direito previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/simulado 0005... · inss...

21
INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS| Simulado 0005 – Mapa do Edital As questões INÉDITAS de Direito Previdenciário estão comentadas no final do simulado. Direito Previdenciário 1. A Constituição Federal de 1934 inovou a ordem constitucional brasileira no que se refere à fonte do custeio previdenciário, que passou a ser tríplice, provinda de contribuições do Estado, do trabalhador e do empregador. 2. A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.º 4.682/1923), considerada o marco da Previdência Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e pensões das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado. 3. A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a arrecadação das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros (SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros) permanecem a cargo do INSS. 4. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, sendo que a universalidade da cobertura e do atendimento, bem como a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais estão entre os objetivos em que se baseia a organização da seguridade social no Brasil. 5. À luz da Organização da Seguridade Social, a Assistência Social, por meio de sistema único e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdência Social. 6. Em relação às fontes do direito previdenciário, é correto afirmar que o memorando é fonte primária. 7. A pessoa participante de regime próprio de previdência pode filiar- se, na qualidade de segurado facultativo, ao regime geral de previdência social (RGPS), se para ele contribuir.

Upload: doannhan

Post on 05-Feb-2018

232 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Simulado 0005 – Mapa do Edital As questões INÉDITAS de Direito Previdenciário estão comentadas no final do simulado.

Direito Previdenciário

1. A Constituição Federal de 1934 inovou a ordem constitucional brasileira no que se refere à fonte do custeio previdenciário, que passou a ser tríplice, provinda de contribuições do Estado, do trabalhador e do empregador.

2. A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.º 4.682/1923), considerada o marco da Previdência Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e pensões das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado.

3. A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a

arrecadação das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros (SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros) permanecem a cargo do INSS.

4. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, sendo que a universalidade da cobertura e do atendimento, bem como a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais estão entre os objetivos em que se baseia a organização da seguridade social no Brasil.

5. À luz da Organização da Seguridade Social, a Assistência Social, por meio de sistema único e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdência Social.

6. Em relação às fontes do direito previdenciário, é correto afirmar que o memorando é fonte primária.

7. A pessoa participante de regime próprio de previdência pode filiar-se, na qualidade de segurado facultativo, ao regime geral de previdência social (RGPS), se para ele contribuir.

Page 2: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

8. O Sistema Único de Saúde é

financiado com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos estados, do DF e dos municípios, sendo vedadas outras fontes de custeio.

9. Sendo organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, a previdência social protege o trabalhador em situação de desemprego involuntário apenas se ele for filiado ao regime.

10. É de um salário mínimo e meio o valor do benefício assistencial, comumente denominado LOAS, pago mensalmente à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

11. Os objetivos da assistência social, que deve ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, incluem habilitar e reabilitar pessoas portadoras de deficiência, preparando-as para uma integração comunitária.

12. A solidariedade é a justificativa elementar para a compulsoriedade do sistema previdenciário, pois os trabalhadores são coagidos a contribuir em razão da cotização individual ser necessária para a

manutenção de toda a rede protetiva, e não para a tutela do indivíduo, isoladamente considerado.

13. Entende-se por segurados as pessoas físicas ou jurídicas vinculadas à Previdência Social.

14. Antônio José, arrendatário rural, trabalha exclusivamente nesta atividade agropecuária em regime de economia familiar em área de 2 (dois) módulos fiscais. Querendo se aposentar, perante a legislação previdenciária ele deve contribuir como contribuinte individual.

15. Considere que uma empresa, durante as festividades de final de ano, contrate, pelo período de dois meses, trabalhadores para atender ao aumento extraordinário de serviço. Nessa situação, esses trabalhadores temporários serão filiados obrigatórios do RGPS na qualidade de segurado empregado.

16. Deputado federal será sempre filiado obrigatório do RGPS, na condição de segurado empregado.

17. Indivíduo que exerce, de forma autônoma, atividade de contador devidamente reconhecida pelo órgão de classe é considerado, de acordo com a legislação previdenciária, segurado facultativo.

