desporto villas-boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora contas feitas pelos...

24
Segunda-feira 5 Março de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1768 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Benfica obrigado a vencer o Zenit amanhã na Luz ACTUALIDADE PÁGINA 04 Internamentos nos hospitais aumentam por motivos sociais ACTUALIDADE PÁGINA 05 Acidente de comboios na Polónia causa 16 mortos e mais de 60 feridos Salários de cem mil lusos já são alvo de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros. Fazer rastreios à saúde oral pode ajudar a prevenir doenças PUB ACTUALIDADE PÁGINA 06 ACTUALIDADE PÁGINA 04 ACTUALIDADE PÁGINA 08 Tudo a postos para estreia de ‘Dancin’ Days’ FAMA & TV PÁGINA 15 Baixa à mercê dos excessos Autarquia e empresários da noite procuram soluções. GRANDE PORTO PÁGINA 02 Villas-Boas sai DESPORTO PÁGINA 09 Uma prestação de 19 vitórias em 40 jogos, a pior do Chelsea nas últimas décadas, levou à já antecipada saída do treinador português. EPA Fundação Vítor Baía ajuda 15 mil crianças FAMA & TV PÁGINA 14 Padre Marcelo Rossi apresenta ‘best-seller’ ARTE & LAZER PÁGINA 10

Upload: hathu

Post on 21-Jan-2019

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Segunda-feira 5 Março de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1768 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Benfica obrigado a vencer o Zenit amanhã na Luz

ACTUALIDADE PÁGINA 04 Internamentos nos hospitais aumentam por motivos sociais

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Acidente de comboios na Polónia causa 16 mortos e mais de 60 feridos

Salários de cem mil lusos já são alvo de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros.

Fazer rastreios à saúde oral pode ajudar a prevenir doenças

PUB

ACTUALIDADE PÁGINA 06

ACTUALIDADE PÁGINA 04

ACTUALIDADE PÁGINA 08

Tudo a postos para estreia de ‘Dancin’ Days’

FAMA & TV PÁGINA 15

Baixa à mercê dos excessosAutarquia e empresários da noite procuram soluções.

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Villas-Boas saiDESPORTO PÁGINA 09

Uma prestação de 19 vitórias em 40 jogos, a pior do Chelsea nas últimas décadas, levou à já antecipada saída do treinador português.

EPA

Fundação Vítor Baía ajuda 15 mil crianças

FAMA & TV PÁGINA 14

Padre Marcelo Rossi apresenta ‘best-seller’

ARTE & LAZER PÁGINA 10

Page 2: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

e de «falta de civismo» de quem frequenta as ruas de maior movida do Porto, junto à zona dos Clérigos.

Garantindo que «a culpa do botelhão não é dos bares», o presidente da ABZHP frisa que «é preciso matar os ratos» que originam esta «praga» de garrafas espalhadas pelas ruas, apontando o exemplo de espaços pequenos com 20 lu-gares de lotação «que não de-veriam estar abertos após as 02h». «Porque depois come-çam a vender para a rua, pela noite dentro», justifica.

A Associação de Bares do Porto diz «primar pela auto-

regulação, porque quem de direito – as câmaras, o Estado – não sabe fazer a regulação». O modelo ideal, segundo António Fonseca, passa por «criar con-dições para que haja uma coa-bitação saudável entre a popu-lação habitacional (flutuante ou permanente) e o mercado de restauração e lazer».

Carros estacionados on-de calha, passeios com

vidros, vómito e urina, apare-lhos de limpeza que entram em funções às 06h00 depois de terminar o ruído da movi-da e bares que não cumprem horários são as principais queixas apresentadas por mo-radores da Baixa do Porto.

Na última reunião da Câmara do Porto, o vereador da Protecção Civil e Fiscali-zação prometeu apresentar este mês um plano para resol-ver os problemas da movida nocturna. Em entrevista ao Destak, o presidente da Asso-ciação de Bares do Porto (ABZHP) – que já reuniu com António Sousa Lemos – diz «desconhecer qual é o mode-lo do plano, se é integrado ou se é global».

«Matar os ratos» Recusando a ideia de que há um aumento de insegurança na ‘noite’ portuense, António Fonseca considera que há an-tes uma onda de «vandalismo»

BAIXA DO PORTO Câmara apresenta este mês um plano para resolver os problemas da movida nocturna

«A culpa do botelhão não é dos bares. É falta de civismo»

Plano ideal exige «respeito mútuo»

«Estado não faz a regulação» que deve, acusam os bares. «Não há insegurança, mas sim vandalismo».

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

ANDRÉ NACHO

Às sextas e sábados, a Rua das Galerias Paris é uma das artérias que se transforma à noite

Associação de Bares considera que a PSP «tem feito o melhor trabalho possível»

Quinta-feira, há «surpresas» para as mulheres da cidade

Vinte e quatro salões de cabeleireiro asso-

ciaram-se à Junta de Fre-guesia de Ermesinde para proporcionar um «mimo» a todas as mulheres da cida-de na próxima quinta-feira, no Dia Internacional da Mulher. Os estabelecimen-tos aderentes – estarão iden-tificados com um dístico nas respectivas montras – terão neste dia «um preço espe-cial» para que as mulheres possam lavar e secar o ca-belo e ainda «receber um tratamento surpresa».

DIA DA MULHER

Católica abre portas às empresas

A Católica Porto pro-move amanhã e na

quarta-feira a iniciativa Ru-mo, que tem como objectivo levar até aos alunos da insti-tuição a realidade empresa-rial actual. Partindo deste pressuposto, a Católica con-vida algumas das mais pres-tigiadas empresas e insti-tuições nacionais, de varia-dos sectores, para se darem a conhecer a todos os estu-dantes que estão prestes a terminar o curso. Sonae, EDP, AMI, Centro de Infor-mação Europeia Jacques Delors, Sapo Emprego e BES são alguns exemplos.

CAMPUS FOZ

123RF

Alunos em final de curso vão conhecer o ‘Rumo’ a seguir

DR

«Mimos» em 24 cabeleireiros de Ermesinde

A Câmara do Porto está à espera que alguns bair-

ros da cidade cheguem a uma degradação extrema para os po-derem demolir e depois entre-gar à especulação imobiliária. PS e CDU partilham a crítica à autarquia presidida por Rui Rio e ontem foram para a rua apon-tar os exemplos dessa política.

O líder da concelhia socialis-ta visitou o Bairro Rainha D. Leonor, com «cinco blocos habitacionais que estão profun-damente degradados, onde mo-ram ainda cerca de 70 famílias Manuel Pizarro visitou cinco blocos habitacionais degradados

PORTO

Oposição denuncia abandono dos bairrosmas haverá entre 25 a 30 casas já devolutas». Para Manuel Pi-zarro, «o silêncio da Câmara do Porto sobre o destino final sig-nifica apenas a preparação de uma justificação adequada pa-ra o puro e simples desapareci-mento daqueles blocos», liber-tando «novos terrenos na encos-ta do Douro para a continuação da especulação imobiliária».

Já o vereador da CDU denunciou o «abandono» do bair-ro da Bela Vista, onde 30 dos 44 fogos estão devolutos e nunca foram intervencionados.

JOÃO MIGUEL RODRIGUES/CM

GAIA

Vila d’Este ajuda a preencher o IRS Em parceria com a Asso-ciação dos Proprietários (AP) da Urbanização Vila d’Este, o Movimento de Cidadãos por Gaia (MCG) faculta um serviço de preenchimento de decla-rações de IRS. O técnico do MCG está disponível nas instalações da AP às quintas das 14h às 17h30.

ESPINHO

‘Multivivências’ com comunidade cigana Na sequência do proto-colo entre a Câmara de Espinho e a Cerci, foi inau-gurado no Bairro da Pon-te de Anta o espaço onde será desenvolvido o pro-jecto Multivivências. A ini-ciativa visa desenvolver o trabalho com a comuni-dade cigana, centrando a intervenção nos com-plexos habitacionais da Ponte de Anta e da Mari-nha de Silvalde, onde se encontra o maior número de população a abranger.

DOURO

Cultura chumba linha de alta tensão A Direcção Regional da Cultura do Norte emitiu um parecer não favorável à instalação de uma linha de muito alta tensão entre a Barragem de Foz Tua e Armamar, que vai obrigar à reformulação do projecto da EDP. Esta linha, a construir no âmbito da Barragem de Foz Tua, ia atravessar o Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO desde 2001.

SECA

Preço da palha aumenta 20% O preço dos fardos de palha e de feno no Norte aumentou 20% e os pro-dutores de citrinos em zonas do Douro tiveram prejuízos de 80%, revela o primeiro relatório do grupo de acompanha-mento dos impactos da seca em 2012.

10 SEGUNDOS

Page 3: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

PUB

Page 4: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

de outra forma não conseguem fazer. O que significa, contas feitas, uma recuperação men-sal na ordem dos 13 milhões de euros, avança a agência Lusa.

«A penhora de vencimentos e de outro tipo de bens tem vin-do a aumentar significativa-mente», confirma Carlos de Matos, presidente do Colégio da Especialidade dos Agentes de Execução. E embora muitos processos fiquem resolvidos em dois anos – a lei permite que se faça uma penhora até um terço do ordenado –, são mui-tos os que não conseguem voltar a ter as contas em dia. A culpa é dos empréstimos. «Há financiamentos que cobram juros elevadíssimos, na ordem dos 20 ou 30%, e por vezes

A penhora não escolhe classes sociais, revela Carlos

de Matos. Mas é nas zonas com maior densidade populacional, como Lisboa ou Porto, que estão a maioria dos casos. Quanto às dívidas, dizem res-peito a contratos com entida-des que financiam a crédito.

