debate sobre familia do pastor

3
Debate sobre a família dos obreiros 1. Por que muitos filhos de pastores/líderes estão se desviando? a) Essa é uma questão que foge ao controle dos pastores e líderes cristãos como um todo, e que contribui com esse afastamento são os problemas familiares. A ausência dos pais por conta de compromissos com a congregação pode gerar em seus filhos um sentimento de rivalidade para com a igreja, ou simplesmente fazer com que os pais não participem de seu crescimento. b) Uma fé praticada de forma desleixada, aberta a maus conselhos e sincretismo religioso, podem resultar num desvio dos jovens de suas origens. Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6) Ezequiel 18:20 nos diz: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Esse versículo mostra claramente que a punição do pecado vem sobre a pessoa que o cometeu. 2. Qual é o primeiro rebanho de um pastor? Esposa e filhos - Sua família. Antes de dar a vida pelas suas ovelhas, dê a vida pelos seus. A 1ªcarta a Timóteo (1 Tm 3.2a;4,5) “É necessário que o bispo... governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da Igreja de Deus?) ”. a) A vida do pastor começa em casa. É no lar que ele tem ou não tem autoridade espiritual. Focam a Igreja e a comunidade em volta, bem como as amizades, mas se esquecem de duas coisas essenciais: a vida devocional e a vida familiar. Aqui estão os dois pilares da vida pastoral. O fracasso de muitos obreiros está ligado à falta de compromisso na intimidade com Deus e na família. Deve haver sempre coerência entre a vida dentro e fora do lar, pois as pessoas estão de olho na vida do pastor. (Essa história de dar a vida pela igreja. Jesus já fez) b) Eli, sacerdote em Israel, cuidava do sacerdócio, mas não foi enérgico com os seus filhos. “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor... Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto eles desprezavam a oferta do Senhor” (1 Sm 2.12,17). A nossa casa é o primeiro templo onde devemos cultuar ao Senhor com todos da família.

Upload: luizadell

Post on 05-Dec-2015

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

palestra

TRANSCRIPT

Page 1: Debate Sobre Familia Do Pastor

Debate sobre a família dos obreiros1. Por que muitos filhos de pastores/líderes estão se desviando?a) Essa é uma questão que foge ao controle dos pastores e líderes cristãos como um todo, e que contribui com esse afastamento são os problemas familiares. A ausência dos pais por conta de compromissos com a congregação pode gerar em seus filhos um sentimento de rivalidade para com a igreja, ou simplesmente fazer com que os pais não participem de seu crescimento.b) Uma fé praticada de forma desleixada, aberta a maus conselhos e sincretismo religioso, podem resultar num desvio dos jovens de suas origens.Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)Ezequiel 18:20 nos diz: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Esse versículo mostra claramente que a punição do pecado vem sobre a pessoa que o cometeu.

2. Qual é o primeiro rebanho de um pastor? Esposa e filhos - Sua família. Antes de dar a vida pelas suas ovelhas, dê a vida pelos seus. A 1ªcarta a Timóteo (1 Tm 3.2a;4,5) “É necessário que o bispo... governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da Igreja de Deus?) ”.a) A vida do pastor começa em casa. É no lar que ele tem ou não tem autoridade espiritual. Focam a Igreja e a comunidade em volta, bem como as amizades, mas se esquecem de duas coisas essenciais: a vida devocional e a vida familiar. Aqui estão os dois pilares da vida pastoral. O fracasso de muitos obreiros está ligado à falta de compromisso na intimidade com Deus e na família. Deve haver sempre coerência entre a vida dentro e fora do lar, pois as pessoas estão de olho na vida do pastor. (Essa história de dar a vida pela igreja. Jesus já fez)b) Eli, sacerdote em Israel, cuidava do sacerdócio, mas não foi enérgico com os seus filhos. “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor... Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto eles desprezavam a oferta do Senhor” (1 Sm 2.12,17). A nossa casa é o primeiro templo onde devemos cultuar ao Senhor com todos da família.

3. Filho de peixe é peixinho e de pastor?Se for criança:não pode ser teimosanão deve fazer bagunçaouve da Igreja inteira: "Olha, se comporte porque você é filho do Pastor e tem que dar o exemplo"precisa mostrar que sabe orar e, resumindo, deve fazer tudo o que outra criança qualquer NÃO fariaSe for adolescente:É a pior fase para carregar esse peso, fase das mudanças pessoais mais radicais, e ele estaráprecisando de muita compreensão e apoio para si mesmo geralmente é discriminado pelos próprios adolescentes da Igreja porque acham que ele quer ser mais santinho precisa saber tocar ou cantarnão pode paquerarÉ mais mal compreendido nas mudanças de humor do que o filho da irmã Fulaninha

Page 2: Debate Sobre Familia Do Pastor

Se for jovem:

Espera-se uma atitude super espiritual do coitadoÉ forte a pressão para que também seja Pastor (o que pra mim é nepotismo na maioria das vezes, salvo exceções)Todo mundo quer escolher o marido/esposa segundo parecer pessoal do que é bom para o ministério

O ruim disso tudo:Essa "obra" horrenda pode ser feita pela própria IgrejaAgora o péssimo:Esse terrorismo pode ser reforçado pelos líderes que trabalham no mesmo ministérioE, por fim, o insuportável:Essa tortura psicológica pode ser respaldada pelos pais desses filhos: os próprios Pastores

4. Muitas esposas de pastores reclamam do tempo a elas dedicado, como resolver isto?É ser aquela mulher sem nome, que cuida sozinha dos filhos durante os cultos tentando fazer com que eles fiquem quietinhos. Que tem que ir a todos os eventos na Igreja, mesmo quando não está com vontade.É ter sempre que estar com um sorriso nos lábios e com palavras amáveis mesmo quando seu coração está triste. É ter que se calar quando escuta calúnias sobre seu esposo e ministério. É ser excluída das rodinhas de conversas por que o assunto é sobre ela ou seu esposo. É ser olhada de cima a baixo por causa das roupas que veste: muito arrumada? Tá errada!!! Pouco arrumada? Tá errada também!!! É ser cobrada de ter que desenvolver muitos ministérios dentro da Igreja, porém se faz porque tem o dom, é ser apontada como protegida do Pastor. É sofrer retaliação quando seu esposo exorta alguém.

É ficar sozinha em casa, cuidando dos filhos enquanto seu esposo vai cuidar das famílias dos outros. É tentar conduzir seus filhos a terem uma espiritualidade sadia, mesmo quando ela está fraca. É ter que se mudar para cidades que não conhece ninguém, para apoiar seu esposo no seu chamado de cuidar de ovelhas, e não poucas vezes, de ovelhas rebeldes... É sentir-se sozinha por não poder dividir as dores de ser esposa de Pastor.

Tito.1,5-14