deixe um legado para uma vida alÉm dos ......nacionais da cruz vermelha e do crescente vermelho...

16
DEIXE UM LEGADO PARA UMA VIDA ALÉM DOS CONFLITOS ARMADOS MENCIONE O CICV NO SEU TESTAMENTO

Upload: others

Post on 10-Feb-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • DEIXE UM LEGADO PARA UMA VIDA ALÉM DOS CONFLITOS ARMADOSMENCIONE O CICV NO SEU TESTAMENTO

  • MENCIONE O CICV NO SEU TESTAMENTO pArA QUE SEUS VALOrES HUMANITÁrIOS pErDUrEM

    Poucas pessoas podem ser totalmente imunes ao impacto dos conflitos armados e os desastres atuais, independentemente do local no mundo em que vivam. Com frequência, as guerras duram vários anos, e têm repercussões regionais ou até mais vastas. As consequências humanitárias são imensas. Adicione a isso os efeitos dos problemas ambientais e a mudança climática, a migração em massa, a rápida urbanização e grandes pandemias, e fica claro que as crises contemporâneas têm dimensões cada vez mais globais.

    Mesmo assim, embora estejamos todos preocupados, não somos todos igualmente afetados. Para os milhões de mulheres, homens e crianças que vivem no meio da guerra ou da violência pode ser extremamente difícil lidar

    com ameaças mortais adicionais, como os desastres naturais ou as pandemias. Diante disso, os valores de solidariedade, compaixão e humanidade são mais importantes do que nunca.

    É aqui que você pode fazer uma contribuição inestimável e duradoura, nomeando o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) como herdeiro no seu testamento. Há mais de 150 anos, a nossa missão exclusivamente humanitária é proteger as vidas e a dignidade das pessoas afetadas por conflitos armados, bem como prestar-lhes assistência. Como promotor e guardião do Direito Internacional Humanitário (DIH), trabalhamos em mais de 90 países em todo o mundo, não apenas salvando vidas, mas também ajudando a reconstruí-las.

    A sua generosidade nos permitirá assistir algumas das pessoas com mais necessidades do planeta e, em última instância, levar esperança para um futuro melhor. Expressamos nosso sincero agradecimento por considerar o CICV no seu legado para futuras gerações.

    Robert MardiniDiretor-Geral

    CICV

    2

  • “Estou feliz de saber que, quando eu não estiver mais presente, uma parte da boa sorte que tive será compartilhada com as pessoas necessitadas.”

    “Quando penso na minha vida, me dou conta como fui afortunada. Nasci em um país onde a vida é boa, em uma família carinhosa que sempre me apoiou. O meu marido e eu somos bem-sucedidos e a minha filha também tem tido muito êxito na vida.

    Agora que o meu marido não está mais conosco, quero pensar no futuro. Não apenas no meu futuro e da minha filha, mas também daquelas pessoas que não tiveram tanta sorte: famílias que foram expulsas das suas casas por conflito e desastre; famílias que não podem pagar a assistência à saúde; e famílias que não têm nem o que comer.

    É para todas as famílias que estão sofrendo que decidi deixar para o CICV um pequeno apartamento que alugava para complementar a minha pensão. A minha filha me apoia completamente.

    Estou feliz de saber que, quando eu não estiver mais presente, uma parte da boa sorte que tive será compartilhada com as pessoas necessitadas.”

    Christine D.*

    * Os nomes e os dados de identificação foram modificados para proteger o anonimato do doador. O texto foi baseado na redação do seu testamento.

    Pixa

    bay

    3

  • GrAÇAS A DOADOrES COMO VOCÊ, O CICV TEM prESTADO AJUDA HUMANITÁrIA DE EMErGÊNCIA DUrANTE MAIS DE 150 ANOS.

    prOMOTOr E GUArDIÃO DO DIrEITO INTErNACIONAL HUMANITÁrIO

    O CICV foi fundado em 1863 com base nas ideias de Henry Dunant. Desde o início, afirmamos o nosso papel como promotor e guardião do Direito Internacional Humanitário (DIH). Até a metade do século XIX, os soldados feridos eram abandonados sem atendimento nos campos de batalha; o CICV foi estabelecido para melhorar as condições das vítimas da guerra.

