dicas práticas para conjuntos de infusão - accu-chek · adesiva impedirá que o conjunto saia do...

8
Dicas práticas para conjuntos de infusão

Upload: hoangnhan

Post on 07-Oct-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Dicas práticas para conjuntos

de infusão

Inserção da cânula

Para inserir a cânula no organismo, é necessário fazer uma prega na pele para que ela fique tensionada. No entanto, se você tem a pele mais flácida, pode ser melhor esticá-la. Com a pele tensionada, insira a cânula em um movimento contínuo e suave.

Lembre-se de nunca usar uma embalagem que já esteja aberta; a esterilidade do material pode estar comprometida.

Recomendações

»Vocêdeveinseriroconjuntodeinfusão(cateterecânula)napeleantesdeaplicarumadosedebolus,monitorandoosvaloresdaglicemiaportrêshorasapósainserção,paraverificarseainsulinaestámesmosendoabsorvidapeloorganismo.

»Evitetrocaroconjuntodeinfusãoantesdedormir.

»Apósaaplicaçãodacânula,vocêprecisarápreencheroespaçodentrodaparteplásticadeconexão(administrar 1,0 UI para Accu-Chek® FlexLink e 0,7 UI para Accu-Chek® TenderLink).

Dicas práticas para conjuntos de infusão

»Acadatrocadecânulavocêdevefazerumrodíziodolocaldeinserçãoevitandoaqueleslocaisqueforamusadoshápoucotempo.Paraosiniciantes,podeserútildeixaracânulaantiganolocalatécompletarainserçãodanova,assimficamaisfácilmanterumadistânciaadequadadolugarusadoantes.

12

6

9 3

Remoção da cânula

Em alguns casos, a remoção da cânula pode ser mais simples durante o banho ou com o uso de óleos ou solventes. Comece descolando os quatro cantos do adesivo em direção ao centro, sempre mantendo a pele tensionada enquanto retira a cânula.

Recomendações

» Se houver sangramento ao retirar a cânula, pressione firmemente o local com gaze ou algodão.

»Se estiver no banho, utilize uma toalha limpa.

» Após a remoção do adesivo, verifique se há dobras ou sangue na cânula.

»Observe cuidadosamente o local de inserção anterior por dois ou três dias após a remoção da cânula para identificar eventuais problemas.

»Use os conjuntos de infusão de forma segura e higiênica.

»Nunca reutilize o mesmo conjunto de infusão ou faça a inserção em um lugar recentemente utilizado.

44556677

33

1122

Cuide da pele

Depois de remover o conjunto de infusão, pequenos cuidados ajudam a melhorar o local utilizado:

» Se sua pele for seca, aplique um creme hidratante depois de tirar a cânula;

» No caso de haver alguma infecção, passar uma pomada antibiótica no local pode ajudar, mas pergunte primeiro a seu médico que medicamento usar;

»Algumas pessoas, mesmo cuidando da pele corretamente, acabam desenvolvendo pequenas cicatrizes nos locais em que aplicam a cânula. Nesse caso, é melhor evitar que as áreas com cicatrizes sejam usadas novamente, porque a absorção da insulina pode diminuir;

»Também podem surgir pequenas manchas na pele, que, ao contato, parecem pequenas bolinhas. Isso costuma acontecer quando a cânula permanece no local por mais tempo do que deveria. As manchas são uma reação do organismo a um objeto estranho e desaparecerão com o passar do tempo. Entretanto é melhor evitar utilizar essa área do corpo até que a mancha desapareça por completo;

»Se você desenvolver uma lipo-hipertrofia, isto é, um aumento do tecido adiposo embaixo da pele, também deve evitar usar o local para infusão até o problema sumir.

Preenchimento do conjunto de infusão

Você deve ficar atento na hora de preencher o cateter com a insulina, e isso deve ser feito antes de o conjunto de infusão ser conectado ao corpo. O pro-blema é que bolhas de ar podem ser formadas, atrapalhando a administração correta de insulina.

Volumes de preenchimento

Cateter(com insulina UI100)

30 cm 6,0 UI

60 cm 11,0 UI

110 cm 18,0 UI

Cânula(com insulina UI100)

Accu-Chek® Flexlink

1,0 UI

Accu-Chek® Tenderlink

0,7 UI

Quando devo desconectar?

Existem algumas situações em que o Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SICI) deve ser desconectado. São elas:

»Prática de esportes (de contato);

»Banho;

»Natação;

»Atividade sexual;

»Realização de exames médicos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética;

»Sauna, banheira ou solário.

Desconecte com segurança

» Se você quiser desconectar o conjunto por pouco tempo, é melhor deixar o SICI “ligado” para reduzir o risco de oclusão e para não esquecer de religá-lo. Isso porque, durante curtos períodos, apenas uma pequena quantidade de insulina será perdida.

» Ao desconectar o conjunto, utilize a capa protetora da cânula (fornecida na embalagem do conjunto de infusão). Não esqueça de guardar as capas em lugares limpos quando não forem usadas.

