divulgação -...

12

Upload: phungxuyen

Post on 12-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Divulgação

Leandro Ayres

2 Agosto/2018 Perspectiva

Capa: Fotos Divulgação.

Inovando sua linha de revestimentos, aPortinari lançou o Pietra Portinari Prime –porcelanato técnico com design de altaperformance –, com cinco coleções, que agregamalta durabilidade, resistência e possuemtecnologia de impressão digital...............Pág. 6.

Capa:Capa:Capa:Capa:Capa:

Murray

Colnaghi: viabilizar aprodução de provas pelasautoridades...

CoralesGolfe Club: opaís oferece

camposprofissionais,

decoradoscom belas

paisagens ehotéis de

luxo

EDMO COLNAGHI NEVES

Jornal PERSPECTIVA é publicação da TITAN Comunicação Ltda. CNPJ 02.546.886/0001-07 PUBLICIDADE|REDAÇÃO|ADMINISTRAÇÃO Tels. (13) 3288.2778 e99147.6522 Matriculado nº 715 na Associação de Jornais do Interior do Estado de São

Paulo (Adjori-SP) DIRETOR EDITOR Luiz Carlos Ferraz MTb. 2045 DIRETORA MKT Sandra L. Netto MTb. 42562 Circula em Santose cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista Jornal PERSPECTIVA nº 283 Ano 34 agosto/2018. Sugestões de pauta podemser enviadas para [email protected] Artigo assinado é responsabilidade do autor. Todo o conteúdo está disponível emwww.jornalperspectiva.com.br

Programa de aceleração de curto prazo, o “LabHabitação: Inovação e Moradia” potencializará negóciosde impacto social com soluções inovadoras...........Pág. 5.

HabitaçãoHabitaçãoHabitaçãoHabitaçãoHabitação

Profissionalvaloriza asdependênciasdo imóvel pormeio dosmelhoresângulos

Nelson Tucci, editor de Veículos & Negócios, testou oNovo Voyage, que se destaca pela economia e oferececonforto apreciável para um carro médio..............Pág. 9.

VVVVVeículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócios

Investindo na modalidade, a República Dominicana querser conhecida como o melhor destino turístico do Caribepara o golfe...............................................................Pág. 8.

TTTTTurismourismourismourismourismo

Atradição jurídica brasileira, pormuito tempo, foi avessa a

quaisquer espécies de negociaçõesentre o Poder Público e os cidadãose empresas no que dizia respeito àaplicação de penalidades,diferentemente do que ocorria, porexemplo, no direito norte-americano,em que as negociações eram comuns.No início deste milênio, no entanto,a situação começou a mudar.

Na área de direito concorrencialfoi criada a possibilidade de sefirmar o chamado acordo deleniência, sob certas condições, pormeio do qual empresas poderiambuscar a redução ou eliminação dorisco de sofrer penalidades, desdeque observadas as citadas condiçõeslegais.

E quais eram estas condições?Primeiramente, deveria aquele

que pleiteava a assinatura do acordode leniência ser o primeiro aapresentar o pedido, não tendo a

administração pública aindainformações sobre a prática doilícito. Deveria tambémcomprometer-se a cessar a prática dainfração, colaborar continuamentecom as autoridades, produzindoprovas e indicando os demaisinfratores e, além de tudo, confessarprática de citadas violações – e eis aíum dos maiores obstáculos para onovel instituto atrair interessados e

ganhar credibilidade.Muitos acordos foram firmados

durante a primeira década e, nasegunda década, surgindo a leianticorrupção, as regras e condiçõesdo acordo de leniência na áreaconcorrencial foram reproduzidos naárea de combate ao suborno.

Assim, a assinatura do acordo deleniência nas infrações relativas apráticas de corrupção podem reduziras penalidades se e desde queobservadas todas as condições acimacitadas. Vale, por fim, lembrar quetal instituto não foi criado parabeneficiar aos infratores, mas paraviabilizar a produção de provaspelas autoridades e aumentar aeficácia na aplicação da lei.

Edmo Colnaghi Neves éadvogado do escritório Murray -Advogados, de São Paulo.

Acordo de leniência

A fotografia de arquitetura e ambientes cresce a cadadia, visando mostrar esses espaços aos possíveiscompradores, peneirando a visita in loco..................Pág.4.

Imagens & PImagens & PImagens & PImagens & PImagens & Palavrasalavrasalavrasalavrasalavras

Atendendo pedidos, o espaço da FAMS republica ahistória da Avenida Dona Anna Costa, que foi manchadade sangue, mas o tempo tratou de limpar..............Pág. 12.

Santos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas Histórias

Epidemia ética II

A nação brasileira necessita deuma vacina para salvar a ética.Desde Aristóteles, ela é estudada

no planeta e se faz alerta para a suafalta; mas até hoje não se inventou afórmula ou se descobriu o gene – quemsabe o desvio seja genético? – que fazcom que este ou aquele cidadão tenhaou não ética. No Brasil, por algummotivo que não me atrevo a especificar,reconhecendo a dificuldade de umacomprovação cientifica, prolifera umaelite claramente sem ética. Não que nooutro extremo da pirâmide social omiserável ou o pobre a tenham. Afinal,para galgar degraus na escada socialmuitos deles, de braços dados com aelite, pisarão na cabeça dos pares... Esó se fez esse rápido exercício paradeduzir que a falta de ética contamina,ou pode contaminar, pessoas dequalquer classe ou mesmo faixa etária– ainda que a mesma admita que nãosoubesse exatamente do que se tratava.

Daí a tese do caráter natural, quiçágenético, ou quem sabe ambiental, afazer vicejar com mais facilidade essadoença... da alma (?). Não convence adesculpa de administradores públicos,políticos e magistrados de que somenteaceitam privilégios imorais, como ofamigerado auxílio-moradia paraaquele cuja família reside na cidadeonde trabalha, só porque a leicontempla. Por que os ministros doSupremo Tribunal Federal (STF)acumulam tantas benesses? Afinal,quem fiscaliza o STF? Não há que seduvidar que tais autoridades saibamexatamente o significado de seus atos.Ao projetar-se singelos exemplos defalta de ética, o leitor lembrará demuitos outros, especialmente nestemomento eleitoral, e que não podemser confundidos com soberba, gula,inveja etc., que são vícios de gentenormal. Na Terra de Gerson a falta deética já virou epidemia.

