dermatologia é o tema do 52º congresso científico a · para a chefe de enfermagem da...

4
Jornal Ano 7 - Nº 66 JANEIRO 2014 Coordenadoria de Comunicação Social Doadores do futuro: projeto educativo na hemoterapia Pág. 2 “Meu trabalho é um presente de Deus” Pág. 4 GENTE QUE FAZ Verão: Dicas de cuidados com a pele Pág. 4 Médico do HUPE recebe medalha Pedro Ernesto Pág. 3 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO A s Fronteiras da Dermatologia é o tema do 52º Con- gresso Científico do HUPE, que será realiza- do no período de 25 a 29 de agosto. A sua abran- gência com as demais especialidades médicas e o amplo campo de es- tudo serão os pontos for- tes abordados no evento. De acordo com o presidente do Con- gresso, Prof. Carlos Barcaui, ao contrário do que pode sugerir a superficialidade da pele, ela pode desvendar doenças origi- nadas em todos os órgãos do corpo hu- mano, muito antes que os sintomas es- pecíficos sejam percebidos. “Como um órgão extenso, a pele pode ter doenças inflamatórias, tumorais e degenerativas, por isso destacamos a importância de to- das as especialidades médicas estarem presentes no 52º Congresso. Para aten- der a todos os profissionais, um progra- ma multidisciplinar já está sendo monta- do”, destaca o presidente. Com a participação efetiva da comu- nidade científica, Carlos Barcaui já es- Dermatologia é o tema do 52º Congresso Científico pera excelentes trabalhos concorrendo ao tradicional Prêmio Pedro Ernesto. Pre- sidindo a comissão julgado- ra este ano está o chefe da Pneumologia, Prof. Rogério Rufino. Durante a semana do evento algumas atividades sociais estarão sendo dire- cionadas para comunidade, entre elas, exames preventivos de cân- cer de pele e palestras sobre os cuida- dos com a pele. No Brasil, a Dermatologia tornou-se especialidade médica em 1912, quan- do também foi fundada a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Honrado e entusiasmado com a oportunidade de coordenar o importante evento da ins- tituição, Prof. Carlos Barcaui destacou que fará duas justas homenagens a dois ex-chefes de serviço do HUPE, que tan- to contribuíram para a medicina no país, são eles os professores, Jarbas Anacle- to Porto e Rubem David Azulay. Nos próximos meses serão divulga- das mais informações sobre o 52º Con- gresso Científico do HUPE.

Upload: vomien

Post on 12-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

JornalAno 7 - Nº 66

jANeiro 2014

Coordenadoria de Comunicação Social

Doadores do futuro: projeto educativo na hemoterapia

Pág. 2

“Meu trabalho é um presente de

Deus”

Pág. 4

GENTE QUE FAZ

Verão: Dicas de cuidados com a

pele

Pág. 4

Médico do HUPE recebe medalha Pedro Ernesto

Pág. 3

Hospital Universitário pedro ernesto

A s Fronteiras da Dermatologia é o tema do 52º Con-

gresso Científico do HUPE, que será realiza-do no período de 25 a 29 de agosto. A sua abran-gência com as demais especialidades médicas e o amplo campo de es-tudo serão os pontos for-tes abordados no evento.

De acordo com o presidente do Con-gresso, Prof. Carlos Barcaui, ao contrário do que pode sugerir a superficialidade da pele, ela pode desvendar doenças origi-nadas em todos os órgãos do corpo hu-mano, muito antes que os sintomas es-pecíficos sejam percebidos. “Como um órgão extenso, a pele pode ter doenças inflamatórias, tumorais e degenerativas, por isso destacamos a importância de to-das as especialidades médicas estarem presentes no 52º Congresso. Para aten-der a todos os profissionais, um progra-ma multidisciplinar já está sendo monta-do”, destaca o presidente.

