denilso de lima - estudar sozinho - como, de que jeito

84
COMO!? DE QUE JEITO!? D DENILSO DE L LIMA http://denilsodelima.blogspot.com E E s s t t u u d d a a r r S S o o z z i i n n h h o o

Upload: minotouro

Post on 08-Aug-2015

176 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

COMO!? DE QUE JEITO!?

DDEENNIILLSSOO DDEE LLIIMMAA http://denilsodelima.blogspot.com

EEssttuuddaarr SSoozziinnhhoo

Page 2: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDEENNIILLSSOO DDEE LLIIMMAA http://denilsodelima.blogspot.com

COMO!? DE QUE JEITO!?

EEssttuuddaarr SSoozziinnhhoo

Page 3: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Estudar Sozinho: um desafio

Uma das dificuldades de quem estuda só é a falta de orientação para saber se tudo está indo bem. Tem ainda o fato de se perder nos estudos. Ou talvez o de não saber se está progredindo. Quem estuda só na maioria das vezes tem um livro [geralmente uma gramática], um dicionário [simples e o mais baratinho do mercado], internet [um emaranhado de informações que começa em um lugar e não se sabe onde termina]. Estas coisas são válidas! Porém, pode estar faltando algo para que o resultado apareça. Afinal, quem estuda só não faz provas, não é avaliado por um professor, e por causa disto, muitos acabam se desmotivando no aprendizado. Como consequência, muitos passam a pensar que inglês é difícil, complicado e impossível de aprender. O principal objetivo deste e-book é oferecer a você uma série de ideias que o ajudarão a se organizar melhor. Aqui você encontrará testes que ajudarão a identificar seu estilo de aprendizado, dicas sobre os resultados dos testes, dicas voltadas para o seu aprendizado de inglês, técnicas de memorização e muito mais. Pretendo ser o mais prático possível. Nada complicado! Apresento sugestões que darão certo se você estiver motivado e determinado a aprender. Além disto, você encontrará também exemplos de atividades e de muita coisa em inglês para ajudar a notar o seu desempenho. Conto com seu feedback! Assim poderei melhorar cada vez mais e mais este e-book.

Denilso de Lima ELT Professional

[email protected]

Page 4: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

inFlux English School

As segunda versão deste eBook é em parte patrocinado pela inFlux English School, a única escola do Brasil que possui um Compromisso de Aprendizado com seus alunos. Através deste Compromisso de Aprendizado a inFlux garante que em apenas dois anos e meio você

aprenderá inglês de forma a alcançar um excelente resultado no exame de proficiência internacional TOEIC [Test of English for International Communication]. Isto é possível porque a inFlux baseia o seu método exclusivo de ensino em duas das mais eficientes abordagens de ensino de idiomas: Abordagem Comunicativa [Communicative Approach] e Abordagem Lexical [Lexical Approach]. De forma bem simples, posso dizer que na Abordagem Comunicativa você aprende a comunicação real, ou seja, você aprende aquilo que é usado no dia a dia de quem fala inglês de verdade. Nada de aprender coisas esquisitas e que raramente serão usadas. Como o próprio nome diz ‘comunicativo’ quer dizer comunicação como ela realmente acontece entre os falantes nativos da língua inglesa. Com isto em mente, entra em cena a Abordagem Lexical, na qual você aprenderá as expressões, collocations, sentenças, frases feitas e palavras que são usadas naturalmente por toda e qualquer pessoa que se comunica em inglês. Com a Abordagem Lexical a gramática é adquirida de forma implícita. Na inFlux English School você não aprenderá gramática através de regras e termos técnicos. Você adquirirá a gramática de uso de modo natural e não de modo mecânico. E por conta deste conjunto de práticas pedagógicas e voltadas, em primeiro lugar, aos alunos que a inFlux English School oferece um curso de inglês em tempo curto [dois anos e meio] e com resultados fantásticos.

Page 5: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

inFlux English School

Entre no site da inFlux English School [http://www.influx.com.br/Escolas.aspx] e saiba como entrar em contato com a unidade mais perto de você. Abaixo segue a lista das cidades onde, até este momento, a inFlux está presente: Araucária, PR Balneário Camboriú, SC BELO HORIZONTE, MG Bento Gonçalves, RS Blumenau, SC BRASÍLIA, DF Campo Largo, PR Caxias do Sul, RS Colombo, PR CURITIBA, PR Fazenda Rio Grande, PR FLORIANÓPOLIS, SC Frederico Westphalen, RS Guarulhos, SP

Ibirama, SC Indaiatuba, SP Irati, PR Itajaí, SC Jaraguá do Sul, SC Joinville, SC Londrina, PR MANAUS, AM Maringá, PR NATAL, RN Navegantes, SC Nova Aurora, PR Paranavaí, PR Ponta Grossa, PR

RECIFE, PE Rio Claro, SP SALVADOR, BA Santo André, SP São Bernardo, SP São Caetano do Sul, SP São José do Rio Preto, SP São José dos Pinhais, PR São Leopoldo, RS SÃO PAULO, SP Uberlândia, MG Vila Velha, ES

Page 6: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Conteúdo

01. Orientações sobre o e-Book

02. Qual o seu estilo?

03. Tire proveito do seu aprendizado

04. Planeje o seu aprendizado

05. Avalie as suas necessidades

06. Dê prioridade às suas necessidades

07. Mantenha o foco nas suas necessidades

08. Contrato de Aprendizado

09. Encontre atividades específicas para suas necessidades

10. Assista TV

11. Pratique, pratique, pratique!

12. Técnicas de Memorização

13. Entendendo histórias em jornais

14. Use os falantes nativos como modelo

15. Pense em inglês

16. Só um minuto!

17. Enriqueça seu vocabulário

18. Use o dicionário

19. Tenha um caderno de vocabulário

20. Aprenda mais com textos

21. Ensine alguém

22. Reconheça o seu progresso

23. Roteiro de estudos

Page 7: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Orientações sobre o ebook

Este eBook será melhor utilizado se você o imprimir, encadernar e deixá-lo sempre por perto. Desta forma você irá lê-lo e relê-lo sempre que quiser. Caso o considere colorido demais e não queira gastar tinta da impressora, recomendo que o imprima em preto e branco. Embora, eu ache que colorido fique muito mais estimulante. As cores ajudam e muito o cérebro a ler algo e a reter as informações. Além disto, tenha em mãos uma caneta, lápis ou marca-texto. O que achar melhor! Assim, você poderá grifar, circular, sublinhar, etc as dicas de estudo e aprendizado que considerar mais interessantes para você. Minha intenção é que você tire o máximo proveito das dicas dadas aqui. Porém, lembre-se que isto dependerá muito mais de você do que de mim ou do e-book em si. As dicas dadas aqui são dicas para ajudar você a aprender inglês por conta própria. Portanto, somente você e mais ninguém será o responsável pelo progresso e pelo sucesso nesta atividade. Caso eu me lembre de mais alguma orientação escreverei em meu blog – http://denilsodelima.blogspot.com. Aliás, no blog você encontrará muitas outras sugestões que certamente não estão presentes neste ebook. Portanto, fique sempre de olho lá! Sucessos e a você e muito aprendizado!

Page 8: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Qual o seu estilo?

Todo mundo tem um estilo. Não há exceção a esta regra. Pense bem: você certamente tem o seu estilo de roupas, um estilo de agir, um estilo de trabalho, um estilo de vida e muitos outros estilos.

O que a maioria das pessoas esquece é que elas também têm um estilo de aprendizado. Você pode não ter consciência disto. Este é o problema! Talvez você nem tenha pensado sobre isto até hoje! Pois saiba que conhecer o seu estilo de aprendizado ajuda você a desenvolver estratégias para compensar os seus pontos fracos e melhorar os seus pontos fortes.

Abaixo há um questionário que ajudará você a identificar o seu estilo de aprendizado. Com ele você identificará as atividades, modos de aprendizado, e alguns outros aspectos que você mais gosta na hora de aprender algo.

Antes de começar, saiba que é de suma importância manter em mente as experiências e oportunidade de aprendizado da língua inglesa que você teve até agora. Pense sobre como você estuda inglês usando a internet, como aprende [ou não] na sala de aula [caso esteja estudando em alguma escola], usando livros que você eventualmente tenha comprado etc.

Descobrir o seu estilo é o primeiro passo para saber como você aprende e como gosta de aprender. Portanto, responda, do modo mais honesto possível, as perguntas da página a seguir.

Page 9: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Qual o seu estilo?

1. Em sua opinião, quais os métodos de aprendizado que parecem funcionar bem com você? Escrever um diário, ouvir músicas, assistir a filmes, seguir uma gramática, folhear um dicionário, conversar com alguém, ler em voz alta, falar sozinho, escrever sentenças curtas em inglês... Enfim, o que surte efeito? Pense em tudo o que você puder!

2. O que parece não surtir efeito? Seja honesto! Fale sobre aquilo que

você não gosta ou que não te traz resultado algum no que diz respeito a aprender algo.

Agora que você respondeu as questões acima, dê uma olhada no questionário abaixo, e dê notas de 0, 1, 2, ou 3 para você mesmo. A ideia agora é descobrir como você aprende melhor. Lembre-se que:

0 = Não 1 = Às vezes 2 = Geralmente 3 = Sim

Page 10: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Qual o seu estilo?

Tipo 1 Eu gosto de aprender conversando com meus amigos em inglês. Em casa, eu gosto de aprender assistindo TV e/ou DVDs em inglês. Eu gosto de aprender lendo artigos em revistas, jornais e websites em inglês. Eu gosto de aprender usando o inglês que sei sempre que possível. Eu gosto de aprender ouvindo as palavras em inglês. Eu gosto de aprender batendo papo.

TOTAL

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Tipo 2 Eu gosto que alguém explique tudo para mim. Eu gosto de anotar tudo no meu caderno. Eu gosto de ter um livro e fazer todas as atividades na sequência sugerida. Eu gosto de aprender lendo tudo o que encontro pela frente. Eu gosto de estudar a gramática sistematicamente. Eu gosto de aprender as palavras vendo-as escritas.

TOTAL

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Tipo 3 Eu gosto de aprender através de jogos com outras pessoas. Eu gosto de aprender vendo filmes, seriados e DVDs. Eu gosto de aprender conversando com alguém. Eu gosto de aprender usando arquivos de áudio. Eu gosto de ouvir filmes e prestar atenção em tudo o que é dito. Eu gosto de sair com os amigos e praticar o inglês que aprendo.

TOTAL

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Tipo 4 Eu gosto de estudar gramática. Eu gosto de aprender estudando livros de inglês. Eu gosto de estudar inglês sozinho. Eu gosto de ter um professor para ajudar a encontrar meus erros. Eu gosto de ter um professor para me dar atividades e coisas para resolver. Eu gosto de aprender lendo livro em inglês, jornais e revistas.

TOTAL

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Some seus pontos em cada seção e coloque o resultado da soma na área “TOTAL”. Leia as definições abaixo e diga se você concorda ou não com o

Page 11: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Qual o seu estilo?

resultado. A ideia é identificar o que você gosta ou não gosta. Assim será possível traçar o seu perfil, o seu estilo de aprendizado.

Tipo 1 – se você teve mais pontos nesta seção, você provavelmente é um bom comunicador. Você gosta de interagir com outras pessoas e fazer uso do inglês que aprende de modo bem natural. Você prefere fontes confiáveis e ir confirmando o que aprende em fontes seguras. Gosta de por em prática o que aprende e não tem medo disto!

Tipo 2 – se você teve mais pontos nesta seção, você provavelmente gosta de aprender inglês em sala de aula. Você também gosta de ter um professor, ou alguém, orientando seus estudos. Anota todas as informações possíveis no seu caderno, pois isto dá segurança e certeza do que está acontecendo no seu aprendizado. Gosta de seguir uma ordem sistemática, pois assim sabe onde começou e para onde está indo.

Tipo 3 – Se você teve mais pontos nesta seção, você gosta de aprender inglês através de exemplos. Você gosta de aprender com outras pessoas e vê o aprendizado como algo divertido. Atividades monótonas, repetitivas e cheias de regra não são muito do seu gosto. Elas podem até mesmo atrapalhar o seu rendimento. Talvez seja por isto que se frustra com cursos e livros.