Page 3: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

18. De acordo com a Lei n.º 8.213/1991, a companheira do segurado deve comprovar a união estável e a dependência econômica para receber eventual benefício da previdência.

19. As relações jurídicas de custeio previdenciário do dependente e do segurado são distintas, havendo previsão de alíquotas diferenciadas para ambos, razão por que não há carência em relação aos benefícios de que sejam titulares os dependentes.

20. Se o segurado não tiver nenhum dos dependentes expressamente elencados na lei como beneficiários do RGPS, poderá designar uma pessoa, independentemente de com ela manter grau de parentesco, como sua beneficiária, desde que essa pessoa seja menor de vinte e um anos de idade ou inválida.

21. Conforme previsto no Plano de Benefícios da Previdência Social, o segurado facultativo mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuição, até seis meses após a cessação das contribuições, espaço de tempo denominado período de graça pela doutrina.

22. Cabe ao segurado, quando de sua filiação ao sistema previdenciário, a inscrição do dependente, sendo

vedado ao próprio dependente inscrever-se como tal após a morte do segurado.

23. É vedada a inscrição de segurado após sua morte (post mortem), exceto em caso de segurado especial.

24. Considera-se trabalhador avulso aquele que presta serviços sem vínculo empregatício, de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, com ou sem a intermediação de sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra.

25. A concessão do salário-família e a do auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados que recebam remuneração até o teto de contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social estão entre algumas das situações cobertas pela previdência social.

26. João comprou um terreno na praia e resolveu construir a sua casa de veraneio. Para tanto, contratou direta e pessoalmente os trabalhadores para a execução da obra de construção. Nessa situação, em relação aos segurados que lhe prestam serviços, João é equiparado a uma empresa no que concerne às obrigações previdenciárias previstas na legislação.

Page 4: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

27. Os prazos de decadência e prescrição das contribuições previdenciárias são de 5 (cinco) anos e não de 10 (dez) como preconizado na Lei n. 8.212 /91.

28. O seguro acidente do trabalho (SAT) incide sobre o total das remunerações pagas ou creditadas no mês para os segurados empregados, avulsos e contribuintes individuais, no percentual variável de 1% a 3%, segundo o grau de risco da atividade preponderante da empresa

29. A respeito do custeio do RGPS, é correto afirmar que a alíquota de contribuição do segurado contribuinte individual a título de custeio da previdência social é de 12% sobre todos os valores recebidos a título de serviços prestados a terceiros.

30. Não integra o Salário de Contribuição, segundo o Regulamento da Previdência Social, a ajuda de custo e o adicional mensal recebidos pelo aeronauta, nos termos da legislação pertinente.

31. Despesas com viagem não integra o salário de contribuição.

32. Pedro, segurado da previdência social, foi dado como incapaz e insuscetível de reabilitação para o

exercício de atividade que lhe garanta a subsistência. Nessa situação, tendo sido cumprida a carência exigida, Pedro terá direito à Aposentadoria por Invalidez após o gozo de, no mínimo, dois anos de Auxílio Doença.

33. Silvia trabalhou na empresa X, de janeiro de 2009 a janeiro de 2010, como digitadora, quando foi acometida de tendinite, por 30 dias, que a impedia de exercer suas atividades habituais. Submetida a tratamento médico, recuperou-se para suas atividades. Nessa situação, Silvia teve direito a receber Auxílio Acidente.

34. A empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção: de 201 a 500 − 3%; de 501 a 1.000 − 4%; de 1.001 em diante 5%.

35. Em caso de aborto não criminoso comprovado por atestado médico do SUS ou pelo serviço médico próprio da empresa por ela credenciado, alcançará a segurada a percepção do Salário Maternidade por duas semanas.

36. Em relação às disposições constitucionais aplicáveis à previdência social, é correto

Page 5: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

afirmar que ao segurado homem garante-se a aposentadoria no regime geral de previdência social após trinta e cinco anos de contribuição e sessenta e cinco anos de idade, reduzido em cinco anos o limite etário para os professores dos ensinos fundamental e médio.