    Durante as décadas seguintes, éramos a força motriz por trás da adoção das quatro Convenções de Genebra e outros

    acordos internacionais que reforçam a proteção dos doentes e feridos, prisioneiros de guerra e população civil, bem como proíbem certas armas.

    O MAIOr MOVIMENTO HUMANITÁrIO DO MUNDO

    Como parte do nosso mandato segundo as Convenções de Genebra, o CICV trabalha junto às 190 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para aliviar o sofrimento e salvaguardar a vida e a dignidade humana, particularmente durante conflitos armados e outras situações de violência.

    NOSSOS CINCO MEMBROS FUNDADORES

    1863

    GUERRA DO VIETNÃ

    1964-1975

    PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

    1914-1918

    GUERRAS NA EX-IUGOSLÁVIA

    1991-2001

    CICV

    CICV

    Nic

    k D

    anzi

    ger /

    CIC

    VCI

    CV

    4

  • “Em uma época que escutamos falar tanto do progresso e da civilização, não seria uma questão de urgência, já que infelizmente nem sempre podemos evitar as guerras, avançar com um espírito humano e verdadeiramente civilizado para prevenir, ou pelo menos aliviar, os horrores da guerra?”

    Henry DunantFundador do CICV e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1901Lembrança de Solferino, 1862

    SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    1939-1945

    GUERRA DO IRAQUE

    2003

    PALESTINA

    1948

    GUERRA CIVIL DA SÍRIA

    2013

    Graças ao apoio de milhões de voluntários e à generosidade dos nossos doadores, o nosso movimento é a maior rede humanitária do mundo.

    O CICV se esforça para:

    ■ atender às necessidades básicas das pessoas com a entrega de água, alimentos e abrigo;

    ■ prestar assistência à saúde de emergência e restabelecer os serviços de saúde;

    ■ assegurar que os civis sejam poupados e protegidos;

    ■ assistir as famílias separadas pelas circunstâncias;

    ■ visitar e proteger as pessoas privadas de liberdade;

    ■ promover e desenvolver o Direito Internacional Humanitário.

    Beno

    ît Sc

    haef

    fer /

    CIC

    V

    Hago

    p Va

    nesi

    an /

    CICV

    CICV

    M.R

    . Gou

    y / C

    ICV

    5

  • Todos os anos, oferecemos assistência médica e cirúrgica a milhões de pessoas doentes e feridas, além de ajuda huma-nitária a milhões de pessoas deslocadas para atender às suas necessidades básicas. Mais de 4,7 milhões de pessoas receberam alimentos em 2019 e mais de 400 mil se beneficiaram de serviços de reabilitação.

    DEVOLVENDO A MOBILIDADE E AUTONOMIA A DEFICIENTES NO AFEGANISTÃO

    A população civil vem sofrendo as consequências do longo conflito no Afeganistão de muitas maneiras. Uma das mais cruéis é a perda de membros causada por minas e explosões, que deixa muitas pessoas deficientes e necessitando próteses e órteses, além de sessões de fisioterapia.

    Para ajudar esta população a recuperar sua mobilidade e autonomia, o CICV

    gerencia 7 centros de reabilitação onde mais de 160 mil pessoas com deficiência recebem tratamento de excelente qualidade.

    Em 2019, o CICV cobriu ainda as despesas de transporte, ofereceu home-care aos mais vulneráveis, realizou mais de 243 mil sessões de fisioterapia e favoreceu a inclusão social de pacientes através de apoio financeiro para educação e atividades de geração de renda.

