departamento/Área cientÍfica: educação visual disciplina · bibliografia mais relevante bitti,...

41
DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Desenho I Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s): Dulce Barros Ano(s) Regime (1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal Tipo*: obrigatória/optativa Código ECTS Créditos ECTS A 3 obrigatória IPV.ESE.1063. 20100 8 Língua(s) de ensino: Português Objectivos: - Desenvolver a apreensão visual e a destreza manual, fomentando as capacidades visuais na observação do real e as qualidades gráficas de representação e registo da realidade. - Desenvolver as habilidades inatas, conjugando facilidade e aptidão com ênfase e contenção, superando estereótipos, maneirismos, vícios e outras dificuldades de comunicação e formulação gráficas. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos - Conhecer os elementos estruturais da linguagem plástica e as suas capacidades expressivas. - Percepção/ Representação do real. - Qualidades formais (interacção linha/cor/textura/estrutura/…). - Qualidades expressivas (a representação artística/modos de representar/os suportes/ meios riscadores/ outros). Métodos de ensino e aprendizagem 1 H semanal teórica-prática, 2 H semanais práticas - Exercícios gráficos de experimentação; -Exercícios gráficos de composição formal na organização da superfície do plano, pelo estudo e aplicação de normas de composição a situações de movimento e ritmo e estruturação organizada das formas diversas a compor; - Exercícios de mimetismo e fidelidade gráfico-visual na observação e registo do real. Modo de avaliação A avaliação estrutura-se com base na recolha e apreciação, com carácter sistemático e contínuo, dos dados relativos aos diferentes domínios de aprendizagem. A avaliação não incide apenas no produto final de expressão, mas também na evolução do processo criativo. O poder de observação, a capacidade de sistematização dos dados adquiridos, o entendimento da relação expressão/representação, o adestramento e coerência na representação, a capacidade crítica e o domínio inventivo e de intervenção são alguns dos parâmetros a considerar no processo de avaliação. Bibliografia mais relevante BERGER, John (1972). Modos de ver. Col. Arte e Comunicação. Lisboa: Edições 70. BRONOWSKY, Jacob (1969). Arte e Conhecimento. Ver, imaginar, criar. Col. Arte e Comunicação. Lisboa: Edições 70. CALMY, Gisele (1980). L’Education du gest Graphique. France: Ed. Fernand Nathan. LAMBERT, Susan (1996). El Dibujo – técnica e utilidad. Madrid: Tursen Herman Blume. MASSORINI, Manfredo (1982). Ver pelo Desenho. Aspectos técnicos cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70. MUNARI, Bruno (1981). Fantasia – Invenção, Criatividade e Imaginação. Col. Dimensões. Lisboa: Ed. Presença. RAU, B. (1982). Pablo Picasso – Obra Gráfica. Barcelona: Ed. Gustavo Gili. SAUSMAREZ, Maurice (1979). Desenho Básico. As dinâmicas da Forma Visual. Col. Dimensões. Lisboa: Ed. Presença.

Upload: voxuyen

Post on 28-Oct-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Desenho I Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s): Dulce Barros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

3

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20100

8

Língua(s) de ensino: Português Objectivos: - Desenvolver a apreensão visual e a destreza manual, fomentando as capacidades visuais na observação do real e as qualidades gráficas de representação e registo da realidade. - Desenvolver as habilidades inatas, conjugando facilidade e aptidão com ênfase e contenção, superando estereótipos, maneirismos, vícios e outras dificuldades de comunicação e formulação gráficas. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos - Conhecer os elementos estruturais da linguagem plástica e as suas capacidades expressivas.- Percepção/ Representação do real. - Qualidades formais (interacção linha/cor/textura/estrutura/…). - Qualidades expressivas (a representação artística/modos de representar/os suportes/ meios riscadores/ outros). Métodos de ensino e aprendizagem 1 H semanal teórica-prática, 2 H semanais práticas - Exercícios gráficos de experimentação; -Exercícios gráficos de composição formal na organização da superfície do plano, pelo estudo e aplicação de normas de composição a situações de movimento e ritmo e estruturação organizada das formas diversas a compor; - Exercícios de mimetismo e fidelidade gráfico-visual na observação e registo do real. Modo de avaliação A avaliação estrutura-se com base na recolha e apreciação, com carácter sistemático e contínuo, dos dados relativos aos diferentes domínios de aprendizagem. A avaliação não incide apenas no produto final de expressão, mas também na evolução do processo criativo. O poder de observação, a capacidade de sistematização dos dados adquiridos, o entendimento da relação expressão/representação, o adestramento e coerência na representação, a capacidade crítica e o domínio inventivo e de intervenção são alguns dos parâmetros a considerar no processo de avaliação. Bibliografia mais relevante BERGER, John (1972). Modos de ver. Col. Arte e Comunicação. Lisboa: Edições 70. BRONOWSKY, Jacob (1969). Arte e Conhecimento. Ver, imaginar, criar. Col. Arte eComunicação. Lisboa: Edições 70. CALMY, Gisele (1980). L’Education du gest Graphique. France: Ed. Fernand Nathan. LAMBERT, Susan (1996). El Dibujo – técnica e utilidad. Madrid: Tursen Herman Blume. MASSORINI, Manfredo (1982). Ver pelo Desenho. Aspectos técnicos cognitivos, comunicativos.Lisboa: Edições 70. MUNARI, Bruno (1981). Fantasia – Invenção, Criatividade e Imaginação. Col. Dimensões.Lisboa: Ed. Presença. RAU, B. (1982). Pablo Picasso – Obra Gráfica. Barcelona: Ed. Gustavo Gili. SAUSMAREZ, Maurice (1979). Desenho Básico. As dinâmicas da Forma Visual. Col.Dimensões. Lisboa: Ed. Presença.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Português Disciplina: Teoria da Comunicação Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s) responsável(is): Isabel Aires de Matos Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A 2h Obrigatória IPV.ESE.1063.20101

4

Língua(s) de ensino: Português Objectivos (máx.5 linhas) - Contribuir para a formação especializada dos futuros profissionais de Artes Plásticas e Multimédia; - Adquirir conhecimentos concernentes a fenómenos basilares como a Comunicação, a Sociedade de

Informação e a Globalização; - Sensibilizar o futuro profissional para os desafios multiformes da Comunicação; - Perspectivar transversalmente os estudos e teorias comunicacionais e sociais. Requisitos prévios (máx. 3 linhas) Descrição dos conteúdos (máx.14 linhas)

1. Informação e Comunicação 2. A Identidade cultural e a globalização / mundialização 3. A Competência comunicacional 4. A eficiência e a eficácia comunicacional 5. Comunicação e Tipologia Discursiva 6. Teorias da Comunicação de Massas 7. Os paradigmas da Comunicação 8. A Simbologia e a Comunicação de massas ( Propaganda / Publicidade /

Entretenimento / Informação).

Métodos de ensino e aprendizagem (máx. 5 linhas) (indicar nº de horas de: aulas teóricas, trabalhos orientados, seminários ou ateliers, trabalhos de laboratório, trabalhos de projecto ou de campo, outras actividades práticas, métodos de ensino à distância, outros métodos,etc) As aulas desta disciplina são de carácter teórico, privilegiando a abordagem teórica de conteúdos programáticos, sem olvidar a aplicação dos mesmos em situações práticas, aliando a orientação do docente à investigação do discente, num processo interactivo de saber e de conhecimento, tendo como ponto de partida o enquadramento conceptual e desembocando na instrumentalização de diferentes competências. Modo de avaliação (máx. 5 linhas) (natureza, duração, cronologia e frequência; períodos de exame; procedimentos e formalidades, incluindo prazos de inscrição; disposições especiais para estudantes estrangeiros – como, por exemplo, a possibilidade de fazerem os testes noutra língua, utilizarem dicionários nas provas, beneficiarem de um prolongamento de tempo na avaliação escrita; métodos de avaliação – exames escritos e orais, ensaios, dissertações, teses, projectos ou trabalhos práticos, avaliação qualitativa, avaliação contínua – e respectivos pesos na avaliação total). A avaliação será realizada através de uma frequência (80%), da participação nas actividades da disciplina e do desenvolvimento de projectos individuais e de grupo (20%). Os discentes podem realizar melhoria através de exame.

Bibliografia mais relevante BITTI, P.R. e ZANI, B. - .A comunicação como processo social. Lisboa: Estampa, 1993

BERLO, David K. – O Processo da Comunicação – Introdução à teoria e à prática. Lisboa: Dinalivro, 1990 CORNER, J. e HAWTHORN, J. (eds.) – Communication studies. Londres: Arnold, 1980. DE FLEUR, Melvin – Teorias de Comunicação de massa. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1976. ESCARPIT, R. – Théorie générale de l’information et de la communication. Paris:

Hachette, 1976.

FISKE, John – Introdução ao estudo da comunicação. Porto: Asa, 1993.

GIDENS, A. – Modernity and Self-Identity. Cambridge: Polity Press, 1991

GUREVITCH, M. et alii - Culture, society and the media. London: Routledge, 1995

MATTELART, A. - A comunicação-mundo. Lisboa: Piaget, 1997

MCLUHAN, Marshall – The Gutenberg Galaxy. Univ. of Toronto Press, 1962.

MCQUAIL, D. - Mass Communication Theory. London: Sage, 1991

RODRIGUES, Adriano Duarte – A comunicação social. Lisboa: Veja, 1988.

RODRIGUES, Adriano Duarte – Comunicação e cultura. Lisboa: Presença, 1994.

SHANNON, C., WEAVER, W. – The mathematical theory of communication. Urbana:

University of Illinois Press, 1949.

WOLF, M. - Los efectos sociales de los media. Barcelona: Paidós, 1994

WOLF, M. – Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1995 DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: PSICOLOGIA Disciplina: Psicologia da Percepção e Comunicação (20102) Curso(s): Artes Pláticas e Multimédia (1063) Docente(s) responsável(is): PROFESSORA Doutora Esperança do Rosário Ribeiro Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

1º Ano

1º S

3 Horas

Obrigatória

IPV.ESE.1063.20102

3

Língua(s) de ensino: Português Objectivos Compreender a interacção entre os fenómenos da percepção e os processos da aprendizagem e comunicação; Perceber a importância da comunicação nos seus diversos contextos e aplicações; Compreender a relevância da percepção e da comunicação nas relações interpessoais; Promover uma atitude de investigação/acção que possa vir a ser subsidiária na futura prática profissional. Requisitos prévios Não há requisitos prévios.

Descrição dos conteúdos

1. A Psicologia como Ciência: momentos de cientificação da Psicologia; Variáveis que influenciam o comportamento humano; A Pós-Modernidade e os seus contributos para uma nova concepção do objecto da Psicologia.

2. A Psicologia da Percepção: Análise do fenómeno perceptivo; Contributo dos autores, Wertheimer, Kohler e Kofka no âmbito da Psicologia da Gestalt; A interdependência entre o indivíduo, o objecto percebido e o contexto que rodeia a percepção; Factores condicionadores da percepção; Análise da percepção interpessoal: aspectos de natureza relacional, social e cultural. Atribuições causais. A percepção e os processos de aprendizagem e comunicação.

3. A comunicação: Definição do conceito; O nível interpessoal da comunicação: os elementos fundamentais da comunicação/ comunicação como um processo contínuo/constrangimentos à comunicação/ a comunicação digital e analógica; O nível grupal da comunicação: características do grupo e contexto que influenciam a comunicação/ configurações de interacção; O nível organizacional da comunicação.

4. A percepção e a Comunicação: interpretar a comunicação; O processo de construção do mundo pelo sujeito.

Métodos de ensino e aprendizagem A disciplina tem uma carga horária semanal de 3 horas (de natureza teórica). A metodologia utilizada é a expositiva, complementada com a análise aplicada dos assuntos abordados (recursos a debates, trabalhos individuais de grupo. Modo de avaliação A avaliação nesta disciplina incluirá: a realização de duas frequências (obrigatórias) – 70%; a realização de trabalho(s) de síntese temática(s) e/ou relatório das actividades realizadas nas aulas – 30%. Bibliografia mais relevante Abreu, M. (1977). Motivos e organizações cognitivas na construção da personalidade. R.P.P. de Coimbra (separata). Arnheim, R. (1998). Arte e percepção visual: Uma psicologia da visão criadora. S. Paulo: Livraria Pioneira. Barry, A M. S. (1997). Visual intelligence: Perception, image and manipulation in visual communication. New York: State University of New York Press. Buescu, H. C. (1990). Incidências do olhar: Percepção e representação. Lisboa: Caminho. Fachada, M. O. (1991). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Edições Rumo. Ferreira, J.M.C.; Neves, J.; Caetano, A (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill. Gonçalves, C. (2000). Psicologia da Arte. Lisboa: Universidade Aberta. Gonçalves, O.; Gonçalves, M. (1999). Personalidade e construcionismo social: dos traços às narrativas.Psychologica, 22,123-133.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: INFORMÁTICA Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Cristina Azevedo Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

1º Anual 4 horas Obrigatória IPV.ESE.1063.20103 12 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Expor diferentes pontos de vista sobre a problemática da utilização da informática na sociedade actual;

Descrever a estrutura e o funcionamento de um computador; Descrever os principais tipos de equipamentos informáticos;

Conhecer os principais tipos de programas informáticos; Trabalhar no ambiente Windows com as principais ferramentas disponíveis; Trabalhar com as ferramentas do Office, utilizando as suas potencialidades; Explicar o funcionamento básico das redes e das comunicações telemáticas; Utilizar os vários serviços da Internet; Desenvolver competência de pesquisa na web.