Tipo 4 – se você teve mais pontos nesta seção, você provavelmente gosta de aprender inglês estudando tudo em detalhes. Gosta de estudar sozinho e descobrir como usar o que aprende com você mesmo. O professor serve mais como um tira-dúvidas a quem você recorre quando realmente precisa.

Page 12: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Qual o seu estilo?

Você talvez não concorde com a descrição dada acima. Isto é normal! Faça o seguinte neste caso: anote em uma folha de papel as afirmações que sejam verdadeiras para você e então faça uma autodescrição.

Fazer isto ajuda você a definir mais precisamente o seu perfil, o seu estilo! Tenha em mente que esta é uma espécie de autoconhecimento necessária para você poder estabelecer metas, identificar atividades e demais coisas que sejam significativas no seu aprendizado.

Para ajudar ainda mais, responda as questões abaixo:

Dê uma olhada nos itens que você deu nota 0 (zero). Explique porque você não gosta de fazer estas atividades.

O que você costuma fazer para substituir estas atividades?

O que mais você gosta de fazer que não foi mencionado no

questionário acima.

Page 13: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam ao aprender uma língua é o fato de elas serem pessoas muito ocupadas. Elas cuidam dos filhos, cumprem prazos no trabalho, praticam esportes, divertem-se, assistem TV, passam horas na internet [vendo Orkut, conversando via Messenger, vendo sites sem conteúdo algum, etc], cozinham, cuidam do cachorro ou do gato de estimação, visitam os amigos, andam de um lado para o outro sem saber para onde vão... Ufa! Cansei!

Com certeza você também deve ter um monte de coisas para fazer, não é mesmo? Mas pense bem:

A vida vai ficar mais agitada e mais complicada no minuto em que você parar de estudar e começar a trabalhar. É o seguinte: se você parar de estudar [deixar de melhorar o que você já sabe] você simplesmente não vai chegar a lugar nenhum.

Durante a sua vida de trabalhador, você terá de fazer mesmo um curso de capacitação, o que provavelmente será à distância e auto-orientado, e ainda assim você terá de fazer malabarismos com o curso e os compromissos de trabalho e família.

É praticamente improvável que você terá novamente muitas facilidades para aprender uma língua, então aproveite o máximo que puder. Tire vantagem de tudo que está à sua disposição! Otimize o tempo para aprender sempre e em qualquer lugar.

Levando em conta que você está realmente disposto a aprender inglês, lembre-se que você deve ter alguns pontos que são descritos abaixo.

Page 14: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

É possível sim aprender outra língua se você se esforçar para isto. Você certamente já obteve muitos sucessos na vida, então aprender uma língua é algo que você é capaz de conseguir. É mais um sucesso a alcançar!

Faça uma lista de algumas coisas nas quais você já se deu bem, coisa nas quais foi bem-sucedido e descreva como você conseguiu alcançar este êxito:

1. 2. 3.

4.

Page 15: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

MOTIVAÇÃO

Você precisa ou quer aprender esta língua. Portanto, comece a se imaginar realizando as tarefas que você quer fazer quando estiver com o inglês na ponta da língua. Pense a respeito das coisas que você será capaz de fazer, dizer, ler, escrever e assim por diante. Motive-se!

Faça uma lista de coisas que pretende ser capaz de fazer quando estiver com o inglês afiado:

1. 2. 3.

4.

Page 16: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

CONSCIENTIZAÇÃO

Preste atenção no seu padrão de trabalho. Quais são os melhores momentos para você estudar? (Marque a opção abaixo)

( ) De manhã bem cedo

( ) Durante uma folga no meio do dia

( ) No final da noite

TEMPO

Seja realista e separe um tempo para seus estudos. É bem mais provável que você tenha 05 espaços de meia hora do que 01 espaço de 2½ horas seguidas [se você tiver 2½ horas livres, com certeza usará para outras coisas].

É muito mais vantajoso estudar curtos períodos todos os dias, do que estudar durante um longo período uma vez por semana. Dia após dia, você lembrará com mais facilidade o que aprendeu recentemente. E lembrar o que aprende pode te proporcionar uma excelente sensação de realização e conquista. Reserve um período de tempo ideal e uma quantidade razoável durante a semana.

Que tal começar com 30 minutos por dia. Assim você não se cansará tanto! Nos finais de semana você pode estender um pouco mais: uma hora é o suficiente para revisar o que você viu durante a semana. O que

Page 17: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

importa não é a quantidade do tempo dedicado para o estudo. O que realmente importa é a qualidade de como você usará o tempo.

Pensando nisto, quando você estuda? De manhã? De tarde? À noite? Que horários? Quanto tempo você vai investir semanalmente nos seus estudos de inglês? 2½ horas? 3 horas? 5 horas?

Quantidade de tempo ideal: __________________

Quantidade mínima de tempo: __________________

OBJETIVOS

Estabeleça objetivos realistas para você. Tenha em mente seus compromissos atuais e o tempo disponível, mas leve em conta também o nível de proficiência necessário para a tarefa que você quer realizar. Por exemplo, se você quer aprender inglês para administrar uma multinacional, participar de convenções internacionais etc., você precisa ser realista e estabelecer um prazo de tempo maior para atingir este objetivo.

Por outro lado, caso você queira aprender inglês para passar uma temporada curta de férias em um país de língua inglesa, então pode se dedicar a aprender algumas situações típicas que vai encarar. O tempo para isto é bem menor, pois não exigi vocabulário especializado, nem muitas complexidades linguísticas e de tópicos específicos para uma determinada profissão.

Page 18: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

Seja como for, você deve estabelecer um objetivo pequeno para hoje ou para amanhã. Estes objetivos diários devem levar você a atingir um objetivo maior no final da semana. Este objetivo semanal deve estar ligado a um objetivo para o final do mês.

A ideia de estabelecer objetivos pequenos para atingir um maior ajuda você a ver o seu progresso. Ajuda você também a se organizar e saber o rumo que está seguindo. Lembre-se que você estuda sozinho e precisa saber o que está acontecendo! Assim, com objetivos claros e determinados você consegue sentir prazer no que está fazendo. Veja um modelo de como você pode fazer:

Tempo Objetivos

Hoje

Durante esta semana quero aprender diariamente duas ou três expressões a serem usadas em situação de compras. No final do dia vou escrevê-las em meu caderno e pronunciá-las em voz alta. Quero aprender também algumas palavras (não mais que cinco) para esta situação.

Final da Semana

Quero revisar todas as expressões que aprendi durante a semana. Quero praticá-las na forma de um diálogo que eu mesmo vou montar. Quero também praticar o diálogo em voz alta. Caso tenha dificuldades, vou rever as expressões e me dedicar a elas por mais uma semana.

Final do Mês

Quero rever todas as situações que aprendi durantes este mês e ser capaz de usar pelo menos 80% do que estudei. Quero revisar um a um os diálogo e procurar falá-los em voz alta. Quero também rever as expressões sem precisar vê-las escritas. Quero montar uma pequena história na qual os diálogos vão ocorrer.

Page 19: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

Estabelecer as situações ajuda você a encontrar as expressões e vocabulário daquela situação em específico. Assim, o seu cérebro se organiza, pois estará aprendendo algo relacionado e não vários assuntos sem nexo. Mais adiante falaremos sobre algumas situações que você poderá se dedicar para atingir seus objetivos.

DETERMINAÇÃO

Depois de decidir um horário, mantenha se firme no tempo reservado para seus estudos. Depois de algumas semanas, você vai ver que não conseguirá deixar os estudos quando tiver tempo sobrando. Você só terá mais tempo sobrando quando se aposentar, e certamente você vai precisa do inglês antes de se aposentar.

Que tal escrever um juramento solene no qual você se compromete a manter-se firme nos estudos? Escreva este juramento e leia-o todos os dias! Ele servirá como guia para você seguir firme e forte no seu compromisso. Que tal colar este juramento na primeira página do seu cadernos de estudos?

Page 20: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

APOIO

Pode ajudar bastante se você compartilhar sua experiência com outro aprendiz. Vocês podem estudar juntos, trocar e-mails, praticar a fala por meio da internet ou em encontros regulares, comparar as estratégias de aprendizado de cada um, avaliar o progresso e rendimento, dar apoio um ao outro, discutir os problemas encontrados, trocar ideias, dividir o que cada um aprendeu recentemente e muito mais. Isto faz com que você continue no caminho para atingir seus objetivos, especialmente quando a caminhada se torna mais difícil devido à pressão do trabalho e demais afazeres.

Você conhece alguém que pode estudar com você? Quem? Já pensou em um amigo virtual? Alguém com o qual você pode trocar e-mails? Compartilhar ideias?

Caso não tenha alguém em mente, sabe onde encontrar uma pessoa?

PRAZER

Você deve acima de tudo gostar do que está fazendo. Se você achar difícil continuar, tente outro tipo de material para fazer revisões, complemente o seu trabalho, mude as estratégias, simples varie o que você anda fazendo. Você pode encontrar uma nova perspectiva para o seu aprendizado.

Page 21: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Tire proveito de tudo!

O que você realmente gosta de aprender na língua inglesa? O que te dá prazer em aprender?

ANOTAÇÕES

Faça anotações do trabalho que você está fazendo, inclua a maior quantidade possível de detalhes que puder. Sempre que necessário você poderá rever suas anotações para ter certeza do que já foi feito e em que área precisa se dedicar mais. É sempre maravilhoso e válido ver o que você já conseguiu fazer ao longo da sua caminhada.

Você tem um caderno no qual costuma fazer as suas anotações? Você anota tudo o que pode? Você faz alguma ideia do que você tem estudado ultimamente e como você está se saindo com o que tem aprendido?

Page 22: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Planeje

Muitos estudantes encontram problemas porque não conseguem perceber as limitações das suas habilidades de gerenciamento do tempo e do estilo de aprendizado que possuem. A tarefa a seguir ajudará você a tomar consciência destas limitações. Assim, você não fará planejamentos impossíveis e inatingíveis.

Antes de desenvolver um plano de estudos que ajude você atingir seus objetivos pessoais, você precisa refletir sobre quando tempo vai ter e qual o seu estilo de aprendizado. Pense no seguinte:

1. Qual é o seu objetivo com relação ao inglês? O que tem em mente? O que pretender estudar neste momento? Sua dedicação está voltada para gramática? Vocabulário? Expressões? Memorização de um diálogo? Enfim, o que você quer neste exato momento?

2. Em quanto tempo [horas, dias, semanas] você imagina que este objetivo será alcançado? Já definiu os seus objetivos diários? Semanais? Mensais? Já está fazendo algum progresso rumo ao que você deseja?

3. Com que frequência você se dedicará para atingir seu objetivo e quanto tempo vai dedicar a isto? 30 minutos por dia? 1 hora por dia? Quantas vezes na semana? Com que frequência vai revisar o que está fazendo?

4. Quanto tempo o seu plano de estudos vai durar? Três meses? Um semestre? Um ano? Um ano e meio? Quanto tempo você tem até atingir a sua meta? Estabeleceu um prazo realista para você?

Page 23: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Planeje

5. Que tipo de atividades você vai fazer para atingir o seu objetivo?

Vai ler? Escrever? Ouvir? Falar? Decorar determinado números de expressões de um tema específico? Vai fazer duas páginas de uma gramática que tem? Fazer cópia de sentenças de dicionários, revistas e livros? Enfim, que atividades você julga necessário para o seu caso?

6. Você tem familiaridade com as tecnologias à sua disposição? Sabe tirar proveito da internet para poder atingir o seu objetivo? Tem facilidade em usar DVDs? Faz download de podcasts e os escuta? Aluga filmes/seriados que já viu várias vezes para poder perceber como os atores atuam e falam? Enfim, que tecnologias você coloca a seu favor?

7. Você explora novos meios para poder tornar o seu aprendizado mais interessante e eficiente?

8. Com quem você pode conversar, tirar dúvidas ou pedir ajudar quando estiver com problemas em determinado assunto? Com quem pode conversar para rever as suas estratégias de aprendizado?

9. Quem pode ajudar você na indicação de livros e demais materiais quando precisar de algo mais desafiador e voltado para aquilo que você quer?

