direito penitenciÁrio profª leônia bueno 2015-2. em que momento surgiu a pena no mundo?

48
DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2

Upload: diego-valverde-imperial

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

DIREITO PENITENCIÁRIO

Profª Leônia Bueno2015-2

Page 2: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Page 3: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Uma das primeiras explicações se fia na ideia de que a pena nasceu quando Adão e Eva foram enganados pela serpente, comeram do fruto da vida e, assim, cometeram a primeira transgressão. Como consequência dessa desobediência foram punidos com a pena de degrado, sendo obrigados a deixarem o “Jardim do Éden” e a viverem para sempre as consequências do seu pecado que, em tese, seria a vergonha, o sofrimento e a morte. Segundo a Bíblia, foi o próprio Deus que fixou e legitimou a pena aos transgressores. Então, a pena nasceu quando Eva, estando proibida por Deus, cedeu à tentação da serpente, resolveu comer determinado fruto, tudo com o consentimento de Adão, sendo que ambos praticaram aquela que seria a primeira transgressão.

Page 4: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Parece que a explicação científica seja mais sensata, pois, tenta explicar que a pena tenha surgido, quando os primatas obrigados a descerem das árvores, provavelmente, devido à escassez de alimentos, fixaram-se na terra, em pequenos grupos e, após o ataque de algum grupo rival, surgiu a primeira punição; portanto, a primeira pena como ato de defesa e retribuição pelo mal praticado como vingança. Por fim, tanto uma vertente quanto outra, qualquer que seja, nada mais são que conjecturas, certo é que nenhum povo dispensou a pena como forma de punição aos violadores de suas normas. A ausência de punição só acontecerá quando os homens alcançarem um estágio de evolução elevado, pela qual a pena se torne desnecessária, uma utopia.

Page 5: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Divisão da pena ao longo da história

• a) Vingança Privada, • b) Vingança Divina, • c) Vingança Pública,• d) Humanitário, • e) Criminológico ou Científico, • f) Novas Defesas.

Page 6: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

A PENA COMO VINGANÇA• Essa é a fase mais antiga da história da pena. A punição era

imposta exclusivamente como vingança. Tratava-se da lei do mais forte, ficando sua extensão e forma de execução a cargo da pessoa do ofendido e o transgressor poderia ser morto, escravizado ou banido. Nos primórdios da civilização não havia qualquer espécie de administração pertinente à Justiça. Caso alguém ofendesse um seu semelhante, nem sempre o revide guardava razão de intensidade à agressão sofrida. Em muitas ocasiões sequer era dirigido ao agressor, mas sim aos membros de sua família ou tribo, gerando, não raro, resposta mais hostil ainda.

Page 7: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

A PENA NÃO É INDIVIDUAL• .• Quando a infração era praticada por um membro do próprio grupo

“a punição, em regra, era o banimento, conhecido como perda da paz, fazendo com que o infrator ficasse desprotegido, à mercê de tribos rivais.” (CAPEZ e BONFIM, 2004, p. 43). A pena ultrapassava a dimensão da pessoa do infrator para se dimensionar em sua família ou até em sua tribo, com sua total dizimação, não se importando com a figura da culpa. Não havia senso de justiça, a reação era puramente instintiva e normalmente desmedida, não havendo proporcionalidade e nem pessoalidade quanto ao revide, “reinava a responsabilidade objetiva, e desconheciam-se princípios como o da proporcionalidade, humanidade e personalidade da pena” (CAPEZ e BONFIM, 2004, p. 43).

Page 8: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

A LEI DE TALIÃO

• Limitação da aplicação da pena• Pena individualizada

• Inobstante a ideia fosse de limitar o direito de desforra, as penas continuam cruéis.

Page 9: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

VINGANÇA DIVINA• Neste período, acreditava-se que os deuses fossem

guardiões da paz e eventuais crimes cometidos seriam considerados como afronta às divindades e a punição passa a existir para aplacar a ira divina e regenerar a alma do infrator.

• Para que a paz fosse mantida, sacrifícios humanos deveriam ser realizados e deste modo, mediante a prática de um único ato, três medidas eram adotadas: satisfazia-se o deus maculado, punia-se o ofensor e intimidava-se a população para que não mais praticasse atos considerados criminosos.