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

Potencialidades e limitações da informática Introdução ao estudo dos computadores Arquitectura do computador pessoal O software

o Software de sistema o Software de aplicação

MS Word MS Excel MS PowerPoint

Redes de computadores A Internet

Métodos de ensino e aprendizagem

A disciplina está estruturada em duas componentes indissociáveis: uma teórica e uma prática. Na parte teórica serão apresentados os conceitos constantes nos conteúdos, acompanhados da apresentação e discussão de exemplos.

Na parte prática serão apresentadas as ferramentas, objecto de um desenvolvimento prático de trabalhos de média dimensão. Nas actividades práticas pretende-se que os alunos explorem os programas, executem actividades e exercícios que desenvolvam o seu conhecimento acerca das técnicas e potencialidades dos programas.

Modo de avaliação

A avaliação inclui a realização de pelo menos um teste teórico (20% cada), um teste prático (20% cada) e um trabalho teórico-prático (10% cada), em cada um dos semestres.

Bibliografia mais relevante AZUL, A. (1997) – Introdução às Tecnologias de Informação I. Porto: Porto Editora. AZUL, A. (1997) – Introdução às Tecnologias de Informação II. Porto: Porto Editora. GOUVEIA, J.; MAGALHÃES, A. (2004) – Hardware para PC’s e Redes. Lisboa: FCA – Editora de Informática.

LEMOS, M. (1998). - Estar na Internet. Alfragide: McGraw-Hill. LOUREIRO, P. (2003) – TCP-IP em Redes para Profissionais. Lisboa: FCA - Editora de Informática. MARQUES, A. (2004) – Manual da Internet. Porto: Porto Editora. MONTEIRO, E.; BOAVIDA, F. (2000) – Engenharia de Redes Informáticas. Lisboa: FCA – Editora de Informática. MONTEIRO, R. [et. al.] (2004) – Tecnologia dos Equipamentos Informáticos. Lisboa: FCA – Editora de Informática. RIBEIRO, N. (2004) – Multimédia e Tecnologias Interactivas. FCA – Editora de Informática. SOUSA, S. (2001) – Tecnologias de Informação: O que são? Para que servem?. FCA – Editora de Informática.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Teoria e História da Arte Moderna Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s): Luís Calheiros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

3

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20104

6

Língua(s) de ensino: Português Objectivos Reconhecer a importância de um conhecimento amplo e actualizado dos processos de representação e transfiguração do real operados pelas artes plástico-visuais. Reconhecer os mecanismos básicos da transformação da tridimensionalidade física e material no seu registo mimético bidimensional, concretizados nos sistemas gráficos do real. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos Questões epistemológicas prévias sobre teoria e história da arte moderna. As modernidades: definição holística do paradigma estético da modernidade mais recente. Semiótica Visual/Artística. Diacronia artística visual moderna: do renascimento aos dias de hoje. Estilos e “ismos”. Artes visuais e impacto social: arte e doutrina, arte e pedagogia, arte e propaganda, arte e publicidade. Métodos de ensino e aprendizagem Exposição teórica com mais estrito sentido de objectividade e análise de rigor conceptual conjugados com a mais inédita completa e original abordagem teórica. Modo de avaliação A avaliação quantitativa será conseguida pela média bipartida pelo somatório simples da classificação de dois trabalhos de classificação individuais escolhidos pelos alunos (50% cada), de uma lista temas, sobre os conteúdos programáticos da disciplina. Bibliografia mais relevante - BERNARD, Edina, A Arte Moderna. 1905-1945, Col. Reconhecer/Compreender, edições 70, Lxª, 2000. - CORREDOR, Matheus José et al., A Pintura do Séc. XX, Col. Biblioteca Salvat de Grandes Temas, Salvat Editora do Brasil, Brasil, 1981. - FERRARI, Sílvia, Guia da História da Arte Contemporânea. Pintura. Escultura. Arquitectura. Os Grandes Movimentos, Editorial Presença, Lxª, Novembro, 2001. - FRIDE R. CARRASSAT, Patricia e MARCADÉ, Isabelle, Os Movimentos na Pintura, Círculo de Leitores, Lxª, 2001. - FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Editorial Presenca, Lxª,1992. - HOFSTATER, Hans H., Arte Moderna. Pintura, Gravura e Desenho, Editorial Verbo, Lxª ,1984. - HUERTAS LOBO, José, História Contemporânea das Artes Visuais, Livros Horizonte, Lxª, 1981. - LASSALE, Héléne, A Arte no Século XX, Col. Gramática dos Estilos 5.6 , dois Volumes, edições 70, Lxª, 1987. - SPROCCATI, Sandro, Guia da História de Arte, Editorial Presença, Lxª, 1994.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Belmiro Rego Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

1º Anual 4 horas Obrigatória IPV.ESE.1063.20105 12 Língua(s) de ensino: Português Objectivos Desenvolver técnicas de digitalização e edição de elementos multimédia:

Imagem Som Vídeo

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

Imagem (A imagem Digital; Tipos de Media; a Cor; Aquisição e Tratamento de Imagem; O Software de tratamento de imagem Adobe Photoshop; O software de desenho vectorial Macromedia Freehand)

Som (Teoria e Conceitos; Computador no Estúdio; Captura de Áudio; Manipular o Áudio; Alargando Horizontes)

Vídeo (Teoria e Conceitos; Editar e Montar Imagens no PC; Exportação; Criar um Vídeo Simples) Métodos de ensino e aprendizagem A disciplina está estruturada em duas componentes indissociáveis: uma teórica (2 horas) e

uma prática (2 horas). Na parte teórica serão apresentados os conceitos constantes nos conteúdos, acompanhados da apresentação e discussão de exemplos. Na parte prática serão apresentadas as ferramentas, objecto de um desenvolvimento prático de trabalhos de média dimensão. Nas actividades práticas pretende-se que os alunos explorem os programas, executem actividades e exercícios que desenvolvam o seu conhecimento acerca das técnicas e potencialidades dos programas.

Modo de avaliação (máx. 5 linhas) A avaliação consiste na realização de uma frequência teórico-prática (30%), uma

frequência teórica (20%) e dois trabalhos teórico-práticos (20%+30%). Bibliografia mais relevante FERREIRA, F. (2003) – Photoshop 7 - Curso Completo. Lisboa: FCA Editora de Informática. FREITAS, M. (2002) – Adobe Premiere 6 - Curso Completo. Lisboa: FCA Editora de Informática. LÉLIS, C. (2004) – Freehand MX – Curso Completo. Lisboa: FCA Editora de Informática. PETELIN, R.; PETELIN, Y. (2003) - Cool Edit Pro 2 in Use. [S.1.: s.n.], A-List Publishing. RODRIGUES, A.; PINTO, I. (2003) – Photoshop 7 - Referência Profissional. Lisboa: FCA Editora de Informática. URBANO, M. (2002) – Produção para Internet e Vídeo. Lisboa: Edições Centro Atlântico.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Português Disciplina: Técnicas de Produção Escrita Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s) responsável(is): Isabel Aires de Matos Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

2º S 3 Obrigatória IPV.ESE.1063.20106

3

Língua(s) de ensino: Português Objectivos . Desenvolver a competência comunicativa, quanto à produção de textos de diferentes

géneros, adequados a objectivos comunicativos diversificados; . Desenvolver as técnicas de produção de textos em formato multimédia; . Alargar o domínio de mecanismos e estratégias de criatividade discursiva; . Aperfeiçoar o conhecimento da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa; . Fomentar o domínio de instrumentos de análise textual e investigação científica. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos 1. Competência comunicativa 2. Géneros textuais 3. Mecanismos e estratégias de criatividade discursiva 4. Técnicas de produção de textos em formato multimédia 5. Interactividade – noção e modelos 6. Estrutura e funcionamento da língua portuguesa 7. Instrumentos de análise textual e investigação científica Métodos de ensino e aprendizagem

Nas 45 horas de aulas teórico-práticas, e em função da sequencialidade dos conceitos operatórios e técnicas explorados, os alunos desenvolverão projectos, baseando-se, também, em pesquisa documental (em centros de recursos bibliográficos e multimédia e em sítios web).

As produções textuais dos alunos serão objecto de exposição e análise crítica através de recursos online apropriados (“blogs”, “fóruns”, etc.) e em aulas dedicadas a estas actividades. Modo de avaliação . Realização, apresentação e análise crítica de trabalhos, individuais e em grupos,

documentados em portfolio individual; . Realização de uma prova escrita, em data definida no início do semestre; . Disposições especiais para alunos estrangeiros: possibilidade de redigirem a prova escrita e

os trabalhos práticos em língua estrangeira (Inglês ou Francês); possibilidade de utilizarem dicionários durante a prova escrita.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual

Disciplina: Introdução às Artes Plásticas Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s): Dulce Barros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

2

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20107

4

Língua(s) de ensino: Português Objectivos -Desenvolver capacidades de intervenção, expressão e comunicação -Conhecer materiais e técnicas de expressão plástica como processo na concepção e execução de um objecto plástico -Estimular a produção artística na temática das artes plásticas - Organizar recursos documentais relacionados com os conteúdos abordados Requisitos prévios Descrição dos conteúdos - Características essenciais dos materiais plásticos e as suas potencialidades - Os métodos, a experimentação e a expressividade plástica de várias técnicas em suportes diversificados - Técnicas de experimentação e representação, através da informação e manipulação dos materiais plásticos Métodos de ensino e aprendizagem: Serão executados vários ensaios plásticos com materiais e técnicas diversificadas nos quais serão aplicados os conhecimentos adquiridos. Modo de avaliação: Na avaliação serão consideradas duas componentes: a componente teórica (30%) e a componente tecnológica (70%). A avaliação será formativa e contínua dando ênfase aos conhecimentos adquiridos, produção, criatividade e inovação. Elaboração e apresentação individual de um trabalho de investigação no âmbito das artes plásticas. Bibliografia mais relevante ARNHEIM, Rudolf (1986). Arte e Percepção Visual. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.. BRONOWSKI, J. (1983). Arte e Conhecimento _ver imaginar e criar. Lisboa: Ed. 70 DIAZ, C. (1986). La Criatividad en la Expression Plástica. Madrid: Narcea. FRANCASTEL, P. (1987). Imagem, Visão e Imaginação.Lisboa: Edições 70. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Técnicas de Representação Rigorosa Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s): Dulce Barros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

3

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20108

8

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Interpretar com correcção a expressão gráfica rigorosa. - Representar objectos através da linguagem técnica. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos

1. A importância do Desenho Técnico.

2. Tipos de Desenhos Técnicos. 3. A Normalização. 4. Material de Desenho e modo de utilização. 5. Tipos de linhas e grupos de traços utilizados em desenho técnico. 6. Construções geométricas/ Geometria Plana. 7. A Cotagem. 8. As Projecções Ortogonais. 9. A Perspectiva. 10. Planificações.

Métodos de ensino e aprendizagem A exploração dos diversos conteúdos programáticos visa uma estreita relação entre os saberes teórico e prático. 1 H semanal teórica, 2 H semanais práticas Modo de avaliação Realização de duas frequências ao longo do ano lectivo, tendo cada uma delas o peso de 40% na avaliação final. Os restantes 20% serão obtidos a partir da análise dos parâmetros: interesse/empenho (10%) e assiduidade (10%). Bibliografia mais relevante CUNHA, Luís Veiga (1984). DESENHO TÉCNICO. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. MORAIS, José Manuel de Simões (1984). Desenho Técnico Básico. Porto: Porto Editora. WHITE, Gwen (1990). Perspectiva. Lisboa: Editorial Presença. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Inglês Disciplina: Inglês Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s) responsável(is): Doutora Susana Fidalgo Moura Lopes Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS ??

