direito constitucional pf

Upload: leandro

Post on 07-Jul-2018

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    1/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    1

      ...

    Aula 0

    Olá Pessoal, tudo certo?! Daremos hoje início ao nosso curso...

    Animados?!

    Antes, de efetivamente começarmos, gostaria de dizer que é umprazer enorme estarmos aqui para ministrar mais este curso peloPonto.

    É realmente uma honra poder ajudar nos seus estudos e contribuirpara a aprovação que certamente virá em breve para muitos devocês.

    Para quem ainda não me conhece: eu sou o Prof. Vítor Cruz, desde2009 estou trabalhando aqui no Ponto, ensinando (e é claro, tambémaprendendo muito) a disciplina mais legal dos concursos públicos: oDireito Constitucional.

    Atualmente trabalho como Analista Judiciário no TRE-GO. Sou ex-Oficial da Marinha do Brasil, graduado em Ciências Navais pela EscolaNaval e Pós-graduado em Direito Constitucional.

    Entre meus trabalhos editoriais, eu sou autor do livro "ConstituiçãoFederal Anotada para Concursos (4ª Edição)"  publicado pelaEditora Ferreira e dos livros "Vou ter que estudar DireitoConstitucional! E Agora?" e "Questões Comentadas de DireitoConstitucional - FGV", ambos pela Editora Método.

    Sou também coordenador, juntamente com o Prof. Leandro Cadenas,da coleção 1001 questões comentadas da Editora Método, ondetambém participo sendo autor das seguintes obras:

    -1001 Questões Comentadas de Direito Constitucional - ESAF;

    -1001 Questões Comentadas de Direito Constitucional - CESPE- 3a Edição;

    -1001 Questões Comentadas de Direito Constitucional - FCC;

    -1001 Questões Comentadas de Direito Tributário - ESAF- 2a

    Edição (este em parceria com Francisco Valente).Contamos agora com a preciosa ajuda do professor Rodrigo Duarte,que é nosso colega de TRE-GO, bacharel em Direito pela UniversidadeFederal da Bahia e pós-graduado em Direito Constitucional.

    Este será um curso de Teoria e Exercícios, todos comentados, comfoco na banca CESPE  para o cargo de Agente Administrativo daPolícia Federal. Eventualmente, poderemos usar algumas questõesde outras bancas examinadoras para fins de preencher alguma lacunano estudo.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    2/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    2

      ...

    Nossa filosofia é sempre preparar nossos alunos alcançarem a nota10, para isso, imperioso contarmos com sua dedicação ecompromisso. Por mais difícil que à primeira vista possa parecer, nãopodemos nos contentar em estudar para a nota 7, nota 8...lembre-se, a concorrência é grande! Mas não é por isso que seu estudo será

    um martírio, pelo contrário, vamos nos empenhar ao máximo paraque nosso curso lhe conduza aos 100% de acertos em DireitoConstitucional da forma mais agradável possível. Preparados parainiciarmos o último passo para a aprovação? Então vamos lá!

    Nossa programação será a seguinte:

    Aula 00  (Aula Demonstrativa): Teoria Geral dos DireitosFundamentais;

    Aula 01 (26/06):  Direitos e deveres individuais e coletivos (1ªparte);

    Aula 02 (03/07):  Direitos e deveres individuais e coletivos (2ªparte);

    Aula 03 (10/07):  Direitos Sociais; direitos de nacionalidade;direitos políticos; partidos políticos;

    Aula 04 (17/07): Poder Executivo: atribuições e responsabilidades

    do Presidente da República;Aula 05 (24/07): Defesa do Estado e das instituições democráticas:segurança pública; organização da segurança pública.

    Aula 06 (31/07): Ordem social: base e objetivos da ordem social;seguridade social; meio ambiente; família, criança, adolescente, idosoe índio.

    Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais

    Mas qual a diferença entre direitos e garantias?Diz-se que direito é uma faculdade de agir, exercer, fazer ou deixarde fazer algo, uma liberdade positiva. As garantias não se referem àsações, mas sim às proteções que as pessoas possuem frente aoEstado ou mesmo frente às demais pessoas. Diz-se que as garantiassão proteções para que se possa exercer um direito1.

    José Afonso da Silva faz o delineamento da diferença com uma fraseexaustivamente usada pelas bancas de concurso: "Em suma (...) os

    1 , . ! . 2011. . 30.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    3/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    3

      ...

    direitos são bens e vantagens conferidos pela norma, enquanto asgarantias são os meios destinados a fazer valer esses direitos, sãoinstrumentos pelos quais se asseguram o exercício e o gozo daquelesbens e vantagens"2.

    1.  (CESPE/ MPU/2010)  Considerando que os direitos sejambens e vantagens prescritos no texto constitucional e as garantiassejam os instrumentos que asseguram o exercício de tais direitos, agarantia do contraditório e da ampla defesa ocorre nos processos

     judiciais de natureza criminal de forma exclusiva.

    Comentários:

    A consideração inicial da questão está correta: direitos são bens evantagens prescritos no texto constitucional e as garantias são os

    instrumentos que asseguram o exercício de tais direitos, é isso queimporta neste momento. A questão erra ao dizer que a garantia docontraditório e da ampla defesa ocorre nos processos judiciais denatureza criminal de forma exclusiva. Veremos que o contraditório ea ampla defesa (CF, art. 5º, LV) são garantias asseguradas emqualquer processo judicial ou administrativo.

