deus nos reÚne - aves.org.br · 3 deus nos reÚne n.º 2632 – ano c – branco assunÇÃo de...

4
3 DEUS NOS REÚNE N.º 2632 ANO C BRANCO ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade – 18/8/2019 1. ACOLHIDA Dir.: Estamos reunidos com a Mãe de Jesus, para juntos celebrarmos o encontro da nossa comunidade. Sejam todos bem-vindos! “ Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem”. (bis) 2. INTRODUÇÃO Anim.: Bendita és tu, Maria! Ao celebrar a soleni- dade da Assunção de Maria, a igreja reconhece o mistério da Páscoa plenamente realizado nela. Assunta ao céu, ela é peregrina com seu povo, modelo de discípula missionária a serviço da vida e esperança para os empobrecidos. Maria é a verdadeira Arca da Aliança, pois, pelo seu SIM, a salvação chegou a toda humanidade. Celebramos hoje o Dia da Vocação à Vida Con- sagrada: Religiosos, Religiosas, consagrados e consagradas seculares, homens e mulheres que, a exemplo de Maria, deram o seu SIM a Jesus e se consagram na obediência, na pobreza e na castidade, para se aproximarem mais do autêntico seguimento do Salvador. Cheios de júbilo e alegria, entoemos o canto de abertura. 3. CANTO DE ABERTURA: 158 (CD 9) / 153 (CD 9) 4. SAUDAÇÃO INICIAL Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Dir.: O Senhor, que encaminha os nossos co- rações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja com todos vocês. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 5. ATO PENITENCIAL: 171 (CD 3) /190 Dir.: A glória de Maria, assunta ao céu, é um convite a percorrermos o mesmo caminho da graça de Deus. Reconheçamo-nos, pois, pecadores e necessitados da misericórdia di- vina (pausa). – Senhor, Filho de Deus, que, nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós! – Cristo, Filho do Homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós! – Senhor, Primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós! Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém. 6. GLÓRIA: 199 (CD 12) / 206 (CD 3) 7. ORAÇÃO Oremos (pausa): Ó Deus, com todo o vosso poder concedestes a Maria a graça de estar na Glória com sua alma sem mancha e com seu corpo bendito que gerou Nosso Senhor. Concedei a vossos filhos e filhas que esperam a mesma glória construir um mundo digno de quem no céu vai morar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém. 8. PRIMEIRA LEITURA: Ap 11,19a;12,1.3- -6a.10ab DEUS NOS FALA

Upload: others

Post on 08-Sep-2019

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DEUS NOS REÚNE - aves.org.br · 3 DEUS NOS REÚNE N.º 2632 – ANO C – bRANCO ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade – 18/8/2019 1. ACOLHIDA Dir.: Estamos reunidos com a Mãe

3DEUS NOS REÚNE

N.º 2632 – ANO C – bRANCOASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade – 18/8/2019

1. ACOLHIDA

Dir.: Estamos reunidos com a Mãe de Jesus, para juntos celebrarmos o encontro da nossa comunidade. Sejam todos bem-vindos!

“ Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem”. (bis)

2. INTRODUÇÃO

Anim.: Bendita és tu, Maria! Ao celebrar a soleni-dade da Assunção de Maria, a igreja reconhece o mistério da Páscoa plenamente realizado nela. Assunta ao céu, ela é peregrina com seu povo, modelo de discípula missionária a serviço da vida e esperança para os empobrecidos. Maria é a verdadeira Arca da Aliança, pois, pelo seu SIM, a salvação chegou a toda humanidade.

Celebramos hoje o Dia da Vocação à Vida Con-sagrada: Religiosos, Religiosas, consagrados e consagradas seculares, homens e mulheres que, a exemplo de Maria, deram o seu SIM a Jesus e se consagram na obediência, na pobreza e na castidade, para se aproximarem mais do autêntico seguimento do Salvador. Cheios de júbilo e alegria, entoemos o canto de abertura.

3. CANTO DE ABERTURA: 158 (CD 9) / 153 (CD 9)

4. SAUDAÇÃO INICIAL

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: O Senhor, que encaminha os nossos co-rações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja com todos vocês.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

5. ATO PENITENCIAL: 171 (CD 3) /190

Dir.: A glória de Maria, assunta ao céu, é um convite a percorrermos o mesmo caminho da graça de Deus. Reconheçamo-nos, pois, pecadores e necessitados da misericórdia di-vina (pausa).

– Senhor, Filho de Deus, que, nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós!

– Cristo, Filho do Homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós!

– Senhor, Primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós!

Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

6. GLÓRIA: 199 (CD 12) / 206 (CD 3)

7. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, com todo o vosso poder concedestes a Maria a graça de estar na Glória com sua alma sem mancha e com seu corpo bendito que gerou Nosso Senhor. Concedei a vossos filhos e filhas que esperam a mesma glória construir um mundo digno de quem no céu vai morar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

8. PRIMEIRA LEITURA: Ap 11,19a;12,1.3--6a.10ab

DEUS NOS FALA

Page 2: DEUS NOS REÚNE - aves.org.br · 3 DEUS NOS REÚNE N.º 2632 – ANO C – bRANCO ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade – 18/8/2019 1. ACOLHIDA Dir.: Estamos reunidos com a Mãe

02

9. SALMO RESPONSORIAL: 44(45)

À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir.

