centro de artesanato de pernambuco reÚne o

35
UMA PUBLICAÇÃO GABRIEL BACELAR - ANO 10 - Nº 20 CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O MELHOR DA CULTURA POPULAR DÉCOR Ideias para o seu apartamento PORTFÓLIO GB Empreendimentos super arrojados DESTINO Grand Canyon MODA Sobriedade na próxima estação

Upload: lyque

Post on 07-Jan-2017

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

UMA PUBLICAÇÃO GABRIEL BACELAR - ANO 10 - Nº 20

CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O MELHOR DA CULTURA POPULAR

DÉCOR Ideias para o

seu apartamento

PORTFÓLIO GBEmpreendimentos

super arrojados

DESTINOGrand

Canyon

MODASobriedade na

próxima estação

Page 2: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O
Page 3: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

EditorialCONSELHO EDITORIAL

COORDENAÇÃO | Bruno Bacelar

MARKETING | Kithyanne Véras

COMERCIAL | Bruno Figueiredo

COMUNICAÇÃO | Carla Guerra

GABRIEL BACELAR CONSTRUÇÕES

PRESIDENTE | Gabriel Bacelar

DIRETOR DE INCORPORAÇÕES | Durval Bacelar

DIRETOR DE OPERAÇÕES | Bruno Bacelar

EDITORA | Carla Guerra

PROJETO GRÁFICO, REDAÇÃO

EDITORAÇÃO, TRATAMENTO DE

IMAGENS E FINALIZAÇÃO

DIREÇÃO DO PROJETO | Carla Guerra

FOTOGRAFIA | Marcelo Marona

REDAÇÃO | Carla Guerra

e Bruno Souto Maior

COORDENAÇÃO COMERCIAL | Gabriel Bacelar

DIAGRAMAÇÃO | João Paulo Ferreira

REVISÃO | Laércio Lutibergue

GABRIEL BACELAR | Rua Buenos Aires, 69 - Espinheiro

CEP: 52.020-180

Recife-PE - Brasil | Fone: 81 3366.3000

E-mail: [email protected]

CARLOTA EDITORA E AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Rua Amélia 373, Galeria Graças Center

Salas 104 e 105

52011-050, Graças, Recife - PE

A Revista Gabriel Bacelar é propriedade da Construtora

Gabriel Bacelar, editada pela Carlota Comunicação, com

distribuição dirigida. A publicação é aberta a colaboradores

e não se responsabiliza por conceitos emitidos em textos

assinados, em respeito à liberdade de expressão e por

qualquer conteúdo publicitário e comercial de terceiros.

Ano 10 - Nº 204

Para anunciar 81 3091.506881 8873.2003

[email protected]

A CIDADE

09

NOTÍCIAS GB

PLANETA

10

19

ARQUITETURA

IMÓVEIS

DESTINO

22

36

38

DÉCOR

NATAL-RN

24

32

PAINEL GB

MODA

42

33

ENTREVISTA

46

Sumário 06

PERFIL

ARTE E CULTURA49

Começa um novo ano

UMA PUBLICAÇÃO GABRIEL BACELAR - ANO 10 - Nº 20

CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O MELHOR DA CULTURA POPULAR

DÉCOR Ideias para o

seu apartamento

PORTFÓLIO GBEmpreendimentos

super arrojados

DESTINOGrand

Canyon

MODASobriedade na

próxima estação

ENCONTRE

CRONOGRAMA DE OBRAS

62

64

EVENTO52

COMPRAS58

odo início de ano, as expectativas aumentam, criando um frenesi de esperanças e desejos de que a vida se renove. Aqui na redação não é

diferente, porém os desejos giram em torno de novas informaçoes e de entregar a você uma edição que dê prazer na leitura.

Trazemos então matérias que inspiram e provo-cam o desejo de ir mais além. Assim é a matéria sobre o Grand Canyon, uma viagem para lá de inusitada, a seção de moda, que mostra as mo-delos desfilando a criatividade de estilistas bra-sileiros para o inverno 2013, e os lançamentos do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que prometem realizar os sonhos dos que amam a velocidade.

Na seção Compras, presentes luxuosos e dicas de moda e decoração. Como queremos lhe propor-cionar mais informação, trazemos projetos de ar-quitetura espalhados pelo mundo, que mostram culturas e ângulos diferentes.

No portfólio da construtora Gabriel Bacelar, empreendimentos são entregues e outros estão a pleno vapor, transformando o sonho de novos espaços de moradia ou trabalho em realidade para muitos. E com este espírito de ano novo que entregamos mais uma edição da revista, reno-vando os votos de felicidades a todos os leitores.

Carla Guerra Editora

24

38

06

22

33

6252

5

Ano 10 - Nº 20

Page 4: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Centro de Artesanatode Pernambuco

Espaço reúne acervo de 16 mil peças com o melhor do artesanato e da arte popular do Estado

Foto

s: D

anie

la N

ader

Foto

: Div

ulga

ção

ernambuco ganhou uma vitrine permanente de seu artesanato e de sua arte popular. O Centro de Artesanato de Pernambuco reúne

em um só espaço a intensa tradição cultural do Estado por meio de exposiçoes de arte e comer-cialização de artesanato regional. E o espaço não poderia ser melhor: o Centro foi instalado

no Armazém 11, ao lado da Praça do Marco Zero, ponto turístico da capital pernambucana. A sua abertura marca a primeira etapa conclu-ída do projeto de reforma do Porto do Recife.

Inaugurado no final do mês de setembro, o espaço tem investimentos da ordem de R$ 6,5 milhoes e uma área construída de 2.511m².

O local, considerado o maior do segmento no Brasil, conta com 16 mil peças de 500 artesãos de todas as regioes de Pernambuco para expo-sição e comercialização, auditório climatizado com 120 lugares, área de exposiçoes, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), setor adminis-trativo, além do Restaurante Bistrô & Boteco.

O Centro é mais uma ação integrada do Gover-no do Estado, através da Diretoria de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvol-vimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), funcionando como ponto de convergência entre todas as iniciativas do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), como a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a Uni-dade Móvel do Artesanato e as diversas feiras realizadas no Brasil.

Segundo o diretor de Promoção da Economia Criativa da AD Diper, Roberto Lessa, além da comercialização, o espaço tem como objetivo estimular a economia pernambucana e valori-zar o trabalho dos artesãos e artistas popu-lares locais. “O Centro de Artesanato fortalece a cadeia produtiva do artesanato no Estado e permite contato direto entre artesãos e público sem atravessadores. Desde a abertura até ago-ra, já comercializamos mais de 10 mil peças das 16 mil. Além disso, o local preserva a cul-tura da tradição artesanal e é um importante equipamento de turismo para o Recife e para Pernambuco”, salienta.

A área da loja ocupa 1.000 m² e é dividida em sete setores: mestres, suvenires, artesanato contemporâneo, cestaria, têxtil, trabalhos ma-nuais e brinquedos populares. Para facilitar a localização, paredes pintadas com cores fortes

6 7

Ano 10 - Nº 20

A Cidade

Page 5: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Dan

iela

Nad

er

Foto

: Bru

no S

outo

Mai

or Carlos Augusto Lira

Arquiteto ressalta os detalhes do

projeto do Centro de Artesanato de

Pernambuco

identificam cada um dos espaços. Na entrada, o destaque fica por conta das peças de impor-tantes mestres artesãos pernambucanos, como Manoel Eudócio, Nuca, Ana das Carrancas, Lula Vassoureiro, Marliete, Roberto Vital, Fida, Thia-go Amorim, Nado, Miro, José Veríssimo, Luiz Benício, J. Borges, Nicola, entre tantos outros.

Oito consultores de venda bilíngues receberam capacitação em diversas áreas, como cultura popular e técnicas de comercialização, para bem atender os visitantes. Inglês, espanhol, francês e italiano são os idiomas dominados pela equipe. Além disso, três caixas são dispo-nibilizados na loja. O fardamento leva assina-

tura de Melk Z-Da, numa parceria do estilista com o grupo Mulheres de Argila, formado por artesãs do Alto do Moura, em Caruaru, que uti-lizam resíduos de jeans nas suas criaçoes.

Ao lado do auditório foi montada uma galeria de arte para exposiçoes temporárias, coorde-nada pela Secretaria de Cultura do Estado. O Centro acolhe também uma mostra permanente com peças premiadas da Galeria de Reciclados e Salão de Arte Popular da Fenearte, desde 2007. O Restaurante Bistrô & Boteco, com vis-ta panorâmica e capacidade para 400 pessoas, oferece não apenas petiscos, mas também ex-celentes opçoes de refeição.

O CAT, da Empresa de Turismo de Pernambuco, localizado próximo à entrada lateral da Ave-nida Alfredo Lisboa, funciona diariamente, das 10h às 20h, para melhor atender os turistas que chegam ao Estado. Além de contar com dois atendentes bilíngues por turno, os turis-tas que forem ao Centro de Atendimento ainda encontrarão o serviço de folheteria, que terá em seu arsenal informaçoes com os Guias Rota 232 e Rota Litoral, bem como mapas e guias de hospedagem de todo o Estado.

Este é o segundo Centro de Artesanato de Per-nambuco. Há nove anos, Bezerros conserva um museu e uma loja com acervo de sete mil peças de diversos municípios. Localizado às margens da BR-232, trata-se de um dos mais impor-tantes pontos culturais e turísticos da região Agreste.

Serviço:Centro de Artesanato de Pernambuco, Unidade RecifeAvenida Alfredo Lisboa, s/n Armazém 11/ Bairro do RecifeRecife-PE

Qual o conceito do projeto de arquitetura do centro?Tivemos a intenção maior de respeitar o trabalho do artesão. Para isso, criamos uma programação visual dividindo as diferentes áreas do artesa-nato, como barro, madeira, renda, brinquedos, reciclados, entre outras. Também procuramos respeitar o consumidor local, o de fora, os turistas e os funcionários do próprio centro, de forma que eles tenham facilidade de repor as peças vendidas, pois houve toda uma preocupação com o bom funcionamento do espaço. Além disso, o público pode conferir ambientes decorados para que possa visualizar a aplicação de peças artesanais em espaços como sala de estar, sala de jantar, quarto, e outros, através de um olhar contemporâneo.

