas, região Centro--Sul. A festa foi realizada no dia 31 de outubro, data em que se comemora o Halloween, o Dia das Bruxas. A unidade de ensino recebeu decoração especial, com abóboras, morcegos e cruzes. As roupas e a maquiagem foram pro-duzidas pelos estudantes, com o apoio de professores e monitores.

Depois da apresentação den-tro da escola os estudantes saíram

caracterizados para mostrar à co-munidade do entorno um pouco da cultura do Halloween. “É uma cultura antiga que veio dos celtas e passou por diversas modificações. Hoje, nos Estados Unidos e no Canadá, é parte do folclore”, ex-plica a professora de Inglês, Suzana Aparecida de Sena. Foi ela quem apresentou a proposta da festa que empolgou alunos, professores e a

comunidade escolar.O evento consagrou o resul-

tado de um projeto de pesquisa e exploração do tema, que durou oito meses, com o envolvimento de cerca de 160 alunos e a cola-boração de professores de diversas disciplinas. “Ensinar o inglês a partir de uma tradição popular torna o trabalho mais produtivo e prazeroso. É uma maneira mais

descontraída de ensinar e apren-der novas culturas”, comentou a professora Suzana.

Umei Vila ConceiçãoO Dia das Bruxas também foi

marcado por uma animada festa na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Vila Conceição, no bairro São Lucas. O evento serviu para contextualizar o estudo sobre

os Estados Unidos, desenvolvido com a turma de 4 anos de idade, no projeto “Copa da diversidade: um arco-íris em construção”. O Halloween das crianças contou com muita música, dança, doces e fantasias. Outro atrativo foram as brincadeiras, como a de pegar maçãs com a boca, sem a ajuda das mãos, que garantiu a diversão da garotada.

dom 4678.indd 3 06/11/2014 18:59:58

Page 4: DOM - 07/11/2014

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de novembro de 2014Diário Oficial do Município42

Poder Executivo

IndIcadores econômIcos de Belo HorIzonte

No mês No ano Últimos12 Meses No mês No ano Últimos

12 Mesesmai/14 429,41 0,64 4,16 6,84 426,47 1,03 3,85 5,45

jun/14 430,27 0,20 4,37 6,78 427,23 0,18 4,03 5,46

jul/14 430,31 0,01 4,38 6,73 427,28 0,01 4,04 5,90

ago/14 431,08 0,18 4,57 6,81 427,87 0,14 4,19 6,17

set/14 433,07 0,46 5,05 7,05 429,03 0,27 4,47 6,17

3ª out/14 439,88 (3) 0,52 5,38 6,95 433,78 (3) 0,26 4,62 6,06

IPCA(1)

Período

(1) IPCA= Índice de Preços ao Consumidor Amplo: mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte

(2) IPCR= Índice de Preços ao Consumidor Restrito: mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte

Evolução dos Preços ao Consumidor

Variação (%)Índice de Base Fixa(4ª Jul/94=100)

Índice de Base Fixa(4ª Jul/94=100)

Variação (%)IPCR(2)

Produtos / serviços(1) Forma deCobrança Menor (R$) Maior (R$) Diferença (%) Média(2) (R$)

CADASTRO

Confecção de cadastro para início de relacionamento - CADASTRO por evento 0,00 30,00 .. 15,32

CONTAS DE DEPÓSITOS

CARTÃO - Fornecimento de 2º via de cartão com função débito por cliente 5,30 15,00 183,02 7,48

CARTÃO - Fornec. de 2ª via de cartão com função mov. conta de poupança por cliente 5,30 15,00 183,02 7,48

CHEQUE - Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF) por Operação 28,50 52,00 82,46 42,94

CHEQUE - Contra-ordem e oposição ao pagamento de cheque por cheque 10,35 15,00 44,93 11,71

CHEQUE - Fornecimento de folhas de cheque por cheque 1,00 1,60 60,00 1,28

CHEQUE - Cheque Administrativo por Cheque 20,00 30,00 50,00 24,14

CHEQUE - Cheque Visado por cheque 0,00 21,00 .. 10,50

Saque de conta de depósitos à vista e de poupança - SAQUE pessoal por operação 2,00 3,00 50,00 2,19

Saque de conta de depósitos à vista e de poupança - SAQUE Terminal por operação 1,15 3,00 160,87 1,82