Créditos ECTS

2º ano

Anual 2 horas obrigatória IPV.ESE.1063.20200

4

Língua(s) de ensino: Inglês Objectivos Promover estratégias para o desenvolvimento dos 4 skills em língua Inglesa (listening,

writing, speaking, reading); Desenvolver o conhecimento e a competência comunicativa da língua inglesa; Melhorar o conhecimento e a aplicação da gramática da língua alvo; Identificar modos de vidas relacionadas com costumes Britânicos e dos Estados Unidos,

bem como dias festivos e outras ocasiões especiais; Saber identificar a língua inglesa e outras interacções culturais, e o modo como estas

afectam e influenciam a escolha e o efeito comunicativo utilizando certas formas linguísticas.

Requisitos prévios Os alunos devem ter conhecimentos da língua Inglesa a um nível elementar a baixo intermédio.Descrição dos conteúdos Funções da Língua:

Informar e pedir informações pessoais/data (nome, nacionalidade, profissão, idade, etc); descrever pessoas fisicamente e psicologicamente; descrever hábitos e rotinas; pedir e dar indicações/direcções de monumentos locais e outros sítios de interesses; expressar e pedir sobre preferências pessoais em relação a viagens/tempos livres, etc ; conhecer e falar sobre tradições e/ou símbolos da Grã Bretanha e dos estados Unidos da América (Union Jack, John Bull, Uncle Sam, etc).

As Ilhas Britânicas

Aprender conceitos e informações de/sobre: British Isles, United Kingdom e Great Britain; England; Scotland; Ireland; Wales e London.

A Monarquia

A família Real e tradições Reais. Tendo em conta os interesses e as necessidades dos alunos, outros Conteúdos irão ser negociados com os mesmos de acordo com objectivos do programa A gramática a ser estudada ao longo do ano irá ser leccionada, e praticada, de acordo com os requisitos definidos no programa e, também, tendo em conta as dúvidas dos alunos, que possam surgir, ao longo do ano lectivo. Métodos de ensino e aprendizagem Aulas teóricas e práticas Organização de um Portfólio pessoal Apresentação escrita e oral de trabalhos individuais e/ou de grupo Modo de avaliação Avaliação contínua Frequência escrita no final de cada semestre Avaliação oral no final de cada semestre Discussão do Portfolio Avaliação e apreciação de trabalhos individuais e/ou de grupo. As frequências serão escritas e respondidas/completadas em língua Inglesa podendo os alunos utilizaram um dicionário inglês-inglês como apoio. As avaliações orais serão SEMPRE feitas com duas professoras da Área Científica de Inglês. Bibliografia mais relevante

Alexander, L. G. Longman English Grammar Practice . Harlow: Longman. 1993 Azevedo, Renato. Teoria e Prática Gramatical Inglesa. Porto: Livraria Arnado,

1995. Bowers, R. G. et al. Talking About Grammar. Essex: Longman, 1987. Broomhead, Peter. Life in Modern Britain. Essex: Longman and Addison Wesley,

1991. ---.Life in Modern America. Essex: Longman and Addison Wesley,1998. Broukal, Milada and Peter Murphy. All About The USA. Essex: Longman and

Addison Wesley. 1993 ---. More About The USA. Essex: Longman and Addison Wesley. 1995 Dictionary of English Language and Culture. Essex: Longman, 1992. Garwood, Christopher, et al. Aspects of Britain and the USA.Oxford: Oxford

University Press. 1992 Lavery, Clare. Focus on Britain Today. Phoenix ELT, 1993 . Mc Dowall, D. Britain in Close – Up. Essex: Longman, 1993 Macmillan Dossiers. The Olympic Games. Baingstoke: Macmillan Publishers,

1991. Murphy R. English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press.

1987 O`Driscoll, James. Britain. Oxford: Oxford University Press. 1997 Rabley, S. Customs and Traditions in Britain. Essex: Longman, 1986. Sheerin, Susan, et al. Spotlight on Britain.Oxford: Oxford University Press. 1994 Wells, J. Pronunciation Dictionary. 1991. Wools, Edward. Introducing Grammar. Penguin, 1995.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Teoria da Imagem Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Luís Calheiros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

2

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20201

4

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Promover o conhecimento dos conceitos básicos subjacentes à criação de imagens. - Fomentar a solidez do discurso visual nos processos de comunicação visual. - Desenvolver o potencial criativo e sentido crítico no desenvolvimento de um discurso artístico autónomo e inovador. - Analisar o potencial comunicativo da imagem tendo em consideração a sua plataforma e significação. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos 1. Alicerces da Imagem 1.1 Fundamentos sintácticos do alfabetismo visual 1.2 Princípios da organização perceptiva 1.3 Percepção e pensamento visual 1.4 Definições e conceitos da Imagem 1.5 Classificação das imagens 2. Semiótica da Imagem 2.1 Bases e funções da semiótica 2.2 Comunicação e/ou significação visual 2.3 A imagem como signo 2.4 Convenção e naturalidade das imagens: iconicidade da imagem 3. Imagem, comunicação e sociedade 3.1 Técnicas visuais e estratégias de comunicação 3.3 O potencial da imagem na comunicação 3.4 A imagem e os meios de comunicação 3.5 Estruturas vanguardistas de exploração da imagem Métodos de ensino e aprendizagem Sendo a duração de cada sessão de 02h00, será possível conciliar um tempo de vertente mais expositivo, com uma intervenção mais directa dos alunos, explorando as questões e temáticas abordadas. Interligação de conteúdos e práticas com a elucidação de aspectos artísticos/estéticos em obras diversas, através de apresentações multimédia, do uso de documentos em vídeo, bem como de leituras complementares (obrigatórias ou sugeridas). Prevê-se a possibilidade de realizar algumas sessões no exterior: visitas a exposições patentes em diversas instituições culturais e/ou artísticas.

Modo de avaliação Avaliação contínua: dando ênfase à pertinência das intervenções; atitude face ao conhecimento e à assiduidade. Avaliações periódicas: - realização de uma frequência no final do 1º semestre (com a ponderação de 50% da nota final); - realização de um trabalho de pesquisa individual que será discutido oralmente (com a ponderação de 50% da nota final). Avaliação final resulta da média das ponderações percentuais atribuídas a cada momento de avaliação.

No caso dos alunos estrangeiros é dada a possibilidade de escolher uma modalidade das avaliações periódicas propostas (frequência ou realização de um trabalho), ajustada ao tempo de permanência na instituição. A realização da avaliação poderá ser feita nas línguas:

Português, Inglês e Francês. Bibliografia mais relevante Aumont, J. (1990). A Imagem. São Paulo: Éditions Nathan. Barlow, H., Blackemore, C., Weston-Smith, M. (1990). Images and understanding. New York: Camridge University Press, 257-296. Dondis, D. (1973). La sintaxis de la imagem. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. Frutiger, Adrian (2000). Signos, símbolos, marcas, señales. 7 ed. Barcelona:Ediciones G. Gili. Huyghe, René .(19??). O poder da imagem. Col. Arte e Comunicação, Nº29. Lisboa: Edições 70. Francastel, Pierre (1987). Imagem, visão e imaginação. Col. Arte e Comunicação, Nº 37. Lisboa: Edições 70. Gombrich, E.H. (1995). Arte e Ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes. Gregory, R. L. (1979). Olho e Cérebro. Psicologia da Visão. Rio de Janeiro: Zahar Editores. Moles, Abraham (1991). La imagen: comunicación funcional. México, D.F. : Editorial Trillas. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Estudos de Composição Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Luís Calheiros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

1ºS

2

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20202

3

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Reconhecer a importância dos estudos de composição como forma de conhecimento específico necessário à produção de discursos artísticos visuais - Saber conjugar os elementos estruturantes da composição formal visual - Conhecer o historial dos esquemas diacrónicos de composição formal visual - Conhecer os tropos sintácticos ópticos do discurso visual - Conhecer o historial dos esquemas diacrónicos de composição visual Requisitos prévios Descrição dos conteúdos - Os métodos e artifícios da linguagem visual na reprodução e transfiguração do real - Os sistemas perspécticos - O processo da comunicação formal - A história da geometria secreta da arte. Os esquemas tipológicos da composição dos diversos estilos da arte - Os tratadistas clássicos e os renascentistas. Métodos de ensino e aprendizagem Sendo a duração de cada sessão de 02h00, será possível conciliar um tempo de vertente mais expositivo, com uma intervenção mais directa dos alunos, explorando as questões e temáticas abordadas. Interligação de conteúdos e práticas com a elucidação de aspectos artísticos/estéticos em obras diversas, através de apresentações comentadas de documentos visuais considerados significativos, bem como de leituras complementares (obrigatórias ou sugeridas). Prevê-se a possibilidade de realizar algumas sessões no exterior: visitas a exposições patentes em diversas instituições culturais e/ou artísticas.

Modo de avaliação A avaliação quantitativa será conseguida pela média bipartida pelo somatório simples da classificação de dois trabalhos de classificação individuais escolhidos pelos alunos (50% cada) de uma lista temas sobre os conteúdos programáticos da disciplina. Bibliografia mais relevante

Arnhein, R. (1990). O poder de centro. Col. Arte e Comunicação 52. Lisboa: Edições 70. Bouleau, C. (1963). Charpentes. Géométrie Secrete dês Peintres. Paris: Ed. Aux Editions du Seuil. Dondis, D. (1973). La sintaxis de la imagem. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. Dustan, B. (19829. A composição em pintura. Lisboa: Ed. Presença. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Desenho II Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Dulce Barros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

2

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20203

6

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Desenvolver as habilidades inatas, conjugando facilidade e aptidão com ênfase e contenção, superando estereótipos, maneirismos, vícios e outras dificuldades de comunicação e formulação gráficas. - Promover a educação visual e manual estimulando o sentido estético com vista a formulação de um discurso gráfico coerente, com base numa composição formal organizada e correctamente estruturada. Requisitos prévios A frequência da disciplina está dependente da aprovação de Desenho I (de acordo com o regime de precedências). Descrição dos conteúdos - Os elementos estruturais da linguagem plástica - Percepção/ Representação do real. - A geometria das formas naturais Métodos de ensino e aprendizagem 1 H semanal teórica-prática, 2 H semanais práticas - Exercícios gráficos de experimentação; -Exercícios gráficos de composição formal na organização da superfície do plano, pelo estudo e aplicação de normas de composição a situações de movimento e ritmo e estruturação organizada das formas diversas a compor; - Exercícios de mimetismo e fidelidade gráfico-visual na observação e registo do real. Modo de avaliação A avaliação estrutura-se com base na recolha e apreciação, com carácter sistemático e contínuo, dos dados relativos aos diferentes domínios de aprendizagem. A avaliação não incide apenas no produto final de expressão, mas também na evolução do processo criativo. O poder de observação, a capacidade de sistematização dos dados adquiridos, o entendimento da relação expressão/representação, o adestramento e coerência na representação, a capacidade crítica e o domínio inventivo e de intervenção são alguns dos parâmetros a considerar no processo de avaliação. Bibliografia mais relevante BERGER, John (1972). Modos de ver. Col. Arte e Comunicação. Lisboa: Edições 70. BRONOWSKY, Jacob (1969). Arte e Conhecimento. Ver, imaginar, criar. Col. Arte eComunicação. Lisboa: Edições 70. CALMY, Gisele (1980). L’Education du gest Graphique. France: Ed. Fernand Nathan. LAMBERT, Susan (1996). El Dibujo – técnica e utilidad. Madrid: Tursen Herman Blume. MASSORINI, Manfredo (1982). Ver pelo Desenho. Aspectos técnicos cognitivos, comunicativos.Lisboa: Edições 70. MUNARI, Bruno (1981). Fantasia – Invenção, Criatividade e Imaginação. Col. Dimensões.Lisboa: Ed. Presença. RAU, B. (1982). Pablo Picasso – Obra Gráfica. Barcelona: Ed. Gustavo Gili.

