dinÂmicas de planejamento

12
DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO Faxina Ecológica Objetivos: Perceber o espaço da comunidade em que vivem e as possibilidades de interferir nele positivamente; sentir- se responsável por este espaço; tornar o espaço significativo; estimular a capacidade de organização e planejamento; interagir com a comunidade. Duração: Indeterminado (depende do projeto) Material: caneta, hidrocor, cartolina, fita crepe, sacos de lixo, pás, vassouras, Texto "Tomando decisões" Desenvolvimento: 1. O facilitador propõe uma discussão com o grupo, levantando os espaços públicos de lazer que existem nas proximidades da escola, centro de saúde ou associação comunitária. Pode ser uma praça, uma quadra, um campo de futebol, um pátio, etc. 2. Em seguida, o facilitador questiona com eles quais as condições em que se encontram estes espaços. 3. Feito o levantamento dos espaços e suas condições, o facilitador coordenará a discussão sobre as melhorias necessárias, as possibilidades e limites que os funcionários/comunidade ou adolescentes têm de atuar para melhoria destes espaços, bem como o porquê desses limites. 4. O facilitador e os alunos escolhem um destes espaços e planejam uma ação, que pode ser uma limpeza, seguida de uma campanha para manutenção de uma praça, a limpeza de um canteiro mal aproveitado e plantação de flores ou mudas de árvores, aproveitamento de um terreno dentro da escola para plantação de uma horta, limpeza e decoração de uma sala de jogos, ou aproveitamento de uma sala abandonada ou que serve de depósito, recuperação de uma quadra ou campo da escola ou do bairro. 5. O facilitador estimula e coordena a organização da

Upload: maria-augusto-rocha

Post on 14-Aug-2015

807 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO

DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO

 

Faxina EcológicaObjetivos: Perceber o espaço da comunidade em que vivem e as possibilidades de interferir nele positivamente; sentir-se responsável por este espaço; tornar o espaço significativo; estimular a capacidade de organização e planejamento; interagir com a comunidade.

Duração: Indeterminado (depende do projeto)

Material: caneta, hidrocor, cartolina, fita crepe, sacos de lixo, pás, vassouras, Texto "Tomando decisões"

Desenvolvimento:

1. O facilitador propõe uma discussão com o grupo, levantando os espaços públicos de lazer que existem nas proximidades da escola, centro de saúde ou associação comunitária. Pode ser uma praça, uma quadra, um campo de futebol, um pátio, etc.

2. Em seguida, o facilitador questiona com eles quais as condições em que se encontram estes espaços.

3. Feito o levantamento dos espaços e suas condições, o facilitador coordenará a discussão sobre as melhorias necessárias, as possibilidades e limites que os funcionários/comunidade ou adolescentes têm de atuar para melhoria destes espaços, bem como o porquê desses limites.

4. O facilitador e os alunos escolhem um destes espaços e planejam uma ação, que pode ser uma limpeza, seguida de uma campanha para manutenção de uma praça, a limpeza de um canteiro mal aproveitado e plantação de flores ou mudas de árvores, aproveitamento de um terreno dentro da escola para plantação de uma horta, limpeza e decoração de uma sala de jogos, ou aproveitamento de uma sala abandonada ou que serve de depósito, recuperação de uma quadra ou campo da escola ou do bairro.

5. O facilitador estimula e coordena a organização da ação, através da elaboração de um projeto que contemple distribuição de tarefas, levantamento do material, tempo necessário, necessidade de estabelecer contatos e de buscar apoio com os responsáveis pelo espaço (diretora da escola, presidente da associação do bairro, regional), etc.Pode ser usado o seguinte modelo:

o Justificativa Por que é necessária a intervenção?

o Objetivos Para que serve a intervenção?

o Recursos Humanos Com quem contamos? Quem vai fazer o quê?

o Audiência Quem vai se beneficiar com este projeto

o Duração

Page 2: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO

Quanto tempo será necessário para desenvolver o projetoo Ambiente

Aonde vai ser realizadoo Recursos Materiais

O que será necessário para realizar o projeto? Como poderão ser obtidos estes recursos?

o Avaliação Como vai ser avaliado se o projeto deu certo ou não?

o Bibliografia O que é preciso ler ou assistir para dar subsídios para a realização

do projeto?6. Se o projeto for realizado na comunidade, pensar em como se poderia fazer desta

ação um evento que mobilizasse a comunidade, discutindo a possibilidade de entrar em contato com a associação de bairro ou a regional, rádios comunitárias, etc., pedindo apoio.