Algum detalhe especial serviu de inspiração para o projeto?O detalhe especial é a valorização do produto do artesanato, que é a grande estrela da casa. Mas um aspecto que facilitou muito o projeto de arquitetura foi o pé-direito alto do Armazém 11. Convidamos o artista grafiteiro Galo de Souza para fazer um painel na fachada voltada para a Torre Malakoff. E importante trazer uma fachada nova, agregar outro artista, além dos que estão lá dentro.

Qual foi a encomenda feita pelo Governo do Estado?O governo queria que fosse criado um espaço com um conceito de vendas, em que cada produto viesse com um código de barras. Temos que agradecer à primeira-dama Renata Campos pela parceria de tantos anos e por ter acreditado mais uma vez no trabalho do nosso escritório. Isso é possível devido à nossa experiência e conhecimento de causa do artesanato.

Sobre a ambientação, o que pode ser destacado?Além dos ambientes decorados que trazemos ao público, tivemos a preocupação de ter uma loja toda aberta, com

muita luz, olhando para o mar. Como o piso do espaço é todo neutro e as paredes brancas, cada ambiente conta com detalhe de cor diferente, para criar surpresas ao visitante. As cores utilizadas foram verde, amarelo, vermelho e laranja. Quando ele entra num ambiente se depara com uma cor diferente, que vai mudando conforme os espaços visitados.

Qual a sensação de assinar mais um empreendimento cultural do Governo do Estado?E muito gratificante quando eu encontro os artesãos entusiasmados, o anônimo que me encontra na rua e comenta, elogia o centro de artesa-nato. O leigo que chega lá e se surpreende, esse retorno é muito bom. Os artesãos estão vendendo e produzindo muito, é uma vitrine importante para o trabalho deles.

O escritório também participou do processo de curadoria?Não, há um grupo responsável pela curadoria. Nós participamos da arru-mação da loja. Acho que é uma obrigação minha como arquiteto ter um olhar crítico acerca dos produtos. Muita coisa foi recebida e poderia correr o risco de não ficar coerente com a proposta da casa.

Qual a importância para Pernambuco de ter um centro de artesanato?Pernambuco é um Estado abençoado. Temos o melhor Carnaval e uma grande riqueza histórica e cultural. No centro, o visitante poderá encon-trar um pouco de nossa representatividade e o turista de fora vai se de-parar com a nossa forte expressão cultural.

8 9

Ano 10 - Nº 20

A Cidade Entrevista

Page 6: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Gabriel Bacelar iniciaparceria com a Ciclo Ambiental

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Estrutura da unidade de reciclagem da Ciclo Ambiental, localizada em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, com capacidade para processar 40 toneladas de resíduos por hora.

m novembro de 2012, a Gabriel Bacelar iniciou uma parceria com a Ciclo Ambiental, empresa pernambucana pioneira no trata-

mento de resíduos da construção civil (RCC) por reciclagem. A iniciativa, que tem como objetivo supervisionar a separação dos resíduos dos can-teiros de obra dos empreendimentos da Gabriel Bacelar, também contribui para a diminuição da degradação do meio ambiente e a redução de extração de materiais naturais de jazidas, cum-prindo as exigências da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

De acordo com o representante da empresa Flá-vio Burgos, a parceria com a Gabriel Bacelar tem sido satisfatória, uma vez que a construtora se preocupa com o meio ambiente e destina cor-retamente os resíduos gerados em suas obras. “Outro ponto importante é que esta parceria mostra o total compromisso da construtora em diminuir os resíduos. Dessa maneira, separando-os corretamente acarreta em uma diminuição no valor pago a Ciclo Ambiental, aumenta a or-ganização do canteiro de obra, gera receita aos recicláveis e conta pontos para a certificação ISO 14000”, salienta ele.

Os RCC são restos de material, lixo ou produtos de demolição gerados por atividades da constru-ção civil. Podem ser madeira, aço, tijolos, arga-massa e ferro. São gerados desde a escavação para a execução da fundação, passando pelas fases de estrutura e alvenaria, chegando à etapa de acabamento. Também atividades pós-obras, como reforma e demolição, são responsáveis por um elevado volume de RCC.

Ferramenta é disponibilizada pela GB em formato eletrônico

Iniciativa separa os resíduos dos

canteiros de obra dos empreendimentos

o ato de recebimento das chaves do apartamento, um detalhe importante não pode ser esquecido pelo futuro morador: o manual do proprietário,

que deve ser entregue na mesma ocasião e lido com aten-ção o mais breve possível, pois trata-se de um documento indispensável para a correta utilização e conservação do imóvel. O Manual do Proprietário disponibilizado aos clientes da Gabriel Bacelar Construçoes é elaborado em formato eletrônico, através de um CD de fácil navegação e simples entendimento.

“Para cada empreendimento, criamos um manual com as características próprias do mesmo. Contém todas as

informaçoes e contatos dos projetistas e fornecedores de equipamentos e serviços pertinentes à obra, os prazos de garantias de cada serviço e equipamento, a especificação de todos os materiais utilizados, as instruçoes da correta utilização de cada equipamento e as manutençoes pre-ventivas que devem ser tomadas para garantir a vida útil do imóvel, assim como outras informaçoes relevantes”, informa a gerente de relacionamento com o cliente da GB, Simone Vasconcelos.

A navegação do manual eletrônico é estruturada através de menus com tópicos importantes. O CD também contém as plantas do imóvel para visualização rápida e impres-são, como também em arquivos de autocad.

Manual do Proprietário contém informações úteis

11

Ano 10 - Nº 20

10 Notícias GB

Page 7: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Empresarial Alamanda TowerEdifício icônico para marcar

a paisagem da capital potiguar

evido à boa aceitação da sua grife em Natal, após o lançamento do primeiro empreendimento, o Gran Parc Petrópolis, a Gabriel Bacelar

Construçoes reforçou os investimentos e adquiriu áreas para estabelecer novos negócios na capital do Rio Grande do Norte. O próximo lançamento, Empresarial Alamanda Tower, estará situado no nú-mero 383 da Rua Afonso Pena, em Petrópolis, bairro nobre localizado na Zona Leste da cidade.

Juntamente com o bairro vizinho do Tirol, Petrópo-lis ostenta uma relevante imagem simbólica posi-tiva, desde a época em que foi criado, para abrigar a elite. Suas ruas e largas avenidas, projetadas pelo arquiteto italiano Giácomo Palumbo, dão um ar de modernidade ao bairro, fato que diferencia a cidade das demais capitais nordestinas. Giácomo Palumbo também projetou o Palácio da Justiça do Recife.

O Empresarial Alamanda Tower será compos-to por uma única torre, com 22 pavimentos (sendo 18 tipo), cinco salas por andar e uma unidade no segundo pavimento, num total de 91 unidades, quatro modernos elevadores (dois sociais, um de serviço e um do estacio-namento) e 33 de vagas na garagem. A área privativa da sala 01 é 63,85 m²; as unidades de terminação 02 e 03 possuem 33,80 m²; as de terminação 04, 63,85m²; e as da 05, 30 m². O empreendimento ainda é composto de sistema de interfones, esquadrias anodi-zadas, antecâmara, local para gerador, sala de reunião e lavabo, entre outros itens de infraestrutura.

De acordo com o arquiteto Luciano Barros, do Escritório Abreu e Barros Arquitetura, que assina o projeto do Alamanda Tower, um dos fatores levados em conta para a concepção

do prédio foi que o resultado final tenha a capacidade de atrair a atenção dos empresá-rios e profissionais liberais das mais diversas especialidades.

“Para isso, adotou-se o conceito de flexibi-lidade e conforto, aliado à economicidade”, explica ele. Além disso, aspectos quanto à sustentabilidade, com fachadas envidraçadas protegidas por balcoes e orientadas para a face norte/sul, combinado com ar-condicio-nado de baixo consumo, adoção de bicicle-tário, entre outros pontos. O conceito criativo do projeto obedece a um equilíbrio estético através de um dinamismo volumétrico. “Será um edifício icônico para marcar a paisagem da capital potiguar”, destaca Luciano Barros.

www.gabrielbacelar.com.br

Imag

em: G

abri

el B

acel

ar

12 13

Ano 10 - Nº 20

Portfólio GB

Page 8: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O
Page 9: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

GranParc PremiumProjeto atende aos mais sofisticados desejos dos futuros moradores

Rosarinho, bairro nobre da Zona Norte do Recife, será contemplado com mais um empreendimento da grife Gabriel Bacelar: o Condomínio

Clube GranParc Premium. Localizado na Rua En-genheiro Sampaio, próximo à Praça do Rosarinho, um trecho bem servido de opçoes para as necessi-dades dos futuros moradores, no que compreende o dia a dia, como os finais de semana. Por lá, há a presença de escolas, padarias, farmácias, bancos, academias, bares e restaurantes.

O condomínio clube será composto de duas torres, com 34 pavimentos (sendo 30 pavimentos-tipo), 2 apartamentos por andar, num total de 120 uni-dades, 2 modernos elevadores (sendo 1 social e

1 de serviço) por torre, central de gás, interfones, antena coletiva TV/FM, esquadrias anodizadas, portoes com comando eletrônico, terraço coberto, local para gerador, guarita de segurança protegi-da, jardins e paisagismo.

São oferecidas várias opçoes de plantas para dois tamanhos de apartamento, com as quais as mais diversas necessidades dos clientes e de suas famílias poderão ser atendidas. Os aparta-mentos possuem áreas distintas entre 89,41m² e 113,25m², compostos de 3 quartos, sendo 1 suíte, e 4 quartos, sendo 2 suítes, respectivamente. Com WC social, varanda, sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço, dependência completa de serviço e duas vagas de estacionamento.

Além da excelente localização como atrativo do empreendimento, uma generosa área de lazer é oferecida, contemplando diversos equipamentos, destinados a variadas atividades, voltadas para o bem-estar, diversão, contemplação e entreteni-mento. O projeto conta com piscina com raia, prai-nha e deck, local para fitness center, com sauna e ducha, local para home-cinema, local para salão de jogos, salão de festas/eventos com copa e bar, local para brinquedoteca, local para playground e minicampo gramado para as crianças. “O Gran Parc Premium reflete todas as premissas de con-forto, lazer, segurança e privacidade, sempre pre-sentes nos mais sofisticados empreendimentos da grife Gabriel Bacelar”, destaca o diretor comercial da construtora, Durval Bacelar.