Page 10: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

VINGANÇA PÚBLICA

• O poder público passou a regulamentar as formas possíveis de castigo através do ente soberano que era aplicado de acordo com os seus interesses. Embora, ainda, conservasse a lei do Talião, todavia não mais aos critérios da vitima ofendida, apesar de a punição continuar violenta, desproporcional, atroz e desumana. A pena de morte, prática comum desde as primeiras civilizações, não se restringia apenas ao réu, mas atingia a todos de sua família. Não só a pena de morte como também açoitamentos, mutilações, os inúmeros suplícios físicos e os desterros.

Page 11: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

INTRODUÇÃO

• O Estado e o jus puniendi.• Objetivo da prisão. Ressocialização?• Tendência para diminuição do

encarceramento.• Políticas.

Page 12: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

O SUPLPÍCIO E AS PENAS FÍSICAS

• Durante toda a idade média as penas físicas significavam a maior parte das penas aplicadas em toda Europa.

• Os suplícios, aplicados em menor escala, não se confundiam com as penas físicas.

• Extravasando as fronteiras da pena física, o suplício caracteriza-se especialmente por ter o corpo como objeto imediato do castigo- através da dor - e de procedimentos graduais e atrozes de penalizá-lo.

Page 13: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

VISÃO DE FOUCAULT A RESPEITO DO TEMA

• Segundo Foucault, o suplício representa uma técnica e deve produzir uma certa intensidade de sofrimento; a morte é um suplício desde que tenha ocasião e gradação calculada de sofrimentos. Como se pode perceber, o suplício é a arte de graduar os sofrimentos, deve marcar o infrator de maneira física e moral e nunca age na ‘’purgação’’ do crime, marca o condenado para que não se possa apagá-lo da memória coletiva e, para tal, deve ser ostentado como forma de triunfo. Na maioria dos países europeus todo o processo criminal até a sentença, era secreto para o público e para o próprio acusado.

Page 14: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

"O suplício se inseriu tão fortemente na prática judicial, porque é revelador da verdade e agente do poder. Ele promove a articulação do escrito com o oral, do secreto com público, do processo de inquérito com a operação de confissão; permite que o crime seja reproduzido e voltado contra o corpo visível do criminoso, faz com que o crime, no mesmo horror, se manifeste e anule" (FOUCAULT, 2004, p.47)

Page 15: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

A CONFISSÃO

• Outro aspecto de destaque é a confissão como peça-chave para fazer com que o criminoso seja confundido com o próprio crime, que o criminoso assine sua confissão e incorpore o crime. A chamada produção da verdade penal é tomada pelo próprio acusado durante o ritual. O acusado, quando confessa, representa a ‘’verdade viva’’. (FOUCAULT, 2004, p.35).

Page 16: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Michel FoucaultMichel Foucault (1926 – 1984) foi um filósofo

Francês, um dos maiores pensadores contemporâneos. Possui grande influência junto ao meio intelectual no ocidente.

Michel Foucault acreditava que a prisão, mesmo que fosse exercida por meios legais, era uma forma de controle e denominação burguesa no intuito de fragilizar os meios de cooperação e solidariedade do proletariado. O filósofo ainda criticava a psiquiatria e a psicanálise tradicionais, no modo de ver instrumentos de controle e denominação ideológica.

Foucault morreu vítima de AIDS, em Paris, no ano de 1984, aos 57 anos.

2

Page 17: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Michel Foucault1926/1984 - França

Page 18: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Capítulo IA Punição Generalizada

“Que as penas sejam moderadas e proporcionais aos delitos, que a morte só

seja amputada contra os culpados assassinos, sejam abolidos os suplícios que

revoltem a humanidade”

A Punição Generalizada

3

Page 19: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

“É preciso punir de outro modo: eliminar essa confrontação física entre soberano e condenado; esse conflito frontal entre a vingança do príncipe e a cólera contida do povo, por intermédio do supliciado e do carrasco. O suplício tornou-se rapidamente intolerável. Revoltante, visto da perspectiva do povo, onde ele revela a tirania, o excesso, a sede de vingança e o ‘cruel prazer de punir’”

(Foucault: página 63).

