doc-528

8
  PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO  Secretaria Municipal de Meio Ambiente  SMAC RESOLUÇÃO SMAC Nº 430 de 11 de janeiro de 2007. Estabelece os modelos de formulários, documentos necessários e o local para autuação de processo administrativo para pedido de Licença Ambiental Municipal. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE no uso de suas atribuições legais, e considerando que a SMAC é o órgão central executivo responsável pela gestão, planejamento, promoção, coordenação, controle e execução da política de meio ambiente no município do Rio de Janeiro; considerando que a SMAC deve complementar, por meio de instruções, normas técnicas, diretrizes e outros atos administrativos, mediante instrumento específico, o que se fizer necessário à implementação e ao funcionamento do licenciamento e da avaliação de impacto ambiental co nforme estabelece o Art. 10 do Decreto 26.912 de 2006; considerando a disposição da SMAC em simplificar e agilizar os ritos administrativos, conforme prerrogativa p revista no Art. 9º do Decreto 26.912 de 2006;  considerando o Convênio celebrado em 08 de janeiro de 2007 entre o Governo do Estado e o Município do Rio de Janeiro objetivando a cooperação nas áreas de Licenciamento Ambiental. RESOLVE: Capítulo I  Cadastro Ambiental Municipal de Pessoa Física ou Jurídica. Art. 1º. O Cadastro Ambiental Municipal de que trata o item VI do Art. 6º do Decreto 26.912 de 2006 será implantado de forma provisória até regulamentação específica, sendo realizado e servindo exclusivamente para abertura e instrução de processos administrativos destinados ao licenciamento ambiental na SMAC somente para as Pessoas Físicas ou Jurídicas, responsáveis por estudos, levantamentos, elaboração, execução e/ou gestão do projeto ou atividade para o qual se requeira Licença Ambiental Municipal. Parágrafo Único.  O Cadastro Ambiental Municipal para as atividades e empreendimentos, efetiva ou potencialmente poluidoras ou degradadoras, será objeto de regulamentação específica.  Art. 2 o . A Coordenadoria de Controle Ambiental (MA/CCA) será responsável pela recepção dos pedidos de Cadastro, digitalização, confirmação, atestação dos dados informados e entrega do Certificado de Registro ao requerente, assim como pela emissão das certidões, relatórios, ou cópias dos dados cadastrais conforme previstos no Art. 27 do Decreto nº 26.912 de 2006 e pelo intercâmbio previsto no item III da Cláusula Terceira do Convênio celebrado em 08 de janeiro de 2007 entre o Governo do Estado e o Município do Rio de Janeiro objetivando a cooperação nas áreas de Licenciamento Ambiental.

Upload: dayana-dewing

Post on 09-Jul-2015

29 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: doc-528

5/10/2018 doc-528 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/doc-528-55a0bda30a404 1/7

  

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC 

RESOLUÇÃO SMAC Nº 430 de 11 de janeiro de 2007.

Estabelece os modelos de formulários,documentos necessários e o local paraautuação de processo administrativo parapedido de Licença Ambiental Municipal. 

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE no uso de suas atribuições legais, e 

considerando que a SMAC é o órgão central executivo responsável pela gestão,planejamento, promoção, coordenação, controle e execução da política de meio ambienteno município do Rio de Janeiro;

considerando que a SMAC deve complementar, por meio de instruções, normas técnicas,diretrizes e outros atos administrativos, mediante instrumento específico, o que se fizernecessário à implementação e ao funcionamento do licenciamento e da avaliação deimpacto ambiental conforme estabelece o Art. 10 do Decreto 26.912 de 2006;

considerando a disposição da SMAC em simplificar e agilizar os ritos administrativos,conforme prerrogativa prevista no Art. 9º do Decreto 26.912 de 2006; 

considerando o Convênio celebrado em 08 de janeiro de 2007 entre o Governo do Estadoe o Município do Rio de Janeiro objetivando a cooperação nas áreas de LicenciamentoAmbiental.

RESOLVE: 

Capítulo I – Cadastro Ambiental Municipal de Pessoa Física ou Jurídica. 

