dokaxpress 05 2014 br

20
Doka Xpress A revista de fôrmas e escoramentos | maio | 2014 Inovação e Sustentabilidade. Os especialistas em fôrmas. Parque da Cidade Tendência mundial com alta tecnologia. Rodoanel São Paulo Staxo 40 aumenta a produtividade. Parque da Cidade São Paulo | Brasil

Upload: doka

Post on 01-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

http://www.doka.com/web/newsroom/xpress/DokaXpress_05-2014-BR.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: Dokaxpress 05 2014 br

Doka Xpress A revista de fôrmas e escoramentos | maio | 2014

Inovação e Sustentabilidade.

Os especialistas em fôrmas.

Parque da Cidade

Tendência mundial com alta tecnologia.

Rodoanel São Paulo

Staxo 40 aumenta a produtividade.

Parque da Cidade São Paulo | Brasil

Page 2: Dokaxpress 05 2014 br

2 | Doka Xpress

Índice

Mega projeto com Inovação e Sustentabilidade 03

O mais moderno complexo para a produção de polietileno 06

A presença da Doka nos novos trechos do Rodoanel 08

Dicas para cuidar dos equipamentos Doka 10

Agilidade e Qualidade na Construção de uma nova Cidade 12

Inovação no Centro Empresarial Global Tower 14

Coca-Cola dobra a capacidade de produção 16

Projeto de ampliação do Hospital de Juiz de Fora 18

Anotações 20

Editorial

Prezados leitores,

Em 2014, o lema na Doka é o apri-moramento dos nossos serviços para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente, com mais eficiência e agilidade na entrega de materiais e no processo de devolução. Implantamos também uma pesquisa de satisfação de clientes que ocorrerá durante todo o ano no Brasil e no Chile para acompanhamento mais próximo das suas necessidades e respostas mais rápidas.Outra ação nesta linha, são os treina-mentos internos e os proporcionados aos clientes pelos instrutores de montagem no início das obras, com foco na melhor utilização dos sistemas Doka, assegurando assim, alta produ-tividade e segurança na obra.Nesta edição do Doka Xpress, você vai conhecer detalhes de obras executadas pela Doka nos diversos segmentos, como, por exemplo, edificações residenciais e comerciais, obras industriais e de infra-estrutura em vários países da América Latina. Aproveito para compartilhar nossa satisfação em executar nossa primeira obra com o sistema autotrepante no Peru, a nova sede do Banco de La Nación, que você poderá acompanhar a evolução nas próximas edições.

Espero que apreciem a leitura.

Atenciosamente,

Ludwig FaschingDiretor da América LatinaDoka Group

Notícias

Corredor Vc

A construção de duas pontes sobre os vales "Studenica" e "Trebizat" na Bósnia e Herzegovina foi iniciada em maio de 2013, como parte do projeto Corredor Vc de 397 km com diversas pontes, viadutos e túneis, como parte de uma iniciativa internacional de infra-estrutura. A solução Doka especialmente adaptada para esse projeto, contou com dez Carros de Avanço e diversos outros sistemas de fôrmas para colunas e pilares. Desta maneira, cerca de oito semanas no cronograma de construção puderam ser reduzidas, gerando uma economia substancial nos custos totais da obra.

Ponte Basoli

Em um esforço para uma melhor conectividade entre as estradas Punjab e J & K, a SP Singla Construção está construindo um ponte estaiada de 592 m em Basoli, que está na margem direita do Rio Rani na Índia. Para este projeto, a Doka oferece uma solução com a Fôrma Top 50 em combinação com a Fôrma trepante MF240, além da Fôrma auto-trepante Xclimb 60, que economiza capacidade de grua, uma vez que também podem ser transporta-das cargas úteis nas plataformas.

Barragem Zapotillo

A barragem de Zapotillo está localizada a 100 km de Guadalajara no México. Este projeto, quando concluído, será responsável pelo fornecimento de água potável para cerca de 2,3 milhões de pes-soas. A obra, do tipo de gravidade, é constituída por um paredão de concreto compactado que resiste à impulsão da água devido ao seu próprio peso e transmite todas as forças absorvidas ao solo e conta com a solução Doka de utilização conjunta das Fôrmas Top50 e a trepante MF240, com 10 jogos de 10m para a cortina central e outros 13 jogos de 10m incluídos no comprimento da cortina.

Page 3: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 3

Mega projeto com Inovação e SustentabilidadeComplexo Parque da Cidade. Uma tendência mundial chega a São Paulo integrando residências, escritórios e lazer.

Localizado na zona Sul da capital paulista, em uma das regiões mais dis-putadas pelo mercado imobiliário, o Parque da Cidade ocupa um terreno de aproximadamente 84 mil m². O local, que já foi endereço de uma antiga fábrica, receberá o empreendimento que terá aproximadamente 600 mil m² de área construída. A Odebrecht Realizações Imobiliárias é a responsável pelo grande desafio de modernizar a paisagem local com esse mega pro-jeto.

O Parque da Cidade será um complexo multiuso composto por dez edifica-ções, sendo cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residenciais, um shopping e um hotel. O eixo principal, que servirá de ligação entre todos esses edifícios, será um parque linear de 62 mil m² com seis restaurantes, quiosques, ciclovia, entre outros atrativos abertos à toda a população da capital paulista.

A projeção é que após sua conclusão, prevista para final do ano de 2019, a ocupação populacional do empreendimento atinja um total de 65 mil pesso-as por dia, sendo divididos entre 25 mil residentes e indivíduos que traba-lharão no local e outros 40 mil entre moradores do entorno e visitantes.

Seguindo uma tendência mundial, o projeto privilegia o conceito de cidade compacta, onde um mesmo terreno oferece ao cidadão suas principais de-mandas do dia a dia. Trabalho, moradia e lazer embutidos em um conceito de urbanismo com sustentabilidade.

No Parque da Cidade a sustentabilidade é tratada de forma diferenciada. Todo o empreendimento teve sua concepção apoiada em pilares que bus-caram valorizar o meio ambiente e as pessoas. Com esse foco, importantes diferenciais foram agregados ao projeto como a criação de um infraestru-tura completa para utilização de bicicletas, calçadas com biorretenção para

reuso das águas da chuva, telhados verdes e sistema de coleta de lixo à vá-cuo com uma central de gerenciamento de resíduos. O Complexo também possui um moderno sistema interativo (ICT - Information and Comunication Technology) que informa em tempo real o consumo de água e energia e as condições do trânsito e do tempo.

Com esse conjunto de ações o Parque da Cidade torna-se apto a buscar diferentes certificações verdes. Entre elas a Certificação LEED e Certificação LEED-ND (Leadership in Energy and Environmental Design Neighborhood Development). Ainda inédita na América do Sul, o LEED-ND é uma certifi-cação desenvolvida pelo US Green Building Council (USG BC) que enfatiza aspectos de desenvolvimento sustentável combinados às práticas dos chamados edifícios verdes, considerando o entorno, a vizinhança e o lotea-mento como um todo.