    ApOIO À SAÚDE BÁSICA NO IÊMEN

    O longo conflito que assola o Iêmen já feriu ou matou mais de 100 mil civis e provocou o deslocamento de milhões de pessoas. Em 2019, a oferta de alimentos, serviços de saúde, água e outros serviços públicos foi ainda mais afetada pela guerra. Em consequência, um número maior de doenças ameaçou a população residente e de migrantes.

    Para aliviar o sofrimento da população, o CICV ofereceu assistência básica de saúde para os grupos mais vulneráveis. Foram realizadas mais de 775 mil consultas em 40 centros de saúde, além da vacinação de mais de 390 mil pessoas.

    NO MEIO DAS EMErGÊNCIAS HUMANITÁrIAS

    VOCÊ TAMBÉM pODE SEr pArTE DA NOSSA HISTÓrIA.

    Boris

    Heg

    er /

    CICV

    6

  • O CICV ESTÁ prESENTE EM 100 pAÍSES DIFErENTES, AJUDANDO MILHÕES DE pESSOAS.

    Em 2019, restabelecemos o acesso à água potável e saneamento básico para mais de 34 milhões de pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência, dos quais mais de 6 milhões eram pessoas deslocadas internamente.

    ASSISTINDO VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA NA COLÔMBIA

    A entrada de muitos migrantes, inclusive o retorno de colombianos que viviam na Venezuela, veio sobrecarregar ainda mais a infraestrutura do país, já muito debilitada em consequência da violência armada.

    Para melhorar as condições de vida de residentes, migrantes e deslocados internos vivendo em comunidades afetadas pela violência, o CICV reformou instalações de água e saneamento, centros comunitários e abrigos para migrantes e distribuiu água mineral.

    Em 2019, mais de 340 mil pessoas se beneficiaram das atividades de água e saneamento do CICV na Colômbia.

    Centenas de milhares de pessoas separadas dos seus entes queridos por causa de conflitos procuram a nossa ajuda para encontrar os seus parentes.

    rESTABELECIMENTO DE LAÇOS FAMILIArES

    Boon Auan vem originalmente de um povoado remoto no noroeste do Camboja. Em 1974, ela cruzou a fronteira com a Tailândia para vender carvão. Quando o Khmer Rouge fechou a fronteira, ela ficou encurralada no lado tailandês. Foi a última vez que ela viu a família. No ano passado, Boon Auan recebeu uma chamada de um número desconhecido. “Atendi o telefone e as primeiras palavras que ouvi foram - Minha filha, estou viva!” Depois de anos de separação, guerra civil, bombardeios e ocupação, Boon Auan localizou a sua família no Camboja.

    O CICV OFErECE A VOCÊ A OpOrTUNIDADE DE pArTICIpAr DO NOSSO TrABALHO E TEr UM IMpACTO rEAL NA VIDA DAS pESSOAS.

    Andr

    es C

    orte

    s / C

    ICV

    7

  • DEIXE UM LEGADO pArA QUE OS VALOrES HUMANITÁrIOS EM QUE VOCÊ ACrEDITA CONTINUEM prESENTES.

    pArA MAIS INFOrMAÇÕES, ENTrE EM CONTATO COM:

    Ana Paula Gouvêa CostaT + 55 11 3588 4989E-mail: [email protected]

    O contato é sem compromisso e todas as informações serão tratadas com a maior confidencialidade.

    QUAL A IMpOrTÂNCIA DAS DOAÇÕES EM TESTAMENTO pArA AS ATIVIDADES DO CICV?

    São da mais alta importância. A maioria das pessoas não especifica como querem que o seu legado seja aplicado. Esta confiança significa que temos fundos disponíveis para prestar ajuda de emergência de forma imediata.

    Em 2019, as doações em testamento financiaram parte das operações do CICV na Etiópia, permitindo que pessoas atingidas pela seca recebessem sementes e ferramentas para voltar a cultivar a terra. Esse tipo de doação também é utilizado para financiar operações de assistência e proteção em conflitos fora da atenção midiática.

