de jovens empreendedores -...

42
MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 5 a 7 de Junho 2017 Centro de Congressos da Alfândega do Porto Organização

Upload: letu

Post on 12-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

MOSTRA NACIONALDE JOVENS EMPREENDEDORES

5 a 7 de Junho 2017

Centro de Congressos da Alfândega do Porto

Organização

Page 2: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Page 3: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

2

Índice

Nota: Os textos deste catálogo são da responsabilidade dos seus autores, nomeadamente, no que diz respeito à sua ortografia.

Mensagens

- Fundação da Juventude

- Câmara Municipal do Porto

- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

- Instituto do Emprego e de Formação Profissional

- Instituto Português do Desporto e Juventude

Planta da Mostra

Programa da Mostra Jovens empreendedores

concurso Jovens empreendedores

- Estatísticas

- Prémios

- Júri

Projeto empreende Jovem

- Estatísticas

- Prémios

- Júri

Projectos Participantes

- Empreendedorismo Criativo

- Empreendedorismo Social

Startup Juventude

Organização e Parcerias

Ficha Técnica

3

3

4

5

6

7

8

9

10

10

13

14

15

15

16

17

18

18

28

38

39

40

Page 4: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

MensagemO empreendedorismo jovem desde sempre foi uma aposta estratégica da Fundação da Juventude ao longo dos seus 27 anos de história. Através de diferentes projetos e atividades centrados na promoção e no desenvolvimento de uma cultura empreendedora junto dos jovens portugueses, a Fundação, vê no empreendedorismo uma das melhores formas de contribuir ativa e positivamente para a sua transição, com sucesso, do sistema de ensino para a vida ativa e profissional, seja pela sua inserção direta no mercado de trabalho seja pela criação da sua própria empresa.

No final de 2016 a Fundação da Juventude lançou a StartUP Juventude que é a sua estratégia nacional para o empreendedorismo jovem tendo por base dois importantes pilares: por um lado a educação para o empreendedorismo, por outro lado o apoio à incubação e aceleração de ideias de negócios, através dos Ninhos de Empresas (NIDE), localizados no Porto e em Lisboa, inseridos na Rede Nacional de Incubadoras (RNI) da StartUP Portugal.

A 1ª edição da Mostra Nacional de Jovens Empreendedores e a 1ª edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores consubstanciam o pilar da educação para o empreendedorismo jovem através do qual quer a Fundação contribuir ativamente para a valorização dos jovens, professores e escolas que se dedicam às questões da inovação e da criatividade, por via do empreendedorismo. Esta 1ª edição da Mostra pretende reconhecer jovens talentos nas diferentes áreas do empreendedorismo, em especial do Empreendedorismo Criativo e do Empreendedorismo Social, em Portugal, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais determinantes ao sucesso pessoal e profissional das novas gerações mas sobretudo, e especialmente, contribuindo para uma cultura empreendedora junto dos jovens portugueses.

A 1ª edição da Mostra Nacional de Jovens Empreendedores é assim o culminar do 1º Concurso Nacional Jovens Empreendedores, no qual participaram 74 projetos, nas áreas do Empreendedorismo Criativo e do Empreendedorismo Social, envolvendo 180 alunos e 47 professores de 57 escolas de todo o país.

Este é o resultado de um processo exigente que instiga o desenvolvimento e o potencial dos jovens portugueses e do seu espírito empreendedor, o qual apenas se tornou possível com o apoio determinante do Banco Santanter Totta, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Brisa na qualidade de Mecenas bem como do IEFP, do IPDJ, do IAPMEI e do Município do Porto na qualidade de Parceiros Estratégicos. Agradecemos a todos o apoio efetivado sempre com vista ao sucesso desta iniciativa.

A Fundação da Juventude vai continuar a apoiar este trabalho de equipa, que se estabelece entre os agentes escolares: jovens empreendedores, professores e escolas, organizando um Concurso que se quer assumir a nível nacional como determinante para a partilha de ideias, de criatividade, de superação de desafios sob a égide do empreendedorismo jovem.Bem hajam Jovens Empreendedores! Continuem a inovar, a criar e a pensar fora da caixa, sem medo de falhar mas sobretudo com a vontade de triunfar e de acrescentar valor à nossa sociedade contribuindo ativamente para um Portugal mais moderno e desenvolvido.

3

Ricardo carvalhoPresidente Executivo da Fundação da Juventude

Francisco Maria BalsemãoPresidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude

Francisco Maria Balsemão

Ricardo carvalho

Page 5: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

MensagemO Porto foi a cidade escolhida para a realização da 1.ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, promovida pela Fundação da Juventude e à qual o Município do Porto se associou.

Esta iniciativa é essencialmente dirigida aos jovens do ensino secundário e universitário, tendo como principal objetivo a promoção do empreendedorismo e a criação de ideias e de negócios inovadores. Reúne um conjunto alargado de agentes do ecossistema empreendedor, que em muito têm contribuído para uma melhor integração dos jovens no mercado de trabalho.

O Município do Porto partilha do mesmo interesse da Fundação da Juventude, no que diz respeito à necessidade de apostar na educação, na formação, na criatividade, na inovação e cultura empreendedora dos jovens. Por esta razão, não podia deixar de apoiar esta iniciativa, reconhecendo que a Fundação da Juventude se tem revelado um parceiro fundamental, em particular, na implementação de projetos que se destinam à promoção do emprego e da empregabilidade jovem.

Na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores serão reconhecidos os melhores projetos para as categorias do ensino secundário e superior e atribuídos prémios que permitirão aos vencedores desenvolver competências adquiridas ao longo do seu percurso académico e adquirir conhecimentos com impacto no seu desenvolvimento pessoal e profissional, representando, certamente, uma oportunidade única no percurso de vida destes jovens.

Guilhermina RegoVice-Presidente da Câmara Municipal do Porto

Guilhermina Rego

4

Page 6: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

MensagemA Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, fundada em 1498 pela Rainha D. Leonor, tem como missão apoiar os mais desfavorecidos e contribuir para o Bem-Estar das pessoas. Conhecida pela sua vertente social, e aplicando uma política de intergeracionalidade, a Santa Casa desenvolve atividade em diversas áreas: ação social, saúde, cultura, património, qualidade e investigação, empreendedorismo, e ensino e educação, competindo-lhe a exploração dos Jogos Sociais do Estado assim como a valorização do seu património. Na área do empreendedorismo e da inovação social, desenvolve e apoia iniciativas de mérito conducentes à sustentabilidade da Economia Social.

Alexandra RebeloDiretora Departamento de Empreendedorismo e Economia SocialSanta Casa da Misericórdia de Lisboa

Alexandra Rebelo

5

Page 7: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

MensagemO Instituto do Emprego e da Formação Profissional, IP (IEFP, I.P.), enquanto serviço público de emprego nacional, é organismo responsável por promover a criação e a qualidade do emprego, visando, necessariamente, o combate ao desemprego, através da execução da política de emprego definida pelo Governo, nomeadamente pela implementação de políticas ativas de emprego, nomeadamente de programas e medidas destinada(o)s a apoiar o empreendedorismo e a criação de empresas/micronegócios/do próprio emprego, algumas destinadas a segmentos etários jovens. Num momento em que Portugal se defronta com a necessidade de responder ao desafio do combate à elevada taxa de desemprego jovem, a iniciativa “Concurso Nacional de Jovens Empreendedores”, promovida pela Fundação da Juventude, destinada a públicos jovens ainda em contexto escolar ou em contexto escolar em fase transição para a vida ativa, apresenta-se, por um lado, como um instrumento que potencia a reflexão deste públicos para a geração de ideias e soluções destinadas à sua própria integração profissional, cuja realidade se apresenta cada vez mais exigente e complexa; por outro, privilegia a proximidade entre o meio escolar/educacional como foco dinamizador e mediador ao debate e à aprendizagem para uma cultura empreendedora, critica, criativa, de sensibilidade social e cada vez mais precoce nos dias que correm.

Pelo exposto, considerando a sua missão e enquanto parceiro institucional, o IEFP, I.P., congratula a iniciativa promovida pela Fundação da Juventude, identificando-se com os seus propósitos, enquanto veículo de promoção do empreendedorismo, encarada como mais um mecanismo impulsionador e catalisador para a criação de empresas/do próprio emprego e de postos de trabalho diretos e/ou indiretos e, necessariamente, contribuindo para o incremento e renovação, designadamente das economias locais e regionais e do tecido empresarial envolvente.

Instituto do Emprego e da Formação Profissional, IP (IEFP, I.P.)

6

Page 8: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), enquanto entidade da administração pública responsável por executar e implementar as políticas públicas de juventude, felicita a Fundação da Juventude pela realização do 1º Concurso Jovens Empreendedores.O IPDJ, I.P. tem vindo a criar, por iniciativa própria ou em parceria com entidades públicas, estabelecimentos de ensino e sociedade civil, em linha com as prioridades europeias e nacionais, iniciativas que visam a promoção do emprego e do empreendedorismo para jovens, por isso é com entusiasmo que nos associamos à Fundação da Juventude neste projeto.

Desde 2008 tem criado programas ou apoiado iniciativas que promovem o emprego e o autoemprego. São exemplos: o Finicia Jovem, desenvolvido até 2012 para jovens entre os 18 e os 35 anos que tivessem completado o 12º ano de escolaridade; o INOVA que desde 2011, em conjunto com o IAPMEI, a DGE e a partir de 2014 também com a DGEstE e ANQEP, organiza um concurso de ideias onde se avaliam e premeiam ideias e projetos de inovação apresentados e desenvolvidos por jovens dos 6 aos 25 anos a frequentar o ensino básico ou o secundário.Presentemente, lançou o Empreende Já - RPGN, programa integrado na Garantia Jovem e parcialmente financiado pelo PO ISE. O Empreende já vem suceder à RPGN – Rede de Perceção e Gestão de Negócios realizada entre 2013 e 2015 no âmbito da iniciativa governamental Impulso Jovem.

O Empreende Já apoia projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social, a capacitação de jovens em situação NEET - aumentando os seus níveis de empregabilidade -, a constituição de empresas ou de entidades de economia social e a criação de postos de trabalho por e para jovens no contexto NEET. Este programa inova na introdução da dimensão da economia social, pretendendo adaptar a oferta do IPDJ, I.P. às novas dinâmicas do mercado de trabalho, no qual as entidades do sector social e solidário desempenham um papel cada vez mais preponderante.

