direito previdenciário - previdência social

17

Upload: mentor-concursos

Post on 17-Feb-2017

31 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direito Previdenciário - Previdência Social
Page 2: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Page 3: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte ou desemprego involuntário, ou mesmo por maternidade ou reclusão.

Page 4: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RPPS (CF88, art. 40)

Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.

Tem que garantir, no mínimo, aposentadoria e pensão.

Page 5: Direito Previdenciário - Previdência Social

RPPS:

Servidores públicos concursados que trabalham para administração direta, autárquica ou fundacional de qualquer dos entes federados, desde que possuam RPPS.

RGPS:

Trabalhadores da iniciativa privada, empresas públicas, sociedades de economia mista, todos regidos pela CLT. Inclui os servidores públicos de Municípios que não possuem RPPS.

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Page 6: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS (CF88, art. 201)

Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:

I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;

II - proteção à maternidade, especialmente à gestante;

Page 7: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;

IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;

V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º.

NOTA: RGPS x RPPS – exclusão dos segurados do RPPS – Lei 8.213/91, art. 12. Caso exerça atividade abrangida pelo RGPS, é segurado obrigatório e terá direito às coberturas dos dois regimes.

Page 8: Direito Previdenciário - Previdência Social

PREVIDÊNCIA SOCIAL

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (CF88, art. 202)

Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.

LC 109/01 e LC 108/01.

Page 9: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Page 10: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS consiste no pagamento de 01 (um) salário mínimo mensal a pessoas com 65 anos ou mais de idade e a pessoas com deficiência incapacitante para a vida independente e para o trabalho. Em ambos os casos, a renda per capita familiar deve ser inferior a ¼ do salário mínimo.

Page 11: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Benefício é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a quem compete sua gestão, acompanhamento e avaliação e , ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a sua operacionalização.

Os recursos para custeio do BPC provêm do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Page 12: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

São consideradas membros da família, para o cálculo da renda per capita, as pessoas que vivem sob o mesmo teto com o mesmo parentesco dos dependentes descritos na Lei 8.213/91, artigo 16, ou seja, conjunto de pessoas composto pelo requerente, o cônjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados.

Page 13: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Entram no cálculo da renda mensal bruta familiar: a soma dos rendimentos brutos auferidos mensalmente pelos membros da família composta por salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, benefícios de previdência pública ou privada, seguro desemprego, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, Renda Mensal Vitalícia e Benefício de Prestação Continuada.

Page 14: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O valor do Benefício de Prestação Continuada concedido a idoso não será computado no cálculo da renda bruta familiar para fins de concessão do Benefício de Prestação Continuada a outro idoso da mesma família.

Não entram no cálculo da renda mensal bruta familiar: benefícios e auxílios assistenciais de natureza eventual e temporária, bolsas de estágio curricular, rendas de natureza eventual ou sazonal, remuneração da pessoa com deficiência na condição de aprendiz.

Page 15: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A acumulação do benefício com a remuneração advinda do contrato de aprendizagem pela pessoa com deficiência está limitado ao prazo máximo de dois anos

O Benefício de Prestação Continuada deverá ser revisto a cada dois anos

O benefício de Prestação Continuada não está sujeito a desconte de qualquer contribuição e não gera direito ao pagamento de abono anual, é intransferível, não gerando direito à pensão por morte aos herdeiros ou sucessores.

Page 16: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Do indeferimento do benefício caberá recurso à junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social, no prazo de trinta dias, a contar do recebimento da comunicação.

Os beneficiários e suas famílias deverão ser cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cad-Unico

Page 17: Direito Previdenciário - Previdência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Beneficiário de Prestação Continuada será suspenso em caráter especial quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual, mediante comprovação da relação trabalhista ou da atividade empreendedora.

O pagamento do beneficio suspenso será restabelecido mediante requerimento do interessado que comprove a extinção da relação trabalhista ou da atividade empreendedora, e, quando for o caso, o encerramento do prazo de pagamento do seguro=desemprego, sem que tenha o beneficiário adquirido direito a qualquer benefício o âmbito da Previdência Social.