Outra importante certificação obtida é o selo AQUA – Alta Qualidade Ambiental, que avalia a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas. A Torre Office do Parque da Cidade atendeu aos diversos requisitos como bacias e torneiras com baixo consumo de água, projeto luminotécnico nas áreas comuns reduzindo o consumo e priorizando lâmpadas eficientes, além de sistemas construtivos racionalizados com redução do consumo de recursos naturais, entre outros.

Como reconhecimento desse empenho, o projeto foi escolhido como um dos 18 empreendimentos do mundo líderes de sustentabilidade. O Pro-grama Climate Positive Development da Rede C40 tem como objetivo o combate as mudanças climáticas (Fundação Clinton e US Green Building Council Positive). Ao fazer parte do seleto grupo, o Parque da Cidade passa a ser apresentado pela instituição como uma referência mundial em Sus-tentabilidade.

Escoramento das lajes planas com Mesas Dokaflex.

Page 4: Dokaxpress 05 2014 br

4 | Doka Xpress

Um mega projeto para a construção de uma mini cidade Plataforma trepante MF240 para apoio da fôrma e trabalho nas paredes externas.

Para um projeto com essa complexidade a constru-tora buscou um parceiro que não apenas fizesse a locação de equipamentos, mas sim uma empresa que pudesse fornecer a solução completa de engenharia. O diferencial do bom atendimento aliado a quantidade e qualidade dos equipamentos, além do histórico de trabalhos realizados, fizeram com que a escolha da Doka como parceira fosse uma consequência natural.

Em diversos edifícios do complexo Parque da Cidade, uma grande variedade de equipamentos Doka estão sendo utilizados. São fôrmas trepantes, fôrmas moduladas, mesas para lajes, torres de carga, escoras, vigas e plataformas e itens gerais

de segurança que juntas, compõem o mix com-pleto de soluções disponibilizadas em quantidade suficiente e ótima qualidade para a superação dos desafios de um mega projeto.

Pela grandiosidade do empreendimento, que ao seu término se assemelhará a uma pequena cidade e pelos exigentes prazos alinhados, foi necessária a construção de uma central de pré moldados e uma usina de concreto dentro do próprio canteiro de obras. E ainda mais, buscando uma melhor solução para atingir melhor produtividade no desen-volvimento do trabalho, foram disponibilizadas, no mínimo, duas gruas por cada torre que está sendo erguida.

Os Dados

Projeto: Parque da Cidade

Localização: São Paulo

Tipo de Construção: Edifício Comercial

Construtora: Odebrecht Realizações Imobiliárias

Assessoria de Fôrmas: Doka Brasil

O Desafio

Torre C1 - interferências com estruturas pré-moldadas. Torre C2 - laje plana protendida, com curto prazo de execução (5 dias por pavimento).

A Solução

Torre C1 - utilização do sistema FRAMI nos pilares para agilizar o trabalho que necessita ser manual devido as interferên-cias. Apoio de vigas e lajes pré-moldadas com torres de carga Staxo 40 com acessórios que permitam a movimentação com grua.Torre C2 - utilização de sistemas de fôrma trepante Top50+MF240 nos pilares e Mesas voadoras DOKAFLEX nas lajes.

Uma equação com resultados que geram satisfação

Uma importante equação para o bom andamento do projeto e consequente atendimento das expecta-tivas do cliente, foi a Doka ter sucesso ao alinhar na estratégia montada para todas as etapas, alguns fatores importantes como a utilização de mão de obra com experiência, grande volume de equipa-mentos e tecnologia industrializada.

Com esse direcionamento, o trabalho realizado no Parque da Cidade prosseguiu de maneira segura ao utilizar a Fôrma trepante MF240 e rápido por

conseguir combinar soluções que elevaram o índice de produtividade e atingiram os exigentes objetivos propostos.

O reconhecimento recebido pela eficiente gestão do projeto, vai além unicamente dos diferenciais das soluções técnicas apresentadas para os desafios impostos. Para o engenheiro Rodrigo Valente “A Doka é uma empresa de pessoas, relacionamento e técnica incontestável. No que refere-se ao atendi-mento a Doka já saiu na frente.”

Page 5: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 5

Escoramento da laje do primeiro pavimento com Staxo 40

Qualidade e bom atendimento gerando produtividade

A grande oferta de soluções e o alto volume de equipamentos em uso são aliados indispensáveis para o andamento correto dos trabalhos. Para uma obra deste porte é necessária total sinergia entre as equipes para que os eventuais entraves burocráti-cos não impactem nos prazos acordados.

Como já adotado de forma sistemática pela Doka nos projetos em que participa, a área comercial está sempre muito próxima à equipe técnica. Isso colabora para que o resgate do histórico das nego-ciações seja rápido, minimizando qualquer eventual desgaste que possa ocorrer e garantindo a rapidez em todos os processos.

Estabelecido o alinhamento eficiente entre equipes e as condições ideais de fornecimento, a análise das vantagens das soluções empregadas torna-se mais clara. A satisfação com o uso da Mesa Dokaflex é relatada pelo próprio cliente devido ao fato dela garantir economia em obras com lajes planas de grandes superfícies. Com sua estrutura simples ela pode ser reposicionada e ajustada com velocidade. Sua adaptação é perfeita às exigências de diferentes tipos de projetos e também tem impacto direto na redução de mão de obra, já que a agilidade aumenta a produtividade gerando consequente redução de custos.

Durante a construção da Torre C1, outra solução Doka com destaque foi a Fôrma modulada Frami Xlife. Como a estrutura da obra possuía muitos re-cortes em função do projeto apresentar a existência de vigas pré moldadas, era necessária uma fôrma com alta versatilidade para que pudesse haver o encaixe perfeito nesses recortes, garantindo o bom andamento do trabalho.

Com os furos existentes na chapa, a utilização tornou-se, além de mais versátil, também muito ágil, já que toda a desfôrma pôde ser realizada manual-mente, e o transporte para as etapas posteriores foi realizado com grua. Devido as suas características, o Frami Xlife apresenta uma movimentação mais rápida, com a possibilidade de utilizar painéis já existentes na obra também para pilares, cantos, fôrmas de topos e conexões de parede, tornando o equipamento muito útil e com um excelente desem-penho nas mais variadas situações.

Em relação ao quesito segurança, a Fôrma trepante MF240 também exerce importante papel no projeto. Em todas as fases da construção ela pode ser adaptada a diferentes exigências e teve sua eficiên-cia reconhecida:

“A Doka conseguiu viabilizar tecnicamente a obra, priorizando redução de mão de obra no canteiro buscando produtividade, qualidade e segurança. A utilização de fôrma trepante foi fundamental para a qualidade e execução das empenas da torre escri-tórios. Na mesma torre, estamos utilizando mesas voadoras, que garantem maior organização no pavi-mento”, diz Rodrigo Valente, engenheiro da obra.