A culpa não é só da crise, mas as dificuldades eco-

nómicas agravaram a situação de muitas famílias, que vêem os ordenados penhorados pa-ra fazer frente aos compro-missos entretanto assumidos. E, segundo a Câmara dos Soli-citadores, são já cem mil os que, no País, ficam sem parte do salário para pagamentos que

DÍVIDAS Muitos processos ficam resolvidos no prazo de dois anos

Cem mil salários penhorados ‘rendem’ 13 milhões por mês

Penhoras afectam todas as classes

Dados da Câmara dos Solicitadores mostram que há quem nunca recupere e ponha as contas em dia.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

a penhora do vencimento não cobre sequer os juros mensais, o que faz com que o executado ande toda a vida a pagar sem nunca conseguir cobrir o valor na totalidade», acrescenta ain-da Carlos de Matos.

São cada vez mais os portugueses que não conseguem honrar os seus compromissos

Segurança Social ‘prolonga’ internamentosAs situações de adiamen-to da alta clínica por mo-

tivos sociais têm vindo a aumen-tar em muitos hospitais do País, resultado da demora na resposta da Segurança Social, avança a agência Lusa. O Hos-pital Fernando Fonseca (Ama-dora-Sintra) é um dos exemp-

HOSPITAIS

los onde, além do aumento do número de situações, tem-se «registado também actualmen-te uma demora maior, por parte da Segurança Social, na resposta a estas situações, o que traz um acréscimo de dias de in-ternamento apenas por motivo social», disse à Lusa a coorde-

nadora do Serviço Social do hos-pital. «Trata-se de situações em que o apoio domiciliário se re-vela insuficiente face às neces-sidades de suporte social dos utentes» ou em que os doentes e os familiares não têm meios para suportar a mensalidade de um lar, disse a mesma fonte.

A parábola da avó de Vítor Gaspar

Finalmente temos um ministro que quando faz sermões aos domingos cita

o Evangelho. Numa visita a Manteigas, Vítor Gaspar con-tou, lenta e pausadamente como é seu timbre, como a avó o educou segundo a Pará-bola dos Talentos, ou seja, que cada um deve pôr a render os dons com que nasceu, multi-plicando-os, sem desculpas ou preguiça. O ministro das Finanças extrapolou os bons ensinamentos para o País e concluiu que nos cabia traba-lhar para o tirar da crise. Deitei as mãos à cabeça. Ai meu Deus, pensei, o que fará amanhã a oposição a partir do Evangelho de S. Mateus, cap. 25, vers. 14-19, e o que dirão os jornalistas e os comentadores. Recordo para quem não sabe, ou esqueceu: um homem, ao partir para fora, chamou os servos e con-fiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, a cada qual con-forme a sua capacidade. Ora, «aquele que recebeu cinco talentos negociou com eles e ganhou outros cinco. Da mesma forma, aquele que recebeu dois ganhou outros dois. Mas aquele que apenas

recebeu um foi fazer um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.» Ao voltar o homem pre-miou os que multiplicaram o seu dinheiro, mas quando chegou ao que apenas lhe devolveu o talento recebido, zangou-se. «Servo mau e preguiçoso! (...) Devias ter levado o meu dinheiro aos banqueiros e, no meu regresso, terias levantado o meu dinheiro com juros. Tirai-lhe, pois, o talento, e dai-o ao que tem dez talentos. Porque ao que tem será dado e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.»

Já estou a ver as manchetes dos jornais: «Vítor Gaspar apela à especulação!», «Ministro ao lado dos banqueiros» ou «Governo quer os ricos mais ricos». E veja-se o manancial que deixa aos comentadores para que multipliquem os seus talentos, procurando a mensa-gem subliminar: Quem é o Senhor, e quem é o Servo? Queria Vitor Gaspar atingir a troika, Passos Coelho ou Cavaco? Pobre ministro, já nem pode recordar a avó!

Queria o ministro atingir a troika, Passos Coelho ou Cavaco Silva?

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Comissão Europeia condenou cobrança nestas estradas

A Comissão de Uten-tes da Via do Infante

(A22) reiterou ontem a ile-galidade da cobrança de portagens nas ex-SCUT e questionou a posição do Governo quando desvalori-zou a advertência da Co-missão Europeia sobre a ile-galidade da medida. João Vasconcelos, da Comissão de Utentes da auto-estrada que atravessa o Algarve, disse à agência Lusa que a ameaça da UE poderá sig-nificar o princípio do fim de uma «baralhada ilegal».

SCUT

Culturas estão em risco se seca não der tréguas

As culturas de toma-te, arroz e milho da

Lezíria Grande, num inves-timento de 36 milhões de euros, estarão «em risco» caso a seca se mantenha e não seja cumprido o acor-do ibérico sobre os caudais do Tejo. O alerta foi feito à Lusa pelo director executi-vo da Associação dos Bene-ficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, que se encontram a preparar as culturas da Primavera – quatro mil hectares de tomate, três mil de arroz e dois mil de milho –, lança-das à terra em Abril.

LEZÍRIA GRANDE

MIGUEL VETERANO JÚNIOR/CM

Investimento de 36 milhões pode ir por água abaixo

123RF

Ameaça da UE é princípio do fim das portagens

Ministro das Finanças dá receita dos avós De visita a Manteigas, terra dos seus avós, Vítor Gaspar reforçou que os lusos «não culpam os outros pelos seus problemas nem esperam que sejam os outros a vir resolvê-los».

CLICKNUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA

Page 5: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Actualidade · www.Destak.pt · 052ª Feira · 5 de Março de 2012

PUB

É já considerado um dos mais graves acidentes de

comboio da última década na Europa. E não é para menos: a colisão frontal entre duas com-posições, no sul da Polónia, cau-sou 16 mortos e mais de 60 fe-ridos. O acidente, que ocorreu na noite de sábado, conquista ainda o título de mais grave dos últimos 20 anos no país.

Foram precisos mais de 350 bombeiros e elementos das equipas de resgate, que traba-lharam durante a noite, para

Os dois comboios embateram quando circulavam a alta velocidade

POLÓNIA Acidente teve lugar na noite de sábado, no sul do país

Embate frontal entre dois comboios mata 16 pessoas

GRZEGORZ MICHALOWSKI/EPA

resgatar as vítimas presas entre o amontoado de ferro contorcido em que se transfor-maram algumas carruagens.

Os dois comboios, que transportavam cerca de 350 pessoas, circulavam a alta ve-locidade e, segundo as infor-

mações mais recentes, um de-les circulava na linha errada, o que acabou por originar um embate frontal. Para conhecer o que esteve na sua origem, o ministro local dos Transportes já anunciou a realização de uma investigação.

Autoridades locais já anunciaram que se vai realizar um inquérito para apurar as causas.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

EUA

Tornados arrasam cidades e matam 38

O fim-de-semana foi fatal para 38 pessoas,

que não resistiram à força dos tornados em várias cidades norte-americanas. Uma situação que levou mesmo o presidente Barack Obama a oferecer ajuda de emergência.

CONGO

Série de explosões causam 1 50 mortos

Pelo menos 150 pessoas morreram

e 1500 ficaram feridas numa série de explosões ocorridas ontem num depósito de munições em Brazzaville, a capital da República do Congo, disse à France Press uma fonte diplomática euro-peia, citada pela agência Lusa.

SÍRIA

Cruz Vermelha oferece ajuda debaixo de fogo

A cidade rebelde de Rastan esteve ontem

debaixo de fogo, o que resul-tou na morte de sete civis, isto no mesmo dia em que a Cruz Vermelha começou a distribuir ajuda aos refugia-dos provenientes do distrito atacado de Baba Amr.

COREIA DO NORTE

Líder norte-coreano pede atenção máxima

O filho mais novo de Kim Jong-il, que é tam-

bém o seu sucessor à frente do regime norte-coreano, visitou Panmunjom, zona de fronteira, e pediu aos seus soldados para mante-rem de forma contínua o «alerta máximo», avançou ontem a agência KCNA.

Romney cada vez mais perto Mitt Romney venceu as eleições no

Estado de Washington, a última antes da terça-feira decisiva, dia em que dez esta-

dos vão às urnas escolher o candidato.

NO

GLOBO

RÚSSIA

Milhões de russos chamados às urnas

Os russos foram ontem chamados às urnas

para as eleições presiden-ciais, que têm Vladimir Putin como favorito – segundo as projecções deve conquistar 60% dos votos. Um dia mar-cado por vários protestos e pelas acusações de fraude.

ITÁLIA

Schettino não tinha óculos para ver radar

O capitão do navio Costa Concordia, Fran-

cesco Schettino, não tinha os óculos na noite do naufrágio e, por isso, teve que pedir ao seu primeiro oficial que controlasse o radar, assegu-rou a defesa deste último, que se encontra também a ser alvo de investigação.

Page 6: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

felizmente ainda pouco eviden-tes, sem dores e com uma ficha de rastreio que ajuda a perce-ber o estado da nossa saúde oral.

Segundo o dentista que nos atendeu, Luís Valadares, é im-portante os portugueses perce-berem que «um problema de saúde oral pode implicar ou-tros problemas de saúde». Por exemplo, uma falta dentária pre-judica a digestão, enquanto uma infecção pode ser grave para os doentes cardíacos e diabéticos ou provocar um parto prema-turo no caso das grávidas. * O Destak agradece à Colgate e à Sociedade Por-tuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária

Consultar o dentista po-de ser uma verdadeira

odisseia para a maioria dos por-tugueses. Experiências trau-máticas e dolorosas do passa-do e tratamentos dentários com uma factura demasiado elevada são os principais moti-vos que afastam os portugue-ses da cadeira do dentista.

