deus nos reÚne - aves.org.br · 02 12. evangelho: mt 1,1-16.18-23 o senhor esteja convosco! ele...

4
2 DEUS NOS REÚNE N.º 2635 ANO C BRANCO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, Titular da Catedral, solenidade – 8/9/2019 1. ACOLHIDA 2. INTRODUÇÃO Anim.: É aos pequeninos que Deus se revela. É para eles, em primeiro, que seu ouvido se inclina! Hoje, Festa da Natividade de Nossa Senhora e dia em que também celebramos a padroeira da nossa Arquidiocese de Vitória, Nossa Senhora da Vitória, vimos alegremente professar nossa fé no Deus do impossível, que gera vida por sua Palavra e exalta os humildes. Que Maria, a mulher que gerou a grande vitória da vida sobre a morte, possa, de modo muito especial, interceder por todos nós. Com alegria, iniciemos nossa celebração can- tando. 3. CANTO DE ABERTURA: 156 (CD 24), 159 4. SAUDAÇÃO INICIAL Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Dir.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja com todos vocês. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 5. ATO PENITENCIAL: 169 (CD 3), 171 (CD 3) Dir.: Inclinemos nossas cabeças e, de coração contrito, peçamos perdão a Deus pelos nossos pecados, especialmente pelo orgulho, soberba e egoísmo (silêncio). Na certeza do perdão recebido, cantemos. Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém. 6. GLÓRIA: 199 (CD 12), 200 (CD 12) 7. ORAÇÃO Oremos (pausa): Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça: e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa do seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. 8. PRIMEIRA LEITURA: Mq 5,1-4a 9. SALMO RESPONSORIAL: 70(71) Exulto de alegria no Senhor! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente! Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizeste! 10. SEGUNDA LEITURA: Rm 8,28-30 11. CANTO DE ACLAMAÇÃO Aleluia, aleluia, aleluia! Sois feliz, Virgem Maria, e mereceis todo louvor; pois de vós se levantou o Sol brilhante da justiça, que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos! DEUS NOS FALA

Upload: others

Post on 08-Oct-2019

11 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DEUS NOS REÚNE - aves.org.br · 02 12. EVANGELHO: Mt 1,1-16.18-23 O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós! Anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo se-gundo Mateus Glória

2DEUS NOS REÚNE

N.º 2635 – ANO C – BRANCONOSSA SENHORA DA VITÓRIA, Titular da Catedral, solenidade – 8/9/2019

1. ACOLHIDA

2. INTRODUÇÃO

Anim.: É aos pequeninos que Deus se revela. É para eles, em primeiro, que seu ouvido se inclina!Hoje, Festa da Natividade de Nossa Senhora e dia em que também celebramos a padroeira da nossa Arquidiocese de Vitória, Nossa Senhora da Vitória, vimos alegremente professar nossa fé no Deus do impossível, que gera vida por sua Palavra e exalta os humildes.Que Maria, a mulher que gerou a grande vitória da vida sobre a morte, possa, de modo muito especial, interceder por todos nós.Com alegria, iniciemos nossa celebração can-tando.

3. CANTO DE ABERTURA: 156 (CD 24), 159

4. SAUDAÇÃO INICIAL

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja com todos vocês.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

5. ATO PENITENCIAL: 169 (CD 3), 171 (CD 3)

Dir.: Inclinemos nossas cabeças e, de coração contrito, peçamos perdão a Deus pelos nossos pecados, especialmente pelo orgulho, soberba e egoísmo (silêncio).

Na certeza do perdão recebido, cantemos.

Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

6. GLÓRIA: 199 (CD 12), 200 (CD 12)

7. ORAÇÃOOremos (pausa): Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça: e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa do seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

8. PRIMEIRA LEITURA: Mq 5,1-4a

9. SALMO RESPONSORIAL: 70(71)Exulto de alegria no Senhor!Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,desde o seio maternal, o meu amparo:para vós o meu louvor eternamente!Uma vez que confiei no vosso amor,meu coração, por vosso auxílio, rejubile,e que eu vos cante pelo bem que me fizeste!

10. SEGUNDA LEITURA: Rm 8,28-30

11. CANTO DE ACLAMAÇÃOAleluia, aleluia, aleluia!Sois feliz, Virgem Maria, e mereceis todo louvor;pois de vós se levantou o Sol brilhante da justiça,que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos!

DEUS NOS FALA

Page 2: DEUS NOS REÚNE - aves.org.br · 02 12. EVANGELHO: Mt 1,1-16.18-23 O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós! Anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo se-gundo Mateus Glória

02

12. EVANGELHO: Mt 1,1-16.18-23

O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!Anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo se-gundo MateusGlória a vós, Senhor!