7. A partir daí, pensar com os participantes do evento a possibilidade de uma campanha para a manutenção do trabalho realizado.

8. Para estimular a reflexão, distribuir o texto Tomando decisões para todos os participantes.

Outras possibilidades

§ Organização de grafitagem do muro da escola ou dos muros públicos do bairro § Pintura da escola § Organização de uma excursão a um parque ecológico

§ Reciclagem de lixo.A Salada Objetivo: Sensibilizar para a importância do planejamento em uma ação.

Duração: 30 minutos.

Material: Caneta hidrocor e tarjeta de papel.

Desenvolvimento:

1. O facilitador convidará o grupo para fazer uma grande e gostosa salada, com vários ingredientes e bem temperada.

2. Os ingredientes e temperos estarão escritos em tarjetas de cartolina e dentro de seus respectivos recipientes, etiquetados: LEGUMES - VERDURAS - ERVAS FRESCAS - PIMENTAS - ERVAS SECAS - VINAGRES - AZEITES - ÓLEOS - LIMÕES - QUEIJOS - ENLATADOS - CARNES DESFIADAS - PRESUNTO E OUTROS FRIOS - AZEITONAS - OVOS COZIDOS - CONSERVAS. Esses recipientes ficarão à vista do grupo.

3. Onde colocar a salada: TRAVESSA RETANGULAR DE LOUÇA, PRATO GRANDE E REDONDO DE VIDRO, RECIPIENTE REDONDO E FUNDO DE ACRÍLICO. Estas tarjetas ficarão à vista do grupo.

4. O facilitador solicitará ao grupo que sugira o que fazer nesse momento.

Page 3: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO

Sugestões para reflexão:

Esperar as respostas do grupo para iniciar a reflexão sobre a necessidade de planejamento para toda ação que se vai fazer. Convidar o grupo a planejar os passos para a confecção da salada. Esperar que o grupo se manifeste durante algum tempo, prestando atenção nas idéias que surgirem. Estas deverão ser analisadas com o grupo, sendo relacionadas aos passos, simplificados, de um planejamento:

1. Levantamento de necessidades: (o que lhe faz falta para uma boa nutrição).

2. Priorização de necessidades: (o que o grupo quer comer).3. Levantamento de recursos disponíveis: (os ingredientes disponíveis e

recipientes disponíveis, onde caiba uma grande salada).4. Ação: (alimentar o grupo).5. O que: (fazer uma salada).6. Quem: (o grupo).7. Para quem: (para eles que são adolescentes).8. Como: (usando um recipiente bem grande onde serão misturados os

ingredientes).9. Com o que: (verduras, legumes, ervas, temperos, carnes de diferentes

tipos enlatados e conservas, etc.).10. Com quem: (com o facilitador e todo o grupo).11. Onde: (na sala de aula).12. . Quando: (hoje).

À medida em que forem escolhidos os recipientes e os ingredientes, as respectivas tarjetas serão coladas no quadro de giz, podendo ser mudadas à medida em que o grupo vai refletindo sobre os passos do planejamento.

Quando a salada estiver pronta, as cartelas serão coladas em papel pardo, debaixo de cada um dos passos do planejamento de ação a que pertencem. Esse trabalho ficará em local visível.

Nosso Projeto de Vida Objetivo: Identificar as fases de um projeto de vida e a sua interligação.

Duração: 40 minutos.

Material: Sucatas, papel colorido, caneta hidrocor, cola, tesoura e fita adesiva.

Desenvolvimento:

1. O facilitador dividirá o grupo em 4 subgrupos. Cada um deles se reunirá e os integrantes dirão qual é o seu projeto de vida. O subgrupo se organizará para construir coletivamente, com o material disponível, a representação simbólica dos projetos de vida dos seus integrantes, em um só espaço. Depois de prontos todos os projetos, eles serão apresentados ao restante do grupo.