O arquiteto Sandro Guedes, do Escritório Gama Arquitetura, que assina o projeto do empreen-dimento, conta que buscou uma arquitetura mais “clean”, em que o contraste entre claros e escuros fica evidenciado, marcando com rigor a fachada das duas torres. “Um suave jogo de for-mas e volumes determina o conjunto, onde cada parte da edificação é valorizada, desde sua base, passando pelas leves curvas das varandas até o coroamento. A partir de um terreno com frente generosa, as torres foram dispostas de maneira a valorizar a ventilação natural e a vista da paisa-gem, proporcionando uma implantação em que os edifícios se complementam, sem interferências entre eles”, explica ele.www.gabrielbacelar.com.br

Imag

ens:

Gab

riel

Bac

elar

16 17

Ano 10 - Nº 20

Portfólio GB

Page 10: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Hoje em dia, o carro é o segundo lar das pessoas. Sem se dar conta, elas acabam passando muito tempo nele. Muito mais tempo do que gostariam, é bom que se diga, já que o motivo quase sempre é o trânsito que impera nas grandes cidades do Brasil e do mundo. Saber como sua saúde se compor-ta no carro, então, é mais importante do que podemos supor num primeiro momento. E não precisa levar um médico no banco do carona, o diagnóstico ficará por conta do carro mesmo. Se depender dos professores da University

Famoso por ser o lugar mais baixo da Terra (aproximadamente 426m abaixo do nível do mar) e por ser tão salgado que é possível boiar sem esforços sobre ele, o Mar Morto é um lago de água salgada localizado no Oriente Médio. Mas ele pode sumir e deixar apenas um rastro de sal e sujeira. Isso porque está evaporando em uma velocidade impressionante, perdendo quase 1m de área por ano. Para entender o fenômeno, turistas têm visitado o Spa de Ein Gedi.

Nigel, o carro-médico

O mar morto pode desaparecer

of Southern, na California, Estados Unidos, a brincadeira vai ficar séria. Muito provavelmente, o primeiro carro-médico de todos será Nigel, um Mini Cooper equipado com 230 sensores, dos mais variados tipos, com os mais variados fins. Com a ajuda de um app para iPhone ou iPad, dá pra ter uma noção de como nosso corpo reage diante dos imprevistos do trânsito. Fonte: Revista Galileu

Quando foi inaugurado, há 20 anos, era só sair pela porta de trás do Spa para estar a poucos metros da água salgada. Mas o mar recuou tanto, que a distância aumentou para 1,6 km.

O desaparecimento do Mar Morto também se deve a um problema diplomático. Nas últimas décadas, israelenses, palestinos e jordanianos desviaram a água do rio Jordão, afluente do

Mar Morto. Populaçoes crescentes e o aumento da agricultura contribuíram para esses desvios. Várias soluçoes foram propostas, uma delas seria a im-plementação de um canal que canalizaria a água do Mar Vermelho para o Oriente Médio.

Fonte: Revista Galileu

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

19

Ano 10 - Nº 20

Planeta

Page 11: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Sítios do Patrimônio Mundial da Unesco

Foto

: Div

ulga

ção

O Comitê do Patrimônio Mundial inscre-veu, em 2012, 25 novos sítios na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco: três propriedades naturais, 21 culturais e uma mista. Com as inscriçoes, a Lista do Patrimônio Mundial agora soma 936 bens universais, sendo 183 naturais, 725 culturais e 28 mistos. O Brasil tem 18 sítios tombados, entre os quais os centros históricos de Ouro Preto, Olinda, São Luís e Goiás Velho, o Complexo de Conservação da Amazônia Central e re-servas da Mata Atlântica.

Dois sítios foram acrescentados à Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, a Reserva da Biosfera de Rio Plátano (Honduras) e o Patrimônio das Florestas Tropicais Ombrófilas de Sumatra (Indonésia), enquanto um, o Santuário de Fauna de Manas (Índia), foi removido por ter saído da situação de risco graças a iniciativas bem-sucedidas de conservação. Os sítios do Patrimônio Mundial são bens eleitos pela Convenção do Patrimônio Mundial em razão de seu notável valor universal. Uma vez escolhidos, as principais preocupa-

çoes são sua conservação e seu gerenciamento, além do despertar da cons-ciência social para a preservação da herança que transmitem. O Sistema de lagos do Quênia no Vale do Rift (Quênia), a Costa de Ningaloo (Austrália), as Ilhas Ogasawara (Japão) e a Cidadela da Dinastia Ho (Vietnã) são al-guns dos novos sítios escolhidos.

Fonte: Portal Terra

20 Planeta

Page 12: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

O Hotel Paisagem Juvet, projetado por Jensen & Skodvin Arkitektkontor, está localizado em Valldal, perto da cidade de Åndalsnes, no noroeste da Noruega. Turistas de passagem são atraídos por uma cachoeira espetacular em um desfiladeiro profundo perto da estrada de “Gudbrandsjuvet.” A ideia surgiu como uma oportunidade de explorar uma paisagem deslumbrante, com intervenção mínima, permitindo apreciar locais que de outra forma seriam proibidos por razoes de conservação.

Em vez do convencional, o hotel distribui os quartos em todo o terreno como pequenas casas individuais. Cada casa tem uma ou duas paredes que são construídas inteiramente em vidro, assim, o espaço em cada quarto é maximizado.

O design de interior do Toyota 86 Pit House, projetado por Torafu Architects, foi encomendado para existir por um tempo limitado no topo do Edifício Turnpike Hakone, em Hakone, no Japão. A tarefa era criar um espaço para os fãs de carros esportivos. Um padrão de xadrez tridimensional de caixas de espelho de aço inoxidável empilhados em uma forma cilíndrica está no centro da instalação hexagonal.

Uma vez que o salão era originalmente uma plataforma de observação, cinco dos seis lados estão equipados com janelas de vidro, permitindo a caixa de espelho cilíndrico capturar o cenário externo. O espaço dentro do cilindro é um local de exposição mudando a percepção de espectadores que se movem, dando a impressão de um efeito caleidoscópico interminável.

O edifício, projeto de Eike Becker Architekten, está localizado em uma área comercial densa-mente construída e uma orientação noroeste-sudeste, entre outros edifícios, que tendem a se refletir nos vidros do prédio, em Neuss, na Alemanha. A forma incomum do projeto faz sobressair-se entre os demais imóveis da área.

Com formato em “Y”, que em grande parte re-nuncia a linhas retas, optando por côncavos e curvas, o edifício de quatro andares é acessado por uma entrada ampla e com um telhado pro-jetado.

O projeto desta casa, em Paraty, no Rio de Janeiro, pro-jeto de Márcio Kogan, conta com volumes para fora da montanha, quase fincados na areia, em um pé direito de oito metros. A casa, de engenhosidade estrutural, encontra equilíbrio na topografia do terreno, constituindo uma porta aberta e espaço vital na natureza praticamente intocada.

A ponte leva a escada de ligação ao menor volume, que contém a parte do eixo da casa: sala de estar, cozinha e área de serviço. A área interna contínua tem uma extensão de 27 metros e enormes janelas de vidro que permitem a vista do mar. As escadas de entrada levam ao volu-me superior que abriga os quartos. Na parte da frente da casa, os painéis retráteis de varas de eucalipto protegem os quartos do sol.

Hotel Paisagem Juvet

Toyota 86 Pit House

Headquarters, Stadtwerke Neuss GmbH

Paraty House

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Fantásticos e Surpreendentes Projetos carregados de puro design que fazem sonhar

22 23

Ano 10 - Nº 20

Arquitetura

Page 13: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Decorando o seu apartamento

Você está com algumas ideias para decorar o seu apartamento, mas não sabe como colocá-las em prática? Convidamos três badalados arquitetos que trazem informaçoes valiosas de alguns itens capazes de promover uma maxi valorização dos espaços.

“A utilização de peças de design num projeto de ambientação pode ter os mais diversos fins, que vão muito além de tão somente agregar beleza e valor. Pela grande diversidade existen-te hoje no mercado e pela maior acessibilidade por

parte dos clientes, tenho feito o uso delas em meus proje-tos também por conta da sua funcionalidade, já que cada vez mais têm sido criados produtos e objetos que além de bonitos são funcionais, ou seja, que buscam não apenas embelezar, mas também resolver dilemas de ambientação.

Já as peças mais decorativas, trazem consigo além do va-lor, o próprio aconchego visual, criando assim, ambientes mais agradáveis. Neste projeto específico, utilizei as ca-deiras Panton, um ícone do design, classificada como uma

Ana Paula Cascão – Peças de Designcadeira ‘sensual, elegante e divertida’, criada pelo designer dinamarquês Verner Panton, em 1968, e feita atualmente de poliuretano.

Neste espaço, o uso das cadeiras foi feito com a finalida-de de integrar os ambientes de forma elegante, uma vez que optamos em integrar a varanda à sala de estar, sem barreiras delimitadoras. Assim, com seu design moderno e divertido as cadeiras Panton conseguiram transformar um espaço que seria o mais ‘informal’ da casa, numa extensão da sala de estar, mantendo um padrão único de beleza.

Ter uma peça de design na ambientação é bem interes-sante, na maioria dos casos demonstra o bom gosto e um pouco do estilo da pessoa. Entretanto, como muitos acredi-tam que são caras demais, uma sugestão que vale a pena é procurar produtos mais em conta inspirados em ícones do design, que costumam ter um valor mais acessível e trazem um resultado bem satisfatório.” Fo

tos

dos

ambi

ente

s: M

arce

lo M

aron

a

24 25

Ano 10 - Nº 20

Décor

Page 14: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Itens especiais num projeto de ambientação, as cor-tinas são empregadas com muita frequência, aque-cendo e valorizando os ambientes. Podem ser mais transparentes ou mais opacas. Normalmente, são fabricadas com um tecido neutro por estar fazendo a função de forro, propriedade que causa corpo ao conjunto. De acordo com os arquitetos Humberto e Analice Zirpoli, além de ajudarem na privacidade, na acústica e na proteção dos raios solares, elas dão

um toque de requinte, sofisticação e aconchego na ambientação. “Cada cômodo de uma casa apresenta uma necessidade específica quanto ao uso, mas de uma maneira geral, o tipo ideal de cortinas para quartos, são as com blackout e antialérgica. Já para as salas, as translúcidas e com foto proteção”, destacam eles. Nestes projetos, os arquitetos utilizaram a cortina Silhouette e a cortina Rolô tela solar, ambas da Luxaflex. Para a manutenção dos produtos eles informam que deve ser feita uma limpeza com aspirador ou pano úmido e delicadeza no manuseio.

