deslocamento do equilíbriobrio químico – deslocamento do equilíbrio questão 06 - (ufrr/2017)...

51
Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Deslocamento do Equilíbrio Questão 01 - (FMABC SP/2018) Considere os seguintes equilíbrios existentes numa solução de comprimido antiácido efervescente. CO 2 3 (aq) + H2O (l) HCO 3 (aq) + OH (aq) HCO 3 (aq) + H2O (l) H2CO3 (aq) + OH (aq) H2CO3 (aq) H2O (l) + CO2 (g) Essa solução, ao entrar em contato com o suco gástrico estomacal, provocará a) aumento da produção do CO2 (g) sem alteração do pH estomacal. b) aumento do pH estomacal e diminuição da produção de CO2 (g). c) aumento do pH estomacal e aumento da produção de CO2 (g). d) diminuição do pH estomacal e diminuição da produção de CO2 (g). e) diminuição do pH estomacal e aumento da produção de CO2 (g). Questão 02 - (UEFS BA/2017) O principal constituinte do esmalte dos dentes é a hidroxiapatita, Ca5OH(PO4)3(s), que é praticamente insolúvel em água, mas, por estar em contato com a saliva, ocorre o seguinte equilíbrio de dissociação de seus íons: Ca5OH(PO4)3(s) 5Ca 2+ (aq) + OH (aq) + 3PO (aq) Sobre a equação de equilíbrio, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) Ao consumir bebidas e/ou alimentos ácidos, a deterioração dos dentes é favorecida devido à fragilização do esmalte dos dentes, pois ocorre deslocamento do equilíbrio no sentido da dissociação da hidroxiapatita. ( ) Águas que contêm íons fluoreto, quando ingeridas, decrescem o pH da saliva, fazendo com que o equilíbrio se desloque no sentido da dissociação da hidroxiapatita e, com isso, favorece a formação de cáries. ( ) Se for adicionado hidróxido de magnésio ao creme dental, o equilíbrio será deslocado no sentido da formação da hidroxiapatita, ajudando a tornar os dentes mais resistentes. ( ) A hidroxiapatita é um sal ácido que tende a se dissolver em meio básico, produzindo íons fosfato, que contribuem para diminuir o pH do meio. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 01. V F V F 02. V V F F 03. V F F V 04. F F V V 05. F V V F TEXTO: 1 - Comum à questão: 3 O estireno, matéria-prima indispensável para a produção do poliestireno, é obtido industrialmente pela desidrogenação catalítica do etilbenzeno, que se dá por meio do seguinte equilíbrio químico: 3 4

Upload: truongkhanh

Post on 08-Nov-2018

256 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Deslocamento do Equilíbrio Questão 01 - (FMABC SP/2018) Considere os seguintes equilíbrios existentes numa solução de comprimido antiácido efervescente.

CO −23 (aq) + H2O (l) →← HCO −

3 (aq) + OH– (aq)

HCO −3 (aq) + H2O (l) →← H2CO3 (aq) + OH– (aq)

H2CO3 (aq) →← H2O (l) + CO2 (g)

Essa solução, ao entrar em contato com o suco gástrico estomacal, provocará a) aumento da produção do CO2 (g) sem alteração do pH estomacal. b) aumento do pH estomacal e diminuição da produção de CO2 (g). c) aumento do pH estomacal e aumento da produção de CO2 (g). d) diminuição do pH estomacal e diminuição da produção de CO2 (g). e) diminuição do pH estomacal e aumento da produção de CO2 (g). Questão 02 - (UEFS BA/2017) O principal constituinte do esmalte dos dentes é a hidroxiapatita, Ca5OH(PO4)3(s), que é praticamente insolúvel em água, mas, por estar em contato com a saliva, ocorre o seguinte equilíbrio de dissociação de seus íons:

Ca5OH(PO4)3(s) 5Ca2+(aq) + OH– (aq) + 3PO (aq) Sobre a equação de equilíbrio, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) Ao consumir bebidas e/ou alimentos ácidos, a deterioração dos dentes é favorecida devido à fragilização do esmalte dos dentes, pois ocorre deslocamento do equilíbrio no sentido da dissociação da hidroxiapatita. ( ) Águas que contêm íons fluoreto, quando ingeridas, decrescem o pH da saliva, fazendo com que o equilíbrio se desloque no sentido da dissociação da hidroxiapatita e, com isso, favorece a formação de cáries. ( ) Se for adicionado hidróxido de magnésio ao creme dental, o equilíbrio será deslocado no sentido da formação da hidroxiapatita, ajudando a tornar os dentes mais resistentes. ( ) A hidroxiapatita é um sal ácido que tende a se dissolver em meio básico, produzindo íons fosfato, que contribuem para diminuir o pH do meio. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 01. V F V F 02. V V F F 03. V F F V 04. F F V V 05. F V V F TEXTO: 1 - Comum à questão: 3 O estireno, matéria-prima indispensável para a produção do poliestireno, é obtido industrialmente pela desidrogenação catalítica do etilbenzeno, que se dá por meio do seguinte equilíbrio químico:

−34

Page 2: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 03 - (UNESP SP/2017) Analisando-se a equação de obtenção do estireno e considerando o princípio de Le Châtelier, é correto afirmar que a) a entalpia da reação aumenta com o emprego do catalisador. b) a entalpia da reação diminui com o emprego do catalisador. c) o aumento de temperatura favorece a formação de estireno. d) o aumento de pressão não interfere na formação de estireno. e) o aumento de temperatura não interfere na formação de estireno. Questão 04 - (FPS PE/2017) Em Fisiologia, a respiração é definida como o movimento de oxigênio a partir do ar exterior para dentro das células dos tecidos, e o transporte de dióxido de carbono no sentido oposto. Inconscientemente, a respiração é controlada por centros especializados no tronco cerebral, que regulam automaticamente a taxa e a profundidade da respiração, dependendo das necessidades do corpo, a qualquer momento. Uma das maneiras de controle da respiração é feito pelo do pH do sangue, que pode variar através dos equilíbrios químicos:

CO2(g) + H2O(l) H2CO3(aq) H2CO3(aq) + H2O(l) H3O+(aq) + HCO3

– (aq) De acordo com o texto e com os equilíbrios químicos descritos acima, analise as afirmações seguintes. 1. O aumento da concentração de CO2 no sangue levará ao aumento do pH. 2. O aumento da quantidade de H2CO3 no sangue será interpretado pelos sensores do tronco cerebral como uma queda na concentração de CO2 no sangue. 3. O aumento da concentração de H3O+ levará à diminuição do pH, indicando, assim, uma concentração elevada de CO2 no sangue. Está(ão) correta(s): a) 1 apenas. b) 3 apenas. c) 1 e 2 apenas. d) 1 e 3 apenas. e) 1, 2 e 3. Questão 05 - (UECE/2017) Um estudante de química retirou água do seguinte sistema em equilíbrio:

2NO2(g) + CH4(g) CO2(g) + 2H2O(l) + N2(g) Em seguida, esse aluno constatou acertadamente que a) a concentração de metano diminuiu. b) o equilíbrio se desloca para a esquerda. c) a concentração do dióxido de carbono diminuiu. d) a concentração do nitrogênio gasoso diminuiu.

(g) catalisador (g) + H2 (g)

etilbenzeno estireno

mol/kJ 121H =∆

Page 3: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma: “se uma perturbação externa for aplicada a um sistema em equilíbrio, o sistema reagirá de tal modo a aliviar parcialmente essa perturbação”. Sobre essa afirmação é CORRETO afirmar: a) O aumento da pressão desloca a reação na direção do lado com mais mols de gás; b) Remoção de um reagente desloca o equilíbrio para a formação do produto; c) Adição de um produto desloca o equilíbrio para a formação do produto; d) Remoção de um produto desloca o equilíbrio para a formação do reagente; e) Adição de um reagente desloca o equilíbrio para a formação do produto. Questão 07 - (USF SP/2017) Observe a expressão a seguir, que possibilita o cálculo de uma constante de equilíbrio químico que envolve a amônia gasosa e os gases hidrogênio e nitrogênio.

Considerando a expressão apresentada, as substâncias químicas que a constituem e os fatores que podem influenciar a dinâmica desse equilíbrio químico, percebe-se que a) a injeção de gás nitrogênio no sistema favorecerá o lado dos reagentes nesse meio reacional. b) o aumento da pressão no sistema elevará a quantidade de amônia no meio reacional. c) na reação direta a velocidade de consumo da amônia é o do dobro da velocidade de produção do gás nitrogênio. d) uma vez que a reação é exotérmica no sentido direto, a elevação da temperatura do sistema aumentará o valor de Kc quando o equilíbrio for alcançado novamente. e) o equilíbrio só pode ser considerado quando houver iguais quantidades de reagentes e produtos no meio reacional. Questão 08 - (FPS PE/2017) O gás iodídrico (HI) pode ser obtido através da reação entre os gases hidrogênio e iodo. Esta reação, exotérmica, resulta num equilíbrio químico representado pela equação química abaixo:

H2 (g) + I2 (g) 2 HI (g) De acordo com o princípio de Le Chatelier, indique a alternativa que aponta uma maneira de o equilíbrio acima ser deslocado no sentido de produzir uma maior quantidade do produto. a) Redução do volume do recipiente. b) Adição de gás iodídrico. c) Remoção do gás hidrogênio. d) Diminuição da temperatura. e) Adição de gás neônio para aumentar a pressão total. Questão 09 - (UEL PR/2017) Maratonistas percorrem distâncias de 40 km, mas dependem de uma boa oxigenação nos músculos. Se isso não ocorre, o cansaço é extremo e pode causar desmaios. A utilização do oxigênio (O2) pelas células ocorre, inicialmente, pela combinação do O2 com a hemoglobina do sangue (Hb), formando a oxiemoglobina (HbO2), conforme o equilíbrio a seguir.

Hb + O2 HbO2

[ ][ ] [ ]2

32

23

CNH

NHK

⋅=

Page 4: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Esta HbO2 é o agente de transporte do O2 para as células dos músculos, já que o O2 não se dissolve bem no plasma sanguíneo. Sobre esse tema, responda aos itens a seguir. a) Sabendo que o aumento da acidez no plasma sanguíneo favorece a dissociação da HbO2, explique por que, para um indivíduo que possui elevada atividade respiratória (com grande produção de CO2), a quantidade de O2 liberada nos tecidos é elevada. b) O desempenho de um atleta em uma maratona realizada em uma cidade com altos índices de monóxido de carbono (CO) é prejudicado. Se a constante de equilíbrio da reação entre HbO2(aq) e CO(g) é 200 e a pressão parcial de O2 é 10 vezes maior que a de CO(g), determine quantas vezes a concentração de HbCO(aq) deve ser maior que a de HbO2(aq). TEXTO: 2 - Comum à questão: 10 Acidose e alcalose são estados anormais resultantes de excesso de ácidos ou de bases no sangue. Acidose é um excesso de ácido no sangue, com pH abaixo de 7,35, e alcalose é um excesso de base no sangue, com pH acima de 7,45. Muitos distúrbios e doenças podem interferir no controle do pH sanguíneo, causando acidose ou alcalose.

(www.labtestsonline.org.br. Adaptado.) Os equilíbrios químicos simultâneos envolvidos na acidose respiratória estão representados a seguir:

H+(aq) + (aq) H2CO3 (aq) H2O (l) + CO2 (g) Questão 10 - (UEFS BA/2017) Considerando apenas os equilíbrios simultâneos apresentados e o princípio de Le Chatelier, no estado de acidose respiratória, a normalização do pH sanguíneo ocorrerá se houver a) aumento da quantidade de ingestão de água. b) aumento da pressão do sistema. c) aumento da concentração do H2CO3 (aq) pelo acúmulo do CO2 (g). d) diminuição da concentração do CO2 (g). e) diminuição da concentração dos íons bicarbonato. Questão 11 - (UEPG PR/2017) O ozônio pode ser obtido sob a ação da radiação ultravioleta, através da seguinte reação endotérmica:

3O2(g) 2O3(g) A partir desta reação em equilíbrio, e supondo sistema fechado, assinale o que for correto. 01. A constante de equilíbrio desta reação pode ser expressa em função das pressões parciais dos

gases:

02. O aumento na temperatura favorecerá a formação de ozônio. 04. O resfriamento do meio em que ocorre a reação deslocará o equilíbrio para direita, isto é, para formação de O3. 08. A variação da concentração dos gases não afetará o equilíbrio da reação.

−3HCO

( )( )32

23

pOpO

Kp =

Page 5: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

16. O aumento da pressão deslocará o equilíbrio para o lado do menor volume gasoso e, portanto, favorecerá a formação de ozônio. Questão 12 - (IME RJ/2017) Considere a reação, em equilíbrio, de produção do alvejante gasoso dióxido de cloro, que ocorre em um sistema reacional:

Cl2(g) + 2 NaClO2(s) 2 ClO2(g) + 2 NaCl(s) Nessa situação, assinale a alternativa correta. a) A adição de mais clorito de sódio ao sistema desloca o equilíbrio da reação, de forma a produzir mais alvejante gasoso. b) A razão entre as constantes de equilíbrio KP/KC é igual a 0,0820568·T, em que T é a temperatura do sistema reacional, medida em kelvin. c) A retirada parcial de cloreto de sódio do sistema desloca o equilíbrio da reação, de forma a produzir menos alvejante gasoso. d) A constante de equilíbrio KP é igual à constante de equilíbrio KC. e) Para duas diferentes temperaturas do sistema reacional, desde que elevadas e compatíveis com a manutenção do equilíbrio, o valor numérico da constante de equilíbrio KP é o mesmo, mantendo inalterada a produção de alvejante gasoso. Questão 13 - (PUC SP/2017) Uma das reações utilizadas para a demonstração de deslocamento de equilíbrio, devido à mudança de cor, é a representada pela equação a seguir:

2 CrO2–4(aq) + 2 H+(aq) Cr2O2–

7(aq) + H2O(l) sendo que, o cromato (CrO2–

4) possui cor amarela e o dicromato (Cr2O2–7) possui cor alaranjada.

Sobre esse equilíbrio foram feitas as seguintes afirmações: I. A adição de HCl provoca o deslocamento do equilíbrio para a direita. II. A adição de NaOH resulta na cor alaranjada da solução. III. A adição de HCl provoca o efeito do íon comum. IV. A adição de dicromato de potássio não desloca o equilíbrio. As afirmações corretas são: a) I e II. b) II e IV. c) I e III. d) III e IV. Questão 14 - (PUC Camp SP/2017) O esmalte dos dentes é formado pela substância denominada hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH(s), insolúvel em água e parcialmente solúvel em soluções ácidas. Na boca, em razão da presença da saliva, forma-se o seguinte equilíbrio químico:

Ca5(PO4)3OH(s) 4H (aq) 5Ca (aq) 3HPO (aq) H2O(l) Ao beber um refrigerante de cola, cujo meio é ácido, esse equilíbrio desloca-se no sentido ........, uma vez que, pelo Princípio de Le Chatelier, os íons ......... devem ser consumidos para formar um novo estado de equilíbrio, compensando-se a modificação feita.