SAUSMAREZ, Maurice (1979). Desenho Básico. As dinâmicas da Forma Visual. Col.Dimensões. Lisboa: Ed. Presença. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Design Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Dulce Barros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

2

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20204

6

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - reconhecer a capacidade de materializar conceitos, ‘dar forma’ como característica da humanidade; - equacionar as questões relativas ao desenvolvimento e afirmação do design de comunicação;- reconhecer a especificidade do Design enquanto actividade projectual; - desenvolver a capacidade de reflexão sobre o estado actual da produção de ‘objectos’ de design de comunicação; - conhecer e saber utilizar a metodologia específica da disciplina; Requisitos prévios Descrição dos conteúdos 1. História da disciplina 2. Enquadramento da Disciplina 3. Metodologia da Disciplina 4. O projecto Métodos de ensino e aprendizagem A exploração do programa pressupõe uma complementaridade entre: - exposições teóricas apoiadas em imagem sempre que for oportuno; - exercícios práticos de carácter experimental baseados em estudo de casos representativos - desenvolvimento de projectos de design de comunicação. Modo de avaliação Os elementos de avaliação e a respectiva ponderação para atribuição de uma nota final serão*:

- participação nas aulas (aferível através da contribuição efectiva para a análise das temáticas propostas à reflexão da turma, e do empenho na realização das actividades sugeridas) 10%; - o conjunto dos trabalhos resultantes dos exercícios experimentais propostos 30%; - o conjunto dos projectos de design de comunicação apresentados em fase de maqueta 30%; - duas frequências de consulta 30%; * ( De notar que os bons resultados na frequência e no trabalho estão também, em parte, dependentes da participação nas aulas, pelo que os 10% atribuídos a este factor isoladamente reforçam apenas o seu peso na construção de um bom resultado final. Bibliografia mais relevante BIERUT, Michael [et.al.] ed. lit. – Looking Closer Four. Nova York: Allworth Press,2002 BONNICI, Peter – Linguagem Visual. Lisboa: Destarte, 2000 DONDIS, D.A.–La Sintaxis de la Imagen. Barcelona: Gustavo Gili, S.A., 1973* HELLER, Steven , FINAMORE, Marie [et al.] ed. lit –Design Culture. New York: Allworth Press, 1997 LUPTON, Ellen, MILLER, Abbot – Design Writing Research. Londres: Phaidon Press Limited, 1996 MULLER, Josef – Sistemas de Retículas. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 ROCHA, Carlos Sousa – Design Gráfico. Lisboa: Plátano,1995*

TRIGGS, Teal [et al] ed. lit. –Communicating Design, Londres: B.T. Batsford,1995 TSCHICHOLD, Jan- The New Typography. Berkeley: University of California Press,1998 DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Artes Plásticas I (Pintura) Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Dulce Barros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

3

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20205

7

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Desenvolver a apreensão visual, a destreza manual, a sensibilidade cromática, a imaginação e o sentido estético na exploração plástica das formas e cores de forma bidimensional. - Conhecer e aplicar os conhecimentos estruturais de composição visual (a geometria secreta e os esquemas estruturantes subliminares). - Conhecer e explorar a expressividade própria de materiais e técnicas plásticas bidimensionais. - Educar e actualizar o gosto estético a partir do conhecimento das formas artísticas mais recentes e actualizadas. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos - Os elementos estruturais da linguagem visual plástica (linha, cor, textura, forma, luz…) - As técnicas bidimensionais (das mais simples às mais complexas) - Método e artifícios da linguagem técnico-oficinal: - Investigação da Regra de Ouro; - Investigação dos Sistemas Perspécticos; Métodos de ensino e aprendizagem - Abordagem teórica dos Estudos de Composição. - Investigação prática da expressividade e rigor próprios, conjugando capacidade mimética com imaginação criativa. - Estudos de composição plástica. Modo de avaliação A avaliação será contínua baseada essencialmente na aplicação dos conteúdos ministrados nos trabalhos de execução prática. Bibliografia mais relevante CORREDOR, Matheos José (1981). A Pintura no século XX. Col. Biblioteca Salvat de Grandes Temas. Rio de Janeiro: Ed. Salvat Editora do Brasil. DONDIS, D. (1973). La sintaxis de la imagem. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. DUSTAN, Bernard (1982). A Composição em Pintura. Lisboa: Ed. Presença. LANGLAIS, Xavier de (1999). La Technique de la Peinture à l´Huile. Paris: Ed. Flammarion. MAYER, Ralph (1996). Manual do Artista, de técnicas e materiais. Actualizado por Steven Sheean (Director do Ralph Mayer Center Yale University School of Art). São Paulo: Ed. Martins Fontes. VARELA ALDEMIRA, Luis (1961). A Pintura na Teoria e na Prática. Lisboa: Ed. Edição do Autor. VARELA ALDEMIRA, Luis (1970). Estudos Complementares de Pintura. Lisboa: Ed. Livraria Portugal. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA:

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: INTERACÇÃO UTILIZADOR – COMPUTADOR Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Cristina Azevedo Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

2º Anual 2 horas Obrigatória IPV.ESE.1063.20206 4 Língua(s) de ensino: Português Objectivos Compreender a importância da interacção utilizador-computador Analisar e projectar as componentes da interface com os utilizadores Compreender os princípios gerais do desenho de interfaces Entender os elementos e regras gerais da composição da interface Distinguir Usabilidade de Acessibilidade Distinguir metáforas e paradigmas de interacção

Requisitos prévios Informática (domínio das ferramentas Office e facilidade na utilização da Internet: www e

correio-electrónico), Psicologia da Percepção e Comunicação Descrição dos conteúdos Conceitos básicos e história da Interacção Utilizador-Computador Factores humanos e tecnológicos que condicionam a utilização de um sistema interactivo Modelos de utilizador: modelos cognitivos (GOMS, CCT e HTA), linguísticos (BNF, TAGS),

físicos e de dispositivos (KLM). Engenharia de Usabilidade e Acessibilidade Ergonomia e análise de tarefas Modelos do sistema: Modelos teóricos da interacção Processos de design de interfaces Técnicas de Avaliação: conceitos, objectivos, estilos e métodos de avaliação. Design de Interfaces para Sistemas Hipermédia e World Wide Web Manipulação directa e ambientes virtuais Ajudas, Manuais e Tutoriais CSCW e groupware

Métodos de ensino e aprendizagem 2 horas/semana de aulas teórico-práticas onde, para além da exposição teórica apoiada

por exemplos de casos reais, serão analisados e discutidos problemas concretos de design, concepção e implementação de interfaces. As aulas decorrerão em laboratórios ou centros de informática.

Modo de avaliação Avaliação contínua: Participação e Assiduidade (mínimo de presenças 2/3 do total de aulas leccionadas) (10%), 2 provas escritas (2x20% da avaliação total), a realizar no final de cada semestre, e um projecto em grupo de concepção e avaliação de interfaces para um sistema informático (40% da avaliação total) e respectiva apresentação/defesa oral (10% da avaliação final), a entregar e defender/apresentar no final do semestre par. Bibliografia mais relevante DIX, A.; FINLAY, J.; ABOWD, G.; BEALE, R. (1998) - Human-Computer Interaction. London: Prentice Hall Europe. HIX, D.; HARTSON, H. (1993) - Developing User Interfaces: Ensuring Usability Through Product and Process. New York: John Wiley & Sons. MAYHEW, D. (1992) - Principles and Guidelines in Software User Interface Design. Englewood Cliffs: Prentice Hall. NIELSEN, J. (1993) - Usability Engineering. Boston: Academic Press. PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H.; BENYON, D.; HOLLAND, S.; CAREY, T. (1994) - Human-Computer Interaction. Wokingham: Addison Wesley.

SHNEIDERMAN, B. (1998) - Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Reading: Addison-Wesley. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: TELEMÁTICA Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Belmiro Rego Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

2º Anual 4 horas Obrigatória IPV.ESE.1063.20207 12 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Compreender a envolvente tecnológica associada às infraestruturas de comunicação e aos respectivos equipamentos terminais e os paradigmas da sua utilização;

Trabalhar com um Editor de HTML com a finalidade de construir sítios web; Utilizar folhas de estilo e modelos na composição de sítios web.

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

Telemática Redes de computadores e configurações. Software de criação de páginas HTML

Métodos de ensino e aprendizagem

A disciplina será desenvolvida através de discussões em sala de aula, na apresentação dos tópicos do programa, e actividades práticas. Durante a disciplina será solicitado aos alunos a elaboração e o desenvolvimento de um projecto.

Modo de avaliação

A avaliação consiste na realização de uma frequência teórico-prática (50%) e na realização de um projecto (50%).

Bibliografia mais relevante AZUL, A. (1997) – Introdução às Tecnologias de Informação II. Porto: Porto Editora. GOUVEIA, J.; MAGALHÃES, A. (2004) – Hardware para PC’s e Redes. Lisboa: FCA – Editora de Informática. LEMOS, M. (1998). - Estar na Internet. Alfragide: McGraw-Hill. LOUREIRO, P. (2003) – TCP-IP em Redes para Profissionais. Lisboa: FCA - Editora de Informática. MARQUES, A. (2004) – Manual da Internet. Porto: Porto Editora. MONTEIRO, E.; BOAVIDA, F. (2000) – Engenharia de Redes Informáticas. Lisboa: FCA – Editora de Informática. MONTEIRO, R. [et. al.] (2004) – Tecnologia dos Equipamentos Informáticos. Lisboa: FCA – Editora de Informática.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Opção I Marketing e Publicidade Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Luís Calheiros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

3

optativa

IPV.ESE.1063. 20208

7

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Reconhecer o papel fundamental do marketing no âmbito das organizações; - Equacionar as questões relativas às novas tendências do marketing no contexto actual do mercado; - Desenvolver competências a nível das técnicas de marketing; - Desenvolver a capacidade de reflexão sobre o discurso publicitário; - Conhecer e compreender procedimentos de implantação da acção publicitária; Requisitos prévios Descrição dos conteúdos 1. Marketing - enquadramento e concepções 2. O Mercado 3. O Marketing da filosofia à prática (Marketing-Mix, técnicas e procedimentos) 4. A publicidade Métodos de ensino e aprendizagem A exploração do programa pressupõe uma complementaridade entre exposições teóricas e análise de casos de aplicação prática. Pretende-se fomentar a discussão sobre os temas abordados desenvolvendo competências reflexivas baseadas no conhecimento da evolução dos mercados. Modo de avaliação Os elementos de avaliação e a respectiva ponderação para atribuição de uma nota final serão*:

- participação nas aulas (aferível através da contribuição efectiva para a análise das temáticas propostas à reflexão da turma, e do empenho na realização das actividades sugeridas) 10%; - trabalho individual , estudo de caso 45%; - duas frequências de consulta 45%; * ( De notar que os bons resultados na frequência e no trabalho estão também, em parte, dependentes da participação nas aulas, pelo que os 10% atribuídos a este factor isoladamente reforçam apenas o seu peso na construção de um bom resultado final. Bibliografia mais relevante BAILY, Stephen [ed. lit.](1991). Commerce and Culture. London : Design Museum and 4 Estate BENOUN, Marc (1991). Marketin Savoirs e Savoir -faire. Paris: Económica DAYAN, A.; TROADEC, A. ; (1994). O merchandising. Mem Martins: Publicações Europa América MORRIS, Michael H. (1992). Industrial and Organizational Marketing. Nova York: Macmillan Publishing Company

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: Opção I NOÇÕES DE PROGRAMAÇÃO Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is):Cristina Azevedo Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

2º Anual 3 horas Optativa IPV.ESE.1063.20210 7 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Compreender os fundamentos das linguagens de programação nos seus aspectos sintácticos, semânticos e pragmáticos.

Desenvolver técnicas básicas de desenvolvimento de algoritmos Desenvolver competências básicas para a implementação de linguagens de programação

Requisitos prévios

Descrição dos conteúdos

Paradigmas de programação. Fases do desenvolvimento de um programa. Algoritmos: Especificação de problema. Pseudocódigo na descrição algorítmica. Elementos básicos de uma linguagem Manipulação de informação simples Estruturas de Controlo Supprogramas Tipos de estruturas de dados.

Métodos de ensino e aprendizagem 3 horas/semana de aulas teórico-práticas onde os alunos explorarão de forma integrada os

conteúdos e a sua aplicação prática, respondendo a problemas que serão lançados ao longo do ano lectivo.

