doar órgãos (word)

4
DOAR ÓRGÃOS E BÍBLIA. DOAR ÓRGÃOS E BÍBLIA. Pr. Linaldo Oliveira Fones: 81. 9172.0880 (OI) - 9841.5265 (TIM) – De Ávila 3117.5544 Site: www.pastorlinaldopsicologia.com.br / E-mail: [email protected] O que a Bíblia diz sobre doar órgãos para transplantes? Qual deve ser a posição do cristão e da igreja evangélica? Critérios cristãos: Não há na Bíblia nenhum texto favorável ou contrário à doação de órgãos. Os princípios da Bíblia são coerentes: Critérios Pessoais, Espirituais, Éticos e, Critérios Filosóficos. A Bíblia afirma: A Bíblia afirma: Ninguém busque o seu o próprio interesse, e sim o de outrem (1ª Cor, 10:24). É mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é Dar que receber (At.20:35). Jesus é nosso modelo ensinou: Ninguém tem maior amor do que este: De dar alguém sua própria vida em favor de seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando. (Jô. 15:13, 14). Critério de reflexão pessoal Critério de reflexão pessoal Se, você necessitasse de receber transfusão de sangue, pois a cirurgia assim o exige, você recusaria? Se você dependesse desse órgão para sobreviver, e lhe fosse facultado a doação, você rejeitaria ou aceitaria? Rejeitaria ou negaria você a doação para um filho, filha, esposa ou mãe? A Bíblia afirma: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg. 4:17). “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Lc. 6:31; Mt. 7; 12). Questionamentos Questionamentos

Upload: prlinaldo-junior

Post on 06-Jun-2015

80 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Doar órgãos (word)

DOAR ÓRGÃOS E BÍBLIA.DOAR ÓRGÃOS E BÍBLIA.Pr. Linaldo Oliveira

Fones:81. 9172.0880 (OI) - 9841.5265 (TIM) – De Ávila 3117.5544Site: www.pastorlinaldopsicologia.com.br / E-mail: [email protected]

O que a Bíblia diz sobre doar órgãos para transplantes? Qual deve ser a posição do cristão e da igreja evangélica?

Critérios cristãos: Não há na Bíblia nenhum texto favorável ou contrário à doação de órgãos. Os princípios da Bíblia são coerentes:

Critérios Pessoais, Espirituais, Éticos e, Critérios Filosóficos.

A Bíblia afirma:A Bíblia afirma:

• Ninguém busque o seu o próprio interesse, e sim o de outrem (1ª Cor, 10:24).

• É mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é Dar que receber (At.20:35).

• Jesus é nosso modelo ensinou: Ninguém tem maior amor do que este: De dar alguém sua própria vida em favor de seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando. (Jô. 15:13, 14).

Critério de reflexão pessoalCritério de reflexão pessoal

• Se, você necessitasse de receber transfusão de sangue, pois a cirurgia assim o exige, você recusaria? Se você dependesse desse órgão para sobreviver, e lhe fosse facultado a doação, você rejeitaria ou aceitaria? Rejeitaria ou negaria você a doação para um filho, filha, esposa ou mãe? A Bíblia afirma:

• “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg. 4:17).

“Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Lc. 6:31; Mt. 7; 12).

QuestionamentosQuestionamentos

• Há quem afirme não doar órgãos, pois no dia do “arrebatamento da igreja” a parte de seu corpo que foi retirada dele encontra-se em outra pessoa. E o que acontecerá?

Reflexão espiritualReflexão espiritual

• O que dizer de quem num acidente perdeu um membro, ou numa cirurgia lhe foi tirado um órgão de seu corpo? Ou de quem morreu num incêndio, ou que seu corpo foi cremado? No arrebatamento, como ela ressuscitará? Será no corpo físico, ou no corpo espiritual?

O que diz a BíbliaO que diz a Bíblia

• Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpos vêm? Semeia-se corpo

natural, ressuscita corpo espiritual. Carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Porque é necessário que este corpo que é corruptível se revestirá de incorruptibilidade, este corpo que é mortal se revestirá de imortalidade (1º Cor. 15:35, 43, 50,53).