10. Quais dos estilos de aprendizado abaixo você prefere:

Page 24: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Planeje

Estudar por conta própria e fazendo uso dos materiais que você mesmo escolheu?

Estudar por conta própria com a orientação regular de um consultor?

Estudar com outras pessoas em grupos pequenos?

Estudar apenas com um parceiro de estudos e ninguém mais?

11. Faça uma lista dos seus pontos fracos e fortes no uso do inglês. Em que você é bom? EM que você é ruim? Com o que tem facilidades? Com o que tem dificuldades? Pronúncia? Memorização de palavras novas? Memorização de sentenças completas? Escrita? Falar? Saber como se escreve as palavras? Gramática? Construção de sentenças? Enfim, onde estão suas franquezas e virtudes?

Pontos Fortes Pontos Fracos

Page 25: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Planeje

Como você pode tirar vantagem dos seus pontos fortes? Como você acha que pode superar as suas fraquezas? Respondendo as questões tornará você bem mais consciente do seu plano de estudo, das suas atitudes com relação ao seu aprendizado e muito mais. Agora crie o seu plano de estudo e mostre-o para alguém e peça sugestões para torná-lo ainda melhor.

O seu plano de estudos pode ser algo assim:

Primeiro faça uma declaração de objetivos. Nela inclua o período de tempo [início e fim] no qual este plano será colocado em prática. Deixe bem claro o que você pretende aprender neste período. Escreva também as atividades que fará para que seu aprendizado ocorra. Mantenha isto tudo como seu foco, objetivo a ser atingido! Veja o modelo abaixo:

“Durante a semana de 01.02.2010 a 06.02.2010, dedicarei diariamente de 15 a 30 minutos para aprender três expressões da situação ‘Restaurante’. Ao longo de cada dia vou rever estas expressões quantas vezes forem necessárias. Para isto usarei algumas técnicas de memorização. No domingo à tarde, dedicarei uma hora de estudos. Nesta hora, revisarei todas as expressões que, ao longo da semana, anotei em meu caderno. Vou ouvir as expressões e repeti-las em voz alta. Vou reescrever todas para praticar a escrita. Vou imaginá-las sendo usadas em um contexto real para assim fixá-las melhor em minha mente.”

Feito isto você pode colher algumas expressões na internet [http://www.english-at-home.com/real-life-english/] e livros [‘Como dizer tudo em Inglês’; ‘Como dizer tudo em Inglês – Livro de Atividades’; ou, ‘Fale tudo em Inglês’].

Page 26: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Planeje

Day 01 I’d like a table for two, please. Can I have the menu, please? May I see the menu, please?

(Quero uma mesa para duas pessoas, por favor.) (Você pode trazer o cardápio, por favor?) (Posso ver o cardápio, por favor?)

Day 02 Are you ready to order? Can I get your order? I’ll be right back.

(Desejam fazer o pedido?) (Posso anotar o pedido de vocês?) (Volto em um minuto.)

Day 03 What would you like to drink? Would you like anything else? What about dessert?

(O que gostariam de beber?) (gostariam de mais alguma coisa?) (e de sobremesa?)

Day 04

I’ll have… ... a hamburger/steak with French fries/chicken fillet with potatoes/etc

(Eu vou querer...) ... um hambúrguer/bife com batatas fritas/filé de frango com batatas/etc.

Day 05

I’d like ... ... regular coke/a beer/a bottle of red wine/a passion fruit juice/ etc

(Eu gostaria de...) ... uma coca normal/uma cerveja/uma garrafa de vinho tinto/um suco de maracujá/etc.

Day 06 I can’t eat anything else. I’m stuffed. I think I’ll pass dessert.

(Eu não consigo comer mais nada.) (Estou satisfeito) (Acho que vou pular a sobremesa)

No quarto e quinto dias você pode ampliar ainda mais o seu vocabulário pesquisando por tipo de comida e bebida. Para isto basta visitar sites de restaurantes em inglês e visualizar o cardápio. Desta forma poderá aprender ainda mais coisas. Visite por exemplo os seguintes: Outback, Black Angus, Phillips Seafood, etc.

No domingo (o sétimo dia), você deverá rever todas as expressões. Porém, organize-se de forma a deixar tudo mais claro para você. Minha sugestão é que você divida seu tempo assim:

15 minutos – Reveja todas as expressões. Use uma folha de papel para cobrir as traduções. Tente lembrar-se do significado delas apenas olhando

Page 27: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Planeje

para as expressões em inglês. Depois inverta! Ou seja, cubra as expressões em inglês e tente lembrar-se delas apenas olhando para as equivalências em inglês. Caso você tenha o CD no qual as expressões estão, escute-o! Sempre que ouvir as expressões escolhidas, pause o CD e repita em voz alta. Quando possível procure falar ao mesmo tempo em que a voz no CD.

15 minutos – Crie um diálogo (ou diálogos pequenos) usando todas as expressões! Consulte suas anotações quando necessário. Recorra a um dicionário quando não souber uma palavra ou outra. Crie quantos diálogos for capaz. Brinque com as expressões e explore suas várias possibilidades de uso.

15 minutos – Repita o(s) diálogo(s) em voz alta para você mesmo. Tente memorizar um diálogo e encene-o sem ler. Procure repetir as expressões em voz alta para você mesmo sem ler no caderno. Visualize uma cena na qual uma determinada expressão possa ser usada.

15 minutos – Revise tudo o que você fez! Escute o CD sem ler absolutamente nada [CD do livro que usou para juntar as expressões]! Apenas escute! Depois escute novamente, mas repita junto com o CD. Estabeleça o seu plano de estudos para a semana seguinte. Você pode continuar no mesmo tema ou passar para outro. Você pode ainda refazer tudo para poder fixar melhor o que pareceu ser difícil.

Page 28: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Avalie as Necessidades

Se você estuda em casa durante o período que estabeleceu para estudar apenas e não sabe bem o que fazer ou por onde começar, as questões abaixo poderão ajudar você a estabelecer alguns critérios.

Pense em cada pergunta com relação ao agora e ao futuro (em um mês, em um ano, em dois anos, etc.). O questionário a seguir ajudará você a identificar as suas necessidades. Você terá uma visão mais clara e precisa do motivo para aprender inglês.

1. Por que você precisa/precisará do Inglês? (por exemplo, mestrado, negócios, viagem, diversão, etc)

2. Com que frequência você precisa/precisará do Inglês?

3. Que tipo de habilidade você precisa/precisará mais? (por exemplo, escrever um relatório, fazer uma apresentação oral, participar de reuniões, ler, ouvir palestras, etc)

Page 29: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Avalie as Necessidades

4. Com quem você usa/usará o Inglês? (por exemplo, amigos, professores, superiores, colegas de trabalho, subordinados, familiares, etc.)

Ao analisar as suas respostas, você terá uma ideia mais clara do porquê e quando você vai precisar do inglês. Vai até mesmo ter uma ideia do tipo de inglês que mais precisa: americano, britânico, canadense, australiano; formal, informal, neutro, negócios, acadêmico, viagens, etc.

Será também possível saber sobre o tipo de material que você precisa: livros, revistas, websites, etc. Além de tudo isto será possível identificar os tipos de atividades que você precisa para poder alcançar os seus objetivos.

Além de identificar as suas reais necessidades, é bom deixar isto sempre bem claro e bem estabelecido. Por exemplo, quando eu fiz isto pela primeira vez identifiquei que minha necessidade por aprender inglês tinha a ver com meu futuro profissional. Ou seja, se meu desejo era me tornar um Teacher Trainer, certamente eu teria de me dedicar ao máximo para aprender inglês e ser capaz de me expressar perfeitamente bem neste nível.

Page 30: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Priorize as Necessidades

Muitos estudantes têm dificuldade em verbalizar – ou seja, pôr em palavras – o que realmente desejam aprender. Geralmente, se sentem à vontade quando recebem um monte de palavras em forma de uma lista ou com uma série de regras gramaticais para decorar. Lembre-se que jamais haverá uma lista completa ou mesmo perfeita.

Muitas vezes você deverá recorrer à ajuda de terceiros para solicitar ajuda e conselhos para definir e reconhecer as suas habilidades. Como você estuda por conta própria, então é provável que você não tenha alguém para orientá-lo. Segue abaixo algumas habilidades consideradas comuns.

Ao completar o questionário abaixo, tome o máximo cuidado para não escolher coisas demais para você. Saiba que é muito mais eficaz trabalhar em algumas habilidades com certa consistência do que se dedicar a várias ao mesmo tempo e assim se sentir empanturrado de coisas a fazer ou aprender.

Marcando as opções abaixo de forma consciente, você será capaz de descobrir a que você deve dar real prioridade no momento. Isto ajudará você a definir estratégias e estabelecer metas. Ajudará também a afunilar o que deve fazer para alcançar o seu objetivo de modo mais seguro e rápido.

Coloque um número (1 = muito fraco a 5 = muito bom) na última coluna para indicar a sua proficiência nos itens que escolher.

Page 31: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Priorize as Necessidades

Foco Linguístico NECESSIDADE PROFICIÊNCIA (1 = muito fraco a 5 =

muito bom) IMEDIATA FUTURA

Leitura Textos e artigos acadêmicos

Textos literários

Jornais e Revistas

Anúncios e informações públicas

Outros:

Escrita Artigos ou papers acadêmicos

Escrita criativa

Curriculum Vitae

Descrições

Um diário

Ensaios

Cartas formais e de negócios

Formulários

Cartas Informais

E-mails pessoais

E-mails corporativos

Instruções/panfletos/brochuras

Memorandos e mensagens

Minutas

Artigos de jornal

Relatórios e propostas

Discursos e apresentações

Outros:

Compreensão Auditiva Reuniões de negócio

Diálogos informais

Ditados

Troca de ideias

Dramas

Entretenimento (filmes, seriados...)

Entrevistas

Palestras e seminários

Page 32: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Priorize as Necessidades

TV/Rádio/Noticiários

Músicas

Histórias

Discursos e apresentações

Conversas ao telefone

Outros:

Fala Reuniões de negócios

Conversas sociais

Grupos de discussão

Entrevistas

Atividades interativas

Role-plays e simulações

Discursos e apresentações

Conversas ao telefone

Contar histórias

Dar informações

Outros:

Gramática

Pronúncia

Vocabulário

Outros

Faça um pequeno resumo das necessidades identificadas acima. Escreva-as no seu caderno e mantenha o foco nelas sempre. Use-as como um guia na sua caminhada. Procure por livros e sites que tenham o tipo de prioridades que você precisa. Assista a filmes nos quais elas são utilizadas e veja como os atores as interpretam. Espelhe-se nestes autores para poder ganhar confiança no inglês que você precisa utilizar.

Page 33: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Mantenha o Foco

Na grande maioria das vezes quem estuda sozinho acaba se empolgando demais com todas as coisas que quer fazer.

Não há nada de errado e ficar empolgado com o aprendizado. O problema é que empolgação demais acaba desanimando as pessoas no meio do caminho. Afinal, querem tantas coisas, desejam tanto e no final acham que é demais para eles ou que nada está dando certo ou resultado.

A tarefa que segue é bem curta. Porém, ajudará você a manter o foco nos pequenos objetivos que fazem parte dos objetivos maiores da sua determinação.

PREPARAÇÃO

Antes de fazer esta tarefa é extremamente recomendável que você faça a tarefa anterior. Ou seja, é extremamente importante que você priorize assuas necessidades.

ATIVIDADE

Pense em uma das necessidades linguísticas que você decidiu desenvolver. Para identificar estas necessidades, basta responder ao questionário do capítulo anterior.

Identificada a necessidade primária, sugiro que você a reduza em pequenos objetivos a serem atingidos. Por exemplo, pequenos objetivos para ler artigos acadêmicos podem ser localizar as ideias principais no texto, identificar os detalhes mais e menos importantes e fazer anotações e resumos dos textos que ler. Você pode por exemplo, estipular uma

Page 34: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Mantenha o Foco

quantidade mínima de palavras que deverá ler para compreender o texto aos poucos.

Com isto em mente, você poderá ter um formulário assim:

Minha necessidade alvo é: ....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... Para atingir este alvo eu terei os seguintes objetivos a curto prazo:

1. _____________________________________________

2. _____________________________________________

3. _____________________________________________

4. _____________________________________________

Assim que você identificar seus pequenos objetivos, ficará bem mais fácil ver o que você realmente deve fazer para atingir o objetivo maior.