OpiniãoOpiniãoOpiniãoOpiniãoOpinião

Perspectiva Agosto/2018 3

1 - Proporção entre pressão deentrada e saída

N a medida em que os edifícioscrescem em altura, aumentatambém a preocupação em

manter a pressão, vazão e velocidade daágua, controlar os níveis de ruído,segurança etc., dentro dos parâmetros

No segundo grupo estão as VálvulasRedutoras de Pressão de Ação

Direta (com Sede Compensada). Sãoequipamentos que, quando possuemSede Compensada, mantém a pressãoestática de saída dentro do limite ajustado,independentemente das variaçõesnormais das pressões dinâmicas dasprumadas que as abastecem. Neste tipo,a pressão de saída é a pressão ajustada(estática), menos a perda na própriaválvula, que varia com a demanda. Quantomaior a demanda, maior é a perda e menoré a pressão de saída, conforme o gráfico2. O fabricante deve fornecer gráficosque mostrem a curva de perda x vazão.

No primeiro grupo estão as VálvulasRedutoras de Pressão (VRP) do tipo

Proporcionais. São equipamentos quemantém constante a relação entre pressãode entrada e pressão de saída. Neste tipo,o parâmetro controlado não é a pressão.O gráfico 1 mostra os resultados de testesfeitos com vazões de 1, 5, 12 e 20 m³/h.Na vazão de 5m³/h (linha azul), 3 bar naentrada resulta aproximadamente 1 bar nasaída; 6 bar na entrada em 2 bar na saída;e 9 bar na entrada, 3 bar na saída. Ouseja, a válvula testada mantém a relaçãoem 3 x 1 – pressão de saída semprepróxima de 1/3 da pressão de entrada.Esta relação varia de acordo com osrecursos opcionais aplicados por algunsfabricantes, sendo que alguns modelospodem ter a relação ajustada pelofabricante. Todas as válvulas deste grupoapresentam a mesma característica:transferem para a saída, de maneiraproporcional, toda a variação normal dapressão dinâmica das prumadas – daí suadenominação de VRP Proporcional.

Aplicadas para reduzir as pressõesde prumadas de edificações muitoelevadas, não é recomendada para

O controle da pressão na hidráulica predialestabelecidos nas normas brasileiras emtodos os pontos das instalaçõeshidráulicas. Para resolver estas questõessatisfatoriamente, Daniel Rezende, diretorcomercial da Hidrotech, afirma que épreciso adotar soluções específicas. Emalguns casos o problema é a falta deespaço suficiente para instalar todos osequipamentos de controle necessários,enquanto em outros as normas em vigorainda precisam ser aprimoradas quando o

assunto é o controle da pressão, o queobriga os profissionais do setor hidráulicoa buscar informações com os fabricantesdos equipamentos para esse fim. Oreflexo disso é uma variedade grande desoluções, exigindo conhecimento dosprofissionais envolvidos.

Em se tratando de redução econtrole de pressão em instalações deedificações verticais, especialmente asresidenciais, o caminho para alcançar os

melhores resultados passa pela escolhado modelo adequado de válvula hidráulicae do layout das instalações. “Para obtersucesso nesta tarefa, o conhecimentoacerca dos modelos disponíveis nomercado é fundamental”, explica oengenheiro Roberto Pedroso Carvalho,consultor técnico da Bermad, maiorfabricante de válvulas hidráulicas noBrasil.

Válvulas hidráulicas podem ser

aplicadas para diversas funções, comopara reduzir e controlar a pressão desaída, para atenuar picos de pressão emuma rede, para controlar a vazão, paracontrolar o nível de um reservatório, entreoutras aplicações. Com relação aocontrole da pressão de saída de estaçõesredutoras, as válvulas disponíveis nomercado são divididas em três grupos,que diferem, principalmente, pelosresultados que proporcionam.

alimentação direta de duchas ouchuveiros, pois as variações da pressãode saída comprometem o conforto nobanho.

Tomando como exemplo uma válvulaCaleffi modelo 5350 de ¾”, trabalhandocom 1,8 m³/h, há uma perda de 0,6 bar(linha azul). Considerando que a vazãocitada seja a vazão “de projeto” de umcase em análise, isso significa que paragarantir a pressão mínima desejada nasaída da válvula, a pressão de ajustedeve ser acrescida de 0,6 bar (6 mca).Assim, em momentos de maior demanda,a pressão mínima desejada estarápreservada, afirma Daniel Rezende, daHidrotech.

Este tipo de válvula apresenta baixasvazões de trabalho e limitação da pressãode saída, geralmente em 60 mca. Estascaracterísticas impedem sua aplicação emsubsolos (excetos modelos especiais –sob encomenda) para abastecimento dezonas elevadas.

Em virtude das perdas queapresenta, é recomendada parainstalações não residenciais ouinstalações residenciais com zonas depoucos pavimentos (2 ou 3, no máximo),mais frequentemente, para a redução depressão “por pavimento” ou “porunidade”, sendo aplicada inclusive “porsistema”, uma para água fria e outra paraágua quente.

Para alimentação de número reduzidode pavimentos e de pontos de consumo,

as variações podem ser bemadministradas pelo consumidor e nãocomprometem o conforto no banho.Válvulas desse tipo que não tenham SedeCompensada podem sofrer influência dasvariações normais das pressõesdinâmicas das prumadas que asabastecem.

Válvula deAção Direta

VálvulaProporcional

Soluções disponíveisexigem conhecimento dosprofissionais envolvidos

No terceiro grupo estão as VálvulasRedutoras de Pressão Pilotadas.

São equipamentos que controlamefetivamente a pressão. Em instalaçõesprediais, estes equipamentos sãoaplicados para controle da pressão desaída, independentemente da oscilaçãonormal da pressão de entrada. Conformedemonstra o gráfico 3, mesmo comoscilações da pressão de entrada, apressão de saída permanece constante.Se o objetivo é o controle da pressão em

Válvula Pilotada

pontos de duchas ou chuveiros, este é omodelo adequado. O funcionamentodestas válvulas, no entanto, dependemuito do dimensionamento correto. “Nomomento da escolha das válvulas,devem ser informadas as pressões deentrada, saída e a vazão desejadas. Énecessário também que alguns cuidadossejam tomados no momento dainstalação”, orienta Daniel Rezende.

