direito civil prova b

2
Direito Civil Prova B Questão 1 Antônio procurou o Juizado Especial para processar um banco por causa do Plano Bresser de 1987 . Ao final, após anos de espera, a sentença do juiz determinou que a demanda era improcedente ( recusou o pedido de Antônio), pois ou autor havia fundamentado a ação nos artigos existentes do código civil de 1916, e não no código atualmente em vigor, o de 2002. Sentindo-se injustiçado, ele procura por Laura, advogada atuante na área cível, para pedir orientações e, se for o caso, recorrer da decisão. Pergunta: A decisão do juiz foi correta? Vale a pena recorrer da decisão? Ajude Laura a orientar Antônio, justificando/fundamentando a resposta. Questão 2 Tício é um jovem muito inteligente, concluiu o ensino médio aos 11 anos de idade e ingressou em seguida em uma instituição de ensino superior ( graduação) para cursar engenharia elétrica. Após 5 anos de curso, com 16 anos completos, ele descobre que a faculdade não vai lhe entregar um diploma por se tratar de um menor incapaz. Pergunta: A instituição está agindo corretamente? Por quê? Questão 3 Sobre os direitos da personalidade: a) o que são; b) escolha um explique-o Questão 4 “Associação é uma sociedade empresária, já que é criada para angariar dinheiro com o intuito de lucro para seus membros”. A frase está ou não correta? Explique, fundamentando sua resposta. Questão 5 Mévio emprestou seu novo fusca para que seu amigo Tício pudesse chegar à porta da igreja no dia do casamento. Infelizmente, ao longo do caminho, um motorista bêbado bateu no veícilo em que Tício e seu pai, que dirigia, estavam. Ambos não sofreram nada, chegaram atrasados à

Upload: direitounimonte

Post on 23-Jun-2015

175 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direito civil  prova b

Direito Civil Prova B

Questão 1

Antônio procurou o Juizado Especial para processar um banco por causa do Plano Bresser de 1987 . Ao final, após anos de espera, a sentença do juiz determinou que a demanda era improcedente ( recusou o pedido de Antônio), pois ou autor havia fundamentado a ação nos artigos existentes do código civil de 1916, e não no código atualmente em vigor, o de 2002. Sentindo-se injustiçado, ele procura por Laura, advogada atuante na área cível, para pedir orientações e, se for o caso, recorrer da decisão. Pergunta: A decisão do juiz foi correta? Vale a pena recorrer da decisão? Ajude Laura a orientar Antônio, justificando/fundamentando a resposta.

Questão 2

Tício é um jovem muito inteligente, concluiu o ensino médio aos 11 anos de idade e ingressou em seguida em uma instituição de ensino superior ( graduação) para cursar engenharia elétrica. Após 5 anos de curso, com 16 anos completos, ele descobre que a faculdade não vai lhe entregar um diploma por se tratar de um menor incapaz. Pergunta: A instituição está agindo corretamente? Por quê?

Questão 3

Sobre os direitos da personalidade: a) o que são; b) escolha um explique-o

Questão 4

“Associação é uma sociedade empresária, já que é criada para angariar dinheiro com o intuito de lucro para seus membros”. A frase está ou não correta? Explique, fundamentando sua resposta.

Questão 5

Mévio emprestou seu novo fusca para que seu amigo Tício pudesse chegar à porta da igreja no dia do casamento. Infelizmente, ao longo do caminho, um motorista bêbado bateu no veícilo em que Tício e seu pai, que dirigia, estavam. Ambos não sofreram nada, chegaram atrasados à igreja, mas a cerimônia ocorreu normalmente. Todavia, Mévio ficou arrasado com o ocorrido, afinal, o carro era recém saído da concessionária. Tício pagou pelos reparos, mas Mévio, inconformado, acabou processando o motorista bêbado por danos morais, alegando que o bem era precioso, “um membro da família”. O juiz deu improvimento ao pedido (negou o pedido de Mévio), alegando se tratar de um bem que pode ser substituído por outro semelhando sem problema algum. Pergunta: A decisão do Juiz foi correta? Por quê? Justifique sua resposta.