O Destak decidiu enfrentar o medo das brocas e restantes instrumentos barulhentos e foi a um rastreio dentário gratui-to, no âmbito do mês da Saúde Oral da Colgate e da Socieda-de Portuguesa de Estomatolo-gia e Medicina Dentária.

O primeiro passo é um exa-me dentário detalhado que per-mite saber o estado da nossa saúde oral, nomeadamente a existência de cáries e possíveis inflamações, e saber ainda qual o tratamento mais indicado para o nosso caso em concre-to. O dentífrico mais correcto para tratar questões relaciona-das com sensibilidade ou ex-cesso de tártaro, conselhos de higiene oral e esclarecimento de dúvidas são a fase seguinte.

Saímos do consultório com a certeza de uma ou duas cáries,

LAURA HAANPÄÄ

O Destak participou num rastreio dentário gratuito. A iniciativa decorre durante o mês de Março

CANCRO: PERGUNTE-NOS Segundo dados da OMS, o can-cro é uma das principais causas de morte no mundo. Em Portu-gal, só em 2010 matou 42 mil pessoas, um aumento de 20% relativamente a 2009. E a tendência é de subida devido ao envelhecimento da popu-lação e às mudanças nos estilos de vida. Para combater estes números, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) alerta para a necessidade de se alterar alguns hábitos do dia-a-dia, evi-tar comportamentos de risco

BREVES SOBRE SAÚDE

Avaliação dos dentes e aconselhamento de higiene oral são algumas das fases do rastreio dentário.

e fazer exames periódicos de prevenção. Pela experiência dos seus profissionais e especialis-tas, o Núcleo Regional do Norte da LPCC junta-se ao Destak para responder às suas questões. Pergunte o que qui-ser... nós respondemos: quais os tipos de cancro, factores de risco, nutrição e exercício, gené-tica, detecção, sintomas, ras-treio. Envie as suas questões para: [email protected] ou deixe-as em www.destak.pt ou no Facebook do Destak. As res-postas serão publicadas nas pri-

meiras segundas-feiras de cada mês, uma rubrica que tem início em Abril. BOLSAS TERRY FOX No próximo dia 8 vão ser atri-buídas mais duas bolsas Terry Fox a cientistas portugueses no valor de 30 mil euros. A distinção vai para trabalhos no âmbito do transplante de medula óssea recorrente em linfomas não-Hodgkin e para o estudo da relação entre as alte-rações centrossomais e a pior evolução do cancro da mama.

Uma infecção dentá-ria pode prejudicar a saúde de doentes cardíacos e diabéticos

Foi em 66, ainda garoto, que conheci o melhor sexteto da história cen-

tenária do nosso futebol. Jaime Graça, Coluna, José Augusto, Torres, Eusébio e Simões davam mais bola à bola. Arregalavam olhares siderados, abriam bocas de pasmo, desper-tavam ouvidos atentos, atiçavam aplausos senti-dos, conquistavam adep-tos entusiasmados. No Benfica e na Selecção. Há dias, poucos dias, o Jaime morreu. O Torres já nos havia deixado há cerca de um ano. A bola também chora? Claro que chora. A bola também faz luto? Claro que faz. Amigo de há longos tempos, o Jaime foi, ainda por cima, um dos jogadores mais injustiçados, pelo menos no historial recente da bola lusitana. Jogador fabuloso, perdeu media-tismo por razões que me são difíceis descortinar. Na companhia do grande Mário Coluna, entre outras figuras da maior expressão, acompanhei, em Setúbal, a cerimónia fúnebre. O momento foi dolorosamente emocio-nante. Durante alguns minutos, recordei muitas horas de intimidade com um artista invulgar, um homem bom, um amigo fiel. E recordei uma prosa que, em tempos, lhe havia dedicado. Para ficar aqui em jeito de epitáfio. Tinha consigo a graça, não só de nome. Dizia de sua graça, Jaime Graça. Era acção de graças ao futebol, dava ares das suas graças, quando não estava para graças caía nas boas graças. Tinha tanta, tanta graça, fazia tantos, tantos gracejos, naquele estilo grácil, gracílimo, naquela gracili-dade, que da graça da sua graça se fez também a graça do Benfica, a graça da Selecção. Não ficou de graça? E qual é o preço da graça de um campeão da graça do Jaime Graça?

HORA BOLAS

A graça do Jaime

*COMENTADOR DESPORTIVO

JOÃO MALHEIRO*

Descubra como está a sua saúde oral e previna doenças

Saúde O Destak participou num rastreio dentário gratuito, que está disponível para o público em geral durante o mês de Março, e foi submetido a uma avaliação pormenorizada. Saiba quais as vantagens e etapas deste tipo de consulta médica.

CONVERSAS DE DIABETES Atendendo aos mais recentes dados que alertam para a necessidade urgente de adop-tar medidas de prevenção pri-mária e secundária no que diz respeito à diabetes, a Lilly Por-tugal dá continuidade ao seu programa Conversas de Diabe-tes, como forma de sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da integração dos diabéticos neste programa. Desta forma será possível ajudá-los a lidar e a viver melhor com a doença.

Agora também se pode contribuir sem sair de casa

‘Edificar o Bem Co-mum: Uma Tarefa de

Todos e de Cada Um’ é o te-ma de reflexão deste ano da Semana Nacional da Cári-tas, uma iniciativa que ar-rancou ontem. Às acções locais junta-se o Peditório Público, que se realizará em diversas cidades nacio-nais a partir de quinta-fei-ra e até domingo. Um pedi-tório que irá reverter a fa-vor dos diferentes projec-tos sociais desenvolvidos pelas Cáritas e que, este ano, pode também ser fei-to através da Internet, no endereço www.detodose-decadaum.org.

SOLIDARIEDADE

As capacidades do cérebro em estudo nacional

Neurocientistas da Fundação Champali-

maud e da Universidade de Berkeley, EUA, demonstra-ram que os circuitos cere-brais usados para aprender habilidades motoras, como andar de bicicleta, podem ser utilizados para desen-volver tarefas mentais. As experiências demonstram um novo nível de flexibilida-de no cérebro, o que indica que podem ser criadas pró-teses, controladas mental-mente, para restaurar a mobilidade a pessoas com lesões medulares, AVC ce-rebrais ou deficiência.

CIÊNCIA

123RF

Cientistas encontraram mais flexibilidade no cérebro

123RF

Peditório da Crátitas também através da net

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Desde 2000, a iniciativa do mês da Saúde Oral já pro-

porcionou rastreios gratuitos a mais de 120 mil pessoas, sendo a dor, a sensibilidade dentária, as cáries e as doenças perio-dentais as patologias mais frequentes. De salientar que os profissionais de medicina dentária envolvidos nesta acção são voluntários. Para se inscrever no rastreio use a linha azul: 808 305 306.

Sensibilidade, dor e cáries são comuns

Page 7: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

PUB

Page 8: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

A cumprir a terceira época no comando téc-

nico do Benfica, Jorge Jesus está a viver o pior período de resultados desde que chegou à Luz – não vence há quatro jogos (três deles foram derro-tas). A preocupação começa a generalizar-se entre os adep-tos e responsáveis já que, amanhã, as águias têm de anu-lar, na Luz, uma desvantagem de 3-2 contra o Zenit, na 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Até ao momento, o período mais negro de Jesus no Benfi-ca foi no início da época pas-sada, em que Roberto se es-treava na baliza e as águias perderam três jogos seguidos: na Supertaça com o FC Porto e na Liga, com Académica e Nacional. Antes da derrota de sexta-feira com o FC Porto – foi a 6ª vitória portista na Luz em 12 jogos (houve quatro em-pates), nos últimos 10 anos – o Benfica só esteve quatro jogos sem vencer em 2008/09, com Quique Flores.

As derrotas na Champions com o Zenit, na Liga com o FC Porto e V. Guimarães e o em-

BENFICA Depois de quatro jogos sem triunfos, águias tem de vencer o Zenit, amanhã, na Luz

Hora do tudo ou nadaDesde Janeiro de 2009, com Quique Flores, que o Benfica não estava quatro jogos sem vencer.

JOÃO TOMÉ [email protected]

LUSA

pate em Coimbra pesam as-sim sobre a equipa, que foi al-cançada pelo Sp. Braga no 2º lugar e está agora a três pon-tos do FC Porto, com desvan-tagem no confronto directo com os portistas. Para vencer a Liga, as águias precisam de “ganhar” quatro pontos aos portistas em nove jogos.

Zenit confiante para a Luz O Benfica recebe o Zenit amanhã, sem o contributo de Garay. O central argentino fez uma entorse no joelho esquer-do no jogo com o FC Porto e fica de fora por lesão. Aimar

também está lesionado, com uma mialgia – mas já não seria opção por estar castigado –, tal como Yannick Djaló, com o mesmo problema.

O jogo decisivo para as am-bições europeias das águias será arbitrado pelo inglês Howard Webb. Entretanto, o Zenit empatou com o CSKA (2-2), na estreia de Arshavin (que não pode jogar na Cham-pions) – Bruno Alves foi pou-pado e ficou no banco de su-plentes. Luciano Spaletti é que já admitiu que o jogo na Luz «é o mais importante da his-tória do Zenit».