    Gabarito: Errado.

    2.  (CESPE/Contador-AGU/2010)  Embora se saliente, nas

    garantias fundamentais, o caráter instrumental de proteção adireitos, tais garantias também são direitos, pois se revelam nafaculdade dos cidadãos de exigir dos poderes públicos a proteção deoutros direitos, ou no reconhecimento dos meios processuaisadequados a essa finalidade.

    Comentários:

    É isso aí... Essa é uma questão doutrinária. Nos mostra o papel dasgarantias constitucionais: “exigir dos poderes públicos a proteção deoutros direitos (... e) reconhecimento dos meios processuaisadequados a essa finalidade”.

    Gabarito: Correto.

    Qual o campo de abrangência da expressão "Direitos eGarantias Fundamentais?

    A Constituição Federal de 1988 estabeleceu cinco espécies de direitose garantias fundamentais:

    •  1ª - direitos e deveres individuais e coletivos (CF, art. 5º);

    2 , . . . . 412.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    4/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    4

      ...

    •  2ª - direitos sociais (CF, art. 6º ao 11);•  3ª - direitos de nacionalidade (CF, art. 12 e 13);•  4ª - direitos políticos (CF, art. 14 a 16); e•  5ª - direitos relativos à existência e funcionamento dos partidos

    políticos (CF, art. 17).

    Importante ainda é salientar que esses direitos e garantias não seconstituem em uma relação fechada, exaustiva, mas em um rolexemplificativo, aberto para novas conquistas e reconhecimentosfuturos.

     Art. 5º, § 2º - Os direitos e garantias expressos nestaConstituição não excluem outros decorrentes do regime edos princípios por ela adotados, ou dos tratadosinternacionais em que a República Federativa do Brasil seja

     parte.

    Por este motivo a doutrina faz a seguinte classificação:

    Direitos Formalmente Fundamentais   São todos DireitosFundamentais que se encontram arrolados do art. 5º ao art. 17 daConstituição. A Constituição expressamente estabeleceu taisdireitos sob o título de “Direitos Fundamentais”.

    Direitos Materialmente Fundamentais   São os Direitos que,independentemente de onde estão elencados, possuem conteúdode direito fundamental, protegendo os particulares contra o arbítriodo Estado. Exemplo: as limitações ao poder de tributar do art. 150da Constituição.

    3.  (CESPE/TJAA-STM/2011) Os direitos e as garantiasexpressos na Constituição Federal de 1988 (CF) excluem outros decaráter constitucional decorrentes do regime e dos princípios por elaadotados, uma vez que a enumeração constante no artigo 5.º da CF étaxativa.Comentários:

    Não, trata-se de um rol aberto, não taxativo, já que segundo o art.5º §2º, eles não excluem outros direitos e garantias decorrentes dosregimes e princípios adotados pela constituição ou decorrentes detratados internacionais em que o Brasil seja parte.Gabarito: Errado.

    4.  (CESPE/MMA/2009)  Os direitos e garantias fundamentaisencontram-se destacados exclusivamente no art. 5º do textoconstitucional.

    Comentários: 

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    5/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    5

      ...

    Primeiramente, o art. 5º da CF diz respeito apenas aos direitos edeveres individuais e coletivos, os direitos fundamentais estãoexpressamente elencados do art. 5º ao 17. Além disso, o rol dedireitos fundamentais expressos não é um rol taxativo, pois por forçado art. 5º §2º, não excluem os direitos e garantias decorrentes dos

    regimes e princípios adotados pela constituição ou decorrentes detratados internacionais em que o Brasil seja parte.

    Existem, inclusive, diversos outros direitos e garantias individuais queestão espalhados ao longo do texto constitucional, como, porexemplo, as limitações ao poder de tributar do art. 150.

    Gabarito: Errado.

    5.  (CESPE/ AUGE-MG/2009)  Nosso sistema constitucional

    estabelece um rol exaustivo de direitos e garantias fundamentais,razão pela qual eles não podem ser ampliados além daquelesconstantes do art. 5.º da CF.

    Comentários:

    O rol é exemplificativo. Pode ser ampliado.

    Gabarito: Errado.

    A doutrina costuma salientar que: embora "direitos humanos"e "direitos fundamentais" sejam termos comumente utilizadoscomo sinônimos, a distinção ocorre pelo fato de que o termo

    "direitos humanos" é de aspecto universal, supranacional, enquanto"direitos fundamentais" são aqueles direitos do ser humano queforam efetivamente reconhecidos e positivados na Constituição de umdeterminado Estado.

    A doutrina também costuma elencar como características destesdireitos:

    •  Historicidade e mutabilidade -  São históricos porque queforam conquistados ao longo dos tempos. Esse caráter históricotambém remete a uma idéia cíclica de nascimento, modificação

    e desaparecimento, o que nos impede de considerar taisdireitos como imutáveis.

    •  Inalienabilidade - pois são intransferíveis e inegociáveis;

    •  Imprescritibilidade -  podem ser invocadosindependentemente de lapso temporal, eles não prescrevemcom o tempo;

    •  Irrenunciabilidade -  podem até não estar sendo exercidos,mas não poderão ser renunciados;

    •  Universalidade - são aplicáveis a todos, sem distinção.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    6/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    6

      ...

