destilação / reciclagem de solventes

2

Click here to load reader

Upload: gabriel-eduardo-rajsfus

Post on 14-Apr-2017

156 views

Category:

Engineering


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Destilação / Reciclagem de Solventes

Rua Vicente Apa (antiga Eloi Mendes), 81 - Centro - Duque de Caxias/RJ - BRASIL - CEP: 25.010-550

Fone RJ: (21) 2671-0544 / 2772-0319 / 2673-6784 - Fax: (21) 2671-1924 - SP: (11) 3230-6511

[email protected] - www.technospray.com.br

Processo de Recuperação/Destilação de Solventes

A destilação de solventes é um processo industrial de uma determinada organização que pode usar este método para recuperar solventes depois de sua utilização. A reciclagem do solvente pode reduzir o desperdício e as despesas de produção possuírem um custo menor, com o retorno obtido, além de tornar a empresa um local responsável ambientalmente, ou seja, pode ser importante para uma empresa utilizar os recursos naturais de forma responsável perante aos seus consumidores e clientes. Várias empresas fabricam esses para diferentes aplicações e também podem criar modelos personalizados para configurações específicas onde um modelo genérico, não será suficiente para realizar a tarefa.

Na recuperação dos solventes, as empresas que possuem estes resíduos, direcionam o mesmo para o seu equipamento de destilação, em vez de direcionar para cubas e tanques de contenção para descarte futuro. O solvente contém tipicamente uma mistura composta por outros materiais depois de passar através do sistema. Os filtros podem prender partículas e limpar o líquido. O passo seguinte envolve o aquecimento e a captura de produtos à medida que o mesmo evapora.

Alguns processos localizam-se em câmaras de vácuo, isto permite ao equipamento a capacidade de utilizar temperaturas relativamente baixas para destilação, o que pode ser importante quando o calor pode danificar um solvente ou reduzir a quantidade total recuperada. O sistema pode recuperar numerosos compostos quer em lote ou em modo contínuo, dependendo da necessidade e da configuração. O material reciclado volta em circulação para a utilização em algum outro processo na própria indústria, ou para vendê-lo como produto acabado ou matéria prima para um outro processo.

O processo de destilação pode ter uma taxa de eficiência muito variável. Em alguns casos, pode ser possível recuperar mais de 90% do solvente, com o mínimo de resíduos. Em outras, este nível de eficiência pode não ser possível devido aos fatores como a contaminação, o dano provocado pelo calor, e assim por diante. Uma empresa pode ser capaz de melhorar as taxas ao fazer algumas mudanças em seus maquinários e equipamentos, quando possível.

Page 2: Destilação / Reciclagem de Solventes

Rua Vicente Apa (antiga Eloi Mendes), 81 - Centro - Duque de Caxias/RJ - BRASIL - CEP: 25.010-550

Fone RJ: (21) 2671-0544 / 2772-0319 / 2673-6784 - Fax: (21) 2671-1924 - SP: (11) 3230-6511

[email protected] - www.technospray.com.br

Embora apresentem alto custo, essas alterações podem pagar-se com as economias na obtenção de material, pois a empresa precisará comprar menos solvente.

Reduções drásticas em resíduos de solventes podem ter enormes benefícios ambientais. Muitos solventes são muito duros e não devem ser liberados no meio ambiente, o que os torna difíceis de serem eliminados com segurança e adequadamente. A reciclagem limita a quantidade de resíduos em geral, que a empresa precisa lidar, podendo assim reduzir os custos de gestão de resíduos, além de reduzir o risco de poluição.

A compra inicial de um sistema de destilação de solvente pode apresentar um alto custo de aquisição, desenvolvimento e instalação. Pode ser aconselhável além da aquisição, contratos de locação, permutas e consignação. Ao longo do tempo, o custo global do sistema deve ser recuperado, embora isto possa levar vários anos. As empresas que têm dificuldade para oferecer tais sistemas, podem requerer a assistência do governo, que em alguns casos está disponível, alguns governos possuem programas de incentivos para encorajar as empresas a adotarem práticas ambientalmente amigáveis, como a destilação de solventes.

Gabriel Eduardo Rajsfus Diretor