A Fundação da Juventude é um exemplo de organização que o IPDJ, I.P. tem apoiado no que respeita a projetos e iniciativas na área de Emprego e Empreendedorismo. De entre aqueles, destacamos o PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, apoiado pelo IPDJ, I.P. desde 1993, permitindo que os jovens candidatos desempenhem tarefas de carácter profissional e aumentem os seus conhecimentos em ambiente real de trabalho.

Nesta medida o IPDJ, I.P. congratula-se com os resultados apresentados e associa-se a esta iniciativa destinada ao público jovem que frequenta o ensino secundário ou universitário, que nesta primeira edição envolveu 180 participantes, 74 projetos, 47 professores de 54 escolas participantes.

Desejamos que todos os participantes, alunos e professores, tenham encontrado um incentivo à participação e ao reforçar da sua cidadania, e, no domínio particular desta iniciativa, que contribua para o desenvolvimento sustentável, em áreas como a Economia Verde, as Indústrias Criativas e o desenvolvimento de soluções criativas e articuladas para os problemas sociais.

carlos Manuel Alves Pereira O Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude

carlos Manuel Alves Pereira

Mensagem

7

Page 9: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

PlAnTA dA MOSTRA

8

Page 10: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

PROGRAMA dA MOSTRA

SeGUndA-FeiRA5 de Junho

10h00 - 11h00 Chegada dos participantes e check-in

11h00 - 13h00 Montagem dos projetos/stands

15h00 cerimónia de Abertura

16h00 - 18h00 Visitas das escolas e do público

16h00 - 17h30Workshop “Empreender com sucesso no Alto Tâmega”

16h00 - 18h30Entrevistas do Júri aos projetos

TeRÇA-FeiRA6 de Junho

10h00 - 17h30 Entrevistas do Júri aos projetos

11h00 - 12h00Apresentação do concurso Santa Casa Challenge

10h00 - 17h30 Visitas das escolas e do público

15h00 - 18h30 Conferência | “Talk About Empreende Jovem”15h00 - 15h30 - Sessão de Abertura15h30 - 1ª Sessão | “Sou um Empreendedor?”16h15 - 2ª Sessão | “Eu sou um Agente de Mudança?”17h00 - 17h15 - INTERVALO17h15 - 18h00 - 3ª Sessão | “ Eu consegui”

18h00 - 21h00 Reunião do Júri

QUARTA-FeiRA7 de Junho

10h00 - 15h00 Visitas das escolas e do público

10h00 - 10h30 Conferência | “Talk About Empreende Jovem”10h00 - 11h15 - 4ª Sessão | “Tenho uma ideia, e agora?” 11h15 - 12h00 - 5ª Sessão | Empreendedorismo Social

15h00 - 16h30 Cerimónia Encerramento de Entrega de Prémios

16h30 Desmontagem dos projetos/stands

9

Page 11: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

dados estatísticos 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores

TOTAl de PROJeTOS 55

Total de Participantes (Jovens Empreendedores)Total de ProfessoresTotal de escolas Participantes

1364043

ÁReA de PROJeTO nº PROJeTOS

empreendedorismo criativoempreendedorismo Social

2728

distribuição dos Projetos por Área

MÉdiA de idAdeS 18

Média de idades dos Participantes

distribuição dos Participantes por Género

nº TOTAl 136

MasculinoFeminino

6670

(*) Estas estatísticas incluem os dados relativos ao Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e do Concurso de ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO.

cOncURSO JOvenS eMPReendedOReS

10

Page 12: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

diSTRiTO nº PROJeTOS POR diSTRiTO

AçoresAveiroBragaBragançacastelo BrancocoimbraFaroGuardalisboaPortalegrePortoSetúbal vila Realviseu

172115416118512

distribuição dos Projetos por distrito

(*) Estas estatísticas incluem os dados relativos ao Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e do Concurso de ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO.

eSTABeleciMenTO de enSinO nº PROJeTOS

Agrupamento de escolas de carrazeda de Ansiães Agrupamento de escolas de Ribeira de PenaATec - Academia de Formaçãoclara de Resendecolégio da imaculada conceiçãocolégio de São Gonçalocolégio luso internacional de Bragacolégio Paulo vicolégio valsassinaeptolivaescola Básica e Secundária de Búzioescola Básica e Secundária de Pinheiroescola Básica e Secundária Rodrigues de Freitasescola comércio de lisboaescola de comércio do Porto

114121111231111

distribuição dos Projetos por estabelecimento de ensino e distrito

Bragançavila RealSetúbalPortocoimbraPortoBragaPortolisboacoimbraAveiroPortoPortolisboaPorto

diSTRiTO

11

Page 13: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

nº PROJeTOS

114121111231111

eSTABeleciMenTO de enSinO nº PROJeTOS

1111211113111122111111111111

distribuição dos Projetos por estabelecimento de ensino

Escola Profissional da Serra da EstrelaEscola Profissional de Paços de BrandãoEscola Profissional de TondelaEscola Profissional de Vila Franca do CampoEscola Profissional Gustave Eiffel Escola Profissional Raul Dóriaescola Secundária clara de Resendeescola Secundária de Albufeiraescola Secundária de Ponte de Sorescola Secundária de vila Real de Santo AntónioEscola Secundaria Dr. Serafim Leite escola Secundária du Bocageescola Secundária Ferreira de castroescola Superior de comunicação Socialescola Superior de enfermagem do Portoescola Superior de Saúde de Santa Mariaescolas de Mangualdeexternato Marista de lisboaFaculdade de economia do PortoFaculdade de letras da Universidade do Portoinstituo Superior de Administração e Gestãoinstituto Politécnico do cávado e do Aveinstituto Superior contabilidade e Administração do Portoinstituto Superior de engenharia do PortoSecundária de Oliveira do BairroUniversidade da Beira interiorUniversidade de coimbraUniversidade do Porto

GuardaAveiroviseuAçoreslisboaPortoPortoFaroPortalegreFaroAveiroSetúbalAveirolisboaPortoPortoviseulisboaPortoPortoPortoBragaPortoPortoAveirocastelo BrancocoimbraPorto

diSTRiTO

(*) Estas estatísticas incluem os dados relativos ao Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e do Concurso de ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO. 12

Page 14: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Na 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores marcam presença os melhores projetos, avaliados e selecionados pelo Júri, numa primeira fase, e que participaram na 1ª edição do Concurso Nacional Jovens Empreendedores. Durante a presente Mostra Nacional, os projetos finalistas estarão em competição pela atribuição dos seguintes prémios:

Jovens do ensino Secundário:• 1º Prémio – €1.000 (mil euros)• 2º Prémio – €750 (setecentos e cinquenta euros)• 3º Prémio – €500 (quinhentos euros)• Prémio Especial Professor(a) - €250 (duzentos e cinquenta euros)

O Prémio Especial Professor(a) Coordenador(a) destinado ao(à) Professor(a) Coordenador(a) do projcto vencedor do 1º Prémio, destina-se a gratificar o empenho e a dedicação no acompanhamento do trabalho, valorizando, assim, a investigação aplicada em processos educativos regulares.

Jovens do ensino Superior:• 1º Prémio – €1.500 (mil e quinhentos euros) • 2º Prémio – €1.000 (mil euros)• 3º Prémio – €750 (setecentos e cinquenta euros)

Para além dos prémios principais, a Fundação da Juventude estabeleceu parcerias que permitem alargar o número de prémios a atribuir no âmbito do 1º concurso nacional Jovens empreendedores:• Prémio Especial Incubação StartUP Juventude – oferta até 3 vales de incubação gratuita por 6 meses nos Ninhos de Empresas do Porto ou Lisboa – StartUP Juventude – da Fundação da Juventude (prémio no valor de 2.100€ cada), para distinguir os trabalhos com maior potencial do impacto económico.• Prémio Especial Banco Santander Totta – oferta até 3 inscrições para o Programa “European Innovation Academy”, o maior acelerador universitário da Europa que decorrerá de 16 de Julho a 4 de Agosto 2017. Este Prémio, no valor de 1.500€ cada, será atribuído aos trabalhos mais Inovadores e Criativos.• Prémio Especial AppsFactory – Oferta da oportunidade de criar 6 App’s com os conteúdos dos Projetos de 3 equipas do Ensino Secundário e de 3 equipas do Ensino Superior, havendo ainda a possibilidade, mediante a qualidade final da APP, de serem publicadas nas Apps stores (iTunes – IOS) e Google Play (Android).

Prémios

13

Page 15: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

FJ- Fundação da Juventuderepresentada por Ricardo Carvalho

IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P.representada por José Augusto Vale

IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional I.Prepresentado por João Nobre

IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.representado por Carlos Alves Pereira

ScMl – Santa casa da Misericórdia de lisboarepresentada por Alexandra Rebelo

BST – Banco Santander Totta S.A.representado por Marcos Soares Ribeiro

AnJe – Associação nacional de Jovens empresáriosrepresentada por Rafael Rocha

AddicT - Agência para o desenvolvimento das indústrias criativasrepresentada por Carlos Abrunhosa de Brito

SHARe - Associação para a Partilha do conhecimento representada por Manuel Santos Carneiro

A avaliação e a seleção dos trabalhos são da responsabilidade de um Júri composto por pessoas de reconhecida competência e idoneidade, representantes das seguintes entidades:

Júri

14

Page 16: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

PROJeTO eMPReende JOveM

O Programa empreende Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto e da Fundação da Juventude e propõe-se desenvolver iniciativas continuadas que visam a promoção de uma cultura empreendedora junto dos jovens promovendo e afirmando a Cidade do Porto como cidade de referência no Empreendedorismo Jovem.