    •  Relatividade ou limitabilidade -  Os direitos fundamentaisnão são absolutos, são relativos, pois existem limites ao seuexercício. Este limite pode ser de ordem constitucional(decretação de Estado de Sítio ou de Defesa) ou encontrar-seno dever de respeitar o direito da outra pessoa.

    •  Indivisibilidade, concorrência e complementaridade - Osdireitos fundamentais formam um conjunto que deve sergarantido como um todo, e não de forma parcial. Um direitonão excluiu o outro, eles são complementares, se somam,concorrendo para dotar o indivíduo da ampla proteção; 

    •  Interdependência - Pode ser empregada em dois sentidos:

    1º -  Em um primeiro momento levaria à noção deindivisibilidade, já que a garantia de um direito fundamentaldependeria da garantia conjunta de outro direito fundamental

    (exemplo: não se pode querer garantir os direitos sociais, semgarantir os direitos econômicos);

    2º -  Em uma segunda acepção também é lembrada como arelação que deve existir entre as normas (sejam elasconstitucionais ou infraconstitucionais) e os direitosfundamentais, de forma que as primeiras (normasconstitucionais e infraconstitucionais) devem traçar oscaminhos para que efetivamente se concretizem tais direitos.

    6.  (CESPE/OAB-Nacional/2007) Os direitos fundamentais sãorelativos e históricos, pois podem ser limitados por outros direitosfundamentais e surgem e desaparecem ao longo da história humana.

    Comentários:

    Exatamente. Entre as diversas características dos direitosfundamentais, temos a historicidade e a relatividade.

    Gabarito: Correto.

    É importante salientar que estes direitos não se restringem a

    particulares, podendo, alguns, ser garantidos também apessoas jurídicas, até mesmo de direito público, como, porexemplo, o direito de propriedade.

    É importante que citemos ainda que a pessoa jurídica faz jusinclusive ao direito à honra, ou seja, à sua reputação, bomnome... Na jurisprudência do STJ - Súmula nº 227: “A

     pessoa jurídica pode sofrer  dano moral”.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    7/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

      ...

    7.  (CESPE/MPS/2010) De acordo com a sistemática de direitose garantias fundamentais presente na CF, as pessoas jurídicas dedireito público podem ser titulares de direitos fundamentais.

    Comentários:

    Os direitos fundamentais não são aplicáveis somente aos particulares,alguns deles podem ser garantidos também a pessoas jurídicas, atémesmo de direito público, como o direito de propriedade.

    Gabarito: Correto.

    8.  (CESPE/ MPU/2010) Sendo os direitos fundamentais válidostanto para as pessoas físicas quanto para as jurídicas, não há, naConstituição Federal de 1988 (CF), exemplo de garantia dessesdireitos que se destine exclusivamente às pessoas físicas. 

    Comentários: 

    Em uma primeira visão, os destinatários dos direitos fundamentaissão as pessoas físicas. Porém, percebe-se que alguns princípios sãotambém extensíveis as jurídicas. Nem todo direito fundamental,porém, pode ser exercido por pessoas jurídicas, como por exemplo odireito de "ir e vir" ou de "que os presos permaneçam com os filhosdurante a amamentação". Assim, alguns direitos fundamentais são,logicamente, inviáveis de serem exercidos por pessoas jurídicas.

    Gabarito: Errado.

    9.  (CESPE/ TJRJ/2008)  O direito fundamental à honra seestende às pessoas jurídicas.

    Comentários:

    Exato. Honra se refere ao bom nome, reputação e etc.. Vá vocêdifamar o nome de uma grande empresa como a Coca-cola, Pepsi eetc. para ver o que acontece...

    Gabarito: Correto.

    Historicamente, estes direitos se constituem em umaconquista de uma proteção do cidadão em face do poderautoritário do Estado (daí serem classificado como elementos

    limitativos da Constituição). Porém, atualmente, já se vislumbra ouso de tais direitos nas relações entre os próprios particulares, noque chamamos de eficácia horizontal dos direitos fundamentais.Desta forma, temos:

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    8/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

      ...

    Eficácia verticalProteção do particular em face do Estado.

    Eficácia horizontalProteção do particular em face de outroparticular.

    10.  (CESPE/ - TRT 9ª/2007) Os direitos e garantiasfundamentais não se aplicam às relações privadas, mas apenas àsrelações entre os brasileiros ou os estrangeiros residentes no país e opróprio Estado. 

    Comentários:

    Está incorreto, pois atualmente se reconhece a eficácia horizontal dosdireitos fundamentais.

    Gabarito: Errado.

      (CESPE/AJEM-TJDFT/2008) A retirada de um dos sócios dedeterminada empresa, quando motivada pela vontade dos demais,deve ser precedida de ampla defesa, pois os direitos fundamentaisnão são aplicáveis apenas no âmbito das relações entre o indivíduo eo Estado, mas também nas relações privadas. Essa qualidade édenominada eficácia horizontal dos direitos fundamentais. 

    Comentários: 

    Isso aí. Ainda que no âmbito dos poderes privados, os direitosfundamentais devem ser respeitados. 

    Gabarito: Correto.