Com a participação efetiva da comu-nidade científica, Carlos Barcaui já es-

Dermatologia é o tema do 52º Congresso Científico

pera excelentes trabalhos concorrendo ao tradicional Prêmio Pedro Ernesto. Pre-sidindo a comissão julgado-ra este ano está o chefe da Pneumologia, Prof. Rogério Rufino.

Durante a semana do evento algumas atividades sociais estarão sendo dire-cionadas para comunidade,

entre elas, exames preventivos de cân-cer de pele e palestras sobre os cuida-dos com a pele.

No Brasil, a Dermatologia tornou-se especialidade médica em 1912, quan-do também foi fundada a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Honrado e entusiasmado com a oportunidade de coordenar o importante evento da ins-tituição, Prof. Carlos Barcaui destacou que fará duas justas homenagens a dois ex-chefes de serviço do HUPE, que tan-to contribuíram para a medicina no país, são eles os professores, Jarbas Anacle-to Porto e Rubem David Azulay.

Nos próximos meses serão divulga-das mais informações sobre o 52º Con-gresso Científico do HUPE.

2

O Serviço de Hemoterapia Herbert de Souza realiza um projeto junto a Escola Municipal República Argenti-na, em Vila Isabel, com o intuito de sensibilizar os alu-nos para a importância da doação de sangue. Chamadas “Doadores do Futuro”, as crianças, além de participarem de atividades como palestras e jogos interativos, elas têm a oportunidade de visitar o serviço para quebrar tabus e desmistificar mitos, medos e preconceitos a respeito da doação.

O projeto desenvolve um trabalho educativo e o resul-tado esperado é a mudança de consciência e, mais do que isso, a disseminação da cultura de exercício da cidadania, trazendo reflexos positivos para toda a sociedade. A esco-la, além de ser um local da construção do saber, também influencia nos processos de socialização da criança, sen-do uma parte fundamental para o sucesso do projeto.

Para a Chefe de Enfermagem da Hemoterapia, Gil-ce Erbe, “no trabalho de preparação das crianças e jovens, elas acabam atuando como multiplicadores de informações sobre a importância e a necessidade da doação. Muitos pais e professores nos procuram para doar sangue depois de escutarem delas sobre a impor-tância do ato”.

A falta de doadores é, ainda hoje, um problema cons-tante nos hemocentros do nosso país. Segundo a Agên-cia Nacional de Vigilância Sanitária, nem 2% da popu-

Doadores do Futuro : a meta é criar nas crianças consciência sobre doação de sangue

lação doa sangue, o que faz com que os hemocentros tenham dificuldade em manter o estoque para atender às necessidades emergenciais, colocando em risco a saúde e a vida de toda a população.

O Serviço de Hemoterapia Herbert de Souza está lo-calizado na Av. 28 de setembro, 109 - Vila Isabel, ao lado do HUPE. Para que o trabalho dos envolvidos seja bem sucedido, é de fundamental importância a participação da comunidade.

O novo Sistema Nacional de Regulação de Vagas (SISREG), criado pelo Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde para gerenciamento de consultas ambulatoriais e até inter-nações no SUS, foi implantado em novembro no HUPE.

O SISREG é um sistema on-line, que visa gerenciar o fluxo de atendimentos, otimizando a uti-lização dos recursos e humanizan-do os serviços na Rede SUS. De acordo com a Coordenadora da Central de Regulação do HUPE, Carla Nascimento, o sistema está em operação apenas no módulo ambulatorial e após um mês de experiência não foram constata-dos maiores problemas.

SISREG facilita marcação de consultas e examesEla destaca que no hospital são

oferecidas mensalmente 2.000 va-gas para novas consultas e 1.200 exames. Estão disponíveis vagas para agendamento em quase to-das as especialidades, embora alguns serviços ainda estejam se organizando. “Vale lembrar que existe uma demanda interna com a emissão de pareceres entre os diversos serviços cujas vagas para

agendamento são oferecidas para os pacientes já em acompanha-mento no HUPE, sem necessida-de de marcação via SISREG.”