+ + +2 + 24− +

Page 6: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

As lacunas são completadas corretamente, na ordem em que aparecem, por a) b) c) d) e) Questão 15 - (UCB DF/2017) Sabe-se que em Titã, uma das luas de Saturno, existem mares de hidrocarbonetos. Tais mares podem ser, em grande parte, formados por etano. Recentemente, foi proposta uma hipótese de que o aumento da temperatura de tais mares pode influenciar a formação de grandes bolhas de nitrogênio, que são expulsas de tais sistemas líquidos. Algo análogo ocorre com um refrigerante: se a temperatura aumenta, veem-se bolhas de gás carbônico serem expulsas do líquido em maior quantidade. Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos acerca de equilíbrio e de dissolução de gases, assinale a alternativa correta. a) O fenômeno de dissolução de nitrogênio em etano é um processo endotérmico. b) Caso fosse possível aumentar a pressão atmosférica em Titã, seriam vistas maiores formações de bolhas de nitrogênio nos mares de etano. c) A constante de equilíbrio de um processo químico é dependente da pressão. d) O etano é um hidrocarboneto polar, enquanto o nitrogênio é um gás apolar. Deve-se a isso a fraca solubilidade desse gás em um mar de etano. e) O aumento da temperatura desloca o equilíbrio de um fenômeno de dissolução para o lado endotérmico. Questão 16 - (UFJF MG/2017) Segundo o princípio de Le Châtelier, se um sistema em equilíbrio é submetido a qualquer perturbação externa, o equilíbrio é deslocado no sentido contrário a esta perturbação. Assim, conforme o sistema se ajusta, a posição do equilíbrio se desloca favorecendo a formação de mais produtos ou reagentes. A figura abaixo mostra diferentes variações no equilíbrio da reação de produção de amônia de acordo com a perturbação que ocorre. Em quais tempos verifica-se um efeito que desloca o equilíbrio favorecendo os reagentes?

N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g)

.CaI 2+−

.HPOI 24−−

.HI +−

.CaII 2+−

.HII +−

Page 7: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

a) t1, t2, t6 b) t1, t4, t6 c) t2, t3, t4 d) t3, t4, t5 e) t3, t5, t6 Questão 17 - (UFRGS RS/2017) Observe a figura abaixo, sobre o perfil de energia de uma reação em fase gasosa.

Considere as seguintes afirmações a respeito dessa reação. I. A posição de equilíbrio é deslocada a favor dos produtos, sob aumento de temperatura. II. A posição de equilíbrio é deslocada a favor dos reagentes, sob aumento de pressão. III. A velocidade da reação inversa aumenta com a temperatura. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III. Questão 18 - (UFU MG/2017) Por muito tempo, foram utilizadas para tratamento de obturações dentárias amálgamas metálicas (Sn, estanho; Ag, prata; Hg, mercúrio). Esse método era utilizado para tratamento de cáries que ocorrem pela exposição das nervuras dentárias, cuja causa é a má saúde bucal, consumo de refrigerantes em excesso, entre outros motivos que levam à desmineralização do esmalte. Esse processo de desmineralização é representado a seguir.

Page 8: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Sobre essa situação, faça o que se pede. a) Explique o motivo de pequenos choques quando alguém morde em uma folha de papel alumínio exatamente nos dentes que possuem obturações com amálgamas metálicas. b) Explique a função da saliva no processo dos choques destacados no item anterior. c) Descreva o que ocorre, quimicamente, com o esmalte dentário quando se consome refrigerantes em excesso. Questão 19 - (UNIPÊ PB/2017) As algas zooxanthellae são também responsáveis pela intensa precipitação de carbonatos no esqueleto dos corais escleractíneos principais formadores dos recifes. Em pH próximo a 8,5, a maior parte do CO2(aq) disponível na água do mar se encontra na forma de íons bicarbonato, (aq). Devido à intensa radiação solar, os corais e os invertebrados que possuem algas simbiontes, sensíveis a pequenas alterações de temperatura, capturam ativamente íons de cálcio, Ca2+(aq), que reagem com íons bicarbonato.O bicarbonato de cálcio se decompõe em carbonato de cálcio, que se precipita sob forma de esqueleto, e ácido carbônico, H2CO3(aq), usado na fotossíntese. Trata-se de um processo bioquímico muito eficiente, porém sujeito às alterações das concentrações de CO2(g), na atmosfera. I. Ca2+(aq) + 2HCO (aq) Ca(HCO )2(aq) II. Ca(HCO )2(aq) CaCO3(s) + H2CO3(aq) III. H2CO3(aq) H2O(l) + CO2(aq) Uma análise do processo bioquímico de formação de esqueleto de carbonato de cálcio dos corais escleractíneos referidos no texto e de acordo com as equações químicas I, II e III permite afirmar: 01) O pH da água do mar igual a 8,5 é decorrência da reação de excesso de CO2(g) na água. 02) O aumento da acidez da água do mar é um fator condicionante do aumento da concentração de íons bicarbonato. 03) O aumento de pH da água do mar em função do aumento de dissolução de CO2(g), proveniente da atmosfera, contribui para o crescimento dos corais. 04) A morte de algas simbiontes com o aumento prolongado de temperatura acarreta um colapso no sistema fotossintético desses organismos e, consequentemente, no depósito de carbonato de cálcio. 05) Os fatores externos capazes de acelerar o processo de fotossíntese de algas zooxanthellae repercutem negativamente na formação de esqueleto dos corais escleractíneos. Questão 20 - (UNITAU SP/2017) Assinale a alternativa CORRETA, considerando que a reação abaixo ocorre, favoravelmente, no sentido da direita para a esquerda.

CH3CH2OH + CH3NH2 CH3CH2O– + CH3N+H3 a) pKa de CH3CH2OH > pKa de CH3N+H3 b) pKa de CH3CH2OH < pKa de CH3N+H3 c) pKa de CH3CH2OH = pKa de CH3N+H3 d) pKa de CH3NH2 = pKa de CH3N+H3 e) pKa não tem nenhum efeito sobre a reação Questão 21 - (UEM PR/2017) Em relação à reação genérica reversível a seguir apresentada, na qual todas as substâncias se encontram na fase gasosa, assinale o que for correto.

−3HCO

−3

−3

−3

Page 9: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

aA(g) + bB(g) cC(g) + dD(g) 01. Quanto menor o valor de Kp, menor será a pressão parcial dos produtos. 02. Se a reação for realizada em um sistema aberto, o equilíbrio da reação será atingido quando os reagentes forem completamente consumidos. 04. Se a, b, c e d forem iguais a 1, Kp = Kc. 08. Se a = b = 2 e c = d = 1, um aumento na pressão do sistema desloca o equilíbrio no sentido dos produtos. 16. A variação da temperatura não altera o equilíbrio da reação, pois os reagentes e os produtos estão na fase gasosa. TEXTO: 3 - Comum à questão: 22 Uma etapa importante na produção industrial de ácido sulfúrico é a obtenção do trióxido de enxofre a partir da seguinte reação:

2SO2 (g) + O2 (g) 2SO3 (g) < 0 Para aumentar o rendimento da produção de ácido sulfúrico, a formação do gás trióxido de enxofre é uma etapa crítica, sendo importante favorecer o deslocamento do equilíbrio no sentido da formação desse gás. Considere que esse sistema sofre, separadamente, as seguintes ações: 1: aumento da pressão 2: adição de um catalisador 3: aumento da concentração de oxigênio 4: aumento da temperatura Questão 22 - (Centro Universitário de Franca SP/2016) As duas ações que favorecem o rendimento da produção de ácido sulfúrico são as de números a) 1 e 2. b) 1 e 3. c) 1 e 4. d) 2 e 3. e) 2 e 4. Questão 23 - (Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2016) O NO, óxido nítrico, é um poluente atmosférico formado em câmaras de combustão ou devido à ação de descargas elétricas. A reação a partir dos gases nitrogênio e oxigênio pode ser representada pela equação:

N2(g) + O2(g) 2 NO(g) = 180 kJ Sobre a formação do óxido nítrico é possível afirmar que: I. Se a reação for realizada em recipiente rígido e fechado, mantendo-se a temperatura constante, a pressão também se manterá constante. II. O aumento de temperatura aumenta o rendimento da formação do NO. III. Trata-se de um processo exotérmico, pois o produto apresenta maior energia do que os reagentes. Pode-se dizer que a) apenas as afirmações I e II estão corretas. b) apenas as afirmações I e III estão corretas. c) apenas as afirmações II e III estão corretas. d) todas as afirmações estão corretas.

H∆

→← H∆

Page 10: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 24 - (FAMERP SP/2016) Considere o equilíbrio químico representado por

C (s) + CO2 (g) 2CO (g) ; = + 88 kJ / mol de CO (g)

O rendimento em CO (g) desse equilíbrio aumenta com o aumento da ____________, com a diminuição da ____________ e não se altera pela adição de ____________. As lacunas do texto são, correta e respectivamente, preenchidas por: a) temperatura – pressão – catalisador. b) temperatura – pressão – CO2 (g). c) pressão – temperatura – catalisador. d) pressão – temperatura – CO2 (g). e) pressão – temperatura – C (s). TEXTO: 4 - Comum à questão: 25 A sociedade contemporânea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustração de, muitas vezes, não saber distinguir entre catástrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relação que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da técnica, da ciência e da indústria passam a ser questionados a partir de desastres contemporâneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminação da água e de alimentos pelos agrotóxicos, entre outros.

(Adaptado de: LIMA, M. L. M. A ciência, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.)

Questão 25 - (UEL PR/2016) Em consonância com o texto III, a prática de adição de biodiesel ao diesel é considerada um ato de ponderação sobre os custos ambientais e humanos com o propósito de reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera proveniente da queima de combustível automotor. A queima de diesel libera para a atmosfera compostos à base de enxofre, como SO2, e, por meio de reações secundárias desse composto, há a formação de H2SO4. Se a adição de biodiesel ao diesel, por um lado, reduz a emissão de compostos à base de enxofre, por outro, pode aumentar a formação de outros compostos orgânicos, como os aldeídos. Considerando um sistema fechado contendo os compostos mencionados oriundos da queima da mistura biodiesel e diesel e com base nos conhecimentos sobre reações químicas, cinética e nomenclatura, assinale a alternativa correta. a) Na reação SO2(g) + O2(g) SO3(g), a compressão da mistura favorecerá menor produção

de SO3(g). b) Na reação SO2(g) + O2(g) SO3(g), o uso de catalisador aumenta o rendimento da reação.

c) Reações de redução de aldeídos resultam na formação de ácidos carboxílicos. d) A reação entre SO2(g) com água tem como produto H2SO4. e) A acroleína é um aldeído de fórmula C3H4O que contém grupo vinílico. Questão 26 - (Mackenzie SP/2016) Em uma aula prática, alguns alunos investigaram o equilíbrio existente entre as espécies químicas em solução aquosa. A equação química que representa o fenômeno estudado é descrita por

FeCl3(aq) + 3 NH4SCN(aq) 3 NH4Cl(aq) + Fe(SCN)3(aq)

H∆

21 →

21 →

Page 11: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Nessa investigação, os alunos misturaram quantidades iguais de solução de cloreto de ferro III e de tiocianato de amônio e a mistura produzida foi dividida em três frascos, A, B e C. A partir de então, realizaram os seguintes procedimentos: I. no frasco A, adicionaram uma ponta de espátula de cloreto de amônio sólido e agitaram até completa dissolução desse sólido. II. no frasco B, adicionaram algumas gotas de solução saturada de cloreto de ferro III. III. no frasco C, adicionaram algumas gotas de solução saturada de tiocianato de amônio. Considerando-se que em todas as adições tenha havido deslocamento do equilíbrio, é correto afirmar que esse deslocamento ocorreu no sentido da reação direta a) apenas no procedimento I. b) apenas no procedimento II. c) apenas nos procedimentos I e II. d) apenas nos procedimentos II e III. e) em todos os procedimentos. Questão 27 - (UNIFESP SP/2016) Na indústria, a produção do ácido nítrico (HNO3) a partir da amônia (NH3) se dá em três etapas: etapa 1: 4 NH3 (g) + 5 O2 (g) 4 NO (g) + 6 H2O (g) ΔH < 0 etapa 2: 2 NO (g) + O2 (g) 2 NO2 (g) ΔH < 0 etapa 3: 3 NO2 (g) + H2O (l) 2 HNO3 (aq) + NO (g) ΔH < 0 A fim de verificar as condições que propiciam maior rendimento na produção de NO na etapa 1, um engenheiro realizou testes com modificações nos parâmetros operacionais desta etapa, indicadas na tabela.

a) Com base nas três etapas, escreva a equação balanceada para a reação global de obtenção do ácido nítrico cujos coeficientes estequiométricos são números inteiros. Essa reação tem como reagentes NH3 e O2 e como produtos HNO3, H2O e NO, sendo que o coeficiente estequiométrico para o HNO3 é 8. b) Qual teste propiciou maior rendimento na produção de NO na etapa 1? Justifique sua resposta. Questão 28 - (UNIUBE MG/2016) Nas condições ambientes, a amônia é um gás incolor e bastante irritante, podendo causar sérios problemas respiratórios. O processo mais utilizado para sua obtenção é o Haber-Bosch, que ocorre a altas pressões e temperaturas. Considere a reação de decomposição da amônia abaixo:

2NH3(g) N2(g) + 3H2(g) = +91,8 kJ Sobre essa reação, analise as afirmativas a seguir:

→←

→←

→←

→← H∆

Page 12: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

I. Um aumento da pressão nessa reação desloca o equilíbrio para a direita. II. Diminuindo a temperatura, o equilíbrio será deslocado para o reagente. III. A reação de formação da amônia ocorre com liberação de calor. Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em: a) III, apenas b) II, apenas c) I e III, apenas d) I e II, apenas e) II e III, apenas Questão 29 - (USF SP/2016) O equilíbrio químico que envolve a formação do monóxido de carbono a partir do carbono sólido é representado pela seguinte equação química não balanceada.

C(s) + O2(g) CO(g) Considerando ações que modifiquem a estabilidade desse sistema, teremos que o equilíbrio será deslocado em favor do óxido quando a) for adicionada uma quantidade de carbono ao sistema. b) a pressão no sistema for reduzida. c) for adicionada uma quantidade de monóxido de carbono ao sistema. d) for retirada uma quantidade de gás oxigênio do sistema. e) o sistema for colocado em um recipiente de menor volume. Questão 30 - (UEFS BA/2016)

A dissolução do cloreto de cobalto(II), CoCl2(s), em ácido clorídrico, HCl(aq), leva à formação do sistema em equilíbrio químico representado pela equação química reversível. À temperatura ambiente, a coexistência de íons , de cor rosa, com íons , de cor azul, confere a solução uma coloração violeta. Entretanto, considerando o princípio de Le Chatelier, quando o equilíbrio químico é perturbado por fatores, como adição ou remoção de um reagente ou produto, variação da temperatura ou da pressão, o equilíbrio desloca-se até que um novo estado de equilíbrio seja estabelecido. A partir da análise das informações e da equação química, que representa o sistema em equilíbrio, é correto concluir: a) A reação química que ocorre no sentido direto, da esquerda para a direita, é exotérmica. b) A adição de íons cloreto no sistema em equilíbrio aumenta a concentração de íon . c) A retirada de moléculas de água do sistema em equilíbrio aumenta a intensidade da cor rosa. d) O aquecimento do sistema em equilíbrio favorece a formação do íon que torna a solução azul. e) O aumento da pressão sobre o sistema em equilíbrio químico favorece a formação de íons cloreto. Questão 31 - (UEMG/2016) Zuenir Ventura, em sua crônica "Bonito por Natureza", coloca o seguinte texto sobre a Gruta do Lago Azul.

2 22 6 4 2Co(H O) (aq) 4Cl (aq) CoCl (aq) 6H O(l) H 0

Rosa Azul

24

+ − → −←+ + ∆ >

)aq()OH(Co 262+ )aq(CoCl2

4−

)aq()OH(Co 262+

Page 13: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

“O passeio vale todos os sacrifícios, se é que se pode falar assim. Porque o espetáculo de descida é quase alucinógeno: é um milagre que aquelas estalactites da finura de agulha que descem do teto da gruta possam se sustentar como se fossem gotas interrompidas.”