    É comum que a doutrina classifique os direitos fundamentaisem dimensões, principalmente em 1ª, 2ª e 3ª dimensões(antes o termo usado era gerações, mas atualmente o uso

    deste termo é repudiado pelo fato de induzir ao pensamento de queuma geração acabaria por substituir a outra - o que é incorreto - e,

    ainda, que os direitos foram conquistados exatamente na ordemexposta, o que não é exatamente verdade em muitos países). 

    É importante que revisemos aqui um pouco da "evolução do Estado"para entendermos melhor a questão dos direitos fundamentais:

    "Junto com o constitucionalismo temos a evolução do conceito deEstado. Com a Revolução Francesa e pela Independência dos EstadosUnidos temos o início do Estado Liberal, já que se asseguraram asliberdades individuais, que vieram a ser chamadas de "direitos de

     primeira geração". Segundo os conceitos do liberalismo, o homem é

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    9/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

      ...

    naturalmente livre, então, buscou-se limitar o poder de atuação dosEstados para dotar de maior força a autonomia privada e deixar oEstado apenas como força de harmonização e consecução dosdireitos. 

    Na Constituição mexicana de 1917 e na de Weimar (Alemanha) em1919, que nascem logo após a 1ª Guerra Mundial, temos um estilo deConstituição que prega não mais os direitos individuais em sentidoestrito, mas uma visão mais ampla, do indivíduo em sociedade. Não podemos associá-la, do ponto de vista histórico, ao conceito de“constituição liberal” expresso pela Revolução Francesa. Ela vai alémdo “Estado liberal”. A Constituição Mexicana de 1917 passa a trazerem seu texto mais do que simples liberdades (direitos de 1ª geração- liberdades individuais - direitos políticos e civis). Ela traz os direitoseconômicos, culturais e sociais (direitos de segunda geração -relacionados à igualdade), surgindo então o conceito de “EstadoSocial ”. Desta forma, possui como característica a mudança daconcepçào de constituição sintética para uma constituição analítica,mais extensa, capaz de melhor conter os abusos dadiscricionariedade. Aumenta assim a intervenção do Estado na ordemeconômica e social, dizendo-se que a democracia liberal-econômica passa a ser substituída pela democracia social .

    Esse estado social é superado com o fim da 2ª Guerra Mundial, temosentão o surgimento do Estado Democrático de Direito marcado pelasiniciativas relacionadas à solidariedade e aos direitos coletivos".

    Grosso modo, podemos fazer uma correlação de que forma essesdireitos foram surgindo e a fase pela qual o mundo passava.Vejamos:

    Fase MarcoMundial

    Dimensãodosdireitos

    Direitos Marco noBrasil

    EstadoLiberal

    RevoluçãoFrancesa e

    Independência dosEUA

    1ª Liberdade:

    Direitos civis epolíticos

    Incipientena CF/1824

    efortalecidona CF/1891

    EstadoSocial

    Pós 1ªGuerraMundial -Constituição Mexicana(1917) eWeimar

    2ª Igualdade:

    Direitos Sociais,Econômicos eCulturais.

    CF/1934

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    10/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    10

      ...

    (1919).

    EstadoDemocrático

    Pós 2ªGuerraMundial.

    3ª Solidariedade(fraternidade):

    Direitos coletivos e

    difusos.

    CF/1988

    Pulo do Gato:

    •  As dimensões estão na ordem do lema da RevoluçãoFrancesa: liberdade, igualdade, e fraternidade. 

    •  Os direitos Políticos são os de Primeira dimensão.

    •  Os direitos Sociais, Econômicos e Culturais (SEC - Lembre-se de "second") são os de segunda dimensão. 

    •  Os direitos de “Todos” (difusos e coletivos) – seriam os deTerceira dimensão. 

    A primeira dimensão  dos direitos são as chamadas liberdadesnegativas, clássicas ou formais, pois foram as primeiras conquistasde libertação do povo em face do Estado. Eram protetoras. Eram

    formais pois via o homem como um ser genérico, abstrato, todosiguais, mas sem enxergar as verdadeiras diferenças materiais(econômica, cultural...) entre as pessoas.

    A segunda dimensão  reflete a busca da igualdade material, étambém o que se chama das liberdades positivas, pois pressupõemnão só uma proteção individual em face do Estado, mas uma efetivaação estatal para que se concretizassem a igualdade econômica,social e cultural.

    A terceira dimensão enxerga o homem em sociedade. Desta forma,se preocupa com os direitos coletivos (pertencentes a um grupodeterminado de pessoas) e os direitos difusos (pertencentes a umacoletividade indeterminada). São exemplos destes direitos o direito àpaz, ao meio ambiente equilibrado, ao progresso e desenvolvimento,o direito de propriedade ao patrimônio comum da humanidade, odireito de comunicação, entre outros.

    Nesta 3ª dimensão podemos incluir ainda o que se chama de "direitosrepublicanos". Estes seriam os direitos do cidadão pensando nopatrimônio público comum (res publica - coisa pública). Assim, ocidadão age ativamente para defender as instituições da sociedade

    reprimindo danos ao meio ambiente, ao patrimônio histórico-cultural,

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    11/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    11

      ...

    praticas de corrupção, nepotismo, e imoralidades administrativas. Oprincipal instrumento deste exercício é a ação popular que veremos àfrente.

    12. 