2 - Perda de carga x vazão 3 - Pressão de saída constante

A Bermad Brasil oferece treinamentoem sua fábrica para que profissionais daárea conheçam os diversos modelos deválvulas e suas aplicações. Tambémoferece orientação sobre os melhoresmodelos a serem considerados emprojetos e entrega técnica dosequipamentos após a instalação, pormeio da Hidrotech, representanteBermad e única assistência técnicaautorizada no litoral do estado de SãoPaulo. Informe-se sobre as próximasdatas do treinamento na Bermad Brasilpelo e-mail [email protected]

Construção

4 Agosto/2018 Perspectiva

LEANDRO AYRES

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail:[email protected]

POR

LUIZ

CARLOS

[email protected]

Imagens & Palavras

� O Índice de Confiança de SãoPaulo (IC-SP) medido pelaAssociação Comercial de São Paulo(ACSP) registrou 65 pontos emagosto, uma queda de quatro pontosem relação a julho. O indicador variaentre zero e 200 pontos, sendo queo intervalo de zero a 100 é o campodo pessimismo e de 100 a 200 dootimismo. O índice está abaixo damédia nacional (76) e também damédia do Sudeste (66). “São Paulo éo estado mais industrializado dopaís e por isso é o que mais sente odesemprego”, analisa Alencar Burti,presidente da ACSP.

� Pesquisa Ibope sob encomenda da Associação Brasileira dosComercializadores de Energia (Abraceel) constatou que 83% dosentrevistados consideram as tarifas de energia caras ou muito caras nopaís, um salto de 16% nessa percepção nos últimos cinco anos; e 69%querem a portabilidade da conta de luz, do mesmo modo como ocorre nosetor de telefonia. Se tivessem a possibilidade de escolher o fornecedor deenergia elétrica, 61% dos consumidores migrariam imediatamente assuas contas para outras empresas. A íntegra da pesquisa está emwww.queroenergialivre.com.br

� Estudo realizado pelo ColégioNotarial do Brasil – Seção SãoPaulo (CNB/SP), que congregaos cartórios de notas paulistas,revelou que no primeiro semestrede 2018, os tabelionatosbrasileiros lavraram 450.210escrituras públicas envolvendotransações imobiliárias quemovimentaram R$ 226,6 bilhões.A pesquisa está no sitewww.indicadores.cnbsp.org.br

� Canudos de plástico estarãoproibidos em bares, restaurantes,hotéis e pensões de Santos a partirde 2019. A medida, estabelecida pelaLei Complementar nº 1.010/2018,visa a redução do descarte deprodutos plásticos, cujo processo dedecomposição natural pode levar atéquatro séculos, segundo oMinistério do Meio Ambiente. Amulta para estabelecimentos quedesrespeitarem a nova regra vaivariar de R$ 500 a R$ 1.000.

� Criada em 2014, a Sala doEmpreendedor Santista, na RuaGeneral Câmara, 30, CentroHistórico de Santos, voltou aatender o público das 8h30 às 17horas, orientando quem deseja abriruma empresa na cidade, alterar suaatividade econômica ou transferir-sede local. O órgão concentra serviçosque tornam processos burocráticosmais ágeis para o profissionalautônomo, liberal,microempreendedor individual,microempresário, sociedadesempresariais, cooperativas,associações, ONGs e condomínios.

A UNIVERSIDADE de São Paulo(USP) em São Carlos, no interior doEstado, realiza até 8 de outubro aexposição fotográfica “Interações”.Criada pelo biólogo André RangelNascimento, a mostra de 41fotografias acontece nos corredoresdo Departamento de EngenhariaElétrica e de Computação (SEL) daEscola de Engenharia de São Carlos(EESC) e pode ser visitada desegunda a sexta-feira, das 8 às 18horas. As fotografias apresentam amicrofauna, em especial os insetos,atuando em espaços naturais do país

e interagindo com outras espécies,entre elas, as plantas.

Capturadas em ambientes quevão de jardins a florestas, as

fotografias exibem ocomportamento dosinsetos. Segundo o autor,conhecer essabiodiversidade éfundamental para entender

os mecanismos para a preservaçãodas florestas, dar o devido valor àvida e entender a importância deproteger esses frágeis ecossistemas.

Exposição mostra insetos na naturezaDivulgação

Insetos têmimportante papel nomeio ambiente

NA DÉCADA de 40 nos EstadosUnidos, após o período conhecidocomo a Grande Depressão, aretomada do crescimento econômicose apoiou nos mercados automotivoe imobiliário. Nesta época ascâmeras fotográficas analógicasestavam se popularizando. Dianteda nova realidade, cresceu atendência da fotografia dearquitetura e de ambientes com opropósito de mostrar esses espaçosaos possíveis compradores sem queeles tivessem a necessidade de sedeslocar até os endereços. Claro quehoje, como os interessados emnegociar não fecham a compra semantes visitar o imóvel in loco, com asimagens dos espaços em mãos épossível peneirar as opções.

Graças à fotografia digital, estesegmento tem sido cada vez maisvalorizado. Quem mais precisa destetipo de serviço são as imobiliáriasque procuram no profissional umapessoa capaz de tornar o ambientemais atraente para seus clientes. Eneste quesito o fotógrafo precisaconhecer uma série de técnicasespecíficas, como a incidência de luznaquele local, para determinar o

Sempre a busca pelosmelhores ângulos para

valorizar as dependênciasdo imóvel

Tornar oimóvelmaisatraente

Fotos Leandro Ayres

melhor horário para a tomada dasimagens, os melhores ângulos paravalorizar as dependências do imóvele ter lentes grande angularesapropriadas. Os arquitetos edecoradores que estão montando osseus portfólios também precisamdestes fotógrafos e, neste caso, asfotografias passam a ter um toque deelegância com os vasosperfeitamente alinhados, a mesa e ascadeiras de uma sala de jantardispostos de forma harmoniosa, oaparador com seu espelho polido...tudo como se vê em publicaçõesespecializadas.