Saque de conta de dep. à vista e de poupança - SAQUE correspondente por operação 1,15 2,15 86,96 1,51

DEPÓSITO - Depósito Identificado por operação 0,00 4,65 .. 2,10

Forn. de ext. de um periodo conta dep. à vista e poup. - EXTRATO (P) por operação 1,45 6,00 313,79 3,09

Forn. de ext. de um periodo conta dep. à vista e poup. - EXTRATO (E) por operação 1,35 3,00 122,22 2,01

Forn. de ext. de um periodo conta dep. à vista e poup. - EXTRATO (C) por operação 1,20 1,40 16,67 1,30

Ext. mensal de conta de dep. à vista e poup. p/um período -EXTRATO(P) por operação 2,00 6,00 200,00 3,20

Ext. mensal de conta de dep. à vista e Poup. p/um período - EXTRATO(E) por operação 1,35 4,00 196,30 2,32

Ext. mensal de conta de dep. à vista e poup. p/um período - EXTRATO(C) por operação 1,20 4,00 233,33 1,82

Fornecimento de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado por operação 0,00 6,00 .. 4,75

TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS

Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(P) por operação 0,00 19,90 .. 13,21

Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(E) por operação 0,00 9,50 .. 7,08

Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(I) por operação 6,50 9,00 38,46 7,62

Transferência entre contas na própria instituição- TRANSF. RECURSOS(P) por operação 1,00 2,00 100,00 1,17

Transferência entre contas na própria instituição-TRANSF.RECURSOS(E/I) por operação 0,00 1,20 .. 0,87

Ordem de Pagamento - ORDEM PAGAMENTO por operação 23,80 27,00 13,45 25,03

Transferência por meio de DOC - DOC Pessoal (3) por evento 12,85 20,00 55,64 15,06

Transferência por meio de DOC - DOC eletrônico (3) por evento 0,00 9,50 .. 7,14

Transferência por meio de DOC - DOC internet (3) por evento 6,50 9,00 38,46 7,63

Transferência por meio de TED - TED pessoal (3) por evento 12,85 20,00 55,64 15,06

Transferência por meio de TED - TED eletrônico (3) por evento 0,00 9,50 .. 7,14

Transferência por meio de TED - TED internet (3) por evento 0,00 9,00 .. 7,70

OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Concessão de adiantamento a depositante - ADIANT. DEPOSITANTE por operação 30,00 54,70 82,33 44,62

PACOTE PADRONIZADO PESSOA FÍSICAPACOTE PADRONIZADO PESSOA FÍSICA por evento 9,45 14,50 53,44 10,98

CARTÃO DE CRÉDITO (3)

Anuidade - cartão básico nacional a cada 365 dias 39,00 55,00 41,03 46,43

Fornecimento de 2ª via de cartão com função crédito por evento 5,00 15,00 200,00 7,94

Utilização de canais de atend. para retirada em espécie - no país por evento 4,00 15,00 275,00 7,94

Pagamento de contas utilizando a função crédito em espécie por evento 1,99 19,90 900,00 10,40

Avaliação emergencial de crédito por evento 10,00 18,00 80,00 15,00

Anuidade - cartão básico internacional a cada 365 dias 0,00 90,00 .. 55,00

Utilização de canais de atend. para retirada em espécie - no exterior por evento 8,00 30,00 275,00 15,13

(1) Não são consideradas vantagens progressivas

Fonte: Banco Central do Brasil / Bancos - Dados trabalhados pela Fundação IPEAD/UFMG

Tarifas Bancárias – Setembro de 2014

(2) Considera-se a média das tarifas praticadas pelos bancos pesquisados

.. Não se aplica dados numéricos ND: não disponível

IPCA(1) Salário Mínimo

Cesta Básica(2) IPCA Salário

MínimoCesta Básica IPCA Salário

MínimoCesta Básica IPCA Salário

MínimoCesta Básica

abr/14 426,68 1117,46 593,43 0,92 0,00 2,00 3,50 6,78 9,56 6,47 6,78 2,53

mai/14 429,41 1117,46 598,45 0,64 0,00 0,85 4,16 6,78 10,49 6,84 6,78 3,45

jun/14 430,27 1117,46 554,54 0,20 0,00 -7,34 4,37 6,78 2,38 6,78 6,78 -2,95

jul/14 430,31 1117,46 539,24 0,01 0,00 -2,76 4,38 6,78 -0,45 6,73 6,78 0,36

ago/14 431,08 1117,46 533,37 0,18 0,00 -1,09 4,57 6,78 -1,53 6,81 6,78 2,04

set/14 433,07 1117,46 539,86 0,46 0,00 1,22 5,05 6,78 -0,33 7,05 6,78 5,11

Período

Índice de Base Fixa(Jul/94=100)