Art. 1º. O Cadastro Ambiental Municipal de que trata o item VI do Art. 6º do Decreto 26.912de 2006 será implantado de forma provisória até regulamentação específica, sendorealizado e servindo exclusivamente para abertura e instrução de processosadministrativos destinados ao licenciamento ambiental na SMAC somente para as PessoasFísicas ou Jurídicas, responsáveis por estudos, levantamentos, elaboração, execução e/ougestão do projeto ou atividade para o qual se requeira Licença Ambiental Municipal.

Parágrafo Único. O Cadastro Ambiental Municipal para as atividades e empreendimentos,efetiva ou potencialmente poluidoras ou degradadoras, será objeto de regulamentaçãoespecífica. 

Art. 2o. A Coordenadoria de Controle Ambiental (MA/CCA) será responsável pela recepçãodos pedidos de Cadastro, digitalização, confirmação, atestação dos dados informados eentrega do Certificado de Registro ao requerente, assim como pela emissão das certidões,relatórios, ou cópias dos dados cadastrais conforme previstos no Art. 27 do Decreto nº26.912 de 2006 e pelo intercâmbio previsto no item III da Cláusula Terceira do Convênio

celebrado em 08 de janeiro de 2007 entre o Governo do Estado e o Município do Rio deJaneiro objetivando a cooperação nas áreas de Licenciamento Ambiental.

Page 2: doc-528

5/10/2018 doc-528 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/doc-528-55a0bda30a404 2/7

   Art. 3o. O Cadastro Ambiental Municipal poderá ser modificado ou incrementado por outrasinformações a partir de Resolução SMAC específica para tal finalidade.

Art. 4º. O Certificado de Registro de que trata o Art. 23 do Decreto nº 26.912 de 2006 teránumeração alfanumérica datada contínua e independente do ano, será emitido pelaMA/CCA a partir da impressão do formulário constante do Anexo 1 em 3 vias (requerente,

processo, arquivo), devidamente preenchido pelo requerente e após a confirmação dosdados cadastrados pela confrontação destes com os documentos originais pertinentes,atestados pelo servidor responsável pelo Cadastro no ato de autuação ou durante ainstrução de processos administrativos destinados ao licenciamento ambiental na SMAC. 

Parágrafo Único. O Certificado de Registro não confere para a pessoa física ou jurídicacadastrada qualquer tipo de credenciamento para elaboração e/ou execução de estudos,projetos, serviços e outras atividades, não competindo à SMAC atestar ou seresponsabilizar pela conduta, competência, idoneidade, probidade e integridade da pessoafísica ou jurídica cadastrada, visto que o cadastramento se destina e será realizado tãosomente para abertura e instrução dos processos administrativos do Licenciamento

Ambiental Municipal. 

Art. 5º. Para a emissão do Certificado de Registro o requerente deverá apresentar:

I – Pessoa Física a – Registro profissional – original e cópia b – Cadastro de Pessoa Física (CPF) – original e cópia c – Comprovante de pagamento da taxa de cadastro - original 

II – Pessoa Jurídica a   – Cópia da Ata de constituição e da eleição da última diretoria, quando

Sociedades Anônimas ou Cópia do Contrato social registrado e última alteração, paraSociedades por Responsabilidade Limitada - cópia autenticada 

b – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) – cópia autenticada. c – Registro no Conselho Profissional – cópia autenticada. c – Comprovante de pagamento da taxa de cadastro - original 

§ 1o. Estão dispensados do Cadastro Ambiental Municipal que trata esta Resolução osÓrgãos Públicos e os servidores públicos no exercício de suas funções. 

§ 2o. As Pessoas Físicas ou Jurídicas requerentes do Certificado de Registro sãoresponsáveis pelas informações prestadas e estão sujeitas às sanções administrativas,civis e penais previstas em legislação vigente. 

Capítulo II – Autuação do processo administrativo para obtenção das LicençasAmbientais Municipais.

Art. 6º. O requerimento das Licenças Ambientais Municipais se dará através da autuaçãode processo administrativo da SMAC, a partir do formulário constante do Anexo IV doDecreto nº 26.912 de 2006, complementado conforme Anexo 2 da presente Resolução.

§ 1º. Os processos somente serão encaminhados para avaliação técnica do impacto

ambiental e emissão da Licença requerida, quando cabível, após o cumprimento de todasas exigências preliminares, devidamente publicadas em Diário Oficial, conforme Anexo 2.