37. Considere que, em fiscalização acerca da regularidade fiscal de determinada empresa em liquidação judicial, o liquidante tenha deixado de exibir, sem justificativa plausível, às autoridades do fisco alguns livros relacionados às contribuições previdenciárias. Nessa situação, a Secretaria da Receita Federal do Brasil não poderá lançar de ofício a importância devida.

38. Para a concessão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio doença em decorrência de acidente do trabalho, a legislação de regência do RGPS dispensa o cumprimento do período de carência, dado que se trata de evento não programável.

39. O benefício de salário-maternidade, para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada doméstica, não exige período de carência.

40. De acordo com a Lei nº 8.213/91, o prazo decadencial para a revisão do

ato de concessão de benefício conta-se do dia primeiro do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação ou, quando for o caso, do dia em tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo.

Leandro, segurado empregado do RGPS que trabalha desde 2000 na empresa Alfa ltda, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes. Leandro é casado com Sônia desde 2001 e tem dois filhos, Junior, de 6 anos, e Alex, de 12 anos. Sabendo que Leandro tinha remuneração enquadrada em baixa renda, mas sua esposa não, julgue os itens 41 a 45.

41. Sônia terá direito de receber auxílio-reclusão, mesmo ela não sendo baixa renda, pois para a concessão do benefício é observada a renda do segurado e não dos dependentes.

42. Com as alterações feitas pela lei 13.183 o auxílio-reclusão agora exige 12 contribuições.

QUESTÃO INÉDITA

QUESTÃO INÉDITA

Page 6: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

43. Se Leandro fugir da prisão o benefício cessará aos dependentes, todavia se ele for recapturado a qualquer tempo o benefício será reativado.

44. Leandro, depois de alguns anos

mantendo bom comportamento passou do regime fechado para o semiaberto, por este motivo o benefício cessa para seus dependentes.

45. Se Leandro morrer na prisão o benefício de auxílio-reclusão é convertido, automaticamente, em pensão por morte aos dependentes que tiverem direito.

DIREITO ADMINISTRATIVO

46. Ocorre o fenômeno de descentralização por serviços quando, por exemplo, no âmbito do MTE, cria-se um novo órgão e a ele são transferidas determinadas competências para a execução de serviços públicos.

47. As empresas públicas e as sociedades de economia mista têm personalidade jurídica de direito privado, o que, nesse aspecto, as

torna diferentes das autarquias, qualificadas como pessoas jurídicas de direito público.

48. A administração decai do direito de anular atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis aos destinatários após três anos, contados da data em que foram praticados.

49. A edição de atos de caráter normativo e a decisão de recursos administrativos não podem ser objetos de delegação.

50. Uma autoridade poderá, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros titulares de órgãos, desde que esses lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, unicamente em razão de circunstâncias técnicas, sociais e econômicas.

51. A desistência ou renúncia do processo administrativo por parte do interessado não impõe o arquivamento, já que a administração pode dar prosseguimento ao processo, se o interesse público o exigir.

52. O ato administrativo, quando motivado, somente é válido se os motivos indicados forem verdadeiros, mesmo que, no caso, a lei não exija a motivação.

QUESTÃO INÉDITA

QUESTÃO INÉDITA

QUESTÃO INÉDITA

Page 7: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

53. Segundo a doutrina, integra o conceito de forma, como elemento do ato administrativo, a motivação do ato, assim considerada a exposição dos fatos e do direito que serviram de fundamento para a respectiva prática do ato.

54. A presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos é absoluta.

55. A ausência de previsão de acesso a cargo público de caráter efetivo por estrangeiros se coaduna com a política de soberania do Estado brasileiro, razão por que eles só poderão ocupar função pública de caráter transitório, e sem vínculo estatutário.

56. A multa, como sanção resultante do exercício do poder de polícia administrativa, não possui a característica da autoexecutoriedade.

57. Segundo jurisprudência recente do STF, é inconstitucional a exigência de depósito prévio da multa aplicada pela administração pública como condição de admissibilidade do recurso na esfera administrativa.

58. As concessões e permissões de serviços públicos deverão ser precedidas de licitação, existindo exceções a essa regra.