    O CICV SE COMprOMETE A LHE ACONSELHAr, A rESpEITAr A SUA VONTADE E A ASSEGUrAr QUE A SUA MEMÓrIA pErDUrE.

    Temos um assessor pessoal disponível para orientá-lo(a) sobre as distintas fases do processo. Ao deixar um legado em testamento, você terá reconhecimento e benefícios oferecidos aos nossos doadores, incluindo:

    ■ convites para eventos especiais para os doadores;

    ■ acesso exclusivo aos relatórios sobre as nossas atividades e outras informações selecionadas;

    ■ oportunidade de se encontrar com os representantes do CICV.

    CICV8

    mailto:apcosta%40icrc.org?subject=

  • Boris

    Heg

    er /

    CICV

    O QUE pODE SEr DEIXADO AO CICV NO SEU TESTAMENTO?

    No seu testamento, você pode deixar qualquer tipo de bem, como:

    ■ Dinheiro: a maior parte das pessoas escolhe deixar uma quantia em dinheiro para o CICV; é possível estabelecer uma quantia em dinheiro a ser atualizada por um índice de inflação.

    ■ Investimentos diversos, cotas de fundos, ações negociadas em bolsa.

    ■ Imóveis, carros, joias, obras de arte, mobília, coleções.

    ■ Patentes, royalties, direitos autorais.

    QUE TIpO DE LEGADO VOCÊ GOSTArIA DE DEIXAr?

    . Legado de dinheiro: você indica quanto deseja deixar para o CICV e estabelece um índice de inflação para atualizar o valor no momento da sucessão.

    . Legado de coisa certa: você deixa em legado um ou mais bens; é importante especificar os bens deixados para o CICV.

    . Legado alternativo: você indica bens alternativos para a hipótese de algum não existir no momento da sucessão ou, ainda que existam todos, pode ser dada a opção da escolha a um herdeiro ou ao próprio CICV.

    . Legado de usufruto: você entrega a renda de um bem para o CICV; é possível fixar o prazo dessa renda; esse prazo não pode ser superior a 30 anos.

    . Legado de renda: você determina que os herdeiros entreguem uma renda periódica ao CICV, fixando um prazo para esse pagamento.

    . Substituição de herdeiros: você indica que o CICV recebe a herança em substituição de um herdeiro que já tenha falecido.

    9

  • ENTrE EM CONTATO CONOSCO. TErEMOS MUITO prAZEr EM FOrNECEr MAIS INFOrMAÇÕES.pOr QUE FAZEr UM TESTAMENTO?Se você não deixar um testamento, seus bens serão transferidos aos herdeiros indicados na lei brasileira. Na ausência de cônjuge, ou companheiro, e de qualquer parente sucessível, a herança será transmitida ao Município ou ao Distrito Federal, se localizada nas respectivas circunscrições, ou à União, quando situada em território federal. Portanto, não deixar um testamento significa que a sua vontade não será levada em conta, observando-se meramente o que a lei estabelece. Sem um testamento você não poderá deixar parte ou todo o seu patrimônio à organização sem fins lucrativos em que confia.

    QUE TIpO DE TESTAMENTO VOCÊ GOSTArIA DE FAZEr?

    ■ Público: é a forma mais recomendada, pois há segurança de que o testamento vai ser encontrado pelos herdeiros e cumprido; o testamento é feito perante um tabelião de notas e duas testemunhas; no momento da sucessão, se os herdeiros não tiverem uma cópia do testamento, vão localizá-lo consultando o Colégio Notarial do Brasil.

    ■ Particular: escrito de próprio punho ou digitalizado, deve ser assinado perante três testemunhas; as testemunhas têm que confirmá-lo após a morte do testador; se for extraviado, não será cumprido.