Modo de avaliação A avaliação inclui a realização de dois testes teóricos (60%) e dois trabalhos teórico práticos (40%) Bibliografia mais relevante MENDES, A.J., MARCELINO, M. J. (2003) Fundamentos de Programação em Java 2. FCA Editora, 2ª Ed. MITCHELL, J. C. (2003) Concepts in Programming Languages. Cambridge University Press. SPRANKLE, M. (2002) Problem solving and programming principles" Prentice Hall, 6ª ed. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Opção II Métodos de Produção/Reprodução e Edição Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Dulce Barros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

3

optativa

IPV.ESE.1063. 20209

7

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Conhecer a evolução das técnicas de reprodução de texto e imagem; - Conhecer as potencialidades actuais da indústria gráfica; - Adquirir conhecimentos relativos à preparação dos originais para impressão ; - Adquirir conhecimentos relativos aos suportes a utilizar na reprodução de originais; - Adquirir conhecimentos relativos aos acabamentos a utilizar nos produtos impressos. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos - Do original ao múltiplo - A indústria gráfica na actualidade - Edição electrónica - Outros suportes e outras técnicas de impressão Métodos de ensino e aprendizagem A exploração do programa será feita de modo a favorecer a ligação com a prática profissional, incluindo:

- exposições teóricas apoiadas em imagem sempre que for oportuno; - exercícios práticos; - visitas de estudo.

Modo de avaliação Os elementos de avaliação e a respectiva ponderação para atribuição de uma nota final serão*:

- participação nas aulas (aferível através da contribuição efectiva para a análise das temáticas propostas à reflexão da turma, e do empenho na realização das actividades sugeridas) 10%; - um dossier que inclui o conjunto de projectos preparados para produção acompanhados de respectivo relatório; o número e características dos projectos a incluir será definido no início de cada ano, prevendo-se dar continuidade a projectos cuja fase de concepção foi efectivada no âmbito da disciplina de design 90%. * ( De notar que os bons resultados no trabalho estão também, em parte, dependentes da participação nas aulas, pelo que os 10% atribuídos a este factor isoladamente reforçam apenas o seu peso na construção de um bom resultado final. ) Bibliografia mais relevante BARN, David, GARGAN, John – Como Corregir Pranchas en Color . Barcelona: Gustavo Gili S.A.,1988 CRAIG, J. – Produção Gráfica. São Paulo: Livraria Nobel, 2000 DABNER, David – Guia de Artes Gráficas Design e Layout. Barcelona: Gustavo Gili S.A., 2003 FIORAVANTI, Giorgio – Diseño y Reproducción. Barcelona: Gustavo Gili S.A., 1988 GASCH, M– História da Tipografia. Madrid: Genesis, 1992 LYNN, John – Como Preparar Deseños para la Imprenta: Gustavo Gili S.A., 2000 NOGUEIRA, Marcelo, ROCHA Sousa- Edição Electrónica. Lisboa: Plátano Editora, 2001* SANDERS, N., BEVINGTON W- Manual de Producción del Diseñador Gráfico. Barcelona: Gustavo Gili S. A., 1987 Publicações Periódicas: Grafik, revista bimestral, Editor José Augusto Colen DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: Opção II BASES DE DADOS Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s) responsável(is): Cristina Azevedo Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

2º Anual 3 horas Optativa IPV.ESE.1063.20211 7

Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Conhecer os fundamentos dos SGDB Construir diagramas E-R (Entidade-Relação) Normalizar dados Conhecer as potencialidades interactivas de um SGBD Adquirir capacidades de utilização eficaz de uma linguagem de interrogação de dados

(SQL) Utilizar as aplicações de escritório electrónico, de uma forma integrada Conceber pequenas aplicações com integração de base de dados

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

Conceitos gerais de bases de dados Sistemas de Gestão de Ficheiros (SGF) e Sistemas de Bases de Dados (SBD) Modelo Relacional de BD Modelação de Dados

o Diagramas E-R Dependências Funcionais e Normalização Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) Organização e armazenamento de dados Modelos de bases de dados Linguagem SQL Ferramentas para criação e gestão de bases de dados

Métodos de ensino e aprendizagem A disciplina será desenvolvida através de discussões em sala de aula, na apresentação dos tópicos

do programa, e actividades práticas. Durante a disciplina será solicitado aos alunos a elaboração e o desenvolvimento de um projecto.

Modo de avaliação

A avaliação consiste na realização de uma frequência teórico-prática (50%) e na realização de um projecto de uma base de dados (50%).

Bibliografia mais relevante AZUL, A. (1997) – Introdução às Tecnologias de Informação II. Porto: Porto Editora. CARRIÇO, J. A. S. e CARRIÇO, R. F. (1998) – Desenho de Bases de Dados e Linguagem SQL em Access. Lisboa: C.T.I. DAMAS, L. (1999) - SQL - Structured Query Language, Lisboa: FCA - Editora Informática DATE, C.J. (1995) – An Introduction to Database Systems. Addison-Wesley Publishing Company, GROFF, J. R. (1999) - SQL: The Complete Reference, Portugal: Mc Graw-Hill Pereira, J.L. (1998) – Tecnologia de Bases de Dados, Lisboa: FCA - Editora Informática AZEVEDO, A., ABREU, A. e CARVALHO, V. (2002) – Desenho e Implementação de Bases de Dados com Microsoft Access XP, Lisboa: Edições Centro Atlântico DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Fotografia Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s): Luís Calheiros Ano(s) Regime Carga horária Tipo*: Código ECTS Créditos

(1ºS/2ºS/A) semanal obrigatória/optativa ECTS 3º

A

3

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20300

8

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Promover o conhecimento do discurso fotográfico. - Fomentar a solidez de um discurso visual de rigor estético-artístico no enquadramento sistemático dos conhecimentos da cultura visual. - Agilizar o potencial criativo e sentido crítico no desenvolvimento de um discurso visual autónomo e inovador. - Proporcionar ensaios de concepção e práticas tecnológicas de processos fotográficos. - Analisar, confrontar e questionar concepções e práticas da fotografia contemporânea. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos - História da Fotografia - Composição de Imagem. - Formação de Imagem - Práticas de laboratório de Fotografia Métodos de ensino e aprendizagem As aulas decorrem em sessões de 03h00. Sendo uma disciplina teórico-prática, opta-se por uma metodologia que concilie a aprendizagem e aplicação de técnicas de Fotografia Artística, com a sua prática criativa, em trabalhos individuais. Interligação de conteúdos e práticas com a elucidação de aspectos estéticos em obras diversas, através de apresentações multimédia, do uso de documentos em vídeo, bem como de leituras complementares (obrigatórias ou sugeridas). Modo de avaliação Avaliação contínua: dando ênfase à criatividade no envolvimento nas actividades, à satisfação dos objectivos propostos para cada actividade a explorar, atitude face ao conhecimento e à assiduidade. Avaliações periódicas: observações parcelares do desenvolvimento dos trabalhos propostos. Avaliação final resulta da análise de três actividades propostas (salvaguardando-se as avaliações contínua e periódicas para cada actividade) segundo a fórmula: (Σ T1 + Σ T2 + Σ T3) / 3.

No caso dos alunos estrangeiros é dada a possibilidade de um trabalho prático ajustado ao tempo de permanência na instituição. A realização da avaliação poderá ser feita nas línguas: Português, Inglês e Francês. Bibliografia mais relevante Chambers, Eric (1964). Camera and Process Work. Londres: Ernest Benn. Freeman, M. (1993). Grande Manual da Fotografia. Lisboa: Dinalivro. Frizot, M. (1994). Nouvelle Histoire de la Photografie. Paris: Bordas. Langford, M. (1993). Guia Prático de Fotografia. Lisboa: Editora Civilização. Tozer, N. (1996). Guia prático da Fotografia. Lisboa: Editorial Estampa. Nogueira, M., N., & Rocha, C. S. (2001). Edição Electrónica: Panorâmica das Artes Gráficas III. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Artes Plásticas II (Gravura e Serigradia) Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s): Dulce Barros Ano(s) Regime Carga horária Tipo*: Código ECTS Créditos

(1ºS/2ºS/A) semanal obrigatória/optativa ECTS 3º

A

3

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20301

8

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Promover o conhecimento de novos discursos visuais e estéticos. - Fomentar a solidez do discurso visual dos processos de gravura desde a sua génese até à concepção do produto final. - Agilizar o potencial criativo e sentido crítico no desenvolvimento de um discurso artístico autónomo e inovador. - Proporcionar ensaios de concepção e práticas tecnológicas de expressão e comunicação visual. - Tomar consciência das múltiplas fases que envolvem o processo de criação de imagens. Requisitos prévios Descrição dos conteúdos 1.1 - Discurso estético/artístico e técnico da gravura na História da Arte. 1.2- Noções básicas de composição em gravura. 1.3 - Gravura em relevo: Técnica de Xilogravura; Linóleo como matriz em relevo. 1.4 - Gravura em Metal (Calcografia). 1.5 - Serigrafia 1.5.1 - Evolução representacional da serigrafia. 1.5.2 - Noções compositivas das estruturas vanguardistas da serigrafia artística. 1.5.3 - Materiais e ferramentas de serigrafia: o quadro serigráfico; a tela (a rede de serigrafia); o distribuidor de emulsão e raclette de impressão; método de Impressão. 1.5.4 - Procedimentos serigráficos tradicionais versus informáticos: matriz com recorte; técnica artesanal; matriz a duas cores com obturador; processamento fotográfico; Imagens de Traço; Imagens de Meios-Tons; operações de limpeza; sequência de produção; selecção dos materiais; retesamento da rede; emulsionamento; processo foto-sensível; processamento ou revelação da imagem. Métodos de ensino e aprendizagem As aulas decorrem em sessões de 03h00. Sendo uma disciplina teórico-prática, opta-se por uma metodologia que concilie a aprendizagem e aplicação de técnicas artísticas – associadas à exposição dos conteúdos –, com a sua prática criativa, em trabalhos individuais e/ou colectivos. Interligação de conteúdos e práticas com a elucidação de aspectos artísticos/estéticos em obras diversas, através de apresentações multimédia, do uso de documentos em vídeo, bem como de leitura complementares (obrigatórias ou sugeridas). Modo de avaliação

Avaliação contínua: dando ênfase à criatividade no envolvimento nas actividades, à satisfação dos objectivos propostos para cada domínio artístico a explorar, atitude face ao conhecimento e à assiduidade. Avaliações periódicas: observações parcelares do desenvolvimento de três trabalhos práticos. Avaliação final resulta segundo a fórmula: (Σ T1 + Σ T2 + Σ T3) / 3.

No caso dos alunos estrangeiros é dada a possibilidade de um trabalho prático ajustado ao tempo de permanência na instituição. A realização da avaliação poderá ser feita nas línguas: Português, Inglês e Francês. Bibliografia mais relevante Ammonds, C.C. (1966). Photoengraving: Principles and Practice.Londres: Pitman. Chamberlain, W. (1974). Manual of Etching and Engraving. Londres: Thames and Hudson. Charbonel (s/d). Les Bases de la Gravure. Paris : Lefranc & Bourgeois. Guerra, F.A. (1996). Guia prático de Gravura. Lisboa: Editorial Estampa. Jorge, A., Gabriel, M. (2000). Técnicas da Gravura Artística: Xilogravura, Calcografia, Litografia. Lisboa: Livros Horizonte. Auvil, Kenneth W. (1965). Serigraphy: Silk Screen Techniques for the Artist. Nova. Jersey: Prentice-Hall.Roca, S.A. . Shokler, Harry (1996). Artist Manual for Silk Screen Print Making. Nova Iorque: American Artist Group.

Sociedade de equipamentos Gráficos (2001). Manual de Serigrafia. Porto: Vispor DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Arte e Propaganda Curso(s): Artes Plásticas e Multimedia Docente(s): Luís Calheiros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

1º S

2

obrigatória

IPV.ESE.1063. 20302

2

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Desenvolver capacidades analíticas na leitura imagética, tendo em conta os três tipos de mensagens aí contempladas (plástica, icónica e linguística) e a sua interacção. - Entender propaganda como a aplicação, intencional e dirigida, de um conjunto de estratégias de persuasão, tendo como finalidade a obtenção de reacções pré-determinadas por parte dos sujeitos-alvo. - Conhecer, de forma analítica, campanhas propagandísticas, de índole religiosa ou política, desenvolvidas em diferentes períodos históricos.

Requisitos prévios Descrição dos conteúdos

1- A conceptualização dos termos “imagem” e “propaganda” 2- A história da propaganda 3- A propaganda ao serviço da evangelização cristã 4- A propaganda dos regimes políticos totalitaristas 5- A propaganda e a guerra

Métodos de ensino e aprendizagem Sendo a duração de cada sessão de 02h00, será possível conciliar um tempo de vertente mais expositivo, com uma intervenção mais directa dos alunos, explorando as questões e temáticas abordadas. Prevê-se a interligação de conteúdos e práticas com a elucidação de aspectos artísticos/estéticos em obras diversas, associados a ideologias doutrinárias, através de apresentações comentadas de documentos visuais considerados significativos, bem como de leituras complementares (obrigatórias ou sugeridas).