Com uma plataforma de trabalho de 2,40m de lar-gura totalmente fechada, o MF240 garante espaço para o trabalho de montagem e armadura com a possibilidade de afastamento de fôrma de 0,75m. Além disso, possui sistema de escada integrado, garantindo baixos riscos aos trabalhadores nas subidas e descidas.

O Profissional

“ Doka conseguiu viabilizar tecnicamente a obra, priorizan-do redução de mão de obra no canteiro buscando produtivida-de, qualidade e segurança. A utilização de fôrma trepante foi fundamental para a qualidade e execução das empenas da torre escritórios. Na mesma torre, estamos utilizando me-sas voadoras, que garantem maior organização no pavi-mento.”

Rodrigo Valente Engenheiro da obra

Page 6: Dokaxpress 05 2014 br

6 | Doka Xpress

O mais moderno complexo das Américas para a produção de polietilenoUm completo projeto para o desenvolvimento de toda a região.

Nascida em 2010 entre uma joint venture formada pela brasileira Braskem S.A, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e o Grupo Idesa, empresa líder no setor petroquímico do México, a Braskem Idesa está desenvolvendo o projeto Etileno XXI, um complexo petroquímico para a produção de eteno e polietileno localizado no mu-nicípio de Nanchital, estado de Veracruz, México. Ao seu final o empreendimento terá um investimento total no valor de 2,3 bilhões de euros.

Quando estiver concluída e operando em sua capacidade planejada, a expectativa é de que a produção de polietileno atinja 1 milhão de toneladas por ano, sendo o mais moderno complexo petroquí-mico das Américas com a geração de cerca de 3 mil empregos. Localizado em uma área estratégica, com alto potencial de novas reservas de petróleo e

gás, espera-se que Etileno XXI torne-se um motor de desenvolvimento econômico para a região sudeste do México.

Com um orçamento de 3,3 milhões de euros, o desenvolvimento desta fase do empreendimento está sob responsabilidade das empresas Odebrecht, Technip e ICA Fluor.

Uma planta com diferentes edificações e desafios

Entre os objetivos dessa etapa, está a construção de diversas plantas do complexo que será composto por fundações para os equipamentos, torres, silos, estações de armazenamento de água, anéis de fundações e edifícios de subestação. Entre as diversas empresas de fôrmas, o cliente

Torres de carga Staxo 40, excelente versatilidade e máxima segurança mesmo em grandes alturas.

Os Dados

Projeto: Etileno XXI

Localização: Veracruz | México

Tipo de Construção: Estruturas Indus-triais

Construtora: Joint Venture: Odebrecht – Technip – ICA Fluor

Assessoria de Fôrmas: Doka México

O Desafio

Alcançar os curtos prazos estabelecidos com segurança.

A Solução

Trabalho em conjunto ente as áreas de vendas, engenharia e operações.

Page 7: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 7

optou pela contratação da Doka ao considerar principalmente a variedade, agilidade e disponi-bilidade dos sistemas oferecidos para utilização. Como exemplo dessa oferta, as exclusivas soluções Frami e Framax Xlife que atendiam de forma única ao importante requisito de qualidade no concreto aparente.

Com o serviço de aconselhamento já iniciado na etapa de venda, foi possível recuperar os atrasos e conseguir acompanhar o ritmo da concretagem. Ao mesmo tempo houve o benefício da disponibi-lidade imediata das soluções Doka, que com suas características são indispensáveis para alcançar os objetivos estabelecidos pelo cliente.

Produtividade com os sistemas circulares Doka

A execução do projeto teve seu início com o forne-cimento das Fôrmas moduladas Frami Xlife para as fundações e lajes de base. Já nas lajes dos diferentes tanques de armazenamento de água, a escolha foi por utilizar os sistemas circulares, as Fôrmas para pilares Frami e Framax Xlife, que tam-bém foram a melhor solução para a execução das colunas de diferentes alturas.

Outros fatores que fizeram a diferença na escolha dessas soluções adotadas foram a produtividade e a rapidez, já que elas não exigem a utilização de calços de madeira entre o quadro e a moldura para que se obtenha a curvatura necessária nas estru-turas como ocorre nos demais sistemas disponíveis no mercado.

Essa característica permite aumentar conside-ravelmente a produtividade, fazendo com que os sistemas para paredes, especialmente o Frami Xlife seja amplamente utilizado, por sua facilidade de manuseio, ajuste e adaptação aos diferentes desa-fios do projeto.

Para o escoramento das lajes das subestações e demais estruturas de concreto elevado, a Doka forneceu as Torres de carga Staxo 40, com exce- Fôrmas moduladas Frami Xlife para as

fundações e lajes de base.

lente versatilidade e máxima segurança mesmo em grandes alturas e a Staxo 100, com capacidade de suportar altas cargas e equipamento de proteção integrado. Assim, elas cumpriram todas as exigên-cias do projeto, proporcionando maior facilidade de operação com total segurança.

Diferenciais elevam a eficiência durante o projeto

Os diferenciais da Doka como a facilidade de instalação, elementos mais leves, segurança dos trabalhadores e rapidez na execução são os ingre-dientes para que o resultado final seja o aumento de produtividade.

A consequência natural do bom planejamento foi o atendimento das necessidades do cliente e a supe-ração das dificuldades de um projeto com o porte do Etileno XXI. A satisfação com o resultado final pode ser percebida nas palavras do responsável pela obra:“O sistema Doka permitiu economia de tempo, prin-cipalmente em elementos que estavam em áreas de difícil acesso de pessoas, os elementos leves permi-tem o acesso fácil permitem o avanço constante do trabalho sem limitar a produção e sem tem que man-ter equipamentos de içamento nas proximidades.” Alejandro Toledo Cueto – Odebrecht

A produtividade durante as fases do projeto estão diretamente relacionadas ao fato do operário da obra sentir-se seguro. Devido aos elementos de fixação e peças estarem sempre de acordo com o sistema proposto, as preocupações com os itens de segu-rança são minimizadas, direcionando a atenção e o foco dos trabalhadores exclusivamente para o bom andamento da obra.

Esta postura obtida em relação a equipe, aliada ao fato dos materiais serem mais leves, com monta-gem no mesmo local de utilização e fácil manuseio, otimizou o tempo e fez com que a obra fosse mais rápida. A combinação de todas essas características tornou a construção do complexo muito mais eficien-te, colaborando para o progresso e a mudança na vida de toda uma região do México.