VENTURA, 2012, p. 127. A equação química que mostra a formação das estalactites está representada a seguir.

Ca2+(aq) + 2 HCO3–( aq) CaCO3(s) + CO2(g) + H2O(l)

É CORRETO afirmar que a formação das estalactites é favorecida na seguinte condição: a) Evaporação constante da água. b) Diminuição da concentração de íons Ca2+. c) Retirada de íons de bicarbonato. d) Abaixamento da temperatura no interior da caverna. TEXTO: 5 - Comum à questão: 32 Ésteres são usados em indústrias de alimentos porque podem atribuir diferentes sabores e aromas aos produtos artificiais. São compostos orgânicos produzidos por meio das reações entre ácidos carboxílicos e álcoois, denominadas reações de esterificação. Por exemplo, na obtenção da essência que confere o sabor de maçã verde às balas e gomas de mascar, reagimos o ácido etanoico com butan-1-ol:

CH3–COOH(l) + HO–CH2–CH2–CH2–CH3(l) ácido etanoico butan-1-ol

CH3–COO–CH2–CH2–CH2–CH3(l) + H2O(l) < 0

etanoato de n-butila Questão 32 - (FATEC SP/2016) A reação de esterificação é uma reação reversível; portanto, em um sistema fechado, atinge-se o equilíbrio químico. A produção da essência de maçã-verde pode ser favorecida pelo deslocamento desse equilíbrio por meio a) da diminuição da concentração do butan-1-ol. b) do aumento da concentração do ácido etanoico. c) da adição de um catalisador. d) do aumento da temperatura. e) do aumento da pressão. Questão 33 - (UCS RS/2016) O nitrogênio é um elemento químico essencial à vida. Ele está presente nas células humanas, principalmente fazendo parte de moléculas como proteínas e ácidos nucleicos. Dos processos que ocorrem dentro do ciclo do nitrogênio, há a redução de nitratos a outras formas nitrogenadas, como nitrogênio molecular e monóxido de dinitrogênio, em menor proporção. Esse processo, conhecido como desnitrificação, é realizado por algumas espécies de bactérias em ambiente anaeróbico. O monóxido de dinitrogênio, ao atingir a estratosfera, sofre oxidação sob a ação da radiação solar, transformando-se em monóxido de nitrogênio. Este, por sua vez, reage com o ozônio formando dióxido de nitrogênio e gás oxigênio, de acordo com a seguinte equação química:

NO (g) + O3 (g) NO2 (g) + O2 (g)

→←

→← H∆

→← 0H <∆

Page 14: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Como consequência dessa reação, tem-se a destruição da camada de ozônio que atua bloqueando os raios ultravioleta. Na reação descrita acima, a) os reagentes e produtos formam um sistema heterogêneo. b) o aumento de pressão sobre o sistema deslocará o equilíbrio para a esquerda. c) o equilíbrio não é afetado pela diminuição da concentração de monóxido de nitrogênio. d) uma diminuição da temperatura do sistema deslocará o equilíbrio para a direita. e) a adição de um catalisador deslocará o equilíbrio do sistema para a direita. Questão 34 - (UDESC SC/2016) A ideia de equilíbrio químico foi proposta pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essai de Estatique Chimique, em 1803. Basicamente, diz-se que uma reação química está em equilíbrio quando a proporção entre reagentes e produtos se mantém constante ao longo do tempo. Considerando o conceito de equilíbrio químico, assinale a alternativa correta. a) Para a reação em equilíbrio 2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g) a 1000K, o valor da constante de equilíbrio é 0,215 quando PSO2 = 0,660 atm, PO2 = 0,390 atm e PSO3 = 0,0840 atm. b) No equilíbrio químico entre íons cromato e dicromato em meio aquoso, 2 CrO4

2–(aq) + 2 H+(aq) Cr2O72–(aq) + H2O(l), a adição de hidróxido de sódio irá privilegiar a formação

de íons dicromato em solução. c) Considerando a equação química que descreve o processo industrial para a síntese de amônia (processo Haber-Bosch): N2(g) + 3H2(g) 2 NH3(g), é possível afirmar que uma vez aumentada a pressão do sistema pela injeção de um gás inerte ou compressão do sistema, o equilíbrio químico é deslocado no sentido de formação dos produtos. d) Os valores de Ka em meio aquoso para os ácidos cloroso e nitroso são 1,0 10–2 e 4,3 10–4, respectivamente. Com base nestes dados é possível afirmar que o pH de uma solução de HClO2 será maior que o de uma solução de HNO2, considerando soluções com concentrações idênticas. e) A adição de um catalisador a um sistema em equilíbrio altera o valor numérico de sua constante, pois reduz sua energia de ativação. Questão 35 - (UNESP SP/2016) O metanol, CH3OH, é uma substância de grande importância para a indústria química, como matéria-prima e como solvente. Esse álcool é obtido industrialmente pela reação entre os gases CO e H2, conforme a equação:

CO (g) + 2H2 (g) CH3OH (g) = –103 kJ/mol de metanol Para realizar essa reação, os gases reagentes, misturados na proporção estequiométrica e em presença de catalisador (geralmente prata ou cobre), são comprimidos a 306 atm e aquecidos a 300 ºC. Nessas condições, o equilíbrio apresenta um rendimento de 60% no sentido da formação de metanol. Escreva a expressão da constante Kp desse equilíbrio e explique o papel do catalisador na reação entre os gases CO e H2. Com base no princípio de Le Chatelier, justifique a importância da compressão desses gases para a produção de metanol e explique o que aconteceria com o rendimento do equilíbrio no sentido da formação de metanol, caso a reação ocorresse em temperaturas superiores a 300 ºC.

→←

→←

→←

× ×

→← H∆

Page 15: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 36 - (UNIFOR CE/2016) O processo conhecido como Haber-Bosch de produção de amônia envolve a seguinte reação reversível, a uma dada T e P sem uso de catalisador:

N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g) = –286 kJ Deseja-se alterar o equilíbrio de maneira a beneficiar a produção de amônia. Pode-se realizar esta modificação no processo através a) do aumento da temperatura e de redução da pressão. b) do aumento da temperatura e do aumento da pressão. c) da redução da temperatura e de redução da pressão. d) da redução da temperatura e do aumento da pressão. e) da redução da temperatura e da adição de catalisador. Questão 37 - (UNIPÊ PB/2016) Em um alto forno siderúrgico, a redução de óxido de ferro III se deve ao monóxido de carbono, CO(g), de acordo com a e quação química representada, resumidamente pelo sistema em equilíbrio químico.

Fe2O3(s) + 3CO(g) 2Fe(s) + 3CO2(g)

Levando-se em consideração essas informações sobre a redução do óxido de ferro III e os conceitos relacionados ao equilíbrio químico, é correto afirmar: 01) A variação de pressão nos altos fornos siderúrgicos não causa alteração no rendimento de ferro no processo de redução. 02) O contato insuficiente entre o monóxido de carbono e o óxido de ferro III impede que a reação de redução se complete. 03) A adição ou retirada de Fe2O3(s) nos altos fornos altera a velocidade do processo de redução do ferro. 04) A variação do aquecimento dos altos fornos não interfere na reação de redução do minério de ferro. 05) O aumento da concentração de CO2(g) diminui a concentração de monóxido de carbono. TEXTO: 6 - Comum à questão: 38 O anel derivado de açúcar presente nos nucleotídeos do RNA pode ser visto como formado a partir da reação de ciclização da D-ribose, conforme esquema a seguir.

Questão 38 - (ESCS DF/2015) Se a reação de ciclização da D-ribose for exotérmica, então um aumento de temperatura causará a) um aumento da velocidade da reação e o deslocamento do equilíbrio na direção dos produtos. b) uma diminuição da velocidade da reação e o deslocamento do equilíbrio no sentido do reagente.

→← fH∆

24,8kJºH −=∆

Page 16: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

c) uma diminuição da velocidade da reação e o deslocamento do equilíbrio no sentido dos produtos. d) um aumento da velocidade da reação e o deslocamento do equilíbrio na direção do reagente. Questão 39 - (UCS RS/2015) O oxigênio presente no ar atmosférico, ao chegar aos pulmões, entra em contato com a hemoglobina (Hem) do sangue, dando origem à oxiemoglobina (HemO2), que é responsável pelo transporte de O2 até as células de todo o organismo. O equilíbrio químico que descreve esse processo pode ser representado simplificadamente pela equação química abaixo.

Hem (aq) + O2 (g) ↔ HemO2 (aq) À medida que uma pessoa se desloca para locais de __________ altitude, a quantidade e a pressão parcial de O2 no ar vai __________ e esse equilíbrio vai se deslocando para a __________. Em função disso, a pessoa sente fadiga e tontura, e pode até morrer em casos extremos. O corpo tenta reagir produzindo mais hemoglobina; esse processo, porém, é lento e somente se conclui depois de várias semanas de “ambientação” da pessoa com a altitude. É interessante notar que os povos nativos de lugares muito altos, como o Himalaia, desenvolveram, através de muitas gerações, taxas de hemoglobina mais elevadas que a dos habitantes à beira-mar. Esse fenômeno proporciona uma boa vantagem, por exemplo, aos jogadores de futebol da Bolívia, em relação aos seus adversários estrangeiros, quando disputam uma partida na cidade de La Paz, a mais de 3.600 m de altitude. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente, as lacunas acima. a) maior – aumentando – esquerda b) maior – diminuindo – esquerda c) menor – diminuindo – esquerda d) menor – diminuindo – direita e) maior – aumentando – direita Questão 40 - (UECE/2015) Ao que tudo indica, as lentes fotossensíveis foram inventadas nos laboratórios da empresa Corning Glass Works Inc. em 1996. Elas têm a propriedade de escurecer na presença do sol e retornar às condições primitivas em ambiente coberto. Atente para os seguintes fenômenos: I. deslocamento do equilíbrio; II. reação de oxidorredução; III. efeito fotoelétrico; IV. efeito termoiônico; V. ação de indicador. Correspondem a fenômenos que ocorrem nas lentes fotossensíveis somente os itens a) II e IV. b) I e II. c) IV e V. d) III e V. Questão 41 - (UERJ/2015) O craqueamento é uma reação química empregada industrialmente para a obtenção de moléculas mais leves a partir de moléculas mais pesadas. Considere a equação termoquímica abaixo, que representa o processo utilizado em uma unidade industrial para o craqueamento de hexano.

Page 17: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

H3C – CH2 – CH2 – CH2 – CH2 – CH3 (g) H3C – CH2 – CH2 – CH3 (g) + H2C = CH2 (g) ∆H > 0

Em um experimento para avaliar a eficiência desse processo, a reação química foi iniciada sob temperatura T1 e pressão P1. Após seis horas, a temperatura foi elevada para T2, mantendo-se a pressão em P1. Finalmente, após doze horas, a pressão foi elevada para P2, e a temperatura foi mantida em T2. A variação da concentração de hexano no meio reacional ao longo do experimento está representada em:

a)

b)

c)

d)

Questão 42 - (UERN/2015) Considerando o seguinte equilíbrio químico: Mg(OH)2 (s) ↔ Mg+2 (aq) + 2 OH– (aq) ∆H = –40 kJ/mol, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Trata-se de um equilíbrio heterogêneo. ( ) Se aumentar a concentração de hidróxido de magnésio, o equilíbrio será deslocado para direita. ( ) Aumentando a pressão do sistema, o equilíbrio será deslocado para a esquerda. ( ) Aumentando a concentração de íons magnésio, a reação será deslocada para a direita. ( ) Diminuindo a temperatura do sistema, a reação será deslocada para a direita. A sequência está correta em a) F, V, F, V, F. b) V, F, F, V, V.

→←

Page 18: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

c) V, V, V, F, F. d) V, F, V, F, V. Questão 43 - (Unievangélica GO/2015) A síntese da amônia (NH3) foi desenvolvida pelo químico alemão Fritz Haber (1868-1934), utilizando um sistema fechado, pela seguinte reação química:

N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g) ∆H = –46,1 kJ/mol No princípio de deslocamento de equilíbrio, de acordo com as Leis de Le Chatelier, o aumento na produção de gás amoníaco (NH3) é otimizado a) pela retirada de gás amoníaco do sistema. b) pela diminuição da pressão do sistema. c) pelo aumento da temperatura do sistema. d) pela diminuição da concentração de gás nitrogênio do sistema. Questão 44 - (UNIFICADO RJ/2015) No tratamento da água e efluentes, a limpeza de uma piscina, por meio do ajuste do pH da água, é realizada através da adição do sulfato de alumínio por apresentar baixa toxicidade. Sua adição faz com que as partículas mais densas que a água, por ação da gravidade, sofram decantação. O sulfato de alumínio, por ser muito solúvel em água, possui constante do produto de solubilidade (Kps) igual a 1 x 10–30 M5, a 25ºC.

Al2(SO4)3 2 Al+3 + 3 SO4–2

Levando em conta a sua reação de dissociação apresentada acima, ao adicionarmos sulfato de sódio a uma solução saturada de sulfato de alumínio, o equilíbrio da reação a) é deslocado para esquerda, diminuindo, assim, a solubilidade do sal, resultando na sua precipitação. b) é deslocado para esquerda e seu Kps aumenta. c) é deslocado para direita e seu Kps diminui. d) é deslocado para direita, porém haverá precipitação do sal. e) não se desloca por se tratar de mesmo ânion. Questão 45 - (UNIFOR CE/2015) Considere as seguintes reações: (1) N2 (g) + 3 H2 (g) 2 NH3 (g), K = 0,105 (2) H2 (g) + I2 (g) 2 HI (g), K = 50 Comparando as duas reações acima, analise as afirmações a seguir. I. Na reação 1, a reação direta é favorecida, enquanto que, na reação 2, a reação inversa é favorecida. II. A adição de H2 (g) nas reações 1 e 2 irá favorecer as reações inversas 1 e 2. III. Um aumento de pressão irá favorecer a reação direta na reação 1 e a reação inversa na reação 2. IV. Na reação 1, a reação inversa é favorecida, enquanto que, na reação 2, a reação direta é favorecida. V. A adição de H2 (g) nas reações 1 e 2 irá favorecer as reações diretas 1 e 2.

→←

→←

→←

Page 19: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

É correto apenas o que se afirma em: a) I e II. b) III e IV. c) IV e V. d) I, II e III. e) I, III e V. Questão 46 - (ACAFE SC/2015) Dado o equilíbrio químico abaixo e baseado nos conceitos químicos é correto afirmar, exceto:

2NO2(g) + 7H2(g) 2NH3(g) + 4H2O(g) > 0 a) A presença de um catalisador altera a constante de equilíbrio. b) Adicionando H2 o equilíbrio é deslocado para a direita. c) Diminuindo a pressão do sistema o equilíbrio é deslocado para a esquerda. d) Diminuindo a temperatura do sistema o equilíbrio é deslocado para a esquerda. Questão 47 - (FPS PE/2015) Um dos sistemas-tampão utilizado para manter o pH do sangue envolve principalmente o seguinte equilíbrio: CO2(g) + H2O(l) (aq) + H+(aq). Quando o pH do sangue está abaixo do intervalo normal, temos a condição de acidose; enquanto, se estiver acima, temos a alcalose. Ainda, durante exercícios físicos, o CO2 é produzido rapidamente nos tecidos musculares, enquanto, na respiração rápida e profunda, denominada hiperventilação, o CO2 é exalado muito rapidamente do organismo. Sobre este equilíbrio químico e seus efeitos fisiológicos, podemos afirmar que: a) exercícios físicos intensos causam alcalose. b) a hiperventilação causa acidose. c) o aumento da concentração de hidrogenocarbonato no sangue aumenta o seu pH. d) respirar uma atmosfera rica em CO2 produz alcalose. e) a equação química representada no equilíbrio não está balanceada. Questão 48 - (IFGO/2015) Até o final do século XIX, o nitrogênio era obtido a partir de sais, como o NaNO3, ou de excrementos de aves. Ele reage com o gás hidrogênio para formar a amônia, um dos principais produtos comercializados no mundo. À temperatura ambiente, no entanto, a reação é muito lenta, influenciando no seu rendimento.