A implementação do Programa empreende Jovem tem como objeto prosseguir a missão da Fundação que se consubstancia na formação e inserção de jovens na vida adulta e profissional em especial através do fomento e difusão de projetos e atividades formativas complementares na área da educação não formal, do empreendedorismo jovem, da empregabilidade juvenil e do desenvolvimento de competências dos jovens em geral.

este Programa destina-se aos:• Jovens com vontade de melhorar as suas competências empreendedoras, a residir e/ou a estudar no Porto;• Jovens que desejem dinamizar uma ideia de negócio na cidade do Porto;• Jovens que pretendam obter informações sobre a temática do empreendedorismo jovem. As principais iniciativas deste Projeto são:• Plataforma Empreende Jovem | www.empreendejovem.pt• Roteiro do Empreendedorismo | Move Your Way @ Porto• Concurso de Ideias | Jovem Empreende @ Porto• Semana do Empreendedorismo Jovem• Programa Anual de Formação e Mentoring | Programa Eleva @ Porto

Até Junho de 2017, a Fundação lançou a Plataforma Empreende Jovem (www.empreendejovem.pt), implementou o Roteiro do Empreendedorismo | Move Your Way @ Porto que se desenvolveu nas escolas secundárias e profissionais do Porto, promoveu o Concurso de Ideias Jovem Empreende @ Porto, cujos projetos selecionados integram a 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores e promove, de 5 a 7 de Junho, a Semana do Empreendedorismo na qual se integra a Mostra Nacional Jovens Empreendedores e a Conferência “Talk About Empreende Jovem”.

ATividAde | indicAdOR

MOve YOUR WAY @ PORTO | escolas ParticipantesMOve YOUR WAY @ PORTO | Alunos ParticipantesMOve YOUR WAY @ PORTO | Roteiros desenvolvidosJOveM eMPReende @ PORTO | Projetos Participantes na Mostra

10354 536

empreende Jovem em números

15

Page 17: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Na 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores também marcam presença os melhores projetos do Concurso de Ideias Jovem Empreende @ Porto, no âmbito do projeto Empreende Jovem, desenvolvido pela Fundação da Juventude e pelo Município do Porto, e durante a qual serão atribuídos os prémios aos melhores projetos:

Jovens do ensino Secundário:• 1º Prémio – €750 (setecentos e cinquenta euros)• 2º Prémio – €500 (quinhentos euros)• Prémio Especial Professor(a) - €250 (duzentos e cinquenta euros)

O Prémio Especial Professor(a) Coordenador(a) destinado ao(à) Professor(a) Coordenador(a) do projeto vencedor do 1º Prémio, destina-se a gratificar o empenho e a dedicação no acompanhamento do trabalho, valorizando, assim, a investigação aplicada em processos educativos regulares.

Jovens do ensino Superior:• 1º Prémio – €1.000 (mil euros)• 2º Prémio – €750 (setecentos e cinquenta euros• Possibilidade de incubação dos Projetos premiados no 1º e 2º lugar durante seis meses na StartUP Juventude - Ninho de Empresas do Porto.

Prémios

Prémio especial Professor(a)

Prémio especial

incubaçãoStartup

Juventude

16

Page 18: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

FJ- Fundação da Juventuderepresentada por Ricardo Carvalho

cMP – câmara Municipal do Portorepresentada por Guilhermina Rego

IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P.representada por José Augusto Vale

IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.representado por Carlos Alves Pereira

SHARe - Associação para a Partilha do conhecimento representada por Manuel Santos Carneiro

Júri

A avaliação e a seleção dos trabalhos são da responsabilidade de um Júri composto por pessoas de reconhecida competência e idoneidade, representantes das seguintes entidades:

17

Page 19: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

PROJeTOS e PARTiciPAnTeS

empreendedorismo criativoEnsino Superior

Precisa de uma babysitter? Está sem tempo livre? Nós temos a solução. Descarregue a nossa aplicação e veja o book das nossas

babysitters. Lá encontrará toda a informação necessária para a sua escolha. A aplicação 24nanny permite aos cuidadores de uma

criança contratarem uma babaysitter de uma forma rápida, cómoda e fácil. Para isto basta terem um telemóvel com acesso a

internet e descarregar a aplicação 24nanny. A aplicação estará disponível, numa fase inicial, na Play Store para Android e na App

Store para Iphone. Quando a aplicação for aberta, vai pedir para seleccionar qual o tipo de horário em que é pretendido o serviço

de babysititng e, em seguida, vai aparecer uma série de perfis, um género de book referente às babysitters disponíveis para a zona

onde o cliente se encontra e para a hora solicitada. Serão selecionadas previamente as bybysitters pela nossa equipa e estas

obrigatoriamente terão que apresentar qualificações e recomendações para estarem inscritas na base de dados.

24nanny - A Babysitter ideal para si à distância de um click

Autores: Catarina Filipa Alves Soares, Andreia Filipa Soares Gonçalves, Cristiana Raquel Campos Cascais

Professor coordenador: Marina Caldas Machado

escola: Escola Superior de Saúde de Santa Maria

O Ateliê Criativo é um centro multiuso de cultura e arte a ser instalado na cidade de Lisboa, Portugal, voltado para a capacitação,

criação, desenvolvimento, produção e exposição artística, em especial dos campos de Arquitetura, Design, Marketing/Publicidade,

Artes Plásticas e Fotografia.

O Ateliê procura suprir algumas das demandas dos estudantes e profissionais relacionados às áreas citadas ao promover Workshops

de capacitação, oferecer espaços de Coworking preparados para a produção artística, oficina de fabricação digital, galeria de arte e

loja para exposição e venda de trabalhos.

Além das suas principais atividades, o Ateliê está disponível para receber palestras, debates e apresentações artísticas. Por

meio deste espaço dinâmico, diverso e movimentado procura-se a integração e desenvolvimento dos setores artísticos entre si, a

aproximação do público em geral com as artes e a valorização do Ateliê.

Ateliê criativo

Autores: Felipe Hanna Corrêa

Professor coordenador: José Pedro Ovelheiro Marques de Sousa

escola: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

18

Page 20: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

A Espigoneta - fried & grilled, é uma solução que vem colmatar um problema recorrente nos Festivais rurais: inexistência, ou quase,

na sua área de food court, de produtos alimentares saudáveis, ligados à tradição e à agricultura.

Atualmente, a população, em particular os jovens entre os 18 e os 35 anos, têm consciência da importância de uma alimentação

equilibrada e saudável nos seus hábitos de consumo. Procuram produtos naturais e evitam produtos altamente calóricos. Excetuando

as pipocas, o milho não é muito popular neste tipo de eventos. Contudo, o milho é uma poderosa fonte energética, é muito nutritivo

e é fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano.

Surge assim o conceito da Espigoneta, destinado a disponibilizar espigas de milho, salgadas ou doces, com base numa proposta

jovial, arrojada e saudável. Nos Festivais de Música, Festivais Populares e Semanas Académicas, de evento em evento, a começar

no Norte do País, a Espigoneta, através da sua “carrinha pão de forma” amarela, de design criativo, apresenta deliciosas espigas de

milho, lança desafios e cria jogos de interatividade.

espigoneta

Autores: Carolina Araújo da Cunha Ribas, Sara Rita da Silva Lemos de Moura, Mariana Daniela Magalhães Moreira

Professor coordenador: Teresa Maria Leitão Dieguez

escola: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

A Layover Portugal surge da necessidade de ocupar o tempo de escala entre voos de forma enriquecedora e divertida, visitando

Lisboa. Assim, os viajantes que têm uma escala superior a 6 horas em Lisboa, terão à vários packs especiais, que permitem ter

uma experiência embora rápida mas inesquecível em Lisboa. A nossa equipa encarregue-se de ir buscar os viajantes ao aeroporto,

levá-los ao local escolhido, fazer com que tenham uma boa experiência em Lisboa e levá-los de volta ao aeroporto a tempo do voo

de regresso. Assim, sem preocupações, os viajantes podem desfrutar de uma experiência única em Lisboa.

layover Portugal

Autores: Sofia de Brito Soares Ferreirinho

escola: Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa

MedBox é a solução do presente a pensar no futuro. O produto é constituído por uma caixa eletrónica de medicamentos e por uma

aplicação.

A caixa, de formato circular e com seis compartimentos, foi pensada para ser prática e rigorosa. Ela abre só na hora da toma dos

medicamentos, não permite a sua abertura de forma manual, e tem um aviso que poderá ser luminoso, sonoro e/ou vibratório ativado

na hora da toma. A reposição de medicamentos é feita de maneira segura, com o auxílio da aplicação.

A aplicação, além de controlar a caixa, tem outras funções como armazenar informações dos medicamentos, informações acerca

da ficha médica do utilizador, permitir fazer registos e também a possibilidade de acrescentar medicamentos à lista por pessoas

utilizando o código de barras e a câmara do telemóvel.

MedBOX - A Solução do Presente a Pensar no Futuro

Autores: Mariana Alexandra Condeça Garcez, Diana Sofia Fontes da Mota, Catarina da Silva Cardoso

Professor coordenador: Marina Caldas Machado

escola: Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto

19

Page 21: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

OmniTravel é um serviço de transporte pessoal de malas, a ser usado em grandes estabelecimentos, como aeroportos ou estações

de caminhos-de-ferro. Consiste na existência de OmniSpots, onde podem ser alugados dispositivos de transporte de mala, os

OmniBots, que consistem numa base inteligente com rodas motorizadas. O utilizador põe a mala no OmniBot e o mesmo segue-o

sem ter que ser empurrado. Depois da utilização do OmniBot, o utilizador devolve o OmniBot ao mesmo ou a outro OmniSpot. Isto

permite que o transporte de malas seja feito com menos esforço do utilizador, sem ser necessário gastar uma grande quantia de

dinheiro a comprar uma mala ou base para malas inteligente.

Omnitravel

Autores: Ana Beatriz Pires Quelhas, Cláudio Filipe Prata Gomes, Joana Garcia Lameiras

escola: Universidade de Coimbra

A Aplicação Mobile para Motociclos foi concebida para garantir a segurança dos motociclistas bem como alertar e solucionar

pequenos problemas que tendem a surgir. Tem como potenciais clientes qualquer condutor/proprietário de motociclos, uma vez

que pode ser implementada em todo e qualquer motociclo de duas, três ou quatro rodas. Este serviço é melhor do que qualquer

outro existente até ao momento, uma vez que consegue juntar três opções numa única aplicação para qualquer o smartphone,

nomeadamente: Sistema de Controlo do depósito - Monitorização dos Consumos de combustível ou energia (elétrica), bem como

alertar quando o combustível se encontra abaixo de um certo limite; Sistema de Localização do motociclo e do capacete; Sistema

de Segurança - Alerta quando o capacete está ou não colocado, enquanto o motociclo se encontrar em funcionamento (semelhante

ao dos cintos nos automóveis).