Evolução da inflação, salário mínimo e cesta básica

Variação (%)

Últimos 12 Meses

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG(2) Cesta Básica: representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação definida pelo Decreto-lei 399/38(1) IPCA= Índice de Preços ao Consumidor Amplo: mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte

No mês No ano

Produto Quantidade Valores(em R$)

Contribuição na variação (p.p.)

Açúcar cristal 3,00 kg 3,88 -0,01

Arroz 3,00 kg 7,49 0,04

Banana caturra 12,00 kg 29,16 0,23

Batata inglesa 6,00 kg 8,30 -0,28

Café moído 0,60 kg 8,33 0,01

Chã de dentro 6,00 kg 118,26 1,37

Farinha de trigo 1,50 kg 4,54 -0,02

Feijão carioquinha 4,50 kg 13,44 -0,30

Leite pasteurizado 7,50 l 18,59 0,23

Manteiga 750,00 g 17,14 -0,03

Óleo de soja 1,00 un 2,73 -0,03

Pão francês 6,00 kg 55,99 -0,06

Tomate Santa Cruz 9,00 kg 24,88 0,05

Custo da Cesta Básica(*) – Setembro de 2014

(*) Cesta Básica: representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação definida pelo Decreto-lei 399/38

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

No mês No ano Últimos12 Meses No mês No ano Últimos

12 Mesesabr/14 476,02 0,25 1,65 5,31 673,13 0,51 2,52 7,26

mai/14 477,79 0,37 2,03 5,07 675,76 0,39 2,92 7,03

jun/14 479,46 0,35 2,38 4,81 679,88 0,61 3,55 7,02

jul/14 480,85 0,29 2,68 4,58 682,67 0,41 3,98 6,68

ago/14 480,90 0,01 2,69 4,28 685,94 0,48 4,47 6,60

set/14 480,13 -0,16 2,53 3,68 691,22 0,77 5,28 6,89FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

Período

Evolução do Mercado Imobiliário: Aluguéis

Índice de Base Fixa (Jul/94=100)

Variação (%)

Comerciais

Índice de Base Fixa (Jul/94=100)

Variação (%)

Residenciais

Popular Médio Alto Luxo

1 Quarto e 1 banheiro ou mais 520,00(13)

1000,00(7)

850,43(69)

1488,17(71)

2 Quartos e 1 banheiro ou mais 751,85(135)

1042,32(154)

1194,33(300)

2025,15(171)

3 Quartos e 1 banheiro 909,58(50)

1104,84(37)

1357,06(52)

1754,35(23)

3 Quartos e 2 banheiros ou mais 1293,64(101)

1389,08(174)

1628,89(388)

2441,05(410)

4 Quartos e até 2 banheiros -(1)

1340,00(5)

2400,00(20)

3200,00(10)

4 Quartos e acima de 2 banheiros / 5 Quartos ou mais e 1 banheiro ou mais

-(1)

2130,77(13)

2552,15(41)

4609,49(156)

1 Quarto e 1 banheiro ou mais 510,23(44)

623,18(22)

-(2)

-(1)

2 Quartos e 1 banheiro ou mais 624,82(28)

741,67(18)

925,00(4)

-(2)

1 Quartos e 1 banheiro ou mais -(2)

-(1)

-(2)

-(1)

2 Quartos e 1 banheiro ou mais 827,00(50)

970,00(25)

1260,59(17)

-(2)

3 Quartos e 1 banheiro 1076,15(26)

1525,00(4)

1366,67(6)

-(Z)

3 Quartos e 2 banheiros ou mais 1430,00(38)

1930,50(18)

3024,29(35)

6361,54(13)

4 Quartos e até 2 banheiros 1780,00(5)

1890,00(5)

5000,00(4)

-(2)

4 Quartos e acima de 2 banheiros / 5 Quartos ou mais e 1 banheiro ou mais

-(3)

-(1)

4640,00(10)

9161,76(34)

Valores médios (em R$) dos aluguéis residenciais por classe de bairro(*) - Setembro de 2014Imóveis

Barracões

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

(*) O valor entre parênteses representa o número de imóveis utilizados no cálculo da respectiva média. Na maioria das vezes, somente são publicados valores médios obtidos a partir de quatro imóveis pesquisados. Os casos em que não foi pesquisado nenhum imóvel são indicados por hífen (-). Os valores médios referentes a apartamentos de 1 e 2 quartos da classe luxo são influenciados pela oferta de Flats.