Humberto e Analice Zirpoli – Cortinas

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

26 27

Ano 10 - Nº 20

Décor

Page 15: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

“A lém da função básica de realizar as refeiçoes, a sala de jantar funciona como um espaço multiuso: área de convivência e reunioes de famí-lia, espaço de jogos e apoio para a área

de bar. Na hora de decorar o ambiente, levamos em consideração o fato de Pernambuco carregar uma herança cultural: os encontros das famílias se davam nas salas de jantar. Este comporta-mento ainda é comum hoje, por isso, temos que nos preocupar com o conforto e a praticidade do espaço. Para um bom projeto, a mesa deve ser prática, de preferência com tampo de vidro ou qualquer outro material não absorvente, e as ca-deiras devem ser revestidas com material resis-tente, como couro, couro ecológico ou tecido com tratamento impermeabilizante. Não costumo usar tapete em sala de jantar. Nesta proposta, utilizei uma mesa com dez cadeiras, design de Philippe Starck, para a Cassina, com mesa Ori-gami da Erea, luminárias Le Soleil da Foscarini e piso em mármore carrara.”

Romero Duarte Sala de Jantar

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

28 29

Ano 10 - Nº 20

Décor

Page 16: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Imag

ens:

Gab

riel

Bac

elar

Edifício Sainte MarieApartamentos compactos com

conforto e segurança

Edifício Sainte Marie, o mais novo home da grife Gabriel Bacelar, está localizado na Rua Dr. José Maria, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife. A localização é fantás-tica, a começar pela rua, que é abrangente em termos de

crescimento urbanístico e de investimentos públicos e privados. Ao longo dela podem ser encontrados supermercados, padarias, casas de recepção, academia de ginástica, igrejas, bares, restaurantes. A rua também está pró-xima da Avenida Norte, uma importante via de deslocamento na cidade, e do Mercado Público da Encruzilhada.

O empreendimento será composto de uma torre única, com 20 pavimentos (sendo 17 pavimentos-tipo), quatro apartamentos por andar, num total de 68 unidades. Os apartamentos possuem áreas de 58 m² e 61,25 m², de acordo com as terminaçoes de planta, sendo compostos de dois quartos (uma suíte) e três quartos (uma suíte), varanda, sala para dois ambientes, WC social, circulação, cozinha, área de serviço e uma ou duas vagas de estacionamento.

A infraestrutura do Sainte Marie contempla três pavimentos para garagem, recepção 24 horas, dois modernos elevadores (sendo um social e um de serviço), central de gás, interfones, antena coletiva TV/FM, esquadrias ano-dizadas, portoes com comando eletrônico, guarita de segurança protegida, jardins e paisagismo.

“O Sainte Marie é um produto com apartamentos do tipo compacto para atender à necessidade local com adoção de planta versátil que pode oferecer opçoes de reforma para adaptação de diversos programas de necessidades, garantindo o conforto e a segurança de uso de todos os moradores”, explica a arquiteta Maria Júlia Barbosa, que assina o projeto arquitetônico do empreendimento.

De acordo com ela, a volumetria da edificação atende aos padroes cons-trutivos característicos da Gabriel Bacelar, como o uso de linhas retas, es-quadrias anodizadas na cor bronze com o uso de vidros verdes, respeitando o recuo das edificaçoes vizinhas, com destaque na paisagem e ventilação permanente garantida.

A área de lazer do edifício foi projetada na cobertura com a opção de ga-rantir a maior privacidade e isolamento dos sons nos eventos para os mo-radores. Haverá piscina adulta e infantil com deck, sauna, salão de festas/eventos com copa e bar, espaço de convivência, local para churrasqueira e upper longe. A área também foi projetada para atender aos requisitos de acessibilidade, tanto em relação aos WCs como ao acesso à piscina, deck e sauna. Também será instalado um playground infantil no térreo.

www.gabrielbacelar.com.br

30 31

Ano 10 - Nº 20

Portfólio GB

Page 17: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Tons sóbrios

A rica gastronomia

na proxima estação

de Natal

Na passarela do SPFW também desfilaram peças com cortes retos e linhas delineadas

Alessandra Ambrósio by Colcci

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

A capital potiguar oferece aos seus filhos e turistas, uma va-riedade de pratos típicos e sua culinária diversificada é líder na produção de camarão, que faz parte de muitos pratos da gastronomia local. Muitos dos pratos típicos de Natal são ba-

seados em peixes e frutos do mar, levam temperos e ingredientes diferentes (leite de coco e azeite de dendê, por exemplo) e vêm acompanhados por feijão verde, macaxeira, entre outros. Alguns pratos são tipicamente nordes-tinos, sem similares nas culinárias do sul. Conhecê-los e experimentá-los pode ser uma viagem inesquecível ao mundo dos aromas e sabores.

Carne de SolEm séculos anteriores, antes da invenção da geladeira, o povo do nor-deste desenvolveu uma técnica de salgar a carne, para facilitar sua con-servação, dando origem ao que hoje se denomina carne de sol. Todas as partes do boi podem ser salgadas. Nos melhores restaurantes, são servidas as partes nobres, que por isso são muito macias. A carne de sol geralmente vem em porçoes generosas (para três ou quatro pessoas), acompanhada por arroz, feijão verde, macaxeira e farofa ou paçoca. E provavelmente o prato mais servido nos restaurantes de comida típica de Natal.

PaçocaPaçoca, em Natal, não é o doce de

amendoim que se conhece no sul. Paçoca é, basicamente,

uma farofa composta de pedaços de carne de sol desfiada e farinha de mandioca (mais tempe-ros, como cebola, alho, entre outros).

TapiocaA tapioca é feita à base de goma de farinha de mandioca, prensada e levemente aquecida em chapa. Os habitantes locais (principalmente os de camadas sociais mais humildes) consumiam a tapioca pura, mas os turistas costumam encontrá-las com diversos tipos de recheios, doces e salgados: coco ralado, queijo coalho, carne de sol, frango e outros. A tapioca é encontrada em muitas padarias e lanchonetes, geralmente consumida como lanche.

Baião de doisE preparado cozinhando-se, na

mesma panela, primeiro o feijão e em seguida o arroz. E claro que muitas outras misturas podem ser adicio-nadas durante o cozimento,

como a carne de sol e o queijo coalho.

Galinha cabidela ou ao molho pardoA galinha cabidela ou ao molho pardo é o mesmo prato, um dos mais tradicionais da cozinha brasileira. E feito com galinha caipira cortada em pedaços e guisado num molho feito com o sangue fresco da própria ave. O molho fica amarronzado e é por isso que se chama de molho pardo.

Fonte: Secretaria de Turismo de Natal-RN

m sua 34ª edição, o São Paulo Fashion Week (SPFW) trouxe não só as novidades da moda da próxima estação, como também a mudança da data e do endereço. O que tradicionalmente ocorria na Bienal do Ibirapuera nos meses de janeiro e junho, passa a acontecer em outubro/novembro

(inverno) e março/abril (verão), no Parque Villa-Lobos. A mudança no calendário se deve a um pedido dos estilistas, que sentiram a necessidade de um intervalo maior entre o lançamento das coleçoes e a chegada das peças ao varejo. A organização era necessária para que o mercado da moda brasileira se organizasse de forma a ser mais competitivo e a antecipar as tendências. O saldo positivo da iniciativa é um horizonte mais nítido, proporcionando um entendimento a distância do que vem por aí. Confira.

33

Ano 10 - Nº 20

Moda32 Natal-RN

Page 18: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Fernanda Lima by Forum

Teca

Tufi Duek

Alexandre Herchcovitch

SamuelCisnanscky

RodrigoRosner

Uma

GloriaCoelho

Foto

s: D

ivul

gaçã

o / Z

é Ta

kaha

shi (

Teca

e H

erch

covi

tch

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Pretinho básicoFoi a cor base de quase 100% dos estilistas que desfilaram suas peças. No primeiro dia do evento, essa foi uma das principais tendências. A cartela de cores ficou bem restrita a tons sóbrios, principalmente o preto. Teve também o branco, alguns tons de azul, verde, vermelho e tons de pele. O berinjela também veio bem forte.

A Osklen, por exemplo, foi a primeira a mostrar sua coleção. Na cartela de cores, além do preto, vieram o branco e o vermelho. Outro destaque da marca foram os jacquards, que lembravam alpacas, utilizadas por habitantes nativos da Patagônia.

Ronaldo Fraga também esteve presente no pri-meiro dia do SPFW e mostrou peças de cores sóbrias. Além dos crochês, as saias estruturadas e de caimento reto também devem fazer parte do guarda-roupa feminino no inverno 2013.

Com inspiração na caça inglesa, a estilista Helô Rocha mostrou pelas roupas da Têca modelagens com o corte reto, apresentado pela maioria das marcas. Os vestidos, por exemplo, apresentaram um shape mais quadrado e estruturado com comprimento acima do joelho. Na cartela de cores, tons de marrom, bordô, off white, esme-ralda, preto e azul-marinho.

Tufi Duek trouxe uma série de releituras do ves-tido tubinho, que, ao lado da cor preta, trans-formou-se na peça básica da estação. Junto a isso, conjuntos formados por bustiês e saias lápis mantiveram o mesmo detalhe dos vestidos, o modelo tomara que caia, atrelado a um decote profundo em “V”.

MinimalismoPeças com cortes e linhas devidamente deline-adas. Assim pode ser definido o segundo dia do SPFW, com destaque para a UMA, que tem o minimalismo como item característico. Entre as peças, saias longas, macacoes com cortes mais largos e com tecidos de movimento, terninhos que marcam o corpo e diversos suéteres. Na car-tela de cores, os tradicionais preto e branco, com um toque de vermelho e marrom.

Samuel Cirnansck decidiu inovar ao apostar em um material novo para seus trabalhos, como a poliamida, vulgo náilon. A inspiração veio das mulheres egípcias. A transparência foi uma das características exploradas pelo estilista.

Conhecido pelas performances, Lino Villaventura trouxe um pouco do gótico para suas peças. Cor-tes diferentes com modelagens simples ganha-ram a passarela e bordados complementavam os looks. Na Colcci, as sobreposiçoes e misturas de tecidos marcaram presença no mix apresentado. Saias plissadas apareceram para combinar com casacos 7/8, que trouxeram uma moda retrô provinda dos anos 1960.