O acesso ao agendamento de consultas de primeira vez via SIS-REG, exige atendimento prévio nos Centros Municipais de Saúde ou nas Clínicas da Família para avaliação médica e emissão de formulário específico para autori-zação de consulta pelo médico re-gulador da unidade solicitante. “Eu acredito que o SISREG vai facilitar um maior acesso dos pacientes a Rede SUS. Ainda hoje o que ve-mos são pacientes a procura de atendimento em várias unidades de saúde, quase uma peregrina-ção”, finaliza a coordenadora.

Alunos da Escola Municipal República Argentina, em visita ao Serviço de Hemoterapia do HUPE.

Carla Nascimento, Coordenadora da Central de Regulamentação

3

EN

TR

EV

ISTA

: Núc

leo

de S

egur

ança

do

Paci

ente

implantado no HUPe Núcleo de Segurança do Paciente

O médico do HUPE, especialista em Reumatologia, Roger Levy, foi ho-menageado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, principal condecoração oferecida a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. A cerimônia aconte-ceu no Anfiteatro da Reumatologia do Hospital e contou com a presença de médicos e residentes.

O prêmio foi entregue pela verea-dora Tânia Bastos (PRB), que em seu discurso, disse estar muito feliz ao en-tregar a medalha a um profissional de gabarito internacional e de uma sim-plicidade única. Segundo ela, “este reconhecimento é uma forma de in-centivo e apoio ao trabalho sério e de grande alcance social que o médico realiza para que todos tenham acesso a uma saúde de qualidade”.

Roger agradeceu a presença de todos e destacou a importância da

Médico do HUPE recebe Medalha Pedro Ernesto

parceria com o Núcleo Perinatal, que foi representado pelo médico Nilson Ramires. Durante a cerimônia, Nil-son lembrou que Roger chegou no HUPE em 1994 e desde então vem contribuindo muito para melhorias nos serviços oferecidos aos pacientes. “Roger é um pesquisador internacio-

nal, de amplo conhecimento científico e com experiência em doenças reu-máticas, como lúpus, artrite e outras síndromes raras. Tudo isso, somado à sua simpatia e simplicidade, trouxe uma grande projeção para as nossas pesquisas, que hoje são conhecidas internacionalmente”. Finaliza ele.

O Reumatologista Roger Levy recebendo homenagem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Há cerca de dois meses, o HUPE montou um novo Núcleo para cuidar da Segurança dos Pacientes. O Grupo tem como princípios norteadores a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tec-nologias da saúde; a disseminação sistemática da cultura de segurança; a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

Como surgiu a necessidade para criar o Núcleo?Núcleo - A partir da criação da Resolução RDC nº 36, de 25 de Julho de 2013, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece a obrigatoriedade de Núcleos de Segurança do Pa-ciente nos serviços de saúde.

Quem faz parte?Núcleo - Representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; Gerência de Riscos; Engenharia Clínica; DESIT; Serviços de Enfermagem (adulto clí-nico, cirúrgico, neonatal, obstetrícia e treinamento); Coordenação de Assistência Médica; Coordenação de Serviços Técnicos; Nutrição; Laboratório e Farmácia.

Como funciona?Núcleo - Estamos em fase de planejamento das ações para a elaboração do Plano de Segurança do Paciente (PSP), a partir da interação com diferen-tes categoriais profissionais e do conhecimento das ações relacionadas e já desenvolvidas na instituição.