Apartamentos

Casas

ICCBH(1) IEE(2) IEF(3) ICCBH IEE IEF ICCBH IEE IEF ICCBH IEE IEFabr/14 112,27 141,04 114,62 -4,59 -9,23 -1,00 -6,82 -11,33 -3,28 -11,78 -24,27 -0,09

mai/14 108,49 141,26 107,91 -3,37 0,15 -5,86 -9,95 -11,19 -8,95 -14,34 -20,73 -8,77

jun/14 115,14 150,59 114,11 6,13 6,61 5,74 -4,44 -5,32 -3,72 -3,92 -11,97 3,28

jul/14 112,59 144,07 113,41 -2,22 -4,33 -0,61 -6,56 -9,43 -4,31 -6,31 -13,29 -0,47

ago/14 120,80 162,13 117,34 7,29 12,54 3,47 0,26 1,93 -0,99 -4,73 -10,13 0,05

set/14 119,83 165,20 113,86 -0,80 1,89 -2,97 -0,54 3,86 -3,93 1,28 3,07 -0,22(1) ICCBH: Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte: trata-se de um indicador que tem por finalidade sintetizar a opinião dos consumidores em Belo Horizonte quanto aos aspectos capazes de afetar as suas decisões de consumo atual e futuro

Período

Índice de Confiança do Consumidor

(2) IEE: Índice de Expectativa Econômica: retrata a expectativa do consumidor em relação aos indicadores macroeconômicos (3) IEF: Índice de Expectativa Financeira: retrata a confiança do consumidor a respeito de alguns indicadores microeconômicosFONTE: Fundação IPEAD/UFMG

Últimos 12 MesesÍndice de Base Fixa

(Maio/04=100)Variação (%)

No mês No ano

Menor Maior Diferença (%) Média

Alimentício 1,99 6,90 246,73 4,76

Automóveis Novos

Prefixada (montadoras) 0,99 2,02 104,04 1,47

Prefixada (multimarcas) 1,66 2,63 58,43 1,99

Automóveis Usados

Prefixada (montadoras) 1,02 2,41 136,27 1,76

Prefixada (multimarcas) 1,63 2,96 81,60 2,13

Cartão de Crédito 4,14 17,89 332,13 10,96

Cheque Especial (2) (8) 6,03 12,28 103,65 9,51

Combustíveis 5,70 8,93 56,67 7,26

Construção Civil (3) (7)

Imóveis Construídos -0,27 1,57 -681,48 0,68

Imóveis na Planta -0,44 1,57 -456,82 0,37

Cooperativas de Crédito (empréstimo) 0,79 2,85 260,76 2,13

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

CDC - Financeiro (8) 3,51 5,70 62,39 4,30

CDC - Bens Alienáveis (8) 1,42 2,14 50,70 1,66

Eletroeletrônicos 3,25 3,89 19,69 3,57

Mobiliário 2,19 5,62 156,62 3,57

Financeiras Independentes 6,34 15,13 138,64 11,95

Turismo

Nacional 0,99 1,03 4,04 1,01

Internacional 0,96 1,11 15,63 1,02

Vestuário e Calçados 1,65 6,90 318,18 4,42

Empréstimos pessoa jurídica

Desconto de Duplicatas (8) 1,14 2,83 148,25 2,21

Capital de Giro (8) 1,36 3,06 125,00 2,11

Conta Garantida (8) 2,25 4,48 99,11 2,77

Captação

CDB 30 dias (4) 0,79

Cooperativas de Crédito (aplicação) 0,70

Fundo de Investimento Curto Prazo 0,42 0,75 78,57 0,63

Fundo de Investimento Longo Prazo 0,71 0,83 16,90 0,76

Poupança (5) 0,59

Taxa SELIC (6) 0,87(1) Considera-se a média das taxas praticadas pelos informantes(2) Não são consideradas vantagens progressivas(3) Inclui a variação dos indexadores CUB, TR, INCC e IGP-M (7) Novo cálculo considerando o período dos índices que compõem a estimativa(4) Taxa ANBID do primeiro dia útil do mês e projetada para 30 dias