Modo de avaliação A classificação será obtida, opcionalmente, por uma das seguintes formas:

A realização de um teste escrito, no final do semestre, a incidir sobre os conteúdos programáticos, que valerá 100% da nota final; A elaboração de trabalhos de investigação teórico-prática (individuais ou em grupo) versando os conteúdos programáticos. A classificação final será obtida a partir da média das seguintes componentes: elaboração e organização do tema- 60%; apresentação e defesa do tema- 40%. Bibliografia mais relevante ANCHEE MIN, Duoduo; LANDSBERGER, Stefan (2003). Chinese propaganda posters. Taschen CLARK, Toby (1997). Arte and propaganda in the twentieth century: the political image in the age of mass culture. London: The Everyman Art Library QUINTERO, Alejandro (1990). História da propaganda. Lisboa: Planeta Editora JOLY, Martine (1996). Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus Editora. MATOS, Helena (2003). Salazar: a propaganda, 1934-1938, vol. 2. Círculo de Leitores. VESTERGAARD e SCHRODER (2000). Linguagem da propaganda. São Paulo: Editora Martins Fontes

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: INFOGRAFIA Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is):Belmiro Rego Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

3º Anual 4 horas Obrigatória IPV.ESE.1063.20303 12 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Compreender conceitos inerentes à concepção e composição gráficas; Sensibilizar para a importância do domínio das técnicas e ferramentas de edição

electrónica e adquirir conhecimentos para desenvolver, executar ou construir e criar documentos gráficos eficazes em aplicações adequadas.

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

Concepção e composição Gráfica; Normas gráficas; Formas; foto; ilustração; Leitura visual; Tipografia; Identidade visual; Edição electrónica.

Métodos de ensino e aprendizagem

Apresentação de conceitos; Análise e discussão de exemplos de documentos gráficos; Exercícios de edição de imagem; Desenvolvimento de projectos gráficos.

Modo de avaliação

A avaliação consiste na realização de uma frequência teórico-prática (50%) e na realização de dois projectos gráfico-digitais (50%).

Bibliografia mais relevante BARONI, D. (1987) - Art graphique design. Paris: Editions du Chêne. BONNICI, P.(1999) - Linguagem Visual. Lisboa: Destarte. MEGGS, P. (1981) - A History of graphic design. New York: Van Nostrand Reinhold. PUÉRTOLAS, R. (2000) - Producción de proyectos Gráficos. Barcelona: Elisava Ediciones. SATUÉ, E. (1988) - El diseno gráfico (desde los orígenes hasta nuestros días). Madrid: Alianza Editorial. WHITE, J. (1982) - Editing by design. New York: Bowker Company.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: ARGUMENTO MULTIMEDIA Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Belmiro Rego Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

3º Anual 2 horas Obrigatória IPV.ESE.1063.20304 4 Língua(s) de ensino: Português Objectivos Adquirir conhecimentos sobre o argumentista, o argumento, o multimédia e a

interactividade Saber escrever para os diferentes media Adquirir capacidades de escrita para os vários formatos interactivos de argumento Conceber argumentos para diferentes produtos multimédia interactivos Reflectir sobre os desafios colocados ao escritor interactivo

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

O argumento, o argumentista e a interactividade (Multimédia; pensar interactivamente; conhecer o utilizador; Links e Interfaces)

Formatos de argumento (linear, interactivo) Flowcharts e outras ferramentas organizacionais (Outlines; Storyboards) Diferentes produtos multimédia interactivos (Estudo de casos: Informativos; Educativos;

Ficcionais) Desafios colocados ao escritor interactivo (Artísticos; tecnológicos; de produção) Escrever para os diferentes Media

Métodos de ensino e aprendizagem

A disciplina está organizada de uma forma teórico-prática (2 horas): duas componentes essenciais e indissociáveis. Sendo assim, utiliza-se uma metodologia que pretende aliar a teoria à prática de uma forma paralela, ou seja, numa primeira parte apresentam-se os conteúdos constantes no programa, acompanhados da apresentação e discussão de exemplos, e numa segunda parte pretende-se que os alunos desenvolvam trabalhos práticos de aplicação dos conteúdos. Nas actividades práticas pretende-se que os alunos executem actividades e exercícios que desenvolvam as suas capacidades criativas.

Modo de avaliação

A avaliação consiste na realização de uma frequência teórica (40%) e um trabalhos prático (60%).

Bibliografia mais relevante GARRAND, T. (1997) – Writing For Multimedia. Boston: Focal Press. RIBEIRO, N. (2004) – Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA Editora de Informática. WATKINSON, J.; RUMSEY, F. (2003) – Digital Interface Handbook. Boston: Focal Press.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: ANIMAÇÃO MULTIMÉDIA Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Cristina Azevedo Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

3º Anual 4 horas Obrigatória IPV.ESE.1063.20207 12 Língua(s) de ensino: Português Objectivos Adquirir competências básicas para o desenvolvimento de um projecto de animação Entender os princípios básicos da animação convencional e da animação por computador:

sinopse; guião; storyboard... Distinguir as diferentes técnicas de animação por computador Desenvolver capacidades para a construção de animações utilizando a técnica de GIF

animado e de animação vectorial Criar animações para ambientes on-line e off-line Aprofundar o processo de animação no universo 3D Desenvolver técnicas de modelagem, movimentação de objectos, maquetes electrónicas,

animação de personagens e produção de imagem virtual 3D, através de software para criação de objectos e ambientes tridimensionais

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

O que é o multimédia, Tecnologias multimédia, Elementos multimédia, Aplicações multimédia interactivas (sistemas e ferramentas de autoria multimédia, modelos e paradigmas para a autoria multimédia, parâmetros de avaliação de um sistema de autoria)

Projecto multimédia (análise e planeamento, design, produção) Desenho de objectos, Técnicas de animação, Conteúdo multimédia, Programação básica

e interactiva Criação de modelos e objectos 3D

Métodos de ensino e aprendizagem

A disciplina será desenvolvida através de discussões em sala de aula, na apresentação dos tópicos do programa, e actividades práticas. Durante a disciplina será solicitado aos alunos a elaboração e o desenvolvimento de um projecto.

Modo de avaliação

A avaliação consiste na realização de pelo menos uma frequência teórico-prática (50%) e na realização de pelo menos um projecto (50%).

Bibliografia mais relevante BOARDMAN, T. (2003) – 3ds Max 6 Fundamentals. USA: New Riders Press. FERREIRA, P. (2004) – Flash MX 2004 Conceitos & Prática. Lisboa: FCA – Editora de Informática. FERREIRA. P. (2004) – Macromedia Director MX 2004 & MX – Curso Completo. Lisboa: FCA – Editora de Informática. LOBO, M. (2004) – Curso Avançado de Flash MX 2004. Lisboa: FCA – Editora de Informática. MURDOCK, K. (2004) – 3ds Max 6 Bible. USA: Wiley. RIBEIRO, N. (2004) – Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA – Editora de Informática.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Opção III Movimentos Artísticos Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Luís Calheiros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

3

optativa

IPV.ESE.1063. 20306

7

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Fomentar um conhecimento geral historiográfico das artes plásticas do Século XX, - Promover um conhecimento crítico e a formulação de um juízo sobre as mais diversas disciplinas das artes plásticas no contexto sócio-cultural novecentista - Acrescentar ao discurso actualizado, rigoroso e objectivo, a crítica das artes plásticas mais recentes. - Estimular o estudo do paradigma das modernidades: (1ª e 2ª) modernidade(s) e modernidade última (ou pós-modernidade) . Requisitos prévios Descrição dos conteúdos -O Século XX e os Movimentos Artísticos Internacionais do Mundo (dito) Ocidental. Os Movimentos Artísticos da Arte Portuguesa do Século XX. -O conceito teórico da Modernidade Última da Arte. Conceitos operatórios para analisar criticamente os fenómenos artísticos mais recentes. -Movimentos Artísticos: os "Ismos". - Arte Portuguesa do Século XX. Métodos de ensino e aprendizagem Estudo comentado dos movimentos artísticos mais recentes. Analise crítica dos múltiplos desenvolvimentos da Arte Contemporânea, patentes na prática artística das escolas e movimentos do séc. XX. Mostra exaustiva de significativos testemunhos iconográficos da modernidade, com apoio técnico de meios de visualização. Distribuição de fichas sinópticas de divulgação e outra documentação pertinente. Modo de avaliação O somatório da avaliação (qualitativa) da participação argumentadora nas aulas com a avaliação (quantitativa) do resultado classificativo de dois momentos de avaliação escrita – duas frequências – , sendo na ponderação final dado um maior peso às classificações das provas escritas. Bibliografia mais relevante - ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna, Companhia das Letras, São Paulo, Brasil, 1992. - BERNARD, Edina, A Arte Moderna. 1905-1945, Col. Reconhecer/Compreender, edições 70, Lxª, 2000. - CORREDOR, Matheus José et al., A Pintura do Séc. XX, Col. Biblioteca Salvat de Grandes Temas, Salvat Editora do Brasil, Brasil, 1981. - FERRARI, Sílvia, Guia da História da Arte Contemporânea. Pintura. Escultura. Arquitectura. Os Grandes Movimentos, Editorial Presença, Lxª, Novembro, 2001. - FRIDE R. CARRASSAT, Patricia e MARCADÉ, Isabelle, Os Movimentos na Pintura, Círculo de Leitores, Lxª, 2001. - FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Editorial Presenca, Lxª,1992. - HOFSTATER, Hans H., Arte Moderna. Pintura, Gravura e Desenho, Editorial Verbo, Lxª ,1984. - HUERTAS LOBO, José, História Contemporânea das Artes Visuais, Livros Horizonte, Lxª, 1981. - LASSALE, Héléne, A Arte no Século XX, Col. Gramática dos Estilos 5.6 , dois Volumes, edições 70, Lxª, 1987. - MICHELI, Mario de, As Vanguardas Artísticas, Col. a, Martins Fontes, S. Paulo. Brasil, 1991. - SPROCCATI, Sandro, Guia da História de Arte, Editorial Presença, Lxª, 1994.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: Opção III METODOLOGIA DE CONCEPÇÃO DE PRODUTOS MULTIMÉDIA Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Belmiro Rego Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

3 Anual 3 horas Optativa IPV.ESE.1063.20308 7 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Adquirir capacidades para conceber e desenvolver produtos multimédia; Caracterizar as principais fases da criação de produtos multimédia; Caracterizar os principais factores que vão contribuir para desenvolver situações de

comunicação/ aprendizagem eficientes; Dominar os principais critérios de avaliação de produtos multimédia.

Requisitos prévios Não aplicável Descrição dos conteúdos

Concepção, prototipagem, desenvolvimento e avaliação Fases da criação de produtos multimédia Questões de ergonomia, interface, metáforas, interactividade, retroacções e acessibilidade Utilizadores finais como co-designers Critérios de avaliação de produtos multimédia

Métodos de ensino e aprendizagem A disciplina está estruturada em duas componentes indissociáveis: uma teórica e uma prática. Na

parte teórica serão apresentados os conceitos constantes nos conteúdos, acompanhados da apresentação e discussão de exemplos. Nas actividades práticas pretende-se que os alunos executem actividades e exercícios que desenvolvam o seu conhecimento acerca dos conceitos e das técnicas de concepção, planificação e avaliação.

Modo de avaliação A avaliação consiste na realização de duas frequências teórico-prática (30% + 30%) e de

um dossier (40%). Bibliografia mais relevante BOYLE, T. (1997) Design for Multimedia Learning. Prentice Hall Europe : Essex CHAPMAN, N.; CHAPMAN, J. (2000) - Digital Multimedia. New York: Wiley. DEPOVER, C.; GIARDINA, M. e MARTON, Ph. (1998) – Les Environnements d’Apprentissage Multimédia. Analyse et conception. Paris : L´Harmattan. DORLING K. (1996) – Multimédia: o guia completo. Lisboa: Público. DUBOIS, M.; VIAL, I. (2000) – Multimedia design: the effects of relating multimodal information. Journal of Computer Assisted Learning,16, 157-165. ENGLAND, E.; FINNEY, A. (1999) Managing Multimedia, Project Managing for Interactive Media. Addison-Wesley. GERLIC, I.; JAUSEC, N. (1999) – Multimedia: differences in cognitive processes observed with EEG. Educational Technology Research and Development (ETR & D), 47 (3), 5-14. GIARDINA, M. (1999) – L’Interactivité, Le Multimédia et L’Apprentissage. Paris : L’Harmattan. JONASSEN, D.H. (1999) – Designing constructivist learning environments. In C. M. Reigeluth (Ed.) Instructional-design theories and models. Mahwah, NJ : Lawrence Erlbaum Associates. LEGROS, D. ; CRINON, J. (2002) – Psychologie des Apprentissages et Multimédia. Paris : Armand Colin. MILON, A. ; CORMERAIS, F. (1999) - Gestion et management de projet multimédia – Du cahier des charges à la commercialisation. ; Paris : Edition L’Harmattan, coll. Communication en pratique. 2-7384-7482-9 RIBEIRO, N. (2004) – Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA Editora de Informática.