Depois de oito vitórias seguidas, Benfica comprometeu Champions e perdeu liderança na Liga em 4 jogos

O Vitória de Guima-rães bateu ontem, em

casa, o Marítimo no penúl-timo jogo da 21ª jornada da Liga, impedindo os madei-renses de se isolarem no 4º lugar. Quem “agradece” é o Sporting, que acaba por manter-se com os mesmos pontos que os madeirenses, apesar da derrota em Se-túbal. A vitória dos minho-tos chegou aos 73 minutos de jogo, com o golo de Edgar, colocando agora o Vitória a seis pontos dos lugares europeus e dos leões e insulares.

LIGA

V. Guimarães ajuda leões ao bater Marítimo

Em Espanha tudo igual na frente. O Re-

al Madrid bateu ontem à noite, em casa, o Espanhol por expressivos 5-0 (Ronal-do, bis de Higuain, Kaká e Khedira), naquela que foi a 10ª vitória seguida da equipa de Mourinho na Li-ga – a última perda de pon-tos foi com o Barça – e a 14ª goleada da época. Os ma-dridistas mantêm a vanta-gem de 10 pontos sobre os catalães, que venceram no sábado. O Valência venceu e continua em 3º e o At. Bil-bao ascendeu ao 4º posto.

ESPANHA

Real vence pela 10.ª vez seguida na Liga

«É o jogo com o Benfica que será o mais importante da história do Zenit de Moscovo» LUCIANO SPALLETTI TREINADOR DO ZENIT

Selecção espanhola é a favorita à vitória final por margem ‘magra’

NIC BOTHMA/EPA

Espanha e Holanda favoritas a estarem na final do Euro

Uma ferramenta de-senvolvida por um

dos patrocinadores oficiais do Euro 2012, chamada Calculadora Castrol Edge e que irá permitir que os adeptos possam compre-ender de forma detalhada as probabilidades na evo-lução do campeonato euro-peu, chegou à conclusão que Espanha e Holanda são as favoritas para se defron-tarem na final da prova. A mesma ferramenta prevê uma final muito disputada, em que os espanhóis têm 53% de probabilidade de

EUROPEU 2012

vencer. Através da análise às anteriores performances das equipas, a ferramenta indica ainda que França e Portugal deverão abandonar o campeo-nato na fase de grupos.

LIGAS PORTUGUESAS

Total Casa Fora CLUBE P J V E D GM GS J V E D GM GS J V E D GM GS 1 FC Porto 52 21 16 4 1 50 15 11 10 1 0 32 6 10 6 3 1 18 9 2 Benfica 49 21 15 4 2 49 19 11 10 0 1 34 12 10 5 4 1 15 7 3 Sp. Braga 49 21 15 4 2 45 17 10 9 1 0 27 6 11 6 3 2 18 11 4 Marítimo 38 21 11 5 5 30 23 10 7 1 2 14 8 11 4 4 3 16 15 5 Sporting 38 21 11 5 5 31 17 10 7 2 1 20 6 11 4 3 4 11 11 6 V. Guimarães 32 21 10 2 9 26 23 11 6 2 3 11 8 10 4 0 6 15 15 7 Nacional 25 21 7 4 10 24 35 11 5 3 3 17 16 10 2 1 7 7 19 8 Olhanense 23 20 5 8 7 21 25 11 3 4 4 11 14 9 2 4 3 10 11 9 Gil Vicente 23 21 5 8 8 20 32 10 3 4 3 11 13 11 2 4 5 9 19 10 Académica 22 21 5 7 9 20 27 11 3 4 4 10 9 10 2 3 5 10 18 11 Rio Ave 21 21 6 3 12 21 27 10 5 2 3 14 8 11 1 1 9 7 19 12 P. Ferreira 21 21 6 3 12 25 40 11 4 2 5 15 20 10 2 1 7 10 20 13 V. Setúbal 20 21 5 5 11 19 37 10 4 3 3 11 11 11 1 2 8 8 26 14 Beira-Mar 17 21 4 5 12 16 24 10 1 2 7 7 13 11 3 3 5 9 11 15 Feirense 17 21 3 8 10 15 31 11 2 7 2 9 9 10 1 1 8 6 22 16 U. Leiria 15 20 4 3 13 18 38 9 3 1 5 10 18 11 1 2 8 8 20 NOTA: Desempates feitos segundo os critérios finais da Liga e não só pela diferença de golos

CLASSIFICAÇÃO LIGA CLASSIFICAÇÃO LIGA II

Total

CLUBE P J V E D GM GS

1 Estoril Praia 45 21 13 6 2 31 10

2 Moreirense 35 21 10 5 6 29 22

3 Desp. Aves 34 21 8 10 3 30 21

4 Naval 33 21 8 9 4 25 20

5 Atlético 31 21 8 7 6 21 23

6 Leixões 31 21 9 4 8 25 25

7 Penafiel 29 21 7 8 6 26 24

8 Arouca 28 21 6 10 5 23 21

9 Santa Clara 28 21 7 7 7 23 23

10 U. Madeira 25 21 6 7 8 24 29

11 Trofense 25 21 7 4 10 24 33

12 Oliveirense 24 21 6 6 9 27 28

13 Freamunde 23 21 5 8 8 25 30

14 Belenenses 22 21 5 7 9 21 26

15 Sp. Covilhã 22 21 5 7 9 13 20

16 Portimonense 14 21 3 5 13 20 32

RESULTADOS 21.ª JORNADA

BENFICA 2-3 FC PORTO

NACIONAL 1-3 SP. BRAGA

V. SETÚBAL 1-0 SPORTING

RIO AVE 4-0 BEIRA-MAR

FEIRENSE 1-1 ACADÉMICA

GIL VICENTE 1-2 P. FERREIRA

V. GUIMARÃES 1-0 MARÍTIMO

U. LEIRIA 20H15 OLHANENSE

22.ª JORNADA

MARÍTIMO 09/03 FEIRENSE

SP. BRAGA 10/03 U. LEIRIA

FC PORTO 10/03 ACADÉMICA

OLHANENSE 11/03 NACIONAL

RIO AVE 11/03 V. SETÚBAL

BEIRA-MAR 11/03 GIL VICENTE

P. FERREIRA 11/03 BENFICA

SPORTING 11/03 V. GUIMARÃES

RESULTADOS 21.ª JORNADA

NAVAL 2-2 ATLÉTICO

ESTORIL PRAIA 1-1 PENAFIEL

AROUCA 2-2 DESP. AVES

BELENENSES 1-3 TROFENSE

LEIXÕES 1-0 PORTIMONENSE

U. MADEIRA 2-2 FREAMUNDE

MOREIRENSE 1-0 OLIVEIRENSE

SANTA CLARA 1-0 SP. COVILHÃ

22.ª JORNADA

U. MADEIRA 10/03 BELENENSES

DESP. AVES 10/03 ESTORIL PRAIA

TROFENSE 11/03 MOREIRENSE

OLIVEIRENSE 11/03 SANTA CLARA

ATLÉTICO 11/03 LEIXÕES

PENAFIEL 11/03 AROUCA

PORTIMONENSE 11/03 SP. COVILHÃ

FREAMUNDE 11/03 NAVAL

16 golos Lima SP. BRAGA 11 golos James FC PORTO 10 golos Baba MARÍTIMO 10 golos Edgar V. GUIMARÃES

16 golos Cardozo BENFICA

MELHORES GOLEADORES

Page 9: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Desporto · www.Destak.pt · 092ª Feira · 5 de Março de 2012

United na luta após bater TottenhamOntem, o Man. United foi a Londres bater o Tot-

tenham por 1-3 e mantém viva a luta pelo título em Inglaterra. O United foi a equipa mais efi-caz, num jogo em que Nani foi titular (tal como Scholes). A vi-tória foi obtida com golos de Rooney e um bis de Young.

INGLATERRA

O Tottenham reduziu por De-foe. Alex Ferguson, que lem-brou que o «trabalho de Villas--Boas no FC Porto não pode ser ignorado», mantém-se a dois pontos do Man. City, que sábado venceu o Bolton (2-0).

Também este domingo, o Newcastle não aproveitou

a última derrota de Villas- -Boas no Chelsea, ao empa-tar (1-1) com o Sunderland. Continuam em 6º, agora a dois pontos dos londrinos. O Arsenal bateu sábado o Liverpool (1-2) e está mais próximo (a 4 pontos) do 3º, o Tottenham.

PUB

10 SEGUNDOS

ITÁLIA

Roma perde dérbi com a Lazio por 1-2 no grande jogo de ontem em Itália, e continua fora da Europa, enquanto a Lazio é 3.ª.

O Milan goleou sábado o Palermo (4-0) e alargou a vanta-gem na liderança para a Juve (empatou e tem menos um jo-go), que é agora de três pontos.

FRANÇA

Paris Saint-Germain venceu e é o novo líder em França, superando o Montpellier, que empatou no sábado no reduto

do Dijon. A equipa de Ancelotti bateu ontem o Ajaccio por 4-1, no Parque dos Príncipes, e tem mais um ponto que o Montpel-lier. O Lille é o 3.º classificado.

ROMÉNIA

Augusto Inácio estreia-se com vitória por 1x2 no co-mando técnico do Vaslui, na 19.ª jornada da Liga romena.

Exactamente 257 dias depois de ter chegado ao

Chelsea, André Villas-Boas (AVB) foi ontem despedido do clube londrino pelos maus re-sultados. O português ficou muito longe dos objectivos a que se propôs em Junho de 2011. Procurou diferenciar-se de Mourinho, disse que queria estar «aberto aos jogadores», inclusive nos seus problemas pessoais e, por fim, garantiu: «vamos criar dinâmica de gru-po», «continuar a ganhar sem fazer grandes alterações» e «não ficarei satisfeito se não ganharmos o campeonato».