N2 (g) + 3 H2 (g) 2 NH3 (g) = – 92,2 KJ/mol Assinale a alternativa que apresenta uma solução que aumentaria a produção da amônia: a) Aumentar o volume do sistema. b) Diminuir a concentração de gás hidrogênio. c) Diminuir a pressão. d) Aumentar a temperatura. e) Diminuir a temperatura. Questão 49 - (PUC Camp SP/2015) O equilíbrio químico da amônia, NH3, em solução aquosa, está representado a seguir:

NH3(g) + H2O(l) NH4+ (aq) + OH– (aq)

↔ H∆

→←

−3HCO

−3HCO

↔ o)Cº25(fH∆

→←

Page 20: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

A liberação de gás amônia ocorrerá com maior intensidade quando a essa solução for adicionado I. NH4Cl (aq). II. FeCl3 (aq). III. NaOH (aq). Está correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. Questão 50 - (UFU MG/2015) O oxigênio que entra nos pulmões durante a respiração irá se ligar à hemoglobina (Hb) segundo o equilíbrio:

Hb + O2 HbO2 Todavia, quando uma pessoa é submetida a um local cuja concentração de CO (monóxido de carbono) é elevada, o equilíbrio químico se altera, pois a molécula de monóxido de carbono tem afinidade pela hemoglobina cerca de 150 vezes maior que o oxigênio, motivo pelo qual é tóxica. A toxidez do CO pode ser atribuída a) ao seu potencial venenoso e à sua capacidade em se ligar com a hemoglobina, alterando o equilíbrio no sentido de decomposição do HbCO. b) ao deslocamento de equilíbrio no sentido da formação do HbO2, pois a quantidade de oxigênio disponível diminui. c) à formação da molécula de HbO2, que é mais estável do que a molécula de HbCO, devido à concentração elevada do monóxido. d) à sua competição com o oxigênio para se ligar à hemoglobina, se o ar inspirado tiver considerável conteúdo de monóxido. Questão 51 - (Unimontes MG/2015)

O aumento da quantidade de CO2 no meio, em função da emissão de poluentes atmosféricos, provocará, no equilíbrio da reação, o seguinte impacto: a) O equilíbrio não se alterará, pois a fotossíntese é um fenômeno natural. b) A reação não ocorrerá, devido ao grau de poluição do gás carbônico. c) O aumento do CO2 será favorecido com o aumento da temperatura. d) A reação será favorecida no sentido direto para formação de glicose.

Page 21: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 52 - (UNITAU SP/2015) Foram preparadas várias soluções aquosas em alta concentração, codificadas como solução A (SO3), solução B (NaCl), solução C (CaO), solução D (NH4Cl) e solução E (HCl). Também foram preparadas duas soluções diferentes, cada uma com os compostos químicos descritos nas equações de equilíbrio (I) e (II) abaixo, com valores da constante de equilíbrio K = 4,8 x 10–4 e K = 4,6 x 103, respectivamente. Assinale a alternativa que relaciona em sequência as cores das soluções dos equilíbrios (I) e (II), e das misturas resultantes do equilíbrio (II)+solução A, equilíbrio (I)+solução B, equilíbrio (II)+solução C, equilíbrio (II)+solução D e equilíbrio (I)+solução E. [Co(H2O)6]2+ (aq) + 4 Cl– (aq) [CoCl4]2– (aq) + 6 H2O(l) (I) Cor rosa Cor azul 2 CrO4

2– (aq) + 2 H+ (aq) Cr2O72– (aq) + H2O(l) (III)

Cor amarela Cor laranja a) Rosa, laranja, laranja, azul, amarelo, laranja e azul. b) Azul, amarela, azul, laranja, amarelo, laranja e rosa. c) Rosa, laranja, amarela, rosa, amarelo, laranja e azul. d) Azul, laranja, laranja, azul, amarelo, amarelo e rosa. e) Rosa, laranja, laranja, azul, laranja, amarelo e azul. Questão 53 - (FCM PB/2015) A síntese da amônia (Processo Haber-Bosch) é largamente empregada em escala industrial, onde os parâmetros, pressão, temperatura e catalisador, são idealmente ajustados a fim de maximizar o processo, representado pela equação:

N2 (g) + 3 H2 (g) 2 NH3 (g) = – 92,2 kJ Com relação ao processo de síntese da amônia, analise as afirmativas abaixo. I. A utilização de um catalisador tem por objetivo aumentar a energia de ativação do processo. II. Um aumento da pressão do sistema promove um aumento na produção de amônia. III. O aumento da temperatura do sistema leva a um aumento da constante de equilíbrio da reação. Está (ão) correta (s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II. e) III. Questão 54 - (PUC MG/2015) O pH do sangue humano deve ficar entre 7,35 e 7,45. O equilíbrio químico abaixo ajuda a manter esse valor.

CO2 + H2O H+ + HCO3–

As crises de ansiedade levam geralmente as pessoas a respirarem muito rapidamente acarretando uma perda maior de dióxido de carbono pelos pulmões. É CORRETO afirmar que essa perda: a) desloca o equilíbrio para o lado direito. b) aumenta o pH do sangue.

→←

→←

ºH∆

→←

Page 22: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

c) aumenta a acidez do sangue. d) pode ser compensada pela injeção de uma solução de NaOH. Questão 55 - (PUC MG/2015) Considere o seguinte equilíbrio:

H3O+(aq) + Cl–(aq) H2O(l) + HCl(g) = –75 kJ mol–1 É INCORRETO afirmar: a) Quando é adicionada uma pequena quantidade de íons hidrônio, o equilíbrio é deslocado para a direita. b) Se a pressão total é aumentada, o equilíbrio é deslocado para a esquerda. c) Se a temperatura diminui, o equilíbrio é deslocado para a direita. d) Quando é retirada uma pequena quantidade de ácido clorídrico, o equilíbrio é deslocado para a esquerda. Questão 56 - (UDESC SC/2015) Assinale a alternativa correta considerando a equação química que representa a reação em equilíbrio em meio aquoso:

2 IO3–(aq) + 10Br–(aq) + 12 H+ (aq) I2(s) + 5 Br2(aq) + 6 H2O(l) K = 1 1019

a) A reação não pode acontecer no sentido direto, pois são formados dois halogênios, I2(s) e Br2(aq), ambos oxidantes. b) O aumento do pH do meio reacional desloca o equilíbrio para produção de mais iodo molecular sólido, Br2(aq) e água. c) A equação representa a reação de redução do íon iodato por brometo em meio ácido, gerando iodo molecular sólido, bromo molecular aquoso e água. A alta constante de equilíbrio indica que a reação tem uma tendência a estar majoritariamente deslocada para os produtos. d) A reação não está em equilíbrio, ou seja, se processa apenas em um único sentido, pois a constante de equilíbrio é muito elevada. e) A adição de iodo sólido ao sistema em equilíbrio desloca o equilíbrio para a esquerda, diminuindo o pH do meio reacional. Questão 57 - (ENEM/2015) Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razão, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabeça, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade física em altitudes elevadas. Nessas condições, ocorrerá uma diminuição na concentração de hemoglobina oxigenada (HbO2) em equilíbrio no sangue, conforme a relação:

Hb (aq) + O2 (aq) HbO2 (aq) Mal da montanha. Disponível em: www.feng.pucrs.br.

Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado). A alteração da concentração de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a) a) elevação da pressão arterial. b) aumento da temperatura corporal. c) redução da temperatura do ambiente. d) queda da pressão parcial de oxigênio. e) diminuição da quantidade de hemácias.

→←

0H∆

×

Page 23: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 58 - (PUC GO/2015) Analise o seguinte trecho:

“Não desejava, entretanto, cavar rio e terra para achar pepitas de ouro.” (GONÇALVES, David. Sangue verde.

São Paulo: Sucesso Pocket, 2014. p. 114-115.) O cianeto de sódio (NaCN) é muito utilizado na extração do ouro. Ele facilita a oxidação do ouro e a sua solubilização. Para evitar a liberação de ácido cianídrico (HCN), que é um gás muito tóxico, essa etapa do processo é feita em meio alcalino. Uma provável reação para essa etapa é descrita a seguir:

4Au + 8NaCN + O2 + 2H2O 4NaAu(CN)2 + 4NaOH Em seguida, a recuperação do ouro (redução) é feita por precipitação através da adição de zinco em pó. Assinale a única alternativa correta com relação às afirmações anteriormente expostas: a) O zinco funciona como um agente oxidante. Pode-se então dizer que seu potencial de redução será menor que o do ouro. b) O aumento da concentração de OH– desloca para a direita o equilíbrio da reação:

HCN H+ + CN–. c) Considerando-se apenas o potencial padrão de redução, o cobre não pode ser usado como substituto do zinco. Dados: potencial padrão de redução do

Cu2+/Cu é de 0,34V e do Au3+/Au de 1,50V. d) A partir da reação dada, pode-se afirmar que com 122,5 mg de NaCN é possível formar 680 mg de NaAu(CN)2. Questão 59 - (PUC GO/2015) XX Os Homens nesta manhã de sangrenta primavera parecem não mais saber o que nunca souberam, que a Vida é para sempre sã ou demente tão de repente tão de repente!

(VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade. Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 108.)

O segundo verso do texto faz lembrar o sangue, que é formado por diversos tipos de células, classificadas em três grandes grupos: glóbulos brancos, hemácias e plaquetas. O sangue é essencial à manutenção da vida animal. Isto porque ele é o responsável pelo transporte de oxigênio do pulmão até as células e pelo transporte do CO2 das células até os pulmões. Esse transporte é feito através da hemoglobina (Hb) presente no sangue conforme o seguinte equilíbrio:

Hb + O2 HbO2

Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir:

Page 24: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

I. O sangue, por ser uma solução tampão, não sofrerá alteração de pH, mesmo com a adição de grande quantidade de ácidos ou de bases. II. O sangue tem pH em torno de 7, e o suco gástrico, em torno de 2. Isso significa uma diferença de concentração de íons hidrônio na ordem de 105. III. Ao se subir a montanha Everest, a mudança na pressão atmosférica resulta no deslocamento da reação da hemoglobina com o oxigênio para a esquerda. IV. O CO2 proveniente da respiração celular pode reagir com a água antes de ser transportado pela hemoglobina e ser transformado em íons hidrônio e carbonato (CO3

2–). A geometria molecular desse ânion é piramidal. Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos: a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. Questão 60 - (USF SP/2015) A respiração de monóxido de carbono (CO) pode levar o indivíduo à morte em virtude de essa substância conseguir reação preferencial à hemoglobina em relação ao gás oxigênio. A própria oxihemoglobina (HbO2) pode ser transformada em carboxihemoglobina (HbCO) conforme equilíbrio apresentado a seguir:

HbO2(aq) + CO(g) HbCO(aq) + O2(g) Kc (a 37 ºC) = 200 Os principais sintomas apresentados para a respiração de monóxido de carbono são sonolência e fraqueza. Desmaios podem também ocorrer e, caso a pessoa se mantenha no local, é possível que venha a falecer se continuar respirando esse óxido. A respeito do equilíbrio apresentado e das substâncias envolvidas, julgue os itens a seguir.

Dado valor de numero atômico do oxigênio: 8. I. O monóxido de carbono, pelo fato de ser formado por não metais, é um óxido ácido. II. O alto valor de Kc na temperatura de 37 ºC indica que a formação dos produtos é favorecida nesse equilíbrio. III. Em um sistema fechado, o aumento da pressão não iria deslocar o equilíbrio estabelecido para nenhum dos lados. IV. Quanto maior a concentração de monóxido de carbono, maior será a tendência do equilíbrio se manter para a esquerda. V. O gás oxigênio é uma substância simples que atinge o octeto através de uma ligação simples entre dois átomos desse elemento. Dentre os itens apresentados, são corretos a) apenas I, II e III. b) apenas IV e V. c) apenas II, III e IV. d) apenas I, II e V. e) apenas II e III.

Page 25: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 61 - (USF SP/2015) O equilíbrio químico apresentado a seguir pode ocorrer em nosso organismo, porém é muito comum na fabricação de gás cloro.

4 HCl(g) + O2(g) 2 H2O(g) + 2 Cl2(g) Trata-se de uma reação levemente exotérmica no sentido (1) e quando ocorre nos seres humanos indica, entre outras doenças, gastrite e refluxo. Ocorre comumente quando engolimos ar, sendo que é necessário evitar tal ação para impedir a formação de gás cloro que pode trazer malefícios ao sistema digestivo. A respeito das interferências que podem ser causadas nesse equilíbrio químico são realizadas as seguintes afirmações: I. Aumento na temperatura favoreceria o sentido (1). II. Diminuição no volume do sistema favoreceria o sentido (1). III. Como se trata de substâncias gasosas, a modificação da pressão não interferiria no equilíbrio químico do sistema. IV. A entrada de O2(g) no sistema é prejudicial, pois formaria mais ácido clorídrico que é corrosivo e acentuaria a gastrite. V. A adição de água no sistema desloca o equilíbrio no sentido (2) facilitando a formação e consequente retirada de gás oxigênio. Das afirmações apresentadas são corretas a) apenas I, II e IV. b) apenas I, III e V. c) apenas II e III. d) apenas II e V. e) apenas I e V. Questão 62 - (FCM MG/2014) Em uma dada temperatura, foram colocados 50,0 mols do gás colorido NO2, em um balão de 10 litros. O gás dimeriza, produzindo um gás incolor (N2O4), estabelecendo um estado de equilíbrio, num processo exotérmico. O gráfico ilustra o sistema descrito, a 300 K.

Analisando o gráfico, assinale a afirmativa FALSA: a) A concentração do gás colorido – NO2(g) – no equilíbrio é de 1,0 mol.L–1. b) O valor da constante de equilíbrio, a 300K, para o sistema químico, é igual a 2. c) A intensidade da cor diminui, no estado de equilíbrio, com um resfriamento do sistema. d) Um balão menor, conservando-se as mesmas condições anteriores, ficaria mais colorido. Questão 63 - (UNISA SP/2014) A produção industrial de ácido sulfúrico ocorre em um processo que se inicia com a oxidação do enxofre em ambiente de ar seco, produzindo SO2. Este, por sua vez, é oxidado em presença de um catalisador, o pentóxido de vanádio (V2O5), formando SO3. Finalmente, o

Page 26: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

SO3 é combinado com água formando H2SO4, em uma reação reversível. Esse processo produz o ácido sulfúrico com uma concentração de 95%, que pode ser aumentada. As reações exotérmicas que ocorrem no processo podem ser representadas pelas equações a seguir:

S(s) + O2(g) SO2(g)

SO2(g) + O2(g) SO3(g)

SO3(g) + H2O(g) H2SO4(aq) De acordo com o exposto, o aumento da concentração final de ácido sulfúrico ocorre quando há a) trabalho com pressões reduzidas. b) aumento da temperatura do processo. c) redução do volume do sistema. d) aumento da quantidade de pentóxido de vanádio. e) realização do processo em sistema fechado. Questão 64 - (UDESC SC/2014) Para a reação em equilíbrio N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g) ∆H = –22 kcal; assinale a alternativa que não poderia ser tomada para aumentar o rendimento do produto. a) Aumentar a concentração de H2 b) Aumentar a pressão c) Aumentar a concentração de N2 d) Aumentar a temperatura e) Diminuir a concentração de NH3 Questão 65 - (UECE/2014) O fluoreto de hidrogênio é amplamente utilizado na produção de gases de refrigerantes, criolita, agrotóxicos, detergentes, teflon e, ainda, na purificação de minérios, na alquilação da gasolina e no enriquecimento do urânio. O desafio da indústria química é otimizar sua produção a partir de uma reação de tetrafluoreto de silício e vapor d’água, que produz, além do fluoreto de hidrogênio gasoso, o dióxido de silício. Para atingir esse fim, a indústria está interessada em a) aumentar a pressão sobre o sistema. b) introduzir um catalisador. c) diminuir a concentração de dióxido de silício. d) diminuir o volume de hexafluoreto de silício. Questão 66 - (UEFS BA/2014)

PCl5(g) PCl3(g) + Cl2(g) Muitas reações químicas começam e continuam até o consumo total de, no mínimo, um dos reagentes. Mas há reações que se estabilizam quando ainda existem reagentes disponíveis. Nesses casos, a reação atingiu um estado de equilíbrio químico. Considerando-se essas possibilidades, aquecendo-se 4,0mol de pentacloreto de fósforo, PCl5 (g), em um recipiente fechado, com capacidade de 4L, o estado de equilíbrio é atingido quando esse gás é 40% dissociado em tricloreto de fósforo, PCl3(g), e cloro, Cl2(g), à determinada temperatura. A partir dessas informações e com base no princípio de Le Chatelier, é correto afirmar: a) O valor numérico da constante de equilíbrio na dissociação do pentacloreto de fósforo é 0,62molL–1.