A volta dos anos 1960Em consequência do que foi visto na tem-porada verão 2013, o retrô dos anos 1960 deve continuar no inverno. O sessentinha está forte, e exemplo disso foi a geometria usada por Gloria Coelho. A estilista abriu o terceiro dia do evento e trouxe a geometria em diversas túnicas, vestidos e saias.

O couro foi combinado com lã, que criou um mix interessante, e os paletós mostraram um corte mais arredondado. Para completar, looks compostos por tops com tecidos pesados e saias mais leves.

Alexandre Herchcovitch veio com uma linha com-posta praticamente por vestidos, com somente duas calças. Volume nos quadris e sobressaias deram um ar sensual à coleção, para destacar a feminilidade. Também com influência dos anos 1960, evidenciada principalmente nos chapéus, a grife Maria Garcia trouxe calças com bocas lar-gas e abertura nos tornozelos.

Rodrigo Rosner levou muito luxo à passarela, com calças inteiramente bordadas com pedra-rias, cristais e canutilhos. Isso sem contar os ves-tidos com belas caudas e fendas, tudo com um mix de tecidos. A Forum fechou o terceiro dia com seu ponto alto: os jeans. Além deles, os looks vieram coloridos e com brasilidade, com peças de cortes com movimento e shapes que valorizam a silhueta.

34 35

Ano 10 - Nº 20

Moda

Page 19: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Foto

s: M

arce

lo M

aron

a

Cresce o número de brasileiros que optam por esse tipo de moradiaMorando em um compacto

esde o censo de 2010, um registro traz informaçoes que podem explicar o por-quê de tantos lançamentos imobiliários, de apartamentos com área reduzida, os

chamados compactos. A pesquisa mostra, entre outros dados, que a população de mulheres executivas e sol-teiras aumentou mais do que a masculina e atesta que o brasileiro está mais solitário, portanto, optando por morar sozinho. Duas frentes diferentes, mas que formam um bloco de consumidores ávidos e dispostos a investir no sonho da casa própria.

São quase sete milhoes de residências com apenas um morador. Em 2000, eram pouco mais de quatro milhoes. Um aumento de 73,5%, número que impressiona. A opção de morar sozinho, ter liberdade de ir e vir, aliada ao aumento da renda e facilidade em adquirir um imóvel são instrumentos que fomentam a indústria da constru-ção civil e aceleram a oferta de apartamentos pequenos.

Um grupo elevado de pessoas, que opta por esses imó-veis, está na faixa etária entre 30 e 40 anos, que sai da casa dos pais para em um primeiro estágio, morar

sozinho, antes de constituir uma nova família. Um incentivo para esta mudança é a evolu-ção financeira. Hoje, os jovens executivos ou empresários dispoem de renda suficiente para conquistar a tão sonhada liberdade. Morar em um lugar que ofereça mobilidade, com acesso ao seu núcleo de relacionamento comercial e pessoal, e de quebra, independência, tem feito muita gente apressar a mudança. Assim, na última década, quase três milhoes de brasi-leiros descobriram os imóveis compactos, que pasmem, existem a partir de 30m². Entre eles, as pequenas famílias, os idosos, os investido-res e por aí vai.

Os bairros que possuem infraestrutura e estão próximos aos centros comerciais, são os prefe-ridos de quem procura um imóvel desse tipo.

Em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, onde se concentra a maioria dos empreendimentos, o atrativo fica por conta do apelo turístico e da proximidade da praia, bares, aeroporto, restaurantes, lojas e shopping. Para obter sucesso na venda desse tipo de imóvel, as construtoras seguem os mesmos moldes dos empreendimentos com maior área e disputam passo a passo a preferência dos consumido-res, oferecendo itens de lazer e facilidade de pagamento.

A Construtora Gabriel Bacelar, com o Living Club Espinheiro, é um bom exemplo. O poten-cial da região, item levado em consideração pelos compradores, já notabilizou o bairro como sinônimo de boa localização. Os aparta-mentos compactos têm 60 m², nos quais estão

sala com ambientes de estar e jantar, varanda, cozinha, área de serviço, banheiro de serviço e três quartos (sendo uma suíte). Os itens de lazer são mais do que necessários para quem procura esse tipo de imóvel e a construtora, atenta à demanda, oferece piscina com deck, banheiros masculino e feminino, sala de ginástica, salão de jogos, salão de festas e eventos com copa, área de convívio, local para churrasqueira, entre outros espaços.

Os profissionais de arquitetura também se desdobram para atender a este novo mercado. “O que, a princípio, parece desafiador, se transforma em um exercício maravilhoso de arquitetura de inte-riores: ocupar todos os espaços disponíveis de forma ordenada e multifuncional, sem abrir mão do resultado plástico”. Essa é a opinião do arquiteto Romero Duarte, que tem um amplo portfólio de projetos desta natureza. Sobre o perfil do morador, ele diz: “Normalmente são pessoas que querem uma estrutura residencial mais prática, mais sequinha para os dias corridos que vivenciamos, ou mesmo que não querem ou não podem arcar com as despesas de espaços maiores.”

36 37

Ano 10 - Nº 20

Imóveis

Page 20: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Grand Canyon National Park

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Uma das maiores maravilhas da natureza, região oferece visões surpreendentes e encantadoras

onsiderado como uma das maiores maravilhas da natureza, o Grand Canyon National Park, localizado ao norte do Estado do Arizona,

oeste dos Estados Unidos, é uma imensa falha no terreno, medindo 440 km de comprimento, quase 2 km de profundidade e largura, que varia de 200 metros a 27 km. Além do vento, chuva e erosão, outro grande responsável por esta maravilha foi o Rio Colorado, que ao longo dos séculos abriu cami-nho à força por entre as rochas, moldando a pedra e criando um fantástico zigue-zague de corredeiras de água entre os paredoes verticais de pura rocha.

A primeira impressão que o Grand Canyon costuma causar é de espanto, devido à grandiosidade do lugar e à sensação de sem fim, tanto em distância como em profundidade. Ao perceber as formas

estranhas, os diferentes matizes de cores e a pers-pectiva que se perde ao longe, entre picos, roche-dos e encostas, não é difícil se impressionar com as maravilhas que a natureza pode fazer quando o homem não se mete a atrapalhar o seu curso na-tural. A rocha mais antiga do conjunto tem idade estimada em 1,7 bilhão de anos e a mais nova, 250 milhoes.

Para chegar lá, o ideal é tomar como ponto de par-tida a cidade de Flagstaff, e seguir rumo ao norte pela estrada 180 e depois pela 64. De Flagstaff até a entrada do parque são cerca de 90 minutos de carro. Paga-se uma taxa para acessar o local e, se o turista pretende fazer o passeio nos meses do verão americano, deve se preparar para encon-trar pela frente prováveis congestionamentos, pois muita gente vai lá nessa época.

38 39

Ano 10 - Nº 20

Destino

Page 21: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Rua Odilon Tucuman, 112 - Afogados - Recife/PE81 3447. 3728

[email protected]

PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE FORMAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

• Nossa forma foi concebida para obtenção de um máximo desempenho;• Não necessita de espaço físico no canteirode obras para execução;• Melhor aproveitamento dos materiais, com sensível redução de seu desperdício;• Aumento da produtividade na montagem e desmontagem da forma;

• Garantia dos elementos estruturais sem deformações, obtendo-se boas perfomances nos serviços subseqüentes, tais como: alvenaria, emboço, contra-piso, etc.• Além das vantagens, forneceremos todo um suporte técnico na fase de execução, bem como projetos executivos.

O Grand Canyon tem dois acessos, conforme o lado em que se aproxima dele: South Rim (lado sul) e North Rim (lado norte). Como tem acesso mais fácil e próximo de rodovias importantes, o South Rim é muito mais visitado que o lado norte, concentrando as melhores opçoes de infraestrutura, restaurantes e hotéis, enquanto o lado norte é frequentado principalmente por quem vem daquela parte do país ou procura isolamento e distância dos barulhentos turistas.

Para passar de um ao outro lado é preciso dar a volta em todo o Grand Canyon e, já que não há estradas através do desfiladeiro, esse contorno corresponde a uma jornada de centenas de qui-lômetros. A exploração pode ser feita de várias formas. O passeio básico é percorrer as trilhas que margeiam a borda do despenhadeiro, en-quanto o roteiro mais rústico é a descida até o fundo em mulas, nas excursoes organizadas pela administração do parque. O único proble-ma é que o passeio de mulas é muito procurado e os lugares são poucos, o que torna necessário fazer reservas com muita antecedência, se pre-ferível um ano antes da data da visitação

Portanto, como os lugares no lombo das mu-las são poucos, se o visitante pretende mesmo ir até o fundo do Grand Canyon tem de estar

preparado para caminhar. Aconselha-se estar em boa forma física e levar muita água. Não se deve ir e voltar até o fundo no mesmo dia, pois são muitos quilômetros de trilha inclinada, e a caminhada é estafante. E preferível acampar, passar a noite lá e começar a caminhada de volta no dia seguinte.

Existem também passeios alternativos, como voos em pequenos avioes e helicópteros, excur-soes de ônibus (que não vão até o fundo do câ-nion, claro) e ainda os famosos passeios de barco pelas correntezas do Rio Colorado, que corta o

fundo do cânion. Todos esses roteiros podem ser acertados na administração do parque.

O Grand Canyon já era habitado por indígenas há mais de três mil anos. Atualmente ainda moram na região índios das tribos Hualapai, Havasupai, Navajo, Hopi, e Paiute. Sua redes-coberta para o mundo foi, em 1857, graças ao explorador Joseph Christmas, e em 1919 foi criado o Grand Canyon National Park, admi-nistrado pelo governo americano. Atualmente mais de 2,5 milhoes de pessoas visitam o par-que a cada ano.

40 Destino

Page 22: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Próxima entrega:GB Living Club Espinheiro

o primeiro trimestre de 2013, será entregue o Edifício GB Li-ving Club Espinheiro. Localiza-do na esquina da Rua Marquês

do Paraná com a Rua Gomes Pacheco, no Espi-nheiro, o empreendimento alia a versatilidade indispensável para uma boa qualidade de vida nos dias atuais a um mix completo de lazer e entretenimento para públicos de todas as idades. O edifício ainda conta com unidades disponíveis para comercialização.