Page 3: doc-528

5/10/2018 doc-528 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/doc-528-55a0bda30a404 3/7

   § 2o. Os documentos, projetos e estudos ambientais necessários ao início do processo delicenciamento, correspondentes à licença a ser requerida, serão conferidos pelo servidorresponsável pela autuação do processo administrativo através da confrontação dos dadose informações fornecidas com os documentos originais apresentados. 

Art. 7º. A SMAC poderá exigir outros documentos, plantas, estudos e esclarecimentos

adicionais, notadamente aqueles descritos no Art. 32 Decreto nº 26.912 de 2006, dentreoutros, quando considerados necessários à Avaliação dos Impactos Ambientais, conforme  justificado e aprovado na instrução do processo administrativo e/ou definido em normasvigentes ou a serem editadas para tal finalidade. 

§ 1o. Todas as exigências, preliminares e outras, formuladas pela SMAC em qualqueretapa do processo de licenciamento, decorrente da análise de documentos, projetos eestudos apresentados, conforme previsto pelo Art. 19 do Decreto nº 26.912 de 2006 serãoparticipadas ao requerente através da publicação no Diário Oficial do Município. 

Art. 8º. Nos casos em que a SMAC, com base em Parecer Técnico fundamentado, concluir

que o impacto ambiental da atividade ou empreendimento para o qual se requere aLicença Ambiental Municipal não está restrito ao âmbito local, o requerente será notificadoatravés de ofício quanto aos procedimentos e providências necessárias à suaregularização perante a SMAC.

Capítulo III – Publicidade do Licenciamento Ambiental Municipal.

Art. 9º. O requerimento, a renovação, a concessão e o indeferimento da Licença AmbientalMunicipal, deverá ser publicado em jornal diário de grande circulação no município do Riode Janeiro e no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro obedecendo ao disposto noAnexo 3. 

Parágrafo único. A publicação a que se refere o caput  deste artigo será deresponsabilidade e sob expensas do requerente da Licença Ambiental, que deverá juntarcópia da referida publicação ao respectivo processo administrativo, no prazo máximo de 30dias corridos subseqüente a data do requerimento, da renovação, da concessão e doindeferimento da Licença Ambiental Municipal, conforme definido pela legislação vigente. 

Art. 10. A SMAC providenciará a edição de instruções, normas técnicas, diretrizes e outrosatos administrativos, a partir de instrumentos específicos, para a adequada implementaçãoe funcionamento do Licenciamento Ambiental Municipal regulamentado pelo Decreto26.912 de 21 de agosto de 2006. 

§ 1o Os casos omissos nesta Resolução e até a edição dos demais instrumentos serãotratados através de deliberação da SMAC na própria instrução dos processosadministrativos com o requerimento das Licenças. 

Art. 11. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas asdisposições em contrário. 

Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2007.

ROSA FERNANDES Secretária Municipal de Meio Ambiente 

Page 4: doc-528

5/10/2018 doc-528 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/doc-528-55a0bda30a404 4/7

   Anexo 1 da Resolução SMAC nº 430 de 11de janeiro de 2007. Estabelece o modelo de Cadastro Ambiental Municipal.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC 

CADASTRO PESSOA FÍSICA/JURÍDICA Nº identificação alfanumérica e data de registro  Nome do responsável: 

Razão Social ou Denominação: 

Endereço p/ correspondência: (Logradouro, Complemento, Bairro, Cidade, CEP etc)

Telefones (fixo e celular) e-mail e página eletrônica 

RG/órgão expedidor CPF/CNPJ Insc. Mun.

Ramo da atividade

Órgão/Conselho profissional e Nº de registro 

PESSOAL, PRODUTOS E SERVIÇOS (especificar quantidade e qualificação dos profissionais da empresa assim como áreas de atuação, caso necessário utilize o verso) 

Nestes termos, pede deferimento. Rio de Janeiro, _____ de ___________de ____ 

 ______________________________  Assinatura do responsável 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1- O presente Certificado de Registro não confere para a pessoa física ou jurídica

cadastrada qualquer tipo de credenciamento para elaboração e/ou execuçãode estudos, projetos, serviços e outras atividades, não competindo a SMACatestar ou se responsabilizar pela conduta, competência, idoneidade,probidade e integridade da pessoa física ou jurídica cadastrada, visto que ocadastramento se destina e será realizado tão somente para abertura e

instrução dos processos administrativos do Licenciamento AmbientalMunicipal, conforme definido na Resolução SMAC nº 430 de 11 de janeiro de2007. 