SUGESTÃO ADICIONAL

Use esta atividade para cada nova necessidade que você identificar e à qual se dedicar.

Page 35: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Contrato de Aprendizado

Tudo bem que você estude sozinho! Isto é realmente satisfatório. Mostra que você tem objetivos e está determinado a alcançá-los. Porém, que tal assinar um contrato de compromisso com você mesmo?

Quando você vai a uma escola de idiomas é comum assinar um contrato com eles. Neste contrato ficam estabelecidos os direitos e deveres de cada um. Portanto, a ideia aqui é bem similar. A diferença é que não há valores, juros, cheques, boletos, dinheiro, etc envolvidos.

A ideia de ter um contrato é para ajudar você a se manter firme no seu objetivo, manter o foco e a motivação. Você deve ter autocontrole, determinação, atitude, perspicácia, vontade de progredir e obter resultados sempre. Não pode se distrair e nem perder tempo. Nem mesmo um minuto sequer! Maximize todo o tempo livre para se envolver com a Língua Inglesa sempre que puder.

O contrato abaixo serve para orientá-lo. Você pode mudar se quiser! Mas lembre-se que a ideia do contrato é apenas para fazer você sentir que a responsabilidade é toda sua. Você é a pessoa que terá de cobrar de você mesmo os resultados do acordo que fez com você mesmo.

A sugestão abaixo ajudará você a se comprometer com um objetivo realista. Preencha o contrato e mostre-o a alguém. Imprima-o e deixe sempre visível! Cole-o em seu caderno, agenda, livro... Enfim, onde quiser! Assim você se sentirá sempre cobrado!

Você pode ainda usar um contrato para cada objetivo maior que estabelecer. Lembre-se também de fazer estimativas realista com relação ao tempo que será necessário para atingir este objetivo. Se você menosprezar o que você mesmo pode fazer, você não obterá muitos

Page 36: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Contrato de Aprendizado

resultados satisfatórios. Mas se você se considerar extremamente capaz. Você provavelmente terá muitas vitórias e sucessos na sua jornada como aprendiz da língua inglesa.

CONTRATO

Eu, __________________________________________, por meio deste contrato simbólico

me comprometo a dedicar ___________ horas de estudo da língua inglesa por

semana, isto resultará em ___________ horas mensais. Comprometo-me a fazer isto

no período de ___________ meses.

Objetivos: No final deste período, eu quero ser capaz de (descreva aqui a

necessidade identificada). Vou atingir meu objetivo, pois estudarei da seguinte

forma (descreva aqui seu método de aprendizado).

Avaliação: Vou avaliar o meu próprio progresso fazendo (descreva aqui como você

se avaliará). Sempre que possível vou conversar com alguém sobre o meu

aprendizado: (escreva aqui o nome de um ajudante).

Plano de Estudo: Segue abaixo o Plano de Estudo estabelecido para o período de

vigência deste contrato:

Data e Horário

Pequenos objetivos

Nº de horas

Atividades/Materiais Observações

Assinatura ....................... Testemunha ................... Data ....................

Page 37: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Encontre Atividades

Você estuda por conta. Portanto, saiba que atividades você mesmo é quem dá um jeito de encontrar. Opa! Será que você procura fazer atividades? Não se preocupa com isto? Estas atividades não podem ser vistas como uma obrigação. Na verdade, você precisa praticar o que aprende.

Lembro-me que quando eu começava a dar meus primeiros passos no aprendizado de inglês, eu me ‘avaliava’ através de atividades. No começo eram livros com resposta [Essential Grammar in Use – with answers]. Depois vieram os sites:

http://www.world-english.org/ http://www.english-online.org.uk/ http://a4esl.org/ http://www.btinternet.com/~ted.power/games.htm http://www.manythings.org/ http://www.theproblemsite.com/word_games.asp http://www.vocabulary.co.il/ http://www.vocabulary.com/

O ideal é que você faça atividades. Porém, estas atividades devem ser divertidas e não chatas. Você deve se sentir bem ao fazê-las. Além disto, estas atividades devem ser desafiadoras.

Fazendo atividades você terá como saber se está indo bem ou não! Não adianta nada ler, estudar, escrever, etc. e não fazer algo para fixar o que você aprende.

As tarefas a seguir encorajarão você a ir atrás de suas atividades. A ideia principal é ajudar você aprender a explorar todos os recursos disponíveis

Page 38: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Encontre Atividades

que tem. O segundo questionário ajudará você a manter um registro dos seus estudos e servirá para encorajar você a cada dia.

QUESTIONÁRIO 01

Leia a lista de coisas que você pode fazer para melhorar o seu Inglês sem a ajuda de um professor. Conforme for lendo, marque com um “X” as opções que você já faz e com um “*”aquelas que você deseja fazer.

ATIVIDADES MARQUE Faço uma revisão do que tenho estudado ultimamente? Faço isto regularmente para ver o que ainda me lembro? Mantenho um registro de tudo o que costumo fazer e corrijo sempre que identifico algum erro? Mantenho também um relatório dos meus erros mais comuns? Leio os textos referentes ao que aprendo e refaço os exercícios várias vezes?

Invisto em materiais de Inglês: livros, CDs, DVDs, livros de atividades com chave de respostas, revistas, jornais? Participo de fóruns de discussão, comunidades de inglês em sites de relacionamento, etc?

Assisto a filmes em inglês com as legendas em inglês? Revejo os trechos que identifico com minhas necessidades e vejo pausadamente para compreender o que os atores estão falando? Copio as legendas em meu caderno e procuro aprender os curtos diálogos?

Escuto músicas em inglês e procuro compreender a letra? Preparo uma atividade baseada nela para poder aprender a letra e ser capaz de cantá-la sempre que ouvir?

Leio livros em inglês, ou na versão original ou simplificada? Invisto na aquisição de livros que vêm com CD de áudio e CD-ROM?

Leio jornais e revistas em inglês? Converso com nativos sempre que possível? Bato papo em inglês com as pessoas pela internet?

Assisto a programas de TV em inglês?

Page 39: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Encontre Atividades

Faço exercícios e atividades com a chave de respostas? Procuro na internet por atividades assim?

Compartilho o que aprendo com meus amigos que também estudam inglês? Troco experiência de aprendizado com eles? Reúno-me com eles para poder trocar ideias e informações?

QUESTIONÁRIO 02

Mantenha um relatório como o que segue abaixo. Use-o para registrar o que você anda fazendo.

Guarde tudo o que você faz em uma pasta. Organização não é tudo, mas sem ela tudo se transforma em nada!

Você pode fazer as coisas em grupos, mas cada um deverá manter o seu próprio material em uma pasta.

O que ando fazendo O que aprendi Como eu aprendi Data e período de tempo investido

Tenho escutado..., tenho conversado com..., tenho lido..., tenho escrito...

Aprendi novas palavras relacionadas a... Também aprendi expressões úteis em situação de ... Revisei alguns pontos gramaticais como ... Ampliei meu conhecimento cultural sobre ...

Primeiro eu... Então... No fim... Primeiro eu revisei o vocabulário de uma situação... Fiz esta revisão lendo e repetindo em voz altas as expressões e palavras. Então escrevi uma pequena história com as palavras e expressões que revisei. Li a história algumas vezes para ter certeza de que era coerente. No fim eu tentei contar a história para mim mesmo, mas sem lê-la no papel.

25 de outubro – 1 hora e 15 minutos

Page 40: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Assista a Vídeos

Não tem como negar! Hoje assistir a um programa de TV em inglês é mais fácil do que se possa imaginar. Você nem precisa mais ter assinatura de TV a cabo. A internet tem tudo para você.

Caso esteja duvidando visite um dos sites abaixo e confira quantos vídeos estão gratuitamente disponíveis para você:

CNN – www.cnn.com BBC News – www.bbc.co.uk/news CBS News – http://www.cbsnews.com/ ABC News – http://abcnews.go.com/ Fox News – http://www.foxnews.com/ Youtube – www.youtube.com YAPPR – www.yappr.com TED – www.ted.com ESL Video – http://www.eslvideo.com/

Ao escolher algo que goste [noticiário, filme, seriados, desenhos animados, etc], use a atividade abaixo para tirar melhor proveito dos vídeos. O objetivo aqui é conscientizar você do modo como você aprende. Você pode usar a atividade com qualquer vídeo que quiser.

PREPARAÇÃO

1. Escolha um vídeo que seja interessante para você; 2. Estabeleça os seus objetivos auditivos (ou seja, defina a razão

pela qual você está assistindo a este vídeo, o que você pretende aprender com ele)

Page 41: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Assista a Vídeos

ATIVIDADE

Faça anotações a respeito dos seguintes pontos enquanto estiver assistindo ao vídeo.

1. O que você faz pra atingir os seus objetivos auditivos?

2. Descreva as maiores dificuldades que você tem e as respectivas estratégias e habilidades de compreensão auditiva que você faz uso para entender o vídeo. Ilustre-as com exemplos tirados do vídeo.

3. Escreva as suas reações com relação ao programa: você

gostou? Você o recomendaria? Foi bom como atividade de compreensão auditiva? Foi difícil para você entender? Por quê? Por que não?

4. O que você acha que está faltando para melhorar as suas

habilidades de compreensão auditiva? Que sugestões você daria a alguém com dificuldades nesta área? Você segue estas suas sugestões?

Page 42: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Pratique! Pratique!

Depois que você estabelecer seus objetivos, definir suas prioridades, organizar o seu tempo para estudar, você deve pôr a mão na massa. Isto significa que você deverá praticar, praticar e praticar sempre!

Você é um atleta se preparando para enfrentar a maratona olímpica. Deve treinar diariamente. Logo, para obter sucesso com a língua inglesa deve praticar todos os dias. Você certamente já deve ter visto o ditado “prática leva à perfeição!”.

Mas lembre-se de praticar até mesmo as coisas que você já sabe bem. Refaça atividades que fez semana passada! Releia textos que leu duas semanas atrás. Repasse as anotações no seu caderno.

Tudo isto é praticar! Quanto melhor você ficar, menos erros vai cometer! Muitas pessoas têm medo de praticar, pois pensam que vão errar demais. Na verdade, elas devem pensar o contrário. Quanto mais praticar, menos erros vai cometer!

Há outras maneiras de você praticar o que está aprendendo e o que já sabe:

Converse com as pessoas pela internet o máximo que puder Troque e-mails em inglês com alguém que também está estudando Reúna-se vez ou outra com seus amigos para conversarem em inglês Procure saber se na sua cidade alguma escola de idiomas oferece

gratuitamente um programa de conversação uma vez por semana. Procure por um clube conversação

Arrisque-se!

Page 43: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização

Memorizar palavras em inglês é uma das pesquisas mais frequentes na internet. Já perdi as contas dos inúmeros emails que recebi com esta pergunta.

Esta dificuldade se deve porque as pessoas costumam usar técnicas consideradas não muito produtivas pelos estudiosos. Um exemplo clássico é o das listas de palavras! Dizem os experts na área que se você quiser esquecer algo é só colocar em uma lista.

Portanto, ao decorar palavras em uma lista você certamente lembrará as primeiras e últimas palavras. As demais serão rapidamente esquecidas! Ou seja, listas e mais listas não devem fazer parte da sua rotina de aprendizado. A menos que você seja extremamente bom com elas!

Outro erro é o fato de na maioria das vezes as pessoas fazerem lista de palavras totalmente desconexas. De temas diferentes. E pior ainda: coisas que muitas vezes não gostam nenhum pouco ou que não são interessantes para elas.

Por incrível que pareça estas são certamente as duas técnicas mais comuns para todo e qualquer aprendiz de línguas. Duas técnicas improdutivas de acordo com os profissionais da área.

Portanto, seguem abaixo algumas dicas de como fixar as palavras e expressões em sua mente. As dicas podem não ser úteis para todos, então de acordo com seu estilo de aprendizado identifique aquelas que são mais interessantes para você.

Page 44: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização

Dica 01 POST-IT

Você com certeza conhece os tais Post-it. Eles estão por toda a parte. Geralmente são usados para deixar recados na frente do computador, para escrevermos algo que devemos fazer e por ai vai.