Pamile - Aplicação Mobile para Motociclos

Autores: Leonel Filipe Santos Patrício; Miguel Ângelo da Silva Dias; Patrícia Miguel Rego Neves

Professor coordenador: A. Santos Neves

escola: Instituto Superior de Engenharia do Porto

Guia do Azulejo na Cidade realça a existência do Azulejo na cidade do Porto. Foi a pensar na sua proteção que desenvolvemos este

projeto que se reflete numa ferramenta útil, interativa e informativa, dotada de uma abordagem patrimonial inovadora, produzindo

um roteiro estruturado do património azulejar na cidade do Porto. É um projeto que estará sempre em atualização e evolução, o

que levará ao seu constante progresso, tendo a possibilidade de a médio e longo prazo ser enriquecido. O Guia elenca uma série de

conjuntos azulejares com o intuito de desenvolver circuitos livres e permitir o conhecimento do mais variado património portuense.

Damos possibilidade ao utilizador de construir o seu próprio itinerário, ao mesmo tempo que sugerimos percursos específicos, desde

cronológicos a temáticos.

Reflexo(s) do Porto: Guia do Azulejo da Cidade

Autores: Nisa Pereira Félix da Rocha

escola: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

20

Page 22: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

A ZARK é uma plataforma de agenciamento destinada a jogadores de eSports que pretende ligar os jogadores ao seu público no

espaço digital, às equipas e ao mercado empresarial.

Acreditamos na necessidade de desenvolver a marca pessoal do jogador de eSports nas plataformas digitais para potenciar a sua

longevidade e para o tornar mais atrativo a investimento do tecido empresarial

ZARK

Autores: Carlos Manuel Gandra de Bastos Ferreira; Duarte Nuno Barbosa Teixeira Martins

Professor coordenador: Tiago Nuno Vilaverde Pinto Gomes (ISEP) / Maria Antónia Rodrigues (Coordenadora Marketing ISCAP)

escola: Instituto Superior Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Superior de Engenharia do Porto

empreendedorismo criativoEnsino Secundário

Quem é que nunca passou pela aflição de não saber o que oferecer a alguém sem repetir clichés? Daqui, nasce o nosso conceito,

uma loja de presentes personalizados e criativos. Através do design dos nossos produtos pretendemos que a marca seja associada

a emoção, a personalização, a exclusividade, a diversão e a momentos especiais que devem ser compartilhados com alegria no

quotidiano das pessoas. Criamos muito mais do que presentes, criamos momentos de alegria e de emoção. Ajudamos a expressar

sentimentos. Damos palavras a quem não consegue se expressar. Provocamos risos e gargalhadas. Os nossos produtos são

exclusivos, divertidos e repletos de sentimento. Celebram a amizade, o carinho e o amor. Ajudam a reaver lembranças e a construir

novas histórias. Com os nossos produtos, ajudamos a fazer do mundo um lugar melhor, mais leve, divertido e colorido. Um lugar

repleto de momentos memoráveis, onde a alegria, o amor e a emoção estão sempre presentes. Amora, presentes amorosos.

Amora

Autores: Sofia Filipa Cadete Ferreira e Ana Lúcia Ribeiro Soares

Professor coordenador: Marta Silva

escola: Escola Profissional de Paços de Brandão

21

Page 23: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

O BipCook é um produto inovador que tem como principal objetivo ajudar as pessoas no seu dia-a-dia enquanto cozinham evitando

desastres tais como o fogão sujo, libertação de gás, proporcionando assim uma maior segurança na confeção da refeição.

Consiste num dispositivo universal que é colocado na extremidade das panelas e que tem como objetivo alertar os utilizadores

quando o líquido da panela estiver prestes a verter, ajudando assim na prevenção deste mesmo problema. Isto será possível através

da emissão de um sinal sonoro.

BipCook o som que chama por si!

Bipcook

Autores: Mafalda Amaro, Afonso Duarte Leitão dos Santos e Alukene Monteiro Garcia

Professor coordenador: Patrícia Lima

escola: Escola de Comércio de Lisboa

O bubble tea, o produto que nos propusemos a explorar, consiste numa bebida baseada no chá que terá surgido em Taiwan na

década de 80. As receitas tradicionais do bubble tea taiwanês consistem de uma mistura de chá, leite, e xarope ou sumo de fruta,

à qual são adicionadas pequenas pérolas negras de tapioca, de textura elástica e previamente açucaradas, que absorvem o sabor

do líquido em seu redor.

O actual mercado de bebidas surge desprovido de opções direccionadas para os jovens, para além dos refrigerantes e das bebidas

frias com base em café ou dos produtos lácteos. Consideramos, portanto, que se trata de uma oportunidade de negócio pronta a ser

explorada por aqueles com capacidade de atrair o consumo dos mais jovens.

A nossa empresa, Bubba, encontra-se dotada de um produto com capacidade de crescimento exponencial do consumo, associado a

um conhecimento das tendências atuais por parte dos seus colaboradores. Através de uma presença forte nas redes sociais, iremos

tomar o mercado.

Bubba - Bubble Tea em Portugal

Autores: Duarte Quitari Godinho Barbosa e Luís Baltazar Blanquet

Professor coordenador: Armindo Lopes

escola: Colégio Paulo VI, Gondomar

A COZY SUMMER é uma marca inovadora e criativa inserida no mercado têxtil tendo como objetivo proporcionar uma maior

comodidade aos banhistas.

A FUNSAND é uma toalha de praia desenvolvida pela COZY SUMMER que apresenta como proposta de valor o facto de ser composta

por uma face com tecido resinado e impermeável que não permite a aderência da areia e a outra face com um tecido turco,

permitindo uma fácil limpeza e aquecimento corporal.

A gama de produtos da COZY SUMMER é complementada com uma almofada e um par de alças que facilitam o transporte da

FUNSAND, sendo disponibilizado aos consumidores a hipótese de personalização de todos os produtos.

coziSummer

Autores: Mariana da Silva Lopes Fernandes e Andreia Filipa Patrício Baleiras

Professor coordenador: Vânia Costa e João Almeida

escola: Escola Profissional Gustave Eiffel, Lisboa

22

Page 24: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

A nossa região, Viseu CIM Dão-Lafões, tem um enorme potencial, no entanto após realizarmos uma análise detalhada percebemos

que não estava a ser aproveitado da melhor forma daí criarmos um novo ícone gastronómico representativo da nossa cidade, que

acima de tudo possuísse ótimas propriedades nutricionais (através da maçã).

O nosso projeto consiste na junção de um doce típico inglês com alguns produtos da nossa região, como a maçã da beira alta e o

queijo da Serra, bem como mirtilos ou mel para dar um toque mais autêntico ao nosso doce.

Este doce denomina-se por Crostel, que provém de um ícone turístico da nossa cidade, a Senhora do Castelo (Castel).

crostels

Autores: Ana Raquel Sequeira Constantino, Daniela Margarida Pereira Rodrigues e Catarina Sofia Fernandes Santos Morais

Professor coordenador: Sara Vermelho

escola: Escolas de Mangualde

O nosso serviço, intitulado “Cuisine +”, faria muito mais do que confecionar e servir uma refeição. Nós seríamos especializados em

jantares/eventos temáticos, ou seja, para além de fazer todas as compras necessárias para a refeição, iríamos confecionar e servir,

no entanto, também decorávamos o espaço de acordo com o tema do jantar/evento, disponibilizando ainda toda a indumentária

necessária para que anfitriões e convidados estivessem caracterizados de acordo com o tema.

Paralelamente, disponibilizaríamos ainda um serviço de baby-sitter, de modo a que os adultos tivessem oportunidade de desfrutar

da refeição sem terem de se preocupar com as crianças.

Finalizado o evento, a equipa deixaria a casa/espaço de realização do evento limpo e arrumado.

Logicamente que este projeto não se cingiria apenas a casas particulares. Este tipo de serviço poderia ser alargado a empresas,

fundações, entidades públicas (museus, centros interpretação …), etc.

Cuisine + (Plus)

Autores: Lucília Conceição Cardoso Moura, Luís Filipe Costa Belo e André Ramiro Francisco

Professor coordenador: Luís Lourenço

escola: Colégio da Imaculada Conceição, Cernache, Coimbra

O Energetic Stick tem por objetivo a produção de eletricidade de forma natural, através do movimento, aliado às atividades de tempo

livre, desporto e aventura. Os objetivos do projeto consistem em, por um lado, desenvolver um produto de baixo custo e com elevado

nível de eficiência e, por outro, apostar numa ideia de negócio com altas expetativas ambientais e de promoção de hábitos de vida

saudável. Neste âmbito criamos um modelo de bastão de caminhada energético ao que associamos a marca Energetic Stick. A

inovação do produto está, assim, relacionada com o facto de acoplarmos a um bastão de caminhada usual um sistema de produção

de energia a partir do movimento linear proveniente da sua utilização aquando da caminhada. Associada a esta unidade instalamos

baterias onde fica armazenada toda a energia produzida, que poderá ser utilizada para, por exemplo, iluminar o caminho, ou sinalizar,

carregar telemóveis ou até mesmo ouvir música enquanto o seu utilizador desfruta de um passeio.

energetic Stick

Autores: Alfredo Marinho e Leandro Leite

Professor coordenador: Domingos Mendes

escola: Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

23

Page 25: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

A nossa ideia consiste na construção de um rato diferente dos usuais baseado num sistema de sensores de posicionamento

tridimensional para pessoas com deficiências físicas que as impedem de o utilizar. Para pessoas com mobilidade limitada isso pode

ser obtido pelo movimento de outras partes do corpo, como a cabeça, um joelho, o pé, um braço. A sensibilidade do dispositivo deve

poder ser ajustada para comodidade de cada utilizador em particular. A solução para o “click” do rato também dependerá do nível de

mobilidade do utilizador, desde um botão operado, por exemplo, pelo pé ou pela manutenção da seta apontadora no ecrã durante um

determinado período de tempo. Poderá ainda, funcionar como dispositivo apontador num telemóvel android.

