dia do engenheiro novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras...

12
ADEMI NOTÍCIAS DEZEMBRO DE 2015 | 1 INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PERNAMBUCO ANO 14 - N° 97 - DEZEMBRO 2015 Novos caminhos para o mercado imobiliário TECNOLOGIA INOVAÇÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO É TEMA DE PALESTRA PÁG. 5 CONTROLE DE RESÍDUOS SUSTENTABILIDADE COMO CONCEITO DE PERMANÊNCIA PÁG. 8 LEAN CONSTRUCTION FOCO NO RESULTADO E OTIMIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS PÁG. 9 5 DIA DO ENGENHEIRO

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

ADEMI NOTÍCIAS DEZEMBRO DE 2015 | 1

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PERNAMBUCO ANO 14 - N° 97 - DEZEMBRO 2015

Novos caminhos parao mercado imobiliário

TECNOLOGIAINOVAÇÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO É TEMA DE PALESTRA

PÁG. 5

CONTROLE DE RESÍDUOSSUSTENTABILIDADE COMO CONCEITO DE PERMANÊNCIA

PÁG. 8

LEAN CONSTRUCTIONFOCO NO RESULTADO E OTIMIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS

PÁG. 9

5

DIA DO ENGENHEIRO

Page 2: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

2 | DEZEMBRO DE 2015 ADEMI NOTÍCIAS

O papel da inovaçãona construção civil

De acor-do com o professor e pesqui-sador do CNPq Luiz H e i n e c k ,

palestrante no Dia do Enge-nheiro, “temos que inovar no âmbito macroeconômico e não esperar a demanda de merca-do na área da construção civil ou, então, corroboramos com a corrupção no lugar de ofere-cermos novos produtos para o mercado”. Ele tem, no currículo, experiência como docente na UFRGS, UFSC, UFCE e na UECE.

O professor também desta-cou em sua apresentação, que, hoje, a evolução dos processos na construção civil permite que o próprio pedreiro vá, no lugar do servente, até o supermercado instalado no canteiro de obras e busque o tijolo de acordo com o tamanho ideal que será utilizado na obra. “Isso é modernização e a tendência é agilizar, cada vez mais, o passo a passo no desen-volvimento de projetos”, expli-cou Heineck.

O pesquisador falou, ainda, sobre a Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Constru-

ído (ANTAC) que dispõe de um site em que existem mais de 40 mil publicações cadastradas de estudos e artigos de obras com sugestões de layout de canteiro, gerenciamento de mão de obra, entre outros itens da construção. Ele deu a dica de que o site é o lu-gar onde esses trabalhos podem ser extraídos por quem tem o in-teresse de empreender e inovar.

Para Heineck, a lógica da busca pela inovação no setor da construção é o melhor aprovei-tamento das noções de econo-mia, observando-se qual a me-lhor forma de se diferenciar no processo produtivo. “É impor-tante não recair em questões de favorecimentos em obras com recursos do setor público, o que prejudica até mesmo a intenção de se inovar em produtos e no investimento de materiais de boa qualidade”, disse ele.

Heineck lembra que muitos economistas priorizam deman-das e não ofertas. “Muitos deles trabalham com a noção de cus-to total, enquanto o que deve ser levado em consideração é o cálculo do custo médio que é a quantidade produzida dividida pelo custo total da obra”, enfati-za o especialista.

MODERNIZAÇÃO

Heineck falou sobre economia e tecnologia em canteiros de obras

EDITORIAL

Fé no potencialA realização do Dia do Engenheiro, even-to promovido anu-almente pelo CTC – Comitê de Tecnolo-gia e Custos da Ade-mi-PE, é uma gran-de oportunidade de troca de conhecimen-tos entre profissio-nais, estudantes e empresários do se-tor da construção civil. Nesta época em que o País precisa de rumos para serem apontados, é essencial que alternativas tecnológicas e econômicas sejam apresen-tadas a quem trabalha com o mercado imobiliário.