“O sistema Doka permitiu eco-nomia de tempo, principalmente em elementos que estavam em áreas de difícil acesso de pes-soas, os elementos leves per-mitem o acesso fácil permitem o avanço constante do trabalho sem limitar a produção e sem tem que manter equipamentos de içamento nas proximidades.”

Alejandro Toledo Cueto Odebrecht

Page 8: Dokaxpress 05 2014 br

8 | Doka Xpress

A presença da Doka nos novos trechos do RodoanelUma grande obra no coração da maior economia do País.

Em 2014 o acesso dos caminhões que buscam o porto de Santos-SP pelas rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra será três vezes mais rápido. Essa estimativa somente poderá ser concretizada com a entrega do trecho Leste do Rodoanel, um projeto que evitará que todo o fluxo de automóveis e ca-minhões não precise mais passar pelo perímetro urbano da Capital do Estado e da Grande São Paulo para chegar ao seu destino.

O Rodoanel é atualmente a maior obra viária da América do Sul. Apenas o trecho Leste possui 43,5 quilômetros de extensão e vai interligar o trecho Sul, desde a Avenida Papa João XXIII, em Mauá, até a Rodovia Presidente Dutra, na cidade de Arujá.

A grande obra viária cortará e interligará sete municípios da região metropolitana de São Paulo: Guarulhos, Suzano, Arujá, Ribeirão Pires, Poá, Itaquaquecetuba e Mauá. A expectativa é que o trecho venha a receber cerca de 48 mil veículos por dia, trazendo enormes benefícios para o trânsito da região com economia de tempo e reduzindo os custos com transporte de mercadorias que atualmente precisam vencer o caótico trânsito paulistano para chegar ao seu destino.

Os investimentos para a conclusão do trecho são estimados em R$ 3,2 bilhões. Nesse valor estão incluídos todos os custos realizados em outorga, construção, desapropriações, reassentamentos e os fundamentais projetos ambientais.

Os Dados

Projeto: Rodoanel Mário Covas - Trecho Leste

Localização: São Paulo

Tipo de Construção: Pontes e Viadutos

Construtora: Contern e Empreiteira CS

Assessoria de Fôrmas: Doka Brasil

O Desafio

Planejamento e organização do grande volume de projetos e equipamentos, e assim atender o cliente rapidamente e seguir o cronograma apertado da obra.

A Solução

Fôrma Frami para blocos de fundação, paredes e vigas travessas e Staxo 40 para escoramento das vigas travessas e galerias.

Praticidade e produtividade com as Torres de carga Staxo 40.

Page 9: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 9

Fôrma modulada Frami Xlife utilizada em blocos de fundação, paredes e vigas travessas.

As dificuldades de um mega-projeto

Sob a responsabilidade da Contern e da Emprei-teira CS estão a construção dos lotes 4 e 5 do trecho leste do Rodoanel. Para o desenvolvimen-to destes segmentos foi necessária a criação de uma logística especial. Para atender os prazos e as necessidades do projeto, considerando a diversidade de pontes e trechos que envolvem a obra total, foi criado um sistema que consiste em praticamente 24 obras sendo executadas simultaneamente.

Essa necessidade de entrega ágil e facilidade de implementação, aliada a viabilidade de custos, fez com que a Doka fosse escolhida como a me-lhor opção para ser a fornecedora das soluções de fôrmas e escoramentos. Isso também ocorreu principalmente pela confiança conquistada com a excelente entrega em projetos anteriores na própria construção do Rodoanel.

Na obra do trecho, que conta com cerca de 500 trabalhadores e poucos guindastes disponíveis, o equipamento Staxo 40 da Doka foi a solução mais adequada, pois a montagem é fácil e rápida e a movimentação conjunta de vários módulos minimiza a utilização de guindaste.

Praticidade e produtividade

Devido às características do projeto, a utilização da Torre de carga Staxo 40 foi responsável para que o andamento dos projetos nos trechos 4 e 5 do Rodoanel obtivessem um resultado com ele-vada rentabilidade, segurança e rapidez no seu desenvolvimento.

Um dos fatores para o aumento da produtividade foi a utilização de poucos acessórios, sem muitos fixadores. Devido ao fato das peças serem de maior porte, acabam facilitando o manuseio, tor-nando a montagem mais simples e rápida.

Outras características que demonstram a alta flexibilidade do equipamento Staxo é que ele permite a adaptação progressiva de altura com ajuste milimétrico, mesmo sob carga. Também possui a capacidade de configuração a diferentes geometrias através de distâncias variáveis entre os módulos.

Além desses inúmeros itens que determinam a flexibilidade e praticidade da solução Staxo 40, o item segurança também é um ponto forte. Os equipamentos de proteção são integrados. As escadas incorporadas aos módulos possuem degraus antiderrapantes e para montagens e desmontagem, os guarda-corpos são contínuos, proporcionando um trabalho mais seguro.

Resultados claros e satisfação do cliente

Os inúmeros diferencias da solução Staxo 40 aliados ao atendimento próximo em todas as fases do projeto são responsáveis pelo alto índice de satisfação do cliente em relação a participa-ção da Doka nesse projeto.

A eficiência do resultado final também pôde ser percebida por dados concretos. A união dos diversos benefícios gerados pelas características dos equipamentos Doka que levaram a um ganho no tempo total de trabalho proporcionaram uma expressiva redução da mão de obra.

A análise dos principais itens durante o projeto como a segurança, devido as passagens am-plas, a rapidez pela simplicidade na montagem dos sistemas de travamento e pela quantidade reduzida de acessórios e a eficiência, devido a própria equipe ser capaz de montar e executar o serviço, demonstram com clareza que a satisfa-ção da contratante foi alcançada pela somatória desses quesitos aliados ao atendimento da Doka, transformando assim o trabalho conjunto em um projeto de sucesso.

Page 10: Dokaxpress 05 2014 br

10 | Doka Xpress

Dicas para cuidar dos equipamentos DokaCuidados básicos nos equipamentos Doka simplificam o seu dia a dia.

Algumas medidas preventivas com as fôrmas e escoramentos, como limpeza e organização garantem uma obra mais rápida e segura, além de facilitar o processo de devolução:

• Agende com o seu contato Doka um trei-namento para sua equipe quanto a correta utilização dos equipamentos

• Efetue a pré-contagem no canteiro de obras

• Nomeie um responsável para as conferên-cias dos equipamentos no canteiro de obras e na Doka. Informe-se sobre os critérios de inspeção, remessa e devolução

• Selecione criteriosamente uma empresa para transporte

Leia sempre o Manual do Usuário. Entre em contato com a Doka se tiver qualquer problema com os equipamentos.

Page 11: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 11

Não corte as vigas H20.

Não furar as vigas. Não usar pregos maiores que 2”.

Não limpar a estrutura do painel com lixadeira.

Não furar as chapas Xlife dos painéis.

Não amassar as escoras.

