diversidadee cultural

12
Escola E.B. 2,3/S de Vila Flor Filosofia Diversidade Cultural Trabalho elaborado por: Amanda Seixas 10ºA Nº2

Upload: filosofiavilaflor

Post on 19-Jun-2015

733 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diversidadee Cultural

Escola E.B. 2,3/S de Vila Flor

Filosofia

Diversidade Cultural

Trabalho elaborado por:

Amanda Seixas

10ºA Nº2

Page 2: Diversidadee Cultural

O que é a Diversidade Cultural? A Diversidade cultural consiste nas diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestimenta e tradições, bem como as sociedades que se organizam conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente.

Page 3: Diversidadee Cultural

Cultura A Cultura da Itália é famosa pela sua arte, cultura e monumentos, entre os quais se encontram a Torre de Pisa o Coliseu de Roma, bem como pela sua comida, vinho, estilo de vida, elegância, design, cinema, teatro, literatura, poesia, artes plásticas, música (especialmente a Ópera), e, de uma forma geral, por aquilo que é considerado por muita gente "bom gosto".

Page 4: Diversidadee Cultural

Costumes Designam-se como costumes as regras sociais resultantes de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura específica. O costume jurídico caracteriza-se por dois elementos que o geram e justificam: o corpus ou consuetudo, que consiste na prática social reiterada do comportamento e o animus, que consiste na convicção subjectiva ou psicológica de obrigatoriedade desses comportamentos enquanto representativos de valores essenciais.

Page 5: Diversidadee Cultural

Culinária A culinária italiana, cozinha nacional célebre como um dos símbolos daquele país na actualidade, ao longo das mais variadas alterações sociais e políticas. Mudanças significantes ocorreram com a descoberta do Novo Mundo, que ajudaram a moldar muito do que é conhecido como a culinária italiana hoje em dia, através da introdução de ingredientes como batatas, tomates, pimentões e milho. Tanto ingredientes como pratos variam de região para região do país. Existem diversos pratos regionais importantes que também assumiram carácter nacional.

Page 6: Diversidadee Cultural

Diversidade Cultural na Itália Em toda a Europa, a sobremaneira na Itália, a postura em relação à imigração está ficando mais dura. Calcula-se que cerca de 8 milhões de imigrantes ilegais vivam na União Europeia. Com a queda do índice de natalidade e uma população composta cada vez mais pessoas idosas. Actualmente a Itália dificilmente sobreviveria sem os trabalhadores estrangeiros.

Page 7: Diversidadee Cultural

Idioma O idioma oficial é o italiano, falado por quase toda a população. O italiano padrão é uma língua derivada do dialeto da Toscana, sobretudo aquele falado na região de Florença. Existem diversas línguas e dialetos falados no dia-a-dia pela população italiana, como o sardo (na Sardenha), napolitano (em Campânia), vêneto (no Vêneto), friulano (em Friuli-Venezia Giulia), francês (no Valle d'Aosta), alemão (em Trentino-Alto Ádige), esloveno (em Trieste).

Page 8: Diversidadee Cultural

Religião O Catolicismo Romano é de longe a maior religião do país, embora a Igreja Católica não seja mais a religião oficial do estado. 87,8% dos italianos identificam-se católicos romanos, embora apenas um terço descrevem-se como membros activos (36,8%). A sede mundial da Igreja Católica Romana situa-se no Vaticano, um Estado religioso independente, encravado em território Italiano, e que tem por representante a figura do Papa. Outros grupos cristãos na Itália incluem mais de 700.000 cristãos ortodoxos, incluindo 470.000 imigrantes, e por volta de 180.000 Gregos ortodoxos, 550.000 Pentecostais e Evangélicos (0,8%)), 235.685 Testemunhas de Jeová (0,4%), e 104.000 de outras religiões.

Page 9: Diversidadee Cultural

População A Itália ocupa o quarto lugar na Europa por número de habitantes: cerca de 57 milhões. A densidade média da população é de 190 habitantes por km quadrado. Nos últimos anos verificou-se na Itália um forte processo de urbanização, estritamente ligado ao desenvolvimento industrial do país. Actualmente a população urbana representa cerca de 80% da população total.

Page 10: Diversidadee Cultural

Agricultura A configuração do território italiano não é muito favorável à agricultura: 80% de sua superfície está situada em zonas montanhosas e colinosas. Apesar desta situação, somente 9% do território nacional é de terrenos incultos. Os principais produtos agrícolas são: trigo, arroz (1o. lugar na Europa), hortaliças, frutas, flores, tabaco, óleo, beterraba, frutas cítricas; a Itália está entre os maiores produtores mundiais de vinho do mundo.

Page 11: Diversidadee Cultural

Indústria A indústria mecânica é a estrutura básica do sistema produtivo nacional. Os sectores mais desenvolvidos são o automobilístico, a fabricação de utensílios, electrodomésticos maquinários electrónicos, instrumentos de precisão e, particularmente activo, o sector de produção de máquinas industriais. A mais antiga indústria italiana, a têxtil, superado um período de profunda crise, alcançou níveis de alta produção, principalmente no desenvolvimento de fibras sintéticas. A indústria alimentícia diversificou a produção, dando actualmente particular atenção aos produtos de preparação rápida.