Sugestões para reflexão:

O facilitador estimulará o grupo a descrever as diversas fases de construção do

Page 4: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO

projeto, desde a concepção de como seria, a fase de planejamento, a de execução com as dificuldades que tiveram, as modificações no planejamento inicial até os retoques finais e a apresentação. Procurará fazer com que eles relacionem essas fases com as fases reais da construção de um projeto como: o sonho, as ações intermediárias, como estudos e o aproveitamento das boas oportunidades, etc. para concretizar o sonho, as modificações que se fazem necessárias no projeto inicial para que ele seja adequado à realidade da pessoa, os obstáculos que precisam ser vencidos, entre outros.

Enfatizar que apenas o sonho não constrói um projeto de vida, ele é o primeiro passo, e que os adolescentes às vezes têm esse pensamento de que sonhar é realizar. Estimulá-los a reconhecer, na realidade local, a viabilidade dos projetos apresentados. Um pequeno texto sobre projeto de vida será distribuído para leitura em conjunto.

PROJETO DE VIDA

Todo mundo, quando é criança, diz assim "quando eu crescer, quero ser... "E aí, vê as mais altas aspirações que um pirralho pode ter: astronauta, primeira bailarina do Teatro Municipal, jogador da seleção brasileira, etc.

Depois que cresce um pouco, todo mundo vê que as coisas não são tão simples assim. Tudo o que a gente quer, deve ser conquistado aos poucos, dia após dia.

Este "querer" ser, é muito importante. E o "como" ser, tão importante quanto.

Um projeto de vida é isso: o que queremos ser e como ser o que queremos; é planejar o futuro e colocar o plano em prática agora, no presente.

Ter um projeto de vida faz uma pessoa se sentir mais segura, confiante e menos perdida na hora de fazer as escolhas que todos temos de fazer, no dia-a-dia. Faz pensar, até, em como será o mundo que vamos ajudar a construir.

Por ser um projeto, pode sofrer alterações no meio do caminho. E sempre é bom parar para pensar se o que foi planejado, há algum tempo, ainda é o que se quer hoje.

Então, deseje, planeje, faça seu futuro começar hoje.

Page 5: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO
Page 6: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO
Page 7: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO

Elaborar um plano de carreira serve exatamente para guiar o profissional no caminho que ele tem a percorrer rumo ao sucesso. Muitas pessoas dizem possuir um plano de carreira em suas mentes, mas é importante perceber que se o plano estiver formalizado seus efeitos serão muito maiores sobre a sua carreira. Isso se deve ao fato de que, quando escrevemos refletimos muito melhor sobre o que está sendo escrito e, ao mesmo tempo, tomamos o assunto como mais importante.

Vamos então ao que interessa: como elaborar um plano de carreira? Reflita sobre o que você deseja para a sua carreira no longo prazo, defina um objetivo genérico como "Me tornar executivo em uma grande multinacional", "Me tornar um empreendedor de sucesso" ou "Me tornar reconhecido no meio acadêmico", e escreva este objetivo em uma página - daí sairá seu plano de carreira.

Para atingir o objetivo que está em seu plano de carreira é importante refletir sobre si próprio. Você deve se fazer perguntas do tipo: "O que preciso estudar para conseguir chegar a este objetivo?", "Que experiências me trarão aprendizagens importantes para chegar onde eu quero?" e "Que características e atitudes minhas ajudam ou dificultam meu caminho e como melhorá-las?". As respostas para estas e muitas outras perguntas vão embasar sua reflexão para que escreva no seu plano de carreira as metas que deseja atingir.

No seu plano de carreira, quando conseguir identificar as metas a serem atingidas, tente dar-lhes prazo, em alguns casos será mais fácil que em outros, mas ao fazê-lo sua mente começa a trabalhar para encontrar soluções para atingir esta meta. Pense algo como "Até 2010 tenho que aprender inglês o suficiente para poder participar de negócios internacionais pois isso será necessário se quiser trabalhar em gestão de empresas multinacionais". Mas essa é apenas um exemplo de meta, quando cada um terá uma certa quantidade delas, na maioria das vezes muito diferentes.