Pois bem, que tal usá-los para ajudar você a manter o seu inglês na ponta da língua? Veja como!

1. Pegue sete folhas de post-it – se tiver de cores diferentes misture

as cores;

2. Em cada um deles escreva as três expressões do dia que você

separou para aprender;

3. Cole-os em locais diferentes da casa. Meus locais favoritos são:

espelho do banheiro (você vai lá uma hora ou outra), porta do

quarto (sem dúvida você verá este papel lá), porta da geladeira

(ou no bebedouro, pelo menos água você toma), capa de um livro

que esteja lendo (se quiser pode usar este como marcador de

página do livro), no dia de hoje na sua agenda (infalível), no

painel do carro (cuidado para não perder a atenção), na capa do

caderno de anotações (você sempre encontrará o post-it lá), na

frente do seu computador (onde você está lendo este documento

agora)... Enfim, fixe um post-it com as três expressões em cada

local que você costuma frequentar em sua casa ou trabalho.

Page 45: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização

4. Sempre que você reencontrar as expressões ao longo do dia, dê

uma rápida lida nelas. Se puder repita-as em voz alta e diga a

tradução. A ideia é reencontrar as expressões e praticá-las. Se

você fizer isto, estará certamente otimizando o seu tempo e

ajudando o seu cérebro a se acostumar com este tal de inglês

[melhor que isto, com expressões previamente preparadas por

você mesmo e de modo organizado].

Dica 02 ESCREVA UMA HISTÓRIA

Dizem os especialistas, e eu acredito neles, que uma das maneiras de ajudar o cérebro a fixar estruturas gramaticais e palavras e expressões novas é escrever uma história. Isto faz com que seu cérebro puxe pela memória aquilo que você já aprendeu. Além disto, você também vai identificar pontos onde deve melhorar e o que já andou esquecendo e, portanto, deverá dar um pouco mais de atenção.

Ao escrever a história evite ficar correndo para o dicionário para ver como é tal palavra. Escreva sua história normalmente e quando pintar uma palavra que você não sabe, escreva-a entre parênteses e deixe um espaço para poder anotá-la depois.

Deixe passar um dia ou dois para você rever a sua história e fazer alterações se quiser! Certamente, você fará alterações e avaliará como está o seu inglês. Experimente fazer isto! Seu cérebro vai agradecer.

Page 46: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização

Dica 03 NARROW READING

Esta técnica vale para pessoas que precisam de vocabulário sobre uma área específica. Em vez de ficar lendo textos de tudo quanto é tipo, que tal escolher um tema que o atraia? Entre na internet e pesquise pelo tema que você quer. Textos em jornais eletrônicos são excelentes! Leia as matérias específicas referentes a apenas um tema. Ou leia a mesma notícia em sites diferentes.

O objetivo é fazer com que seu cérebro comece a perceber as palavras frequentemente usadas em determinada área. Por exemplo, se você for ler algo na internet sobre ‘crise financeira’, vai encontrar em quase todos os sites os seguintes termos:

financial turmoil emerging markets global recession rate of growth enter a recession rate of development developing countries potential threats mortgage market

turbulência financeira mercados emergentes recessão global taxa de crescimento entrar em recessão taxa de desenvolvimento países em desenvolvimento ameaças potenciais mercado imobiliário

Escolhendo um tema específico e dedicando-se a ele, você poderá aprender muitas palavras. Melhor ainda: você aprenderá muitas combinações de palavras (collocations) que ajudarão seu cérebro a lembrar com mais facilidade e fluência na hora de falar sobre um tema específico.

Page 47: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização

Além de fazer uma leitura específica, procure também resumir o que você lê ou reescreva a história com suas próprias palavras. Isto ajuda o cérebro lembrar algumas palavras e expressões. Se não quiser escrever, procure imaginar algo em sua mente. Conte a história mentalmente e faça com que seu cérebro lembre o que for necessário.

Dica 04 CORRENTE

Corrente é uma das dicas que você encontra no meu livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário em inglês”. A ideia é bem simples e serve principalmente para manter o cérebro pensando em inglês enquanto você procura passar o tempo em uma fila de banco, sala de espera do médico ou dentista, fila do supermercado, etc.

Escolha uma palavra qualquer em inglês e escreva-a em uma folha de papel. Caso não tenha papel no momento faça tudo mentalmente mesmo. Digamos que a palavra escolhida foi “book”. Logo após “book” escreva outra palavra. Mas desta vez tem de ser uma palavra que comece com a última letra de “book”. Ou seja, você deverá escrever uma palavra com “k”. Digamos que sua palavra então seja “key”. Após “key” escreva uma palavra que comece com “y”, “you”. Então, uma palavra que comece com “u”, university, e assim em diante. Veja uma provável sequência:

book – key – you – university – your – right – tea – aunt – telephone – English – house – …

A ideia é ajudar o seu cérebro relembrar as palavras que você já sabe e também como elas são escritas. As palavras não terão lógica entre si,

Page 48: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização

porém o seu cérebro está apenas sendo testado. Quantas palavras você consegue escrever ou pensar?

Dica 05 DESCREVA O LOCAL

Uma ideia bem bacana também é você colocar o seu cérebro para funcionar em inglês em qualquer local. Nada muito complicado. Veja o local em que você está agora! Dê uma olhada ao redor e comece a descrever em inglês o que você está vendo. Se não tiver muito inglês para isto, tente dizer o nome dos objetos que vê.

Quando estiver em locais públicos, tente descrever as pessoas que vê! Descreva o que elas estão usando! Descreva o que elas estão fazendo! Imagine quem são as pessoas junto com elas! Enfim, seja observador e use o inglês que sabe.

Com certeza você aos poucos vai ficar curioso para dizer mais coisas em inglês e assim vai saber o que realmente precisa e onde obter as informações que faltam. Mais uma vez o seu cérebro irá agradecer pela força.

Dica 06 FIXE O NOME DOS OBJETOS EM INGLÊS

Esta dica é como a Dica 01 acima. A diferença é que aqui, no lugar de expressões, você escreverá o nome dos objetos e fixará o post-it neles. Todas as vezes que cruzar com o tal objeto você verá o nome dele em inglês e seu cérebro irá reter aquela informação.

Page 49: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização

Dica 07 DECORE UM DIÁLOGO

Esta dica e boa para quem tem o livro de um curso de inglês. Ela é simples! Mas dá um pouco de trabalho e você deve estar realmente disposto a fazer isto. Na verdade, eu espero que você esteja disposto. Do contrário seu plano de estudos e seu objetivo vão por água abaixo mais cedo do que possa imaginar.

Escolha o diálogo em um livro. Copie-o em uma folha de papel. Carregue este diálogo com você para onde quer que vá. Sempre que tiver um tempinho livre, leia este diálogo. Leia no elevador, no banheiro, durante a espera na sala do dentista, dentro de um ônibus, enquanto caminha na esteira, enquanto está deitado no sofá de casa, enquanto come aquele sanduíche delicioso que você tanto gosta, etc. Enfim, leia o diálogo sempre que tiver oportunidade para isto.

Se você tiver o áudio deste diálogo, procure escutá-lo sempre que possível. Preste atenção ao som das palavras. Preste atenção na entonação. Preste atenção no ritmo da leitura. Escute quantas vezes for possível e em intervalos de tempo diferenciados.

Passado uma semana, tente recitar o diálogo em voz alta. Com certeza você lembrará muitas coisas! Muitas palavras! Muitas expressões! O ritmo da fala de cada personagem.

A vantagem de decorar um diálogo é que o texto tem um começo e um fim. Além disto, você aprende expressões e não palavras isoladas. Você pode até se ver vivenciando uma situação parecida com a do diálogo e ai ter tudo na ponta da língua.

Page 50: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização

Dica 08 BRINQUE DE TORTO

Torto é também uma das dicas que você também encontra no livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário em inglês”.

Escolha um determinado número de letras aleatoriamente e procure criar palavras com elas. Por exemplo, digamos que você escolheu as seguintes letras: b – a – g – t – s – i – e – f – d – o

Quantas palavras você é capaz de formar com elas?

bag tea gate God fast fat diet best fist bite dog beat

Page 51: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Leia Jornais

Jornais em inglês são uma excelente fonte de material autêntico, mas pode ser também difíceis de compreender. A dica aqui é para que você aprenda a tirar proveito de uma história em um jornal fazendo uso das imagens e do material linguístico que eles oferecem.

Esta atividade vai ajudar você a:

1. Praticar a habilidade de encontrar dicas de interpretação nas figuras e títulos das matérias

2. Praticar a habilidade de leitura para encontrar informações detalhadas.

Para melhor entender esta dica, faça uso da história abaixo:

CAR DAMAGED BY FALLING METAL FROM SKY

JERSEY CITY, N.J. - Jersey City police believe a chunk of metal fell from an airplane and damaged a car.

The 20-pound piece of metal was found next to the vehicle, which was parked at a U.S. Postal Service mailing facility

Monday.

The driver side of the vehicle was crushed.

Police say Alfred Michaels had parked the rental car around 7:30 a.m. The Mentor, Ohio, resident returned at 9:45 a.m. and found the driver-side and hood smashed.

No one was injured.

Page 52: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Leia Jornais

ATIVIDADE 01

Olhe a figura e o título da notícia. Classifique-a de acordo com os seguintes tipos:

a. desastre/acidente d. entretenimento

b. política e. crime

c. ciência e tecnologia f. negócio

Ter uma ideia do tipo de notícia ajuda você a pesar em palavras que certamente estarão no texto. No caso acima, trata-se de um acidente de carro. Acidentes de carro geralmente envolvem: polícia, motorista, feridos, mortos, carro danificado, etc.

ATIVIDADE 02

Responda as perguntas abaixo de acordo com a notícia que você estiver lendo:

a. O que aconteceu?

b. Por que aconteceu?

c. Quando aconteceu?

d. Onde aconteceu?

e. Como aconteceu?

f. Quem esteve envolvido?

VERIFIQUE SUAS RESPOSTAS

Page 53: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Leia Jornais

A precisão das suas respostas servirá como termômetro para saber se suas habilidades em descobrir o contexto de uma história usando algumas informações como foto e título da história são realmente boas para compreender o contexto geral.

Já a precisão das suas respostas, na segunda atividade, indicarão se você tem boas habilidades para descobrir informações mais detalhadas no texto.

SUGESTÕES ADICIONAIS

Encontre alguém que goste de fazer atividades assim. Faça uso de um jornal em língua inglesa para criar atividades e chave de respostas um para outro. Compartilhe informações com este colega.

Segue abaixo a lista de alguns jornais online onde tirar alguns textos ou mesmo ler de vez em quando:

The New York Times http://www.nytimes.com/ The Washington Post http://www.washingtonpost.com/ The Wall Street Journal http://online.wsj.com/public/us The New Scientist http://www.newscientist.com/home.ns Scientific American http://www.sciam.com/ Reader’s Digest http://www.rd.com/ United Press International http://www.upi.com/ Sporting News http://www.sportingnews.com/ Bloomberg http://www.bloomberg.com/ Family Fun http://familyfun.go.com/ The Weekly Standard http://www.weeklystandard.com/ CNN Money http://money.cnn.com/

Page 54: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Falantes Nativos

Quem estuda sozinho tem dificuldades enormes para desenvolver a habilidade oral. A dica que segue vai servir para você melhorar nesta área.

Primeiro é bom saber que todas as línguas são dinâmicas. Embora haja regras para ditar o uso da língua, as exceções e variedades a estas regras são inúmeras. Os livros são bons em ensinar as regras, mas é só por meio da observação que você vai começar a ver [e ouvir] os vários modos como a língua inglesa pode ser realmente usada.

Portanto, escutar, imitar e memorizar o modo como os falantes nativos da língua inglesa usam a língua ajudará você a lembrar dos vários modos como a língua pode ser realmente usada. Sem contar que isto trará benefícios enormes para a sua fluência e capacidade de compreensão.