    ■ Cerrado: escrito de próprio punho ou digitalizado, é fechado e submetido ao tabelião na frente de duas testemunhas; o tabelião colocará costura e lacre no envelope; o testamento será guardado pelo testador ou por pessoa que ele designar; o envelope lacrado somente pode ser aberto após a morte do testador em audiência presidida pelo Juiz; se houver sinais de violação do lacre, o testamento não será cumprido; em geral, esse tipo de testamento é feito para guardar um segredo.

    ■ Codicilo: é uma carta do testador com instruções sobre enterro, cremação, destinação das cinzas, atribuição de itens de pouco valor como móveis, livros, roupas, joias sem relevância financeira, entre outros.

    COMO INCLUIr O CICV NO MEU TESTAMENTO?Para evitar qualquer dúvida no cumprimento do testamento, é importante indicar detalhadamente o nome e os dados da organização beneficiária:

    International Committee of the Red Cross (ICRC), IDE: CHE-105.924.024 19 Avenue de La Paix 1202 Geneva Switzerland

    A maior parte das pessoas não indica como elas desejam que seu legado seja utilizado. Agradecemos esta demonstração de confiança, pois significa que teremos fundos disponíveis para fornecer ajuda de emergência imediatamente onde for mais necessário. Caso você deseje beneficiar especificamente projetos no Brasil ou em algum outro país, por favor, contate nosso escritório em São Paulo.

    10

  • AMOSTrAS DE TESTAMENTOS

    AMOSTrA 1

    Eu, abaixo-assinado,[nome completo], nascido(a) em

    [dia, mês, ano], residente atualmente em [endereço],

    manifesto a minha vontade final do seguinte modo:

    1. Venho a revogar todas as disposições de testamentos

    anteriores.

    2. Deixo a quantia de [valor em algarismos, seguido por

    números em extenso] [francos suíços/euros/libras/

    dólares] ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha

    (CICV), 19 Avenue de la Paix, 1202 Genebra, Suíça.

    3. Deixo o restante dos meus bens, divididos em partes

    iguais, aos meus filhos [nomes completos], nascidos

    em [dia, mês, ano], residentes em [endereço].

    [Lugar, data]

    [Assinatura]

    11

  • AMOSTrA 2

    Eu, abaixo-assinado, [nome completo], nascido(a) em [dia, mês, ano], residente atualmente em [endereço], manifesto a minha vontade final do seguinte modo:

    1. Venho a revogar todas as disposições de testamentos anteriores.

    2. Deixo um terço (1/3) dos meus bens ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), 19 Avenue de la Paix, 1202 Genebra, Suíça.

    3. Deixo o restante dos meus bens, que consiste em dois terços (2/3) ao meu cônjuge/à minha cônjuge [nome completo], nascido(a) em [dia, mês, ano], residente em [endereço].

    Eu, nome [título, nome completo, endereço completo] como executor do meu testamento.

    [Lugar, data]

    [Assinatura]

    AMOSTrAS DE TESTAMENTOS

    12

  • AMOSTrA 3

    Eu, abaixo-assinado,[nome completo], nascido(a) em

    [dia, mês, ano], residente atualmente em [endereço],

    manifesto a minha vontade final do seguinte modo:

    1. Venho a revogar todas as disposições de testamentos

    anteriores.

    2. Deixo todas as minhas joias à minha irmã, [nome

    completo], nascida em [dia, mês, ano], residente em

    [endereço].

    3. Deixo meu apartamento vazio, localizado em

    [endereço], ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha

    (CICV), 19 Avenue de la Paix, 1202 Genebra, Suíça.

    O CICV se torna responsável por assumir a dívida da

    hipoteca sobre a propriedade.

    4. O restante dos meus bens será dividido, de acordo

    com a lei relativa a heranças, entre meus herdeiros

    legítimos, nomeadamente, meu esposo [nome

    completo], nascido em [dia, mês, ano], residente em

    [endereço], e meus filhos [nomes completos], nascidos

    em [dia, mês, ano], residente em [endereço].