Em todas as áreas do setor produtivo, em todo o Brasil, o consumo sofreu sig-nificativa redução. Inclusive no nosso se-tor, quando passamos praticamente todo o período com grande disponibilidade de oferta, e com isso reduzindo o número de lançamentos de novos empreendimentos.

Os valores de venda ficaram estáveis em relação ao ano anterior, e com algu-mas ações de incentivo ao cliente, procu-rando provocar o interesse na aquisição de seu imóvel, além do aumento de certos custos tais como o dólar, a energia, com-bustível, entre outros, as margens de lu-cro ficaram mais apertadas, gerando pre-ocupação no nosso setor produtivo.

Esperamos com apreensão e expecta-tiva o ano de 2016. Esperamos as defini-ções, os encaminhamentos sobre a ques-tão política nacional. Que sejam resolvi-dos os conflitos entre os poderes Executivo e Legislativo, independente de quem es-teja no comando, precisamos ter esse as-sunto resolvido. Acreditamos na neces-sidade da retomada da credibilidade da população e dos diversos setores produti-vos para podermos voltar com toda a for-ça e confiança, fazendo a nossa parte pa-ra termos um Brasil novamente forte. Te-mos potencial para isso.

André Callou, presidente da Ademi-PE

Page 3: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

ADEMI NOTÍCIAS DEZEMBRO DE 2015 | 3

Controle de resíduosno canteiro de obras

A importância daanálise do con-trole sustentá-vel dos resídu-os no cantei-ro de obras de edifícios comer-

ciais e residenciais foi tema de pales-tra apresentada durante o seminá-rio “Superando desafios em novo ce-nário da construção”, realizado pela Associação das Empresas do Merca-do Imobiliário de Pernambuco (Ade-mi-PE), em outubro. “Para uma habi-tação ser considerada sustentável, é preciso que haja uma gestão com al-ternativas que eliminem o desperdí-cio”, pontuou a engenheira Dra Cla-rice Degani.

Os empreendimentos ecoeficientes atendem às necessidades funcionais e de estética, que suprem as deman-das e as carências, saneamento, ser-viços e cidadania. As decisões toma-das durante as fases de execução re-fletem por todo o ciclo de vida das edi-ficações, pautadas durante o planeja-mento e a concepção no entorno e res-tritivas ao sítio. “As soluções ambien-tais devem ser adotadas dos aspectos mais significativos”, alertou Degani.

No desempenho em canteiros de obras, as alternativas ajudam na efi-cientização da produtividade, com me-nores impactos socioambientais e me-

nores riscos. Atividades que atendam à gestão de resíduos, no intuito de con-tribuir para o melhoramento da ava-liação dos fornecedores de serviço e materiais de origem natural, gestão de incômodo à vizinhança e de polui-ção e instalações provisórias de baixo impacto. De acordo com a engenhei-ra, o processo de sistemas construti-vos deve considerar em relação aos seus métodos de execução.

Os resultados de desempenho serão obtidos nas etapas de uso, operação e manutenção. A gestão do edifício enquanto patrimônio imobiliário se desenvolve a partir dos indicadores e do plano de ação baseados no am-biente de trabalho, infraestrutura e apoio ao negócio central e as opera-ções de instalações físicas. As práti-cas da sustentabilidade induzem as melhorias nos processos construtivos, como diferencial no fator competiti-vidade, prevê educação ambiental e provoca sensibilização no mercado.

Para Clarice, a gestão da sustenta-bilidade da construção civil está muito além do conceito verde do green buil-ding. “Extraímos a noção do sustentá-vel pelo que dura mais, pelo que per-manece e não pelo conceito de cons-truções verdes. A questão é mais or-ganizacional, envolvendo processos de manutenção, limpeza, uso de água e gestão de pessoas”, enfatizou.

SUSTENTABILIDADE

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

Clarice Degani abordou, dentro do tema, certificações como Etiqueta-gem, Procel Edifica, Processo Aqua e Certificação Leed. A Certificação Ambiental é concedida às empre-sas que, nos processos de geração de seus produtos, respeitam os dis-positivos legais referentes às ques-tões ambientais e apresentam de-terminados procedimentos exigi-dos pelo órgão certificador.