Os ambientes reduzidos sãomais desafiadores. É precisotransformar o pequeno em acolhedore funcional. Ambientes grandesfacilitam a busca por ângulos, maspodem ser traiçoeiros quando não háboa incidência de luz natural. Nestecaso aconselha-se a usar a luz

artificial que os spots da salaoferecem para preencher a sombrade um determinado canto,destacando assim à adega de vinhos,por exemplo. O decorador vai pediratenção especial aos detalhes, comotipo de azulejo, o móvel colonial eos arranjos florais, tudo de forma aintegrar o ambiente. Feita ascaptações, seguem horas de edição etratamento digital das imagens, quevisa principalmente corrigirdistorções de proporção implicadaspelas lentes grande angulares.

Do neo clássico ao rococó, ofotógrafo de arquitetura e ambientesprecisa ter um bom conhecimentodos estilos arquitetônicos afim defalar a mesma língua dos seuscontratantes, entendendo assim assuas demandas e valorizando não sóos imóveis, mas o seu própriotrabalho.

SERVIÇO – Studio Photo Café /Museu do Café. Rua XV deNovembro, 95, Centro Histórico deSantos. De terça-feira a sábado, das9 às 18 horas, e aos domingos, das10 às 18 horas. (13) 3213.1750.

Este é o foco deste quartoartigo da série sobre osrumos da fotografia

Perspectiva Agosto/2018 5

Programa de aceleração decurto prazo, que visapotencializar negócios de

impacto social com soluçõesinovadoras no setor de habitação, o“Lab Habitação: Inovação eMoradia” está com inscriçõesabertas até 24 de setembro. Ainiciativa é da Artemisia e Gerdau,com apoio do Instituto Vedacit,Eternit e Grupo Tigre (por meio doInstituto Carlos Roberto Hansen), eselecionará 15 startups para umajornada de cinco semanas deaceleração, com uma programaçãocomposta por workshopspresenciais e webinares (encontrosonline). Os três negócios que sedestacarem ao longo do processopoderão receber capital-semente ementorias extras pós-programa.

Osnegóciosdevem estarfocados nosseguintestemas: acesso àmoradia dequalidade;acesso amicrocréditohabitacional;reformashabitacionais;empregabilidadena construçãocivil; gestão de

condomínios de habitação popular;água e saneamento; energia;infraestrutura e melhoria de espaçopúblico; e inovação na construçãocivil.

“Quando analisamos oscomponentes que formam uma vidadigna e segura, a questãohabitacional se mostraintrinsecamente ligada à qualidade devida e à saúde da população demenor renda. No Brasil, embora amaioria das ações do poder públicose concentre na construção de novasunidades, o problema da qualidadedas casas é duas vezes maior”,analisa Maure Pessanha, diretoraexecutiva da Artemisia, aoacrescentar que maior do que a faltade moradias é o contingente depessoas vivendo em condiçõesinadequadas; situação que impactana saúde de milhares de famílias, naautoestima, no absenteísmo e nafrequência escolar, por exemplo:“Tornar uma casa insalubre ou

irregular em um ambiente seguro,confortável e saudável representauma faísca de transformação, queimpacta positivamente pessoas,famílias e o bairro como um todo”.

A metodologia criada pelaArtemisia foi planejada parapotencializar soluções que já tenhamprotótipo desenvolvido, em fase devalidação da proposta de valor emodelo de negócios, e que tenhampotencial e intencionalidade paragerar impacto social positivo. Entreos critérios de seleção estão oimpacto social do projeto, o perfildo empreendedor, o potencial deescala para pessoas das classes C, De E, o estágio de maturidade e opotencial de inovação. É essencialtambém a disponibilidade de pelomenos um representante do negóciopara participar de todos os dias deworkshops presenciais.

As inscrições são gratuitas pelosite www.artemisia.org.br/labhabitacao

Acelerando negócios de impacto socialSoluções queajudem atornar asmoradiasmaissalubres,dignas econfortáveis

Habitação

Iniciativa faz parte daestratégia para aerradicação da pobreza

Divulgação

APortinari lançou o PietraPortinari Prime –porcelanato técnico com

design de alta performance –, comcinco coleções, que agregam altadurabilidade, resistência e possuemtecnologia de impressão digital.“Com esses lançamentos, trazemosao mercado uma nova tecnologia que

Porcelanatos técnicos com design!Inspirados em pedrasnaturais, como o mármoree o granito

permite a impressão digital tambémem porcelanatos técnicos, algoinédito no Brasil”, afirma GelcyTorquato, diretor de marketing daPortinari.

Resultado de investimentos empesquisas e equipamentos, osprodutos, indicados para uso emlocais de alto tráfego, comoambientes comerciais, são inspiradosem pedras naturais, como o mármoree o granito. “Os benefícios evantagens técnicas do PietraPortinari Prime são muitas”, explica

o gerente técnico da Portinari,Antonio Sérgio Nunes Rosa: “Aocontrário das pedras naturais, oproduto é altamente durável eresistente”.

A nova tecnologia permite unir,em mesmo produto, a superfíciepolida, o design de alta definição e aresistência superior. Para isso, foicriado um novo processo deimpressão digital, que penetra nocorpo do produto, tingindo a massaporcelânica em profundidade. “Alémdo design e cores aplicadas nas

peças, o brilho e o reflexo tambémsão destaques nos lançamentos”,frisa Torquato.

A nova categoria de produtostraz peças com acabamentos naturale antiderrapante. Agora, aeroportos,shoppings, hospitais, auditórios,hall de edifícios, magazines,supermercados, lojas dedepartamento, padarias, salão debeleza, entre outrosestabelecimentos, podem ter oreflexo, brilho e delicadeza visual,com a mais alta resistência edurabilidade.

A pedra ágata, quando cortadaao meio, traz à tona brilho,transparência e linhas queevidenciam delicados desenhos. Essafoi a inspiração para a criação dacoleção Artemis, disponível nasmedidas 60 x 120 cm e 90 x 90 cm,que reproduz detalhes dessaspedras. Além do uso em paredes echão, as peças da Artemis podem serlapidadas e exploradas em grandes erequintadas bancadas com umacabamento uniforme e perfeito.

A coleção Granite é inspiradanos conhecidos granilites, feitos deuma massa de cimento com pedaçosde pedras, como o mármore. Ogranilite se assemelha ao cimentoqueimado, e ganha resistência devidoaos minérios em sua composição. Oproduto, na medida 90 x 90 cm,pode ser instalado em ambientesinternos de alto tráfego, e noacabamento hard em espaços

externos.Assim como os palácios, as

peças da coleção Palazzo sedestacam por suas grandiosidades enobreza, nas medidas 60 x 120 cm e90 x 90 cm. A coleção traz quatroreproduções de mármores (Statuário,Covelano, Marble Grey eTravertino) com designs jamaisvistos em porcelanatos técnicos.