Duas torres compoem o GB Living Club Espi-nheiro, com 16 pavimentos cada, sendo 13 reservados aos apartamentos e os outros três a garagens, serviços e lazer. Cada torre con-ta com 52 apartamentos (quatro por andar), sendo 60 m² de área útil cada, no qual estão sala com ambientes de estar e jantar, varanda, cozinha, área de serviço, banheiro de serviço e três quartos (sendo uma suíte).

No quesito infraestrutura, as opçoes são diversas e para toda a família. Piscina adulto e infantil com deck, banheiros masculino e feminino, sala de ginástica, salão de jogos, salão de festas e eventos com copa, área de convívio, local para churrasqueira, brinquedoteca, espaço para play-ground e redário para as crianças.

Foto

s: M

arce

lo M

aron

a

42 Painel GB

Ano 10 - Nº 20

Page 23: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Empreendimento reflete uma moradia contemporânea Green Life Espinheiro

Edifício Green Life Espinheiro, empreendimento da Gabriel Bacelar Construçoes, em fase de fundação, está localizado na

Rua Barão de Itamaracá, próximo à Igreja do Espinheiro. Trata-se de um endereço de ruas tranquilas e arborizadas, próximo de várias comodidades como restaurantes de diversas especialidades, salão de beleza, academias, bancos, supermercados, farmácias, padarias, entre outras. A localização estratégica permite uma moradia segura numa área de fácil mobi-lidade urbana.

O prédio será composto de uma torre, com 15 pavimentos (sendo 12 pavimentos-tipo), 12 apartamentos por andar, num total de 144 unidades, 2 modernos elevadores, central de gás, local para gerador, guarita de segurança protegida, portoes com comando eletrônico, jardins com paisagismo, zeladoria com WC, hall social com WCs, sala para home office, sala para administração, vestiário para os fun-cionários, esquadrias anodizadas e 1 vaga de garagem rotativa para cada apartamento.

Os apartamentos possuem áreas distintas entre 25,42 m² e 48,72 m², com 1 ou 2 quartos, va-randa, sala com cozinha americana, WC social e área de serviço. A infraestrutura do Green Life Espinheiro conta com áreas para o lazer e o

convívio social de toda a família no pavimento da cobertura: piscina adulto e infantil com prai-nha e deck, terraço descoberto, espaço relax e salão de festas com WCs masculino e feminino.

De acordo com a arquiteta Yara Scherb, que assina o projeto do empreendimento, foi possí-vel projetar um edifício de caráter único e com proporçoes harmônicas onde os apartamentos estão distribuídos de forma equilibrada e fun-cional. “O apartamento tipo studio, certamente impoe ao edifício uma enorme vitalidade. O estacionamento com vagas rotativas, uma am-pla recepção no térreo e o lazer diferenciado na cobertura, com vista panorâmica para o verde,

atenderão às necessidades de vários tipos de usuários”, salienta.

A profissional explica que o edifício foi implan-tado de forma a garantir a todos os aparta-mentos a ventilação nordeste e sudeste durante o ano inteiro. “A proposta de um edifício com 12 pavimentos enquadra-se perfeitamente na filosofia de proteção ambiental da Lei dos 12 Bairros, da Prefeitura do Recife, e reflete o jeito contemporâneo de morar, ou seja, apartamen-tos flexíveis que, mesmo com áreas reduzidas, podem ser compostos de diversas formas”, fi-naliza.www.gabrielbacelar.com.br

44 45

Ano 10 - Nº 20

Portfólio GB

Page 24: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Paula LückA Miss Pernambuco conversou com a Revista Gabriel Bacelar

sobre o concurso e um pouco da sua vida

Idade: 20 anosAltura: 1,80mPeso: 60 kg

Início“Eu nunca fui modelo, antes tinha feito algumas fotos e desfiles para ami-gos. Nunca pensei em seguir carreira. O que faço e fico muito à vontade é em fotografar. O título de Miss Pernambuco foi inesperado, fui convidada e acabei vencendo.”

Preparação “Admito que não tive muito tempo para me preparar para o Miss PE, mas fiz o melhor: dieta, academia e acumputura estética. Quanto ao Miss Brasil, tudo foi mais intenso, tinha fono, RPG, estética todos os dias, uma dieta mais rígida e muita malhação. Resultado? Emagreci 8 kg e fiquei com as medidas padrão.”

Beleza“Claro que a beleza tem um preço, pois não é fácil manter a pele e o cabelo hidratados e o corpo toni-ficado. Já a beleza interior cresce desde quando você é criança, vem da sua educação, que graças a Deus eu tive e não tenho do que reclamar.”

Miss PE“No início, você tem que provar que não é só um rosto bonito, tem que mostrar desenvoltura, prazer em representar sua cidade e ter uma mensagem, como a educação, que é uma das coisas primordiais, que eu acredito, para o crescimento do Brasil.”

Miss Brasil“O Miss Brasil foi um desafio, não só durante, mas antes. Tive que me pre-parar intensamente em três meses, fisicamente e psicologicamente. As ami-zades que fiz foram maravilhosas, e com certeza, levarei para a vida toda.”

Personalidade“Se tenho algo que preciso me-lhorar, que seja melhor para mim, corro atrás e consigo. Sou muito determinada, cumpro tudo que te-nho como desafio e objetivo. Não desisto fácil.”

Foco“Um dos meus maiores focos é influenciar e cons-cientizar os jovens de que o estudo é o melhor caminho para o sucesso.”

Sonho de Vida“Não me canso de dizer isso: envelhever bem com uma família estruturada e realizada na minha carreira de jornalista de moda.”

onvidada pela cidade de Jaboatão dos Guararapes,

Região Metropolitana do Recife, para disputar o título

de Miss Pernambuco 2012, a estudante de jornalismo e

moda Paula Lück saiu vitoriosa no concurso de beleza,

por reunir as características necessárias para o título, como carisma, simpa-

tia, elegância e boa desenvoltura. O próximo passo foi representar o Estado,

no Miss Brasil, que aconteceu em setembro, em Fortaleza. Entre os pontos

a favor da beldade, a fluência em três idiomas estrangeiros, o preparo para

a competição, chegou a perder 8kg da silhueta curvilínea, e o fato de nunca

ter passado por cirurgias plásticas. Mesmo estando entre as mais cotadas,

Paula não ganhou a coroa, o que não a deixou abalada. Ela diz que tudo

valeu a pena e foi uma experiência fantástica. “Continuarei representando

Pernambuco com orgulho”, afirma Paula Lück.

Foto

: Ron

ald

Luv

/ Sty

ling:

Ana

Pau

la N

unes

/ Be

leza

: Téo

Mir

anda Fo

to: R

enat

o Fi

lho

46 47

Ano 10 - Nº 20

Perfil

Page 25: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

O filme, dirigido por Walter Carvalho, conta a trajetória da lenda do rock brasileiro Raul Seixas por meio de ima-gens raras de arquivo, encontros com familiares, conver-sas com artistas, produtores e amigos. Mostra como o compositor e cantor “Maluco Beleza” se tornou um dos pioneiros desse ritmo musical no país, com 21 discos lançados e grandes músicas de sucesso que, até hoje, continuam a ser tocadas e relançadas. O DVD conta com mais de 30 minutos de depoimentos inéditos e raridades que não entraram no filme.

Paul DuncanEd. Taschen

“Bond, James Bond.” Desde que Sean Connery proferiu essas palavras imortais, em 1962, o agente secreto mais arrojado da história do cinema tem sido encantador e emo-

DVD

Livro

Raul - O Início, o Fim e o Meio

The James Bond Archives 007 cionante para o público em todo o mundo. Este personagem impe-cavelmente britânico criado por Ian Fleming já atuou em 23 filmes e foi interpretado por seis atores diferentes ao longo de cinco décadas. Para comemorar os 50 anos do projeto, a Eon Productions abriu seus arquivos de fotos, desenhos, storyboards e produção de materiais para o editor Paul Duncan, que passou dois anos pesquisando mais de um milhão de imagens e 100 armários de documentação. O re-sultado é o relato mais completo do making of da série, cobrindo os filmes de James Bond de todos os tempos, começando com “Dr. No” (1962) e terminando com “Skyfall” (2012), incluindo a paródia “Casino Royale” (1967) e “Never Say Never Again” (1983).

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Uma dica / truque de maquiagem? Corto um pouco do fim dos cílios postiços para que aparentem ser mais naturais, além de ficarem mais lindos e valorizando o olhar

Um acessório indispensável? Fico entre um salto alto e as bijoux poderosoas (e ecofriendly) da Gatos de Rua

O que não pode faltar na bolsa? Gloss e meu celular

Rede social que mais usa? Instagram

Lugar preferido? Fernando de Noronha

Ideia de felicidade? Estar de bem comigo e ver que os que eu quero bem, também

Um momento inesquecível? Quando vi a neve em Michigan (EUA) com a minha família

Uma balada / local para sair no Recife? Gosto das festas particulares que tem na cidade, mas pra sair num dia comum, amo o Ilha dos Navegantes, pois o ambiente é super agradável e ótimo para curtir os amigos e família

Para onde foi nas ultimas férias? Fiz uma viagem pela Europa, passei pela França, Itália, Portugal, Espanha e Inglaterra

O que costuma fazer nos finais de semana? Aproveito para curtir os amigos, a família e o namorado

Qual esporte pratica?Pratiquei, durante muitos anos, o vôlei. Tive que parar após machucar meus ombros

Um livro? “O Caçador de Pipas”

Um perfume? “Chance”, da Chanel

Marca de roupas preferida? Zara

Foto

: Ron

ald

Luv

/ Sty

ling:

Tha

mir

es P

onte

s / B

elez

a: M

arco

s Fr

eire

48 49

Ano 10 - Nº 20

Perfil

Raio-X

Arte e Cultura

Page 26: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Música Cinema

Exposição

Adele Skyfall O Grande Gatsby

Deuses e MadonasA Arte do Sagrado

A cantora inglesa Adele lançou em meio a um burbu-rinho, a versão oficial e completa da faixa “Skyfall”, trilha sonora do último filme da série de James Bond, “007 - Operação Skyfall””. Como todos os seus singles, rapidamente ocupou as listas das mais tocadas. A saga 007 imortaliza a cantora através do recente lançamento.

A faixa climática e com forte presença de orquestra é o primeiro single de Adele após a série de faixas tirada do seu álbum “21”, de 2011, com sucessos como “Rolling in the Deep” e “Someone like you”. Adele entra no time de Paul McCartney, Madonna, Duran Duran e outros que já embalaram trilhas da saga de 007.