Depois de escrever seu plano de carreira leia tudo que escreveu e reflita sobre o assunto. Mantenha ele na sua cabeça e sinta-se livre para modificá-lo sempre que necessário para atingir seus novos objetivos - afinal de contas nem o mundo nem ninguém para de mudar, o tempo inteiro.

-------------

Um exemplo prático e resumido de plano de carreira para que você possa entender melhor e elaborar o seu poderia ser mais ou menos assim:

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""Plano de Carreira de André.

Page 8: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO

Objetivo: Tornar-se um empresário de sucesso no comércio internacional.

Situação atual:Estudante de administração(possui conhecimentos teóricos úteis)Não fala inglês (será necessário aprender)Não entende de comércio internacional (será necessário aprender)É uma pessoa tímida (terá que melhorar este traço de comportamento)

Como atingir o objetivo (metas):- Se formar em administração para obter mais conhecimentos- Aprender inglês o suficiente para fazer negociações de compra e venda internacionais até 2010- Participar de cursos em comércio exterior- Buscar experiências de estágio e trabalho na área de comércio exterior para aprender os aspectos práticos do negócio antes de se formar- Buscar experiências em cursos ou trabalho que o façam vencer a timidez""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Lembre-se que o plano de carreira vai ser adaptado aos seus interesses, por isso o seu plano de carreira pode ser mais ou menos parecido com o modelo que mostramos aqui.

Além disso tenha sempre em mente que as coisas mudam com o tempo: o mesmo André, durante as experiências que teve para atingir seu objetivo, adorou trabalhar em uma grande empresa de comércio exterior e, por isso, preferiu mudar seu objetivo no plano de carreira para "se tornar um executivo de sucesso em comércio exterior".

Existem cada vez mais profissões e oportunidades de construir uma carreira de sucesso profissional. No entanto é necessário termos um plano de carreira, principalmente se não temos ideia daquilo que queremos fazer. Requer alguma dedicação inicial para decidir o que fazer, mas vale a pena este esforço já que está a decidir o seu futuro para os próximos anos (ou para o resto da vida).

Aqui ficam alguns passos que deverá seguir para fazer essa escolha correctamente.

Conhecer-se a si próprio

A primeira coisa a fazer, antes de decidir um plano de carreira, é aprender mais acerca de si. Nomeadamente, quais são:

Os valores Os interesses As características profissionais Os conhecimentos

Estas combinações definem aquilo que você gosta de fazer e aquilo em que pode ser realmente útil na vida profissional.

Page 9: DINÂMICAS DE PLANEJAMENTO

Existem testes psicológicos para o ajudarem neste processo, que depois sugerem o tipo de carreira que poderá escolher. Existem estes tipos de teste de carreira gratuitamente na Internet.

Há também consultores de carreira que o podem ajudar a decidir o melhor para si. Vale mais pagar algum dinheiro para decidir bem, já que é o seu futuro que está em jogo.

Fazer lista de profissões que admira

Depois de fazer os testes de carreira, foram identificadas algumas profissões que encaixam no seu perfil. Normalmente são listas grandes, com dezenas de opções para escolher.

Deve percorrer a lista com atenção e identificar aquelas que lhe parecem mais interessantes e onde se vê a trabalhar com motivação durante os próximos tempos. Escolha no máximo dez hipóteses finais.

Saber mais acerca dessas profissões

O passo seguinte no plano de carreira é conhecer melhor a descrição de cada uma das profissões que optou por incluir na sua lista final.

Entre outras coisas, deve avaliar:

Descrição da função Requisitos académicos Requisitos profissionais Oportunidades de carreira Pacotes salariais da indústria

Pode obter estas informações em revistas da área que pretende actuar e também entrevistar informalmente pessoas que estejam ligadas a essa carreira. Ofereça-se para lhes pagar o almoço enquanto procura saber o máximo de informações possíveis.

Depois deverá tratar de procurar um emprego através de uma campanha de Marketing Pessoal. Isto incluirá fazer o currículo e aprender a ser entrevistado. Com um plano de carreira, tudo fica mais organizado e simples de seguir.