Programe a devolução do material com 7 dias de antecedência.

Manter os equipamentos limpos e em bom estado.

Empilhamento e montagem correta das vigas para armazenamento e transporte.

Utilize as caixas multiuso e de transporte da Doka.

Page 12: Dokaxpress 05 2014 br

12 | Doka Xpress

Agilidade e Qualidade na Construção de uma nova CidadeTrabalhadores da Mina de Cobre Las Bambas ganham uma nova vida na cidade projetada.

A cerca de 70 Km de Cusco, no Peru, foi construída uma nova Cidade para abrigar mais de 400 famílias de trabalhadores do projeto da mina Las Bambas. Denominada Nueva Fuerabamba, o projeto contem-pla, além dos edifícios para habitação, também uma completa infra-estrutura que será responsável pelos pilares que trarão uma maior qualidade de vida aos moradores da comunidade.

As obras de Nueva Fuerabamba estão localizadas na província de Cotabambas, região de Apurimac. Esta nova cidade terá todos os serviços básicos de energia elétrica, água e esgoto e internet. Além de contar também com unidades de centros de saúde, mercado de alimentos e instituições de ensino que

irão fortalecer o progresso e crescimento da região.

O projeto iniciado em Agosto de 2013 e encerrado em novembro do mesmo ano, com um mês de antecedência, foi realizado através da união das empresas Bechtel e Xstrata, que contaram com a participação da Doka no fornecimento de seus equipamentos para a realização das obras.

Equipamentos Doka atendendo a diversas ne-cessidades

Para a construção de uma nova cidade, o projeto contemplava inúmeras estruturas com diferentes portes e níveis de dificuldade relacionadas a

As fôrmas apresentaram uma margem elevada de elementos verticais.

Os Dados

Projeto: Nueva Fuerabamba

Localização: Cotabambas | Peru

Tipo de Construção: Edificações

Construtora: Bechtel - Xstrata

Assessoria de Fôrmas: Doka Peru

O Desafio

Forma ovalada nos vãos de acesso ao edifício.

A Solução

Adaptação de fôrmas de madeira.

Page 13: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 13

entrega de serviços básicos para toda a população. Entre os principais desafios enfrentados para se criar a comunidade, em uma região com altitude de cerca de 4.000 metros, destacam-se o curto prazo de execução e os diversos ajustes necessários devido aos imprevistos surgidos e o difícil acesso.

A participação anterior da Doka no projeto da mina Las Bambas foi decisiva para que seus equipamen-tos também fossem indispensáveis no desenvolvi-mento do projeto da cidade de Nueva Fuerabamba. Devido ao reconhecimento da eficiência da Fôrma modulada Frami Xlife, todos os edifícios tiveram suas fundações, paredes e lajes construídas com a ajuda dessa estrutura.

Versatilidade das soluções Frami Xlife

Entre os concorrentes, somente a Doka teve condi-ções de oferecer o material adequado para o mo-delo de projeto na quantidade e prazos necessários. Com o diferencial da versatilidade e facilidade de utilização, o equipamento Frami Xlife pôde ser utilizado em diferentes etapas e estruturas dos edifícios que compunham o projeto.

Porém, o maior diferencial foi o fato de não neces-sitar da ajuda de gruas e ter poucos acessórios de montagem, o que contribuiu para que o tempo na obra, destinado a preparação, fosse reduzido e o trabalho de fôrmas concluído antes do tempo previsto.

Com o fornecimento de 10.000 m² de equipamen-tos, a Fôrma modulada Frami Xlife tornou-se uma alternativa rápida e viável para o cliente, com fácil manuseio e planejamento correto, obteve impacto

direto na redução de custos sem que a segurança do trabalho fosse comprometida e mantendo o excelente resultado final.

Bons resultados gerando qualidade de vida

Com os resultados obtidos pela utilização dos produtos Doka, o cliente ficou especialmente satis-feito devido a eficiência dos sistemas Frami Xlife. A rapidez pela facilidade de movimentação sem a necessidade de utilização de gruas e também pela segurança nas fundações e paredes pelo excelente alinhamento alcançado.

Na fase de planejamento e desenvolvimento do projeto, o trabalho de assessoramento fornecido pelos instrutores da Doka foram muito elogiados, especialmente em relação ao encaminhamento das propostas de forma combinada e dentro dos prazos estabelecidos.

Segundo o cliente, já no andamento do projeto, houve a coordenação integrada das entregas, graças ao acompanhamento permanente dos ins-trutores, que ofereceram durante a obra as informações necessárias para a melhor utilização dos equipamentos Doka.

O ótimo resultado, os custos, a agilidade e a entrega final em menor prazo, foram os fatores que demonstraram a importância de uma parceria que contribua para a realização de um projeto de sucesso. Neste caso, uma obra que proporcionará para toda uma comunidade a capacidade de se desenvolver de maneira organizada e com melhor qualidade de vida, contribuindo para o projeto de Las Bambas e para o crescimento do país.

Fôrmas de madeira foram adaptados ao sistema para a execução dos vãos não-típicos das portas.

Page 14: Dokaxpress 05 2014 br

14 | Doka Xpress

Inovação no Centro Empresarial Global TowerModernidade e estilo em uma nova opção de escritórios para os empresários de Belo Horizonte.

A Capital mineira está prestes a receber um novo Centro Empresarial. O Global Tower será uma torre comercial com 23 pavimentos assentados sobre uma área total de 2.500m². Com a possibilidade de diversas configurações de espaços para abrigar lojas e escritórios de diferentes portes, o empre-endimento contará com quatro níveis de estacio-namento para 375 veículos e área construída de 26.589m².

O edifício está sendo construído na região da cidade denominada Vetor Norte, com fácil acesso as principais vias da região, próximo ao Minas Shopping, ao Center Minas, ao Metrô e à nova Rodoviária de Belo Horizonte, sua localização trará benefícios para toda a região em seu entorno.

O empreendimento possibilitará a instalação de diversos tipos de negócios, que podem variar desde pequenos escritórios e salas para profissionais liberais a partir de 38m², até grandes espaços para empresas que poderão ocupar um andar inteiro com 760m². Além de muito estilo a nova torre co-mercial ainda contará com estacionamento rotativo, bicicletário e um heliponto em sua cobertura, o único na região.

Com previsão de conclusão para o mês de julho de 2016 o Global Tower é um projeto com investimento total de 1,1 milhões de euros e sob responsabili-dade da Construtora EPO Engenharia em parceria com a Tópicos Edificações, que com seus variados

projetos, possui mais de 20 anos de experiência em construção civil. O edifício é um empreendimento único, que agrega modernidade e conforto em uma região estratégica e que apresenta atualmente os mais altos índices de crescimento da metrópole mineira.