» Para prevenir que haja um refluxo de insulina, preencha o cateter com 1 UI ou 2 UI de insulina quando estiver desconectado. Assim pode confirmar visualmente que o cateter está completamente preenchido e sem bolhas.

» Ao reconectar o conjunto, faça um movimento firme até ouvir um clique. Além disso, puxe cuidadosamente o cateter para certificar-se de que a conexão está segura.

» Se a interrupção do SICI durou menos de uma hora, normalmente não é necessário fazer ajustes de compensação basal. No caso de a interrupção ser de uma hora, administre um bolus antes da desconexão para substituir a basal que será perdida. Já no caso de a interrupção durar mais de uma hora, reconecte-o a cada uma hora para administrar um bolus de substituição da insulina basal.

Existem situações em que a substituição da basal pode ser desnecessária, como a prática de uma atividade física de alto nível durante a desconexão, por exemplo. Portanto é importante verificar a glicemia antes de desconectar o cateter e a cada hora em que estiver desconectado.

Situações especiais

Transpiração ou umidadePara inserir a cânula, a pele deve estar limpa e seca. Portanto, no caso de trans-

piração ou umidade, você pode usar a técnica do “sanduíche”: limpar a pele, deixar secar e aplicar um adesivo estéril transparente no lugar em que a cânula será inserida e inserir a cânula através do adesivo estéril transparente cobrindo com outro pedaço de adesivo. Também é possível fazer um corte no centro da cobertura estéril para permitir que a desconexão seja fácil.

Esse mesmo procedimento pode ser usado por atletas, crianças e pessoas muito ativas.

É fundamental colocar o SICI em uma área que não será afetada pela atividade física. Se for necessário, utilize uma fita adesiva para enrolar e fixar o cateter próximo ao lugar de inserção. Assim, se o cateter for puxado por acidente, a fita adesiva impedirá que o conjunto saia do lugar.

Infecções Os sinais precoces de uma infecção são: elevação inesperada da glicemia, ver-

melhidão, calor, inchaço local, dor, desconforto ou prurido.

Se o problema for a glicemia elevada sem explicação, é preciso avaliar visual-mente o conjunto de infusão. Se a cânula estiver deslocada ou mostrar sinais de infecção, troque-a imediatamente, mudando também o local da aplicação. Não deixe de procurar seu médico.

Para prevenir as infecções, respeite as recomendações de higiene:

»Lave as mãos e desinfete o local de inserção, de acordo com as orientações médicas;

»Mantenha todas as partes do conjunto de infusão limpas;

»Evite tocar nas partes que entram em contato com a insulina;

»Troque o conjunto de infusão nos prazos recomendados (cânula, a cada dois a três dias; cateter, a cada seis dias);

»Jamais reutilize partes do conjunto;

»Se estiver com dúvidas em relação ao material, troque o conjunto.

Medo de agulhas Se você tem medo de agulhas, utilize o dis-

positivo de inserção Accu-Chek® LinkAssist; ele pode ser utilizado apenas com o conjunto de infusão Accu-Chek® FlexLink. Anestesie o local de inserção com um anestésico tópico (pode levar até 30 minutos com alguns pro-dutos) ou com gelo.

Não se esqueça de que, em um caso de urgência, você deverá saber introduzir o conjunto de infusão sem utilizar um dispo-sitivo de inserção automática ou um anes-tésico tópico.

Dicas práticas para conjuntos de infusão é uma publicação da Phoenix Comunicação Integrada patrocinada por Roche. O conteúdo é de responsabilidade do autor e não expressa necessariamente a opinião do laboratório. Jornalista Responsável: Mariana Santos (MTb: 26.761-SP). Tiragem: 2.200 exemplares. Endereço: Rua Gomes Freire, 439 – cj. 6 – CEP 05075-010 – São Paulo – SP. Tel.: (11) 3645-2171 – Fax: (11) 3831-8560 – Home page: www.editoraphoenix.com.br – E-mail: [email protected]. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, divulgado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização da editora. Material destinado exclusivamente a usuários de SICI Accu-Chek@. phx hm 14/06/13

Cód.

P041

3352

ACCU-CHEK®, ACCU-CHEK® PERFORMA COMBO, ACCU-CHEK® SPIRIT COMBO, ACCU-CHEK® COMBO, ACCU-CHEK® FLEXLINK, ACCU-CHEK® LINKASSIST e ACCU-CHEK® TENDERLINK são marcas registradas Roche.Bluetooth® é marca registrada de Bluetooth SIC, Inc ©2012 Roche Diagnóstica. Reg. ANVISA 10287410883, 10287410884,10287410897, 10287410420 e 10287410551.

Roche Diagnóstica Brasil0800 77 20 126 [email protected]

Bibliografia: Insulin pump therapy: Best practices in choosing and using infusion devices - AADE 2011.