O que você deve fazer é o seguinte:

1. Procure um diálogo entre dois falantes nativos de inglês (pode ser trecho de um filme, seriado, desenho animado, diálogo em um CD de curso de inglês, o que achar mais fácil)

2. Procure o diálogo escrito. Em cursos de inglês isto geralmente está no final do livro. Você pode procurar também por podcasts em sites como o ELLO – www.elllo.org – onde disponibilizam o áudio e o script das conversas. Além deste, tem também o VOA News – www.voanews.com. Com certeza há outros, mas é melhor ficar com estes dois do que encher seu computador de sites, não é mesmo?

3. Leia o diálogo várias vezes. Tente até mesmo memorizar alguns trechos. Grife as palavras chaves. Observe as expressões. Enfim,

Page 55: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Falantes Nativos

analise o diálogo com bastante cuidado. Preste atenção as expressões e palavras. Não se importe com a gramática!

4. Assista ou escute o material que você escolheu. Escute quantas vezes for necessário. Observe como os falantes agem. Observe o ritmo em que falam. Observe a entonação, a pronúncia. Observe até mesmo a linguagem corporal deles. Pare quando achar que deve analisar algo com mais detalhes. Repita junto com a personagem aquela fala.

5. Depois de analisar tudo, solte o play e tente falar junto com a personagem que você escolheu. Veja se consegue manter o ritmo, a pronúncia e a entonação. Seja tão rápido quanto a personagem escolhida. Faça isto quantas vezes achar necessário. Repita depois de alguns dias. Com certeza após algumas semanas você perceberá uma grande diferença no seu inglês.

Page 56: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Pense em Inglês

É curioso isto! Mas muita gente sempre tem dúvidas sobre como pensar em inglês. Na verdade, não há uma fórmula mágica para isto. O correto é começar a pensar em inglês! Mas como pensar em inglês!?

Um aprendiz eficiente usa uma técnica chamada Monólogo. Esta técnica serve para as pessoas que têm poucas oportunidades para usar a língua inglesa no seu dia a dia, mas sabem que precisam fazer uso do que aprendem ou esquecerão tudo.

Um dos modos de se fazer o Monólogo é simples ficar pensando em inglês. Por exemplo, ao final do dia faça um retrospecto do seu dia. Pense em inglês! Pense nas principais atividades do seu dia desde o momento que saiu da cama até agora. Fazer isto ajuda você a fixar o Past Simple em sua mente. Você deverá usar os verbos no passado e aí vai ter uma ideia se precisa dedicar mais tempo estudando este tempo verbal ou não.

Você pode também pensar no que vai fazer no dia seguinte. Assim, acaba praticando o Futuro em inglês (will e be going to). Caso tenha dificuldades pode correr atrás de aprender mais sobre eles. Até ficar craque!

Outro modo de lidar com o Monólogo é o de falar em voz alta o que você está pensando. Ou seja, fale o que você fez ao longo do dia ou fará no dia seguinte. Esta forma fica mais interessante se você gravar a sua fala e depois escutar tudo o que disse com cuidado. Assim, você poderá perceber onde errou, onde gaguejou, o que está precisando fazer para melhorar a pronúncia.

Enfim, a atividade Monólogo, é sem sombra de dúvida, uma forma fantástica de você aprender a pensar inglês e a praticar o inglês que já sabe.

Page 57: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Pense em Inglês

Não deixe para fazer isto apenas quando estiver em um nível avançado! Quanto mais cedo você começar, melhor! O cérebro vai se acostumar mais rápido com a nova língua e com as coisas que você está aprendendo.

Em meu blog já escrevi vários textos voltados para este assunto ou similares. São posts que falam sobre a aquisição e desenvolvimento da fluência. Para lê-los basta clicar nos links abaixo:

O que fazer para ser fluente? Quanto tempo leva para ser fluente em inglês? Você compra fluência em inglês? Pensar em inglês!? Como!? Quantas palavras você fala por minuto?

Page 58: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Só um minuto!

A BBC Radio 4 tem um programa chamado “Just a Minute!”. Nele as pessoas têm um minuto cravado para falar sobre um tema sorteado a queima-roupa. Durante este minuto, as pessoas não podem gaguejar, fazer pausas longas, repetir palavras e até mesmo sentenças e ideias. O jogo é um tremendo desafio para quem participa.

Para fazer isto com você mesmo, não há a necessidade de estabelecer regras tão rígidas. Mas você pode estabelecer o prazo de um minuto para falar sobre temas do seu dia a dia.

É simples! Pegue um relógio! Pense em um tema: falar sobre você, sobre seu trabalho, sobre um membro de sua família, sobre um amigo, sobre sua cidade, sobre o clima na sua cidade, sobre o que você gosta de ouvir, sobre o que gosta de assistir na TV, sobre o que gosta de comer ou beber, locais que gosta de ir, pontos turísticos na sua cidade, sua casa, seu quarto, sua vizinhança, etc... Assunto certamente é o que não falta!

Marque o tempo e tente falar sobre o tema escolhido durante um minuto. Se você se enrolar nas ideias e palavras. Pare o relógio e comece de novo. Faça isto sempre que possível.

Esta atividade ajuda seu cérebro a lembrar das expressões e palavras com mais rapidez. Ou seja, ajuda na aquisição de fluência. Se durante este tempo você puder gravar a sua voz e guardar os arquivos poderá no decorrer do tempo ver o seu progresso. Pois poderá comparar as primeiras gravações com as mais recentes e notar as diferenças na sua pronúncia, na sua fluência, no seu modo de organizar as ideias e muito mais.

Page 59: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Melhore o Vocabulário

O segredo para adquirir uma boa fluência em inglês é ter um bom repertório de vocabulário. Infelizmente, por questões de direitos autorais, não posso falar muito nesta apostila sobre este assunto.

A verdade é que você pode entender tudo da gramática, pode saber as regras para isto e para aquilo, pode saber a diferença de um tempo verbal para o outro e tudo mais. Porém, se não tiver um bom vocabulário não adiantar nada.

As palavras comandam uma língua. Elas são usadas das mais variadas formas. Mudam de sentido quando necessário e mais um monte de coisas.

A melhor maneira de enriquecer o seu vocabulário é lendo. Portanto, leia sempre! Procure sites na internet! Compre livros em inglês! Assine revistas! Enfim, leia! Mas leia coisas que te atraia.

Só um conselho: mude o foco ao ler. Ou seja, ao invés de prestar atenção a palavras novas e complicadas, fique de olho nas palavras que são usadas com mais frequência.

Page 60: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Melhore o Vocabulário

Observe as palavras que estão sempre por perto dela. Aprenda as expressões nas quais elas são geralmente usadas. Tenha um bom dicionário para poder descobrir estas coisas. Hoje em dia, os dicionários estão recheados de informações interessantes para você aprender a usar bem uma palavra.

Além de tudo isto tenha um caderno para anotar estas coisas. Anote tudo o que achar de curioso. Mas não anote de qualquer forma. Seja organizado! Mais adiante você vai ver algumas dicas sobre como organizar o seu caderno de vocabulário.

No blog eu publiquei recentemente a lista das 500 palavras mais usadas da língua inglesa. Se você souber usar estas 500 palavras bem, já dará um grande salto no seu inglês. No livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário” tem a lista das 2000 palavras mais usadas. Se você souber usar bem estas palavras já será capaz de se comunicar em 90% das situações cotidianas dos povos de língua inglesa.

O que estou dizendo aqui é que não adianta saber que a palavra “window” significa “janela”. Você precisa descobrir mais coisas sobre ela. Afinal, ela ocupa a 960ª posição no ranking das palavras mais usadas em inglês. Você deve ir atrás de algumas expressões com ela, por exemplo:

go window shopping – ir olhar vitrines, paquerar vitrines a window of opportunity – uma oportunidade at the window – na janela in the window – na vitrine go out of the window – sair de cena (uso figurado)

Saiba tirar vantagem do seu dicionário, da sua leitura e de tudo mais que usar!

Page 61: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

O Dicionário

Não tem como escapar! Você vai precisar de um dicionário! Aliás, você sempre precisou! O problema é que deve ter deixado para ter um apenas na última hora. Já que tem de investir em um dicionário, invista em algo bom! Nada de comprar qualquer dicionário só porque custa mais barato. Compre algo realmente excelente! Minhas sugestões de dicionários são:

Longman Dicionário Escolar Português - Inglês / Inglês – Português Dicionário Oxford Escolar Para Estudantes Brasileiros de Inglês

Ambos com CD-ROM. A vantagem do CD é que você pode instalar no seu computador e usar o dicionário na hora que quiser! Pode ainda ouvir a pronúncia americana ou britânica das palavras. Eles têm o recurso de gravação de voz para você poder comparar a sua pronúncia com a pronúncia dos nativos. Enfim, são ferramentas super úteis para você que estuda sozinho.

Ter o dicionário não basta! É preciso saber tirar proveito do seu dicionário! Ao procurar uma palavra na versão impressa, leia tudo o que está lá. Anote o que achar interessante em seu caderno. Copie também os exemplos que encontrar. Isto ajuda a fixar o que você está lendo.

Além disto, tenha em mãos uma caneta marca texto para grifar as palavras que for encontrando no dicionário. Assim, todas as vezes que passar pela página na qual aquela palavra estiver presente você irá passar os olhos nela novamente e reencontrá-la algumas vezes mais. Isto faz com que seu cérebro dê uma chacoalhada e revisada espontânea naquilo que você já viu anteriormente.

Page 62: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

O Dicionário

Quando revir a palavra no dicionário, veja que palavra é e tente lembrar o que diz lá no dicionário sobre ela. Assim você faz com que o cérebro traga para frente da cabeça uma informação útil que você já viu antes.

Além dos dicionários tradicionais é aconselhável também ter um Picture Dictionary, também chamado de Visual Dictionary. Estes são dicionários com figuras. Os autores deles tiram fotos de uma cozinha super equipada e colocam o nome de todos os objetos e móveis que tem nesta cozinha. Tiram foto do motor de um carro e escrevem o nome de cada peça em inglês. Tiram a foto de uma maçã cortada ao meio e dão o nome de cada parte do fruto. Enfim, são super úteis para aprender vocabulário de uma forma bem diferente.

Um muito bom neste quesito é o Oxford Picture Dictionary Interactive CD-ROM. O simples fato dele ter um CD-ROM já é o suficiente para você saber que vale realmente a pena!

Caso não tenha muita grana para investir em um dicionário neste momento, use os que estão disponíveis online:

Merrian-Webster Online – www.m-w.com/ Visual Dictionary Online – visual.merriam-webster.com/ Longman – www.ldoceonline.com MacMillan – www.macmillandictionary.com/ Onelook – www.onelook.com

(em alguns deste é possível ouvir a pronúncia das palavras)

Page 63: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Caderno de Vocabulário

A ideia do caderno de vocabulário é muito simples e prática. Ele funciona como uma espécie de dicionário personalizado. Ou seja, nele só vai ter informações úteis para você e organizadas por você.

O lado interessante do seu Dicionário Personalizado é que você pode folheá-lo sempre e ter uma noção do que anda aprendendo. Você não precisa ler exaustivamente página por página. O seu cérebro precisa apenas de reencontros naturais e qualitativos [não quantitativos] com o que você anotou lá para poder:

1. Rever as palavras e expressões que anotou; 2. Fixar significativamente o conteúdo anotado lá; 3. Tirar dúvidas sobre uma palavra/expressão ou outra.

Lembre-se, porém, que neste Dicionário Personalizado você deverá anotar mais do que simples palavras. A ideia não é esta fazer um caderno com palavras e mais palavras apenas. O segredo aqui é ir além! Veja só o que você pode fazer:

1. Peque um caderno de anotações pequeno! Daqueles que você pode carregar para todo canto que for e que cabe na bolsa ou na mochila com facilidade.

2. A cada cinco ou seis páginas coloque um separador ou dobre uma

página para marcar o início de uma nova letra. Organize isto por ordem alfabética! As letras “W”, “X”, “Y” e “Z” podem ficar juntas no final do livro, pois há poucas palavras com elas. O mesmo se diz com relação à letra “K”.

3. Agora o mais importante e curioso! Ao invés de anotar as

palavras e expressões em inglês e depois a tradução em

Page 64: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Caderno de Vocabulário

português, faça o contrário. Ou seja, anote a expressão/palavra em português seguida da tradução em inglês. Isto é necessário, pois este é o seu dicionário; logo, se você esquecer como se diz uma palavra ou expressão que aprende vai procurar primeiro em português para saber como dizer em inglês.