Adaptação de Baz Luhrmann para livro homônimo de Scott Fit-zgerald, “O Grande Gatsby” é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guer-ra Mundial, com estreia prevista para maio de 2013. O texto é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio) e Daisy Buchanan (Carey Mulligan). Ela, uma bela jovem de Lousville, e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para recon-quistar Daisy.

Já milionário, ele compra uma mansão vizinha a de sua amada em Long Island, promove grandes festas e a aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece, Nick Carraway (To-bey Maguire). Nick aluga uma casinha modesta ao lado da man-são do Gatsby, observa e expoe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.

Uma obra-prima de um mestre do renascimento e uma ins-talação do artista brasileiro contemporâneo Eder Santos são os destaques da exposição “Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado”, em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (MASP). São Jerônimo Penitente no Deserto, que o jovem Andrea Man-tegna concluiu, em 1451, e foi uma das principais obras na maior retrospectiva do autor, realizada, em 2008, em Paris, no Museu do Louvre, está de volta ao MASP depois de restaurada pela equipe do museu francês.

Concebida pelo curador Teixeira Coelho, a partir de 40 obras-primas do acervo do museu, a maioria do século 14 ao 19, a exposição traz ainda El Greco (Anunciação, de 1600), Delacroix (As quatro estaçoes, c.1856), Botticelli (Virgem com o Menino e São João Batista Criança, c.1490), Tintoretto (Ecce Homo ou Pilatos Apresenta Cristo à Multidão, c.1546), Rafael (A Ressur-reição de Cristo, 1499-1502), entre outras.Fo

tos:

Div

ulga

ção

50 51Arte e Cultura

Page 27: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

inova em 2013 Indústria Automobilística

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo entrou para a história do setor automotivo mundial

público confirmou o que o mercado já estava apontando: o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo entrou definitivamente para a história do setor automotivo mundial. Seja pelo expressivo número de visitantes, cerca de 748.733,

público ativo, que movimentou o Pavilhão de Exposiçoes, de 24 de outubro a 4 de novembro de 2012, e obrigou a organização abrir as portas diariamente cerca de 30 minutos antes. Isso para que os apaixonados por automóveis pudessem vivenciar por um tempo maior o salão. Seja pelo aumento no nú-mero de marcas (foram 49 contra 42 na última edição em 2010), seja pela quantidade de carros expostos (500 veículos, 10% a mais do que a edição anterior), o evento mostra como a indústria mundial está com foco no Brasil.Os holofotes na indústria automotiva brasileira têm justificativa. Pesquisa

realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, junto ao público visitante, por exemplo, apontou que 55% dos visitantes do salão pretendem trocar de carro nos próximos seis meses. Outro dado importante da pesquisa é o crescimento da visitação feminina. As mulheres representaram cerca de 25% da visitação. Não à toa, a visitante símbolo número 700 mil do Salão do Automóvel foi uma mulher. A comerciária Aline Germano, 23 anos, de Bauru, interior de São Paulo, foi homenageada pela organização e expositores, e fez um test drive exclusivo no Audi R8 Spyder.

A organizadora também identificou o aumento em uma hora do tempo médio de permanência no evento. Cada visitante ficou cerca de quatro horas para conhecer os carros e participar das atraçoes em cada estande. Outra caracte-

52 53

Ano 10 - Nº 20

Evento

Page 28: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

rística importante foi a venda antecipada de ingressos. No total, 40% foram comprados antecipadamente pela internet, o que demonstra que o visitante se preparou para ir ao salão.

Outros indicativos da relevância do evento foram os lançamentos mun-diais feitos pelas montadoras. Entre eles o Taigun (Volkswagen), Onix (General Motors) e HB20 (Hyundai), além da vinda, pela primeira vez, de presidentes mundiais para o evento brasileiro. Foi alto também o volume de carros elétricos e híbridos apresentados. “A importância do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo para o mercado é

incontestável. Se antes as novidades eram prioridades para a Europa e os EUA, hoje, o fluxo se inverteu e o Brasil virou porta de entrada e vitrine de lançamentos globais. Este fato justifica o grande número de executivos internacionais presentes nos dias das coletivas de impren-sa”, afirma Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Ao longo da realização do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, foram credenciados 3.700 profissionais de imprensa, sen-do 2.250 jornalistas. Vale destacar a presença em massa da mídia

internacional, com 400 jornalistas credenciados de países como Alemanha, EUA, França, Argentina, Peru, Bélgica, Inglaterra, Itália, Japão, México, Portugal, Suíça, Chile, República Eslovaca, Espanha, República Theca e China, re-presentando 20% do total de credenciados. As coletivas de imprensa foram transmitidas ao vivo por diversos veículos de comunicação e visualizadas por mais de 226 mil pesso-as. O 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

entra também na história do marketing. O evento expandiu sua popularidade para além de seu espaço físico e agitou o público nas redes sociais. No Facebook, o evento alcançou mais de 170 mil fãs, número muito superior aos grandes sa-loes mundiais como o de Paris, com 26.760 e Frankfurt, com 3.275. No Twitter, o número de seguidores foi de 11.461 e, no aplicativo Instagram, foram registrados 618 apreciadores do evento.

54 55

Ano 10 - Nº 20

Evento

Page 29: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Edifício Saint EduardoProjeto amplo e flexível, elaborado através

de um planejamento sistêmico e integrado

Imag

em: G

abri

el B

acel

ar

ocalizado na Rua Nossa Senhora da Pom-peia, próximo ao Mercado da Encruzilhada, a Gabriel Bacelar Construçoes erguerá o Edi-fício Saint Eduardo. O tradicional bairro da

Encruzilhada oferece aos moradores diversas facilidades para o dia a dia, como escolas, bancos, padarias, far-mácias, mercados, academias, bares, restaurantes e lojas.

O futuro empreendimento será composto de torre única, com 39 pavimentos (sendo 35 pavimentos-tipo, um térreo, dois vazados e uma coberta), dois apartamentos por andar, num total de 70 unidades. Os apartamen-tos possuem área de 149,30 m², compostos de quatro suítes, sala de estar/jantar, cozinha, lavabo, varanda, circulação, depósito, área de serviço, dependência com-pleta de serviço e local para split.

O edifício terá portoes com comando eletrônico, esqua-drias anodizadas, jardins e paisagismo, três elevado-res de última geração, interfones, antena coletiva TV/FM, acesso a deficiente/pedestre, local para gás, lixo e gerador de energia, guarita de segurança protegida, zeladoria, WC e duas vagas de estacionamento para cada apartamento.

A área de lazer abriga uma série de equipamentos, do-tando o edifício de uma completa gama de equipamen-tos integrados, preservando a total acessibilidade aos portadores de deficiência física. Haverá piscina adulto/infantil com deck, sauna, ducha, fitness center, brinque-

doteca, espaço grill, minicampo gramado, playground e salão de festas com copa e bar.

De acordo com o arquiteto Sandro Guedes, do Escritório Gama Arquitetura, que assina o projeto, o empreendi-mento aproveita da melhor forma a configuração do terreno, implantando-se na porção mais larga, com seus apartamentos totalmente voltados para o nordes-te, buscando a ventilação natural e protegendo-se da insolação do poente nos meses mais rigorosos do ano, levando conforto e privacidade aos proprietários.

“Atendendo aos padroes da Gabriel Bacelar, concebe-mos um apartamento com design contemporâneo, uma planta curva bastante delgada com uma ampla varanda gourmet (item opcional) e todas as suítes voltadas para frente. Um projeto amplo e flexível, elaborado através de um planejamento sistêmico e integrado”, explica ele.

O design da fachada é ousado, conferindo ao prédio uma característica ímpar, marcada por linhas hori-zontais definidas pela curvatura da planta. “Um forte contraste nas cores do revestimento imprime um ritmo de claros e escuros discretos e elegantes, resultando em uma torre sóbria, que reflete toda a tradição da cons-trutora Gabriel Bacelar, sem se esquecer de reverenciar a tão importante arquitetura pernambucana”, destaca Sandro Guedes.

www.gabrielbacelar.com.br

56 57

Ano 10 - Nº 20

Portfólio GB

Page 30: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Sandália Miu MiuCom saltos de 14cm e uma plataforma confortável, esta sandá-lia faz sonhar. A grife Miu Miu realizou todos os sonhos desen-freados de Miuccia Prada abusando na cor e no design. Feita de camurça, em púrpura e preto, é um exemplar de tirar o fôlego e realça qualquer look.

Óculos de Aviador GucciA Gucci dá aos óculos de aviador clássico uma dose de estilo contemporâneo com aro de tar-taruga. Fabricado na Itália, tem qualidade e design sem igual. O modelo é sofisticado na medida.

Anéis de SineteHistoricamente, os anéis de sinete eram usa-dos pela família real como uma forma de as-sinatura oficial. A versão de ouro 18 quilates é um excelente exemplo da herança da estética. Este sofisticado anel tem um brasão em baixo relevo com águia esculpida em uma pedra lápis-lazúli.

Mocassin AcneA marca sueca Acne é sinônimo de chique sem esforço e estes mocassins são um case da eti-queta. Fabricado na Itália com o melhor couro e camurça, o par tem uma sola contrastante para maior aderência e durabilidade.

Bolsa de Viagem Marc JacobsMarc Jacobs oferece uma solução de bolsa de viagem sofisti-cada e moderna ao mesmo tempo. A textura macia do couro tem um apelo atemporal, enquanto a estrutura quadrada e detalhes sutis dão um toque contemporâneo.

Bolsa Christian LouboutinAs criacoes de Christian Loubou-tin estão no radar de todos que tem estilo e esta bolsa é um hit da nova estação. Incorporando o mood gipsy em python, com estampa pintada à mão, tem elegante detalhe de couro preto.

Colar de Bronze by Erickson BeamonAs bijouterias que imitam joias são ten-dência e você pode contar com o designer Erickson Beamon para ter uma peça que roubará a cena. O colar de bronze banha-do a ouro, incrustado com uma variedade caleidoscópica-de cristais Swarovski é intrigantemente encantador. A profusão de cores alegra e vai do dia a noite sem problemas.