59. Atos administrativos decorrentes do poder de polícia gozam, em regra, do atributo da autoexecutoriedade, haja vista a administração não depender da intervenção do Poder Judiciário para torná-los efetivos. Entretanto, alguns desses atos importam exceção à regra, como, por exemplo, no caso de se impor ao administrado que este construa uma calçada. A exceção ocorre porque tal atributo se desdobra em dois, exigibilidade e executoriedade, e, nesse caso, falta a executoriedade.

ÉTICA NO SERVIÇO

PÚBLICO

60. Caracteriza-se como uma das regras deontológicas mencionadas no Decreto nº 1.171/94: “A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”.

61. Caracteriza-se como um dos principais deveres do servidor público, conforme mencionado no Decreto nº 1.171/94: “Resistir a todas as pressões de superiores

Page 8: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las ao Poder Judiciário”.

62. Caracteriza-se como vedação ao servidor público, conforme o Decreto nº 1.171/94: “Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”.

63. Caracteriza-se como atuação da Comissão de Ética, como previsto no Decreto nº 1.171/94: “A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”.

64. A Comissão de Ética constituída nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, que alterou o Decreto nº 1.171/94 será assim constituída: “Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994 será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu

quadro permanente e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos”.

REGIME JURÍDICO ÚNICO

65. O regime estatutário, como o

instituído pela Lei n.º 8.112/1990, abrange somente os servidores titulares de cargos efetivos.

Caio, servidor público federal estável há mais de 10 anos, ocupante do cargo de analista judiciário de determinado tribunal, está sendo acusado pelo Ministério Público Federal de ter praticado ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei n.º 8.429/1990. O referido tribunal, para apurar a prática de ilícito administrativo, resolveu instaurar processo disciplinar. Acerca dessa situação hipotética e do que dispõe a Lei n.º 8.112/1990, julgue o item 66.

66. No caso narrado, a autoridade

instauradora do processo disciplinar, como medida cautelar e a fim de evitar qualquer influência na apuração da irregularidade, poderá determinar o afastamento preventivo de Caio do exercício do

Page 9: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

cargo, pelo prazo improrrogável de sessenta dias, não recebendo este, nesse período, qualquer remuneração dos cofres públicos.

67. O cargo público é renunciável a qualquer tempo. Sendo assim, o servidor pode exonerar-se do cargo efetivo que ocupa quando julgar conveniente, não cabendo à administração questioná-lo a respeito dos motivos que o levaram a tomar esta atitude

68. A CF permite que alguns agentes públicos desempenhem as suas atividades de forma gratuita.

69. A ajuda de custo se incorpora ao vencimento ou provento do servidor para todos os efeitos.

70. A posse em cargo público, que poderá ser realizada mediante procuração específica, terá de ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento, enquanto o prazo para o servidor entrar em exercício será de quinze dias, contados da referida posse.

71. Considerando o disposto na Lei n.º 8.112/1990 e suas atualizações, julgue o item subsequente. Em regra, o servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, com a ressalva de que,

para o primeiro período aquisitivo de férias, são exigidos doze meses de exercício.

72. A readaptação, a reversão e a recondução são formas de provimento de cargo público.

73. Acerca do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item subsequente. O servidor público federal estável, habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo, só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

RLM

74. Julgue os próximos itens,

considerando os conectivos lógicos usuais e que P, Q e R representam proposições lógicas simples. A proposição

é uma tautologia.

Julgue o itens 75 e 76, relacionado à lógica proposicional.

75. A sentença “A crença em uma justiça divina, imparcial, incorruptível e infalível é lenitivo para muitos que desconhecem os caminhos para a busca de seus direitos, assegurados na

Page 10: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Constituição” é uma proposição lógica simples.

76. A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” é uma proposição lógica composta.

Considerando que P seja a proposição “Se os seres humanos soubessem se comportar, haveria menos conflitos entre os povos”, julgue os itens seguintes.

77. A proposição P é logicamente

equivalente à proposição “Se houvesse menos conflitos entre os povos, os seres humanos saberiam se comportar”.

78. A proposição P é logicamente

equivalente à proposição “Os seres humanos não sabem se comportar ou haveria menos conflitos entre os povos”.