A coleção Piemonte tem o nomeinspirado em uma região simples ebela da Itália, situada entre os Alpes,o Mediterrâneo e os lagos. As peças,nas medidas 90 x 90 cm, podem serusadas em grandes projetos queprezam por neutralidade e altaresistência.

A coleção Venezia é baseada nosterrazos venezianos e traz peçasinspiradas na mistura do mármore epedra, com granulados finos deminerais. Os produtos, nas medidas90 x 90 cm, podem ser exploradosem grandes centros comerciais, coma vantagem de baixa manutenção,alta resistência a peso e a manchas.

A Cerâmica Portinari faz parteda Cecrisa Revestimentos CerâmicosS.A. Fundada em 1970, a empresapossui um dos mais completosportfólios de produtos do mercado.É a única no setor que pontua comcertificação LEED, da construçãosustentável, e seus produtos sãocertificados com o selo de qualidadepara porcelanato da Anfacer.

Mais informações emwww.ceramicaportinari.com.br

Arq & Decor

Coleção Granite do Pietra Portinari Prime é inspirada nos conhecidos granilites, feitos de uma massa de cimento com pedaços de pedras, como o mármore

Palazzo Travertino: peças se destacam pela grandiosidade, nas medidas 60 x 120 cm e 90 x 90 cm

Fotos Divulgação

6 Agosto/2018 Perspectiva

Perspectiva Agosto/2018 7

ANina Martinelli apresenta acoleção Cemento na corbranca, de revestimentos em

concreto arquitetônico comdiferenciados formatos e relevos,que combinam aconchego, leveza ecalma para o ambiente.

A arquiteta Lara Amadoescolheu o modelo Diamante pararevestir as paredes, com iluminaçãoque valorizou os seus relevos:“Nesta sala usei três spots de 6wembutidos, com luz branca quente,um lustre pendente clássico decristal, e uma ilha iluminadaembutida no gesso, de 2 x 2 m, comlâmpadas tubulares brancasneutras”.

O branco é uma das cores maisusadas na decoração e confereamplitude, possibilitando detalhes

Diamante:revestimentocompreende três peçasde cimento nos formatos20 x 20 cm e 15 x 37 cm

Equilíbrio, harmonia e luxoBranco confere amplitudee é uma das cores maisusadas na decoração

em outros tons. No ambiente criadopela arquiteta Lara, a madeira e ostons neutros, como o bege, mostramequilíbrio e sofisticação.

O revestimento Diamantecompreende três peças de cimentonos formatos 20 x 20 cm e 15 x 37cm, que se completam e formam

Arq & Decor

C inquenta e três propostaspor cidades mais

democráticas e inclusivas estãoem uma carta aberta destinadaaos candidatos à Presidência daRepública. Essa seleção de ideiasé resultado do encontro dearquitetos e urbanistas noseminário de política urbana queaconteceu em São Paulo,organizado pelo Conselho deArquitetura e Urbanismo (CAU)e o Instituto de Arquitetos doBrasil (IAB). O material está nolink https://goo.gl/4wXzSe

As propostas estãodistribuídas em três eixos:projeto nacional baseado naterritorialização das políticaspúblicas, governança urbanainovadora e democratização dagestão dos territórios.

Arquitetos eurbanistasdivulgam carta

Robson Salgado/Divulgação

uma bela composição. Comformatos e relevos que remete asfaces do diamante, ele confere designe efeito surpreendente, disponívelnas cores Bianco, Grigio e Beige.

Outra sugestão é abusar dobranco misturando diversas texturase relevos para quebrar a sua

monotonia e frieza. No espaçoprojetado pela designer de interioresLaura Gransotto, os detalhesfizeram a diferença e mostraramtodo o luxo e harmonia que o brancoFloratto oferece ao ambiente.

O Floratto é inspirado nanatureza e seus relevos altos ebaixos simulam uma composiçãofloral. Está disponível no formato27,5 x 27,5 cm, nas cores griggio,beige, bianco e concreto.

Os revestimentos cimentíciosNina Martinelli permitem apersonalização de acordo com ogosto do cliente, sendo possívelaplicar tinta nas paredes, conformeindicação do fabricante. Mais emwww.ninamartinelli.com.br

8 Agosto/2018 Perspectiva

Turismo & LazerPOR LUIZ CARLOS FERRAZ

[email protected]

ACosta Cruzeiros anunciounovos roteiros internacionais

para o período de novembro de 2019a abril de 2020. Os destaques são osdois novos navios da companhia queentram em atividade em 2019: oCosta Smeralda e o Costa Venezia.

O Costa Smeralda espelha ahospitalidade e o estilo italiano. Omega navio parte de Hamburgo, naAlemanha, no dia 20 de outubro de2019 para um cruzeiro vernissage de15 dias rumo a Savona. O itinerárioinclui paradas de dois dias nascidades de Roterdã, Lisboa,Barcelona, Marselha e Savona.

A partir de 4 de novembro de2019, o Costa Smeralda iniciacruzeiros regulares de seis dias, comembarque em Savona (Itália) eescalas em Barcelona, Marselha eCivitavecchia. O navio segueoperando pelo MediterrâneoOcidental até abril de 2020, comroteiros de uma semana pelos

Cruzeiros internacionais na temporada 2019/2020

destinos de Savona, Marselha,Barcelona, Palma de Maiorca,Civitavecchia e La Spezia.

O Costa Venezia está emconstrução no estaleiro deFincantieri, em Monfalcone, naItália, e faz seu cruzeiro inauguralem 8 de março de 2019, percorrendoos passos do desbravador europeuMarco Polo em uma viagem de 53dias e que ligará Trieste (Itália) aTóquio (Japão). Antes, o hóspedeCosta tem a oportunidade deembarcar no cruzeiro vernissage pela

ARepública Dominicana querser conhecida como omelhor destino turístico do

Caribe para o golfe. Visitantes domundo todo desfrutam a chance decombinar a experiência de jogar emexcelentes campos de desenhosdesafiadores com paisagens naturaisimponentes, hotéis de primeiraclasse e serviços de qualidade.