2- O Presente Certificado de Registro tem validade de 4 anos.3- Toda a revalidação e/ou anotação deve conter assinatura e carimbo do

servidor responsável. Data de registro: 

Data de revalidação: 

Anotações no verso. 

Carimbo ou Logotipo daEmpresa 

assinatura do servidor 

(carimbo do responsável pelo cadastramento ,revalida ões e/ou anota ões

 

Page 5: doc-528

5/10/2018 doc-528 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/doc-528-55a0bda30a404 5/7

   Anexo 2 da Resolução SMAC nº 430 de 11de janeiro de 2007. 

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC 

REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL

Obtenção ou Renovação da Licença nº 

Licença Prévia (LP) Licença de Instalação (LI)

Licença de Operação (LO) Licença de Ampliação (LI)

QUALIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELA LICENÇA REQUERIDA 

Responsável (nome ou razão social que constará da Licença requerida) 

CPF/CNPJ: RG/órgãoexpedidor Insc. Mun 

Endereço p/ correspondência: (Logradouro, Complemento, Bairro, Cidade, CEP etc) 

Telefone e-mail e página eletrônica 

ATIVIDADE/EMPREENDIMENTO OBJETO DO REQUERIMENTO. ................................................................................................................................................. 

(incluir área/extensão do imóvel/atividade, anexar memorial descritivo)

Endereço : nº Complemento: (incluir lote e PAL) Bairro CEP

QUALIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS. .................................................................................................................................................. 

Responsável pela Elaboração do Projeto e nº de Registro no Cadastro SMAC .................................................................................................................................................. 

Responsável pela Execução/Operação do Projeto e nº de Registro no Cadastro SMAC

REPRESENTANTE LEGAL E CONTATO. 

Nome ou Razão Social: (nome ou razão social do procurador, se houver)

CPF/CNPJRG/órgão expedidor: 

Endereço p/ correspondência: (Logradouro, Complemento, Bairro, Cidade, CEP etc) 

Telefone e-mail e página eletrônica 

 

Para uso da SMAC 

(número do processo,data de autuação,

carimbo e assinatura do servidor responsável pela

autuação).

 

Carimbo ou Logotipo da

Empresa 

Nestes termos, pede deferimento.Rio de Janeiro, ___ de _______de _____ 

 _____________________________________  Assinatura do responsável 

Page 6: doc-528

5/10/2018 doc-528 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/doc-528-55a0bda30a404 6/7

   Anexo 2 da Resolução SMAC nº 430 de 11de janeiro de 2007. (VERSO) Documentos para autuação de processo administrativo.

I - Cópias autenticadas: a) Ata de constituição e da eleição da última diretoria, quando Sociedades Anônimasou do Contrato social registrado e última alteração, para Sociedades por

Responsabilidade Limitada ou Ato de posse/nomeação do representante legal paraoutros casos, quando pertinente. b) Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ).c) Registro Geral (RG) ou Registro Profissional. d) Alvará de Licença para Estabelecimento, quando pertinente.e) Procuração com firma reconhecida e documentos (RG e CPF) do procurador. f) Inscrição Municipal. g) Licença Ambiental anterior, no caso de renovação. h) Certidão de Informações da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU). i ) Registro Geral de Imóveis (RGI). j ) Certidão de Aforamento, de Cessão de Uso, quando for o caso. 

k ) Contrato de locação, comodato ou arrendamento, quando for o caso. II) Certificados de Registro na SMAC de todas as pessoas físicas e/ou jurídicassujeitas ao

 cadastramento SMAC e envolvidas no processo, com respectiva

Anotação de Responsabilidade Técnica ou equivalente (especificar quantidadede certificados juntados).III) Planta Cadastral demarcando a área objeto da análise.IV) Planta(s) de Situação grafando: a)  Os limites da área do projeto com a coordenada geográfica em UTM de cada

vértice. b)  Cotas e curvas de nível, hachurando as áreas com declividade maior que 45º.