A análise do processo produtivo deve envolver desde a obtenção de matéria-prima, o descarte de resí-duos, a qualidade ambiental do pro-duto gerado, reciclagem. A regula-mentação é concedida tanto para as empresas que geram produtos (indústrias em geral), como para as prestadoras de serviços (consulto-rias, comércio).

A classificação surgiu pela ne-

cessidade de diferenciar os pro-dutos que apresentavam um de-sempenho ambiental adequado, considerando a sua utilização pe-lo consumidor e todos os aspec-tos citados. Com o tempo, o pro-cesso de produção, desde a ma-téria-prima até a disposição de re-síduos, começou a ser o principal fator para a obtenção da certifica-ção ambiental.

Clarice Degani: “Conceito de sustentabilidade está ligado ao que é permanente.”

Page 4: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

4 | DEZEMBRO DE 2015 ADEMI NOTÍCIAS

OTIMIZAÇÃO

Os princípios doLean Construction

O Lean Construction é um sistema que consiste em técni-cas de otimização de todas as ativi-dades que envol-vem as etapas de

obras de construção civil voltadas para empreendedores. Baseado nos conceitos do Sistema Toyota de Pro-dução (STP) com padrão de qualida-de e eficiência em todo o mundo, ele tem o objetivo de gerar valores para o cliente e evitar desperdícios de in-vestimentos.

Entre os métodos a serem imple-mentados na gestão de um negócio na construção civil, o engenheiro Marcos Novaes, dono da Novaes En-genharia, destacou em sua palestra, que deve-se atuar com estoque mí-nimo de materiais e menor desperdí-cio. Além disso, ressaltou que é pre-ciso prestar atenção no que agrega ou não valor ao negócio, manter-se um fluxo de produção contínuo e di-mensionar os anseios do comprador para se gerar um negócio ativo e com menores índices de riscos.

“Desde a concepção do produ-to até a entrega da obra, devem ser adotados os princípios da transpa-rência e do foco no resultado, em que se prioriza, por exemplo, a divul-gação dos preços reais dos empre-endimentos para os clientes como acontece no próprio site da constru-tora Novaes Engenharia”, destaca o engenheiro. Ele ainda enfatiza que uma das práticas de seus funcioná-rios é o atendimento personalizado ao cliente que tem o nome citado pelo vendedor em cada negociação

e todas as suas necessidades e pedi-dos registrados em planilha.

Com formação em Engenharia, Marcos Novaes frisou que é necessá-rio sempre estar atento às demandas específicas de cada mercado regio-nalizado. “Além de saber o que é tec-nicamente melhor e viável para cada cliente, você deve observar gostos e preferências de cada um. No Ceará, por exemplo, o comprador de imó-veis dá muito valor a áreas de lazer e itens de luxo em um empreendimen-to”, destaca.

Pioneiro no Brasil, o projeto dele Open Residence foi uma espécie de la-boratório para se saber o que o cliente quer em seu imóvel. No site da cons-trutora, as opiniões do público eram

registradas e abertas para a discussão, tendo sido levadas em consideração várias sugestões na execução do pro-jeto. Banheira estilo jacuzzi na varan-da, tomadas para os carros elétricos e pé direito duplo foram solicitações dos compradores do empreendimen-to que Novaes nomeou de primeiro prédio colaborativo do Brasil.

Para Novaes, um grande diferen-cial para quem quer se destacar no mercado imobiliário, é o dono do ne-gócio estar sempre presente no cam-po de trabalho. “Você mesmo deve negociar diretamente com o cliente. Quando é o dono que está à frente do atendimento, o cliente sente mais segurança e prestígio na negocia-ção”, ressalta o empresário.

Novaes destaca padrão e eficiência do Sistema Toyota de Produção (STP)

Page 5: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

ADEMI NOTÍCIAS DEZEMBRO DE 2015 | 5ADEMI NOTÍCIAS ABRIL DE 2015 | 5

Copergás amplia ofertade gás em Pernambuco

O engenheiro da Co-pergás Thales Ho-landa mostrou aos participantes do Dia do Engenheiro a rede de distribui-ção interna de gás

da companhia, a construção e montagem do gás encanado em empreendimentos residenciais e os projetos de execução conforme as normas da Associação Bra-sileira de Normas Técnicas – ABNT.