13. PARTILHA DA PALAVRA

14. PROFISSÃO DE FÉ

15. PRECES DA COMUNIDADE

Dir.: Confiantes na intercessão de Nossa Se-nhora a seu filho Jesus, apresentemos ao Pai as nossas necessidades e digamos juntos:

Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, dê-nos a vitória!

Senhor Deus, Pai da verdade, dai à Santa Igreja a vitória sobre aqueles que tramam contra ela e espalham inverdades. Nós vos pedimos.

Senhor Deus, Pai da vida, dai a vitória aos escravizados pelos vícios, para que gozem da liberdade de vossos filhos. Nós vos pedimos.

Senhor Deus, Pai da justiça, dai a vitória aos injustiçados, humilhados e perseguidos. Nós vos pedimos.

Senhor Deus, Pai da sabedoria, dai aos políticos, cientistas e economistas a vitória sobre as dificuldades que enfrentam e possam trabalhar juntos, especialmente pela proteção dos mares e dos oceanos. Nós vos pedimos.

Senhor Deus, Pai da eternidade, dai a todos nós a vitória sobre o pecado, os sofrimentos e desilusões, para que em vós vivamos dig-namente. Nós vos pedimos.

Dir.: Senhor Deus, entregamos a vós as nossas súplicas e confiamos que tudo fazeis para o nosso bem. Por Jesus Cristo, vosso Filho, pedimos. Amém.

16. PARTILHA DOS DONS: 397 (CD 20), 402 (CD 24)

Dir.: “Irmãos, sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28) e, com essa certeza, queremos demonstrar nosso amor de forma concreta, partilhando, como comunidade, os dons que recebemos. Cantemos.

RITO DA COMUNHÃO

17. PAI-NOSSO

Dir.: Rezando como irmãos a oração ensinada por Jesus Cristo, assumimos o compromisso de viver segundo o seu Evangelho e assim fazer a vontade do Pai. Certos de que Nossa Senhora da Vitória se ergue em oração conosco, peçamos juntos: Pai nosso...

18. SAUDAÇÃO DA PAZ:

Dir.: Como filhos e filhas do Deus da paz, sau-demo-nos com um gesto de comunhão fraterna.

(Após o abraço da paz, em silêncio, o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão dirige-se à capela onde a Reserva Eucarística está cuida-dosamente depositada no sacrário. Abre a porta do sacrário, faz uma genuflexão como sinal de adoração. Com reverência pega a âmbula que contém a Sagrada Reserva Eucarística, leva-a até o altar, de onde parte para a distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis. Terminada a distribuição, leva a Sagrada Reserva até o sacrário.)

19. COMUNHÃO: 613, 622

Ministro da Sagrada Comunhão: O Pão vivo des-cido do céu é sua verdadeira carne. A carne que experimentou a redenção e alcançou a vitória. Comungando tomamos parte dessa vitória e somos chamados a assumir o caminho até ela.

20. RITO DE LOUVOR: 842, 844

(O dirigente motiva a comunidade a expressar os seus louvores e, depois, canta-se um salmo ou canto bíblico.)

21. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Exulte, ó Deus, a vossa Igreja que renovastes pelos sagrados mistérios, pois nos alegramos pelo nascimento de Maria, que foi para o mundo inteiro esperança e aurora da salvação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

DEUS FAZ COMUNHÃO

Page 3: DEUS NOS REÚNE - aves.org.br · 02 12. EVANGELHO: Mt 1,1-16.18-23 O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós! Anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo se-gundo Mateus Glória

DEUS NOS ENVIA

03

22. NOTÍCIAS E AVISOS

23. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

Dir.: Ao final desta Celebração, peçamos a intercessão de Nossa Senhora da Vitória:

Dir.: Deus, Pai Misericordioso, que escolhestes a Imaculada Virgem Maria de Nazaré para ser o berço da Palavra Criadora, Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que desceu do céu e habitou no meio de nós, revelando-se como Caminho, Verdade e Vida, Deus e Nosso Senhor, libertando-nos da escravidão do pecado,Nós vos imploramos:

Todos: Pela intercessão de Nossa Senhora da Vitória, voltai o vosso olhar para a nossa família, pequena Igreja doméstica;

Renovai o nosso coração e abri nossas mãos para nosso semelhante;

Dai-nos um coração novo capaz de acolher, perdoar e crescer no amor;

Voltai vosso olhar para as comunidades eclesiais e paróquias, onde estão todos os movimentos, pastorais, associações, consagrados, consa-gradas, leigos e o clero;

Voltai vosso olhar para toda a humanidade, especialmente os empobrecidos, os abando-nados e famintos.

Dir.: Pela intercessão da Virgem Maria, Esposa do Espírito Santo, Nossa Senhora da Vitória, que abriu seu Coração maternal e nos doou seu Filho Unigênito, dai-nos um coração novo e braços abertos para o nosso semelhante. Amém.

Dir.: O Deus de bondade, que, pelo Filho da Virgem Maria, quis salvar a todos, nos enriqueça com sua bênção. Amém.