4. Use cores de canetas diferentes para anotar as palavras, cole

figuras recortadas de revistas, desenhe, rabisque... Enfim, este é o seu dicionário. Portanto, você pode fazer o que bem quiser com ele.

5. Não se restrinja a apenas um exemplo. Procure criar outros

exemplos. Exemplos seus! Entenda o padrão e siga ele. Veja abaixo um modelo de como você pode organizar palavras e expressões em seu Dicionário Personalizado.

Digamos que você acabou de aprender a expressão “have you ever...?”. O significado dela em português é “você (alguma vez na vida) já...”. Anote está expressão na letra “V” (você) do seu Dicionário Personalizado. Anote primeiro em português e abaixo a tradução em inglês.

Você (alguma vez) já...? Have you ever...? Anote a sentença toda onde você viu a expressão: Você (alguma vez) já andou a cavalo? Have you ever ridden a horse?

Page 65: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Caderno de Vocabulário

Se achar melhor pode anotar apenas o exemplo em inglês. Mas, para alunos iniciantes o ideal, no começo, é anotar o equivalente em português também. Depois crie alguns exemplos! Para isto você precisa saber que após a expressão “have you ever...?” deve-se usar um verbo no particípio passado (past participle). Ou seja, em uma tabela de verbos irregulares o particípio passado são os verbos da terceira coluna (marcada em amarelo no exemplo abaixo):

Base form Past Simple Past Participle see (ver) saw seen ride rode ridden write wrote written read read read drive drove driven

Sabendo disto crie seus exemplos: Have you ever drive a Ferarri?

Você alguma vez (na vida) dirigiu uma Ferrari? Have you ever seen a UFO?

Você alguma vez (na vida) viu um disco voador? Have you ever seen that woman?

Você já viu aquela mulher alguma vez? Além de expressões você pode também anotar palavras e seus usos. Para isto é válido ter um dicionário dos bons à sua disposição. Veja abaixo o exemplo de duas palavras diferentes como estão anotadas no meu Dicionário Personalizado.

Page 66: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Caderno de Vocabulário

pais - parents

Eu moro com meus pais. = I live with my parents. That’s the parents’ responsibility. = Isto é responsabilidade dos pais. Have you ever seen her parents? = Você alguma vez viu os pais dela?

*** A palavra “parent” no singular refere-se ao “pai” ou à “mãe” apenas.

*** CUIDADO: a palavra “parent” refere-se aos pais (mãe e pai). Não posso confundir com a palavra “parentes” em português. “Parentes” em inglês é “relatives”.

*** Outras expressões:

single parent – mãe solteira ou pai solteiro birth parent – pai biológico ou mãe biológica parent-teacher association – associação de pais e mestres de alto nível – high class (de boa qualidade)

That’s a high-class restaurant. – Aquele é um restaurante de alto nível. I drove a high-class limo. – Dirigi uma limousine de alto nível.

Tenha certeza que sempre que você for anotar uma palavra nova no seu Dicionário Personalizado. Obrigatoriamente, reencontrará alguma informação interessante que já estiver por lá.

Page 67: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Aprenda com Textos

Minha experiência como professor de língua inglesa mostrou (e continua mostrando) que os alunos sempre perdem uma grande oportunidade de aprender informações valiosíssimas ao se depararem com um texto em inglês.

A cena é comum. Lêem um texto anotam as palavras que não sabe e fica por isto mesmo. Não fazem nada mais. A dica a seguir serve para orientar você a tirar maior proveito dos textos que ler em inglês. Para isto vamos usar o texto abaixo como modelo. So you’re not getting enough exercise? And you hate sports, and you can’t stand the gym? Well, if you’re looking for a new exercise routine, try walking. Here are five reasons why walking is a great idea.

1. Walking is easy – There are no special instructions, and there are no rules.

2. Walking is cheap – Don’t spend money on expensive clothes and equipment. All you need is a pair of good shoes and sneakers.

3. Walking gives you time for yourself. Do something you enjoy. Listen to your favorite songs. Listen to an audio book. Think about life. Relax.

4. Walking is good for you – It’s good for your mind and body. 5. Walking is fun – Go with a friend. Walk and talk.

A primeira coisa que todo mundo faz ao ver um texto assim é sair grifando as palavras que não entende. Não sei qual seu nível de inglês, mas vou fazer aqui o papel de um aluno com um ano de curso de inglês. Minha experiência me diz que para este aluno algumas palavras como “stand” e “spend” podem causar certas dificuldades.

Page 68: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Aprenda com Textos

Geralmente, os professores falam por alto o significado de tais palavras. Muitas vezes os alunos criam suas próprias teses e nada falam aos professores. O que é péssimo! Mas, você é diferente você estuda só! Precisa ser esperto e explorar o texto o máximo possível.

Usando a dica dada acima – Entendo história em jornais – você deve imaginar sobre o que o texto fala: fala sobre atividades físicas, fala sobre exercícios, fala sobre caminhar, fala sobre as razões pelas quais caminhar é bom. Feito isto, pense no que você já sabe sobre o exercício físico “caminhar”: Por que você acha que é bom? Quais são as vantagens em sua opinião? Você caminha?

Feita esta análise geral do texto, você parte para os parágrafos. Só um conselho: não se preocupe com a gramática, regras, normas, etc. Preocupe-se com o vocabulário. Com isto em mente vamos dar uma olhada no primeiro parágrafo.

So you’re not getting enough exercise? And you hate sports, and you can’t stand the gym?

Dê uma olhada no verbo “get” (getting)! Uma dica extra para você: sempre fique de olho no “get” ele é um dos verbos mais usados em inglês, portanto você deve ficar de olho bem aberto quando ele aparecer.

Neste caso veja as palavras depois dele: “enough exercise”. O que você acha que “getting enough exercise” significa? O texto fala sobre fazer exercícios físicos, então deve ser “fazendo exercícios o suficiente”. Veja a sentença toda agora:

So you’re not getting enough exercise?

Page 69: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Aprenda com Textos

Veja que o autor do texto está perguntando “então, você não está fazendo exercícios o suficiente?”. Você pode fazer algumas afirmações a seu respeito ou de seus amigos:

I’m not getting enough exercises. My father is not getting enough exercises. Are you getting enough exercises?

Não se preocupe com a gramática! Preocupe com a expressão! Na sequência do parágrafo temos a palavra “stand”. Automaticamente você lembra “stand up” – levantar, ficar de pé. E aí fica sem entender porque motivo está palavra está ai! Afinal, não tem sentido. Com um dicionário você procura a palavra “stand”. Se seu dicionário for mesmo bom, você vai encontrar em negrito a expressão “can’t stand” (como está no texto acima). Aí vai ler a definição “não suportar”, “não aguentar”. Agora faz sentido: “e você não suporta a academia”. Aqui você já aprendeu uma expressão para colocar no seu Dicionário Personalizado. Pode criar mais exemplos também:

I can’t stand my brother. – Eu não suporto meu irmão. I can’t stand the cold weather anymore. – Não suporto o clima frio. I can’t stand you. – Eu não suporto você.

No segundo parágrafo lemos:

Well, if you’re looking for a new exercise routine, try walking.

Aí você aprende uma coisas interessantes também! Basta ser observador! Dê uma olhada no verbo “look” (looking). Após ele temos “for”. Hmmm... Por quê? Pegue o dicionário e veja a palavra “look”. Leia tudo! Certamente você vai encontrar “look for” e sua definição “procurar”. Aí

Page 70: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Aprenda com Textos

fica fácil entender que o parágrafo significa “se você está procurando uma nova rotina de exercícios, try walking”.

Anote “procurar” no seu caderno de vocabulário junto com o equivalente e a frase do texto. Depois crie seus exemplos:

I’m looking for my pen. – Estou procurando minha caneta. What are you looking for? – O que você está procurando? He’s looking for you. – Ele está procurando você.

No mesmo parágrafo temos a frase “try walking”. Dois verbos: “try” (tentar, experimentar) e “walk”, (caminhar). E daí aprende que “try” pode vir acompanhado de outro verbo com “–ing”. Assim, aprende que pode dizer: “try reading more” (experimente ler mais), “try talkinging with her” (tente falar com ela). O caso acima é o que nós chamamos de “aprender gramática através das palavras”. Assunto abordado com mais profundidade no livro “Inglês na Ponta da Língua”. Além de palavras e observações gramaticais, você pode ainda aprender e praticar frases completas:

Here are …… reasons why …… is a great idea. [Aí vão …… razões pelas quais …… é uma excelente ideia]

There are no rules. [Não tem regras. / Não há regras.]

spend money on [gastar dinheiro com/em; desperdiçar dinheiro com/em]

All you need is… [Tudo que você precisa é...]

It’s good for...

[É bom para...]

Page 71: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Aprenda com Textos

Acostume-se a explorar os textos que encontra em livros, jornais, revistas e internet. No começo pode parecer estranho fazer isto! Mas lembre-se que você pode ter um amigo para te ajudar! Você tem um plano de estudos! Você tem um tempo de dedicação aos estudos.

Por isto deve manter-se motivado e determinado a atingir seu objetivo. E explorar textos da forma como mostrei acima pode ser uma excelente maneira do seu inglês dar resultados.

Page 72: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Ensine Alguém!

Parece muito estranho isto, não é mesmo? Como é que você pode ensinar alguém, se ainda está aprendendo?

A verdade é que você já deve saber um monte de coisas em inglês. Então, que tal compartilhar o seu conhecimento com os outros. As oportunidades para isto são várias.

O legal de ensinar alguém é que você sempre acaba aprendendo algo novo e fixa melhor na mente aquilo que já sabe. Caso surja uma dúvida que você não sabe responder, então este é o momento de saber o que ainda está faltando para você atingir a perfeição.

Para ensinar os outros, você não precisa ir a uma escola. Pode usar a internet mesmo. Dê uma olhada no Orkut! Veja lá quantas comunidades dedicadas ao ensino e aprendizado da língua inglesa!

Veja algumas das perguntas feitas nestas comunidades. Veja como muitas são básicas. É nestas aí que você pode dar a sua contribuição. Não hesite! Escreva lá o que você sabe! Caso alguém pergunte sobre o uso de uma palavra que você já estudou e está no seu Dicionário Personalizado, que tal compartilhar suas informações com os outros?

Tudo bem que você quer estudar sozinho, mas uma hora ou outra você precisa sair da clausura e mostrar aos outros o que você anda aprendendo.

Não tenha medo! Não tenha vergonha! Simplesmente, mexa-se! Você está aprendendo inglês para quê, afinal? Para guardar só para você ou para expandir com os outros?

Page 73: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Ensine Alguém!

Ou oportunidade que você tem para ensinar é através dos fóruns em sites voltados para a língua inglesa. O English Experts – www.englishexperts.com.br/forum - tem um fórum com muitas coisas interessantes: gramática, vocabulário, listening, reading, etc. Cadastre-se nele – ou em outro do seu gosto – e compartilhe suas informações.

Caso você seja o tipo voluntário – como eu – que gosta de ajudar. Pode oferecer o seu conhecimento em um trabalho social em uma igreja, na biblioteca do seu bairro, na escola próximo à sua casa... Enfim, você pode usar o pouco que sabe ensinando crianças carentes. Acredite! Isto pode fazer uma diferença enorme na sua vida e na vida das pessoas que receberem a sua ajuda.

Simplesmente, COMPARTILHE! DISTRIBUA!

Page 74: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Reconheça o Progresso

Não adianta nada estudar e não saber como você está se saindo. É preciso avaliar seu progresso constantemente. Aí você vai me perguntar, “sim, mas como faço para me avaliar?”

Uma ideia e procurar por atividades em sites voltados para o ensino da língua inglesa. Muitos disponibilizam atividades gratuitamente para você baixar no seu computador ou fazer direto no site. As respostas estão sempre juntas. Logo, você terá no final um resultado de como se saiu naquela atividade.

Outra dica é entrar nos sites das escolas de idiomas e fazer os testes de nível que eles oferecem aos clientes em potencial. Todas as escolas possuem testes de nível online. É só visitar o site de uma escola, clicar no link e ir em frente. Muitas escolas até enviam um e-mail para você falando qual foi o seu rendimento. Por meio deste pequeno relatório você pode ter uma ideia de como está se saindo.