Equipamentos diferenciados para um projeto com estilo

O Global Tower apresenta algumas características que exigiram soluções inovadoras e customizadas. Uma dessas novidades no mercado local é que a Tópicos teve grande importância na própria escolha da Doka como a parceira adequada para a obra, foi a combinação dos sistemas Dokaflex e Dokacub que consiste basicamente no emprego de escoras para lajes nervuradas conjugada com a solução estrutural de concreto armado.

Outra característica que determinou a escolha adequada dos equipamentos durante o desenvolvi-mento do trabalho foi a qualidade de acabamento necessária para a parede de concreto aparente nos pavimentos de garagem compreendidos entre o 2º e 7º pavimentos. A estrutura planejada para o prédio não contempla vigas internas e as vigas de bordo possuem a mesma espessura da laje dos andares.

Foram empregados aproximadamente 30.000m² de fôrmas com a finalidade de alcançar e garantir

Dokaflex em combinação com Dokacub, excelente qualidade de acabamento.

Os Dados

Projeto: Edifício Global Tower

Localização: Minas Gerais

Tipo de Construção: Edifício Comercial

Construtora: Grupo EPO

Assessoria de Fôrmas: Doka Brasil

O Desafio

Qualidade do material.

A Solução

Acompanhemto técnico e comercial na negociação

Page 15: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 15

“A Doka oferece equipamentos de fácil aplicação e relativa-mente leves, o que gera maior produtividade, reduzindo os custos e tornando o sistema mais eficiente e seguro.”

Denilson Moraes Engenheiro da Tópicos

a qualidade exigida no momento da conclusão do projeto. Para a construção das lajes de grandes superfícies, como as realizadas na obra, o sistema Dokaflex de montagem rápida, simples e flexível garantiu economia na obra redução nos custos com pessoal.

Para otimizar a execução das fôrmas, a utilização das escoras com tripé foram a escolha correta, pois além de possuir sistema de anti-esmagamento e anti-desmontagem apresentam outras vantagens como a alça de aperto ergonômico e a galvanização.

Maior produtividade com a integração perfeita dos equipamentos

A principal solução Doka empregada na construção foi a combinação dos sistemas Dokaflex e Dokacub, que baseia-se na aplicação de peças de escora-mento e reescoramento adequadas para lajes com nervuras como as empregadas no Global Tower. Trata-se de um sistema pioneiro e diferenciado no mercado que com sua flexibilidade adaptou-se perfeitamente à espessura e geometria das lajes do edifício, alcançando melhor otimização do volume de concreto e aço utilizados.

Devido as suas características, o Dokacub garante à construção uma maior produtividade devido a agilidade e consequente redução de custos na mão-de-obra obtendo um ganho de aproximada-mente 15% se comparada às peças convencionais encontradas no mercado. É um equipamento que além diminuir o prazo de execução e aumentar a qualidade do acabamento, proporciona maior segu-rança com redução do custo total investido.

As Vigas H20 Eco, componente do sistema Dokaflex, base de muitos sistemas de fôrma e são amplamente empregadas em obras em todo o mundo. Devido ao apurado controle na sua fabricação ela apresenta elevada qualidade das mesas das vigas e poucos danos nos topo, devido aos chanfros e rebites. Por ter baixo peso, facilita o manuseio aumentando consequentemente a produtividade.

Outro importante benefício que o equipamento Dokaflex proporciona ao empreendimento é a qua-lidade do acabamento nas superfícies de concreto. Com a alta qualidade dos equipamentos empre-gados, é obtido um excelente resultado, contando ainda com as chapas de livre escolha.

A aplicação conjunta das soluções Doka possibi-litou a reutilização do mesmo escoramento para as demais estruturas da obra. Com o sistema de travamento simples, permitiu maior aproveitamento do material e como consequência um menor custo para o transporte dos equipamentos.

Plena satisfação com a execução eficiente do projeto

O engenheiro da EPO, Sr. Felipe Drumond Barsante demonstrou especial satisfação com o sistema de escoramento utilizado na obra. Segundo ele “Este sistema garante mais rapidez, produtividade, redu-ção de custos na mão-de-obra e maior segurança na execução”.

De maneira geral, a facilidade de manuseio, menor peso dos equipamentos e vão livres maiores que os dos concorrentes, geraram maior produtividade no dia a dia da obra, ocasionando diretamente redução de custos e tornando o trabalho mais eficiente e seguro.

A segurança também foi percebida pelo cliente como um ponto forte devido ao sistema eficiente de travamento e a ótima qualidade dos materiais empregados em todas as fases do projeto. Segundo ele, os equipamentos sempre eram novos, limpos, leves e de fácil aplicação.

Essas características foram também importantes para facilitar a montagem dos equipamentos tor-nando todo o trabalho realizado mais rápido, com benefícios diretos na redução dos prazos de monta-gem do escoramento e ocasionando o cumprimento adequado do cronograma da obra.

Vigas H20 Eco, leves e de fácil manuseio.

Page 16: Dokaxpress 05 2014 br

16 | Doka Xpress

Coca-Cola dobra a capacidade de produçãoEm nova fase “Embotelladora Andina” amplia a sua produção no Chile.

Fundada por investidores chilenos e americanos na cidade de Santiago em 1946, a Embotelladora Andina possui a exclusividade dos produtos Coca-Cola no país. Atualmente, com o objetivo de aumentar sua capacidade operacional e dobrar sua capacidade de produção ampliou a sua planta e estabeleceu uma nova sede.

Em uma obra com investimento de 125 milhões de euros e realizada pela construtora Echeverria Izquierdo, foi erguido um novo edifício com 600 m²

de 6 pavimentos, com 2 subsolos e uma área de estacionamento. O prédio de escritórios possui lajes altas, com pilares e paredes de concreto arquitetô-nico aparentes.

Um empreendimento com soluções customi-zadas

Para a execução do projeto e construção das pa-redes externas do edifício havia o desafio de um acabamento personalizado solicitado pelo cliente. O concreto aparente arquitetônico foi utilizado na face da fachada que ficaria exposta. Dessa forma houve

a necessidade de criação de uma solução custo-mizada, com a adaptação das chapas das Fôrmas moduladas Framax.

Na fase inicial do processo de desenvolvimento dos trabalhos, além da competitividade dos preços, foi muito importante a apresentação ao cliente de como as paredes aparentes deveriam ser execu-tadas, que envolveram reuniões e demostração de como ficaria a produção com desenhos à mão livre.

Para alcançar esse objetivo, a solução encontrada foi a utilização das chapas com aplicação de lin-guetas e ranhuras. Com elas foi possível obter o efeito desejado no concreto e atender a demanda do arquiteto. Assim, com a assessoria do instrutor de montagem da Doka, os vários setores da obra com concreto arquitetônico aparente tiveram o seu acabamento customizado, inclusive respeitando as variações e exigências do terreno.