A Punição Generalizada

4

Page 20: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

“Essa necessidade de um castigo sem suplício é formulada primeiro como um grito do coração ou da natureza indignada: no pior dos assassinos, uma coisa pelo menos deve ser respeitada quando punimos: sua ‘humanidade’. Chegará o dia, no século XIX, em que esse ‘homem’, descoberto no criminoso, se tornará o alvo da intervenção penal, o objeto que ela pretende corrigir e transformar, o domínio de uma série de ciências e de práticas estranhas – ‘penitenciárias’, criminológicas’.”

(Foucault: Páginas 63/64).

A Punição Generalizada

5

Page 21: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Regra de quantidade mínima: determina que para o castigo produzir os efeitos esperados, basta que o mal que ele cause ultrapasse o bem que o culpado ganhou com o crime.

Regra da verdade suficiente: determina que a representação da pena deve ser maximizada e não sua realidade corpórea.

Regra dos efeitos laterais: determina que a pena deve surtir mais efeitos naqueles que não cometeram a falta.

A Punição Generalizada

6

Page 22: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Regra da certeza perfeita: determina que a ideia de cada crime esteja precisamente associada à ideia de um determinado castigo. Que essas leis sejam publicadas e perfeitamente claras. E que nenhum crime escape ao olhar da justiça, pois nada a torna mais frágil do que a esperança de impunidade.

Regra da verdade comum: determina que a verificação do crime deve obedecer aos critérios gerais de qualquer verdade. O senhor da justiça deixa de ser o dono da verdade.

Regra da especificação ideal: determina que todas as infrações têm que ser qualificadas, pois o mesmo castigo não tem a mesma força para todo mundo.

(Foucault: Páginas 79 à 82).

A Punição Generalizada

7

Page 23: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

“Essa nova anatomia política permitirá recruzar as duas linhas divergentes de objetivação que vemos formar-se no século XVIII: a que rejeita o criminoso para ‘o outro lado’ – o lado de uma natureza contra a natureza; e a que procura controlar a delinquência por uma anatomia calculada das punições”

(Foucault: Página 86).

A Punição Generalizada

8

Page 24: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

PERÍODO HUMANITÁRIO

• Tão degradantes e cruéis foram as execuções praticadas que acabaram provocando revolta na população a ponto de muitos se levantarem a combater o espetáculo reinante. No século XVIII, nascia então o período que os estudiosos chamaram de Humanitários. Também denominado de “séculos das luzes”, este período, trouxe profundas modificações para inúmeras áreas do saber: as ciências, as artes, a filosofia, não tendo o direito permanecido indiferente nesta verdadeira revolução mundial do bem.

Page 25: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

(1738–1794),

Page 26: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

BECCARIA COMBATIA O SISTEMA PENAL VIGENTE À ÉPOCA

• CRÍTICAS:– A forma de aplicação e a linguagem utilizada pela lei,

pois grande parte dos acusados, além de analfabetos, não tinha sequer noção dos dispositivos legais;

– A desproporção entre os delitos cometidos e as sanções aplicadas;

– A utilização indiscriminada da pena de morte;– A utilização da tortura como meio legal de obtenção

de prova;– Criticou as condições das prisões.

Page 27: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

A obra passou a demarcar um novo paradigma na esfera jurídica, modificando alguns princípios, entre os quais, a constituição de um sistema de normas penais universalmente válidas, constituída pela razão, o que pode constituir o delito como ente jurídico, dando validade geral para tais normas estabelecendo a correlação necessária entre direito e pena.

Page 28: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Uma consequência direta disso foi a abolição da pena de morte em quase toda a Europa, bem como, as penas corporais e as de infâmia aos poucos foram sucumbindo, cedendo lugar às privativas de liberdade, onde se iniciou a construção de inúmeros presídios. Surge também o paradigma de ser possível a reeducação dos criminosos que uma vez condenados e encarcerados, poderiam ser ressocializados e reintegrados à sociedade após o cumprimento da pena.