Miu Miu Red GlitterMiu Miu Red Glitter são os óculos de sol do momento. Um flashback de moda fabuloso. Com lentes leves em marrom e delicados tons de dourado e vermelho no acetato, eles são uma graça. Um toque retrô chique.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o58 59

Ano 10 - Nº 20

Compras

Page 31: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Fones de Ouvido Philips Fidelio X1Os fones de ouvido Philips Fidelio X1 são parte de um movimento constante da Philips para trazer produtos de áudio de alta qualidade de volta à marca. Houve sucesso anterior com leitores de música portáteis em partes da Europa, particu-larmente na Alemanha, onde a Philips conseguiu bater a Apple.

Home Cocoon BoseO Home Cocoon, da Bose, é uma ferramenta de som in-teligente. Reproduz música do seu iPhone via AirPlay, da Apple, mas também é compatível com o Android para smartphones e tablets, graças a um aplicativo Denon personalizado. A diferença deste dock é que o Cocoon tem rádio internet embutido e depois que você conectar à sua rede Wi-Fi, terá facilidade de configura-ção, com uso intuitivo e sem fio de streaming de áudio.

Alto-Falante BeoPlay A9O Alto-Falante BeoPlay A9 não é convencional. Sim, ele pode carregar o seu equipamento de som a partir do seu smartphone e aceitar entradas com fio e sem fio. Tem 160 watts de potência e amplificadores Classe D individuais para cada alto-falante, o que significa que soa bem para uma boa solução tudo em um. Com apenas um toque sobre a superfície, é possível silen-ciar, aumentar ou diminuir o som.

Poltrona Esfera by Ricardo FasanelloA força do design de Ricardo Fasanello está jus-tamente no fato de seus móveis apresentarem inconfundível estética brasileira com um toque de sofisticação cool. Porém, o bacana mesmo é que, apesar do tempo, as peças seguem con-sistentes e mais atuais do que nunca. Simples, elegante e funcional, a Poltrona Esfera é a mais perfeita tradução do trabalho do designer paulista.

HomeCookerO HomeCooker é um dispositivo que prepara receitas com o míni-mo de trabalho e lavagem, concebido para quem gosta, mas não tem tempo de se dedicar à cozinha. O equipamento pode cozinhar a vapor, refogar, ferver e fritar de forma autônoma. A base girató-ria facilita o manuseio e todo o processo é extremamente simples.

Mesa de Centro NoguchiDesenhada pelo designer Isamu No-guchi, a Mesa de Centro Noguchi, da coleção Tok&Stok, é uma verdadeira escultura, uma demonstração de como o artista conseguia trazer a arte para o nosso dia-a-dia.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

60 61

Ano 10 - Nº 20

Compras

Page 32: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

Nobis Hotel Os dois grandes edifícios do século 19 que abrigam o Nobis Hotel, em Estocolmo, na Suécia, foram origi-nalmente construídos e usados como apartamentos residenciais. Um lounge com 25 metros de pé direito está situado em um espaço de 800 m². Com um suntu-oso bar e restaurante grifado, o Nobis se destaca como ponto de encontro em Estocolmo. Os quartos foram projetados para que o hóspede se sinta em uma casa elegante. O hotel combina a tradição com uma estética contemporânea escandinava, com apelo de design e bom gosto. O resultado é um luxo discreto que recebe os visitantes e moradores locais.

Nobis Hotel Norrmalmstorg 2-4 11146 Estocolmo Suécia

Bósforo Gezi HotelEm Istambul, na Turquia, todos os caminhos levam à Praça Taksim. Acima de tudo, torres de vidro modernas competem por um lugar de destaque com edifícios neoclássicos. Animados cafés, escritórios e lojas movimenta-das, podem ser encontrados em sua vizinhança. Aqui, o Bósforo Gezi Hotel oferece aos seus hóspedes um retiro no coração de Istambul. Localizado em frente ao Taksim Gezi Park, a fachada levemente curvada do hotel “parece manter a cidade em um abraço carinhoso”. O hotel conta com materiais de luxo como a madeira de alta qualidade, couro e mármore com um design contemporâneo, que combina sustentabilidade com alta tecnologia. Os hós-pedes podem relaxar no Spa do hotel, enquanto desfruta de uma moderna cozinha turca no Restaurante G’nova & Bar.

Bósforo Gezi HotelMete Caddesi No. 34, Taksim34437, IstambulTurquia

La SuiteLocalizado em uma tranquila e arborizada rua de Londres, à beira do mag-nífico Hyde Park, o La Suite é um hotel boutique minimalista. Em uma longa fila de casas vitorianas do século XIX, o hotel assume a forma de um templo em preto e branco, onde as linhas limpas atendem a ângulos agudos e formas esculturais. Um corredor de piso de mármore escuro leva os hóspedes até uma recepção excepcional de mármore branco. Quartos e suítes que dão privacidade ao descanso são individualmente trabalhados, camas de dossel e cadeiras confortáveis abrem espaço a banheiros inacre-ditáveis. Os hóspedes também têm a oportunidade de desfrutar do terraço ajardinado La Suite Ocidente que é privado. Lá, as linhas nítidas e formas esculturais que caracterizam o interior do hotel encontram eco nas árvores e plantas.

La Suite41-51 Inverness TerraceW2 3JNLondresInglaterra

Kimamaya Hotel BoutiqueMesmo quando os flocos de neve começam a cair, o Kimamaya Hotel Bou-tique, no Japão, permanece aquecido e confortável, um verdadeiro casulo em cima da montanha. Kimamaya é a palavra japonesa para “ser você mesmo”, e aqui, você pode fazer exatamente isso. O som do jazz flutua através do living aconchegante com piso de madeira e tudo o que resta a se preocupar é qual o vinho saborear e como relaxar em frente à lareira. No verão e no outono, trilhas e mountain bike são a pedida. Projeto do arquiteto Koichi Ishiguro, com uma atenção especial sobre o uso sustentável, materiais renováveis e recicláveis, bem como a estrutura origi-nal de madeira para manter a história do edifício. Em todo o hotel, o design japonês anda de mãos dadas com influências escandinavas, a criação de espaços que são calmantes e simples, especialmente no Restaurante Celei-ro. Neste espaço, altivo e brilhante, inspirado na arquitetura tradicional de fazenda, produtos frescos são servidos com hospitalidade.

Kimamaya Hotel Boutique170-248 Aza-Yamada Kutchan-cho Abuta-gun Niseko-Hirafu Hokkaido 044-0081 Japão

62 63Encontre

Experiênciaúnica Hotéis de primeira qualidade que

oferecem estadias inesquecíveis

Page 33: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

64

Ano 10 - Nº 20

Imag

ens:

Gab

riel

Bac

elar

Pensando na comodidade e no conforto de seus clientes, a Gabriel Bacelar permite o acompanhamento do estágio das obras dos empreendimentos através do site www.gabrielbacelar.com.br. Para os interessados em visitar as obras, é necessário apenas agendar a visita, que acontece sempre às quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente GB, através do fone (81) 3366.3000 ou e-mail [email protected].

LEGENDA DE SITUAÇÃO

GREEN LIFE ESPINHEIRO

1 e 2 quartos25,42 m² a 48,72 m²Rua Barão de Itamaracá, 78Espinheiro / Recife-PE

DONA CECY

GREEN LIFE TORRE

2 quartos (1 suíte)43, 46 m² e 44,74 m²Rua Padre Anchieta, 522 Torre / Recife-PE

SAINT GÉRARD

4 quartos (4 suítes)200 m²Rua Heitor Maia Filho, 100 Madalena / Recife-PE

JARDINS APIPUCOS

4 quartos (2 suítes)140 m²

Rua de Apipucos, 192 Apipucos / Recife-PE

GABRIEL BACELAR CORPORATE

GB LIVING CLUB ESPINHEIRO

3 quartos (1 suíte)60 m²Rua Gomes Pacheco, 382 Espinheiro / Recife-PE

GRAN PARC ROSARINHO

4 quartos (2 suítes) – 115,08 m²3 quartos (1 suíte) – 95,69 m²Rua Amaro Coutinho, 623 Rosarinho / Recife-PE

SAINT GUILHERME

3 quartos (1 suíte)95,81 m²Rua Regueira Costa, 287 Rosarinho / Recife-PE

SAINTE CAMILA

3 quartos (1 suíte)91,50 m² e 91,57 m²Rua José Higino, 221 Madalena / Recife-PE

MARIA SATYE

3 quartos (1 suíte)86,17 m²Rua Antônio de Sá Leitão, 26Boa Viagem / Recife-PE

SAINTE DANIELA

3 quartos (1 suíte)102, 25 m²Rua Desembargador Martins Pereira, 84Rosarinho / Recife-PE

SKY BOA VIAGEM

4 quartos (3 suítes)163 m²Rua Dr. Pedro de Melo Cahú, 78Boa Viagem / Recife-PE

PORTO VENEZA

4 quartos (2 suítes)172, 17 m², 174, 45 m² e 309,91 m² (cobertura duplex)Av. Boa Viagem, 2654Boa Viagem / Recife-PE

GRAN PARC PETRÓPOLIS

SAINTE MARIE

SAINT EDUARDO

3 quartos (1 suíte)103,07 m²Rua Mipibu, 741 Petrópolis / Natal-RN

2 quartos (1 suíte) / 58 m²3 quartos (1 suíte) / 61,25 m²Rua Dr. José Maria, 246Encruzilhada / Recife-PE

4 suítes149,30 m²Rua Nossa Senhora da Pompeia, 65Encruzilhada / Recife-PE

GRAN PARC PREMIUM

JARDINS MADALENA

4 suítes – 157 m²3 suítes – 303,64 m²Rua Monsenhor Silva, 227 Madalena / Recife-PE

3 quartos (1 suíte) - 89,41 m²4 quartos (2 suítes) - 113,25 m²Rua Eng. Sampaio, 59Rosarinho / Recife-PE

4 quartos (2 suítes)139,32 m² e 143,90 m²Rua Serinhaém, 44Boa Viagem / Recife-PE

11 pavimentos-tipo (386,20 m², cada pavimento)1, 2 ou 6 salas Av. Domingos Ferreira, 1085Boa Viagem / Recife-PE

LançamentoFundação

Estrutura e AlvenariaAcabamento

Entrega

Cronograma de Obras 65

Page 34: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O
Page 35: CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO REÚNE O

A U T O - I D E N T I F I C A Ç Ã O

VOCÊ SABE DO QUE ESTAMOS FALANDO, ESTÁ NA HORA DE COMPRAR O SEU GABRIEL BACELAR.oe

m