c)  Corpos hídricos existentes dentro ou no raio de 50 m dos limites da área. d)  Projeção das áreas recobertas por vegetação herbácea, arbustiva e arbórea.e)  Localização de todas as árvores e vegetação no lote e na testada, numeradas

seqüencialmente e identificadas conforme regulamentação vigente. f)  A projeção de todas as edificações existentes e planejadas. g)  A projeção da área impermeabilizada indicando tipo de pavimentação. h)  Vias de acesso e instalações subterrâneas, nas áreas do projeto e nas áreas

públicas lindeiras. i)  Quadros quantificando as áreas demarcadas, conforme itens anteriores. V) Planta(s) com cortes longitudinais e transversais grafando: a)  O perfil atual e o projetado do terreno com as respectivas cotas. b)  As edificações, inclusive subterrâneas, existentes e planejadas, com cotas.VI) Fotografias do local (no mínimo da testada da área). VII) Declaração sobre o tipo de uso e ocupação anterior da área. VIII) Documento comprobatório de abastecimento e esgotamento. IX) Memorial descritivo do processo construtivo, fabril, de explotação, deoperação, do pretendido, ou equivalente. 

OBSERVAÇÃO: O encaminhamento para análise técnica será feito após o cumprimento de

exigências preliminares publicadas em Diário Oficial do Município, conforme Artigo 6º e a juntada da cópia da publicação de que trata o Artigo 9º da Resolução SMAC 430/07. 

Page 7: doc-528

5/10/2018 doc-528 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/doc-528-55a0bda30a404 7/7

   Anexo 3 da Resolução SMAC nº 430 de 11de janeiro de 2007. MODELOS PARA PUBLICAÇÃO 

A – MODELO PARA PUBLICAÇÃO DE REQUERIMENTO DE LICENÇA. 

REQUERIMENTO DE LICENÇA 

(NOME DA ATIVIDADE – SIGLA) torna público que requereu à Secretaria Municipal deMeio Ambiente – SMAC, através do processo nº (NÚMERO DO PROCESSO), a licença(MODALIDADE DA LICENÇA) para (ATIVIDADE E LOCAL). 

B – MODELO PARA PUBLICAÇÃO DE CONCESSÃO DE LICENÇA.

CONCESSÃO DE LICENÇA 

(NOME DA ATIVIDADE – SIGLA) torna público que recebeu da Secretaria Municipal deMeio Ambiente – SMAC, através do processo nº (NÚMERO DO PROCESSO), a licença(MODALIDADE DA LICENÇA E Nº) com validade de (PRAZO DE VALIDADE) para(ATIVIDADE E LOCAL). 

C – MODELO PARA PUBLICAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA.

RENOVAÇÃO DE LICENÇA 

(NOME DA ATIVIDADE – SIGLA) torna público que requereu da Secretaria Municipal deMeio Ambiente – SMAC, através do processo nº (NÚMERO DO PROCESSO), a renovaçãode sua licença (MODALIDADE DA LICENÇA E Nº) para (ATIVIDADE E LOCAL). 

D – MODELO PARA PUBLICAÇÃO DE CONCESSÃO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA. 

CONCESSÃO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA 

(NOME DA ATIVIDADE – SIGLA) torna público que recebeu da Secretaria Municipal deMeio Ambiente – SMAC, através do processo nº (NÚMERO DO PROCESSO), a renovaçãoda licença (MODALIDADE DA LICENÇA E Nº) com validade de (PRAZO DE VALIDADE)para (ATIVIDADE E LOCAL) em substituição a licença (MODALIDADE DA LICENÇA E NºANTERIOR).

E – MODELO PARA PUBLICAÇÃO DE INDEFERIMENTO DE LICENÇA. 

INDEFERIMENTO DE LICENÇA. 

(NOME DA ATIVIDADE – SIGLA) torna público que a Secretaria Municipal de MeioAmbiente   – SMAC, através do processo nº (NÚMERO DO PROCESSO), indeferiu orequerimento da licença (MODALIDADE DA LICENÇA) para (ATIVIDADE E LOCAL).