O palestrante falou sobre normas de referência e da importância da utiliza-ção do gás encanado, mecanismos de segurança, da facilidade de operação e da funcionalidade. “Com a Ademi, buscamos instrumentos para desenvol-vermos instalações adequadas sempre procurando parcerias para o crescimen-to da construção civil, alinhado com o conceito de crescimento profissional e de aperfeiçoamento técnico defendidos pela companhia”, disse Holanda.

Ele ainda destacou que alguns cui-dados são necessários para se manter a segurança do sistema como distân-cia adequada para outras instalações como medição de água, colunas de es-goto, de incêndio, demais tubulações do empreendimento, além de espaço para ventilação.

Entre as últimas novidades da com-panhia, Thales falou sobre o gasoduto que interligará a capital pernambuca-na até o Agreste do Estado, através de uma tubulação que passará de Carua-ru até chegar a Belo Jardim, com uma extensão de 50 quilômetros de tubula-ção de gás encanado. Esta iniciativa foi subsidiada pelo governo do Estado e pela Baterias Moura que tem a sede de suas indústrias em Belo Jardim.

COPERGÁS

Com a Ademi, buscamos instrumentos para desenvolvermos instalações adequadas sempre procurando parcerias para o crescimento da construção civil”,

Thales Holanda, engenheiro da Copergás

Thales Holanda abordou instalações de sistemas de gás em empreendimentos

Page 6: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

6 | DEZEMBRO DE 2015 ADEMI NOTÍCIAS

Tecnologia da informação gerencia transportes verticais nas obras

Novos Usos da Tecnologia da Informação foi o tema abordado na palestra do diretor da Atlas Schindler José

Luis Mundim Soares intitulada “Ges-tão da Obra Civil e Transporte Verti-cal” no Dia do Engenheiro. Ele apre-sentou a todos o novo aplicativo da empresa chamado “Elevadores Atlas Schindler” que é capaz de mostrar todo o acompanhamento da obra, tendo disponibilizada, na plataforma digital, a montagem com os procedi-mentos e as normas adotados para a instalação dos equipamentos dos elevadores.

Com o aplicativo, é permitida uma ágil comunicação entre clientes e em-presa. Além disso, existem submenus que são destinados à atividade espe-cífica de cada profissional envolvido na obra de instalação de elevadores como engenheiros e arquitetos que podem ter acesso às informações re-ferentes à casa de máquina, poço dos para-choques e caixa do elevador.

O executivo ressaltou que a Atlas Schindler foi a primeira indústria a tra-zer a fábrica para dentro do canteiro de obra. Entre outras inovações, Mun-dim falou sobre a evolução do proces-so de compra e instalações, planeja-mento e controle da produção.

A Atlas Schindler possui mais de 10 mil patentes em transportes ver-ticais (elevadores), de 70 a 80 inova-ções por ano e prêmios internacio-nais de design, inovação e ecologia. São mais de 450 engenheiros distri-buídos em quatro centros mundiais situados no Brasil, na Suíça, nos Esta-dos Unidos e na China.

ELEVADORES

Atlas Schindler desenvolveu um aplicativo quepermite acessos em dispositivos móveis às etapas da obra de instalação de elevadores

Mundim disse que a Atlas tem mais de 10 mil patentes em transportes verticais

Page 7: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

ADEMI NOTÍCIAS DEZEMBRO DE 2015 | 7

PPSec busca oportunidadesno mercado pernambucano

Com atuação na Costa do Mar-fim, em Portugal, Angola, Macau, Camarões e Por-tugal, a empresa brasileira PPSEc

Engenharia LTDA participou do even-to promovido pela Ademi-PE, o Dia do Engenheiro, com apresentação dos tipos de obra com que trabalha e com uma análise das edificações do Estado de Pernambuco. O tema da palestra foi uma discussão sobre “Novos Desafios da Construção Civil: Projeto e Planejamento”.