Quais as responsabilidades do Núcleo?Núcleo - É de responsabilidade do Núcleo, realizar a notificação dos eventos adversos ao Sistema Nacio-nal de Vigilância Sanitária, em até quinze dias após a ocorrência, com exceção para os casos que resultam em morte, os quais deverão ser notificados em até 72 horas.

o que é considerado evento adverso? Núcleo - Quedas de pacientes, infecções hospitala-res e o agravamento da situação de saúde por fa-lhas ocorridas durante cirurgias, são exemplos que se enquadram como eventos adversos decorrentes da prestação de serviços de saúde. O registro des-tas notificações será feito por meio de ferramentas eletrônicas que serão disponibilizadas pela ANVISA.

eXPeDieNTe

ANOTA AÍ ANOTA AÍ GENTE QUE FAZ

Diretor do HUPE: Rodolfo Acatauassú NunesVice-Diretor: Maurílio Pereira de Carvalho SalekCoordenadoria de Comunicação Social do HUPECoordenação: Marilda Santos

Equipe de Reportagem: Anaise Alvernaz e Lícia GigliucciRevisão: Marilda SantosEdição: Marilda SantosDiagramação: Paulo Carvalho e Geferson Gomes CoutinhoFotos: COMHUPE

Projeto Gráfi co: Robson Carlos Impressão: Gráfi ca UERJEmail: [email protected].: (21) 2868-8158 / 8448Tiragem: 2000 exemplares

Esta seção é permanente. Não deixe de nos enviar informações sobre seu evento

DICAS DE SAÚDE

Programe-se

Cuide da sua pele e aproveite o verão

MARIA JOSÉ

VIEIRA DO

NASCIMENTO LIMA

Para muitos, o trabalho se torna um descobrimento, tanto pesso-al como profi ssional. E isso foi o que aconteceu com Maria José Vieira do Nascimento Lima, Téc-nica de Enfermagem da Central de Material do HUPE. Há 30 anos a paraibana de Mulungu vem se transformando junto com o hospital. Maria ainda é da época onde se esterelizava seringas de vidro e se afi ava agulhas de metal para medicar os pacientes.Hoje, após acompanhar todo esse processo de moderni-zação dos materiais, percebe como isso mudou os profi ssio-nais. “Consolidou o nosso modo de pensar e encarar nossas obrigações. A limpeza do mate-rial hospitalar é uma das medi-das mais efi cazes de prevenção e controle de infecção e é um orgulho para mim e para todos os colegas que exercem essa função”, conta Maria José.

“Multiplica sempre os seus talentos, devolvendo

em dobro o que te foi oferecido”

“Depois dessa missão, penso que não existe pagamento para a satisfação de ajudar o próxi-mo, mesmo que indiretamente. Meu trabalho é um presente de Deus, e uma forma de agrade-cer por tudo que recebi é devol-vendo aos fi lhos dele o muito que já conquistei. Só posso di-zer que sou imensamente grata por estar garantindo a qualida-de de um material adequado para a boa recuperação do pa-ciente”. Finaliza.

Sol, praia e muito calor são as marcas registra-das do verão. Para você aproveitar os dias quen-tes trouxemos algumas dicas do dermatologista, Carlos Barcaui com os principais cuidados para proteger a pele.• Aproveite o sol até às dez horas da manhã e após às três horas da tar-de. Esse é o melhor horá-rio para a exposição das crianças;• Use sempre o protetor solar com fator acima de 30. O ideal é escolher o específi co para o seu tipo de pele;• Nas peles mais sen-síveis usar o bloqueador solar. Ele protege dos raios ultravioletas do sol

prevenindo as manchas e o câncer de pele;• Tome muita água para hidratar a pele, evitando assim desidratações de-sagradáveis após um pe-ríodo longo de exposição ao sol; • Coma bastante fru-tas, além de saudáveis para alimentação, algu-mas, por ter uma elevada quantidade de água em sua composição, ajudam a manter o hidratação da

pele, tais como: abacaxi, abacate, melancia, me-lão, pêssego e kiwi;• Após o dia na praia tome um bom banho e abuse dos cremes hidra-tantes; • O uso de acessórios como óculos de sol, cha-péus ou bonés também ajudam na proteção dos raios solares. Agora que você já sabe como se proteger do sol, é só aproveitar o verão!!!

Em 2014, deixe estourar suas ideias conosco!!!

Feliz Ano Novo!!!