79. Se a proposição “Os seres humanos sabem se comportar” for falsa, então a proposição P será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “Há menos conflitos entre os povos”.

80. A negação da proposição P pode ser corretamente expressa pela proposição “Se os seres humanos não soubessem se comportar, não

haveria menos conflitos entre os povos”.

PORTUGUÊS

Julgue os itens 81 a 85, relativos às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.

81. A eliminação do sinal indicativo de crase em “à demanda” (R.11) prejudicaria a correção gramatical do texto.

82. Nas duas ocorrências, “se” (R.1) e “Se” (R.3), têm a mesma função sintática.

83. A expressão “ainda mais” (R.2) reforça a ideia de que a capacidade produtiva do Brasil já está comprometida.

84. A expressão “esse quadro” (R.4) é elemento coesivo que retoma informação contida no período anterior.

85. Depreende-se das informações do texto que, no Brasil, a distribuição

Page 11: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

da riqueza depende da ampliação dos quadros de mão de obra qualificada.

Com referência aos sentidos e às estruturas do texto acima, julgue os itens de 86 a 90.

86. Na linha 1, o segmento “que

precisam contratar” tem natureza restritiva, já que limita a informação presente no termo “empresas”.

87. A substituição de “o percentual”

(R.4) por a porcentagem alteraria o período tanto gramatical quanto semanticamente e, além disso, prejudicaria a informação do texto.

88. A substituição da palavra

“paliativos” (R.16) por atenuantes manteria a informação original do período.

89. Depreende-se das informações do

texto que, ao reduzirem as exigências de qualificação, as

empresas conseguem preencher todas as vagas disponíveis com empregados brasileiros, até porque os sistemas de treinamento continuado em serviço são muito eficientes.

90. Na linha 11, o pronome “se”, em

“estreitou-se”, indica que o sujeito da forma verbal “estreitou” é indeterminado.

Com referência aos sentidos e às estruturas do texto acima, julgue os itens de 91 a 95

91. Mantêm-se a correção gramatical e as informações originais do texto ao se substituir a correlação “não só (...) mas também” (R.11-13) por não somente (...) como também.

92. Os acentos gráficos das palavras “países” e “políticas” têm a mesma justificativa gramatical.

93. A expressão “políticas compensatórias” (R.12) significa políticas que procurem neutralizar os efeitos de algo negativo — a exclusão social — com ações,

Page 12: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

medidas, iniciativas ou influências positivas para combater uma desigualdade.

94. A substituição de “na fronteira do desenvolvimento” (R.6-7) por desenvolvidos prejudicaria a correção gramatical do período.

95. O emprego do sinal indicativo de

crase em “à condição” (R.10) deve-se à regência de “passaram” (R.9), que exige complemento antecedido pela preposição “a”, e à presença de artigo definido feminino antes de “condição”.

REDAÇÃO OFICIAL

À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens 96 a 98.

96. Embora não haja uma forma rígida para a estrutura do correio eletrônico, deve-se empregar nesse documento linguagem compatível com as regras da comunicação oficial. Assim, em correio eletrônico destinado a um conselheiro do CADE, por exemplo, é permitido o emprego do vocativo Prezado Senhor Conselheiro e do fecho Cordialmente.

97. Para manter a concisão do texto oficial, deve-se evitar o emprego de expressões como Vimos por meio desta e Tenho a honra de informar que.

98. Por se tratar de modalidade de

comunicação entre unidades do mesmo órgão, o memorando é o único expediente em que é permitido o emprego de jargões burocráticos inerentes à rotina administrativa.

INFORMÁTICA

99. Julgue os próximos itens, acerca de redes de computadores, do programa de correio eletrônico Outlook Express e do Microsoft Office 2013. Durante a edição de um texto no Microsoft Word 2013, caso haja necessidade de substituição de uma palavra por outra com o mesmo significado, pode-se fazer uso do dicionário de sinônimos, acessível no menu Editar.

Considerando a figura abaixo, que ilustra uma janela do BrOffice, julgue os itens 100 a 102.

100. Para se alterar o estilo da

fonte do parágrafo selecionado, é

Page 13: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

suficiente escolher o estilo

desejado no campo.