Andymouse

Autores: Júlio César Queirós Salema, José Ricardo Martins Teixeira e Marco André Fazenda Henriques

Professor coordenador: José António Fava dos Santos

escola: Escola Secundaria de Vila Real de Santo António

O projeto ESCAPA TE é o nome do projeto, devido ao facto de querer atribuir prémios associados aos recursos turísticos do interior

alentejano; a ideia consiste na venda de uma raspadinha do turismo, que possa oferecer produtos / recursos turísticos de qualidade,

existentes no interior alentejano.

Os prémios poderão ser de diferentes formas, sendo essencialmente construídos por:

• Estadias em unidades de alojamento (Hotéis e Casas de Turismo Rural);

• Refeições típicas em restaurantes da região, analisados por região em diferentes fases;

• Experiências diferenciadoras, que podem ser constituídas por produtos turísticos de qualidade, usufruindo de diferentes

experiências;

• Entradas em espaços temáticos, culturais, entre outros.

eScAPA Te

Autores: Catarina Andreia Tomás Torres, Simaura Patrícia Dias Gomes e Vânia Isabel Rodrigues Rosário

Professor coordenador: Jorge Mateus Simão dos Santos

escola: Escola Secundária de Ponte de Sor

As caixas herméticas para armazenamento de alimentos são um elemento chave em qualquer casa pois são objetos que nos permitem

transportar, arrumar e armazenar alimentos mais facilmente, devido à sua forma e ao facto de serem totalmente selados. No entanto,

a sua arrumação quando estas se encontram vazias é um desafio diário. O produto por nós criado, Happa, é uma caixa hermética para

embalamento de alimentos com a característica de ser dobrável, de maneira a torná-la mais compacta e a facilitar a sua arrumação e

portabilidade.

Fold it

Autores: Alexandra Pereira de Jesus Morais e Miguel de Oliveira Ribeiro

Professor coordenador: Maria João Sarmento

escola: Escola Secundária Clara de Resende, Porto

24

Page 26: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Genes da Serra é um projeto de empreendedorismo cuja proposta de valor se baseia na criação de uma fralda através do

reaproveitamento da lã de velo curto da ovelha bordeleira, sendo esta rica em lanolina (com propriedades antibacterianas).

É uma fralda ecológica, lavável, adaptável ao tamanho do bebé, tem um revestimento flexível e uma taxa de recuperação de

humidade três vezes superior à do algodão. Não obstante à proposta de valor consideram-se atividades chave a resolução de um

problema económico (custo das fraldas descartáveis) e a resolução de um problema ambiental (tempo de decomposição das fraldas

descartáveis).

Genes da Serra

Autores: Bruno Filipe Antunes Paulino, Catarina Raquel Vicente Costa e Carlos Eduardo Freitas Quintino

Professor coordenador: Honorata dos Santos Costa Pereira

escola: Escola Profissional De Oliveira Do Hospital, Tábua e Arganil

Somos um grupo de alunos do Colégio Valsassina do 12º ano do curso de Artes Visuais. Levantámos o problema de que a arte não

era dirigida a todas as crianças, nomeadamente a crianças com deficiência visual, por isso surgiu-nos a ideia de criar um kit com

diferentes materiais. Tem como objetivo despertar sensações como, o olfato, o tato e a audição. O nosso projeto tem como público-

alvo crianças maiores de 4 anos, estando adaptado àquelas com deficiência visual. O kit artístico constituído por tintas com aromas,

ilustrações texturadas com diferentes temas. Como o público-alvo ainda não lê, as instruções e descrição do produto vão estar num

formato CD áudio. O produto chama-se “Atelier TOK’ART- Pintura”. O nome “TOK’ ART” é a junção da onomatopeia TOK, de som com

o toque de tocar e com a palavra arte.

Ao fazermos uma pesquisa de mercado identificámo-nos com a marca “Science 4 You” à qual gostaríamos de nos associar.

Kit Artístico TOK’ ART - Pintura

Autores: Beatriz Pereira, Beatriz Neto e Rita Marques

Professor coordenador: Mafalda Simas

escola: Colégio Valsassina, Lisboa

O grande propósito da empresa “+ Sabores,Lda” é a criação de pratos e sumos naturais feitos a partir de produtos biológicos,

direcionados, sobretudo, para as crianças e para as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten. A empresa pretende adaptar cada

um dos pratos de refeições às características de cada um dos seus clientes.

Esta pretende distribuir os seus produtos através da sua loja própria, assim como, através de sinergias que realize com algumas

superfícies comerciais, as quais lhe permitirão chegar a um maior número de pessoas e, consequentemente, aumentar o seu volume

de vendas.

+ Sabores lda

Autores: Sara Sofia Daniel Mariano Novais Nogueira e Patrícia Susana Ribeiro Teixeira

Professor coordenador: Rui Canossa

escola: Colégio de São Gonçalo, Amarante

25

Page 27: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Com este projeto pretende-se aliar a matemática ao turismo com recurso a uma plataforma on-line, acessível por códigos QR

através de smartphones e tablets, constituindo uma nova forma de promover o conhecimento do património cultural, como da

própria matemática. Ao criar este espaço virtual qualquer turista pode planear e organizar as suas visitas, uma vez que a plataforma

criada integra ainda outras hiperligações que o direcionam para os sites dos diferentes operadores turísticos existentes no mercado.

Esta proposta pretende, assim, atingir não só o habitual turista que procura descobrir os locais e patrimónios já referenciados, mas

também aqueles que procuram realizar um turismo que quebre a rotina habitual dos itinerários pré-definidos, conquistando um

público mais exigente a nível cultural e científico.

Mathematical Tourism: with only a click!

Autores: Francisco Miguel Rocha Lopes, João Pedro Nunes Soares e Tiago António da Silva Soares

Professor coordenador: Paulo Gil

escola: Escola Básica e Secundária de Pinheiro, Termas de S. Vicente, Penafiel

Ter um animal de estimação é algo que muitas pessoas ambicionam, mas os amimais não são objectos eles carecem de muita

dedicação e responsabilidade, dando-nos em troca sem regatear afectos e amizade em todos os momentos.

Com o nosso projecto alimentar, comunicar ou controlar visualmente o seu animal de estimação ao alcance dum click, em qualquer

ponto do mundo.

Este projecto pode proporcionar a que mais pessoas possam adoptar novos animais, mas devido à nova legislação da protecção

animal este projecto pode tornar-se uma ferramenta eficaz para evitar situações desagradáveis.

O fato de este projecto ser modular permite a sua aquisição faseada ou de acordo com as necessidades do animal.

PetSitter

Autores: Nuno Rafael Marques da Silva, Diogo Carvalho Rodrigues e Catarina Alexandra Borges Correia

Professor coordenador: Mário José Azevedo da Silva

escola: Escola Profissional da Serra da Estrela

Muito direcionado para o turismo e para a promoção dos produtos típicos dos Açores, o nosso produto tem como principais objetivos

apresentar uma mais-valia significativa para o leite dos Açores, que sofreram um grande revés com o fim das quotas leiteiras e

apresentar a confeção artesanal de produtos lacticínios de qualidade como alternativa para os lavradores açorianos.

Resultado do melhor leite açoriano e do seu “banho” na mítica “água azeda das Furnas”, o Queijo do Vale tem características que o

tornam único e inimitável. A sua textura amanteigada, mas consistente e o seu leve aroma a ferro resultam num produto genuíno e

conta a quem o prova um pouco da história do Vale das Furnas.

Fruto do esforço de uma jovem empreendedora, o Queijo do Vale é já classificado como um produto de excelência na área dos queijos

amanteigados.

Queijo do vale

Autores: Paula Cristina Costa Rego e Ana Rita Bento Ferreira

Professor coordenador: Eládio João Medeiros Braga

escola: Escola Profissional de Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, Açores

26

Page 28: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

O projeto Quicly Heal teve como finalidade a determinação da actividade antibacteriana, de diferentes extratos alcoólicos obtidos

da planta Celidónia Magus a fim de produzir uma solução desinfetante, isenta de iodo, que pudesse substituir as existentes no

mercado. Por outro lado, pretendeu-se desenvolver um compósito biodegradável, a partir do extrato da planta e resíduos de batata,

para substituir os atuais pensos rápidos. Estes pensos têm ainda no seu interior uma película impregnada de solução desinfetante,

desta forma quando se coloca o penso sobre uma lesão da epiderme, para além de estancar a hemorragia e proteger a ferida, este

penso ainda a desinfeta.

Assim, desenvolveu-se um modelo de negócio cuja proposta de valor se baseia na criação de produtos na área da saúde 100%

naturais utilizados para o tratamento de lesões na epiderme. Os nossos produtos apresentam – se no mercado sobre a forma de uns

pensos biodegradáveis e uma solução desinfetante com propriedades antibacterianas.

Quickly heal

Autores: Bruno Filipe Antunes Paulino, Catarina Raquel Vicente Costa e Carlos Eduardo Freitas Quintino

Professor coordenador: Honorata dos Santos Costa Pereira

escola: Escola Profissional De Oliveira Do Hospital, Tábua e Arganil

Cansado de ter de comparar os preços de vários transportes cada vez que viaja, há procura do mais barato em plena época alta?

Tenta, tenta e tenta e acaba por escolher o primeiro que lhe aparece, arriscando assim perder algumas dezenas de euros?

Nós temos a solução para o seu problema: Uma aplicação que lhe diz qual o transporte mais barato, qual o mais rápido e ainda,

qual oferece a melhor classe ao melhor preço! Boa, prática e acima de tudo, gratuita. Tudo isto à distância de um “download” na

sua loja de aplicações.

T.Y.MAGE -Comparados de Transportes

Autores: João Miguel da Costa Guerreiro, Elias Manuel António de Palma e Pedro Miguel Ferramacho Estêvão

Professor coordenador: Luís Miguel Neves

escola: Escola Secundária de Vila Real de Santo António

Todas as empresas, no seu ciclo natural de crescimento, deparam-se com os problemas que as tarefas administrativas acarretam,

pela sua natureza morosa, sem acrescentar qualquer valor. No entanto, estas tarefas são fundamentais para o correto funcionamento

das empresas e, por diversas vezes, são postas de parte, gerando grandes desperdícios de tempo e recursos. O método da XCelling

vai ajudar a transformar os seus processos numa máquina eficiente, capaz de reduzir até 90% do tempo de execução da tarefa,

com uma margem de erro nula. O nosso objetivo passa por trabalhar em conjunto com os nossos clientes para analisar todos os

processos administrativos e encontrar formas alternativas para executar essas tarefas de uma forma muito mais rápida e sem erros.