→←

21 →

→←

→←

Page 27: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

b) A adição de cloro ao sistema em equilíbrio diminui a concentração de PCl5(g), e um novo estado de equilíbrio é estabelecido. c) O resfriamento do recipiente de reação produz aumento das concentrações de PCl3(g) e de Cl2(g). d) A concentração de PCl5(g) no equilíbrio químico é 1,2molL–1. e) A adição de 1,0mol de PCl5(g) ao sistema implica aumento das concentrações de PCl3(g) e de Cl2(g), que, no novo estado de equilíbrio químico, são iguais a 0,5molL–1. Questão 67 - (PUC SP/2014) Foram feitas algumas afirmações a respeito do equilíbrio químico da combustão do monóxido de carbono.

2 CO(g) + O2(g) 2 CO2(g) ∆H = –566 kJ I. Ao substituir ar atmosférico por oxigênio puro, mantendo-se a mesma temperatura, a constante de equilíbrio dessa reação aumenta. II. O catalisador presente nos escapamentos automotivos aumenta o valor da constante de equilíbrio dessa reação. III. O valor da constante de equilíbrio dessa reação aumenta com a diminuição da temperatura. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões) a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. Questão 68 - (UDESC SC/2014) Fotossíntese é o processo físico-químico pelo qual plantas, algas e algumas espécies de bactérias convertem energia luminosa em energia química, pela absorção de dióxido de carbono e água do ambiente ao seu redor transformando-os em compostos orgânicos (carboidratos) e, paralelamente, gerando gás oxigênio. O processo da fotossíntese pode ser quimicamente descrito pela reação química em equilíbrio:

6 CO2(g) + 6 H2O(l) C6H12O6(s) + 6 O2(g) ∆H0 = 2801,69 kJ/mol Com base nestes dados, assinale a alternativa correta. a) Caso um catalisador atue neste processo químico haverá um aumento na produção de O2 e carboidrato, uma vez que a velocidade da reação aumentará. b) O aumento da pressão no sistema acima acarretará uma maior produção de gás oxigênio e de carboidrato. c) Se, por alguma razão, a concentração de C6H12O6 for reduzida, o equilíbrio químico será deslocado no sentido de formação dos reagentes, segundo o princípio de Le Chatelier. d) Baseado na reação acima, o processo da fotossíntese pode contribuir para o desequilíbrio climático, fruto do aquecimento global, pois o dióxido de carbono é um dos gases responsáveis pelo chamado efeito estufa. e) O aumento da temperatura deslocará o equilíbrio químico, em questão, no sentido de formação dos produtos, pois a reação é endotérmica. Questão 69 - (UNISC RS/2014) A síntese da amônia [NH3 (g)] ocorre através da reação de equilíbrio apresentada a seguir

Page 28: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g) ∆H = –91,8 kJ O único fator que causa diminuição do rendimento na obtenção da amônia é a) a adição de N2(g) ao sistema. b) a adição de H2(g) a reação. c) o aumento da temperatura da reação. d) o aumento da pressão sobre o sistema reacional. e) a diminuição da temperatura do processo. Questão 70 - (UFAL/2014) A amônia é um dos compostos de maior importância do mercado, muito usado em refrigeração, na agricultura como fertilizante na forma de uréia, em produtos de limpeza e em solução aquosa se comporta como uma base. É um gás tóxico quando inalado. Recentemente, houve um vazamento de amônia em um frigorífico de peixes em Santa Clara D’Oeste, no estado de São Paulo, causando intoxicação em vários funcionários por inalação de amônia. A fabricação da amônia representa uma boa ilustração para os princípios do equilíbrio químico. Dada a equação N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g), qual das alterações seguintes fará variar a constante de equilíbrio? a) Adição de catalisador. b) Aumento da concentração de NH3(g). c) Aumento de temperatura. d) Aumento da pressão. e) Aumento da concentração de N2(g). Questão 71 - (UNITAU SP/2014) A queima de combustíveis derivados do petróleo vem causando um aumento na concentração de gases do efeito estufa, uma das principais razões do aquecimento global. Atualmente muitos países vêm investindo fortemente em energias alternativas, como o hidrogênio, pois seu conteúdo energético é elevado: a combustão completa de 1,0 kg de hidrogênio gera a mesma energia que a combustão completa de 1 galão de gasolina. Atualmente, o principal processo industrial em larga escala de produção de gás hidrogênio é conhecido como “reforma a vapor do metano”, e consiste em três reações químicas no estado gasoso, descritas abaixo. Responda os itens a seguir. (I) CH4 + H2O CO + 3H2 = +206 kJ.mol–1 (II) CO + H2O CO2 + H2 = –41 kJ.mol–1 (III) CH4 + 2H2O CO2 + 4H2 = +165 kJ.mol–1 a) Para obter alto rendimento nas três reações químicas acima, temperatura e pressão em cada uma delas devem ser mantidas em valores altos ou baixos? Por quê? b) Assuma que para a produção de 7 mols de gás hidrogênio pelo processo “reforma a vapor do metano” são gerados 2 mols de CO2. Em qual situação é gerada uma quantidade maior de CO2: a combustão completa de 1 galão de gasolina ou a produção de 1 kg de hidrogênio? Dados Fórmula química da gasolina: C8H18 1,0 galão = 3,78 litros Densidade de gasolina = 0,750 g.mL–1 Massas molares: H=1 g.mol–1; C=12 g.mol–1; O = 16 g.mol–1

←→

→←

→← H∆→← H∆

→← H∆

Page 29: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 72 - (ENEM/2014) A formação de estactites depende da reversibilidade de uma reação química. O carbonato de cálcio (CaCO3) é encontrado em depósitos subterrâneos na forma de pedra calcária. Quando um volume de água rica em CO2 dissolvido infiltra-se no calcário, o minério dissolve-se formando íons Ca2+ e HCO3

. Numa segunda etapa, a solução aquosa desses íons chega a uma caverna e ocorre a reação inversa, promovendo a liberação de CO2 e a deposição de CaCO3, de acordo com a equação apresentada.

Ca2+ (aq) + 2 HCO3– (aq) CaCO3 (s) + CO2 (g) + H2O (l) ∆H = +40,94 kJ/mol

KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. L.; WEAVER, R. C. Química geral e reações químicas. São Paulo: Cengage Learning, 2010 (adaptado).

Considerando o equilíbrio que ocorre a segunda etapa, a formação de carbonato será favorecida pelo(a) a) diminuição da concentração de íons OH– no meio. b) aumento da pressão do ar no interior da caverna. c) diminuição da concentração de HCO3

– no meio. d) aumento da temperatura no interior da caverna. e) aumento da concentração de CO2 dissolvido. TEXTO: 7 - Comum à questão: 73 Muitos materiais com que tomamos contato em nosso cotidiano raramente são substâncias puras, mas, sim, misturas de dois ou mais componentes. São divididas entre dois grandes grupos, as heterogêneas e as homogêneas, esta última também chamada de solução. As propriedades de uma solução não dependem apenas de seus componentes, mas também da proporção entre as quantidades desses componentes. Abaixo, temos a representação das reações de dois sais dissolvidos em meio aquoso.

Reação I: KCl(s) K+(aq) + Cl–(aq) Reação II: Li2CO3(s) 2 Li+(aq) + CO3

2–(aq) Questão 73 - (UNIUBE MG/2014) De acordo com as informações dadas, analise as seguintes afirmações: I) A dissolução de cloreto de potássio ocorre com absorção de calor. II) Se aumentarmos a temperatura da reação II, o equilíbrio será deslocado para a direita. III) Se diminuirmos a temperatura das duas reações, ocorre maior precipitação dos sais. IV) Ao serem dissolvidos em água, o carbonato de lítio causa um efeito coligativo maior que o cloreto de potássio. Estão CORRETAS as afirmações contidas em: a) I e IV, apenas b) I e III, apenas c) I, II e IV, apenas d) II, III e IV, apenas e) I, II, III e IV Questão 74 - (UNIUBE MG/2014) A amônia (NH3) é um gás extremamente irritante ao organismo humano, podendo causar sérias lesões e, dependendo da quantidade inalada, até o óbito. O processo atualmente mais utilizado para sua obtenção é o Haber-Bosch, que ocorre a altas pressões e temperaturas, segundo reação balanceada abaixo.

→←

→← 0H >∆→← 0H <∆

Page 30: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g) < 0 Reagiram-se 5g de gás nitrogênio com 5g de gás hidrogênio para formar a amônia. Com base na estequiometria da reação e nas informações dadas, é correto afirmar que: a) a reação ocorre com absorção de calor. b) o gás hidrogênio é o reagente limitante. c) a massa do reagente em excesso é de, aproximadamente, 1,0g. d) a decomposição da amônia é um processo exotérmico. e) aumentando-se a pressão do sistema, o equilíbrio é deslocado para a esquerda. Questão 75 - (PUC SP/2013) A conversão do tetróxido de dinitrogênio em dióxido de nitrogênio é representada pela seguinte equação:

Em um experimento didático, um aluno determinou as constantes de equilíbrio em função das pressões parciais (Kp) dessa reação, como ilustra a tabela. Tabela: Constantes de equilíbrio (Kp) para a reação p de dissociação do N2O4.

No relatório desse aluno sobre o experimento foram encontradas as seguintes afirmações: I. A 300 K, a pressão parcial do N2O4 é igual à pressão parcial do NO2. II. A coloração dos gases N2O4 e NO2 em equilíbrio dentro de um balão imerso em água em ebulição é mais escura que em um balão imerso em banho de gelo. III. Mantida a temperatura de 300 K, ao diminuir o volume do balão em que os gases NO2 e N2O4 se encontram em equilíbrio, obtém-se uma nova condição de equilíbrio com Kp < 1,0. IV. A reação de dissociação do N2O4 em NO2 é endotérmica. Estão corretas somente as afirmações a) I e III. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV. Questão 76 - (FAMECA SP/2013) A fenolftaleína é um indicador muito utilizado em laboratórios para diferenciar meios ácidos e básicos. A conversão entre as formas ionizada e não ionizada do indicador está representada a seguir.

→← H∆

3

p

107,150048400

0,1300K)K( atemperatur

×

Page 31: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

(www.deboni.he.com.br)

De acordo com o Princípio de Le Chatelier, para que o indicador adquira coloração rosa, deve-se utilizar solução de a) NaCl. b) CH3COOH. c) HCl. d) NH4Cl. e) NH4OH. Questão 77 - (FPS PE/2013) A reação de obtenção do metanol a partir de monóxido de carbono gasoso e gás hidrogênio, descrita a seguir, apresenta uma variação de entalpia padrão de reação (∆rH0) igual a –635,5 kJ mol–1.

CO(g) + 2H2(g) CH3OH(g) Como o sistema em equilíbrio, mostrado acima, pode ser deslocado para formação do produto? a) Aumentando a temperatura, a pressão e mantendo o volume constante. b) Reduzindo o volume do recipiente, à temperatura constante. c) Diminuindo a pressão, à temperatura constante. d) Removendo CO(g). e) Adicionando CH3OH(g). Questão 78 - (PUC RJ/2013) O NO pode ser produzido, numa certa temperatura, como indicado na equação termoquímica abaixo:

4 NH3(g) + 5 O2(g) 4 NO(g) + 6 H2O(g) ∆H = –900 kJ Sobre a reação, é correto afirmar que: a) ela é endotérmica na formação de NO e H2O. b) ela requer 900 kJ de energia na formação de 1 mol de NO. c) em temperaturas mais baixas aumenta o rendimento da formação de NO e H2O. d) ao alcançar o equilíbrio, a expressão da constante de equilíbrio, em função das pressões parciais, será KP = {[H2O] x [NO]} / {[O2] x [NH3]} e) se trata de um equilíbrio heterogêneo. TEXTO: 8 - Comum à questão: 79 Considere o equilíbrio químico abaixo:

H2PO4–(aq) + NH3(aq) HPO4

2–(aq) + NH4+(aq)

→→

←→

→←

Page 32: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 79 - (PUC RJ/2013) Cristais de cloreto de amônio são adicionados a uma solução aquosa contendo as espécies presentes no equilíbrio. Após a dissolução total do sal e o restabelecimento de uma nova situação de equilíbrio, é correto afirmar, sobre as concentrações das espécies nesse novo equilíbrio, que: a) elas não se alteraram, pois as concentrações são constantes. b) há um aumento da concentração de H2PO4

– c) há diminuição da concentração de NH3 d) há um aumento da concentração de HPO4

2– e) há diminuição da concentração de NH4

+ Questão 80 - (UDESC SC/2013) Considere a seguinte reação química em equilíbrio: Co(H2O)6Cl2 + 2NaCl Na2CoCl4 + 6H2O ∆H>0 rosa azul Esta equação representa a reação química na qual se baseiam alguns objetos decorativos que indicam alteração no tempo, principalmente com relação a mudanças na umidade relativa do ar. A superfície do objeto é revestida com sais a base de cloreto de cobalto (II), que apresenta coloração azul. Com relação a esse equilíbrio, assinale a alternativa correta. a) A diminuição da temperatura, juntamente com aumento da umidade, desloca o equilíbrio para a direita, tornando azul a superfície do objeto. b) O aumento da umidade faz com que a concentração dos íons cloreto diminua, deslocando assim o equilíbrio para a direita. c) O aumento da umidade do ar faz com que o equilíbrio se desloque para a esquerda, tornando rosa a cor do objeto. d) A diminuição da temperatura, mantendo a umidade constante, torna o objeto azul. e) O aumento da temperatura, mantendo a umidade constante, faz com que haja evaporação da água da superfície do objeto, tornando-o rosa. Questão 81 - (UEM PR/2013) Analise os seguintes sistemas em equilíbrio e assinale o que for correto. I. C(s) + H2O(g) CO(g) + H2(g) II. H2(g) + Br2(g) 2HBr(g) 01. No sistema I, tem-se uma reação de equilíbrio químico heterogêneo. 02. Um aumento da pressão do sistema II não altera a condição de equilíbrio da reação. 04. Se um aumento da temperatura do sistema I desloca a reação no sentido de formação de CO e H2, a reação no sentido direto é endotérmica. 08. Para deslocar o equilíbrio no sentido da produção de CO e H2, podemos adicionar carvão ao sistema. 16. Devido a todos os componentes do sistema II serem gasosos, o Kp para essa reação é independente da temperatura. Questão 82 - (UEPG PR/2013) A reação de transformação do dióxido de carbono em monóxido de carbono é representada pela equação abaixo. A respeito desse equilíbrio, assinale o que for correto.

