direito previdenciário - previdência social

17

Upload: mentor-concursos

Post on 20-Feb-2017

86 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direito Previdenciário - Previdência Social
Page 2: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Page 3: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui.A renda transferida pela Previdência Social é utilizada parasubstituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde acapacidade de trabalho, seja por doença, invalidez, idadeavançada, morte ou desemprego involuntário, ou mesmo pormaternidade ou reclusão.

Page 4: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RPPS (CF88, art. 40)

Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dosEstados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suasautarquias e fundações, é assegurado regime de previdência decaráter contributivo e solidário, mediante contribuição dorespectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dospensionistas, observados critérios que preservem o equilíbriofinanceiro e atuarial e o disposto neste artigo.

Tem que garantir, no mínimo, aposentadoria e pensão.

Page 5: Direito Previdenciário - Previdência Social

RPPS:

Servidores públicos concursados que trabalham paraadministração direta, autárquica ou fundacional de qualquerdos entes federados, desde que possuam RPPS.

RGPS:

Trabalhadores da iniciativa privada, empresas públicas,sociedades de economia mista, todos regidos pela CLT. Incluios servidores públicos de Municípios que não possuem RPPS.

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Page 6: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS (CF88, art. 201)

Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma deregime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória,observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro eatuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:

I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idadeavançada;

II - proteção à maternidade, especialmente à gestante;

Page 7: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

III - proteção ao trabalhador em situação de desempregoinvoluntário;

IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dossegurados de baixa renda;

V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, aocônjuge ou companheiro e dependentes, observado odisposto no § 2º.

NOTA: RGPS x RPPS – exclusão dos segurados do RPPS – Lei8.213/91, art. 12. Caso exerça atividade abrangida pelo RGPS,é segurado obrigatório e terá direito às coberturas dos doisregimes.

Page 8: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (CF88, art. 202)

Art. 202. O regime de previdência privada, de carátercomplementar e organizado de forma autônoma em relação aoregime geral de previdência social, será facultativo, baseado naconstituição de reservas que garantam o benefício contratado, eregulado por lei complementar.

LC 109/01 e LC 108/01.

Page 9: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Page 10: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS consiste no pagamento de 01 (um) salário mínimo mensal apessoas com 65 anos ou mais de idade e a pessoas comdeficiência incapacitante para a vida independente e para otrabalho. Em ambos os casos, a renda per capita familiar deve serinferior a ¼ do salário mínimo.

Page 11: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Benefício é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social eCombate à Fome (MDS) a quem compete sua gestão,acompanhamento e avaliação e , ao Instituto Nacional do SeguroSocial (INSS) a sua operacionalização.

Os recursos para custeio do BPC provêm do Fundo Nacional deAssistência Social (FNAS).

Page 12: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

São consideradas membros da família, para o cálculo da rendaper capita, as pessoas que vivem sob o mesmo teto com omesmo parentesco dos dependentes descritos na Lei8.213/91, artigo 16, ou seja, conjunto de pessoas compostopelo requerente, o cônjuge, o companheiro, a companheira,os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto,os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e osmenores tutelados.

Page 13: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Entram no cálculo da renda mensal bruta familiar: a soma dosrendimentos brutos auferidos mensalmente pelos membrosda família composta por salários, proventos, pensões, pensõesalimentícias, benefícios de previdência pública ou privada,seguro desemprego, comissões, pró-labore, outrosrendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos domercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos dopatrimônio, Renda Mensal Vitalícia e Benefício de PrestaçãoContinuada.

Page 14: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O valor do Benefício de Prestação Continuada concedido aidoso não será computado no cálculo da renda bruta familiarpara fins de concessão do Benefício de Prestação Continuadaa outro idoso da mesma família.

Não entram no cálculo da renda mensal bruta familiar:benefícios e auxílios assistenciais de natureza eventual etemporária, bolsas de estágio curricular, rendas de naturezaeventual ou sazonal, remuneração da pessoa com deficiênciana condição de aprendiz.

Page 15: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A acumulação do benefício com a remuneração advinda docontrato de aprendizagem pela pessoa com deficiência estálimitado ao prazo máximo de dois anos

O Benefício de Prestação Continuada deverá ser revisto a cadadois anos

O benefício de Prestação Continuada não está sujeito adesconte de qualquer contribuição e não gera direito aopagamento de abono anual, é intransferível, não gerandodireito à pensão por morte aos herdeiros ou sucessores.

Page 16: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Do indeferimento do benefício caberá recurso à junta deRecursos do Conselho de Recursos da Previdência Social, noprazo de trinta dias, a contar do recebimento da comunicação.

Os beneficiários e suas famílias deverão ser cadastrados noCadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal –Cad-Unico

Page 17: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Beneficiário de Prestação Continuada será suspenso emcaráter especial quando a pessoa com deficiência exerceratividade remunerada, inclusive na condição demicroempreendedor individual, mediante comprovação darelação trabalhista ou da atividade empreendedora.

O pagamento do beneficio suspenso será restabelecidomediante requerimento do interessado que comprove aextinção da relação trabalhista ou da atividadeempreendedora, e, quando for o caso, o encerramento doprazo de pagamento do seguro=desemprego, sem que tenha obeneficiário adquirido direito a qualquer benefício o âmbitoda Previdência Social.