.. Não se aplica dados numéricos ND - não disponívelFONTE: Fundação IPEAD/UFMG

(8) Dados coletados a partir de informações consolidadas no Banco Central do Brasil

Taxas de Juros – Setembro de 2014

(6) Média ponderada pela vigência

SetoresTaxas médias praticadas(1)

(5) Taxa referente ao primeiro dia do mês subsequente

Empréstimos pessoa física

dom 4678.indd 42 06/11/2014 18:59:59

Page 5: DOM - 07/11/2014

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de novembro de 2014 Diário Oficial do Município 43

Poder Executivo

Prefeitura abre diálogo com a população para definir

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano (Smapu), promoveu um encontro com di-versos segmentos da sociedade belo-horizontina, na quarta-fei-ra, dia 5, no Teatro Francisco Nu-nes, para ampliar a participação da população no desenvolvimen-to da Operação Urbana Consor-ciada (OUC) Antônio Carlos-Pe-dro I/Leste-Oeste.

Compareceram à reunião li-deranças comunitárias, represen-tantes de conselhos municipais de políticas públicas, autoridades e téc nicos da Smapu. Essa Ope-ração Urbana Consorciada abran-ge uma área de 25 quilômetros quadrados, área correspondente a 7,5% do território do municí-pio e inclui oito regiões da capital. O projeto visa a orientar o cresci-mento da cidade para as áreas en-volvidas, possibilitando melhorias na infraestrutura urbanística, so-cial, ambiental e de mobilidade, com reflexos positivos em todo o município.

Na Operação Urbana Con-sorciada, os recursos para a im-plantação das melhorias são ob-tidos por meio da concessão de potencial construtivo adicional - direito de construir -, mediante contrapartida – financeira ou em obras – dos empreendedores, pa-ra utilização nas áreas para onde será direcionado o crescimento da cidade.

A partir de hoje, começam as oficinas para explicar os con-ceitos da Operação Urbana Con-sorciada, ouvir opiniões, discutir e construir as propostas com as lide-ranças e a população. Para as pri-meiras oficinas, foram convidados todos os conselheiros da socieda-de civil de 24 órgãos colegiados, como o Conselho Municipal de Habitação, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Promoção da Igual-dade Racial e o Conselho Muni-cipal do Meio Ambiente. Have-rá também oficinas abertas a to-

da a população, com ênfase nos moradores e usuários das regiões envolvidas. No ano que vem, se-rão realizadas audiências públicas abertas à população.

O líder comunitário Porfírio Alves da Silva, morador do bair-ro Granja de Freitas e membro da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Or-çamento Participativo (Comforça) Leste, disse que tem grande ex-pectativa em relação à OUC. “É preciso interagir, conversar com as famílias e mostrar as benfeito-rias que o projeto vai trazer”. Mo-rador de Belo Horizonte há 65 anos, ele percebe que é cada vez mais difícil conseguir áreas para grandes projetos habi tacionais e outras obras. Ele se mostra con-fiante e acredita no diálogo: “Par-ticipar vale a pena”, afirma.

O secretário adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Castro, explica que um dos obje-tivos dessa Operação é promover o crescimento da cidade para re-giões próximas aos principais cor-redores de transporte público co-letivo - Metrô e BRT. “Além disso, queremos que a população dessas áreas disponha de novos centros de serviços e comércio mais pró-ximos de suas casas. Isso é bom para quem mora na região e para toda a cidade, pois reduz a neces-sidade de deslocamento de carro, e mesmo de ônibus, com impac-tos positivos para o trânsito”, sin-tetiza.

Os investimentos a serem feitos com recursos da Operação Urbana Consorciada terão cará-ter urbanístico, ambiental e social. Entre eles, a qualificação da infra-estrutura de vilas e aglomerados, a criação de incentivos para a cons-trução de habitações de interesse social, melhorias urbanas e a re-cuperação do patrimônio em áre-as de importância histórica para a cidade, como a Lagoinha e o Cen-tro, criar novas áreas verdes e ex-pandir outras, com parques, pra-ças e corredores verdes.