101. Ao se clicar o botão , a calculadora padrão do BrOffice é acionada.

102. No trecho , situado no canto direito da régua, arrastando-se e soltando o triângulo, é possível alterar o recuo do parágrafo selecionado

103. Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Tanto o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird quanto o Gmail são exemplos de ferramentas de correio eletrônico que permitem o acesso a mensagens por meio de sítios web.

104. Com relação às redes de comunicação, julgue os itens que se seguem. O serviço de DNS (Domain Name Server) utiliza a porta 53 no protocolo UDP

105. Na Internet, o termo cookie é utilizado para designar um tipo de vírus que tem por função destruir dados contidos no disco rígido de um computador infectado.

106. Os sistemas operacionais Linux podem ser inicializados tanto no modo automático como no

modo manual. No modo automático, o sistema executa o procedimento de inicialização completo por sua conta, sem qualquer comando externo. No modo manual, o sistema segue o procedimento automático até determinado ponto, a partir do qual, antes de a maioria dos scripts de inicialização ter sido executada, passa o controle ao operador da máquina.

107. Com relação ao sistema operacional Windows, à edição de texto e à navegação na Internet, julgue os itens seguintes. Para se editar um documento em formato PDF no Word 2013, é necessário que o documento seja composto exclusivamente de texto.

108. No que diz respeito a conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos para montagem e transmissão de áudio e vídeo pela Internet, julgue o item que se segue. Alguns aplicativos, como, por exemplo, o Media Player, permitem acessar diretamente o servidor web para que se faça o download de arquivos de áudio.

DIREITO CONSTITUCIONAL

Page 14: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

109. Nos termos da Constituição de 1988, são privativos de brasileiro nato os cargos de Ministro de Estado da Casa Civil.

110. Apenas o brasileiro nato poderá ser oficial das Forças Armadas.

111. A CF admite a prisão por dívida do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia.

112. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial ou do Ministério Público, para fins de investigação criminal.

113. A jornada de trabalho não poderá exceder a oito horas diárias nem a quarenta e quatro horas semanais, devendo a remuneração das horas extras ser de, no mínimo, 50% do valor da hora normal, exceto quando se tratar de hora extra laborada à noite, quando será remunerada em, pelo menos, 100% do valor da hora normal.

114. O habeas corpus será concedido, inclusive de ofício, sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de manifestação, por ilegalidade ou abuso de poder.

115. Cabe mandado de injunção

quando a falta de norma regulamentadora torne viável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais.

116. Em nenhuma hipótese, é admitida pela CF a pena de morte, a qual sequer poderá ser objeto de emenda, dada a existência de cláusula pétrea nesse sentido.

117. Aos portugueses com residência permanente no país, serão atribuídos os direitos inerentes a brasileiro nato.

118. Será declarada a perda da

nacionalidade do brasileiro que cometer crime contra a vida do presidente da República.

119. Considera-se brasileiro naturalizado o nascido no estrangeiro, de pai brasileiro e mãe estrangeira, se o pai estiver a serviço da República Federativa do Brasil.

120. O Distrito Federal e os municípios poderão ter símbolos próprios.

Page 15: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Curta nossa FAN PAGE :)

Page 16: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

QUESTÕES COMENTADAS

Leandro, segurado empregado do RGPS que trabalha desde 2000 na empresa Alfa ltda, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes. Leandro é casado com Sônia desde 2001 e tem dois filhos, Junior, de 6 anos, e Alex, de 12 anos. Sabendo que Leandro tinha remuneração enquadrada em baixa renda, mas sua esposa não, julgue os itens 41 a 45. QUESTÃO 41 MAPA DO EDITAL

Sônia terá direito de receber auxílio-reclusão, mesmo ela não sendo baixa renda, pois para a concessão do benefício é observada a renda do segurado e não dos dependentes.