As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir.

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe home-nagem: é vosso Senhor!

Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.

10. SEGUNDA LEITURA: 1Cor 15,20-27a

11. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia, aleluia!Maria é elevada ao céu, alegram-se os coros dos anjos.

12. EVANGELHO: Lc 1,39-56

O Senhor esteja convosco!Ele está no meio de nós!Anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo se-gundo LucasGlória a vós, Senhor!

13. PARTILHA DA PALAVRA

14. PROFISSÃO DE FÉ

15. PRECES DA COMUNIDADE

Dir.: Com toda a igreja, na alegria da Assunção de Maria, elevemos ao Pai de Misericórdia nossas preces e, confiantes, rezemos:

Pela intercessão de Maria, atendei-nos, Senhor!

– Senhor, fortalecei a vossa igreja e todos seus ministros, os religiosos, religiosas e os consagrados seculares em sua missão que vós lhes confiastes e sejam fiéis cooperadores de vosso Reino. Nós vos clamamos.

– Senhor, abençoai nossas famílias para que sejam grandes celeiros de vocações e células de novas comunidades. Nós vos clamamos.

– Senhor, firmai nossa consciência nos valores de vosso Reino, para que, praticando os ensina-mentos de Cristo, alcancemos a salvação que esperamos e desejamos. Nós vos clamamos.

– Senhor, derramai vossas bênçãos sobre todos que buscam em Maria o carinho de Mãe e que todos os consagrados à vida religiosa sigam seu exemplo de santidade e de serviço no amor. Nós vos clamamos.

Dir.: Acolhei, Senhor, as nossas preces. Por vossa graça, sejamos inflamados no mesmo amor da Virgem Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe, para, com ela, associar-nos mais es-treitamente à obra da Redenção. Por Cristo, Nosso Senhor.

16. PARTILHA DOS DONS: 439 (CD 9) /441 (CD 9)

Dir.: A exemplo de Maria, vamos partilhar nos-sos dons. O Senhor sempre se agrada quando tudo fazemos com amor. Em vossas mãos, Senhor, depositamos nossa vida e os frutos do nosso trabalho que desejamos dividir entre nós e com os irmãos necessitados. Apresen-tamos ao Senhor também a vida e missão dos todos os religiosos, religiosos, consagrados e consagradas seculares.

RITO DA COMUNHÃO

17. PAI-NOSSO

Dir.: Jesus, palavra viva da eternidade entre nós, ensinou-nos a chamar a Deus de Pai. Cheios de confiança digamos: Pai nosso...

18. SAUDAÇÃO DA PAZ: 780 (CD 26) /779 (CD 26)

Dir.: Maria, elevada gloriosamente ao Céu em corpo e alma, é Arca da Nova Aliança, o sinal de paz que Deus envia ao seu povo. Colaboremos com a missão de Maria, tornando-nos sinais de paz uns para com os outros. Saudemo-nos com abraço de paz.

(Após o abraço da paz, em silêncio, o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão dirige-se à capela onde a Reserva Eucarística está cuida-dosamente depositada no sacrário. Abre a porta do sacrário, faz uma genuflexão como sinal de adoração. Com reverência pega a âmbula que

DEUS FAZ COMUNHÃO

Page 3: DEUS NOS REÚNE - aves.org.br · 3 DEUS NOS REÚNE N.º 2632 – ANO C – bRANCO ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade – 18/8/2019 1. ACOLHIDA Dir.: Estamos reunidos com a Mãe

DEUS NOS ENVIA

03

contém a Sagrada Reserva Eucarística, leva-a até o altar, de onde parte para a distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis. Terminada a distribuição, leva a Sagrada Reserva até o sacrário.)

19. COMUNHÃO: 615 (CD 9) /616 (CD 18)

20. RITO DE LOUVOR: 830 (CD 18) /1041

Dir.: Nós vos louvamos e agradecemos, Senhor, porque elevastes vossa Filha, a Virgem Maria, à Gloria dos céus e animastes nossa esperança e confiança em vós.

Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

– Nós vos louvamos e agradecemos, Senhor, por todas as pessoas que vos buscam na renovação da esperança de um mundo melhor.

– Nós vos louvamos e agradecemos pela vida e missão de todos os religiosos, religiosas, consagrados e consagrados seculares de nossa igreja que vos servem com fidelidade.

(O dirigente motiva a comunidade a expressar outros louvores e, depois, canta-se um salmo ou canto bíblico.)

21. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, que este santo alimento de vossa Palavra que vosso amor nos concede nos favoreça prolongar esta festa da Assunção. Concedei-nos, por Maria, caminhar toda a vida com o desejo e a certeza de ressurgirmos para a glória. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

22. NOTÍCIAS E AVISOS

23. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

Dir.: O Deus de bondade, que, pelo Filho da Virgem Maria, quis salvar a todos, nos enriqueça com sua bênção. Amém.Seja-nos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida. Amém.