Seja-nos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida. Amém.

25. LEITURAS DA SEMANA

2.ª-feira: Cl 1,24-2,3, Sl 61(62),6-7.9 (R/. 8a), Lc 6,6-11

3.ª-feira: Cl 2,6-15, Sl 144(145), 1-2.8-9.10-11 (R/. 9a), Lc 6,12-194.ª-feira: Cl 3,1-11, Sl 144(145),2-

3.10-11.12-13ab (R/. 9a), Lc 6,20-26

5.ª-feira: Cl 3,12-17, Sl 150,1-2.3-4.5-6 (R/. 6), Lc 6,27-38

6.ª-feira: 1Tm 1,1-2.12-14, Sl 15(16), 1-2a e 5.7-8.11(R/. cf. 5a),

Lc 6,39-42Sábado: Nm 21,4b-9 ou Fl 2,6-11, Sl 77(78),1-2.34-35.36-37.38

(R/. cf. 7c), Jo 3,13-17

ORIENTAÇÕES

• A liturgia de hoje em todo o território da Arqui-diocese de Vitória para as missas e celebrações da Palavra é a solenidade de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese. Leituras no Lecionário Santoral, pp. 165-168, e orações para as missas e celebrações no Ritual próprio da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, pp. 50-53.• Em 2019, o mês da Bíblia tem como tema O Amor em defesa da vida e como lema Nós amamos porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4,19). O tema foi escolhido com base na proposta pastoral do Documento de Aparecida para os anos 2012 a 2019: “Ser discípulos Missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida”. Motivar a comunidade a ler e meditar a primeira carta de São João.• Preparar uma forma de todos poderem realizar, juntos, a Oração a Nossa Senhora da Vitória, sugerida antes da bênção final.

E nós, que nos reunistes hoje para celebrar sua solenidade, possamos colher a alegria espiritual e o prêmio eterno. Amém.

Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Dir.: Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe!

Todos: Graças a Deus!

24. CANTO DE ENVIO: 957 (CD 9), 966

Page 4: DEUS NOS REÚNE - aves.org.br · 02 12. EVANGELHO: Mt 1,1-16.18-23 O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós! Anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo se-gundo Mateus Glória

EDITORA: Departamento Pastoral da Arquidiocese de VitóriaRua Abílio dos Santos, 47 - Cx. Postal 107 - Tel.: (27) 3223-6711 / 3025-6296 - Cep. 29015-620 - Vitória - ES

E-mail: [email protected] - www.aves.org.brProjeto gráfico e editoração: Comunicação Impressa - Telefones: (27) 3319-9062 - 3229-0299

Impressão: ABBA Gráfica e Editora - Telefax: (27) 3229-4927 - Vila Velha - ES

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA Celebramos, no dia 8 de setembro, a Natividade de Nossa Senhora, nove meses depois da Solenidade da Imaculada Con-ceição da Virgem Maria. É um dia de alegria universal. O dia do aniversário daquela que é Mãe de Jesus e nossa, que nos acompanha na caminhada de fé. A Mãe de toda a humanidade. “Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nasci-mento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus. (…) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; (...) perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para SENHORA DA VITÓRIA. Dirão os pleiteantes que nasce para Se-nhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; (...) os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus” (Pe. Antônio Vieira, Sermão do Nascimento da Mãe de Deus). A devoção e o culto ao nascimento de Maria, Mãe de Jesus brotaram muito espon-

tâneos na vida das comunidades cristãs. A Tradição registra a festa da Nativida-de de Nossa Senhora desde o século V. Difundiu-se no Oriente católico no século VI e foi introduzida em Roma no século VII pelo Papa Sérgio I, que a tornou solene, mediante grande procissão, que, na Idade Média, foi muito popular. O culto litúrgico realça o grande significado da Natividade de Maria, por intermédio da qual o Verbo se encarnou. Honramos em Maria a bondade de Deus. A festa do nascimento de Nossa Senhora nos convida a recordar o dom gratuito que Deus concede a todos, como fez com Maria. Convida a uma conversão, ao crescimento na fé. Somos chamados a nos abrir a cada instante ao chamado divino e a dizer também o nosso “sim”. O que podemos dar de presente a Maria, no dia do seu aniversário? Que tal nos esforçarmos para ser como Ela? Delicada, generosa, esperançosa, paciente, orante, perseverante, de coração aberto,

respondendo com uma vida cristã amo-rosa ao amor de Deus por nós.

Assim, louvaremos a Senhora da Natividade, e, na força do Espírito, agradecidos, continuaremos a missão de Jesus.

Fabíola Gouveia LimeiraMembro da Academia Marial de Aparecida, com Atualização em Liturgia pelo Centro de Liturgia

Dom Clemente Isnard e Especialista em Mariologia pela Faculdade

Dehoniana de São Paulo.