SÉGUY, F. (1999) - Les Produits interactifs et multimédias – Méthodologies, conception, écritures. Paris : Edition PUG, coll. la Communication en plus. 2 7061 0857 6 DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual Disciplina: Opção IV Design de Comunicação Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s): Dulce Barros Ano(s)

Regime (1ºS/2ºS/A)

Carga horária semanal

Tipo*: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

A

3

optativa

IPV.ESE.1063. 20307

7

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - reflectir sobre o papel do design de comunicação na actualidade; - reconhecer a importância da imagem institucional; - utilizar as competências adquiridas ao nível do domínio da linguagem visual para resolver problemas de comunicação visual; Requisitos prévios Descrição dos conteúdos : - Design de comunicação na actualidade - Arquitectura da informação - Paginação - O projecto Métodos de ensino e aprendizagem: A exploração do programa pressupõe uma complementaridade entre: - exposições teóricas apoiadas em imagem sempre que for oportuno; - exercícios práticos de carácter experimental baseados em estudo de casos representativos - desenvolvimento de projectos de design de comunicação. Modo de avaliação Os elementos de avaliação e a respectiva ponderação para atribuição de uma nota final serão*:- participação nas aulas (aferível através da contribuição efectiva para a análise das temáticas propostas à reflexão da turma, e do empenho na realização das actividades sugeridas) 10%; - o conjunto dos trabalhos resultantes dos exercícios experimentais propostos 30%; - o conjunto dos projectos de design de comunicação apresentados em fase de maqueta 30%; - duas frequências de consulta 30%; * ( De notar que os bons resultados na frequência e no trabalho estão também, em parte, dependentes da participação nas aulas, pelo que os 10% atribuídos a este factor isoladamente reforçam apenas o seu peso na construção de um bom resultado final. Bibliografia mais relevante BIERUT, Michael [et.al.] ed. lit. – Looking Closer Four. Nova York: Allworth Press,2002 BONNICI, Peter – Linguagem Visual. Lisboa: Destarte, 2000 DONDIS, D.A.–La Sintaxis de la Imagen. Barcelona: Gustavo Gili, S.A., 1973* HELLER, Steven , FINAMORE, Marie [et al.] ed. lit –Design Culture. New York: Allworth Press, 1997 LUPTON, Ellen, MILLER, Abbot – Design Writing Research. Londres: Phaidon Press Limited, 1996 MULLER, Josef – Sistemas de Retículas. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 ROCHA, Carlos Sousa – Design Gráfico. Lisboa: Plátano,1995* TRIGGS, Teal [et al] ed. lit. –Communicating Design, Londres: B.T. Batsford,1995 TSCHICHOLD, Jan- The New Typography. Berkeley: University of California Press,1998

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: Opção IV SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE PROJECTOS

Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Cristina Azevedo Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

3º Anual 3 horas Optativa IPV.ESE.1063.20309 7 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Entender as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação para a re(organização) das instituições.

Enquadrar as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações aprendentes.

Conhecer metodologias de gestão de projecto

Requisitos prévios

Descrição dos conteúdos

Sistemas de conhecimento e a complexidade dos processos inerentes . Integração de sistemas de informação e comunicação nas organizações. Fundamentos da gestão de projectos: Planificação, relatórios, trabalho colaborativo e

liderança. Ciclo de vida do projecto: Planificação, análise, design, implementação, testes e evolução. Analisar as exigências e mudanças no mercado. Controlo de riscos e problemas: recursos,

requisitos e planificação Metodologias e técnicas de gestão de projectos Tecnologias de Informação e gestão do conhecimento Ferramentas e recursos de apoio à planificação de projectos baseados na Internet e em

Intranets.

Métodos de ensino e aprendizagem 3 horas/semana de aulas teórico-práticas onde os alunos explorarão de forma integrada os

conteúdos e a sua aplicação prática, analisando problemas que serão lançados ao longo do ano lectivo e equacionando soluções adequadas a cada situação.

Modo de avaliação A avaliação inclui a realização de um testes teóricos (40%) e um trabalhos teórico prático (60%) Bibliografia mais relevante BROWN, J.S. (2000) The social Life of Information, Harvard Business School Publishing. MURCH, R. (2000) Project Management: Best Practices for IT Professionals, Prentice-Hall SENGE, P (1990) The Fifth Discipline, Doubleday:New York WYSOCKI, R., MCGARY, R. (2003) Efective Project Management: Traditional, Adaptative, Extreme. Wiley Publishing Inc: Indianapolis

Disciplina: Arte Digital Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Dulce Barros Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: Obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º ano Anual 3 Obrigatória IPV.ESE.1063. 20400

7

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Proporcionar ensaios de concepção e práticas tecnológicas de representação visual. - Redimensionar modalidades de representação artística fazendo a ponte entre a indumentária utilizada no suporte tradicional e no suporte digital. - Aplicar cânones de representação e esquemas de organização formal na composição de um discurso digital através de incursões, no contexto estético-visual, no domínio de programas gráficos. - Capacitar os alunos no tratamento de imagens digitais e na criação de síntese, diaporama digital, animação de imagens fixas e animações interactivas. - Promover o desenvolvimento dos princípios de design e do rigor estético das interfaces na construção de “Instalações”, happening e arte interactiva. Requisitos prévios

Descrição dos conteúdos 1 - Manifestações vanguardistas da representação digital e suas implicações no contexto social. 2 - Cenários, arquitecturas de sistemas e teorias de representação subjacentes à imagética digital: literacia digital. 3 - Princípios de design de estilos para uma retórica dos sistemas digitais.

4 - Processamento e tratamento de imagens. 5 - A Cor e os Computadores. 6 – Captura de imagens digitais. 7 – Animação de imagens fixas. 8 – Produção e promoção de modalidades de representação artística. Métodos de ensino e aprendizagem Sendo uma disciplina teórico-prática, opta-se por uma metodologia que concilie a aprendizagem e aplicação de técnicas artísticas de representação digital, com a sua prática criativa, em trabalhos individuais. Interligação de conteúdos e práticas com a elucidação de aspectos estéticos em obras diversas, através de apresentações multimédia, do uso de documentos em vídeo, bem como de leituras complementares (obrigatórias ou sugeridas). Modo de avaliação Avaliação contínua: dando ênfase à criatividade no envolvimento nas actividades, à satisfação dos objectivos propostos para cada actividade, atitude face ao conhecimento e à assiduidade. Avaliação final resulta do somatório de dois trabalhos práticos aglutinantes (com a ponderação de 50% cada).

No caso dos alunos estrangeiros é dada a possibilidade de realizar de um trabalho prático ajustado ao tempo de permanência na instituição. A realização da avaliação poderá ser feita nas línguas: Português, Inglês e Francês.

DEPARTAMENTO / ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual

Bibliografia mais relevante Couchot, E. (1998). La Technologie dans L’Art: de la photografie à la réalité virtuelle. Nîmes :

Éditions Jacqueline Chambon. Jullier. L. (1998). Les Images de Synthèse. Paris: Nathan Université. Moles, A. (1990). Arte e Computador. Porto: Edições Afrontamento. Nogeira, M.M. & Rocha, C.S. (2001). Edição Electrónica: Panorâmica das Artes Gráficas III.

Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Laurel, B. (1993). The Art of Human-Computer Interface Design. Reading Ma.: Addison-Wesley. Hamlin, J.S. (1998). Interface Design with Photoshop. Indianapolis: New Riders. Hunt, E., Sakhuja, S. (1991). Digital color Prepress and printing suppliers. Wilmington: AGFA Compugraphic division.

Disciplina: Estética Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Luís Calheiros Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: Obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º ano Anual 2 Obrigatória IPV.ESE.1063. 20401

3

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Fomentar um discurso crítico de rigor teórico; - Fomentar a organização de fundos documentais de informação actualizada; - Estimular a investigação teórica própria, ao apontar vias de especialização pertinentes; - Estimular o estudo do paradigma das modernidades; Requisitos prévios Descrição dos conteúdos

1- Epistemologia da Estética 2- Taxinomias Artísticas 3- Semiótica Estética e Teorias da Comunicação 4- Diacronia Estética (o devir histórico das teorias filosóficas sobre o Belo e a Beleza, e a

Modernidade Estética) 5- Derradeiras especulações sobre a Arte, o Fim e o Tempo.

Métodos de ensino e aprendizagem Problematização das plurais narrativas interpretadoras legitimadoras do devir artístico, desde as mais remotas doutrinas estéticas da antiguidade clássica às mais recentes e desconcertantes formulações da «modernidade última» Fomento de um ritmo lectivo dialógico subordinado ao lema socrático «ensinar é um eterno questionar». Modo de avaliação: Avaliação dos progressos teóricos alcançados, tendo em conta a excelência de formação teórica crítica do conhecimento artístico, conseguido pelo concurso das perspectivas heurística e hermenêutica, numa perspectiva de complementaridade de saberes necessários. O somatório da avaliação (qualitativa) da participação argumentadora nas aulas com a avaliação (quantitativa) do resultado classificativo de dois momentos de avaliação escrita – duas frequências – , sendo na ponderação final dado um maior peso às classificações das provas escritas.

DEPARTAMENTO / ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual

Bibliografia mais relevante BARILLI,Renato, Curso de estética, Col. Imprensa Universitária, Editorial Estampa, Lxª, 1992. BAYER, Raymond, História da Estética, Col. Imprensa Universitária, Editorial Estampa, Lxª, 1999. GRAHAM, Gordon, Filosofia das Artes. Introdução à Estética, Col. arte & comunicação, edições 70, Lxª, 1997. HAUSER, Arnold, Teorias da Arte, Col. Biblioteca de Textos Universitários, Editorial Presença. Martins Fontes, Lxª ,1978.

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: TELEVISÃO E VÍDEO Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Belmiro Rego Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º Anual 3 horas Obrigatória IPV.ESE.1063.20402 7 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos nos domínios da televisão e do vídeo Conceber e produzir materiais em vídeo/ DVD Simular situações em estúdio e exterior: exercícios de realização Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa Encorajar o espírito crítico face ao panorama audiovisual moderno

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

Televisão e Vídeo: Conceitos básicos (Evolução técnica, a especificidade do vídeo, características do fenómeno televisivo, a imagem electrónica)

Gramática televisiva A câmara de vídeo O estúdio de televisão A régie vídeo e áudio A equipa e as suas funções Iluminação, maquilhagem, cenografia e teleponto As três fases de uma produção Da planificação ao Guião (Alinhamento, guião, planificação e planos de trabalho) Montagem, mistura de imagem e efeitos especiais Alguns géneros televisivos - análise

Métodos de ensino e aprendizagem

Apresentação e discussão dos vários conceitos constantes do programa. (parte teórica – 1 hora). Actividades práticas de análise de documentos, vídeos/DVD´s e programas de televisão, discussão e exercícios de aplicação relacionados com as competências a desenvolver mencionadas nos objectivos, nomeadamente produção e realização de trabalhos em suporte vídeo e DVD. (parte prática – 2 horas).

Modo de avaliação

A avaliação consiste na realização de uma frequência teórica (30%) e um trabalhos teórico- prático (70%).

Bibliografia mais relevante BENOIT, H. (2002) – Digital Television. Boston: Focal Press. GAWLINSKI, M. (2003) – Interactive Television Production. Boston: Focal Press. HEDGECOE, J. (1997) – Guia Completo do Vídeo, Lisboa: Dinalivro. HENRIQUES, C.-A. (1994) – Segredos da TV, Lisboa: TV Guia Editora. LLORENS, V. (1995) – Fundamentos Tecnológicos de Vídeo y Televisión. [S.1.: s.n.], Ediciones Paidos. WEYNAND, D. (2004) – How Vídeo Works (From analog to high definition). Boston: Focal Press. WATKINSON, J. (2001) – Introduction to Digital Video. Boston: Focal Press. Disciplina: OP - Atelier de Expressão e Comunicação Visual Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Dulce Barros Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: Obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º ano Anual 4 Optativa IPV.ESE.1063. 20403

10

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Sensibilizar para a componente expressão/ comunicação visual - Utilizar diferentes meios expressivos de representação do processo de criação artística Requisitos prévios Descrição dos conteúdos Expressividade plástica dos materiais; Exploração de técnicas de representação tridimensional; Meios e Técnicas da Comunicação Visual. Métodos de ensino e aprendizagem Pretende-se uma relação estreita entre trabalho manual e intelectual. Exposição teórica dos conteúdos, meios, materiais e tecnologias seguidas da respectiva exploração, abordando as suas qualidades / potencialidades plásticas.