Você também pode avaliar seu progresso! Procure por livros de inglês com atividades e chaves de respostas e faça as atividades que achar necessário. Compare as suas respostas com as do livro e faça uma auto-avaliação de como você se saiu com aquele tema em particular. Se tiver mais de 80% de acertos, parabéns! Você está no caminho certo! Caso você fique abaixo da média estipulada, aí o jeito é estudar aquele tema novamente (se possível buscando outras fontes de informações para poder entender melhor).

Mas não seja muito duro consigo mesmo! Reconheça que você está melhorando cada vez mais. Observe o seu plano e veja onde você estava no começo e onde está neste momento. Veja o que você já aprendeu! Com certeza tem muita coisa aí que já fez a diferença. Reconheça

Page 75: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Reconheça o Progresso

também que muitas coisas não se aprendem de uma hora, portanto é preciso ter paciência e ir aos poucos assimilando aquilo que parece complicado demais.

Faça um retrospecto dos últimos dias, semanas e meses! O que você fez e o que deixou de fazer? O que pode fazer para melhorar? Nem pense em parar! Se você parar aí, é que não vai progredir mesmo! Siga firme no seu propósito e vença os obstáculos!

Page 76: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Roteiro de Estudos

Outro pedido que recebo constantemente é: “Denilso, o que você sugere que um aluno aprenda? Quais devem ser os tópicos iniciais? Enfim, por onde começar?”

Os especialistas em ensino de língua inglesa dizem que você deve se dedicar ao máximo ao aprendizado de sentenças completas comuns em situações que você certamente vivenciará. Além disto, deve ser capaz de expressar suas ideias de modo que as demais pessoas compreendam o que você quer dizer.

Isto não significa que você deve ter uma pronúncia perfeita, uma entonação parecida com a de um falante nativo da língua inglesa, etc. Também não significa que você deve saber tudo de regras gramaticais ou saber de cor palavras esquisitas e que ninguém sabe ou usa.

Para ter uma noção bem mais ampla sobre o que quero dizer aqui recomendo que você leia os livros: “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário” e “Por que assim e não assado? O guia definitivo de collocations em inglês”. Através deles você compreenderá o que nós queremos dizer com aquisição e desenvolvimento de fluência e o que você deve dar mais atenção no seu aprendizado.

Mas e agora!? O que você deve aprender!? A que deve realmente dar atenção!?

De acordo com pesquisas mais recentes estipulou-se que alunos iniciantes devem saber muito mais expressões, collocations, sentenças prontas, uso de palavras frequentes na fala e na escrita. Não há a necessidade para alunos iniciantes saber de cor todas as regras

Page 77: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Roteiro de Estudos

gramaticais dos tempos verbais, da formação do plural, dos comparativos, lista de verbos irregulares e coisas assim.

O que todo aluno de nível básico precisa saber é expressões utilizadas em situações corriqueiras e saber como usá-las de modo natural quando tiver a oportunidade para isto.

Por isto minha primeira dica para você é que tenha em mãos livros como

Fale tudo em inglês [Ed. Disal] Como dizer tudo em inglês – Livro de Atividades [Ed.

Campus/Elsevier] Como dizer tudo em inglês [Ed. Campus/Elsevier]

Os dois primeiros livros são os indispensáveis. Você pode adquirir um e depois o outro. Neles você encontrará expressões [sentenças, frases completas, etc] e palavras usadas em uma variedade enorme de situações. Sem contar que tem ainda modelos de diálogos para você ouvir e praticar quando bem quiser.

Se você colocar em prática as dicas que dou neste ebook e tiver um dos livros mencionados acima, tenho certeza absoluta que seu inglês será outro no prazo de um ano ou um ano e meio. Tudo depende de você, claro!

Fora isto aí todo aluno iniciante precisa saber também como usar os principais modal verbs da língua inglesa: can, could, may, must, will, should, would. Porém, saber os modal verbs não significa ter de saber todas as regrinhas gramaticais sobre eles de cor e salteado.

Page 78: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Roteiro de Estudos

Na verdade você tem de aprender a usar cada um deles de modo espontâneo e natural. Deve aprender em que situações são usados. Deve saber a ideia e intenção que cada um deles expressa. Em resumo, você de saber como eles são usados na prática e não na teoria! A pergunta chave é: "Em que situações do dia a dia usar um e outro?". Outro tema essencial é o que chamamos de delexicalized verbs. Este nome esquisito refere-se àqueles verbos que possuem vários significados e usos em inglês. Os verbos mais comuns nesta categoria são: get, take, do, make, look, give, have, keep, put. Você deve saber o uso de cada um destes verbos, que expressões são formadas com eles, phrasal verbs, etc. Muito cuidado! Não basta pegar o dicionário e decorar tudo ou tentar decorar tudo. Você deve ir aprendendo naturalmente, aos poucos. Anote no seu Caderno de Vocabulário as expressões que for encontrando durante os estudos. Crie sentenças e outros exemplos para poder fixar o uso de cada um conforme for se encontrando com ele. Há na lingual inglesa um grupo de palavras que é frequentemente utilizado na fala e na escrita. No entanto, muito curso de inglês deixa estas palavras de fora. Recomendo que você ao assistir a um programa de TV, ao ouvir uma música, ao ler um texto, etc veja como estas palavras especiais são usadas e anote-as em seu caderno. Elas são usadas quase que instintivamente por todos os falantes nativos da língua inglesa, logo preste atenção a elas: just, whatever, bit, actually, really, quite, slightly, basically, pretty, clearly, honestly, unfortunately.

Page 79: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Roteiro de Estudos

Já elas são usadas com muita frequência em comunicações ao vivo e a cores dedique-se a elas. Algumas expressões simples como you know, I mean ou palavras como right, well, so, good, anyway são conhecidas como discourse markers. Ou seja, são termos usados para organizar a fala e monitorar o progresso do que está sendo falado. Saiba como elas são usadas. Observe diálogos em filmes e seriados e veja como eles colocados em prática na fala. Aprenda a usá-los também. Certamente, seu inglês soará mais natural e espontâneo. Os substantivos básicos também são essenciais. Para isto é bom ter a lista das 2000 palavras mais usadas da língua inglesa. Porém, não é para decorar a lista como de modo robótico. A ideia é saber as principais collocations com os substantivos que estão nesta lista. Você deve aprender como estas palavras são usadas, expressões que formam, situações, etc. Não é decorar a lista e achar que está tudo bem! Palavras como that, this, now, then, ago, away, front, side, back, opposite of, here, there são importantes também. 'Away' e 'back' são geralmente usadas em expressões com os tais delexicalized verbs mencionados acima e ainda com go e bring. Portanto, dedique-se a elas. Nestas horas é que vale ter um bom dicionário! Já nos adjetivos é necessário saber os comuns hot, cold, good, bad, tall, short, beautiful, ugly, nice, sad, happy, great, fine, lovely, etc é bom saber também terrible, awful, horrible, brilliant, excellent, awesome. Todos eles são usados em collocations. Olho neles!

Page 80: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Roteiro de Estudos

Dos advérbios é bom saber os mais comuns: today, yesterday, tomorrow, always, usually, never, rarely, seldom, etc. E ainda: eventually, recently, normally, generally, quickly, suddenly, totally, entirely, obviously, basically. Finalmente, os verbos. Dedique-se ao que descrevem ações e eventos: run, walk, give, leave, stop, help, feel, put, sit, listen, explain, enjoy, like, accept, fill, say, tell, send, write, read, catch, e outros que fazem parte da lista de 2000 palavras mais usadas em inglês. Tudo isto deve ser aprendido de modo natural e através daquilo que chamamos de chunks of language. Nada de explicações gramaticais, regras, termos técnicos e coisas assim. A gramática você aprende através do vocabulário. Isto quer dizer que você aprenderá a USAR o inglês como ele realmente é. Nada de ficar dissecando a língua como se você fosse um médico legista! O aprendizado da gramática [regras e termos técnicos], de acordo com os especialistas, deve ser deixado para quando você já tiver capacidade para analisar gramaticalmente a língua. No começo você deve aprender a se comunicar e somente mais tarde é que deve ser capaz [isto se quiser] de entender a gramática propriamente dita. Muitos professores e alunos não gostam disto. Acham que primeiro todos devem aprender a gramática, entender as regras e os termos técnicos e só depois aprender a se comunicar. Na verdade, deve ser o contrário!

Page 81: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Roteiro de Estudos

Afinal, na língua portuguesa você aprendeu a se comunicar e só depois a analisar tudo, não é mesmo? Para encerrar quero acrescentar as informações de um dos mais importantes documentos linguísticos do mundo: Common European Framework of References for Languages [carinhosamente chamado de CEF]. Neste documento os linguistas declararam de forma bem clara quais devem ser os níveis de conhecimento que uma pessoa deve ter da língua. Para eles os níveis são: A1 [básico], A2 [pré-intermediário], B1 [intermediário], B2 [pós-intermediário] C1 [avançado], e C2 [proficiente]. Os linguistas estipularam também o que o aprendiz de uma língua [no nosso caso, a língua inglesa] deve ser capaz de fazer em cada um destes níveis. Minha sugestão é que você leia sobre isto e estipule um roteiro para ir caminhando nos seus estudos de inglês. Tendo uma noção do que os especialistas dizem e utilizar isto como roteiro é uma caminhada frutífera rumo aos seus objetivos. A1 [básico] Consegue compreender e usar expressões comuns no dia-a-dia e frases bem básicas com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias da comunicação. Consegue se apresentar e também apresentar outras pessoas. Consegue fazer e responder perguntas pessoais tais como onde mora, falar sobre pessoas que conhece e sobre o que possui. Consegue interagir de modo bastante simples desde que a outra pessoa fale devagar e claramente.

Page 82: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Roteiro de Estudos

A2 [pré-intermediário] Consegue compreender sentenças e expressões frequentemente relacionadas às áreas de importância primária (por exemplo, informações pessoais e familiares básicas, fazer compras, descrever a geografia local, falar sobre seu trabalho). Consegue se comunicar em tarefas simples e rotineiras desde que estas requeiram uma troca simples e direta de informações sobre assuntos rotineiros e conhecidos. Consegue descrever em termos simples, aspectos de sua formação (background), o ambiente em que vive, e assuntos nas áreas de necessidade primária e imediata. B1 [intermediário] Consegue compreender os principais pontos em uma comunicação clara sobre assuntos de seu conhecimento normalmente encontrados na escola, trabalho, lazer, etc. Consegue lidar com a maioria das situações que possam surgir durante uma viagem ao país no qual o idioma é falado. Consegue produzir textos simples sobre temas que lhe sejam familiares ou de interesse pessoal. Consegue descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como dar breves razões e explicações para suas opiniões e planos. B2 [pós-intermediário] Consegue compreender as principais ideias de textos complexos tanto de tópicos concretos quando abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialização. Consegue interagir com um grau de fluência e espontaneidade que torna possível a interação regular com os falantes nativos do idioma sem que haja tensão mental de cada participante do ato comunicativo. Consegue produzir textos claros e detalhados sobre uma variada gama de assuntos e consegue explicar o ponto de vista de um tópico oferecendo as vantagens e desvantagens de vários pontos.

Page 83: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Roteiro de Estudos

C1 [avançado] Consegue compreender uma variada gama de textos mais longos e complexos, e reconhece o significado implícito dos textos. Consegue se expressar fluente e espontaneamente sem demonstrar claramente que está procurando as expressões que usa. Consegue usar o idioma de modo flexível e eficiente para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Consegue produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas complexos, demonstrando ter controle dos padrões organizacionais e estilísticos. C2 [proficiente] Consegue compreender com facilidade praticamente tudo o que ouve e lê. Consegue resumir informações de diferentes fontes faladas e escritas, é capaz de reconstruir argumentos e relatos de forma coerente. Consegue se expressar espontaneamente, de modo bastante fluente e preciso, identificando as entrelinhas do que é dito e escrito nas mais complexas situações.

Page 84: Denilso de Lima - Estudar Sozinho - Como, De Que Jeito

DDeenniillssoo ddee LLiimmaa ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Leia também