→←

→←

Page 33: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

C(s) + CO2(g) 2CO(g) ∆H = 174 kJ/mol 01. A adição de um catalisador não desloca o equilíbrio, pois acelera igualmente as reações direta e inversa. 02. Quando se adiciona carbono sólido ao meio reacional, o equilíbrio se desloca no sentido de aumento da concentração de monóxido de carbono. 04. O aumento da temperatura do meio favorece a formação de monóxido de carbono. 08. A diminuição do volume do recipiente em que é realizada a reação, com consequente aumento da pressão, favorece a formação do monóxido de carbono. 16. A constante de equilíbrio dessa reação pode ser expressa em termos de pressões parciais, como Kp = PCO/PCO2.

Questão 83 - (UEPG PR/2013) Com relação ao sistema em equilíbrio abaixo, assinale o que for correto.

2NO(g) + 2CO(g) N2(g) + 2CO2(g) ∆H = –747 kJ 01. A formação de N2(g) será favorecida se for aumentada a pressão total sobre o sistema. 02. A adição de catalisador desloca o equilíbrio para a direita. 04. O aumento da concentração do NO(g) desloca o equilíbrio para a esquerda. 08. A diminuição da temperatura desloca o equilíbrio para a direita. Questão 84 - (UNISA SP/2013) Rochas calcárias, comercialmente classificadas como mármores, apresentam além do carbonato de cálcio outros compostos químicos que lhes conferem uma ampla variedade de cores e texturas. Quando uma estátua de mármore é submetida a uma atmosfera úmida e saturada de ácido sulfúrico, em um espaço confinado, a seguinte reação de equilíbrio se estabelece:

Para que o equilíbrio se desloque para direita, é necessária a a) remoção de gás carbônico. b) remoção de ácido sulfúrico. c) adição de sulfato de cálcio. d) adição de água. e) adição de um catalisador. Questão 85 - (ACAFE SC/2013) Considere que o equilíbrio químico genérico abaixo (sob temperatura constante) tenha um Kc = 1,5.

A + B ↔ C + D Em um determinado instante, a situação era: [A] = 1,0 mol/L, [B] = 1,2 mol/L, [C] = 0,6 mol/L, [D] = 0,8 mol/L. Baseado nas informações fornecidas é correto afirmar, exceto: a) Uma vez o equilíbrio estabelecido, a adição de um catalisador não altera o valor de Kc. b) No instante abordado, o sistema caminha para o equilíbrio e a velocidade da reação inversa deve ser maior que a reação direta. c) No instante abordado, o sistema caminha para o equilíbrio e a velocidade da reação inversa deve ser menor que a reação direta.

→←

←→

)(OH)g(CO)s(CaSO )aq(SOH)s(CaCO 224423 l+++ ←→

Page 34: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

d) No instante abordado o sistema ainda não atingiu o equilíbrio. Questão 86 - (FCM MG/2013) Algumas reações químicas ocorrem em grande extensão, isto é, a maioria dos reagentes se transformam em produtos. Outras quase não ocorrem. Mas todas, eventualmente, alcançam o estado de equilíbrio, desde que em condições apropriadas. Em relação ao equilíbrio químico, a alternativa ERRADA é: a) O estado de equilíbrio só pode ser perturbado por ação de um agente externo. b) O estado de equilíbrio só existe em sistemas fechados com a temperatura constante. c) O estado de equilíbrio só pode ser alcançado a partir dos reagentes no sistema fechado. d) A constante de equilíbrio nas reações que ocorrem em grande extensão é maior do que 1. Questão 87 - (UECE/2013) O óxido nítrico é um gás incolor que pode resultar de uma reação no interior de máquinas de combustão interna e, ao ser resfriado no ar, é convertido a dióxido de nitrogênio, um gás de cor castanha, que irrita os pulmões e diminui a resistência às infecções respiratórias, conforme a reação:

2 NO(g) + O2(g) 2 NO2(g) ∆H <0 Considerando o sistema acima em equilíbrio, é correto afirmar-se que a produção de dióxido de nitrogênio será favorecida quando se a) adicionar um catalisador. b) aumentar a pressão. c) elevar a temperatura. d) retirar oxigênio. Questão 88 - (UEFS BA/2013)

SiO2(s) + 3C(s) SiC(s) + 2CO(g) O carbeto de silício é infusível e possui dureza de 9,5 na escala de Mohs. É empregado como abrasivo e como material refratário em fornos que suportam temperaturas elevadas. Essa substância química pode ser produzida, de forma resumida, a partir da reação química entre areia e excesso de coque, de acordo com a equação química que representa o sistema em equilíbrio químico. Considerando-se o sistema em equilíbrio químico representado pela equação química no processo de produção do carbeto de silício, é correto afirmar: a) A diminuição da temperatura e o uso de coque em excesso não causam interferências sobre o rendimento do processo de produção do carbeto de silício. b) A adição de CO(g) ao sistema representado pela equação química não causa alteração nas quantidades de reagentes envolvidos na reação química. c) As alterações de pressão sobre o sistema em equilíbrio químico não influem sobre a pressão de CO(g). d) O carbeto de silício é um composto iônico de retículo cristalino de forma geométrica piramidal. e) A constante de equilíbrio químico, Kp, desse sistema é igual à expressão (pCO)2. Questão 89 - (UEPA/2013) Um bom exemplo de um combustível mais limpo e renovável é o Biodiesel. Este pode ser obtido através da reação entre um álcool e um óleo vegetal por transesterificação. Outro produto dessa reação é o glicerol que deve ser minimizado, pois quanto maior sua quantidade no produto da reação, menor

←→

Page 35: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

será o rendimento do éster formado. A reação de equilíbrio químico realizada na presença de um ácido ou base pode ser descrita simplificadamente a seguir:

Avalie o processo de obtenção do Éster (biodiesel) e assinale a opção correta. a) A utilização de excesso de álcool faz o equilíbrio se deslocar no sentido dos produtos, proporcionando melhor rendimento na produção do biodiesel (ésteres). b) O excesso de álcool deslocará a reação no sentido dos reagentes, diminuindo a produção de glicerol. c) No processo, a relação estequiométrica entre os triglicerídeos e o álcool é 3:1, segundo a reação acima. d) No processo, o excesso de triglicerídeos (óleo vegetal) desloca o equilíbrio químico no sentido de formação de mais álcool. e) No processo, a retirada de ésteres (biodiesel), deslocará o equilíbrio químico no sentido dos reagentes. Questão 90 - (UFT TO/2013) O Princípio de Le Chatelier diz que “Quando uma perturbação exterior é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, ele tende a ajustar para reduzir ao mínimo o efeito da perturbação." Considere uma mistura de quatro gases, NH3, O2, NO e H2O, colocada em um reator, atingindo o equilíbrio conforme a reação

4NH3 (g) + 5O2 (g) 4NO (g) + 6H2O (g) ∆H < 0 Qual das afirmações a seguir é INCORRETA? a) Se adicionar certa quantidade de NH3, a concentração de NO aumenta porque o equilíbrio se desloca para a direita. b) Se aumentar a pressão total do sistema, a concentração de H2O diminui porque o equilíbrio se desloca para a esquerda c) Se remover certa quantidade de NO, a concentração de O2 diminui porque o equilíbrio se desloca para a direita. d) Se aumentar a temperatura do sistema, a concentração de NH3 aumenta porque o equilíbrio se desloca para a esquerda. e) Se adicionar um catalisador, a concentração de H2O aumenta porque o equilíbrio se desloca para a direita. TEXTO: 9 - Comum à questão: 91 Os oceanos da Terra estão ficando mais ácidos a uma taxa que parece não ter precedentes nos últimos 300 milhões de anos. Uma notícia nada agradável para a vida marinha e para a economia humana que depende dela. Estudos realizados pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, consideraram que a rapidez das alterações químicas nos oceanos atuais é única. A causa é o dióxido de carbono, CO2(g), substância química que a humanidade lança em quantidades cada vez maiores na atmosfera, ao queimar combustíveis fósseis. Cerca de metade de CO2(g) emitido no Planeta acaba sendo absorvido pelos oceanos e, ao reagir com a água, produz a diminuição da alcalinidade do mar. A mudança na alcalinidade da água do mar é suficiente para que haja diminuição da quantidade de íons carbonato disponíveis na água. Criaturas tão diferentes, como corais, ostras, algas e estrelas do mar, têm dificuldade para construir seu próprio organismo e podem até perder parte dele. O ritmo atual

→←

Page 36: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

de acidificação é dez vezes mais veloz. Se as emissões de CO2 continuarem como estão, uma mudança, como a do Eoceno — período geológico da Era Terciária —, um fenômeno que há 56 milhões de anos levou 5000 anos para se consumar, extinguindo organismos marinhos, ocorrerá até o fim do século. (LOPES, 2012).

LOPES, Reinaldo José. Mar fica ácido em ritmo sem precedente. Disponível em: <http://acervo.folha.com.br/fsp / 2012/03/02/15/5748900>.

Acesso em: 20 nov. 2012. Questão 91 - (Unifacs BA/2013) CO2(g) + H2O(l) CO2(aq) CaCO3(s) + CO2(aq) Ca(HCO3)2(aq) Em relação às informações do texto sobre a acidez dos oceanos produzida pelo dióxido de carbono, CO2(g), lançado na atmosfera em decorrência de ações antrópicas, com base no sistema em equilíbrio químico representado pelas equações químicas, é correto afirmar: 01. O dióxido de carbono, CO2(g), corrói conchas e esqueletos de animais marinhos em razão da sua acidez. 02. A adição de óxido de cálcio, CaO(aq), à água é uma das formas utilizadas para diminuir a acidez dos oceanos. 03. As alterações na concentração de íons hidrogeno-carbonato não interferem na deposição de carbonato de cálcio. 04. O aumento de formação de carbonato de cálcio no leito dos mares é consequência do aumento da concentração de CO2(aq) nos oceanos. 05. O aumento na absorção de CO2(aq) pela atividade fotossintética de algas marinhas implica proteção crescente a carapaças e conchas de organismos marinhos. Questão 92 - (UEG GO/2013) Em um recipiente fechado, o nitrogênio e o hidrogênio podem reagir entre si levando à formação de amônia. A equação química do processo está descrita a seguir.

N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)

De posse dessas informações e os seus conhecimentos adicionais sobre química, responda aos itens a seguir. a) Quando o volume do recipiente for reduzido à metade, o equilíbrio químico será deslocado em qual sentido? Explique. b) Se 2 mols de nitrogênio estiverem em um recipiente de 4L e for completamente convertido no produto em uma temperatura de 47 ºC, qual será a pressão de amônia exercida no sistema? Dado: R = 0,082 atm.L.K–1.mol–1 Questão 93 - (IFGO/2013) A amônia pode ser obtida através do processo Haber, o qual pode ser representado de maneira simplificada através da equação química abaixo:

Considerando que a reação esteja em equilíbrio, é correto afirmar: a) Aumentando a temperatura do sistema, a quantidade de NH3 aumentará.

→←

→←

→←

Kcal -26,2H )g(2NH )g(3H )g(N 322 =∆+ ←→

Page 37: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

b) Retirando N2 do sistema, a quantidade de H2 irá diminuir. c) Mantendo a pressão do sistema constante, a quantidade de NH3 aumentará. d) Alterando a temperatura do sistema, a constante de equilíbrio para a reação não alterará. e) Refrigerando o sistema, a produção de amônia aumentará. Questão 94 - (UERJ/2012) O monóxido de carbono, formado na combustão incompleta em motores automotivos, é um gás extremamente tóxico. A fim de reduzir sua descarga na atmosfera, as fábricas de automóveis passaram a instalar catalisadores contendo metais de transição, como o níquel, na saída dos motores. Observe a equação química que descreve o processo de degradação catalítica do monóxido de carbono:

2 CO (g) + O2 (g) 2 CO2 (g) ∆H = –283 kJ⋅mol–1 Com o objetivo de deslocar o equilíbrio dessa reação, visando a intensificar a degradação catalítica do monóxido de carbono, a alteração mais eficiente é: a) reduzir a quantidade de catalisador b) reduzir a concentração de oxigênio c) aumentar a temperatura d) aumentar a pressão TEXTO: 10 - Comum à questão: 95 Texto I No Konso [Etiópia], o homem carrega água apenas nas duas ou três semanas subsequentes ao nascimento de seu bebê. Garotos pequenos pegam água também, mas apenas até os 7 ou 8 anos. Essa regra é seguida à risca – por homens e mulheres. “Se garotos mais velhos carregam água, as pessoas começam a fofocar que a mãe deles é preguiçosa”, diz Aylito. A reputação de uma mulher do Konso, diz ela, assenta-se no trabalho duro. “Se eu ficar sentada em casa e não fizer nada, ninguém vai gostar de mim. Mas, se eu correr para cima e para baixo com 45 litros de água, eles dirão que sou uma mulher sábia que trabalha duro”. Lemeta, tímido, para na casa de Aylito Binayo e pede permissão ao marido dela, Guyo Jalto, para checar seus galões. Jalto leva-o até a palhoça onde eles são guardados. Lemeta abre a tampa de um deles e cheira, balançando a cabeça em aprovação – a família está usando WaterGuard, um aditivo à base de cloro. Uma tampinha cheia do produto purifica um galão de água. O governo passou a distribuir WaterGuard logo no começo da mais recente epidemia de diarreia. Lemeta também verifica se a família possui uma latrina e fala aos moradores sobre as vantagens de ferver a água de beber, lavar as mãos e banhar-se duas vezes por semana.

(Adaptado de: ROSENBERG, Tina. O fardo da sede. Revista National Geographic. ed.121, 2010. Disponível em: <http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/

edicao-121/busca-agua-propria-542206.shtml?page=3>. Acesso em: 3 ago. 2011.) Texto II A família de Aylito trata a água com o WaterGuard (WG), que consiste em uma solução aquosa de hipoclorito de sódio (2,5% m/v). O NaClO é um forte oxidante que se dissocia em água, conforme as equações [Eq.1] e [Eq.2] a seguir. NaClO(s) → + [Eq.1]

+ H2O HClO(aq) + [Eq.2]

Ni

+)(aqNa −

)(aqClO−

)(aqClO →←

−)(aqHO

Page 38: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Para uma ação desinfetante adequada, há necessidade de, no mínimo, 2 mg/L de cloro residual (HClO(aq) e ) na água. Dados: Questão 95 - (UEL PR/2012) Sabe-se que o composto de cloro com ação antimicrobiana é o ácido hipocloroso (HClO). A preparação de soluções desinfetantes comerciais envolve a completa dissolução de hipoclorito de sódio em água [Eq.1]. Nestas condições, o ânion hipoclorito dissolvido é parcialmente convertido em ácido hipocloroso (HClO) estabelecendo um equilíbrio [Eq.2]. Com base no enunciado e nos textos (I e II), assinale a alternativa correta. a) A adição de NaOH na solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq). b) A adição de HCl na solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq). c) A diminuição da concentração de da solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq). d) A diminuição do pH da solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq). e) O aumento ou diminuição do pH não altera a concentração de HClO(aq). Questão 96 - (UPE PE/2012) O esmalte do dente é constituído de um material muito pouco solúvel em água, cujo principal componente é a hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH. Durante a formação do dente, dentro do osso, ocorre somente o processo de mineralização, para que essa substância seja produzida. Quando o dente é exposto ao meio bucal, a desmineralização passa a ocorrer, ou seja, uma quantidade muito pequena de hidroxiapatita passa a se dissolver. Esse processo de mineralização/desmineralização é descrito pela equação mostrada a seguir:

Ca5(PO4)3OH(s) + H2O(l) 5 Ca2+(aq) + 3 PO4 3-(aq) + OH-(aq) O pH normal da boca é em torno de 6,8; a desmineralização torna-se predominante a um pH abaixo de 5,5.

