didática e prática docente em geografia ii - marlúcia

6
(Lei nº 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE-GO de 20 de abril de 1999) Av. R-2, Qd. 01- Jardim Novo Horizonte II, Iporá – GO CURSO DE GEOGRAFIA ANO LETIVO - 2015 PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO Matriz: 2009 Série : Semestr e: Disciplina: DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA II Professor(a): Marlúcia Marques Carga Horária Anual/Semestr al: Horas/Aula Horas 132 110 Carga Horária Semanal: Horas/Aula Horas 4 3h e 20 min Carga Horária Teórica- Prática: Horas/Aula Horas T: 102 P: 30 T : 85 P: 25 2. EMENTA: A prática reflexiva no ensino de Geografia. Aplicação das novas tecnologias no ensino da Geografia. As metodologias para o ensino de geografia na educação Básica. Orientações para planejamento e desenvolvimento de aulas e de projetos nas escolas campo, com acompanhamento do professor-supervisor. 3 . OBJETIVO GERAL: Possibilitar aos educandos em formação inicial relacionar a teoria e prática na escola, por meio de novas metodologias para o ensino de geografia na educação básica. 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CÂMPUS IPORÁ

Upload: geografiauegiporagoias

Post on 19-Dec-2015

9 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Planos de Ensino de Geografia

TRANSCRIPT

Page 1: Didática e Prática Docente Em Geografia II - Marlúcia

(Lei nº 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE-GO de 20 de abril de 1999)Av. R-2, Qd. 01- Jardim Novo Horizonte II, Iporá – GO

CURSO DE GEOGRAFIAANO LETIVO - 2015

PLANO DE ENSINO

1. IDENTIFICAÇÃO

Matriz: 2009 Série: 4º Semestre:

Disciplina: DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA II

Professor(a): Marlúcia Marques

Carga Horária Anual/Semestral:

Horas/Aula Horas

132 110

Carga Horária Semanal:

Horas/Aula Horas

4 3h e 20 min

Carga Horária Teórica-Prática:

Horas/Aula Horas

T: 102 P: 30 T: 85 P: 25

2. EMENTA:

A prática reflexiva no ensino de Geografia. Aplicação das novas tecnologias no ensino da Geografia. As metodologias para o ensino de geografia na educação Básica. Orientações para planejamento e desenvolvimento de aulas e de projetos nas escolas campo, com acompanhamento do professor-supervisor.

3. OBJETIVO GERAL:

Possibilitar aos educandos em formação inicial relacionar a teoria e prática na escola, por meio de novas metodologias para o ensino de geografia na educação básica.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ler e debater textos de teóricos que tratam sobre o ensino de geografia;Conhecer os documentos oficiais que norteiam o componente curricular de Geografia – Matriz Curricular Estadual e PCNs.Contextualizar as experiências vividas na disciplina de Didática e Prática Docente em geografia IProblematizar a respeito do ensino de Geografia e o papel do professor como mediador da construção do conhecimentoRealizar projetos de intervenção pedagógica junto à escola campo durante o Estágio Supervisionado;Estimular os educandos/estagiários aplicarem novas metodologias de ensino e utilizar recursos tecnológicos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem;Debater sobre os resultados da regência e sua importância para a formação do professor pesquisador.

CÂMPUSIPORÁ

Page 2: Didática e Prática Docente Em Geografia II - Marlúcia

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I A aula como processo; Das coisas sem serventia, uma delas é a geografia; O significado da construção dos conceitos; Categorias geográficas (paisagem, região, território, espaço e lugar) e ensino de geografia; O uso do livro didático;

UNIDADE II A geografia escolar: disciplina e currículo; Identidade do profissional docente; Escola e ensino de geografia: materiais voltados para ensinar-aprender; Organização de tempos e espaços escolares; Conteúdos e metodologias de ensino; O tradicional e o crítico;

UNIDADE III E o ensino de geografia? Um exercício de ensinar e aprender geografia; Por um aluno indagativo e especulador; Um saber novo, mas sempre provisório; Convite para inventar um novo professor;

UNIDADE IV Planejamento; Recursos didáticos: do quadro negro ao projetor, o que muda? O ensino de Geografia e a produção de vídeo documentário; A avaliação no processo: aprender ensinando;

