desdobrável poemas soltos 2012

2
Destinatários: População escolar dos 1º, 2º, 3º Ciclos, Ensino Secundário e Adultos das Novas Oportunidades do concelho de Gondomar Organização: Bibliotecas Escolares aderentes. Fases de realização: 1ª fase: de 11 janeiro a 17 de fevereiro Divulgação do concurso: impressão e distribuição do material, enviado pelo secretariado, em cada escola/ agrupamento de escolas. Recepção, em cada BE, dos trabalhos a concurso, em formato digital, até ao dia 17 de fevereiro. 2ª fase: de 20 a 24 de fevereiro Revisão e organização dos documentos a enviar ao secretariado, até 10 de Fevereiro, através do e-mail [email protected] e em suporte de papel. 3ª fase: de 5 de março a 23 de março Avaliação dos trabalhos pelo júri. 4ª fase: de 10 a 13 de abril Indicação dos textos a constar da publicação Poemas Sol tos 2012. Fotocomposição electrónica do livro. 5ª fase: de 16 de abril a 16 de maio Impressão do livro. 6ª fase: 1 de junho Data provável da cerimónia de entrega dos prémios, diplomas de participação e lançamento do livro no Pavilhão Multiusos de Gondomar. CONCURSO POEMAS SO L TOS 2012 Bibliotecas Escolares de Gondomar

Upload: manuela-baptista

Post on 09-Jul-2015

2.474 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Desdobrável Poemas Soltos 2012

Destinatários: População escolar dos 1º, 2º, 3º Ciclos, Ensino Secundário e Adultos das Novas Oportunidades do concelho de Gondomar

Organização: Bibliotecas Escolares aderentes.

Fases de realização:

1ª fase: de 11 janeiro a 17 de fevereiro Divulgação do concurso: impressão e

distribuição do material, enviado pelo secretariado, em cada escola/ agrupamento de escolas.

Recepção, em cada BE, dos trabalhos a concurso, em formato digital, até ao dia 17 de fevereiro.

2ª fase: de 20 a 24 de fevereiro Revisão e organização dos documentos a

enviar ao secretariado, até 10 de Fevereiro, através do e-mail [email protected] e em suporte de papel.

3ª fase: de 5 de março a 23 de março Avaliação dos trabalhos pelo júri.

4ª fase: de 10 a 13 de abril Indicação dos textos a constar da

publicação Poemas Sol tos 2012. Fotocomposição electrónica do livro.

5ª fase: de 16 de abril a 16 de maio Impressão do livro.

6ª fase: 1 de junho Data provável da cerimónia de entrega

dos prémios, diplomas de participação e lançamento do livro no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

8º CONCURSO

POEMAS SOL TOS 2012

Bibliotecas Escolares de Gondomar

Page 2: Desdobrável Poemas Soltos 2012

1. Todos os textos devem ser poéticos, sendo admitidas quaisquer modalidades deste género literário.

2. O tema é livre.

3. Os trabalhos devem ser individuais, originais e inéditos.

4. Os textos não devem ultrapassar as duas páginas A4, letra Times New Roman, tamanho 12, a dois espaços.

5. Cada autor pode enviar até um máximo de dois textos, usando sempre o mesmo pseudónimo.

6. Todos os textos devem ser identificados com o pseudónimo e indicação da escola ou do agrupamento/ escola, no canto inferior direito, e enviados em suporte digital para o email da respetiva biblioteca escolar, acompanhados do Modelo 1, entregue em suporte de papel.

7. Todas as escolas deverão fazer uma selecção prévia dos trabalhos a enviar. No caso do 1º Ciclo, cada escola deve enviar até ao máximo de 15% de trabalhos proporcional à população escolar da respetiva escola.

8. Cada BE deverá endereçar ao secretariado (Biblioteca da Escola Básica de Rio Tinto nº2 e da Escola Básica de Baguim), os textos selecionados da seguinte forma:

- em duplicado, dentro de um sobrescrito A4 - identificado com o nome da escola ou do agrupamento/ escola - separados por escalões e acompanhados do Modelo 1 devidamente preenchido para cada um dos escalões;

- em suporte digital (um documento único, contendo todos os textos de cada escalão, acompanhado do respetivo Modelo 2), para [email protected].

É obrigatória a entrega nas duas modalidades.

9. Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 24 de fevereiro de 2012, no secretariado.

10. Em caso de plágio, os alunos serão alvo de desclassificação imediata e processo disciplinar instaurado pelo estabelecimento de ensino a que pertencem, ficando obrigados a devolver todos os prémios e certificados que lhes tenham sido atribuídos.

11. Serão igualmente desclassificados quaisquer trabalhos apresentados que não sigam as regras definidas neste regulamento.

12. O júri convidado atribuirá os prémios e selecionará os textos para posterior publicação.

13. Os textos selecionados farão parte integrante de um livro que se pretende que seja uma antologia representativa das escolas participantes. Neste sentido, o júri escolherá apenas um texto poético por aluno.

14. Ao participar no concurso, os alunos autorizam, automaticamente, a publicação dos respectivos textos no livro.

15. O júri reserva-se o direito de corrigir eventuais falhas ortográficas, sintáticas, de pontuação ou acentuação, comprometendo-se, contudo, a não desvirtuar semanticamente os textos.

16. O júri poderá não atribuir prémios, se considerar que os trabalhos apresentados carecem de qualidade.

17. Haverá cinco escalões de participação.

Escalão A: alunos do 1º ciclo do Ensino BásicoEscalão B: alunos do 2º ciclo do Ensino BásicoEscalão C: alunos do 3º ciclo do Ensino BásicoEscalão D: alunos do Ensino SecundárioEscalão E: adultos das Novas Oportunidades

18. Em todos os escalões haverá 3 prémios, podendo, ainda, o júri atribuir as menções honrosas que julgar convenientes. Todos os concorrentes obterão um diploma de participação e um prémio simbólico.

19. A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no Pavilhão Multiusos de Gondomar, tendo como data provável o dia 1 de junho de 2012.

20. Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo júri.