Adaptado de SILVA, R. R. et al. A química e a conservação dos dentes, Química Nova na Escola, 13, 3-8, 2001.

Em relação ao processo de mineralização/desmineralização, são feitas as afirmativas a seguir: I. A hidroxiapatita é um óxido básico resistente a grandes variações de pH. II. Dois dos fatores que determinam a estabilidade da apatita na presença da saliva são as concentrações dos íons cálcio e fosfato em solução. III. A velocidade da desmineralização pode ser maior que a da mineralização, quando a concentração de ácidos se torna muito elevada sobre a superfície do esmalte. Está CORRETO apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

−)(aqClO

Cl175,35 Na11

23 O816 H1

1

−)(aqHO

→←

Page 39: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 97 - (ESCS DF/2012) O dióxido de carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis pode ser capturado passando-se o gás emitido através de um solvente aquoso contendo etanamina. Nesse processo, é estabelecido o seguinte equilíbrio:

CH3–CH2–NH2 + CO2 CH3–CH2–NH–CO2– + H+ + calor

Com o tempo, a solução de amina se torna saturada pelo gás e o processo precisa ser revertido para que o vapor concentrado de dióxido de carbono e a solução de amina sejam regenerados. O fator que desloca o equilíbrio, permitindo que o CO2 seja regenerado, é: a) o aumento da pressão total; b) o aumento da temperatura; c) a adição de um catalisador; d) o aumento da concentração de amina; e) a adição de hidróxido de sódio concentrado. Questão 98 - (FGV SP/2012) A produção de suínos gera uma quantidade muito grande e controlada de dejetos, que vem sendo empregada em bioconversores para geração de gás metano. O metano, por sua vez, pode ser utilizado para obtenção de gás H2. Em uma reação denominada reforma, o metano reage com vapor-d’água na presença de um catalisador formando hidrogênio e dióxido de carbono de acordo com o equilíbrio

CH4 (g) + H2O (g) 3H2 (g) + CO2 (g) ∆Hº > 0. O deslocamento do equilíbrio no sentido da formação do H2 é favorecido por: I. aumento da pressão; II. adição do catalisador; III. aumento da temperatura. É correto apenas o que se afirma em a) I. b) I e II. c) II. d) II e III. e) III. Questão 99 - (IME RJ/2012) Dada a reação química abaixo, que ocorre na ausência de catalisadores,

H2O(g) + C(s) + 31,4 kcal CO(g) + H2(g) pode-se afirmar que: a) o denominador da expressão da constante de equilíbrio é [H2O]⋅[C]. b) se for adicionado mais monóxido de carbono ao meio reacional, o equilíbrio se desloca para a direita. c) o aumento da temperatura da reação favorece a formação dos produtos. d) se fossem adicionados catalisadores, o equilíbrio iria se alterar tendo em vista uma maior formação de produtos.

→←

Page 40: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

e) o valor da constante de equilíbrio é independente da temperatura. Questão 100 - (Mackenzie SP/2012) O equilíbrio químico estabelecido a partir da decomposição do gás amônia, ocorrida em condições de temperatura e pressão adequadas, é representado pela equação química 2NH3(g) N2(g) + 3 H2(g). Considerando que, no início, foram adicionados 10 mol de gás amônia em um recipiente de 2 litros de volume e que, no equilíbrio, havia 5 mol desse mesmo gás, é correto afirmar que a) ao ser estabelecido o equilíbrio, a concentração do gás N2 será de 1,25 mol/L. b) foram formados, até ser estabelecido o equilíbrio, 15 mol de H2(g). c) a concentração do gás amônia no equilíbrio será de 5 mol/L. d) haverá, no equilíbrio, maior quantidade em mols de gás amônia do que do gás hidrogênio. e) a concentração do gás hidrogênio no equilíbrio é 2,5 mol/L. TEXTO: 11 - Comum à questão: 101 No Konso [Etiópia], o homem carrega água apenas nas duas ou três semanas subsequentes ao nascimento de seu bebê. Garotos pequenos pegam água também, mas apenas até os 7 ou 8 anos. Essa regra é seguida à risca – por homens e mulheres. “Se garotos mais velhos carregam água, as pessoas começam a fofocar que a mãe deles é preguiçosa”, diz Aylito. A reputação de uma mulher do Konso, diz ela, assenta-se no trabalho duro. “Se eu ficar sentada em casa e não fizer nada, ninguém vai gostar de mim. Mas, se eu correr para cima e para baixo com 45 litros de água, eles dirão que sou uma mulher sábia que trabalha duro”. Lemeta, tímido, para na casa de Aylito Binayo e pede permissão ao marido dela, Guyo Jalto, para checar seus galões. Jalto leva-o até a palhoça onde eles são guardados. Lemeta abre a tampa de um deles e cheira, balançando a cabeça em aprovação – a família está usando WaterGuard, um aditivo à base de cloro. Uma tampinha cheia do produto purifica um galão de água. O governo passou a distribuir WaterGuard logo no começo da mais recente epidemia de diarreia. Lemeta também verifica se a família possui uma latrina e fala aos moradores sobre as vantagens de ferver a água de beber, lavar as mãos e banhar-se duas vezes por semana.

Texto IV A família de Aylito trata a água com o WaterGuard (WG), que consiste em uma solução aquosa de hipoclorito de sódio (2,5% m/v). O NaClO é um forte oxidante que se dissocia em água, conforme as equações [Eq.1] e [Eq.2] a seguir. NaClO(s) → + [Eq.1]

+ H2O HClO(aq) + [Eq.2] Para uma ação desinfetante adequada, há necessidade de, no mínimo, 2 mg/L de cloro residual (HClO(aq) e ) na água. Questão 101 - (UEL PR/2012) Sabe-se que o composto de cloro com ação antimicrobiana é o ácido hipocloroso (HClO). A preparação de soluções desinfetantes comerciais envolve a completa dissolução de hipoclorito de sódio em água [Eq.1]. Nestas condições, o ânion hipoclorito dissolvido é parcialmente convertido em ácido hipocloroso (HClO) estabelecendo um equilíbrio [Eq.2]. Com base no enunciado e nos textos (III e IV), assinale a alternativa correta. a) A adição de NaOH na solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq). b) A adição de HCl na solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq).

+)(aqNa −

)(aqClO−

)(aqClO →←

−)(aqHO

−)(aqClO

Page 41: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

c) A diminuição da concentração de da solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq). d) A diminuição do pH da solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq). e) O aumento ou diminuição do pH não altera a concentração de HClO(aq). Questão 102 - (ITA SP/2012) São descritos três experimentos (I, II e III) utilizando-se em cada um 30 mL de uma solução aquosa saturada, com corpo de fundo de cloreto de prata, em um béquer de 50 mL a 25 °C e 1 atm: I. Adiciona-se certa quantidade de uma solução aquosa 1 mol.L–1 em cloreto de sódio. II. Borbulha-se sulfeto de hidrogênio gasoso na solução por certo período de tempo. III. Adiciona-se certa quantidade de uma solução aquosa 1 mol.L–1 em nitrato de prata. Em relação aos resultados observados após atingir o equilíbrio, assinale a opção que apresenta o(s) experimento(s) no(s) qual(is) houve aumento da quantidade de sólido. a) Apenas I b) Apenas I e II c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) Apenas I, II e III Questão 103 - (PUC RS/2012) O hipoclorito de sódio é o composto que confere à água sanitária seu poder alvejante e desinfetante. Sua produção em escala industrial é realizada por uma reação entre cloro gasoso e hidróxido de sódio, conforme a seguinte equação química não balanceada:

NaOH(aq) + Cl2(g) → NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(l) Quando a água sanitária é estocada por longo tempo, o hipoclorito sofre lenta decomposição por meio da reação inversa à de sua produção. Sobre esse processo, é correto afirmar: a) A partir de 71kg de cloro gasoso e de uma quantidade suficiente de hidróxido de sódio, pode-se fabricar 149kg de hipoclorito de sódio. b) Uma das maneiras de retardar a degradação do hipoclorito de sódio é mantê-lo em uma solução fortemente alcalina. c) Entre os fatores capazes de propiciar uma degradação acelerada da água sanitária está o armazenamento a baixas temperaturas. d) A presença de impurezas que catalisam a decomposição do hipoclorito na água sanitária é capaz de acelerar sua degradação porque modifica o valor da constante de equilíbrio dessa reação. e) Na produção de hipoclorito de sódio, é preciso usar no mínimo 71kg de hidróxido de sódio para reagir com 71kg de cloro gasoso. Questão 104 - (UDESC SC/2012) Considerando a seguinte reação em equilíbrio:

N2O4(g) 2NO2(g) ∆H° = 58,0 kJ Assinale a alternativa incorreta. a) A diminuição da temperatura deslocará o equilíbrio para a direita.

−)(aqHO

Page 42: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

b) A adição de N2O4(g) deslocará o equilíbrio para a direita. c) O aumento do volume deslocará o equilíbrio para a direita. d) A adição de NO2(g) deslocará o equilíbrio para a esquerda. e) O aumento da pressão total pela adição de N2(g) não deslocará o equilíbrio. Questão 105 - (FCM MG/2012) A reação descrita pela equação está em equilíbrio a 300° C:

1N2(g) + 3H2(g) ↔ 2 NH3(g) + 22,0 kcal O equilíbrio será deslocado para a direita se: a) adicionar HCl. b) reduzir a temperatura para 200°C. c) reduzir a pressão no recipiente em 1/4. d) o volume do recipiente, em que passa a reação for reduzido para a metade. Questão 106 - (UEFS BA/2012)

Tabela: Algumas propriedades fisicas do zinco e do cádmio

O zinco é extraído comercialmente da esfarelita, ZnS(s), um minério que apresenta traços de cádmio e teve origem na formação do Planeta. Durante o processo metalúrgico de produção, o sulfeto de zinco é convertido em óxido de zinco, ZnO(s), por aquecimento na presença de ar, de acordo com a equação química I, e, em seguida, pode ser reduzido por monóxido de carbono, CO(g), com excesso de carbono, em um forno de fusão a 1200°C, como representa, resumidamente, a equação química II reversível. O cádmio é separado do zinco no final do processo. A partir dessas informações, considerando-se as equações químicas I e II e os dados da tabela, é correto afirmar: a) O excesso de carbono no forno transforma CO2(g) em CO(g) e, consequentemente, aumenta a pressão parcial do Zn(g) durante o processo. b) O resfriamento brusco da mistura gasosa, formada na presença de excesso de carbono quando retirada do forno, produz zinco metálico com alto teor de óxido de zinco. c) O cádmio sólido formado durante o resfriamento dos gases do forno é separado antes de o zinco se solidificar. d) A equação química I representa a reação de redução do sulfeto de zinco a óxido de zinco. e) O resfriamento lento dos gases Zn(g) e CO2(g), formados na ausência de carbono, tem como objetivo a formação de zinco puro.

765321Cádmio907420Zinco

1,0atm a C,ebulição de Ponto

1,0atm a C, fusão de Ponto

Metal°°

Page 43: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Questão 107 - (UFAL/2011) A história da produção da amônia é um fato interessante que ilustra a relação entre ciência e sociedade. A descoberta destinada a ser usada na criação de adubo químico para a produção de alimentos foi usada na produção de explosivos. A síntese industrial da amônia ocorre segundo a reação

3H2(g) + N2(g) 2NH3(g) ΔH = –46 kJ De acordo com o princípio de Le Chatelier, a formação da amônia é favorecida pela a) pressão elevada e temperatura reduzida. b) pressão reduzida e temperatura elevada. c) pressão e temperatura elevadas. d) pressão e temperatura reduzidas. e) elevação da temperatura, apenas. Questão 108 - (UFAC/2011) Durante a Primeira Guerra Mundial, um bloqueio naval britânico impediu, estrategicamente, a remessa de salitre-do-chile para a Alemanha. Esse material, vindo de uma região desértica do norte do Chile, era partida para produção de explosivos, pois contém nitrato de sódio (NaNO3), e era também responsável por dois terços da fabricação de fertilizantes no mundo, o que poderia prejudicar a produção de alimentos à época. A solução para tais problemas foi encontrada pelos trabalhos dos químicos alemães Fritz Haber e Carl Bosch, através de um processo onde são usados o nitrogênio atmosférico e o gás hidrogênio para produzir amoníaco (NH3), de forma economicamente viável, para a substituição do salitre. A equação química que representa esse processo é:

N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g); ∆H < 0 Contudo, considerando em um determinado instante que o sistema esteja em equilíbrio, a produção de amoníaco será aumentada se: a) Um catalisador for adicionado. b) A pressão do sistema for constante. c) Diminuir a quantidade de nitrogênio. d) O volume do sistema for aumentado. e) A temperatura do sistema for diminuída. Questão 109 - (UEPG PR/2011) As características químicas das águas subterrâneas refletem os meios por onde percolam, guardando relação com os tipos de rochas drenados e com os produtos resultantes das atividades humanas ao longo de seu trajeto. O cálcio ocorre nas águas na forma de bicarbonato, que pode ser formado por reação entre o carbonato de cálcio com o gás carbônico dissolvido na água, de acordo com a reação:

CaCO3 (s) + H2O (l) + CO2 (g) → Ca(HCO3)2 (aq) Dados: Ca = 40; C = 12; H = 1 e O = 16. Nesse contexto, assinale o que for correto. 01. Alterações de temperatura e pressão modificam a concentração de CO2 dissolvido na água. 02. A diferença entre as massas de prótons e de elétrons das espécies químicas HCO3

–, Ca++ e CO3

– –, são responsáveis por essas espécies não estarem eletricamente neutras. 04. A quantidade de CO2 dissolvido na água subterrânea reflete no seu conteúdo de Ca(HCO3)2. 08. As variações de pH podem levar à solubilização do cálcio ou à sua precipitação.

→←

→←

Page 44: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

16. Se 10 g de CaCO3 reagirem com excesso de CO2 dissolvido em água, a massa de cálcio solubilizada será de 4 g. Questão 110 - (UDESC SC/2011) A reação abaixo descreve a combustão do etanol.

C2H6O(l) + 3O2(g) 2 CO2(g) + 3 H2O(g) + calor A partir desta reação, é correto afirmar que: a) a remoção de H2O não altera o deslocamento do equilíbrio. b) o aumento na quantidade de C2H6O favorece a formação de reagentes. c) o aumento da temperatura desloca o equilíbrio para o sentido de formação de C2H6O. d) a diminuição da quantidade de C2H6O favorece a formação dos produtos. e) a remoção de O2 produz mais CO2. Questão 111 - (PUC RJ/2011) Sobre o sistema gasoso no equilíbrio indicado abaixo, assinale a alternativa correta.