6. METODOLOGIA:

- Aulas expositivas com o uso de Datashow;- Debates em grupos ou individualmente;- Realização de atividades em grupo ou individualmente;- Apresentação de vídeos e/ou filmes que retrate o conteúdo exposto;- Exposição de conteúdo por meio de seminários realizados pelos educandos.- Viabilização de palestras por especialistas sobre assuntos relacionados aos temas propostos.- Descrição das experiências vividas no diário de campo.- Realizando aula campo para conhecer diversas realidades escolares (previsão de aula no Estado do Chile e visita a COOPEN – Cooperativa de Ensino de Rio Verde)

7. PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR:

Produção de material didático/pedagógico sobre conteúdos selecionados para as aulas de Estágio na escola campo.Mini aulas onde serão avaliadas as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do conteúdo selecionado.A carga horária destinada a esta fase da disciplina não será possível de estimar, uma vez que a prática curricular desta e de outras disciplinas permearão toda a vida acadêmica do aluno ao longo do curso, onde o mesmo desenvolverá suas experiências de conhecimento de maneira

Page 3: Didática e Prática Docente Em Geografia II - Marlúcia

integrada com outras disciplinas, em seminários, estágio, apresentação de trabalhos científicos e outros.

8. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

Avaliação contínua considerando a frequência e participação dos educandos, bem como, comprometimento com o trabalho desempenhado tanto na disciplina quanto na atuação na escola campo; Diário de campo; Produção de textos; Seminários.

9. CALENDÁRIO DAS AULAS:

As aulas serão ministradas nas sextas feiras no primeiro e segundo horário. Os dias com feriados e recessos são: Abril: 03; Maio: 01; Junho: 05; Outubro: 30. As aulas em dias de feriados e recessos contam 16 horas/aula, que serão repostas através de aulas-campo.

10. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANTONELLO, I. T., MOURA, J. D. P. & TSUKAMOTO, R. Y. (Orgs.). Múltiplas Geografias: Ensino – Pesquisa – Reflexão - volume I. Londrina: Ed. Humanidades, 2005.

ANTONELLO, I. T., MOURA, J. D. P. & TSUKAMOTO, R. Y. (Orgs.). Múltiplas Geografias: Ensino – Pesquisa – Reflexão - volume II. Londrina: Ed. Humanidades, 2005.

BARREIRO, Iraíde Marques de F.; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.CARLOS, Ana Fani Alesandri e Org. A Geografia na Sala de Aula. São Paulo. Editora Contexto, 1999.

RUA, João et all. Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro, RJ ACCESS: 1993. (Tema 5 -8)

PONTUSCHKA, N. N. et al (orgs.) Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

REGO, N., CASTROGIOVANNI, A. C. & KAERCHER, N. A. Geografia – práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SCARPATO, Marta (Org.) Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

11. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDREOLA, Balduíno. In: Dinâmica de grupo; jogo da vida e didática do futuro. Petrópolis (RJ), Editora Vozes, 1996.

Cadernos CEDES. Ensino de geografia. Editora Papirus. Dezembro, 1996.

CADERNOS CEDES 65. Televisão, internet e educação: estratégias metodológicas com crianças e adolescentes. Campinas, vol. 25, n. 65, jan./abr. 2005.

CASTELAR, S. (Org.) Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Page 4: Didática e Prática Docente Em Geografia II - Marlúcia

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.

POCHO, Cláudia Lopes ; AGUIAR, Márcia de Medeiros ; SAMPAIO, Marisa Narcizo. Tecnologia educacional : descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2003.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre. São Paulo, N. 15, p. 145-154, 2000.

______, Nidia Nacib. O Ensino da Geografia em questão e outros temas. Terra Livre. n.2, São Paulo, Marco Zero, 1987.

REGO, N. et all (Orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SIMÕES, Manoel Ricardo. Dramatização para o ensino de Geografia. Rio de Janeiro: Jobran / Cooautor. 1995.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Técnicas de Ensino, por que não. São Paulo: Papirus., 2002.

11.1- Bibliografia Sugerida:

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais História e Geografia. Secretaria da Educação Fundamental. 3 ed. Brasilia, 2001.CASTELAR, Sonia. (Org). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 3ed. São Paulo: Contexto, 2011.CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.MORAIS, Eliana Marta Barbosa de, MORAIS, Loçandra Borges de. (Orgs) Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiania: NEPEG: Vieira: 2010.KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. PONTUSCHKA, Nídia Nacib, OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Geografia em perspectiva. (Orgs). 4 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

____________________________________ __________________________________ Marlúcia Marques Washington Silva Alves

Professor da disciplina Coordenador do Curso de Geografia

Iporá, 09 de fevereiro de 2015