Page 29: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

SISTEMA PENITENCIÁRIO - ORIGEM

• Até o século XVIII - penas cruéis e desumanas;• não havia penas privativas de liberdade como; forma

de pena, mas sim como custódia, garantia de que o acusado não iria fugir impedindo produção de provas;

• colheita de provas por meio da tortura;• o acusado então aguardava o julgamento e a pena

subsequente, privado de sua liberdade, em cárcere;• “O encarceramento era um meio, não era o fim da

punição”(Carvalho Filho, Luiz Francisco. A prisão. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 21)

Page 30: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

John Howard, The State of Prision in England, and WalesRelata a experiência colhida junto às prisões inglesas e europeias

John Howard1726/1790Londres

Page 31: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

•Tão importante para a seara penal quanto Cesare Beccaria, foi John Howard, na Inglaterra, cuja preocupação maior passou a ser com a humanização do sistema penitenciário. •Ele, em 1.755, foi capturado e preso •Em 1773, após ser designado Sheriff do condado de Bedford, Johh Howard teve contato direto com a lastimável situação das prisões. •Viajando por inúmeros países da Europa, verificou que as condições encontradas no condado se repetiam em outras nações: locais úmidos, sem ventilação, sem luz, infectados por vírus, piolhos, carrapatos, gerando toda sorte de doenças. Desde então John Howard, passou a se dedicar a causa da filantropia, passando a cuidar das obras de reforma e manutenção das prisões, tendo se apaixonado pelo tema das prisões (BITENCOURT, 1993, p. 44).

Page 32: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Jeremy Benthan1748/1832 – Reino UnidoAs recompensas em matéria penalTratado da legislação Civil e Penal” e “Teoria das Penas Legais”

Page 33: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Benthan discute a questão penitenciária com o objetivo de tornar as prisões mais humanas e constituiu um sistema carcerário ao qual chamou de Panótico, cujo edifício sendo circular como um polígono tinha seus quartos à roda de muitos andares, teria ao centro o inspetor, de onde poderia ver todos os presos e fazê-los executar suas ordens sem deixar seu posto, sendo a administração do empreendimento entregue, por contrato, a um particular, o qual ficaria responsável pela saúde dos presos como sendo um segurador.

Page 34: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

PERÍODO CRIMINOLÓGICO OU CIENTÍFICO

Após o levante provocado pelos pensadores iluministas o Direito Penal passou a ser estudado de forma mais científica e metodológica.

No auge da efervescência tecnológica e científica dos séculos XIX e XX, a pena deixou de ser simples proteção jurídica, encontrando sua medida na qualidade do delito e variando de acordo com a intensidade deste. Com a mudança no paradigma penal passou a se entender o delito como sendo um fato individual e social, sendo fruto de um sistema patológico de seu autor. O criminoso, bem como as causas que o levaram a cometer o delito, passou a ser objeto de investigação.

Page 35: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Com isso a pena foi transformada em uma espécie de remédio, não mais vista como castigo. Assim, ela deve ser dosada conforme a periculosidade do delinquente. A sanção é um mecanismo de defesa do sistema. A partir de então, os estudiosos não mais se limitaram ao exame da legislação, passando a desenvolver conceitos e teorias jurídicas, sociais e antropológicas, divisando de forma abrangente o fenômeno criminal, bem como a verdadeira função de alguns institutos penais

Page 36: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

NOVA DEFESA SOCIAL

• Dentro das novas concepções, a pena passa a ser entendida como tendo caráter expiatório, mas voltado para a proteção da sociedade. Além de ser exemplar e retribuitiva, ela tem um escopo de melhoramento, como sendo uma reeducação do delinquente. A justiça penal deve ter em consideração a pessoa humana além das simples exigências da técnica processual, a fim de que o tratamento penal seja humanizado.