O sócio-diretor da empresa e en-genheiro Manuel Fernando Paula Ferreira, parte do corpo docente da Universidade do Porto (em Portugal), ministrou a palestra e revelou que a construtora já analisa há um ano o mercado pernambucano. O enge-

MULTINACIONAL

nheiro disse que observou que algu-mas construções daqui não possuem núcleos rígidos de concreto armado.

Ele afirmou que está prestando con-sultoria para algumas construtoras pernambucanas.

Manuel Fernando falou que a PPSec estudou o mercado imobiliário de

Pernambuco

ATUAÇÃO DE GRANDE ABRANGÊNCIA

A PPSec é uma empresa com atu-ação em diversas áreas atreladas à construção civil como requalifi-cação urbana, esgotamento sani-tário, aterros sanitários, estações de tratamento de água e efluen-tes, construção de pontes, estra-das, viadutos, além de edifícios re-sidenciais, empresariais, indus-triais e de serviços como hospi-tais e escolas.

O grupo já está estudando gran-des possibilidades de aumentar

os investimentos em Pernambu-co e já se aproxima das entidades filiadas à Ademi-PE.

“É a primeira vez que estamos participando deste evento. Só ti-vemos boas impressões, que su-peraram as nossas expectativas. Pretendemos ampliar o leque de oportunidades para a empresa e, com isso, contribuir com as nos-sas experiências de mercado aos presentes”, disse o diretor técni-co da PPSec Alexandre Monteiro.

Page 8: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

8 | DEZEMBRO DE 2015 ADEMI NOTÍCIAS

Tecnologia ajuda a reduzir retrabalho na construção civil

Gestão de projetos para a garantia do desempenho das obras na constru-ção civil foi o as-sunto abordado pela engenhei-

ra Joyce Delatorre, da empresa Método de São Paulo. Ela explicou como atingir uma maior qualidade no desenvolvimen-to de projetos com uma menor quanti-dade de retrabalhos com tecnologias, a exemplo do Building Information Mode-ling (BIM) que é Modelagem da Informa-ção da Construção.

Joyce destacou que a tecnologia BIM é uma evolução importante em termos de projetos, orçamentos, planejamento e con-trole de obras, pois trata-se de uma fer-ramenta nova que muda completamente a forma tradicional, e provoca uma me-lhoria significativa nos controles da ati-vidade das construtoras. Através dela, é possível se economizar tempo e dinheiro, evitando-se erros de projetos e retraba-lhos, modelando os projetos de arquitetu-ra, hidráulica, elétrica e transformando tudo em uma plataforma 3D. Isso permi-te que seja feito um planejamento mais avançado em 4D.

Para a engenheira, o futuro da compatibi-lização de projeto é a tecnologia 5D, em que são priorizados modelos pré-moldados, em um processo mais industrializado no pla-nejamento e na execução da obra. Ela ci-tou como exemplo a obra do Parque Olím-pico do Rio de Janeiro em que foram utili-zados modelos 3D, acrescidos de rastrea-mento de localizações, planilha de custos, produtividade e tarefas mensuradas den-tro de um cronograma. A ideia da empresa é se especializar em modelos pré-moldados para atingir o padrão IFC – um padrão de exportação na construção civil.

PLATAFORMAS DIGITAIS

Joyce falou sobre alternativas em tecnologia para a construção civil

Page 9: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

ADEMI NOTÍCIAS DEZEMBRO DE 2015 | 9

Presidente André Callou fez

a abertura da cerimônia

Michelli coordenou a entrega de prêmios

Representantes do CTC Alberto Casado, Michelli Fialho, Lucian Fragoso e André Callou

Auditório do Banco do Brasil ficou lotado para o evento

Cerca de 240 inscritos participaram do Dia do Engenheiro

GALERIA

PALESTRAS

Ao todo, sete temas relacionados às áreas técnicas da engenharia na construção civil foram abordados durante o encontro. O público interagiu bastante com os palestrantes nos debates promovidos nos intervalos.