À 27ª jornada da Liga ingle-sa, Villas-Boas falhou tudo a que se propôs e com a derro-ta de sábado com o West Bromwich (0-1) deixa o clube no 5º lugar, fora dos lugares da Champions (objectivo priori-tário de Abramovich). Os maus resultados são claros: 48% de vitórias em 40 jogos; pior número de pontos à 27ª jornada na Liga da última dé-cada; a 20 pontos do líder; der-rota na 1ª mão dos oitavos-de--final da Champions com o Ná-poles por 3-1; o único clássico que venceu foi com o M. City.

INGLATERRA Villas-Boas só venceu 19 dos 40 jogos pelo Chelsea

Pior Chelsea da década leva à saída de AVBAbramovich terá cedido à vontade de alguns jogadores e aos maus resultados consecutivos.

JOÃO TOMÉ [email protected]

Os veteranos e a experiência As razões apontadas em In-glaterra para o insucesso, ape-sar dos 72 milhões de euros gastos em reforços, são claras: «pouca experiência» e o facto de não ter conseguido conven-cer os ‘veteranos’. Alex e Anel-ka saíram em Janeiro por não terem acatado ordens e Ash-ley Cole criticou as opções tác-ticas do português, com o apoio de Lampard (melhor marcador da equipa) e Essien.

O treinador mais caro do mundo (a sua rescisão do FC Porto custou ao Chelsea 15

milhões de euros) tinha ve-teranos, mas também con-tou com “sangue fresco”, como Ramires, David Luiz, Mata, Meireles, Oriol Romeu, Sturridge, Torres (que nunca encontrou o ca-minho dos golos), Lukaku e, já em Janeiro, Cahill.

Abramovich chegou a contratar psicólogos, mas nada resultou. Di Matteo orienta a equipa até final da época e os adeptos pedem o regresso de Mourinho. Para Villas-Boas, Inter e FC Porto parecem ser opções.

Nem os 72 milhões de euros em reforços ajudaram Villas-Boas

EPA

Page 10: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Tendo como ponto de partida a palavra de ori-

gem grega Ágape – que signifi-ca amor divino, incondicional, generoso, sem limites –, o autor constrói uma mensagem de bondade, tolerância, humilda-de, perdão, tranquilidade, fé e força. Um oásis de introspecção no meio da turbulência quoti-diana, através de interpretações do Evangelho de São João. Conheça um pouco da obra. Todos os capítulos terminam com uma oração, que completa o tema

LIVRO Não perca amanhã a entrevista ao Padre Marcelo Rossi, que recebeu das mãos do Papa Bento XVI o Prémio Van Thuân – Solidariedade e Desenvolvimento

‘Ágape’ é amor sem limitesDepois de ter vendido mais de sete milhões de exemplares, ‘Ágape’ do Padre Marcelo Rossi chega ao País.

DR

FILIPA ESTRELA [email protected]

CD POR FILIPA ESTRELA

Wrecking Ball Bruce Springsteen Sony

Para antecipar da melhor forma a sua actuação marcada para 3 de Junho, no Rock in Rio Lisboa, o ‘boss’ volta a criar e a dar um bom pretexto para ir ao festival, com todos os temas na ponta da língua. O 17.º álbum de estúdio chega hoje às lojas, mas quem quer começar a conhecê-lo, pode ouvir o novo single We Take Care of Our Own em streaming no site brucesprings-teen.net. O novo trabalho conta com 11 gravações de Springsteen, produzidas pelo próprio ao lado de Ron Aniello, e com a pro-dução executiva de Jon Landau. Vai ainda haver uma edição especial de Wrecking Ball, com duas faixas bónus, artwork e fotografia exclusivos.

Secret Symphony

Katie Melua Farol

O 5.º álbum de originais da can-tora britânico-georgiana é hoje editado e traz-nos uma Katie Melua acompanhada por uma orquestra sinfónica. Quem a conduz é Mike Batt, o seu mentor e responsável pela produção e arranjos do álbum.

The Artist Ludovic Bource Sony

O filme mudo The Artist foi distinguido com um Óscar para melhor banda sonora. Composta por Ludovic Bource, a música transporta-nos para o repertório sinfónico romântico do século XIX. Imperdível.

Making Mirrors

Gotye Universal

Gotye é o nome artístico de Wally de Backer, e a sua pop já está a ser comparada a Sting, Peter Gabriel e Paul Simon. Somebody That I Used do Know é o single, que está em primeiro lugar da tabela em nove países.

Warmony AbztraQt Sir Q Meifumado

O grupo conta com uma nova vocalista – Maria Radich – no segundo EP, que já está disponível digitalmente. War-mony é composto por quatro temas e quatro vídeos, filma-dos por quatro realizadores.

PUB

«O mal não pode vencer o bem. Se as atrocida-des nos incomodam (...) é preciso ir além» Gabriel Chalita

«Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino.» «Como podemos amar a Deus, a quem não vemos, se não somos capazes de amar ao nosso irmão a quem vemos, com quem convivemos? Não faltam razoes para perceber os erros e as imperfeições dos outros. Mas diante desses erros e imperfeições é que o Amor Ágape se manifesta como prova de amor livre, sem exigências nem cobranças. Amor compreensivo». «Este livro tem uma intenção oracional. É um diálogo que, na condição de padre, faço com os meus filhos.»

O Amor Ágape «O amor é a coisa mais bela de todas, porque o amor é acção. O amor é cuidado. E Deus nos ama»

«Este livro é uma resposta amo-rosa a uma parte significativa da sociedade que desconhece a essência da natureza humana: a bondade. A bondade é filha do amor. Ágape gera a bondade. A bondade é o amor em ação. O convite que Padre Marcelo nos faz com este livro é exacta-mente este, que sejamos bons! » in prefácio de Gabriel Chalita

Mensagem de bondade

Page 11: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Arte & Lazer · www.Destak.pt · 112ª Feira · 5 de Março de 2012

Alma é o sucessor do aclamado e platinado dis-

co de estreia de Carminho Fa-do, e chega hoje às lojas com o tema As Pedras da Minha Rua como single de apresentação.

O álbum vai estar disponí-vel em três formatos: edição standard com 15 temas, edição digital com 15 temas e edição especial CD + DVD com 17 temas (ao alinhamento da edição standard juntam-se ainda dois temas-extra e o DVD com o registo do concer-to Carminho no Lux, realiza-

A fadista edita o seu segundo trabalho, chamado ‘Alma’

LANÇAMENTO

A ‘Alma’ de Carminho a nu em discodo pelo talentoso cineasta João Botelho).

Vista como um símbolo da sua geração, Carminho tor-nou-se em 2011 a Embaixado-ra portuguesa do programa Youth on the Move, a convite da Comissão Europeia. Esse é também o ano em que a sua carreira internacional conhe-ce um arranque seguro. Com Perdoname, dueto com Pablo Alborán, Carminho torna-se na primeira artista portugue-sa a atingir o número 1 do top espanhol.

ISABEL PINTO

Os espectáculos começam às 21h (portas abrem às 20h)

Os Helmet são uma importante banda da

história do rock alternati-vo, e estreiam-se finalmen-te ao vivo em Portugal, com dois concertos. Hoje a Sala TMN ao Vivo recebe o grupo, que se apresenta amanhã, no Hard Club. Os artistas aproveitam para comemorar o 20º aniversá-rio de Meantime, provavel-mente o álbum mais mar-cante da sua carreira. Na primeira parte actuam os Fighting With Wire.

AO VIVODR

Lisboa e Porto recebem estreia dos Helmet

PUB

Inspirou-se nas suas filhas ou na sua profissão?

Inspirei-me nas minhas filhas, nas suas necessidades, dese-jos, capacidades, aquisições, na sua forma inocente e boni-ta de ver o mundo. Este livro/CD existe para elas e graças a elas. Na prática é mesmo mais fácil e eficaz aprender a cantar? Empiricamente sabe-se que tudo é mais fácil a cantar. Ain-da sei os verbos transitivos que aprendi no 7º ano porque os aprendi a cantar. Compro-vo que é verdade com as minhas filhas, com os colegas delas, com outras crianças, dos professores e dos pais. Como é que se lembrou de fazer uma música divertida sem uma única palavra do dicionário?! Mas há lá coisa melhor do que aprender a descontrair? Cuqui Marracuchi é a canção do recreio, para descontrair quando se está farto de estu-dar. Desde bebés que faze-mos um jogo com a Mathilde e a Manon só com sons ao calhas, em que se percebe a intenção do discurso pela en-toação e mímica. A Mathilde esteve semanas com a ex-pressão Cuqui Marracuchi. Perguntei-lhe: «Gostas mui-to desse Cuqui Marracuchi, não gostas? Vou fazer-te uma canção!» É muito engraçada realmente.

FILIPA ESTRELA [email protected]

Maria, Mathilde, Manon e Mathias, ilustrados por Nuno Markl

Maria de Vasconcelos Depois de ouvir ‘As Canções da Maria’, o Destak foi perceber o que está por trás do livro+CD, que chega hoje às lojas. E descobriu que é mais do que um projecto infantil que ensina, cantando.

«É mais fácil a cantar»DR

«Ainda sei os verbos transitivos que aprendi no 7.º ano porque os aprendi a cantar»

Sente que teve mais visibilida-de por ter canções no Panda? O Canal Panda é incontorná-vel e precioso na divulgação de um projecto destes. Tenho tido imensas reacções, não só de crianças que dizem que gostam e pais que contam que os filhos avançam na aprendi-zagem, mas também de pro-fessores que dizem ser uma

fantástica ferramenta de ensino. É muito gratifican-te e um grande incentivo. Tenho mais 18 para o pró-ximo volume e continuo a fazer, pois o ano lectivo vai decorrendo e vou-me aper-cebendo das necessidades. Revê-se nos desenhos do Nuno Markl? Como o Nuno nos conhece bem, estamos muito pare-cidos. Os bonecos somos nós e é engraçado vermo- -nos em desenho animado. Quem é o Mathias? O Mathias é um mini-Xa-vier. O Xavier é o meu ma-rido. Quando decidimos arranjar um amiguinho malandreco para as meni-nas, a escolha foi imediata.