    (CESPE/ MPE-RO/2010) Direitos humanos de terceirageração, por seu ineditismo e pelo caráter de lege ferenda que aindacomportam, não recebem tratamento constitucional.

    Comentários:

    Por "lege ferenda" entenda-se como algo ainda sem vigor, que seráaplicado no futuro. Está errada a assertiva já que os direitos de"terceira geração" são os direitos coletivos e difusos e estãopositivados na Constituição Federal.Gabarito: Errado.

    13.  (CESPE/DPE-ES/2009) Os direitos de primeira geração oudimensão (direitos civis e políticos) — que compreendem asliberdades clássicas, negativas ou formais — realçam o princípio daigualdade; os direitos de segunda geração (direitos econômicos,sociais e culturais) — que se identificam com as liberdades positivas,reais ou concretas — acentuam o princípio da liberdade; os direitosde terceira geração — que materializam poderes de titularidadecoletiva atribuídos genericamente a todas as formações sociais —consagram o princípio da solidariedade.

    Comentários: Inverteram-se os princípios referentes à primeira e segundagerações. A primeira dimensão materializa a liberdade, já a igualdadeé referente à segunda dimensão.

    Gabarito: Errado.

    14.  (CESPE/ CEHAP/2009) A evolução cronológica doreconhecimento dos direitos fundamentais pelas sociedades

    modernas é comumente apresentada em gerações. Nessa evolução, odireito à moradia está inserido nos direitos fundamentais de terceirageração, que são os direitos econômicos, sociais e culturais, surgidosno início do século XX.

    Comentários:

    Opa!!!

    Obrigado professores, não esqueço mais... Os direitos sociais,econômicos e culturais são direitos de segunda geração e não deterceira (esta geração é marcada pelos direitos coletivos e difusos).

    Gabarito: Errado.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    12/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    12

      ...

    15.  (CESPE/ -DPU/2010) Acerca dos direitos sociais, assinale aopção correta.

    a) O cerceamento à liberdade de expressão é uma clara afronta aosdireitos sociais capitulados na CF.

    b) Os direitos sociais são exemplos típicos de direitos de 2ª geração.c) O direito à vida e o direito à livre locomoção são exemplos dedireitos sociais.

    d) Os direitos sociais são exemplos de liberdades negativas.

    e) Os direitos sociais contemplados na CF, pela sua natureza, sópodem ser classificados como direitos fundamentais de eficácia plena,não dependendo de normatividade ulterior.

    Comentários:

    ...Olha o SECond aí denovo...

    Gabarito é a letra B !!!

    Vamos analisar o resto:

    Letra A - Errado. Trata-se de direito individual, não social.

    Letra C - Errado. Mais uma vez, são individuais, não sociais.

    Letra D - Errado. As liberdades negativas são os direitos individuais,são uma proteção. Os direitos sociais são "positivos" (necessitam quese faça uma ação).

    Letra E - Errado. Os direitos sociais são em regra de eficáciaLIMITADA, precisam que se façam leis e ações administrativas paraque possam ser concretizados.

    Gabarito: Letra B.

    16. 

    (CESPE/ DPU/2010) Os direitos políticos são exemplos típicosde direitos de 3ª geraçãoComentários:Os direitos Políticos são de Primeira geração ou dimensão, da mesmaforma que os civis.Gabarito: Errado.

    17. 

    (CESPE/ DETRAN-DF/2009) O direito ao meio ambienteecologicamente equilibrado é considerado direito fundamental deterceira geração.

    Comentários:

    Exato, trata-se de um direito difuso, preocupado com o homem emsociedade, sendo assim, de terceira dimensão.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    13/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    13

      ...

    Gabarito: Correto.

    18.  (CESPE/OAB-Nacional/2007) O direito ao progresso é umexemplo de direito fundamental de segunda geração ou dimensão.

    Comentários: 

    É um direito de terceira dimensão.

    Gabarito: Errado.

    19.  (CESPE/Auditor - TCE-PE/2004)  Na evolução dos direitosfundamentais, consolidou-se a classificação deles em diferentesgerações (direitos fundamentais de primeira, segunda e terceiragerações), as quais se sucederam e se substituíram ao longo dotempo, a partir, aproximadamente, da Revolução Francesa de 1789.

    Comentários:

    Não não não... Essa é a maior crítica ao uso do termo "geração" dedireitos. Os direitos não se sucederam e substituíram, eles foram seacumulando.Gabarito: Errado.

    20.  (CESPE/DPE - Alagoas/2003) O direito aodesenvolvimento, o direito à paz, o direito ao meio ambiente e o

    direito de propriedade ao patrimônio comum da humanidade podemser considerados como direitos de segunda geração ou dimensão.

    Comentários:

    Estes seriam de terceira dimensão.

    Gabarito: Errado.

    21. 

    (CESPE/DPE - Alagoas/2003) O direito de comunicaçãopode ser enquadrado no rol dos direitos de terceira dimensão ou

    geração.Comentários:

    Pode sim.

    Gabarito: Correto

    DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AOS DIREITOSFUNDAMENTAIS EM GERAL:

    O art. 5º da Constituição nos traz 4 parágrafos com disposiçõesaplicáveis aos direitos fundamentais. Sabemos, pelo §2º deste art.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    14/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    14

      ...