Modo de avaliação A avaliação será contínua e realizada ao longo do ano lectivo e incidirá sobre as propostas/projectos a serem realizados, programados de acordo com a concretização dos objectivos programáticos. Estes projectos serão objecto de uma avaliação de processo a ser somada à avaliação do produto final. Poder-se-á recorrer a outras formas de avaliação, tais como a participação na aula, assiduidade, ou realização individual e/ou em grupo de trabalhos de investigação.

Bibliografia mais relevante WRIGHT, Michael (1996). Introducción a las técnicas mixtas. Barcelona: BLUME

MONNIER, Geneviéve (1992). Le Pastel. Genéve: Ed. Skira.

MUNARI, Bruno (1981). Fantasia – Invenção, Criatividade e Imaginação. Col. Dimensões.Lisboa: Ed. Presença.

DEPARTAMENTO / ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: ATELIER DE TECNOLOGIAS DE INTERNET Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Cristina Azevedo Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º Anual 4 horas Optativa IPV.ESE.1063.20404 10 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Construir sítios dinâmicos com recurso a base de dados; Utilizar as potencialidades das linguagens orientadas a objectos; Escrever rotinas sintacticamente correctas recorrendo a uma linguagem de programação

orientada a objectos; Utilizar protocolos de segurança.

Requisitos prévios Não Aplicável Descrição dos conteúdos

Ferramentas de base de dados; Desenho de bases de dados; Tecnologias de acesso a dados; Programação na web; O paradigma da programação orientada aos objectos; A tecnologia Java; Hierarquia de classes e herança.

Métodos de ensino e aprendizagem

Apresentação e discussão teórica de conceitos do programa. Realização de actividades práticas.

Modo de avaliação

A avaliação consiste na realização de uma frequência teórico-prática (50%) e na realização de um projecto (50%).

Bibliografia mais relevante AZEVEDO, A.; ABREU, A.; CARVALHO, V. (2002) - Desenho e Implementação de Bases de Dados com Microsoft Access XP. Lisboa: Edições Centro Atlântico. MENDES, A.; OLVIVEIRA, S.; GUIMARÃES, F. (2004) - Programação de Bases de Dados com Visual Basic.net 2003 - Curso Completo. Lisboa: FCA - Editora de Informática. MONTEIRO, R. [et. al.] (2004) - Tecnologia dos Equipamentos Informáticos. Lisboa: FCA - Editora de Informática. LEMOS, M. (1998) – Estar na Internet. Alfragide: McGraw-Hill. PEREIRA, J. (1998) - Tecnologia de Base de Dados. Lisboa: FCA - Editora de Informática. RIBEIRO, N. (2004) - Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA - Editora de Informática. SOUSA, A. (2002) - Bases de Dados, Web e XML. Lisboa: FCA - Editora de Informática.

Disciplina: Atelier de Técnicas de Produção Artística Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Dulce Barros Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: Obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º ano Anual 4 Optativa IPV.ESE.1063. 20404

10

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Interpretar e executar objectos de comunicação visual, utilizando os diferentes sistemas de informação e representação. - Manipular e explorar os materiais e as técnicas plásticas - Desenvolver o sentido crítico e criativo Requisitos prévios Descrição dos conteúdos - Realização plástica bidimensional - Meios e técnicas de comunicação visual - Realização plástica tridimensional Métodos de ensino e aprendizagem Pretende-se uma relação entre o trabalho prático, a pesquisa de informação e o trabalho manual. Modo de avaliação A avaliação será contínua e incidirá sobre os projectos realizados. A avaliação final resulta do somatório dos trabalhos práticos tendo em conta o empenho a participação criatividade e inovação. Bibliografia mais relevante LEACH, E. (1976). Cultura e Comunicação. Lisboa: Ed. 70 CANIZE, Gaetano (1980). Gramatica de la Vision. Barcelona: Paidós Comunicación MARGALEF, J. (1987). Percepción Desarollo Cognitivo e Artes Visuais. Barcelona: Anthropos, Editorial del Hombre RIBEIRO, Milton (1987). Planejamento Visual Gráfico. Brasília: Linha Gráfica Editora WRIGH, Michael (1996). Introducion a las Tecnicas Mistas. Barcelona

DEPARTAMENTO/ÁREA CIENTÍFICA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Disciplina: ATELIER DE PRODUTOS MULTIMÉDIA INTERACTIVOS Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Cristina Azevedo Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo: obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º Anual 4 horas Optativa IPV.ESE.1063.20404 10 Língua(s) de ensino: Português Objectivos

Analisar processos de desenvolvimento de um projecto multimédia Utilizar ferramentas de autoria de produtos multimédia Desenvolver competências para a implementação de produtos multimédia

Requisitos prévios

DEPARTAMENTO / ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual

Descrição dos conteúdos Gestão e processo de desenvolvimento de um projecto multimédia: conceptualização,

especificação, design, produção, implementação. Elementos multimédia: texto e tipografia, som digital, vídeo digital, grafismo, animação, 3D Utilização de uma ferramenta-autor e respectiva linguagem de programação Desenvolvimento de um projecto multimédia utilizando a ferramenta-autor adoptada:

protótipo, versão beta e versão final. Metodologias e estratégias de lançamento, distribuição, manutenção e suporte de projectos

multimédia Métodos de ensino e aprendizagem 4 horas/semana de aulas teórico-práticas onde, para além da exposição teórica, os alunos

desenvolverão diversos exercícios e actividades práticas relativos à concepção e desenvolvimento de produtos multimédia. As aulas decorrerão em laboratórios ou centros de informática.

Modo de avaliação A avaliação é contínua: Participação e Assiduidade (mínimo de presenças 2/3 do total de aulas leccionadas) (10%); 1 prova escrita e 1 prova prática (2x20% da avaliação total), a realizar no final de cada semestre; um produto multimédia (concepção, desenvolvimento e avaliação), desenvolvido em grupo (40% da avaliação total), e respectiva apresentação/defesa oral (10% da avaliação final), a entregar e defender/apresentar no final do semestre par. Bibliografia mais relevante CHAPMAN, N.; CHAPMAN, J. (2000) - Digital Multimedia. New York: Wiley. ENGLAND, E.; FINNEY, A. (1999) - Managing Multimedia, Project Managing for Interactive Media. Addison-Wesley. FERREIRA, P. (2002) - Macromedia Director 8.5. FCA – Editora de Informática. FERREIRA, P. (2002) - Macromedia Director MX 2004 e MX. FCA – Editora de Informática. STRAUS, R. (1997) - Managing Multimedia Projects. Focal Press. ROBBINS, C. (2001) - Director 8.5 Studio: with 3D, Xtras, Flash and Sound. Friends of ED. Disciplina: Seminário Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Dulce Barros/ Cristina Gomes Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: Obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º ano Anual 3 Obrigatória IPV.ESE.1063. 20405

6

Língua(s) de ensino: Português Objectivos - Desenvolver competências práticas de investigação no âmbito das artes plásticas e multimédia. - Promover uma atitude crítica face aos resultados da investigação. - Reconhecer a especificidade da realidade empresarial e institucional promovendo a interligação da componente académica com o mundo do trabalho. - Potenciar a capacidade de apresentação do trabalho individual ( portfolios) - Desenvolver capacidades de delinear projectos de colaboração com instituições de acolhimento. - Fomentar capacidades de trabalho em grupo Requisitos prévios

DEPARTAMENTO / ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual/TIC

Descrição dos conteúdos - A concepção e a análise de um projecto de investigação no âmbito das artes plásticas e multimédia - Organização interna de empresas/instituições - Metodologias de apresentação de portfolios - Metodologia de recolha de dados considerados pertinentes face aos projectos de colaboração com instituições de acolhimento. Métodos de ensino e aprendizagem Pretende-se uma articulação entre os conteúdos abordados a pesquisa de informação e aplicação em situações reais pelo que se preconiza a realização de visitas a instituições. Prevê-se ainda a possibilidade de se realizarem algumas sessões com especialistas convidados. Modo de avaliação Os elementos de avaliação e a respectiva ponderação para atribuição de uma nota final serão:

- Participação nas aulas (aferível através da contribuição efectiva para a análise das temáticas propostas à reflexão da turma, e do empenho na realização das actividades sugeridas) 10%; - O portfolio organizado por cada discente 55%; - Relatórios individuais relativos às visitas aos conhecimentos adquiridos 35%. Bibliografia mais relevante AZEVEDO, ANA Mª. (s.d.). Introdução às técnicas de documentação e investigação, Lisboa, Livros Plátano de Formação Profissional. BASTOS, LILIA. (1982). Manual para elaboração de projectos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações, Rio de Janeiro, Zahar Editores. CASTRO, L. BARBOSA et al. (1993). Gerir o trabalho de projecto. Um manual para professores e formadores, Lisboa, Colecção “Educação Hoje”, Texto Editora.

Disciplina: Estágio Curso(s): Artes Plásticas e Multimédia Docente(s) responsável(is): Dulce Barros /Belmiro Rego Ano(s) Regime

(1ºS/2ºS/A) Carga horária semanal

Tipo*: Obrigatória/optativa

Código ECTS Créditos ECTS

4º ano Anual 6 Obrigatória IPV.ESE.1063. 20406

17

Língua(s) de ensino: Português Objectivos Adquirir uma formação prática e técnica em áreas profissionais inscritas no âmbito de formação do curso. Desenvolver uma prática profissional possibilitadora de uma futura inserção na vida profissional. Reforçar as competências teórico-práticas adquiridas ao longo da formação académica. Melhorar a empregabilidade e competitividade dos diplomados no mercado de emprego.

Requisitos prévios Podem candidatar-se ao estágio os alunos que tenham, à data da inscrição, o máximo de duas disciplinas por concluir.

Descrição dos conteúdos Os conteúdos serão estabelecidos de acordo com a área profissional onde os alunos irão desempenhar funções e segundo as directrizes do orientador da instituição acolhedora. Os conteúdos serão adequados e ajustados de forma a complementar a formação académica do estagiário através do desenvolvimento de actividades em organizações propiciadoras de contactos reais com o mundo do trabalho.

DEPARTAMENTO / ÁREA CIENTÍFICA: Educação Visual/TIC

Métodos de ensino e aprendizagem A ESEV deve nomear um supervisor de estágio que ficará responsável pela interlocução entre esta escola e a instituição acolhedora que implicará a calendarização do número de ‘visitas de acompanhamento ’ acordado entre as partes. A instituição acolhedora nomeará igualmente um orientador de estágio que orienta e apoia o trabalho desenvolvido pelo estagiário. Esta cooperação pressupõe uma adequação do apoio metodológico e científico na gestão de todo este processo, decorrente das intenções evidenciadas no projecto de estágio. Modo de avaliação: Projecto de Estágio e relatórios a elaborar pelos alunos: de acordo com as linhas orientadoras da instituição de acolhimento os alunos terão de apresentar um Projecto de Estágio no início do mesmo, um Relatório Intermédio e um Relatório final. O primeiro, visa a apresentação de uma estrutura operativa e de intervenção na referida instituição. O Relatório Intermédio deverá ser uma apreciação crítica qualitativa relativa ao decorrer do estágio. O terceiro, corresponde a um relatório final, com uma descrição do trabalho realizado e respectiva apreciação qualitativa e quantitativa. A avaliação do desempenho do estagiário será de dois tipos e feita em dois momentos:

- Avaliação de progresso: será agendada uma reunião entre formando, orientador e supervisor em que se fará a análise e aprovação do Relatório Intermédio elaborado pelo formando e se efectuarão eventuais reajustes à prossecução do estágio. Esta avaliação procura observar o progresso da capacidade adaptativa do estagiário à organização e da concretização dos objectivos do estágio. - Avaliação final: será feita por júri constituído para o efeito com base no Relatório Final do formando e nos Relatórios elaborados pelo Orientador e Supervisor de Estágio. Bibliografia mais relevante Dependente do enquadramento do projecto de estágio do estagiário.