Diálogo com a cidadeOficinas com Conselheiros da Sociedade Civil.Discussão de propostas e políticas estruturantes para a Operação Urbana Consorciada, com ênfase no seu

impacto na escala da cidade e da região metropolitana. Programação:

Data/ horário Programação – Local: Sede da PBH07/11/14 - 8 às 12h30 O que é uma Operação Urbana Consorciada? Capacitação e sensibilização.21/11/14 - 8 às 12h30 O que queremos com esta Operação Urbana? Apresentação, elaboração e discussão de propostas28/11/14 - 8 às 12h30 Como alcançar o que queremos? Priorização das propostas e dos recursos.

Diálogos com os bairrosOficinas com moradores e usuários, abertas à população.Aproximação da discussão em escala local, com ênfase no impacto das propostas no cotidiano dos mora-

dores e dos bairros. Debates Regionais

Data/ horário Local Regional10/11/14 - 19 às 21h30 PAM Padre Eustáquio - Rua Para de Minas, 1951 - Padre Eustáquio Noroeste11/11/14 - 19 às 21h30 Secretaria de Administração Municipal Regional Oeste - Av. Silva Lobo, 1280 - Nova Barroca Oeste12/11/14 - 19 às 21h30 Secretaria de Administração Municipal Regional Venda Nova - Av. Érico Veríssimo, 1428 - Rio Branco Venda Nova13/11/14 - 19 às 21:h30 Secretaria de Administração Municipal Regional Leste - Rua Lauro Jacques, 20 - Floresta Leste 17/11/14 - 19 às 21h30 Secretaria de Administração Municipal Regional Norte - Rua Pastor Muryllo Cassete, 25 - São Bernardo Norte18/11/14 - 19 às 21h30 Secretaria de Administração Municipal Regional Nordeste - Rua Queluzita, 45 - São Paulo Nordeste 19/11/14 - 19 às 21h30 Secretaria de Administração Municipal Regional Centro-Sul - Rua Tupis, 149, 11.º andar - Centro Centro Sul25/11/14 - 19 às 21h30 Secretaria de Administração Municipal Regional Pampulha - Av. Antônio Carlos, 7596 - São Luis Pampulha

Oficinas com a população – Locais a confirmar.02/12/14 - 19 às 21h30 O que é uma Operação Urbana Consorciada? Capacitação e sensibilização.13/12/14 - 8 às 12h30 O que queremos com esta Operação Urbana? Apresentação e elaboração de propostas 13/12/14 - 14 às 17h30 Como alcançar o que queremos? Priorização das propostas e dos recursos.

Operação Urbana Consorciada

Diálogo abertoAtendimento permanente

presencial ou via internet.

Plantões técnicos individu-ais ou em grupo na Secretaria Mu-nicipal Adjunta de Planejamento Urbano, com agendamento pelo fone 3246-0023, e propostas no mapa interativo no site pbh.gov.br/ouc. De Novembro de 2014 a Janeiro de 2015.

Audiências públicasAbertas à população.

Encontros formais para ou-vir a opinião da população so-bre a proposta de Operação Ur-bana construída a partir da discus-são pública. Janeiro e Fevereiro de 2015 (datas e locais a confirmar)

Saiba maiswww.pbh.gov.br/oucDiálogo do PBH com a sociedade belo-horizontina sobre a operação urbana consorciada vai até fevereiro de 2015

Adão

de

Souz

a

dom 4678.indd 43 06/11/2014 19:00:04

Page 6: DOM - 07/11/2014

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de novembro de 2014Diário Oficial do Município44

Poder Executivo

Jurados do “14º Concurso Cidade Jardim” começam a avaliar as áreas concorrentes neste sábado

Garis da SLU levam exemplo de superação ao programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’ da TV Globo

É sempre tempo de re co-meçar. Milton Salvador Marinho, de 50 anos, e Domingos Lopes Costa, de 47, garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), levaram a sério essa máxima e decidiram encarar os estudos, depois de muitos anos afastados da sala de aula. Neste fim de semana, eles farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A determinação desses dois pais de família, já com filhos na faculdade, despertou a atenção da equipe de produção do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, que os convidou para uma entrevista ao vivo. Eles estiveram no Rio de Janeiro, na quinta-feira, dia 5, contando suas histórias de coragem e superação.