2NOCl(g) 2NO(g) + Cl2(g) a) A expressão da constante de equilíbrio para a reação é K =[NO] x [Cl2] / [NOCl]. b) O aumento da pressão do sistema pela diminuição do volume do reator implicaria no deslocamento da reação na direção dos produtos de modo a se atingir nova situação de equilíbrio. c) Se a reação na direção da formação dos produtos é exotérmica, a combinação de NO e Cl2 para formar NOCl ocorreria mais efetivamente se a reação absorvesse calor da vizinhança. d) Numa situação de equilíbrio químico, a reação acabou, pois não há mais formação de produtos e de substâncias reagentes. e) A retirada do produto Cl2 do sistema acarretaria a formação de mais moléculas de NOCl. Questão 112 - (PUC RJ/2011) Considere o conceito ácido-base de Bronsted e Lowry e o Princípio de Le Chatelier para interpretar como atuam as soluções reguladoras de pH, vulgarmente conhecidas como soluções tampão. Considere, ainda, que uma solução tampão foi preparada com a mistura de soluções aquosas de NaH2PO4 e de Na2HPO4 ambas contendo a mesma quantidade de soluto, em mol. Estabeleceu-se, então, o seguinte equilíbrio:

H2P4– (aq) + H2O(l) H3O+(aq) + HPO4

2– (aq) A seguir, a essa solução tampão adicionaram-se diversos volumes de soluções aquosas de NaOH e de HCl:

→←

→←

→←

21,75011,74001,73093,62084,61077,6176,60

pHNaOH mL

Page 45: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Assinale a alternativa correta: a) Na reação em equilíbrio, o H3O+ e HPO4

2– são os ácidos do sistema em equilíbrio. b) Com a adição de NaOH, a espécie OH– reage com o HPO4

2–, e o equilíbrio é deslocado para a esquerda. c) Na adição de HCl, há consumo de HPO4

2– e deslocamento do equilíbrio para o lado oposto. d) A adição de HCl promove o consumo de H2PO4

– com o equilíbrio deslocado para a direita. e) Nas soluções tampão, o pH não muda quer se adicione um ácido forte ou uma base forte. Questão 113 - (FGV SP/2011) Uma das etapas da decomposição térmica do bicarbonato de sódio ocorre de acordo com a equação:

2 NaHCO3(s) Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(g) Considerando que a reação está ocorrendo em um recipiente fechado, um procedimento adequado para aumentar a quantidade de produtos formados seria: a) adicionar vapor d’água. b) adicionar carbonato de sódio. c) aumentar a pressão no recipiente. d) adicionar gás carbônico. e) abrir o recipiente. Questão 114 - (FGV SP/2011) O gráfico mostra a variação de energia com o desenvolvimento da reação apresentada pela equação: A(g) B(g) + C(g).

Em relação a essa reação, é correto afirmar:

21,65033,64044,63054,62065,61074,6176,60

pHHCl mL

→←

→←

Page 46: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

a) o aumento de temperatura afeta o equilíbrio do sistema. b) a adição de catalisador aumenta a constante de equilíbrio da reação. c) a adição de catalisador diminui a constante de equilíbrio da reação. d) a adição de reagentes diminui a constante de equilíbrio da reação. e) no equilíbrio, as concentrações de A, B e C são necessariamente iguais. Questão 115 - (FUVEST SP/2011) Recifes de coral são rochas de origem orgânica, formadas principalmente pelo acúmulo de exoesqueletos de carbonato de cálcio secretados por alguns cnidários que vivem em colônias. Em simbiose com os pólipos dos corais, vivem algas zooxantelas. Encontrados somente em mares de águas quentes, cujas temperaturas, ao longo do ano, não são menores que 20 ºC, os recifes de coral são ricos reservatórios de biodiversidade. Como modelo simplificado para descrever a existência dos recifes de coral nos mares, pode-se empregar o seguinte equilíbrio químico:

CaCO3(s) + CO2(g) +H2O(l) Ca2+ (aq) + 2 HCO3– (aq)

a) Descreva o mecanismo que explica o crescimento mais rápido dos recifes de coral em mares cujas águas são transparentes. b) Tomando como base o parâmetro solubilidade do CO2 em água, justifique por que ocorre a formação de recifes de coral em mares de água quente. Questão 116 - (UFBA/2011) N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g) ΔH° = –92,8kJ Atualmente, são produzidas, no mundo, bilhões de toneladas, por ano, de compostos nitrogenados, incluindo-se fertilizantes, explosivos, fibras têxteis e medicamentos. Dentre esses, os fertilizantes são os mais importantes, pois, sem eles, a produção agrícola mundial cairia e agravaria mais o problema da fome. A produção de amônia, NH3(g), a partir da síntese de Fritz Haber, em 1909, — representada resumidamente pelo sistema em equilíbrio químico — substituiu o nitrato de sódio, fonte natural de compostos nitrogenados, utilizado até o início do século XX. Os estudos de Fritz Haber e de Carl Bosch, com base no equilíbrio químico, levaram à identificação das condições de temperatura e de pressão, favoráveis ao melhor rendimento na produção de amônia e, também, da velocidade de reação aliada à utilização de catalisadores, como fatores importantes do ponto de vista econômico e industrial. A partir dessas informações e com base no sistema em equilíbrio químico, representado pela equação termoquímica de síntese da amônia, • determine a entalpia padrão de formação da amônia, . • analise a influência do aumento de temperatura e de pressão no rendimento de amônia e indique de que forma o uso de catalisador pode interferir nesse processo. Questão 117 - (UDESC SC/2011) Em um sistema fechado considere a seguinte reação química em equilíbrio e analise as proposições.

FeO(s) + CO(g) Fe(s) + CO2(g) I. Aumentando a concentração de CO(g), o equilíbrio se desloca para a direita. II. Aumentando a concentração de CO(g), o equilíbrio não é alterado. III. Retirando CO(g), o equilíbrio se desloca para a esquerda. IV. À adição de CO2(g), o equilíbrio se desloca para a esquerda. V. A adição de uma substância desloca o equilíbrio no sentido que irá consumi-la. VI. O equilíbrio só se desloca no sentido da formação dos produtos.

→←

→←

ofH∆

→←

Page 47: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e VI são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, III, IV e VI são verdadeiras. c) Somente a afirmativa II é verdadeira. d) Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras. e) Somente as afirmativas II, V e VI são verdadeiras. Questão 118 - (UFRN/2011) O ácido nítrico (HNO3) é uma substância de importância econômica na indústria e muito utilizada nos laboratórios. Na produção do ácido nítrico pelo método de Ostwald, a amônia anidra (NH3) é oxidada a óxido nítrico (NO) pelo oxigênio (O2), a 850ºC e 5 atm de pressão, com a ajuda de catalisadores de platina e ródio. O óxido nítrico (NO) se faz reagir com o oxigênio do ar para formar dióxido de nitrogênio (NO2). Este é absorvido em água, em presença de oxigênio, formando o ácido nítrico (HNO3). Em relação ao processo de obtenção do ácido nítrico: a) Escreva a equação da reação do dióxido de nitrogênio (NO2) com a água (H2O) e o oxigênio (O2) para formar o ácido nítrico (HNO3). b) Considere a reação abaixo: 2NO(g) + O2(g) 2NO2(g) ∆H = –32,2 kcal a 298K A produção de NO2(g) é favorecida com resfriamento ou com aquecimento? Justifique.

→←

Page 48: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

GABARITO: 1) Gab: C 2) Gab: 01 3) Gab: C 4) Gab: B 5) Gab: A 6) Gab: E 7) Gab: B 8) Gab: D 9) Gab: a) A presença de CO2 no plasma sanguíneo favorece a formação de H+ conforme reação a seguir: CO2 + H2O H+ + HCO–

3 fazendo com que ocorra maior dissociação da HbO2 e, como consequência, levando à maior quantidade de O2. b) HbO2(aq) + CO(g) HbCO(aq) + O2(g)

[O2] = 10 [CO] Logo,

[HbCO] = 20 [HbO2] Portanto, a concentração de HbCO é 20 vezes superior à concentração de HbO2. 10) Gab: D 11) Gab: 19 12) Gab: B 13) Gab: C 14) Gab: C

15) Gab: E 16) Gab: D 17) Gab: E 18) Gab: a) Estes choques são devido às transferências de elétrons (reação de oxirredução) entre os metais do amalgama e da folha de papel alumínio. b) A saliva funciona como solução eletrolítica (ponte salina) responsável pela transferência de íons. c) As substâncias ácidas presentes no refrigerante consomem os íons OH– apresentados na equação da reação, deslocando o equilíbrio para a direita (sentido da desmineralização). 19) Gab: 04 20) Gab: A 21) Gab: 13 22) Gab: B 23) Gab: A 24) Gab: A 25) Gab: E 26) Gab: D 27) Gab: a) 12 NO2(g) + 4 H2O(l) 9 HNO3 (g) + 4 NO (g)

12 NG(g) + 6 O2(g) 12 NO2(g) 12 NH3(g) + 15 O2(g) 12 NO(g) + 18 H2O(g) _____________________________________

__ 12 NH3(g) + 21 O2(g) 8 HNO3(g) + 14

H2O(g) + 4 NO(g) b) O teste que proporcionou maior rendimento na produção de NO é o teste 4 (resfriamento e diminuição de pressão).

]CO][HbO[]HbCO][O[K

2

2=

RTpO]O[ 2

2 =

RTpCO]CO[ =

RT ]HbO[pCO ]HbCO[

RTpCO10200

2⋅

⋅=

]HbO[]HbCO[10200

2⋅=

⋅→←

→←

→←

→←

Page 49: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

O resfriamento desloca o equilíbrio no sentido de NO (exotérmico) e a diminuição de pressão, no sentido de NO (expansão de volume). 28) Gab: E 29) Gab: B 30) Gab: D 31) Gab: A 32) Gab: B 33) Gab: D 34) Gab: C 35) Gab: CO (g) + 2 H2 (g) CH3OH (g)

Um catalisador aumenta igualmente a velocidade em ambos os sentidos da reação com a diminuição da energia de ativação, portanto, o equilíbrio será atingido mais rapidamente sem modificar a com posição da mistura em equilíbrio. O princípio de Le Chatelier prediz que, quando uma reação em equilíbrio é comprimida ocorrerá um deslocamento no sentido da contração do volume gasoso (diminui a quantidade em mols dos gases) para minimizar o aumento da pressão no sistema. CO (g) + 2 H2 (g) CH3OH (g) 3V 1V O aumento da pressão desloca no sentido do CH3OH aumentando o rendimento da reação. CO (g) + 2 H2 (g) CH3OH (g)

= –103 kJ/mol de metanol Aumentando a temperatura (superior a 300ºC) o equilíbrio se desloca no sentido endotérmico (CO e H2) diminuindo o rendimento da reação embora a velocidade do processo aumente devido ao aumento da temperatura. 36) Gab: D 37) Gab: 01 38) Gab: D

39) Gab: B 40) Gab: B 41) Gab: A 42) Gab: D 43) Gab: A 44) Gab: A 45) Gab: C 46) Gab: A 47) Gab: C 48) Gab: D 49) Gab: E 50) Gab: D 51) Gab: D 52) Gab: A 53) Gab: D 54) Gab: B 55) Gab: D 56) Gab: C 57) Gab: D 58) Gab: B 59) Gab: C 60) Gab: E 61) Gab: D 62) Gab: D 63) Gab: C 64) Gab: D 65) Gab: C

→←

2HCO

OHCHp

2

3

PP

PK

⋅=

→←

←→endo

exo

H∆

Page 50: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

66) Gab: E 67) Gab: C 68) Gab: E 69) Gab: C 70) Gab: C 71) Gab: a) Devido ao comportamento endotérmico das reações (I) e (III), a alta temperatura favorece maior rendimento na produção do gás hidrogênio. Altas temperaturas favorecem maior rendimento na reação (II), uma vez que é exotérmica. Devido à expansão volumétrica em todas as reações, baixas pressões favorecem o maior rendimento na produção do gás hidrogênio. b) Pela equação química balanceada da combustão da gasolina, 1 mol de C8H18 gera 8 mols de CO2 (1 C8H18 + 25/2 O2 9 H2O + 8 CO2), ou seja, 114g de C8H18 gera 352g de CO2. Um galão de gasolina equivale a 3,78 litros ou 2,835kg (3,78 L x 0,750 g.L–1). A partir equação química balanceada, a combustão de 2,835kg de gasolina irá gerar 8,753 kg de CO2 (352g x 2835g/114g). São produzidos 2 mols de CO2 para gerar 7 mols de gás hidrogênio, assim, para cada 1,0kg de hidrogênio são geradas 6,285 kg de CO2 (1000g x 88g/14g). Assim, será gerada uma maior quantidade de CO2 pela combustão de 1 galão de gasolina. 72) Gab: D 73) Gab: A 74) Gab: C 75) Gab: B 76) Gab: E 77) Gab: B 78) Gab: C 79) Gab: B 80) Gab: C 81) Gab: 07

82) Gab: 05 83) Gab: 09 84) Gab: A 85) Gab: B 86) Gab: C 87) Gab: B 88) Gab: E 89) Gab: A 90) Gab: E 91) Gab: 05 92) Gab: a) Pelo princípio de Le Chatelier, com a redução do volume de um sistema reacional, o equilíbrio químico da reação será deslocado para o sentido de menor volume. Portanto, pela estequiometria da reação, nesse caso, o equilíbrio será deslocado no sentido de formação de amônia (NH3). b) P = 26,24 atm 93) Gab: E 94) Gab: D 95) Gab: A 96) Gab: E 97) Gab: B 98) Gab: E 99) Gab: C 100) Gab: A 101) Gab: A 102) Gab: C 103) Gab: B 104) Gab: A

Page 51: Deslocamento do Equilíbriobrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio Questão 06 - (UFRR/2017) Em 1888, Henri Le Chatelier formulou o chamado princípio de Le Chatelier que afirma:

Equilíbrio Químico – Deslocamento do Equilíbrio

105) Gab: C 106) Gab: A 107) Gab: A 108) Gab: E 109) Gab: 29 110) Gab: C 111) Gab: C 112) Gab: C 113) Gab: E 114) Gab: A 115) Gab: a) Em águas transparentes, a maior incidência de luz facilita a ocorrência da fotossíntese, processo realizado pelas algas simbiontes (zooxantelas). A matéria orgânica assim produzida é fonte de energia que pode ser utilizada pelos pólipos do coral em seu crescimento e na produção de seus esqueletos calcários. b) Em águas quentes, a quantidade de CO2(g) dissolvido será menor, pois, para um gás, quanto maior a temperatura, menor a solubilidade. Sendo assim, o equilíbrio

CaCO3(s) + CO2(g) + H2O(l) Ca2+(aq) + 2HCO–

3(aq) estará deslocado para a esquerda, favorecendo a formação de CaCO3(s), constituinte dos exoesqueletos dos corais. 116) Gab: • Como a definição de entalpia padrão de formação de uma substância é a variação de entalpia na formação de 1,0mol da substância a partir das substâncias simples correspondentes, estando todos no estado padrão, o valor de da amônia é =

= – 46,4kJ.

• Como a reação de síntese da amônia é exotérmica, o aumento de temperatura do

sistema em equilíbrio é desfavorável ao rendimento dessa substância. O aumento da pressão sobre o sistema, entretanto, favorece ao rendimento de NH3(g) porque a redução do volume do sistema implica diminuição na concentração dos reagentes. O rendimento de amônia não se modifica com o uso de catalisador porque as velocidades das reações direta e inversa aumentam igualmente, não há portanto, alteração nas concentrações de reagentes e de produtos. Entretanto produz-se a mesma quantidade de amônia em menor tempo, o que justifica o interesse do ponto de vista econômico e industrial pelos catalisadores. 117) Gab: D 118) Gab: a) 4NO2(g) + 2H2O(l) + O2(g) 4HNO3(l) b) A produção do NO2(g) é favorecida com o resfriamento. Por ser a reação de formação do NO2(g) um processo exotérmico (libera energia em forma de calor), o equilíbrio se favorece (se desloca) no sentido da produção de NO2, pela diminuição da temperatura, de acordo com o princípio de Le Chatelier.

→←

ofH∆

2H°∆

2kJ8,92−

→←