    5º, que os direitos e garantias expressos na Constituição nãoexcluem outros decorrentes do regime e dos princípios por elaadotados, ou dos tratados internacionais em que a RepúblicaFederativa do Brasil seja parte. Agora vamos estudar os outros 3parágrafos:

    Sobre as normas dos direitos e garantias fundamentais:

     Art. 5º § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantiasfundamentais têm aplicação imediata.

    Este dispositivo mostra a preocupação com a efetividade dos direitose garantias fundamentais. O que ele quer dizer na verdade, Vítor?

    Quer dizer que "em regra" devemos aplicar imediatamente todos dosdireitos e garantias, não ficando parados, sentados, dormindo,

    esperando que venha uma lei para regulamentá-los.Pode haver regulamentação legal? Sim, mas esta não é essencialpara a sua efetividade quando for possível aplicar desde logo odireito.

    Isso não quer dizer que as normas ali sejam todas de eficácia plena.Na verdade, trata-se apenas um apelo para que se busqueefetivamente aplicá-las e assim não sejam frustrados os anseios dasociedade.

    22.  (CESPE/PM-DF/2010)  Segundo a CF, as normasconstitucionais que prescrevem direitos e garantias fundamentaistêm eficácia contida e dependem de regulamentação.

    Comentários:

    Segundo a Constituição (CF, art. 5º, §1º) elas têm aplicaçãoimediata refletindo-se num apelo para que se busque efetivamenteaplicá-las e assim não sejam frustrados os anseios da sociedade. 

    Gabarito: Errado.

    Tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos:

    § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitoshumanos que forem aprovados, em cada Casa doCongresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dosvotos dos respectivos membros, serão equivalentes àsemendas constitucionais. (Incluído pela EC 45/04)

    A EC 45/04 abriu a possibilidade de ampliar a relação dos direitosfundamentais de status constitucional através da aprovação de

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    15/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    15

      ...

    tratados internacionais pelo mesmo rito de emendas constitucionais.Vamos entender melhor isso:

    •  A regra  é que os tratados internacionais são equivalentes àsleis ordinárias. 

    • 

     A exceção  é essa acima - eles vão estar equiparados àsEmendas Constitucionais  caso cumpram estes requisitosacima, ou seja, versem sobre direitos humanos e o decretolegislativo relativo a ele seja aprovado pelo mesmo ritoexigido para as emendas à Constituição.

    •  Ainda que não aprovados pelo rito das Emendas, se versaremsobre direitos humanos, o STF entende que possuem

     “supralegalidade” podendo revogar leis anteriores e devendoser observados pelas leis futuras. É assim, por exemplo, quevigora em nosso ordenamento o "Pacto de San Jose da Costa

    Rica" - status acima das leis e abaixo da Constituição. 

    •  Lembrando que (CF, art. 49, I e 84, VII) cabe ao CongressoNacional – por meio de Decreto Legislativo – resolverdefinitivamente sobre tratados internacionais (seja sobredireitos humanos ou não), referendando-os e, após isso, estespassarão a integrar o ordenamento jurídico nacional entrandoem vigor após a edição de um decreto presidencial.

    Esquematizando, um tratado pode adquirir 3 statushierárquicos:1- Regra: Status de lei ordinária. Caso seja um tratado que nãoverse sobre direitos humanos.

    2- Exceção 1: Status Supralegal. Caso seja um tratado sobredireitos humanos não votado pelo rito de emendas constitucionais,mas pelo rito ordinário;

    3- Exceção 2: Status constitucional. Caso seja um tratado sobredireitos humanos votado pelo rito de emendas constitucionais (3/5dos votos, em 2 turnos de votação em cada Casa). Essa possibilidadesó passou a existir com a EC 45/04.Mais observações:

    •  Com base neste parágrafo, vigora com força de EmendaConstitucional o Decreto Legislativo nº 186/08 que ratificou otexto da convenção sobre os direitos das pessoas comdeficiência e de seu protocolo facultativo, assinados em NovaIorque, em 30 de março de 2007.

    •  Não precisa necessariamente ser direito individual, perceba quea norma fala direitos humanos.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    16/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    16

      ...

    •  Segundo o STF, como os tratados internacionais sãoequiparados às leis ordinárias, não podem versar matériasob reserva constitucional de lei complementar, pois emtal situação, a própria Carta Política subordina o tratamentolegislativo de determinado tema ao exclusivo domínio nor-

    mativo da Lei Complementar.

    23.  (CESPE/PM-DF/2010)  Se o Congresso Nacional aprovar,em cada uma de suas casas, em dois turnos, por três quintos dosseus votos dos respectivos membros, tratado internacional queverse sobre direitos humanos, esse tratado será equivalente àsemendas constitucionais.

    Comentários: 

    É a literalidade do dispositivo encontrado na Constituição em seu art.5º, §3º.

    Gabarito: Correto.

    24.  (CESPE/PGE-AL/2008)  Sabendo que o § 2.º do art. 5.º daCF dispõe que os direitos e garantias nela expressos não excluemoutros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, oudos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasilseja parte, então, é correto afirmar que, na análise desse dispositivo

    constitucional, tanto a doutrina quanto o STF sempre foram unânimesao afirmar que os tratados internacionais ratificados pelo Brasilreferentes aos direitos fundamentais possuem status de normaconstitucional. 