O método encontrado será desenvolvido através de uma aplicação que será executada através do Microsoft Excel.

Xcelling

Autores: Miguel José de Lacerda e Megre Jordão Duarte, Francisco José Guedes de Melo Aguiar e David Yanovich Bushkovskiy Semeniuk

Professor coordenador: Maria João Sarmento

escola: Escola Secundária Clara de Resende, Porto

27

Page 29: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

empreendedorismo Social

Todos os anos, na altura das férias de Verão, o abandono animal aumenta. A ideia consiste na criação de um site de intercâmbio de

cães, destinado a períodos em que os donos não podem tomar conta deles nem têm ninguém que cuide deles. Estes períodos seriam

em épocas de férias ou noutras situações da vida de cada família, visando assim combater a grande problemática social que é o

abandono dos animais durante os períodos de férias, mais especificamente, os cães.

Em opção, o site reúne e avalia todo um conjunto de hotéis caninos, canis municipais e associações de animais com as condições

básicas necessárias, vagas e preços para que as pessoas possam encontrar toda a informação num só lugar sem ser preciso fazer

muita pesquisa. Esses hotéis caninos e albergues de animais seriam os patrocinadores do site Dog’Surfing que pagariam uma

quantia por mês/ano para que o seu nome estivesse na lista do site e assim sustentando os custos da criação do site. Pretende-se

assim diminuir o impacto social.

Dog’surfing

Autores: Ana Sofia Azevedo Moreira, Diana Catarina Sousa Beleza, Cátia Andreia Rocha Gomes

Professor coordenador: Tiago Ferreira

escola: Escola Superior de Enfermagem do Porto

Ensino Superior

Um turista chegou ao Porto no seu carro e teve a sorte de o conseguir estacionar em frente ao Tribunal, efetuando o pagamento do

parquímetro. Dirigiu-se à Torre dos Clérigos e subiu sem precisar de bilhete. No cimo, partilhou com os restantes visitantes do Porto

uma bela foto. Depois disso, decidiu alugar uma bicicleta e descer até à Marginal e visitou o museu do Vinho do Porto. Depositou

a bicicleta, e aproveitou a boleia do Funicular dos Guindais para a Batalha. Quando a fome apertou, escolheu um restaurante que o

agradou e teve, inclusive um desconto. Como adorou a cidade, decidiu ficar mais um dia hospedado num hotel pertíssimo da Avenida

dos Aliados.

Esta podia ser a história de um dia de um turista normal na cidade do Porto, que só foi possível por ele ter utilizado a nossa app, no

mínimo, 7 vezes. Curiosos? Acompanhem-me no “OPorto para ti”.

OPorto para Ti

Autores: Hugo Miguel Alves Gaspar Moinhos de Matos

Professor coordenador: Bruno Vieira

escola: Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto

28

Page 30: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Momentos d’ Alma é um projeto em construção que proporcionará a crianças momentos inesquecíveis.

Apostamos num modelo de venda, em que alguém dá a alguém, ou seja na compra de um momento, uma criança em risco social

receberá 1 das 3 experiências mencionadas no desenvolvimento do trabalho.

Com estas experiências, as pessoas irão divertir-se, usufruir de novos conhecimentos, abrir os seus horizontes e o que nos diferencia

de outras empresas é o facto de transformamos a vida não só de 1 pessoa, mas de 2.

Momentos d’Alma

Autores: Joana Filipa Pinto Soares, Leonor Vanessa Teixeira Monteiro

escola: Escola Superior de Enfermagem do Porto

A ideia do projeto consiste em recolher óleo usado em cozinhas para assim criar um novo produto, um sabonete que vem em folha

e em rolo, já pontilhado para ser destacado. O Sabonete Higiénico surge como uma alternativa ao sabonete em barra e ao sabonete

líquido, visto que ambos possuem falhas consideráveis. Por um e de acordo com especialistas, o sabonete em barra é uma fonte

de bactérias, podendo ser prejudicial à saúde, por outro lado e dado que o sabonete liquido dificulta a precisão da quantidade a se

usar e devido à sua composição, o uso do sabão liquido deixa resíduos no corpo, que exige tempo extra para enxaguar e assim um

desperdício de água. Outra questão muito importante é que por o produto ser feito com óleo usado, contribui para o meio ambiente,

já que um litro de óleo descartado de forma errada é possível contaminar mais de 1milhão de litros de água, nosso solos e ares. Um

produto que não seja só uma inovação, mas também seja sustentável

Sabonete Higiénico - O Sabonete numa nova forma

Autores: : Ana Lúcia Costa de Sousa

escola: Faculdade de Economia do Porto

Este projeto tem como base a criação de um dispositivo médico não invasivo com o objetivo de ajudar o utilizador a compreender

melhor os processos que o levam a ter uma postura mais correta. É igualmente importante a sensibilização para os benefícios da

adoção de uma boa postura para a sua qualidade de vida, tanto a nível fisiológico como psicológico. O dispositivo não tem o propósito

de efetuar diagnóstico, mas, através de uma monitorização contínua, incentivar à adoção de uma postura que evite que o utilizador

possa vir a ter dores crónicas ou outras patologias. Pretendemos também criar uma componente de aplicação para smartphone de

forma a alertar quando o utilizador está com uma postura incorreta por um período de tempo relevante, enviando notificações que

efetuem sugestões de exercício físico ligeiro de forma a que o utilizador mantenha o nível de atividade recomendado de modo a evitar

encurtamentos e atrofia muscular, que dificultem a adoção de postura correta no dia-a-dia.

life Posture - dispositivo de Monitorizaçãode Postura

Autores: João Paulo Andrade Devezas, Joana Filipa Lopes Rodrigues, Ana Raquel Costa Assunção

Professor coordenador: Paulo Fazendeiro

escola: Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior

29

Page 31: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

empreendedorismo Social

Ensino Secundário

A (en)Able Enterprise é uma empresa social focada em proporcionar atividades extracurriculares para meninos com necessidades

especiais entre as 4 e as 7 da tarde. Através da venda de packs a escolas e empresas, iremos conseguir quebrar a grande barreira

que existe na sociedade entre os chamados “normais” e os meninos com necessidades especiais. Este serviço já foi implementado

na nossa escola e tem sido um grande sucesso e por isso o nosso objetivo é fazer o mesmo noutras escolas deste país. Isto irá

motivar os voluntários e irá melhorar a qualidade de vida dos meninos com necessidades especiais e dos seus pais. Isto porque os

seus pais poderão ter um trabalho com horário completo e as crianças podem experienciar diversas atividades e melhorar as suas

capacidades. Estes interagirão com crianças da sua idade e idades similares o que irá unir mais a nossa sociedade.

(en)Able Enterprise, Empower the (dis)Abled!

(En)Able Enterprise

Autores: Joana Helena de Bourbon Faria Ribeiro Lopes, Maria Teresa Pina Vaz Gomes e Mariana Pina Vaz Gomes

Professor coordenador: Amanda Chohfie

escola: Colégio Luso Internacional de Braga

Este aplicação quer revolucionar as saídas noturnas efetivas, em que pretendemos que as pessoas tenham uma aplicação que diga

os bares/discotecas mais perto de si.

Esta aplicação quer ajudar pessoas que já estão fartas de ir ao mesmo sitio, e queremos também ajudar bares que estão mais

resguardados do público. Com esta aplicação ajudamos os nossos usuários transmitindo a distância e os bares perto de si. E

queremos ajudar os nossos clientes que são os bares e discotecas com o aumento da clientela, também com a possibilidade

de aumento de clientes os bares e discotecas terão de ter melhores programas para continuar a ter clientela então o que leva a

contratação de cantores o que ajuda bastante o ramo que neste momento está muito fraco. Achamos que temos muitas razões para

ter sucesso como aplicação, claro que vai ser necessário muito trabalho e dedicação mas o que nós queremos é ajudar tantos os

nossos usuários como estabelecimentos.

Aplicação Bar in city

Autores: : Daniela Filipa Afonso Martins, Gonçalo Filipe dos Santos Sares e João Carlos Leitão Monteiro

Professor coordenador: Paulo Silva

escola: Escola Secundária de Vila Real de Santo António

30

Page 32: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

A ASA é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a reintegração dos sem-abrigo na sociedade. Esta dar-lhes-á

todo o conforto de uma casa e tudo o que seja possível para satisfazer as necessidades dos mesmos, para além de voltarem a viver

numa casa terão, também, direito a uma mudança de visual, a uma consulta médica para saber o seu estado de saúde e formação a

nível de línguas e turismo. Os que estiverem dependentes de substâncias ativas, também terão um acompanhamento especializado.

Para a sociedade voltar a vê-los como cidadãos serão colocados no mercado do trabalho como guias turísticos, em que mostrarão

aos turistas os locais que estes desejam conhecer. Esta associação terá à sua disponibilidade voluntários que tenham o desejo de

ajudar os sem-abrigo e ajudar a divulgar a mesma.

ASA

Autores: Mariana Isabel do Carmo Jesus, Mariana Filipa Martins Marrafas e Nádia Rafael de Oliveira

Professor coordenador: Vânia Costa e João Almeida

escola: Escola Profissional Gustave Eiffel, Lisboa

Este projeto contempla a criação de um “Banco de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos”, usados, recuperados e reutilizáveis que

posteriormente serão entregues a famílias carenciadas e devidamente sinalizadas pelas instituições parceiras do projeto. Este

momento em que vivemos é de grandes dificuldades e desigualdades, acima de tudo financeiras. Além disso, o nosso território é

cada vez mais desertificado e envelhecido, o que aumenta as dificuldades das populações / famílias. Este nosso projeto contribuirá

para minorar essas dificuldades, encurtando as “distâncias” e as “desigualdades de condições de vida”, promovendo claramente

para uma sociedade inclusa e igualitária. Por outro lado queremos potenciar as nossas competências, pondo-as ao serviço da

comunidade. Disponibilizamos também todos os recursos da escola, técnicos e materiais, potenciando uma cultura de escola aberta

para a comunidade e ao serviço da comunidade, derrubando alguma barreiras. Acreditamos porque faz TODO o sentido!