GALA NOVA ERA

Sharon Phillips nos ‘Melhores do ano’ Sharon Phillips, o DJ Thomas Gold e David Fonseca são as três novas confirmações para a gala dos ‘Melhores do Ano da Nova Era’, a 31 de Março no Rosa Mota, no Porto. Estes três nomes juntam-se aos já confir-mados Buraka Som Sistema, Amanda Wilson, Pete Tha Zouk featuring Rae, Liquideep, Au-rea, Amor Electro, Boss AC, Tim Royko e Cosmo Klein, Crazy White Boy e Pregal da Cunha.

PORTO

Orfeão universitário comemora centenário O Orfeão Universitário do Por-to (OUP) faz amanhã 100 anos e assinala o início das come-morações com uma sessão solene no Salão Nobre da Rei-toria da Universidade do Porto. Dando continuidade aos feste-

jos, no sábado realiza-se o Sarau Anual do OUP, no Rivoli.

MAIA

Shopping procura talentos escondidos O Vivaci Maia lançou o casting We Want You, para que crian-ças, jovens e adultos possam mostrar os seus dotes na pas-serelle. Além de oferecer um kit de roupa aos vencedores, a iniciativa vai seleccionar mode-los para o desfile de Primave-ra-Verão do centro comercial.

OPTIMUS ALIVE’12

LMFAO e Warpaint estão confirmados Os LMFAO dominaram o mundo com o contagiante Party Rock Anthem e vão aterrar a 13 de Julho, no Palco Heineken do Optimus Alive, que também recebe a 15 de Julho, as art-rockers Warpaint.

TOME

NOTASemana da Leitura

Começa hoje em Famalicão a III Semana da Leitura, com

várias actividades em 28 bibliotecas do concelho.

Page 12: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 201212 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptMarcas & Empresas

Use os descontos da Prénatal para mimar o seu bebé

123RF

PUB

ção de ingredientes quentes e muito hidratantes, a Mantei-ga de karité, baunilha e almís-car; e o Coconut Milk – um to-que exótico para o dia-a-dia, que une a energia do leite de coco e delicadeza das pétalas de jasmim.

Uma tecnologia exclusiva A Nutrium Moisture é uma tec-nologia patenteada e exclusiva da marca Dove. Clinicamente comprovada, a sua fórmula única é enriquecida com mais de 30% de hidratantes, lípidos naturais e glicerina que o gel de

A nova gama de banho Dove Purely Pampering

ajuda todas as mulheres a te-rem uma pele bonita e saudá-vel num só gesto. Em forma-tos gel de banho e sabonete, a nova linha Dove oferece os cuidados diários de higiene e hidratação que a sua pele ne-cessita e sem dar muito tra-balho ou perder muito tempo.

Esta nova gama, rica em aromas envolventes, vai mi-mar a sua pele e os seus sen-tidos e é composta por duas cremosas variedades: Shea Butter – uma sofisticada jun-

O novo gel de banho Dove ajuda--a a ter uma pele bonita num só gesto

DOVE Nova gama de banho Purely PamperingDR

Compras iguais ou superiores a 80 euros dão viagens Carris

Sempre atenta às ne-cessidades dos seus

clientes, Dyrup lança uma nova campanha em que oferece viagens Carris, em compras iguais ou superio-res a 80€ nas suas lojas da Grande Lisboa. Uma pro-moção que, em tempos de crise, vem ajudar os portu-gueses a renovar o seu lar com as cores originais da Dyrup e a poupar ao deixar o carro em casa.

DYRUP

DR

Viaje grátis na Carris

‘Mamã, tantos des-contos!’ é o tema da

nova campanha Prénatal que está online e em todas as lojas da marca até dia 19 de Março. Aqui pode en-contrar diversos produtos de puericultura a preços muito especiais para os momentos de passeio, re-feição, dormir e viagem: cadeiras de comer, camas, cadeiras de passeio e mui-to mais.

PRÉNATAL

Mamã, tantos descontos!

Apoiada por inúme-ros anos de pesquisa

e de experiência, a L’Oréal Paris lança a primeira ga-ma de cuidados capilares enriquecida com Arginina. Este aminoácido é indis-pensável para que o cabe-lo cresça resistente.

ELVIVE

DR

Deixe o seu cabelo crescer

A Garnier Fructis está a mudar, por fora e por

dentro. Chegou agora o mo-mento da gama anticaspa. Nas novas embalagens o verde ca-racterístico dá lugar ao azul, exteriorizando a revolução ocorrida no seu interior: uma fórmula anticaspa que reúne dois poderosos ingredientes para conseguir uma dupla acção: eliminar 100% da cas-pa visível e neutralizar os agentes que a causam.

GARNIER FRUCTIS DR

Nova fórmula anticaspa

A ROC lançou dois tesouros para ter um

corpo invejável este Verão e acabar com a celulite. O Redutor Total que reduz volume e o Anticelulítico Micro-Difusão que acaba com a celulite rebelde.

ROC

DR

Os segredos para pôr fim à celulite

A Piz Buin tem a so-lução ideal para si e

para conseguir um bronze-ado à medida da sua pele e ao seu gosto pessoal. A no-va loção tem um disco ex-terno regulador de tonali-dade que permite escolher entre cinco níveis graduais de cor. Pode por exemplo, começar com uma cor ligei-ra e ir girando gradualmen-te até encontrar o tom que mais lhe convém.

PIZ BUIN

Regule o seu tom de bronzeado

Para cumprir as 7 ac-ções biológicas indis-

pensáveis para reencontrar uma pele uniforme e ilumi-nada, a L’O-réal Paris criou Lu-mi-Gen, uma asso-ciação úni-ca de 4 acti-vos biológicos ultra podero-sos.

L’ORÉAL PARIS

Lumi-Gen dá-lhe luminosidade

DR

Uma pele de fazer inveja

banho comum. Nutrium Mois-ture é a pri-meira fórmula de gel de ba-nho que permi-te melhorar a condição da pe-le, pois reduz os efeitos nocivos da limpeza diá-ria.

Page 13: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

PUB

Page 14: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 201214 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

à Saúde Oral (outro projecto da MAS), nas instalações do Hospital Conde Ferreira, no Porto, serão privilegiadas as

Lima Duarte recorda uma infância feliz

Hoje, às 20h50, o ac-tor Lima Duarte con-

ta, no programa Fantásti-co, da TV Globo Portugal, como escolheu o seu nome artístico, substituindo o seu nome verdadeiro: Aricle-nes Venâncio Martins. A mãe sugeriu que adoptas-se o nome do seu guia de luz. O actor de 82 anos lem-bra a infância no interior de São Paulo, quando tinha de fazer 20 Kms para chegar à escola montado num ca-valo oferecido pelo pai. «Ele me aconselhava para, na

PROGRAMA ‘FANTÁSTICO’

Associação de Médicos Den-tistas Solidários Portugueses (MAS). Estamos perante a primeira associação portugue-

Desde que foi criada, em Junho de 2004, a Fun-

dação Vítor Baía já prestou apoio a mais de 15 mil crian-zas espalhadas pelo País.

Mas esse número só terá tendência a aumentar, uma vez que o antigo guarda-redes do FC Porto e da Selecção Nacional de Futebol acaba de assinar um protocolo de cola-boração entre a sua Fundação e a ONG Mundo a Sorrir –

PORTO Fundação do antigo guarda-redes assina protocolo com a ONG Mundo a Sorrir. Crianças com Sindrome de Down serão apoiadas

Vítor Baía promove saúde oralDesde o ano de 2004, data da criação da fundação, já foram ajudadas mais de 15 mil crianças.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

Este tipo de acções motivo o ex-atleta a continuar com o seu trabalho solidário já reconhecido no País

escola, ficar com um olho na professora e com o outro no cavalinho». Aos 15 anos, o pai expulsou-o de casa, pois acha-va que ele já estava pronto pa-ra enfrentar a vida.

Zeca Diabo, ‘O Bem-Amado’, foi o seu primeiro papel na televisão

PUB

sa de solidariedade dedicada à saúde oral.

No âmbito do protocolo assinado no Centro de Apoio

Programa não avança por falta de dinheiro

Por motivos de falta de verbas, a TVI teve de ab-

dicar do projecto, com estreia prevista em Março, de um ma-gazine sobre a vida dos famo-sos com condução da modelo Marisa Cruz. Segundo a NTV, também Nuno Eiró e Serginho

TARDES DE SÁBADO NA TVI

(Noites Marcianas) parti-cipariam no formato a exi-bir nas tarde de sábado, du-rante três horas e em direc-to. O programa-piloto des-ta parceria com a revista Lux já estava gravado, mas já não irá para o ar.

DUPLA

Daniela Macário na ‘Hot Magazine’

Daniela Macário, a dupla de acção mais sexy de Portugal e que já dobrou as principais actrizes nacionais – nomeada-mente na novela da SIC Laços de Sangue – é a capa da edição de Março da revista masculina online Hot Magazine.

RTP1

Pivots do ‘Bom Dia Portugal’ separados A dupla de jornalistas João Tomé de Carvalho e Carla Trafaria – que, de segunda-feira a sexta-feira conduzem, em regime de alternância, o espaço noticioso Bom Dia Portugal, na RTP1 – decidiu separar-se ao fim de 7 anos de casamento. Não obstante o fim do romance, o casal continuará a trabalhar no mesmo formato.