Page 10: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

10 | DEZEMBRO DE 2015 ADEMI NOTÍCIAS

GALERIA

Almoço congregou palestrantes, organizadores e convidados

Durante o intervalo do evento, foi servido um coffee break para aproximar ainda mais os participantes

André Callou e Paulo durante almoço do Dia do Engenheiro

Participantes interagiram nas

palestras

Page 11: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

ADEMI NOTÍCIAS DEZEMBRO DE 2015 | 11

Fred Carvalho (E) e Gildo Vilaça Filho (D) no almoço de confraternização

Leonardo Luna, Sandro Guedes, Catarina Cabral, Bárbara Travassos, Elka Porciuncula e Carol Santana

Lucian Fragoso (D) e Alberto Casado (E) receberam palestrantes

Michelli Fialho, Catarina Cabral e Elka Porciuncula em clima descontraído

André Callou, Leonardo Luna, Alberto Casado e Marcos Novaes em almoço

Page 12: DIA DO ENGENHEIRO Novos caminhos para o mercado imobiliário · e tecnologia em canteiros de obras EDITORIAL Fé no potencial A realização do Dia ... Esperamos com apreensão e

EXPEDIENTE

PROMOÇÃO

COORDENAÇÃO TÉCNICA:PROF. DR. ALBERTO CASADO(POLI/UPE, POLITECH)

ORGANIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

O BOLETIM INFORMATIVO ADEMI NOTÍCIAS É UMA PUBLICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA ADEMI-PE (ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PERNAMBUCO)

DIRETORIA ANDRÉ CALLOU (CONSTRUTORA AC CRUZ) PRESIDENTE, GILDO VILAÇA FILHO (GV INCORPORAÇÕES) VICE-PRESIDENTE, CARLOS TINOCO (CONSTRUTORA SANTO ANTÔNIO) DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E DE RECURSOS FINANCEIROS, PEDRO JORGE LIMA DE SOUZA (BOA VISTA CONSTRUTORA) DIRETOR DE MEIO AMBIENTE E LEGISLAÇÃO, LUCIAN FRAGOSO DE ANDRADE (CONSTRUTORA CONIC) DIRETOR DE TECNOLOGIA E CUSTOS, FÉLIX CANTALÍCIO (HÁBIL ENGENHARIA) DIRETOR DE RELAÇÕES TRABALHISTAS, AVELAR LOUREIRO FILHO (ACLF EMPREENDIMENTOS) DIRETOR DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA, GENILDO VALENÇA FILHO (CA3 CONSTRUTORA) DIRETOR DE POLÍTICA HABITACIONAL, MARCELLO GOMES (INCORPORADORA NASSAU) DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, CATARINA CABRAL (HÁBIL ENGENHARIA) DIRETORA DE COMUNICAÇÃO, EDUARDO MOURA (MOURA DUBEUX ENGENHARIA) PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO.

ASSESSORIA BÁRBARA TRAVASSOS (DRT/PE 4654) APONTE COMUNICAÇÃO, TEXTOS BÁRBARA TRAVASSOS E CAROL SANTANA APONTE COMUNICAÇÃO, FERNANDO CUNHA (ASSESSOR JURÍDICO), ELKA PORCIÚNCULA (ASSESSORA TÉCNICA), SANDRO GUEDES (ASSESSOR TÉCNICO), FREDERICO CARVALHO (SECRETÁRIO EXECUTIVO), KÉSSIA DE SOUZA (DIAGRAMAÇÃO), KENNEDY MICHILES (JORNALISTA RESPONSÁVEL DRT/PE 1934), BRUNO GOMES (REVISÃO)

TIRAGEM DE 1.500 EXEMPLARES

ENDEREÇO RUA VENEZUELA, 85, ESPINHEIRO, RECIFE - PERNAMBUCO - CEP: 52020-170. FONE/FAX: (81) 3423-3084. EMAIL: [email protected]

TEXTO, PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO APONTE COMUNICAÇÃO - WWW.APONTE.COM.BR