    Comentários: 

    A regra é que os tratados internacionais após serem internalizadosserão equivalentes às leis ordinárias, somente serão equivalentesàs emendas se contiverem os seguintes requisitos: 

      Versem sobre direitos humanos; e

      Forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, da

    mesma forma que uma emenda constitucional, ou seja:

    •  Em dois turnos; e

    •  Por 3/5 dos votos de seus respectivos membros;

    E essa possibilidade só foi aberta pela EC 45/04.

    Gabarito: Errado.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    17/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    1

      ...

    25.  (CESPE/PGE-AL/2008)  A EC n.º 45/2004 inseriu na CF umdispositivo definindo que os tratados e convenções internacionaissobre direitos humanos que forem aprovados no Congresso Nacionalcom quorum e procedimento idênticos aos de aprovação de leicomplementar serão equivalentes às emendas constitucionais.

    Comentários: 

    Para adquirir status de emenda devem ser votados pelo mesmo ritode uma emenda constitucional e não pelo procedimento de uma leicomplementar. 

    Gabarito: Errado.

    26.  (CESPE/OAB-Nacional/2007) Quando previstos em tratadose convenções internacionais, os direitos fundamentais são

    equivalentes às emendas constitucionais.Comentários:

    Isso só acontecerá se forem ratificados pelo rito de votação dasemendas constitucionais. Não basta estarem previstos em tratados.

    Gabarito: Errado.

    Tribunal Penal Internacional:

    § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal PenalInternacional a cuja criação tenha manifestado adesão.(Incluído pela EC 45/04)

    Outra inovação da EC 45/04. Esse dispositivo tem sido cobradoapenas literalmente nos concursos, independente do nível.

    27.  (CESPE/Técnico-TRT 17ª/2009)  O Brasil se submeterá à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação manifestaradesão.

    Comentários:Literalidade do art. 5º §4º da Constituição. Essa foi uma inovaçãotrazida pela EC 45/04.Gabarito: Correto.

    28.  (CESPE/Técnico-TJ-TJ/2008)  A submissão do Brasil aoTribunal Penal Internacional depende da regulamentação por meio delei complementar. 

    Comentários:

    Não há necessidade de lei complementar.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    18/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    1

      ...

    Gabarito: Errado.

    Pronto pessoal!!! Por hoje é só...

    Excelente estudo a todos.Grande abraço.

    Vítor Cruz Rodrigo Duarte

    LISTA DAS QUESTÕES DA AULA:

    1. 

    (CESPE/ MPU/2010)  Considerando que os direitos sejambens e vantagens prescritos no texto constitucional e as garantiassejam os instrumentos que asseguram o exercício de tais direitos, agarantia do contraditório e da ampla defesa ocorre nos processos

     judiciais de natureza criminal de forma exclusiva.

    2.  (CESPE/Contador-AGU/2010)  Embora se saliente, nasgarantias fundamentais, o caráter instrumental de proteção adireitos, tais garantias também são direitos, pois se revelam nafaculdade dos cidadãos de exigir dos poderes públicos a proteção deoutros direitos, ou no reconhecimento dos meios processuais

    adequados a essa finalidade.3.  (CESPE/TJAA-STM/2011) Os direitos e as garantiasexpressos na Constituição Federal de 1988 (CF) excluem outros decaráter constitucional decorrentes do regime e dos princípios por elaadotados, uma vez que a enumeração constante no artigo 5.º da CF étaxativa.

    4.  (CESPE/MMA/2009)  Os direitos e garantias fundamentaisencontram-se destacados exclusivamente no art. 5º do textoconstitucional.

    5.  (CESPE/ AUGE-MG/2009)  Nosso sistema constitucionalestabelece um rol exaustivo de direitos e garantias fundamentais,razão pela qual eles não podem ser ampliados além daquelesconstantes do art. 5.º da CF.

    6.  (CESPE/OAB-Nacional/2007) Os direitos fundamentais sãorelativos e históricos, pois podem ser limitados por outros direitosfundamentais e surgem e desaparecem ao longo da história humana.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    19/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    1

      ...

    7.  (CESPE/MPS/2010) De acordo com a sistemática de direitose garantias fundamentais presente na CF, as pessoas jurídicas dedireito público podem ser titulares de direitos fundamentais.

    8.  (CESPE/ MPU/2010) Sendo os direitos fundamentais válidos

    tanto para as pessoas físicas quanto para as jurídicas, não há, naConstituição Federal de 1988 (CF), exemplo de garantia dessesdireitos que se destine exclusivamente às pessoas físicas. 

    9.  (CESPE/ TJRJ/2008)  O direito fundamental à honra seestende às pessoas jurídicas.

    10.  (CESPE/ - TRT 9ª/2007) Os direitos e garantiasfundamentais não se aplicam às relações privadas, mas apenas àsrelações entre os brasileiros ou os estrangeiros residentes no país e opróprio Estado. 

     

    (CESPE/AJEM-TJDFT/2008) A retirada de um dos sócios dedeterminada empresa, quando motivada pela vontade dos demais,deve ser precedida de ampla defesa, pois os direitos fundamentaisnão são aplicáveis apenas no âmbito das relações entre o indivíduo eo Estado, mas também nas relações privadas. Essa qualidade édenominada eficácia horizontal dos direitos fundamentais. 