Além da questão estética, o projeto também apre-sentou alguns outros desafios que precisaram ser sanados com a atuação dos consultores da Doka,

Utilização das chapas com aplicação de lingüetas e ranhuras garantiu a qualidade do concreto aparente.

Os Dados

Projeto: Edificio Embotelladora Andina Coca-Cola

Localização: Santiago | Chile

Tipo de Construção: Edifício Comercial

Construtora: Echeverría Izquierdo

Assessoria de Fôrmas: Doka Chile

O Desafio

Concreto aparente arquitetônico.

A Solução

Experiência Doka em Assessoria na obra.

Page 17: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 17

como por exemplo, a escassez de mão de obra especializada na região e os prazos muito restritos. Esses impactos puderam ser minimizados com a grande disponibilidade de equipamentos, o que aumentou a velocidade de entrega já que não havia tempo para tramites burocráticos.

Segurança, eficiência e rapidez com diversos equipamentos

O projeto como um todo utilizou muitos dos siste-mas oferecidos pela Doka na quantidade e prazos necessários para que qualquer atraso na obra fosse evitado.

Para os cerca de 500m² das paredes e fachadas, foram utilizados as Fôrmas moduladas Framax Xlife, que além da possibilidade de trabalhos cus-tomizados também possuem outros quesitos de diferenciação como o excelente acabamento, fácil manuseio e planejamento em função do sistema de modulação. Outro ponto forte do Framax é que todos os elementos de conexão e acessórios inte-gram-se perfeitamente, garantindo rapidez e alta rentabilidade.

Para a edificação dos 1.500m² de lajes a Mesa Dokaflex foi a melhor alternativa por garantir economia em obras com grandes superfícies. Este bom resultado é alcançado devido a simplicidade de sua estrutura e elevada velocidade com que pode ser reposicionada e ajustada. Com adaptação perfeita a todas as características do projeto e me-nor necessidade de mão de obra, os custos finais são reduzidos graças à produtividade alcançada.

Durante todas as etapas da obra da engarrafadora, a questão segurança mereceu total prioridade e atenção dos responsáveis. Consequentemente foi adotada a utilização do Guarda-corpo da Doka, sistema que permite instalação fácil e rápida com múltiplas possibilidades de fixação, trazendo enorme versatilidade e ampliando a segurança e produtividade dos operários.

A Torre de carga Staxo 40 foi mais um dos equipa-mentos Doka que colaboraram na rapidez durante a construção do novo prédio. Com o manuseio extremamente fácil e sua excelente adaptabilidade a qualquer projeto de construção de edifícios, o Staxo 40 foi muito eficiente, pois sua montagem necessita de poucos componentes e todos eles leves, com seu deslocamento e elevação de torres inteiras, sem desmontagens dispendiosas.

Participação ativa do início ao fim

Em todo o processo de construção do empreen-dimento da Coca-Cola, o cliente apresentou total satisfação com o planejamento e as entregas realizadas pela Doka. Desde as fases iniciais, com

Manuseio extremamente fácil e excelente adaptabilidade a qualquer projeto de construção.

o suporte oferecido em relação aos melhores ca-minhos a serem seguidos em relação às exigências de acabamento até as características técnicas do produto, o suporte foi realizado de forma completa.

Com a utilização dos guarda-corpos foi percebido a importância de um andamento seguro para que fosse obtido maior foco no trabalho. Os demais sistemas foram considerados fáceis de montar, com qualidade acima da expectativa, com destaque para a rapidez obtida pela utilização das Torres de carga Staxo 40 e a eficiência demonstrada na fácil montagem das Fôrmas moduladas Framax, devido a pequena quantidade de peças necessárias.

Page 18: Dokaxpress 05 2014 br

18 | Doka Xpress

Projeto de ampliação do Hospital de Juiz de ForaA ampliação de um hospital referência em Minas Gerais.

O Hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG foi inaugurado no dia 08 de agosto de 1966 e atualmente é o campo de ensino e treinamento para estudantes das diversas áreas de Saúde na Zona da Mata mineira. O hospital chega a atender 12 mil pacientes por mês, estabelecendo-se como uma referência na cidade e regiões vizinhas.

Em agosto de 2012 foi iniciada a fase do projeto de ampliação do Hospital, referente à construção da nova ala de serviços de internação, diversos blocos de procedimentos, além da estação de tratamento de águas de reuso e do Centro Ecumênico. Com gerenciamento da empresa de Engenharia Tratenge e valor aproximado de R$ 160 milhões de reais, a obra possui data de entrega estimada para o mês de agosto de 2014.

Em todas as fases, a participação diferenciada da Doka

Para o andamento do projeto, a Doka foi escolhida como a parceira ideal devido, principalmente, ao fornecimento de assistência técnica durante a execução da obra, o treinamento customizado das equipes e o próprio desenvolvimento do projeto em suas fases iniciais para aprovação junto ao cliente final.

Estes diferenciais de atendimento, aliados a qualidade das soluções técnicas, foram de grande utilidade durante todas as etapas da obra. Um exemplo da junção dos dois quesitos foi a utiliza-ção do sistema de Fôrma Top 50 com os consoles trepantes MF240, que com suas características

Os Dados

Projeto: Novo Hospital Universitário - UFJF

Localização: Juiz de Fora

Tipo de Construção: Edifício Comercial

Construtora: Tratenge Engenharia

Assessoria de Fôrmas: Doka Brasil

O Desafio

Melhor custo-benifício.

A Solução

Usar trepante MF240 para núcleos com Fôrma top 50, deixou o projeto muito mais econômico.

Maior velocidade na execução das lajes com Dokaflex 1-2-4.

Page 19: Dokaxpress 05 2014 br

Maio 2014 | 19

O Profissional

"Todos os sistemas de segu-rança já estão contemplados nos projetos com a utilização dos sistemas Doka como plataformas e escadas. Essa característica dos equipamen-tos faz com que o projeto ganhe em produtividade e seja mais seguro"

Alexandre Cordeiro Responsável de produção

de elevada rentabilidade, utilização universal e alto nível de segurança apresentaram um excelente resultado na relação custo-benefício.

Ainda em relação à utilização de fôrmas e escoramentos no projeto, cabe destacar a utilização do Dokaflex 1-2-4 para a construção das lajes e vigas, além da Fôrma modulada Frami Xlife nos muros de contenção e paredes e da Fôrma Top 50 nos núcleos de caixas de escadas em concreto.

Agilidade e produtividade em diversas etapas da obra

A utilização das soluções Doka tiveram fundamental importância no andamento geral do empreendimento, já que os núcleos e as paredes de contenção foram iniciados posteriormente à execução da estrutura metálica. Assim, para que não houvessem atrasos, os equipamentos da Doka foram primordiais para garantir velocidade e produtividade durante a execução do trabalho.