Page 2: Doar órgãos (word)

O que diz a BíbliaO que diz a Bíblia

• O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita (Jô. 6:63).

• Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Assim, pois, irmãos, somos

devedores, não a carne como se constrangidos a viver segundo a carne (Rm.8:8,12).

• Pois carne e sangue não podem herdar o reino de Deus (1ª Cor.15:50).

Critério de reflexão éticaCritério de reflexão ética

• A ética tem a haver com a moral cristã, e esta se fundamenta nos ensinos de Jesus Cristo, sendo o Sermão da Montanha o mais elevado Código de Ética para todos os povos, e, sobretudo para o cristão. A doação de órgãos tem a haver com a subjetividade pessoal e a resposta à consciência do cristão. O amor ao próximo, como máxima do cristão deve conduzi-lo a ser um doador de órgãos.

O que diz a Bíblia.O que diz a Bíblia.

• Jesus nada revelou contrário ou a favor do ato de doação de órgãos. Ele foi um potencial

voluntário e doador de sua própria vida.

• Jesus disse: Bem-aventurados são os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt.

5:7). Porventura, o ato de doação de órgãos não é um ato de misericórdia em favor do próximo?

Jesus disse:Jesus disse:

• Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e

glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mt. 5:16). Porventura, ao doar as córneas, literalmente, estas não brilharão em outra pessoa, que glorificará a Deus?

• A justiça no cristão deve exceder em muito a dos demais homens (Mt. 5:20).

• A amar o próximo como a nós mesmo e amar nossos inimigos (Mt. 5: 43,44).

• Porventura, o ato de doação de órgãos é um ato de bondade e amor só para os outros grupos

religiosos, e não para os evangélicos também?

• Jesus também disse Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós

também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas (Mt. 7:12). Cremos que o ato de doação de órgãos não tem nada a haver com a fé, a crença ou princípios religiosos, mas com a subjetividade pessoal de cada individuo.

Critério de reflexão filosóficaCritério de reflexão filosófica

• Quem eu sou? Qual a razão da minha existência? Como devo interagir com meu próximo?

Que reflexões podem proporcionar aos valores morais, sociais e éticos? Com relação à doação de órgãos, o que dificulta e obstrui minha relação com o outro? Negar o direito ao outro, porventura, na

fala de mim mesmo e desta resistência? • Salomão afirmou: Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será

agradável a tua alma (Pv. 2:10).

• Abre tua boca em favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre

tua boca e faze justiça aos pobres e necessitados (Pv. 31:8, 9).

Page 3: Doar órgãos (word)

Princípios da filosofiaPrincípios da filosofia

• É um principio filosófico fazer o bem e evitar o mal. O supremo bem do homem e sua

beatitude deve fazê-lo consistir num ato de inteligência. O sumo bem só por atos pode ser conquistado e possuído, já que é objeto de desejo e de tendência e, por isto, coisa distinta do homem.

Conclusão

• Doar órgãos se constitui um ato de bondade e generosidade pelo próximo. Doar órgãos se constitui uma atitude que deve ser refletida, ensinada e declarada. Doar órgãos deve ser uma atitude humanitária dos religiosos, os quais devem ensinar a suas ovelhas. Doar órgãos se constitui celebrar “a vida pela vida” Empenhemo-nos nessa laboriosa Campanha do Ministério da Saúde, apoiando a Central de Transplantes de Pernambuco, no processo da educação continuada à doação de órgãos. Que façamos orações a Deus por toda coordenação da Central de Transplantes de PE., Para que estes vejam o fruto de suas mãos, zerando a fila de espera de transplantes e glorifiquem a Deus pelo resgate a vida, a alegria e a esperança a todos os que estão numa fila de espera.

www.transplantes.pe.gov.br / [email protected] / Fones: 081 3421.1311 e 3423-2357

Pr. Linaldo Oliveira / [email protected] / Fones: 9172.0880, 3327.5629 e 3445.5544.