dicas de criação - jornal e revista

25
DICAS DE CRIAÇÃO

Upload: ana-cristina-d-assumpcao

Post on 29-Jun-2015

187 views

Category:

Design


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dicas de criação - Jornal e Revista

DICAS DE CRIAÇÃO

Page 2: Dicas de criação - Jornal e Revista

DICAS DE CRIAÇÃOPreste atenção nas informações:- O cliente;- O que ele pretende?;- O que ele vende?;- Qual é o problema que enfreta?;- Qual é a verba que ele tem para gastar em publicidade?;- Qual é o formato?;- Qual é o público que ele quer atingir?.

Page 3: Dicas de criação - Jornal e Revista

CARTAZ1 – Não deixe o título muito pequeno.

2 – Não use muito texto, coloque as informações básicas, aquelas que não podem deixar de constar e procure sintetizar todo o conteúdo da ideia na imagem e no título. Imagine um cartaz onde você destaque, ao mesmo tempo e com o mesmo peso de visualização, imagem, produto, título, telefone, promoção, texto. O que é que o consumidor vai olhar primeiro?

3 – Faça uma distribuição objetiva das coisas. Se quiser quebrar regras e, por exemplo, colocar o título atravessado, de cabeça para baixo, e com um tipo de letra completamente fantasiosa, tudo bem. Só tome cuidado com a legibilidade e a adequação. Pode ficar bonito, mas pouco funcional. Sempre, em qualquer caso, a peça precisa estar adequada ao público. E este, é claro, precisa entender logo do que se trata.

Page 4: Dicas de criação - Jornal e Revista

CARTAZ4 – Se você tiver que criar um cartaz promocional, não se esquece que a estrela do anúncio é o prêmio. Abuse, destaque o prêmio.

5 – Desperte a vontade e o interesse. Atraia a atenção de quem está olhando, primeiro a imagem, mas, logo em seguida, a mensagem.

6 – Ao usar mais de uma imagem num cartaz, cuidado para não perder o ponto de atração.

Page 5: Dicas de criação - Jornal e Revista

CARTAZ

Page 6: Dicas de criação - Jornal e Revista

CARTAZ

Page 7: Dicas de criação - Jornal e Revista

CARTAZ

Page 8: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA1 – Procure se informar, sempre e sobre tudo.

2 – Nunca tenha medo do novo. Errar, inclusive, faz parte disso.

3 – Comece criando o anúncio, fazendo rabiscos. Mesmo que você não seja desenhista, trace no papel a sua ideia. Preencha-o. Só quando estiver absolutamente certo, vá para o computador.

Page 9: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA4 – Aguce seu senso de observação.

5 – Veja revistas, livros, edições sobre arte.

6 – Tome cuidado com a diagramação. Obedeça alguns critérios de distribuição e equilíbrio.

7 – Evite imagens fáceis.

Page 10: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA8 – Cuidado com imagens difíceis. Elas precisam, além de fazer parte do anúncio como um todo, ser entendidas. De nada vale uma imagem que o consumidor não entenda, só você.

9 – Bancos de imagens às vezes ajudam, é bom ver. Mas não se prenda. Nenhum banco de imagem conhece o problema do seu cliente e o que ele precisa. Use uma imagem de locação apenas se ela for absolutamente necessária e pertinente ao seu anúncio.

10 – Se o anúncio for de meia página, não lote de coisas. Se o anúncio for de uma página, não lote de coisas. Se o anúncio for de página dupla, não lote de coisas. Quanto maior o número de elementos, menores serão os pontos de atenção.

Page 11: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA11 – Brinque com cores, mas use o bom senso.

12 – Faça adequação do anúncio com o público. Público jovem merece linguagem jovem. Público sério, linguagem séria, e assim por diante. Quer entender uma linguagem jovem, pergunte o que os seus filhos ou os filhos dos seus amigos gostam.

13 – Cuidado na escolha da tipologia. Por mais moderna que seja, preze pela boa leitura.

14 – Não esconda demais a marca do cliente, afinal, quem paga é ele.

Page 12: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA15 – Não exagere demais na marca do cliente se não for absolutamente necessário. Nenhum consumidor fica emocionado só porque está vendo uma marca.

16 – Tome cuidado com os espaços de segurança nas margens dos anúncios. Textos não devem estar muito colados nas margens verticais nem nas horizontais. Se você deixar muito rente, corre o risco de a revista cortar quando for publicar. Deixe, no mínimo, 1 centímetro de segurança.

Page 13: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA17 – Nos anúncios de página dupla, quando o título for grande o suficiente para pegar as duas páginas, deixe um espaço de 6 milímetros a 1 centímetro nas palavras que ficam bem no centro do anúncio. Já viu aqueles anúncios de página dupla, que ao abrir a revista, você não consegue ler o título direito porque ficou escondido na dobra da página? Faltou o espaço necessário. Normalmente isso acontece com revistas que tem lombada quadrada, isto é, que não são grampeadas e sim coladas. Em tempo: se você for criar um anúncio que vai ser veiculado em revistas tanto com lombada quadrada quanto com lombada grampeada, opte por deixar o espaço pensando na lombada quadrada.

Page 14: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA18 – Anúncios para jornal permitem maior versatilidade no formato, pois o Diretor de Arte trabalha em centímetros por coluna. Isto é, o número de colunas do jornal versus a altura em centímetro que você determinar. Você deve enxergar o que melhor se adaptar em proporções para a sua criação: mais altura que largura, mais largura que altura. Mas não esqueça que é preciso trabalhar com formatos que a verba do cliente possa pagar. O que normalmente acontece ao se definir o formato para anúncios de jornal é se reunir criação com a mídia e juntos, chegarem a um formato adequado tanto para criação quanto para a verba do cliente.

Page 15: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA19 – Diferentemente da revista, o jornal tem um papel que absorve demais a tinta e, como a qualidade do papel não é boa, normalmente, a tinta espalha-se mais. Corre-se o risco de a imagem ficar mais escura do que o normal, perdendo um pouco as formas que você achou ótimas na tela do computador. As vezes, também pode acontecer o contrário e a imagem ficar lavada, clara demais. O anúncio que era lindo, ficou ruim. Para resolver, o melhor é uma empresa especializada fazer fotolito, tirar uma prova, você analisar e, aí sim, mandar para o jornal. Alguns jornais pedem somente o arquivo digital, sem fotolito. Se você tiver que liberar um arquivo direto do computador, é bom que a imagem seja produzida um pouco mais clara do que se fosse para o anúncio de revista, e vale tirar uma prova em um papel numa boa impressora. Ainda assim, você pode ser surpreendido com um resultado aquém do esperado.

Page 16: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA20 – Procure informar-se sobre fotografia, ilustração artes, produção gráfica, tipologias. Como diretor de arte, é importante que você conheça um pouco de cada processo para saber usá-los e, principalmente, analisá-los. Faça um curso de desenho. Você pode não se tornar um desenhista, mas vai ajudar no momento em que precisar fazer rough (um esboço da sua ideia).

Page 17: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA21 – Conheça informática, especialmente os programas gráficos é importante você saber e se manter atualizado. Mas não se esqueça o computador não faz nada sozinho, ele não tem ideias. Diretor de arte cria e dirigi o arte finalista.

22 – Não se esqueça: qualidade, sim. Modernidade, sim. Mas simplicidade acima de tudo.

23 – Regras foram feitas para serem quebradas.

Page 18: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA

Page 19: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA

Page 20: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA

Page 21: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA

Page 22: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA

Page 23: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA

Page 24: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA

Page 25: Dicas de criação - Jornal e Revista

JORNAL E REVISTA