Milton e Domingos con-cluíram o ensino médio há poucos meses e agora utilizam os livros que foram dos filhos, para se preparar para o Enem. “Ver os filhos estudando e o desejo de conhecer mais sobre o mundo e as pessoas me incentivaram a retomar esse sonho e tentar a aprovação no vestibular”, explicou Domingos, que fará provas para os cursos de Geologia e História.

exibidas imagens do dia a dia dos dois garis. Fátima Bernardes mostrou-se impressionada ao ver fotos de Milton praticando esportes e saber que ele, além de tudo, é maratonista. “Ele ainda tem tempo para correr, gente”, comentou a apresentadora.

Milton, que concorre a uma vaga nos cursos de História e Geografia, considerou válida a experiência de falar para milhões de pessoas e imaginar que o seu exemplo de determinação poderá ter influenciado muita gente. “É um privilégio estar em rede nacional discutindo educação, algo a que todo brasileiro tem direito e deveria lutar por isso”, enfatizou.

Milton relatou que, quando chegava à sede da SLU, no bairro Santa Efigênia, tinha dificuldades com tarefas ligadas à informática. “Não conseguia ligar o computador, mas recebia ajuda de funcionários e estagiários, que, às vezes, interrompiam suas tarefas para me dar um auxílio. Tudo isso me fez refletir e descobrir que poderia ir mais além e também, quem sabe, um dia, ser útil a outras pessoas. É como se eu quisesse, de alguma forma, retribuir e também orientar outros que necessitem de mim”.

Saber driblar o tempo, o cansaço e as demais respon sabi-lidades da vida foi determinante na batalha rumo a mais conhe-

cimento. Milton conta que outros colegas de profissão também foram bem-sucedidos nos estudos. “Um bom exemplo, que nos serve de

inspiração, para nunca desistir, é um colega que está se formando em engenharia civil”, disse.

Durante o programa, foram

O corpo de jurados vai a campo neste sábado, dia 8, e no dia 22, para avaliar as 24 áreas par-ticipantes do 14º Concurso Cidade Jardim nas categorias de praças, parques e canteiros centrais mais bem cuidados de Belo Horizonte.

O júri é composto por repre-sentantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), ar-quitetos, paisagistas, agrônomos, engenheiros florestais e jornalistas da gerência de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Segundo a gerente de Gestão Ambiental da SMMA, Márcia Mou-rão, o concurso visa a incentivar e homenagear os parceiros do programa “Adote o Verde” e os próprios setores da PBH, incluindo os servidores, envolvidos nas ativi-dades de manutenção das praças, parques e canteiros centrais de avenidas da cidade.

Outro objetivo da iniciativa é fomentar a celebração de novos convênios para o “Adote o Verde” e estimular pessoas físicas e jurídicas a fazer melhorias nas áreas verdes

públicas da capital.O vice-prefeito e secretário

de Meio Ambiente, Délio Ma-lheiros, acrescenta que, além de promover melhorias nos parques e praças, o concurso é fundamen-tal para incentivar os cidadãos a cuidar das nossas áreas verdes, que geram bem estar a todos os moradores e visitantes da cidade.

ConcursoCriado em 2000, o “Con-

curso Cidade Jardim” prevê a pre-miação de oito categorias. Cinco

delas são relativas a áreas adotadas. Nessas, são avaliados parques, can-teiros centrais de avenidas e praças com área menor que 500 metros quadrados, com área entre 500 e 5 mil metros quadrados, e com área superior a 5 mil metros quadrados.

Também são avaliadas três áreas não adotadas, mantidas pela própria PBH. Há ainda premiações “Hors Concours”, previamente de-finidas pela SMMA, para áreas que

se destacam, sistematicamente, no contexto geral da cidade, pela qua-lidade dos serviços de manutenção nelas realizados.

Os parâmetros para a ava-liação das áreas concorrentes são as condições de manutenção, in-cluindo cobertura vegetal, limpeza, irrigação, situação dos pisos e mobi-liário, ausência de pragas e erosões e o marketing alusivo à parceria do programa “Adote o Verde”.

Foto

s: C

hris

Deb

rot

Del

ano

Lain

e

Jurados do Concurso Cidade Jardim vão avaliar itens como as condições da cobertura vegetal e a limpeza das áreas concorrentes

A apresentadora Fátima Bernardes enalteceu a determinação e a força de vontade dos garis da SLU

dom 4678.indd 44 06/11/2014 19:00:15