B3E - Banco de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

Autores: Ângelo Miguel Figueiredo Alves, Francisco Loureiro Gomes e Rafael André Martins Almeida

Professor coordenador: Luis Miguel Ferreira Dias

escola: Escola Profissional de Tondela

Behind The Smile é uma empresa cujo modelo de negócio assenta em ajudar o outro. Procuramos fazer o mundo um lugar melhor.

Estar por detrás do sorriso de alguém é aquilo que nos move a ser, a cada dia que passa, uma empresa melhor. Somos organizadores

de eventos solidários, em nome de outras empresas, fazemos todo o tipo de eventos desde que estes contribuam de algum modo

para a vida das pessoas. Além disso, dispomos de uma aplicação que é uma base de dados de voluntariado, onde liga voluntários e

instituições de voluntariado entre si, dispondo de uma rede social própria.

Behind the smile

Autores: Ana Filipa Gomes Pisco, Beatriz Da Costa Machado Júdice Narciso e João Francisco Nunes Rosado

Professor coordenador: Júlia Martins

escola: Escola Secundária du Bocage, Setúbal

31

Page 33: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

B3E - Banco de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

Behind the smile

Um sistema de segurança que aumenta o rigor e a facilidade de passagem nas entradas e saídas de estabelecimentos com controlo

por identificação como, por exemplo, uma escola.

eA - easy Acess

Autores: Diogo Alexandre Moreira da Costa e André Filipe Soares Henriques

Professor coordenador: José António Fava dos Santos

escola: Escola Básica e Secundária de Búzio, Vale de Cambra

O projeto EasyPark tem como objetivo reduzir a desigualdade social; é uma iniciativa inovadora que irá melhorar a qualidade de

vida das pessoas com deficiência física e aumentar a sua independência. A nossa missão não é apenas aumentar a independência

das pessoas com deficiência física, mas também educar as pessoas a respeitarem mais os outros. O nosso plano é instalar em

cada local de estacionamento prioritário um pilarete, que é um poste vertical resistente, ativado remotamente para impedir que

as pessoas estacionem ilegalmente. Este dispositivo manterá os lugares de estacionamento prioritários livres para aqueles que

realmente precisam e ensinará pessoas fisicamente saudáveis a fazer a coisa moralmente acertada.

easyPark

Autores: Beatriz Sampaio Bastião, Olavo Filipe Estima Saraiva e Luís Miguel Afonso Pinto

Professor coordenador: Joaquim Almeida

escola: Escola Secundária de Oliveira do Bairro

Devido a problemas de locomoção, de saúde debilitada aliados ao isolamento que a vida familiar moderna impõe, remetem a nossa

sociedade para situações de solidão e falta de apoio na gestão dos problemas quotidianos, como tal, esta nova empresa vai oferecer

ao mercado a satisfação dessas necessidades, também tendo como objetivo melhorar a saúde dos nossos clientes, fazer alguma

companhia, ajudar com o transporte para cadeiras de rodas, resolver alguns problemas a nível de documentação (como por exemplo

IRS) entre outros afazeres da vida quotidiana (serviços de transporte, lavandaria, limpeza de casa, jardinagem e petsitting). A oferta

da rede de apoio institucional encontra-se massificada, estandardizada e à muito esgotada. Voltados para a sensibilização social

estabelecemos uma missão, tornar a vida da nossa sociedade mais fácil e agradável, fazendo a diferença, contribuindo para um

mundo melhor lutando por uma melhor qualidade de vida acessível a todos.

empresa Anjos da Guarda

Autores: Ana Rosa Das Neves Marques

Professor coordenador: Luis Miguel Neves

escola: Escola Secundária de Vila Real de Santo António

32

Page 34: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

O Gluten Free Point é um projeto de uma food truck, no segmento da alimentação saudável, que se encontra localizada na zona

da Ribeira (Porto). A nossa missão é facilitar a vida das pessoas que procuram fazer uma dieta livre de glúten, permitindo-lhes

usufruir de refeições seguras. O target é composto por consumidores de ambos os sexos, idades compreendidas entre os 25 e os

65 anos, formação média/superior e classe média/alta. Podem possuir restrições alimentares e/ou seguir dietas específicas. São

também turistas que visitam a cidade. Constituímos uma empresa socialmente responsável, que se compromete a apoiar, projetos

de criação/manutenção de hortas pedagógicas nos jardins de Infância e nas escolas do ensino básico do Porto. Prevê-se um

investimento inicial de 21.500€ e espera-se que a empresa registe lucro, logo a partir do primeiro ano de exploração. Este modelo

de negócio tem potencial para ser replicado em qualquer cidade portuguesa, visitada por um elevado número de turistas.

Gluten Free Point

Autores: Mafalda Raquel Magalhães Almendra, Maria Joana Pinheiro de Almeida, Jorge Miguel Sousa Oliveira e Diana Sofia Espadinha Mateus

Professor coordenador: Marília Sequeira

escola: Escola de Comércio do Porto

Com o inovador Go Safely: …é possível ter uma visão traseira sempre acessível e eliminar o ponto cego, apresentado num display

ou no próprio telemóvel; …o utilizador pode ser localizado através do GPS incorporado; …pode ser enviado um SMS de emergência

automaticamente (predefinido) em caso de acidente, juntamente com a localização do indivíduo (através do GPS do dispositivo); …

existe a vantagem de receber um sinal sonoro quando se aproxima um veículo pela traseira e ligar uma luz vermelha que alerta o

veículo que se aproxima.

Go Safely

Autores: João Miguel Soares Luis da Silva, Marco António Mota Cunha e Rúben António Rouquinho Patrício

Professor coordenador: Joaquim Sapateiro

escola: ATEC-Academia de Formação, Palmela

Um dispositivo cujo objetivo é diminuir o número de mortes de crianças, idosos e qualquer outro ser vivo dentro de automóveis devido

ao intenso calor que se faz sentir dentro dos mesmos. A nossa ideia em fase inicial é criar um dispositivo que informe o cliente e

os serviços de emergência médica (caso o cliente não receba essa informação ou não responda a tal) que está uma temperatura

elevada e que existe movimento no local onde o cliente montou o dispositivo. Um dispositivo que transmite descanso às pessoas que

tenham filhos ou animais de estimação. Com apoio da ATEC - Academia de Formação e Volkswagen Autoeuropa.

Heat Safety

Autores: Márcio Miguel Fernandes Marques Moreira, Luís Miguel Ferreira António, Rodrigo Jorge Nunes Silva Pedreiro e Ricardo Martins

Crispim Cardoso

Professor coordenador: Joaquim Sapateiro

escola: ATEC-Academia de Formação, Palmela

33

Page 35: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

DualBag+ é um saco térmico e isolador de cheiro concebido para proporcionar aos consumidores uma viagem “take away-casa“ na

qual a refeição permaneça à temperatura desejada sem deixar odor no meio de transporte utilizado. Para além disso, a sua base é

formada por um cartão plástico que proporciona a estabilidade no transporte e as suas abas são compostas por um Polietileno de

alta qualidade que tem como objetivo a comodidade do utilizador. Sendo reutilizável, o DualBag+ é um produto inovador amigo do

ambiente.

Autores: Beatriz Sofia da Silva Pereira Teixeira, Ana Patrícia Santos Silva, Vitória Correia Gonçalves Fernandes e Sara Madalena Martinho

Moreira Filipe

Professor coordenador: Maria Gabriela Sousa

escola: Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, Porto

KeySolutions

Melhorar a vida das pessoas com baixa visão é a premissa que fez nascer o sistema Sa.Po. Este é um produto integrado numa bolsa,

constituído por sensores ultrassónicos e placas vibratórias, que indicam a presença de um obstáculo, identificando a localização do

mesmo. As pessoas com baixa visão, em regra, utilizam uma bengala de apoio ou andam acompanhados e guiados em leme, existindo

ainda algumas pessoas que não utilizam qualquer recurso. O nosso projeto pretende transmitir-lhes confiança e segurança, que irão

conferir uma melhoria ao nível da sua movimentação no quotidiano e, certamente, contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Autores: Tomás Gabriel Teixeira Dos Santos, Pedro Afonso Jordão Dos Santos e Diogo Vaz Galvão

Professor coordenador: Joaquim Sapateiro

escola: ATEC-Academia de Formação, Palmela

My eyes

A missão da New Connection é criar uma entidade/empresa não lucrativa que prepare jovens com Sindrome de Down para a vida

ativa e o mercado de trabalho. Pretendemos ensinar e praticar atividades, com intenção de criar uma nova conexão entre nós e

estes jovens. Sindrome de Down não é um problema. Tudo é possível de ser realizado: cada um dos seus sonhos, desejos ou ideias.

O objetivo desta empresa é ensinar atividades de lida diária, tais como cozinhar e pôr a mesa. Praticar leitura e a escrita. Praticar

desportos. Revelar novos conhecimentos, novas ideias e objetivos de vida. Dar a conhecer novos propósitos. Facilitar a integração

na sociedade e no mundo do trabalho. Temos como valores: A inclusão; conhecimento; inovação; compromisso; responsabilidade

social. A descrição do serviço: A ideia desta empresa/entidade surgiu quando a assessora de Direção nos comunicou da situação da

sua irmã, Marta, que tem Sindrome de Down. Despertou-nos o desejo de puder intervir na área social.

Autores: Ângela Margarida Bento de Jesus, Vasco Alexandre Lores Ferreira e Ecaterina Culeac

Professor coordenador: Maria da Graça Ramalho Miranda de Carvalho

escola: Escola Secundária de Albufeira

new connection

34

Page 36: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Este é um projeto de empreendedorismo social, que pode ser aplicado em qualquer parte do mundo, destinado essencialmente

a crianças dos 3 aos 10 anos de idade. Trata-se da criação de uma horta biológica por parte dos alunos, supervisionada pelos

educadores/professores para fomentar o gosto pela agricultura e desenvolver hábitos de vida e alimentação saudáveis. Esta horta

seria criada em parcelas de terra cedidas gratuitamente pelos órgãos de soberania local ou por particulares e os produtos vendidos

a preços simbólicos em lojas do comércio local. Os lucros obtidos reverteriam a favor dos mais carenciados na comunidade

envolvente. É um projeto inovador que visa o desenvolvimento do concelho e freguesia, pode ser instalado em todo o mundo o que

contribuirá para o desenvolvimento das crianças e que promove o gosto pelo setor primário nos mais novos, setor votado, cada vez

mais ao abandono.