“A República Dominicana é odestino favorito dos golfistas queviajam ao Caribe. Muito mais quecampos de primeira categoria, nossopaís oferece uma variedade deexperiências ideais para que tanto ogolfista, quando seusacompanhantes, aproveitem fériasinesquecíveis, com serviços deprimeira categoria”, afirma MagalyToribio, assessora de Marketing doMinistério do Turismo da RepúblicaDominicana (Mitur).

Atualmente, a RepúblicaDominicana abriga 26 campos degolfe distribuídos ao longo do país,sete dos quais oferecem 86 buracoscom vistas impressionantes para omar. Designers de renomeinternacional, como Jack Nicklaus,Grey Player, Pete Dye e Tom Fazio,deixaram sua marca e sua paixão em

Golfe no CaribeCompetiçõesinternacionais atraemgolfistas de todo o mundo

campos que desafiam jogadores dediferentes níveis, incluindo Teeth ofthe Dog (Dente do Cachorro) de LaRomana, desenhado por Fazio econsiderado um dos 50 melhorescampos do mundo; The LakesBarceló, na região de Bávaro, que sedestaca pelo imponente bosque demanguezais que o rodeia; e PuntaEspada, em Cap Cana, com umimpecável design de Nicklaus e oitoburacos localizados de frente para omar do Caribe.

O Mitur incentiva a promoçãodo golfe, o que representou ocrescimento de mais de 45% nosúltimos cinco anos. Recentemente, opaís recebeu, pelo quarto anoconsecutivo, o prêmio de MelhorDestino de Golfe do Caribe no

Teeth of the Dog de LaRomana: um dos 50 melhores

campos do mundo

Divulgação

World Golf Awards 2018.Com o objetivo de seguir

mantendo essa liderança, de 1º a 6 desetembro se celebrará a quinta ediçãode DR Golf Travel Exchange 2018,que reúne a mídia e operadores deturismo internacionaisespecializados no esporte comdiretores de campos de golfe,hoteleiros, e operadores locais, e queano após ano se consolida como amelhor plataforma para mostrar aomundo os atrativos da RepúblicaDominicana como destino de golfe.

Mais informações emwww.godominicanrepublic.com

CostaSmeralda:hospitalidadee estiloitaliano A próxima temporada de

cruzeiros marítimos na costabrasileira começa em novembro eterá aumento na oferta de leitos,com expectativa de crescimentonas vendas. Serão ofertadas 496mil vagas para os roteiros, queterão 585 escalas nos principaisdestinos litorâneos do país. “Osetor de cruzeiros marítimos é degrande importância para odesenvolvimento do turismo, poisgera fluxo turístico e movimenta aeconomia dos destinos por meiodas várias escalas feitas no litoralbrasileiro”, comenta o ministro doTurismo, Vinicius Lummertz. Natemporada 2018/2019, 14 portosde sete estados serão escalas dosnavios – entre eles estão os deSantos, Rio de Janeiro, Salvador,

Roteiros pelo Brasil

costa Leste doMediterrâneo.Com duração decinco dias, elesai de Trieste

em 3 de março, passando por Bari,Corfu, Dubrovnik e Zadar.

Ainda no Mediterrâneo, o CostaFortuna retorna à região entre marçoe novembro de 2019. O navio realizadois cruzeiros de oito dias peloMediterrâneo Ocidental, com escalasna cidade italiana de Gênova.Durante o verão europeu, de 24 demaio a 23 de setembro de 2019, oscruzeiros a bordo do Costa Fortunaincluem paradas nas localidadesespanholas e italianas de Tarragona,Palma, Olbia e Ibiza.

Recife, Maceió, Fortaleza ePortobelo (SC). “Essa temporadaserá um pouco maior e, junto como aumento da oferta de leitos, aideia é que, todo ano, novosdestinos de escala sejam inclusosnos roteiros”, afirma o presidenteda Clia Brasil, Marco Ferraz.

As vendas antecipadas naoperadora CVC já representamaumento de 30% em comparaçãocom a temporada passada. Aempresa aponta as facilidadespara aquisição de pacotes, comdescontos e parcelamentos, comoatrativos para o consumidor. Alémdisso, a temporada também serámarcada por roteiros maiores, de7 noites, diferentemente daanterior, em que os mini roteiros(3 e 4 noites) dominaram.

Divulgação

Arede deresorts Vila

Galé abriu 400vagas detrabalho paraseu novoempreendimentono Rio Grandedo Norte, o VilaGalé TourosHotel Resort,Conference &Spa, cominvestimento deR$ 150 milhõesde reais einauguração prevista parasetembro. As vagas são para osdiversos departamentos do hotel eincluem posições no setor dealimentação e bebidas, cozinha,padaria, pastelaria, governança,limpeza, almoxarifado, spa,recreação, hospedagem,manutenção, entre outras. Osinteressados em trabalhar noempreendimento deverão cadastrarseu currículo no link http://emprego.vilagale.com/send ouenviá-lo [email protected]

O hotel contará com 514

Vila Galé Touroscontrata profissionais

Com inauguração previstapara setembro, há

oportunidades paracamareiras, auxiliares de

serviços gerais, atendentesde lavanderia, atendentes de

bares e restaurantes,padeiros, confeiteiros e

cozinheiros de garde manger

unidades habitacionais, seisrestaurantes, quatro bares,piscinas exteriores e interiores,além de um centro de convençõesde 2.000 metros quadrados, comcapacidade para até 1.200pessoas.

Divulgação

Perspectiva Agosto/2018 9

NELSON TUCCI

Veículos & Negócios

S ão Paulo Boat Show 2018acontece de 27 de setembro a

2 de outubro, no Centro deExposições São Paulo Expo,Rodovia dos Imigrantes, km 1,5,comemorando pesquisa querevelou que o setor náutico delazer no estado de São Paulomovimenta cerca de R$ 5,3bilhões por ano e empregaaproximadamente 27,5 milpessoas direta e indiretamente.Com os postos de trabalho, osetor gera renda de R$ 45,7milhões.

Elaborado pela LideraConsultoria, o levantamento foiencomendado pelo FórumNáutico Paulista e Governo doEstado, com apoio do São PauloBoat Show. “Os números sãobastante positivos para omercado náutico brasileiro eapontam para o que pode seruma nova tendência de lazer – aembarcação própria”, explicaErnani Paciornik, presidente doGrupo Náutica e idealizador doBoat Show.