Comentário

Observe o Art. 116 do decreto 3048/99. Art. 116. O auxílio-reclusão será devido, nas mesmas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado recolhido à prisão que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço, desde que o seu último salário-de-contribuição seja inferior ou igual a *R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais). *(atualmente, R$ 1.089,72). “2015”

Note que o condicional para o recebimento do benefício é apenas o salário-de-contribuição do segurado, ou seja, é irrelevante a renda dos demais dependentes, fique atento a este trecho, pois parece ilógico e isto abre margem para o examinador explorar, se Sônia ganhasse 10 mil reais por mês, ainda sim receberia auxílio-reclusão. Gabarito: CERTO

QUESTÃO 42 MAPA DO EDITAL

Com as alterações feitas pela lei 13.183 o auxílio-reclusão agora exige 12 contribuições.

Page 17: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Comentário

Observe os Art. 26 da 8.213/91 Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações: I - pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente; Não houve esta alteração na lei 13.183, e qual o intuito desta questão? leia com atenção as novas leis e fique por dentro de todas as mudanças, pois se o examinador afirmar que houve uma mudança e se você não fez um estudo minucioso das alterações isto te conduzirá a um grau de insegurança podendo fazer você errar ou deixar em branco uma questão relativamente fácil. Gabarito: ERRADO

QUESTÃO 43 MAPA DO EDITAL

Se Leandro fugir da prisão o benefício cessará aos dependentes, todavia se ele for recapturado a qualquer tempo o benefício será reativado.

Comentário

Observe o Art. 117 § 2º do decreto 3048/99 Art. 117. O auxílio-reclusão será mantido enquanto o segurado permanecer detento ou recluso. § 2º No caso de fuga, o benefício será suspenso e, se houver recaptura do segurado, será restabelecido a contar da data em que esta ocorrer, desde que esteja ainda mantida a qualidade de segurado. O auxílio-reclusão perdurará enquanto Leandro permanecer preso, no caso de fuga o benefício será cessado, e enquanto ele permanecer fora da prisão o período de graça começa a correr, logo se ele permanecer foragido e esgotar o período de graça, mesmo depois de ele ser recapturado o benefício não será reativado. Gabarito: ERRADO

Page 18: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

QUESTÃO 44 MAPA DO EDITAL

Leandro, depois de alguns anos mantendo bom comportamento passou do regime fechado para o semiaberto, por este motivo o benefício cessa para seus dependentes.

Comentário

Observe a redação do Art. 116 § 5º do decreto 3048/99 § 5º O auxílio-reclusão é devido, apenas, durante o período em que o segurado estiver recolhido à prisão sob regime fechado ou semiaberto. Pela redação do parágrafo 5º podemos concluir que o auxílio-reclusão será devido tanto no regime fechado quanto no semiaberto, apenas no aberto que será motivo para cessação do benefício. Gabarito: ERRADO

QUESTÃO 45 MAPA DO EDITAL

Se Leandro morrer na prisão o benefício de auxílio-reclusão é convertido, automaticamente, em pensão por morte aos dependentes que tiverem direito.

Comentário

Com base no Art. 118 do decreto 3048/99 Art. 118. Falecendo o segurado detido ou recluso, o auxílio-reclusão que estiver sendo pago será automaticamente convertido em pensão por morte. Quem nunca leu este parágrafo provavelmente errou a questão, pois o Brasil é conhecido como um país extremamente burocrático e tal conversão automática agiliza tanto os procedimentos que alguns até estranham, guarde bem a informação, quando o segurado falece na prisão o auxílio-reclusão é convertido em pensão por morte automaticamente. Gabarito: CERTO

Page 19: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Page 20: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Passo 1: baixar planilha com o gabarito

Clique em GABARITO automático para conferir a sua nota automaticamente, mas para isso você precisa ter o Excel instalado em seu computador. Caso não tenha clique em GABARITO manual para conferir questão por questão.

Passo 2: acessar o menu

Esse é o MENU que você encontrará na planilha Excel.

ENCONTRAR GABARITO

Page 21: Direito Previdenciáriod26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/178/149/rte/Simulado 0005... · INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL - |Mapas mentais interativos tópico

INSS – TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – MAPA DO EDITAL

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Passo 3: inserir suas respostas

Basta inserir as suas respostas na coluna verde da planilha que a sua nota será gerada automaticamente.

Passe 4: conferir sua nota (Qual mensagem apareceu para você? =D )