Autores: José Henrique Tomé Moreira

Professor coordenador: Conceição Tavares

escola: Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis

Playing in the biological garden

Um sistema que aumenta a quantidade de condutores de motociclos a usar capacete de segurança, que detetará se o condutor está

ou não a utilizar capacete de segurança e se a sua fivela está devidamente presa, alertando-o caso não esteja em utilização ou

devidamente colocado, podendo assim salvar muitas vidas!

Autores: Diogo Manuel Soares da Silva e Daniel Tavares Pascoal

Professor coordenador: José António Fava dos Santos

escola: Escola Básica e Secundária de Búzio, Vale de Cambra

Say - Safety around you

O nosso projeto de empreendedorismo social chama-se “Sopas & Companhia”, pois nós gostaríamos de dar algum conforto, físico

e emocional, aos idosos que passam muito tempo sozinhos. Este projeto itinerante, passaria por vários locais onde a incidência

de idosos solitários fosse relevante (e já vimos que não é só nas zonas rurais). Esses locais seriam identificados com o auxílio

de juntas de freguesias, câmaras municipais, instituições de apoio a idosos, etc. Faríamos uma refeição no local (uma sopa),

convidando os idosos a participarem na confeção, quanto mais não seja, partilhando receitas ou sugestões, de modo a valorizar as

suas experiências e a transmitir que ainda são pessoas muito válidas. Para além da refeição distribuída no momento, facultaríamos

ainda um “farnel” para depois.

Autores: Ângela Maria Pinto Saraiva, Tiago Miguel dos Santos Rodrigues e Ângela Bernardo Cachias

Professor coordenador: Marco Aleixo

escola: Colégio da Imaculada Conceição, Cernache, Coimbra

Sopas & companhia

35

Page 37: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Somos três alunos do 12ºano do curso tecnológico de aprendizagem em Eletrónica e Telecomunicações. Propusemo-nos a este desafio

com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas isoladas geograficamente ou grupos de risco, principalmente os

idosos e doentes crónicos, colocando os conhecimentos adquiridos durante o nosso curso na criação de um dispositivo eletrónico,

designado SOS LIFE, que permite assistência e socorro rápido em situação de risco de vida. Pegando no conceito SmartBand

pretende-se desenvolver um dispositivo que monitorize sinais vitais, os quais sofrendo alterações que coloquem em risco a vida do

utilizador, acione auxilio rápido. Reencaminha dados para uma central de acompanhamento, que providenciará o socorro adequado;

O utilizador será localizado através do GPS incorporado, o que possibilitará ser encontrado mesmo estando inconsciente; Os dados

serão enviados por GSM; Os sinais vitais poderão ser lidos por Bluetooth.

Autores: Mário Pedro Lopes Duarte, João Pedro dos Santos Teixeira Lemos Rosa e João Filipe Pereira Farinhas

Professor coordenador: Joaquim Sapateiro

escola: ATEC - Academia de Formação, Palmela

SOS life

O grupo de trabalho voluntário denomina-se ‘SuperJovens’ e é constituído por um núcleo de alunos resiliente e confiante num

mundo sem preconceitos e sonha com o dia em que toda a gente tenha a liberdade de escolha e equidade no acesso a oportunidades.

Este projecto nasceu em 09/2012 num ano de mudanças socio-económicas em Portugal, esta crise reflectiu-se nas famílias e

consequentemente na escola, levando ao agravamento da assiduidade e abandono escolar, descrédito num futuro mais promissor e

a um aumento da vulnerabilidade nos alunos mais expostos a este tipo de situação.

Como resolver? Então encetamos um projecto de voluntariado com o intuito de dotar estes jovens de competências sociais e

pessoais capazes de os (re)integrar na sociedade, tendo iniciado a sua peregrinação pelo voluntariado em diferentes áreas de

intervenção.

A necessidade de assegurar os recursos financeiros tem sido abordada através de uma dinâmica de ‘Bootstrapping’, envolvendo

parceiros que se identificam com a visão e a missão desta iniciativa. O passo seguinte é a formalização da associação com

identidade jurídica própria de forma a aumentar a dimensão e o impacto das nossas acções (replicar).

A nossa proposta de valor é mudar atitudes e comportamentos dos jovens em risco, quebrando ciclos de pobreza e provocando

mudança social.

Os nossos voluntários são simultaneamente empreendedores sociais e beneficiários!

Autores: Marta Regina Pereira Ferreira; Sara Daniela Freitas Andrade; Telma Alexandra da Silva Pereira e Sara Filipa Pereira Cardoso

Professor coordenador: Ana Cláudia Barbosa

escola: Escola Profissional Raul Dória, Porto

Super Jovens

36

Page 38: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Somos um conjunto de jovens empreendedores que pretende sensibilizar o público para a escassez de água no mundo. Para tal,

pretendemos aproveitar a água da chuva a partir da modificação de um guarda-chuva que retém água no topo e a canaliza até

à garrafa existente na pega do guarda-chuva. Posteriormente, as garrafas seriam recolhidas em pontos de recolha e, depois de

previamente tratada, a água seria transportada para países onde esta escasseia. Esse transporte far-se-ia por meio de organizações

não-governamentais dispostas a associarem-se à nossa causa. Já tivemos oportunidade de apresentar o nosso projeto tendo obtido

um feedback positivo tanto ao nível da escola, como também numa feira ilimitada no âmbito do projeto Aprender a Empreender ao

cargo da Junior Achievement Portugal. Divulgamos também o projeto tanto numa página do facebook como no YouTube (https://

www.youtube.com/watch?v=TKx7t_9r_xQ&feature=youtu.be)

Autores: Ana Patrícia Afonso Morais, Valéria Alexandra Lopes, Patrícia Filipa Castro e Maria Francisca Carvalho

Professor coordenador: Alice Costa

escola: Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães

Water Save

A UHelp é uma aplicação sem fins lucrativos com uma forte vertente de responsabilidade social. A criação desta aplicação surgiu

como modo de combater os inconvenientes que foram, através de um estudo de mercado, identificados como principais barreiras

à prática de voluntariado. Pretende-se, portanto, facilitar a ação voluntária dos utilizadores da UHelp de forma a fomentar o

voluntariado em Portugal. Procuramos estabelecer uma ponte de ligação entre os voluntários e as instituições. Para tal, a UHelp

fornece ao utilizador uma base de dados onde este pode encontrar, de forma eficaz, instituições perto de si onde a ajuda seja

necessária e onde estas vão ao encontro das suas preferências. Do mesmo modo, fornecemos às instituições um instrumento que

lhes dá a possibilidade de encontrar, com maior facilidade, voluntários dispostos a participar nos de acordo com os seus projetos.

Autores: Sofia Galego Pimentel Conduto Semedo

escola: Externato Marista de Lisboa

UHelp

O nosso trabalho consiste numa máquina de aluguer/venda de guarda-chuvas.

Autores: Filipe Xavier Dias Silva, Daniel Fernando Ribeiro Moreira e Diogo Costa Cardoso de Sousa

Professor coordenador: Elisabete dos Inocentes

escola: Dr.º Serafim Leite, São João da Madeira

WYW Umbrella

(*) A disposição final por área – Empreendedorismo Criativo e Empreendedorismo Social –dos Projetos finalistas da Mostra Nacional está de acordo com a seleção feita por cada Promotor do Projeto no momento da candidatura ao Concurso Nacional Jovens Empreendedores. Poderá haverá, no entanto, Projetos que não se enquadrem plenamente nos conceitos de Empreendedorismo Criativo e Empreendedorismo Social mas pelo facto de apresentarem ideias interessantes e inovadoras foram incluídos na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores. 37

Page 39: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

Page 40: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

ORGAniZAÇãO e PARceRiAS

SedePalácio das Artes – Fábrica de Talentos

Largo de S. Domingos, nº 19

4050 - 545 Porto

+351 223 393 530

[email protected]

Associação Comercial do Porto

Associação de Jovens Agricultores de Portugal

Associação Empresarial de Portugal

Associação Industrial Portuguesa

Associação Nacional de Jovens Empresários

Brisa - Auto-Estradas de Portugal, S.A.

Câmara Municipal do Funchal

Câmara Municipal de Gondomar

Câmara Municipal da Maia

Câmara Municipal de Matosinhos

Câmara Municipal do Porto

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

Câmara Municipal de Tavira

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Centro Associativo de Inteligência Têxtil

Comp. Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, S.A.

EDP - Energias de Portugal, S.A.

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A.

Fitor, Companhia Portuguesa de Têxteis, S.A.

Focor, Produtos Químicos, S.A.

Fundação Minerva (Universidades Lusíada)

Fundação Para a Ciência e a Tecnologia

Galp Energia, SGPS, S.A.

IAPMEI – Agência para a Competitividade e Invação, I.P.

Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.

Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Millennium bcp

Montepio Geral

Multitema - Produções Gráficas, S.A.

Oni, S.A.

Philips Portuguesa, S.A.

Porto Editora, Lda

Portugal Telecom

Renault Portugal, S.A.

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Santa Casa da Misericórdia do Porto

Sociedade de Construções Soares da Costa, S.A.

Sumol+Compal, S.A.

cOnSelHO de FUndAdOReS

deleGAÇãO de liSBOA e vAle dO TeJORua Conde Redondo, nº 46 - 1º e 2º Pisos

1150 - 107 Lisboa

+351 210 995 560

www.fjuventude.pt

PARceRiAS

39

Page 41: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

FicHA TÉcnicA

edição e coordenação Geral

Cristina Lencart

Nuno Cardoso

Paula Cardoso

Ricardo Carvalho

Rute Ferreira

Grafismo

Winable, Lda.

Execução Gráfica

Multitema

Tiragem

350 Exemplares

MOSTRA NACIONALDE JOVENS EMPREENDEDORES

40

Page 42: DE JOVENS EMPREENDEDORES - cms.fjuventude.ptcms.fjuventude.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos... · Mensagens - Fundação da Juventude - Câmara Municipal do Porto

MOSTRA NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES 2017

www.fjuventude.pt/jovensempreendedores2017