EX-DE JANE FONDA

Ted Turner tem quatro namoradas Ted Turner, o dono da CNN de 73 anos, tem qua-tro namoradas, uma para cada semana do mês, garante o amigo Ted Johnson. «Ele continua apaixonado por Fonda e não se conforma com a separação», afirmou ao The Hollywood Reporter. Uma das eleitas é a escri-tora Elizabeth Dewberry.

Miss Tatuagem Pela segunda vez,

a cantora Ana Malhoa é capa da revista de tatuagens

‘Tattoo Collec-tion’.

10 SEGUNDOS

crianças entre os 3 e os 18 anos portadoras de síndrome de Down. «É mais uma das mui-tas acções que me vão moti-vando e dando força para con-tinuar um trabalho válido e re-conhecido, já com resultados muito importantes, na ajuda a crianças com as mais varia-das necessidades», comentou Vítor Baía na cerimónia sole-ne de assinatura.

A fundação com o nome da glória portista tem como prin-cipal princípio de intervenção e objectivo primordial «o apoio ao desenvolvimento social, económico, cultural, educati-vo, desportivo e artístico dos mais necessitados nas diver-sas áreas, sendo a sua princi-pal preocupação as crianças e adolescentes», explicam os seus estatutos.

JOSÉ FERREIRA/CM

DR

Page 15: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Fama & TV · www.Destak.pt · 152ª Feira · 5 de Março de 2012

PUB

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Poderá ter uma zanga com um familiar, mas tudo se resolverá. Saúde: Esqueça o passado e viva o presente, o passado passou, aceite-o! Dinheiro: Seja prudente na forma como administra o seu trabalho.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: A harmonia reina na sua rela-ção afectiva. Saúde: Poderá sofrer de algum distúrbio no seu sistema urinário. Dinheiro: Os seus negócios estão a passar por um momento favorável.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Exponha os seus sentimentos e as suas dúvidas. Saúde: Algumas quebras de tensão. Dinheiro: Através de uma conversa informal pode receber uma tentadora proposta de trabalho.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Alguém que lhe é muito chegado vai desapontá-lo. Saúde: A saúde é o espelho da nossa alma, nunca se esqueça disso. Dinheiro: Momento sem preocupa-ções. Entregue-se à sua profissão.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Poderá ter uma discussão com um amigo íntimo. Saúde: Veja com regularidade o seu boletim de vacinas, pois poderá ter alguma vacina em atraso. Dinheiro: O sucesso espera por si!

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: A felicidade e a paixão estarão estampadas no seu rosto. Saúde: Se está doente não desanime, pense que em breve estará bom! Dinheiro: Poderá ter alguns gastos extra, previna-se.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Partilhe essa boa disposição que o invade com quem o rodeia. Saúde: Cuidar da sua saúde não é uma questão de querer. É um dever. Dinheiro: Aproveite esta boa maré na sua vida financeira.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Se desconfia de algo, fale com a pessoa que tem a seu lado. Saúde: Imponha um pouco mais de disciplina alimentar a si próprio. Dinheiro: Deve ter atenção com a forma como gere as suas economias.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Tente controlar um pouco as recordações menos positivas que tem do seu passado afectivo. Saúde: O seu sistema nervoso anda alterado. Dinheiro: Segurança financeira.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Poderá receber a visita de um familiar que já não vê há muito tempo. Saúde: Faça mais exercício físico. Dinheiro: O seu rendimento mensal poderá sofrer um acréscimo.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Partilhe a boa disposição que o invade com quem o rodeia. Saúde: Cuidado com os rins, beba muita água. Dinheiro: É possível que venha aque-la promoção que tanto esperava.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: O ambiente familiar encontra-se na perfeição. Saúde: Andará um pouco em baixo, faça ginástica. Dinheiro: Se pretende comprar casa, esta é uma boa altura.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

vações já terminaram liber-tando o actor para este novo projecto da produtora SP Te-levisão. Ou de Pedro Laginha, o Caracol da novela Anjo Meu que, em breve, trocará a TVI pela estação de Carnaxide. O actor de palmo e meio Diogo Carmona, que vimos em Flo-ribella, também está convoca-do para este projecto. Entre o elenco masculino certas são também as presenças de Ri-cardo Carriço e João Ricardo.

Vilões aos molhos Na nova versão adaptada à realidade portuguesa, Joana Santos abraçará o papel de Júlia Matos, uma ex-presidiá-ria em busca de uma segunda oportunidade, uma persona-gem em tempos entregue a Sónia Braga. A sua grande

Com estreia prevista na SIC lá para Maio, o re-

make de Dancin’ Days, uma novela da Rede Globo original-mente exibida em 1976, ganha cada vez mais corpo. A secun-dar os protagonistas da histó-ria – Joana Santos e Albano Jerónimo – estará um elenco coeso, com nomes bem conhe-cidos do público português.

É o caso de José Fidalgo, o vilão de Rosa Fogo, cujas gra-

NOVELA Tudo a postos para o remake a exibir na SIC. Elenco ganha novos nomes

‘Dancin’ Days’ deve estrear já em Maio

Sisley Dias fica com papel de Lauro Corona. José Fidalgo, Vítor Norte e Laginha também entram.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

SÉRGIO LEMOS/CM

José Fidalgo, Sisley Dias, Pedro Laginha e Vítor Norte são os novos nomes já confirmados no projecto

paixão, Cacá, foi então vivida por António Fagundes, um galã que ressuscitará no talen-to de Albano Jerónimo. Na trama, Cacá tinha um irmão mais novo, Beto, que na versão original coube em sorte ao símbolo sexual Lauro Corona. Agora, o ex-moranguito Sis-ley Dias será esse filho mais novo de um advogado de su-cesso.

Entre os vilões, a história também promete. Soraia Cha-ves regressa ao pequeno ecrã no papel que, na década de 70, valeu o ódio do Brasil e de Por-tugal à actriz Joana Fomm. Falamos da maquiavélica Yo-landa Pratini. Já Vítor Norte, os mais recente convocado pa-ra o projecto, será Aníbal, um “mau-carácter” casado com Aúrea (Joana Seixas).

A marca criada em 1982 dirige- -se às meninas dos 9 aos 14 anos

DR

Nova versão do ‘Meu Pequeno Poney’ estreia

A mais recente versão do clássico da

animação My Little Pony: A Amizade é Mágica che-ga a Portugal, através do Canal Panda, esta segun-da-feira, dia 5 de Março, às 07h30 e às 18h00, para deliciar a pequenada com as aventuras da Twilight Sparkle, um pónei-unicór-nio com capacidades má-gicas, que descobre a ma-gia mais importante de to-das: a amizade. Com exi-bição de segunda-feira a sexta-feira, esta série de desenhos animados, foi criada por Lauren Faust,

CANAL PANDA

com base nos bonecos da Has-bro Studios de My Little Pony. Criada em 1982, a marca My Little Pony tem origem numa série de bonecos póneis direc-cionados ao público feminino dos 9 aos 14 anos.

O Repórter TVI des-ta noite propõe uma

viagem dura e cruel ao submundo da emigração portuguesa na Suíça. A cri-se empurra, todos os anos, 11 mil novos emigrantes portugueses para este país da Europa. Muitos vão à aventura, sem contrato de trabalho e sem dinhei-ro, acabando como sem- -abrigo ou explorados por máfias. Passaporte para o Engano é uma reporta-gem da jornalista Alexan-dra Borges, com imagem de João Franco e monta-gem de Vasco Crespo. Para ver no Jornal das 8.

‘REPÓRTER TVI’

Emigração na Suíça

TIAGO SOUSA DIAS/CM

MARILINE ALVES/CMSÉRGIO LEMOS/CM

Page 16: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 201216 ·

CADERNO ESPECIAL

ClassificadosEmprego & Formação

Após o sucesso alcançado em 2011, o IES – com o apoio da

Câmara Municipal de Cascais e a Fundação EDP – volta a trazer a Cas-cais a formação de topo em Empre-endedorismo Social com a chancela IES powered by INSEAD.

Dirigido a indivíduos que têm no-vas ideias ou projectos em fase de lançamento de empreendedorismo social, o Bootcamp IES powered by INSEAD oferece aos seus participan-tes a oportunidade de aprenderem conceitos de gestão aplicados à rea-lidade do Empreendedorismo Social e adquirirem ferramentas e testarem a viabilidade das suas ideias em equi-pa. Tudo isto num ambiente aplica-do, num período intenso de 48 horas e com partilha entre pares.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

BEST: COMPETIÇÃO DE ENGENHARIA EM 24 HORAS O BEST (Board of European Stu-dents of Technology) Lisboa or-ganiza, nos dias 17 e 18 de Março, a EBEC Lisboa, uma competição de engenharia de 24 horas onde 40 participantes competem entre si por um lugar na prova nacional, EBEC Portugal, que se realizará de 28 a 30 de Abril, em Almada. CONFERÊNCIA SOBRE LIDERANÇA E INOVAÇÃO A Sonae patrocina a EGP-UPBS Leadership Grand Conference, que se realiza hoje, às 14h, na Ca-sa da Música, Porto. Liderança, empreendedorismo e inovação são os pontos de enfoque da con-ferência, que conta com notáveis oradores de renome mundial: Nader Mousavizadeh, Morten T. Hansen e Pedro Medina. UPSKILLS: 19.ª EDIÇÃO DO CURSO DE GESTÃO DE PME A UpSkills realiza entre 12 de Março e 10 de Abril a 19.ª Edição do Curso de Empreendedorismo e Gestão de PME. O principal ob-jectivo da formação de 72 horas é dotar os participantes de com-petências apropriadas para a criação e/ou gestão de uma PME, tanto ao nível dos recursos físicos, humanos e financeiros, como ao nível da administração e organização da empresa. INSCRIÇÕES NO PEJENE A PARTIR DE 30 DE ABRIL As candidaturas à 20.ª edição do PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas já estão abertas. Os estudantes podem inscrever-se a partir de dia 30 de Abril e não até esta data, como o Destak tinha anteriormente noticiado. De salientar que este projecto já apoiou mais de cinco mil universitários desde que foi criado e tem uma taxa de empregabilidade de 50%.