24. LEITURAS DA SEMANA

2.ª-feira: Jz 2,11-19, Sl 105(106),34-35.36-37.39-40.43ab e 44 (R/. 4a), Mt 19,16-22

3.ª-feira: Jz 6,11-24ª, Sl 84(85),9.11-12.13-14 (R/. 9b), Mt 19,23-30

4.ª-feira: Jz 9,6-15, Sl 20(21),2-3.4-5.6-7 (R/. 2a), Mt 20,1-16a

5.ª-feira: Is 9,1-6, Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R/. 2), Lc 1,26-38

6.ª-feira: 2Cor 10,17-11,2 Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R/. Ale-luia, ou cf. 12a.13a), Mt 13,44-46

Sábado: Ap 21,9b-14, Sl 144(145),10-11.12-13ab.17-18 (R/. cf. 12a), Jo 1,45-51

E nós, que nos reunimos hoje para celebrar sua solenidade, possamos colher a alegria espiritual e o prêmio eterno. Amém.Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Glorificai o Senhor com vossa vida. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe!

Todos: Graças a Deus!

24. CANTO DE ENVIO: 684 / 683

ORIENTAÇÕES

• A equipe de liturgia deve prepara muito bem a celebração desse dia.

• Pode-se introduzir a imagem de Nossa Senhora antes da procissão de entrada, com bonito canto e crianças da catequese.

• Envolver religiosos(as) e consagrados(as) se-culares, se houver na comunidade, na celebração.

• Próximo final de semana, 24 e 25, Coleta da Campanha da Lábrea. Nos avisos, pode-se contar a história de Lábrea para motivar a coleta.

• Neste mês das vocações, pode se rezar a oração pelas vocações ou após a conclusão das preces, ou no fim da celebração (Cantai, p. 443).

Page 4: DEUS NOS REÚNE - aves.org.br · 3 DEUS NOS REÚNE N.º 2632 – ANO C – bRANCO ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade – 18/8/2019 1. ACOLHIDA Dir.: Estamos reunidos com a Mãe

EDITORA: Departamento Pastoral da Arquidiocese de VitóriaRua Abílio dos Santos, 47 - Cx. Postal 107 - Tel.: (27) 3223-6711 / 3025-6296 - Cep. 29015-620 - Vitória - ES

E-mail: [email protected] - www.aves.org.brProjeto gráfico e editoração: Comunicação Impressa - Telefones: (27) 3319-9062 - 3229-0299

Impressão: ABBA Gráfica e Editora - Telefax: (27) 3229-4927 - Vila Velha - ES

Com uma extensão territorial de mais de 232 mil quilômetros (232.240,0Km2), quase o tamanho do estado de São Paulo, Lábrea é composta por quatro paróquias: a catedral Nossa Senhora de Nazaré, onde mora o bispo, o espanhol dom Santiago Sánchez Sebastian, São João Batista (Canutama), Santo Agostinho (Pauini) e Santa Rita (Tapauá) e uma área missionária (entre Canutama e Tapauá).

Essa região é uma das que recebem missionários da Arquidiocese de Vitória no Espírito Santo. Por meio do projeto ‘Missão Laguna Negra’, as comunidades podem contar com consultas médicas ambulato-riais, emergenciais e odontológicas. Além da distribuição de medicamentos, visitas domiciliares com o atendimento de ora-ção, atendimento domiciliar a idosos e a Santa Missa. A Missão Laguna Negra, que ocorreu na Prelazia de Lábrea, de maio a de julho deste ano, atendeu 223 comuni-dades ribeirinhas e aldeias indígenas.

O Projeto Igreja Irmã direciona parte da COLETA SOLIDÁRIA para as despe-sas das viagens do Barco Laguna Negra, como: combustível, alimentação, passa-gens, hospedagens, diárias de cozinheira e ajudante de comando, seguro dos volun-tários, material de consumo, equipamen-tos para os consultórios e medicamentos. Com o apoio da Comunidade Epifania, que ambos realizam a articulação e seleção

CAMPANHA DE LÁBREA

dos profissionais da saúde voluntários; Articulação da Campanha de Medicamen-tos junto às Paróquias; Organização de hospedagem, seguro, logística (avião, van ou lancha); Contato e articulação nas par-cerias com as secretarias municipais de saúde e secretarias de saúde indígena dos quatro municípios atendidos (Lábrea, Ca-nutama, Tapauá e Pauini); Evangelização com missionários da Comunidade junto aos ribeirinhos; Preparação de material e celebração litúrgica.

É uma oportunidade de inúmeros voluntários fazerem a experiência do en-contro com Deus no rosto dos ribeirinhos, sentindo as dores e as alegrias deste povo de fé, e de desafiá-los a se compromete-rem com o projeto do Reino, na constru-ção de uma igreja mais misericordiosa e evangélica.

Comissão para Ação MissionáriaArquidiocese de Vitória

Barco Hospital – Laguna Negra