Para o escoramento das lajes, foi utilizado o sistema Dokaflex 1-2-4, que foram desmontados no sétimo dia, deixando o reescoramento a cargo da Escora Eco 20, uma opção simples e econômica, que torna o trabalho mais fácil com o ajuste de altura sem nenhuma complexidade.

Já os muros de contenção foram executados com a Fôrma modulada Frami Xlife, que em função do seu sistema de modulação e adaptação a qualquer estrutura, tornou muito simples e rápido o manuseio. Além disso, o Frami foi um dos responsáveis pelo atendimento dos requisitos de qualidade que era o acabamento do concreto. A chapa Xlife que tem sua superfície revestida por uma camada plástica e juntas perfeitas dos módulos apresentaram o melhor resultado oferecido pela categoria.

Nos núcleos foram usadas a Fôrma trepante MF240 e a Fôrma Top 50, que permitiram os ciclos de traba-lhos regulares, neste caso, 5 dias por cada 4 metros atingidos em altura concretados. A excelente qualidade do equipamento colaborou para o resultado final do concreto e para uma ótima produtividade, sem neces-sidade de concretos especiais mais caros e trabalhos por turnos garantindo execução durante 24h/dia que obrigam outros tipos de fôrmas. Com as Fôrmas trepantes MF240 temos uma plataforma de trabalho com 2,40m de largura permitindo fazer todos os trabalhos sem necessidade da fôrma vir ao chão na mudança de ciclo.

Parceria além das soluções técnicas

No projeto de ampliação do hospital alguns quesitos foram fundamentais no ponto de vista dos responsá-veis pela obra. O pronto atendimento na resolução de problemas, a boa interação entre a Doka e o cliente e

a facilidade de acesso à empresa foram os fatores que mais influenciam na satisfação do cliente.

Segundo Alexandre Cordeiro, responsável de produção, todos os sistemas de segurança já estão contemplados nos projetos com a utilização dos sistemas Doka como plataformas e escadas. Essa característica dos equipa-mentos faz com que o projeto ganhe em produtividade e seja mais seguro.

Como fator que agregou maior velocidade aos traba-lhos, ele também aponta a utilização do Dokaflex 1-2-4 para escoramento de lajes. Pela sua maior capacidade de carga, uma menor quantidade de equipamentos é necessária, tornando mais rápido o processo de montagem e transporte para as próximas etapas.

As mesmas características e benefícios também são identificadas no Frami Xlife, que possui menos acessórios, assim como na Fôrma Top 50 que foi utili-zada nos núcleos e também apresentou maior rapidez pois permite fazer os painéis customizados, com necessidade menor de utilização de juntas e ligações, o que agiliza sua aplicação.

A qualidade dos equipamentos juntamente com a assistência técnica e comercial fazem com que a percepção do cliente seja de total eficiência em relação aos projetos executados. A assistência em todos os ní-veis confirmam a relação custo-benefício, construindo a certeza de que a parceria só irá se fortalecer com a chegada de pós-vendas e projetos futuros.

Fôrma Top 50 executou os painéis com as dimensões pretendidas.

Page 20: Dokaxpress 05 2014 br

AnotaçõesNotícias, Encontros, Imprensa, Prêmios

Estreitando o Contato

Os altos executivos da Doka (matriz em Amstetten, Áustria) visitaram a Doka México, onde tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações da Doka no país, assim como estreitar o relacionamento com toda a equipe da Doka México num agradável café da manhã, com apresentações das estratégias corporativas e seção de perguntas e respostas. Além da atenção aos colaboradores, também se reuniram com clientes, compartilhando uma apresentação sobre o cenário econômico atual mexicano e as expectativas para a indústria de construção.

Foco no Cliente

Qualidade, eficiência e excelência em atendimento foram as palavras chaves do treinamento realizado por nossa equipe de vendas América Latina (Chile, Mexico, Peru, Panamá) em novembro. O encontro promoveu o compartilhamento de conhecimento e a troca de experiências entre todos os países, o que contribuirá para que a equipe de vendas Doka ofereça as melhores soluções para as necessidades de nossos clientes.Nossa equipe de vendas está em constante treinamento para que em seus contatos com nossos clientes possam auxiliá-los na escolha dos melhores produtos e soluções.

Pós-vendas de Alta Qualidade

Para aprimorar o serviço ao cliente em obras e pós-vendas, a Doka América Latina realizou um treinamento aos monta-dores e supervisores de obras do Brasil. O tema "mãos a obra" deu a todos a possibilidade de expor suas habilidades e oportunidade para discutir as diferentes maneiras para proporcionar o melhor suporte ao cliente e um pós-vendas de alta qualidade. "Foi uma excelente oportunidade para rever a maneira que fazemos o nosso trabalho diário, melhorando a satis-fação do cliente", diz Marcos Cesar, supervisor de obras em São Paulo.

NNovos Gerentes de Operações no Brasil e no México

No Brasil, a filial do Rio de Janeiro conta agora com os 20 anos de experiência em logística de Angelo Toffolo, tendo trabalhado em grandes empresas como Editora O Dia S.A., IBF, DHL Logistics e Rede D´or, ingressou na Doka com metas de desenvolver um sistema de informações que aprimorará o planejamento, o desenvolvimento, a rastreabilidade e as ações apropriadas para atingir os objetivos da empresa.No México, Alejandro Bravo, trouxe para a Doka 32 anos de experiência. Graduado em Comercio Internacional, atuou como execu-tivo de logística em empresas como Contitech Mexicana, Mahle Componentes e Cummins em projetos de otimização de estoque, serviços a clientes e implantação de sistemas de ERP.

PT

Equipe da Doka México.

Vendedores focados nas necessidades dos clientes.

Aviso Legal: "Doka Xpress" é uma realização do Grupo Doka. Coordenação: Andrea Vicentin Redação: Murilo Amaral e Andrea Vicentin E-Mail: [email protected] Fotos: Divulgação Doka

Algumas das ilustrações e imagens nesta publicação, se referem a fases de montagem e, por isso, nem sempre são completas para efeitos de segurança.

Doka BrasilGuarulhos, São Paulo T +55 11 2088 [email protected]

Doka ChileLampa, Santiago de Chile T +56 2 2413 [email protected]

Doka MéxicoCuautitlán Izcalli, Edo. Méx. T +52 55 1667 [email protected]

Doka PanamaCiudad de Panama T +507 232 [email protected]

Doka PeruLurin, Lima T +51 1 748 [email protected]

Escritórios Doka A Doka possui mais de 160 pontos de vendas e logística em mais de 70 países.

“Mãos a obra” com alta qualidade.

www.doka.com.br

Doka GmbH Josef Umdasch Platz 13300 AmstettenAustriaT +43 (0) 7472 605-0F +43 (0) 7472 644 [email protected]