    12.  (CESPE/ MPE-RO/2010) Direitos humanos de terceirageração, por seu ineditismo e pelo caráter de lege ferenda que aindacomportam, não recebem tratamento constitucional.

    13.  (CESPE/DPE-ES/2009) Os direitos de primeira geração oudimensão (direitos civis e políticos) — que compreendem asliberdades clássicas, negativas ou formais — realçam o princípio daigualdade; os direitos de segunda geração (direitos econômicos,sociais e culturais) — que se identificam com as liberdades positivas,reais ou concretas — acentuam o princípio da liberdade; os direitosde terceira geração — que materializam poderes de titularidadecoletiva atribuídos genericamente a todas as formações sociais —consagram o princípio da solidariedade.

    14.  (CESPE/ CEHAP/2009) A evolução cronológica doreconhecimento dos direitos fundamentais pelas sociedadesmodernas é comumente apresentada em gerações. Nessa evolução, odireito à moradia está inserido nos direitos fundamentais de terceirageração, que são os direitos econômicos, sociais e culturais, surgidosno início do século XX.

    15.  (CESPE/ - DPU/2010) Acerca dos direitos sociais, assinale aopção correta.

    a) O cerceamento à liberdade de expressão é uma clara afronta aos

    direitos sociais capitulados na CF.

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    20/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    20

      ...

    b) Os direitos sociais são exemplos típicos de direitos de 2ª geração.

    c) O direito à vida e o direito à livre locomoção são exemplos dedireitos sociais.

    d) Os direitos sociais são exemplos de liberdades negativas.

    e) Os direitos sociais contemplados na CF, pela sua natureza, sópodem ser classificados como direitos fundamentais de eficácia plena,não dependendo de normatividade ulterior.

    16.  (CESPE/ - DPU/2010) Os direitos políticos são exemplostípicos de direitos de 3.ª geração17.  (CESPE/DETRAN-DF/2009) O direito ao meio ambienteecologicamente equilibrado é considerado direito fundamental deterceira geração.

    18.  (CESPE/OAB-Nacional/2007) O direito ao progresso é um

    exemplo de direito fundamental de segunda geração ou dimensão.19.  (CESPE/Auditor - TCE-PE/2004)  Na evolução dos direitosfundamentais, consolidou-se a classificação deles em diferentesgerações (direitos fundamentais de primeira, segunda e terceiragerações), as quais se sucederam e se substituíram ao longo dotempo, a partir, aproximadamente, da Revolução Francesa de 1789.

    20.  (CESPE/DPE - Alagoas/2003) O direito aodesenvolvimento, o direito à paz, o direito ao meio ambiente e odireito de propriedade ao patrimônio comum da humanidade podem

    ser considerados como direitos de segunda geração ou dimensão.21.  (CESPE/DPE - Alagoas/2003) O direito de comunicaçãopode ser enquadrado no rol dos direitos de terceira dimensão ougeração.

    22.  (CESPE/PM-DF/2010)  Segundo a CF, as normasconstitucionais que prescrevem direitos e garantias fundamentaistêm eficácia contida e dependem de regulamentação.

    23.  (CESPE/PM-DF/2010)  Se o Congresso Nacional aprovar,em cada uma de suas casas, em dois turnos, por três quintos dos

    seus votos dos respectivos membros, tratado internacional queverse sobre direitos humanos, esse tratado será equivalente àsemendas constitucionais.

    24.  (CESPE/PGE-AL/2008)  Sabendo que o § 2.º do art. 5.º daCF dispõe que os direitos e garantias nela expressos não excluemoutros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, oudos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasilseja parte, então, é correto afirmar que, na análise desse dispositivoconstitucional, tanto a doutrina quanto o STF sempre foram unânimesao afirmar que os tratados internacionais ratificados pelo Brasil

  • 8/18/2019 Direito Constitucional PF

    21/21

    CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLÍCIA FEDERALPROFESSORES: VÍTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 

    21

      ...

    referentes aos direitos fundamentais possuem status de normaconstitucional. 

    25.  (CESPE/PGE-AL/2008)  A EC n.º 45/2004 inseriu na CF umdispositivo definindo que os tratados e convenções internacionais

    sobre direitos humanos que forem aprovados no Congresso Nacionalcom quorum e procedimento idênticos aos de aprovação de leicomplementar serão equivalentes às emendas constitucionais.

    26.  (CESPE/OAB-Nacional/2007) Quando previstos em tratadose convenções internacionais, os direitos fundamentais sãoequivalentes às emendas constitucionais.

    27.  (CESPE/Técnico-TRT 17ª/2009)  O Brasil se submeterá à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação manifestaradesão.

    28. 

    (CESPE/Técnico-TJ-TJ/2008)  A submissão do Brasil aoTribunal Penal Internacional depende da regulamentação por meio delei complementar. 

    GABARITO:

    1 Errado 15 B

    2 Correto 16 Errado3 Errado 17 Correto4 Errado 18 Errado5 Errado 19 Errado6 Correto 20 Errado7 Correto 21 Correto8 Errado 22 Errado9 Correto 23 Correto

    10 Errado 24 Errado

    11 Correto 25 Errado12 Errado 26 Errado13 Errado 27 Correto14 Errado 28 Errado