Page 37: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Início em 1945, foi o professor italiano Filippo Gramatica, quem principiou esse novo paradigma, quando fundou em Gênova, o Centro de Estudos de Defesa Social, retomando essa caminhada, em parte abandonada com os abalos causados pelas duas grandes guerras mundiais, e proporcionando um grande impulso aos estudos científicos dos diversos tipos de delinquentes, suas causas e a individualização de sua responsabilidade penal. Revoltado com um direito penal fascista à sua volta, dogmático e retrógrado, propôs a criação de um direito de defesa social e a eliminação do direito penal e do sistema penitenciário vigente. Uma proposta extremamente avançada e, na mesma proporção, radical

Page 38: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

•Marc Ancel – 1902 – 1990 – FRANÇA•propõe repensar todo o sistema penal na defesa dos direitos humanos e não na defesa da Sociedade.

Page 39: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

•AÇOES•1949 nasce a Sociedade Internacional de Defesa Social. •Em 1954, no congresso de Anvers, é aprovado o programa mínimo, realizando-se, •em 1971, o congresso de Paris, •em 1976, o congresso de Caracas, •em 1981, o congresso de Tessalônica e •em 1985, em Milão, a assembléia geral da sociedade, onde o programa mínimo foi mantido, embora com um adendo para a sua utilização

Page 40: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

A grande questão neste movimento consiste na preocupação de defender o sistema carcerário vigente como um todo, uma vez que a prisão por si só não regenera, nem ressocializa, antes perverte, corrompe, destrói, a saúde e a personalidade. Pelo contrário, ela estimula a reincidência e onera substancialmente o Estado, sendo uma verdadeira escola do crime, paga pelo contribuinte cidadão. Logo, a cadeia deveria ser reservada somente aos delinquentes perigosos, que não oferecem a mínima possibilidade de recuperação imediata. Aos demais transgressores da norma jurídica, cuja infração seja de pequena potencialidade criminal, deveriam impor medidas alternativas, substitutivos da pena privativa da liberdade.

Page 41: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

Neodefensismo Social, Movimento de Política Criminal Alternativo ou Nova Criminologia,

subdividindo-se em • criminologia crítica, • criminologia radical, • criminologia da reação social e • economia política do direito

Page 42: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

NEODEFENSIVO SOCIAL

• a pena privativa de liberdade tem como fim ressocializar, recuperar, reeducar ou educar o condenado (Mirabete, 1997).

Page 43: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

CRIMINOLOGIA CRÍTICA

• Essa é uma teoria de cunho marxista, que surgiu na década de 70 nos Estados Unidos. Seus principais teóricos são Talylor, Walton e Yong. A teoria ganha espaço logo após a teoria do etiquetamento que assevera que mais do que um problema que causa prejuízo social, o crime é uma etiqueta criada pelos grupos de poder. Defende ainda que a criminalização é um processo de etiquetamento de um grupo sobre outro, ou seja, nem todo tipo penal protege um autêntico bem jurídico, nem sempre condena um ato danoso em essência.

Page 44: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

CRIMINOLOGIA RADICAL

• Essa Criminologia Radical não se propõe a analisar o crime em si, como resultado de circunstâncias próprias, mas criticar o ordenamento e buscar respostas para uma criminalidade tão crescente, de níveis altíssimos

Page 45: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

O sistema penitenciário cumpre seu papel?

• “A realidade carcerária do Brasil é uma mescla de condições cruéis, desumanas ou degradantes; tortura como método de interrogatório, punição, controle, humilhação e extorsão; a superlotação de presos; controle dos presídios por facções criminosas; e altos níveis de corrupção”.(Informe 2011 da Anistia Internacional: “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo”.)

Page 46: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

PROBLEMAS

• falta de vagas x superlotação das prisões

•falta de estrutura básica

•deplorável condição do preso dentro da prisão

•violência praticada pelos agentes do Estado contra os presos

•falta dos estabelecimentos adequados para o cumprimento das

penas definidas pela lei.

A legislação – inovação das penas – políticas públicas.

Page 47: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

SISTEMAS PENITENCIÁRIO

• FILADÉLFIA• AUBURN • PROGRESSIVO• REFORMATÓRIO

Page 48: DIREITO PENITENCIÁRIO Profª Leônia Bueno 2015-2. EM QUE MOMENTO SURGIU A PENA NO MUNDO?

FONTES:

A PRISÃO E O SISTEMA PENITENCIÁRIO – UMA VISÃO HISTÓRICA, GARUTTI, Selson;OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2012/trabalhos/co_02/036.pdf