desenvolvimento local arranca com 12 fundadores

1
Tiragem: 12000 País: Portugal Period.: Diária Âmbito: Regional Pág: 9 Cores: Cor Área: 8,61 x 19,15 cm² Corte: 1 de 1 ID: 55677222 12-09-2014 Nova associação, impulsionada pela câmara, teve primeira reunião Desenvolvimento Local arranca com 12 fundadores 111 A criação da Associa- ção de Desenvolvimento Lo- cal de Coimbra (ADLC)reu- niu, ontem, 12 instituições, representativas de vários se- tores, na sala de sessões dos Paços do Município. No encontro, presidido por Manuel Machado, foi dis- cutida a criação do núcleo fundador da futura ADLC, para o que surgiram mais voluntários do que os cinco necessários. Os objetivos das ADL pas- sam pela promoção do desenvolvimento local e regional integrado, através da dinamização socioeco- nómica e cultural, mediante o apoio a atividades produ- tivas e prestação de serviços nos domínios da formação profissional. Para o período 2014/20, as ADL serão responsáveis pelas Estratégias de Desenvolvi- mento Local de Base Comu- nitária (DLBC), ferramentas que visam envolver os atores locais em respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos. No acordo de parceria Portugal 20 20, está previsto um envelope financeiro de perto de 440 milhões de euros para estas estruturas. Ontem, foi constituída uma comissão instaladora para constituição formal da asso- ciação e posterior candidatu- ra à gestão do DLBC. À ADLC aderiram a Adega de Souselas, Associação de Beneficiários da Obra Hidro- agrícola do Baixo Mondego, Associação do Comércio e da Indústria de Panificação e Similares, Associação de Doceiros de Coimbra, Asso- ciação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Caixa de Crédito Agrícola, CEARTE, Cooperati- va Agrícola, Herança do Pas- sado, Escola Superior Agrá- ria, Mercado Abastecedor e Universidade. A intenção é abrir a outras entidades que pretendam associar-se. DR

Upload: camara-municipal-de-coimbra

Post on 27-May-2015

33 views

Category:

Government & Nonprofit


0 download

DESCRIPTION

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a dinamizar a criação da Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra (ADLC), intenção que despertou um expressivo entusiasmo nos representantes de instituições que participaram na primeira reunião sobre este tema, realizada quarta-feira, 10 de Setembro, na sala de sessões dos Paços do Município. No encontro presidido pelo presidente da CMC, Manuel Machado, alguns participantes manifestaram o seu lamento por o concelho não dispor de uma ADLC, o que equivale à perda de fundos comunitários. Já quando se abordou a criação do núcleo fundador da futura ADLC surgiram mais voluntários do que os cinco necessários. Nesta primeira reunião participaram 12 instituições, representativas de vários sectores e enquadráveis neste tipo de associação. Numa segunda fase, abrir-se-á a ADLC a demais entidades que se pretendam associar. Os objetivos das ADL passam pela promoção do desenvolvimento local e regional integrado, através da dinamização socioeconómica e cultural, mediante o apoio a atividades produtivas e prestação de serviços nos domínios da formação profissional. Durante o quadro comunitário 2007-2013 estas entidades foram executoras de programas específicos de financiamento destinados a este tipo de estruturas. Diário As Beiras, 12.09.2014

TRANSCRIPT

Page 1: Desenvolvimento Local arranca com 12 fundadores

Tiragem: 12000

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 9

Cores: Cor

Área: 8,61 x 19,15 cm²

Corte: 1 de 1ID: 55677222 12-09-2014

Nova associação, impulsionada pela câmara, teve primeira reunião

Desenvolvimento Local arranca com 12 fundadores111 A criação da Associa-

ção de Desenvolvimento Lo-cal de Coimbra (ADLC)reu-niu, ontem, 12 instituições, representativas de vários se-tores, na sala de sessões dos Paços do Município.

No encontro, presidido por Manuel Machado, foi dis-cutida a criação do núcleo fundador da futura ADLC, para o que surgiram mais voluntários do que os cinco necessários.

Os objetivos das ADL pas-sam pela promoção do desenvolvimento local e regional integrado, através da dinamização socioeco-nómica e cultural, mediante o apoio a atividades produ-tivas e prestação de serviços nos domínios da formação profissional.

Para o período 2014/20, as ADL serão responsáveis pelas Estratégias de Desenvolvi-mento Local de Base Comu-nitária (DLBC), ferramentas que visam envolver os atores

locais em respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos. No acordo de parceria Portugal 20 20, está previsto um envelope financeiro de perto de 440 milhões de euros para estas estruturas.

Ontem, foi constituída uma comissão instaladora para constituição formal da asso-ciação e posterior candidatu-ra à gestão do DLBC.

À ADLC aderiram a Adega de Souselas, Associação de Beneficiários da Obra Hidro-agrícola do Baixo Mondego, Associação do Comércio e da Indústria de Panificação e Similares, Associação de Doceiros de Coimbra, Asso-ciação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Caixa de Crédito Agrícola, CEARTE, Cooperati-va Agrícola, Herança do Pas-sado, Escola Superior Agrá-ria, Mercado Abastecedor e Universidade. A intenção é abrir a outras entidades que pretendam associar-se.

DR