    5. Eu, nome [título, nome completo, endereço completo]

    como executor do meu testamento.

    [Lugar, data]

    [Assinatura]

    AMOSTrAS DE TESTAMENTOS

    13

  • Entendemos que incluir um legado no seu testamento é uma questão pessoal que requer tempo e cuidadosa consideração. Este é o motivo pelo qual queremos deixar claro o quanto apreciamos esse gesto tão especial e lhe prometemos o seguinte:

    Sempre entenderemos que a sua própria família, amigos e entes queridos estarão em primeiro lugar no seu testamento.

    Não lhe pressionaremos para incluir um legado ao CICV no seu testamento – a decisão é sua.

    Nunca lhe perguntaremos o valor ou o tipo de doação que decidir fazer.

    Sempre respeitaremos a sua privacidade – não é necessário que nos revele as suas intenções. No entanto, gostaríamos de poder lhe agradecer e oferecer uma forma para que a sua generosidade seja lembrada por gerações futuras.

    Compreendemos perfeitamente que as circunstâncias pessoais podem mudar e que pode haver situações em que seja necessário retirar o CICV do testamento.

    Prometemos utilizar o seu legado sabiamente.

    Usaremos o seu legado para ajudar as pessoas mais necessitadas, mas nos indique se quiser que ele seja empregado para um fim específico.

    UMA prOMESSA ESpECIAL pArA UMA DOAÇÃO ESpECIAL

    14

  • “Sempre fico muito emocionada com a solidariedade e generosidade das pessoas que querem fazer uma doação em testamento para o CICV. Estou à disposição para conversar com todos vocês, responder às suas perguntas e, se quiserem, orientar-lhes durante todo o processo.

    Não hesite em me contatar; estou lhe aguardando.”

    Ana Paula Gouvêa CostaAssessora de Mobilização de Recursos e Parcerias

    O CICV GOSTArIA DE FALAr COM VOCÊ

    Ibra

    him

    She

    rkha

    n / C

    ICV

    15

  • Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)SHIS QI 15 Conjunto 05 Casa 23 , CEP 71635-250 , Brasília - BrasilT: +55 61 3106 2350® CICV, 2020

    Ana Paula Gouvêa Costa Assessora de Mobilização de Recursos e Parcerias T + 55 11 3588 4989 E-mail: [email protected]

    Foto

    da

    capa

    : CIC

    VSEU TESTAMENTO. NOSSA AÇÃO. A VIDA DELES ALÉM DOS CONFLITOS ArMADOS

    mailto:apcosta%40icrc.org?subject=

    DEIXE UM LEGADO PARA UMA VIDA ALÉM DOS CONFLITOS ARMADOSMENCIONE O CICV NO SEU TESTAMENTO para QUE SEUS VALORES HUMANITÁRIOS PERDUREM GRAÇAS A DOADORES COMO VOCÊ, O CICV TEM PRESTADO AJUDA HUMANITÁRIA DE EMERGÊNCIA DURANTE MAIS DE NO MEIO DAS EMERGÊNCIAS HUMANITÁRIASO CICV ESTÁ PRESENTE EM 100 PAÍSES DIFERENTES, AJUDANDO MILHÕES DE PESSOAS.DEIXE UM LEGADO PARA QUE OS VALORES HUMANITÁRIOS em QUE VOCÊ ACREDITA CONTINUEM PRESENTES.QUE TIPO DE LEGADO VOCÊ GOSTARIA DE DEIXAR?ENTRE EM CONTATO CONOSCO. TEREMOS MUITO PRAZER EM FORNECER MAIS INFORMAÇÕES.AMOSTRAS DE TESTAMENTOSUMA PROMESSA ESPECIAL PARA UMA DOAÇÃO ESPECIAL