NOTÍCIAS

Empreendedorismo BOOTCAMP: FORMAÇÕES EM EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Próximas formações As inscrições para o III Bootcamp IES powered by INSEAD abriram a 1 de Março em www.ies.org.pt, onde os interessados recebem um formulário que devem preencher até 18 de Março. A Direcção Académica analisa as candidaturas avaliando o perfil do

candidato e o potencial da iniciativa de Empreendedorismo Social. Para 2012, o IES já tem agendadas mais formações: entre 13 e 15 de Abril, em Cascais; entre 28 e 30 de Setembro, em Vila Real; e entre 8 e 12 de Outubro, em Cascais.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Paulo de Vilhena

Empresário e autor de ‘O Livro Secreto das Vendas’ fala ao Destak sobre a melhor forma de enfrentar a crise e usá-la a nosso favor.

De que forma é que o Congresso Na-cional do Crescimento Empresarial pode impulsionar a economia por-tuguesa e motivar os empresários? A nossa expectativa é de que seja um local de reflexão, onde os empresários possam beber informação relevante para o crescimento dos seus negócios e aprender com outros empresários. Que conselhos dá aos gestores para fazerem face à actual crise e aumentarem a produtividade? A primeira ideia seria exactamente a de pararem de pensar na crise. A crise com que temos de nos preocupar não é a crise lá fora, mas sim a que está entre as nossas orelhas. Esta é a altura para os empresários aproveitarem para repensar os seus negócios e por consequência melhorá-los e refiná-los. Enfrentar a crise depende de uma mu-dança de mentalidade e de atitude. E dicas para que os colaboradores tenham sucesso? Acima de tudo pensar muito mais no que podem fazer pela empresa e me-nos no que pode a empresa fazer por eles. Nunca faltará trabalho e pro-moções para colaboradores com este tipo de mentalidade. Quais os segredos para conseguir vender mesmo em momentos de dificuldades económicas? Nestas alturas é natural que, em todos os sectores, alguns players abandonem o mercado. Como tal, devemos posicio-nar-nos para podermos ser nós a servir os clientes dessas empresas. Que sugestões dá às empresas para evitar situações de falência? Repensarem os negócios e investirem em conhecimento. A qualidade das nossas escolhas depende directamente do nosso conhecimento e dos nossos resultados dessas mesmas escolhas. É a altura para nos tornarmos melhores.

CONVERSA RÁPIDA...

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Desta forma, estimula-se o (re)de-senho de iniciativas de Empreende-dorismo Social rumo a maior susten-tabilidade e impacto e a criação de redes fortes, um dos factores mais importantes para o êxito das inicia-tivas. «O retorno que tivemos em 2011 dos participantes neste tipo de for-mação foi muito positivo. Compro-vou que conseguimos entregar as fe-

rramentas e apoio relevante para a (re)construção de modelos sustentá-veis que dão resposta efectiva a pro-bemas sociais.

Os programas oferecem a simbio-se perfeita entre o saber académico de topo da escola de gestão que é o INSEAD e a investigação de campo que o IES conduz», adianta Rita Bap-tista, directora de formação do IES.

Page 17: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Classificados · www.Destak.pt · 172ª Feira · 5 de Março de 2012

Page 18: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Classificados · www.Destak.pt · 18 2ª Feira · 5 de Março de 2012

Page 19: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Classificados · www.Destak.pt · 192ª Feira · 5 de Março de 2012

Page 20: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

Classificados · www.Destak.pt · 20 2ª Feira · 5 de Março de 2012

Page 21: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

PUB

Page 22: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

PUB

Page 23: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

2ª Feira · 5 de Março de 2012 · 23

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

CARTAS DO LEITOR

Dependências Os políticos neoliberais, a começar pelo Ministro das Finanças da Ale-manha, referindo-se aos países sobrendividados, gostam de dizer que “estão viciados no crédito”. Esta comparação com a toxicode-pendência não é desprovida de sentido, mas é preciso dizer toda a verdade. E a verdade é que a toxi-codependência só existe porque é muito rentável para os traficantes de droga.

Traduzindo para o caso dos “viciados no crédito”, esse vício é extremamente vantajoso para quem dele vive: os agiotas, os grandes grupos financeiros.

Veja-se, por exemplo, o caso recente do último “plano de resga-te” à Grécia […]. Os media do regi-me neoliberal, por toda a Europa, não se cansam de o apregoar, como um acto benemérito “para salvar a Grécia do caos”… Na reali-dade, nem um cêntimo desses milhões vai ajudar a recuperar a economia grega [...]. É que, de

acordo com as condições impostas pela Troika, toda essa fortuna vai direitinha para os bolsos dos cre-dores, dos usurários.

Para o povo grego, ficam os “efeitos secundários”: redução dos salários, aumento do desemprego, etc. Querem assim convencer-nos que se pode ajudar um “viciado” financiando os traficantes que lhe vendem a droga. Será que alguém ainda acredita nisso?

Pedro Lima CORROIOS

Tribunais em crise?

Ao ver a irmã do Rui Pedro a con-tar a dor, a desilusão, o desaponta-mento que sentiram por o moto-rista acusado ter sido absolvido, até me deu vontade de chorar. Nem imagino o que aquela família deve estar a sofrer. Onde é que anda a justiça deste país? Já nem nos tribunais podemos confiar? Claro que o advogado já falou em pedir a anulação do julgamento. Resta rezarmos para que tudo seja esclarecido e um dia o Rui Pedro

regresse são e salvo para junto dos seus familiares!

Maria CASCAIS

Portugal não tem de reduzir os salários para o nível dos chineses Mas é muito importante que as exportações portuguesas sejam competitivas na qualidade e no preço. No entanto, neste momen-to é inevitável: para reconquistar competitividade, os salários em Portugal devem descer “substan-cialmente”.

Abreu Pires

Aliviar a crise

Para aliviar a crise/Só há uma coi-sa a fazer/Não vale a pena chorar/ /O que temos de fazer/É um Ki-zomba ligar/E com Angola dançar/ /É preciso acreditar/E na passada deles entrar/Só assim conseguire-mos/Com esta crise acabar/E com a Troika gozar

Alexandrina Silva

BRAGA

AMANHÃ 2º MÍNIMA

15º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 7º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

16º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 8º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

17º MÁXIMA

FARO

HOJE 10º MÍNIMA

21º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

21º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 10º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

18º MÁXIMA

PORTO

HOJE 8º MÍNIMA

14º MÁXIMA

AMANHÃ 5º MÍNIMA

15º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE**

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Indivíduo extremista. Enfunar. 2. Tramóia. Levanta. 3. Gracejar. Designativa de afirmação (interj.). Ósmio (s.q.). 4. Fibra do fruto do coqueiro, de que se fazem passadei-ras, capachos, escovas, cordas, cabos, amarras. 5. O espaço aéreo. Prover do necessário a. 6. Concorrente. Sacuda. 7. Adoentado. Designa dor ou alegria (interj.). 8. Pedra preciosa, de cor leitosa ou azulada, que apresenta reflexos cambiantes e é uma variedade de sílica hidratada. 9. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Designa o fim de tempo, distância, quantidade, etc. (prep.). Pessoa amada. 10. Possui. Agastaram-se sem dizer o motivo. 11. Ameaçar ruína. Irascível Verticais: 1. A unidade. Pitorra que se faz girar com os dedos. 2. Família. Órgão excretor que tem a função de formação da urina. Doçura (fig.). 3. Trecho musical para três vozes ou instrumentos. Meio e modo de locomoção, através do ar. Mulo. 4. Grande porção. Hastil com ponta metá-lica para picar touros. 5. Aquelas. Suprir uma falta (fig.). 6. Fil-trar. Acolá. 7. Idiotice. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). 8. O Inferno. Móvel onde se dispõem e guardam bebi-das com ou sem álcool. 9. Letra grega correspondente a p. Vazia. Verdadeiro. 10. Rijeza (fig.). Eia (interj.). Senão, dificul-dade. 11. O m. q. despistagem (med.). Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o

CRUZADAS Horizontais: 1. Ultra, Copar. 2. Marosca,

Iça 3. Rir, Olé, Os. 4. Cairo. 5. Ar, Forne-cer. 6. Rival, Abane. 7. Amormado, Ai.

8. Opala. 9. Em, Até, Bem. 10. Tem, Amuaram. 11. Aluir, Iroso

Verticais: 1. Um, Carapeta. 2. Lar, Rim, Mel. 3. Trio, Voo, Um. 4. Ror, Farpa. 5. As,

Colmatar. 6. Coar, Além. 7. Calinada, Ui. 8. Érebo, Bar. 9. Pi, Oca, Vero. 10. Aço,

Ena, Mas. 11. Rastreio, Mo

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

PUB

Page 24: DESPORTO Villas-Boas sai cem mil lusos já são alvo de penhora · de penhora Contas feitas pelos solicitadores, todos os meses é possível recuperar cerca de 13 milhões de euros

PUB