A pesquisa mostra que, entrevagas diretas e indiretas, osalário médio do setor variaentre R$ 1.332 e R$ 1.896. Aoconsiderar somente as atividadesdiretamente ligadas à cadeianáutica de lazer, como estruturasde apoio, seguro, abastecimentoe manutenção, o volume é de R$1,37 bilhão anual e salário médiode R$ 2.065. De acordo comdados do IBGE-PIA, acontribuição direta da cadeianáutica de lazer em São Paulo ésimilar a de motocicletas. Oestudo comparou a quantia quecada indústria injeta diretamentena economia – embarcações emotos são responsáveis porcerca de R$ 3 bilhões.

Setor náuticode lazermostra vigor

ARumo está investindo este anocerca de R$ 50 milhões em

diversas frentes de obras de suasoperações no Porto de Santos, nolitoral de São Paulo. A companhiaresponde pelo arrendamento damalha ferroviária da Portofer, que dáacesso aos terminais instaladosdentro da área do porto organizado.

Chamado de “Revitalização deSantos”, o projeto iniciado em 2015prevê o aporte de R$ 204 milhõesem obras de melhorias emodernização até 2021. Nos últimostrês anos, já foram aplicados R$109,8 milhões. Para os próximostrês anos, serão investidos mais R$70 milhões.

R$ 50 milhões em obras ferroviáriasRumo revitalizae capacitamodal no Portode Santos

No total, a companhia pretendetrocar 150 quilômetros de trilhos(para outro com perfil mais robusto)e 117 AMVs (Aparelhos deMudança de Via), e tambémsubstituir 70 mil dormentes poroutros de qualidade superior.

Passagens de nívelestão sendorevitalizadas esistemas dedrenagem estão

sendo construídos ao longo de todoo trecho, que abrange as cidades deSantos e Guarujá.

Junto com a revitalização, trêsobras de capacitação da ferrovia sedestacam: a remodelação do pátio doMacuco; a readequação do layout

ferroviário do corredor deexportação; e a construção daterceira linha na região do Paquetá.

Com investimento total de R$39,9 milhões, a remodelação dopátio do Macuco prevê conclusãono primeiro semestre de 2020. Elefaz parte do projeto do GovernoFederal de Revitalização da AvenidaMário Covas, no trecho entre oCanal 4 e a Ponta da Praia. Ao finaldas obras, quatro vias contínuas de2.400 metros permitirão a operaçãode descarga dos trens de grãos ecelulose com maior segurança, menorcusto e mais produtividade. No anopassado, foram investidos R$ 3,3milhões, e neste ano R$ 6 milhões.

Odesign é o estilo clássico,três volumes, comatualizações (vincos na

lataria e faróis mais arrojados). Oconforto para um carro médio éapreciável, tanto na cidade quanto naestrada. E se tudo isto ainda não forsuficiente, confira a economia doNovo Voyage: você vai sesurpreender!

Andamos no Voyage 1.6FTrend, modelo 2019, inaugurando aunidade cedida para avaliação. É umsedan interessante. Internamentetem o necessário – direçãohidráulica, vidros elétricos, ar,travas, volante multifuncional ecomputador marcando distânciapercorrida, consumo médio decombustível etc.

O modelo é equipado comsensor de ré e porta-malas de 285litros. Embora não possua controle

Desejável economiaNovo Voyage:torque é de15.4 kgf.m eentrega 101 cv

Modelo é equipado comsensor de ré e porta-malasde 285 litros

de tração (o que obriga a dobrar aatenção nas curvas, quando emvelocidade superior a 80 km/h), asuspensão tipo McPherson tembarra estabilizadora na dianteira,roda tipo independente e molashelicoidais, permitindo suavizarimpactos das imperfeições de solo.

O Voyage 2019 tem motor flex,

mas nesta avaliação rodamossomente a gasolina. Neste caso, otorque é de 15.4 kgf.m e entrega 101cv, uma potência esperada para omodelo de viés clássico, 4 cilindros.O câmbio é manual, 5 marchas,mantendo a tradição de ajustesplenos da Volkswagen.

Tudo sempre depende do “jeito

de dirigir”. Ou seja,se você andarmaneirinho (a) dápara tirar mais de12 km/litro nacidade. E com amesma cautela –dando o tempocerto nas marchas,sem esgoelar omotor e forçardesnecessariamentea rodagem – épossível fazer a

média entre 17,4 km/l (com trechode serra) e 18,3 km/l (pista contínua,em 5ª marcha, constante, abaixo de3.000 rpm). Convenhamos que paraum motor 1.6 é uma economiabastante apreciável.

Leia Veículos & Negóciosatualizada semanalmente emwww.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Divulgação

Divulgação

� Sesc São Paulo realiza a 5ªedição do Mirada – FestivalIbero-Americano de ArtesCênicas, de 5 a 15 de setembro,na unidade do Sesc em Santos eespaços nos nove municípios queintegram a metrópole da BaixadaSantista.

� Destinada a jovens músicos, a4ª edição do festival internacionalImagine Brazil encerrainscrições em 14 de setembro,realizada no Brasil pelaOrganização Social de CulturaAmigos do Guri.

� Azimut Verve 40, iate de luxoesportivo produzido pela AzimutYachts no Brasil, integra a frotade 18 iates da marca que seráapresentada no Cannes YachtingFestival, de 11 a 16 de setembro,no badalado balneário francês.

� A empresária mineira RosanaMarques, diretora da Ouseuse,está entre as 10 finalistas na 6ªedição do Prêmio Empretec,Mulheres de Negócios,promovido pela Conferência dasNações Unidas sobre oComércio e Desenvolvimento.

� 6ª edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acontecerános dias 27 e 28 setembro nasede da Invest SP, na AvenidaEscola Politécnica, 82, na capitalpaulista.

� 3° edição do Festival “Umdias nas Arábias”, que apoiarefugiados sírios e celebra acultura e gastronomia árabe,acontecerá no final de semana,22 e 23 de setembro, das 11 às20 horas, no Shopping D, nacapital paulista.

� Valongo Festival Internacionalda Imagem agitará o CentroHistórico de Santos de 12 a 14 deoutubro, voltado para a difusãoda cultura visual, abrangendo aprodução de imagens e narrativasvisuais contemporâneas.

