dificuldades de aprendizagem em foco, previnir a partir da educação infantil

1
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO Kássia Quadros Ferreira – Psicopedagoga, Nova Palma/RS. Ana Paula dos Santos Ferraz - Uninter, Nova Palma/RS; Aline Davila Redin – Prefeitura Municipal de Nova Palma, Nova Palma/RS. 1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem como foco a avaliação e intervenção psicopedagógica à crianças da educação infantil. 2. OBJETIVO Avaliar e acompanhar o desenvolvimento da criança, tendo em vista as suas necessidades educacionais, para de forma preventiva superar as dificuldades e fortalecer a autoestima, a autoconfiança da criança, ampliando gradativamente suas possibilidades de aprendizagem e convívio social. 3. METODOLOGIA - Pesquisa inicial nas escolas da rede pública da cidade de Nova Palma, RS, que atendem a Educação Infantil - questionários e conversas com professores e pais - Avaliação e atendimentos multiprofissionais. 4. RESULTADOS Os resultados parciais são verificados pelas problemáticas que os alunos apresentam e pela importância que os professores dão aos atendimentos, pois procuram respostas para entender e como atender esse aluno. 5. CONCLUSÃO Conclui-se que o olhar para a educação infantil e uma adequada avaliação, as dificuldades que estas crianças poderiam evidenciar no futuro serão prevenidas no presente. 6. REFERÊNCIAS LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 93.94/96. FERNANDÉZ, Alícia. A atenção aprisionada. Psicopedagogia da capacidade atencional. Porto Alegre: Artmed, 2012. FONSECA, Vítor. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis . São Paulo: Unesp, 2001.

Upload: kassia-quadros-ferreira

Post on 23-Jul-2015

92 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dificuldades de aprendizagem em foco, previnir a partir da Educação Infantil

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO

Kássia Quadros Ferreira – Psicopedagoga, Nova Palma/RS. Ana Paula dos Santos Ferraz - Uninter, Nova Palma/RS; Aline Davila Redin – Prefeitura Municipal de Nova Palma, Nova Palma/RS.

1. INTRODUÇÃOEste trabalho tem como foco a avaliação e

intervenção psicopedagógica à crianças da educação infantil.

2. OBJETIVOAvaliar e acompanhar o desenvolvimento da criança, tendo em vista as suas necessidades educacionais, para de forma preventiva superar as dificuldades e fortalecer a autoestima, a autoconfiança da criança, ampliando gradativamente suas possibilidades de aprendizagem e convívio social.

3. METODOLOGIA-Pesquisa inicial nas escolas da rede pública da cidade de Nova Palma, RS, que atendem a Educação Infantil -questionários e conversas com professores e pais-Avaliação e atendimentos multiprofissionais.

4. RESULTADOSOs resultados parciais são verificados pelas problemáticas que os alunos apresentam e pela importância que os professores dão aos atendimentos, pois procuram respostas para entender e como atender esse aluno.

5. CONCLUSÃOConclui-se que o olhar para a educação infantil e uma adequada avaliação, as dificuldades que estas crianças poderiam evidenciar no futuro serão prevenidas no presente.

6. REFERÊNCIASLDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 93.94/96.FERNANDÉZ, Alícia. A atenção aprisionada. Psicopedagogia da capacidade atencional. Porto Alegre: Artmed, 2012. FONSECA, Vítor. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.