� “Harpias XXI”, no CentroHistórico e Cultural Mackenzie,capital paulista, até 29 desetembro, expõe quadros,pinturas em tecido e instalaçõescriada por artistas e professorasda Faculdade de Arquitetura eUrbanismo da UniversidadePresbiteriana Mackenzie, FannyFeigenson, Maria AugustaPisani, Ruth Verde Zein e AnaGabriela Gordinho Lima.

� Flima 2018, Festa LiteráriaInternacional da Mantiqueiraagitará Santo Antônio do Pinhal,no interior de São Paulo, de 14 a16 de setembro.

10 Agosto/2018 Perspectiva

Gente & Fatos POR SANDRA NETTO

www.blogcomsandranetto.blogspot.com.brsandranetto@jornalperspectiva.com.br

Engeplus, 30 anos

E ngeplus Construtora e Incorporadora comemorouem agosto seus 30 anos de atuação no mercado da

Baixada Santista. Para marcar a data, a FamíliaBarroso recepcionou amigos e colaboradores com umamovimentada churrascada, com Simone Anselmoencantando com grandes sucessos da MPB e samba raize Marcel Kogos, mostrando hits do sertanejouniversitário.

Família Barroso: Diogo, dona Isa, Roberto, Juliana e Roberto Filho

Simone Anselmo e banda animaram o seleto grupo de amigos daEngeplus, com a incentivadora Soraya: MPB e samba raiz

Terceirageração daEngeplus,JulianaGodinhoBarroso, eseu amorLucas

SimoneAnselmo e

RobertoBarroso Filho

Selfie dacolunista e aamiga jornalistaSilvia Barreto

O jovemcantor MarcelKogos com ospais Franciscoe Mariazinha

Fotos Sandra Netto

Perspectiva Agosto/2018 11

Gente & Fatos POR SANDRA NETTO

www.blogcomsandranetto.blogspot.com.brsandranetto@jornalperspectiva.com.br

R ecepção impecável do Grupo Mendes e Marriott International marcouem agosto a entrega do Sheraton Santos Hotel, o mais novo cinco

estrelas do litoral paulista e o primeiro da bandeira Sheraton inauguradopela Marriott no Brasil.

Inauguração do Sheraton Santos Hotel

Família Mendes,representantes daMarriott Internationale o prefeito PauloAlexandre

Fotos Sandra Netto

Alex Mendes brinda com executivos do grupo internacional

Evandro Trocoli coma esposa Valéria, e

Alzira Nivoloni

André Fernandes e Marina Introvini Fernando Silva e representante do Sheraton WTC

HugoMaranduba:tradicionalparceiro do

Grupo Mendes

Edgard Lopes Ernandes e a esposa Elisabete

A data dainauguração, 2 de

agosto, foi emblemática:se estivesse vivo, sr.Armênio Mendes, o

idealizador do GrupoMendes, estariacompletando

74 anos.

OscarMagrini,

mestre decerimônias,

e CelesteMendes

12 Agosto/2018 Perspectiva

Mesa Litoral

O Mandioca Cozinha, da chefpernambucana Madu Melo,

na Vila Buarque, capital paulista,explora todas as possibilidadesgastronômicas da raiz 100%nacional e 100% aproveitável. Amandioca é a estrela em todo omenu, carta de bebidas e emalguns itens da decoração – queexplora elementos como oconcreto, madeira e aço,combinando modernidade e popart, com exposições de artistas detodo o país. No MandiocaCozinha, da folha à raiz, tudo seaproveita para formar tapiocas,beijus, farinhas, polvilhos,caldos, bebidas fermentadas edestiladas. Entre os destaques, aDelícia do Uarini – peixe assadona folha de couve, regado comtucupi, acompanhado de farofade farinha do Uarini, da regiãoamazônica. Mais emwww.mandiocacozinha.com.br

MandiocaCozinha

BRUNO SCARPA

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos,sob o comando de RobertoSouto, Bruno Souto e

Gabriela Marin, o Naus é um barrestaurante com temática marinha econceito inovador. Os ambientes sãotemáticos, como o salão NavioPirata, e a casa tem até um“mascote”, um personagem vestidode marujo que anima o local e ésucesso, especialmente entre ascrianças, já que a casa tambémpossui espaço kids com monitor.

No cardápio as opções sãodiferenciadas. Um dos pratospreferidos é o Camarão do Naus,que consiste em camarões rosa ao

Bem-vindosa bordo!

Naus: Rua TolentinoFilgueiras, 55, em

Santos

Ambientes temáticos,drinks e pratosdiferenciados

molho de catupiry, servido dentrodo coco e acompanhado de arrozbranco e chips de banana da terra. OMignon ao Molho de Gorgonzola eo Salmão Crocante também sãoótimas pedidas. A casa possuivariedades de risotos e massasartesanais; pratos nas versõesveganas/vegetarianas e fit; e umcriativo menu kids.

Entre as saladas, a Aqua Brasilis(vinagrete de polvo, lula, camarões epupunha, combinado com rúcula eagrião). No item hambúrgueres,destaque para o Artesanal Especial(hambúrguer artesanal, alfaceamericana, tomate, cebolacaramelizada, bacon e queijo, no pãode brioche, acompanhado de batatasrústicas e maionese da casa). Outraentrada: o Frango Pinta – iscas defrango empanadas em farinha panco,servidas em cestas de parmesão com

molho de limão siciliano.Na parte dos drinks o carro

chefe é o Nausfrago servido na bolade vôlei Wilson (gin tanqueray,syrup de gengibre, syrup de maçãverde, água com gás, limão ehortelã). Outro com grande saída é oPérola Negra. E tem as tradicionaiscaipirinha e saquerita, cervejasartesanais e carta de vinhos.

Como sobremesa, valeexperimentar a torta de banana fitcom sorvete de açaí, ou os deliciosos

bolinhos de chocolate 70%. Para osaniversariantes, o Naus oferece umbolo surpresa com gavetas debrindes, para o cliente escolher umadelas e ganhar um brinde.

O Naus Restaurante Bar estálocalizado na Rua TolentinoFilgueiras, 55, Gonzaga, em Santos,e permanece aberto de terça aquinta-feira e domingo, das 18 às23h45, e sexta-feira e sábado, das 18às 2. Nas redes sociais Facebook/Naus e @nausrestaurantebar