data base: 29 maio de 2013 - seed.se.gov.brseed.se.gov.br/arquivos/apresentacao_rosangela.pdf ·...

69
INSTRUÇÕES: CENSO ESCOLAR 2013 COORDENAÇÃO ESTADUAL: ROSÂNGELA FRANCISCO DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DATA BASE: 29 maio de 2013 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Upload: lyphuc

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕES: CENSO ESCOLAR 2013 COORDENAÇÃO ESTADUAL: ROSÂNGELA FRANCISCO DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

DATA BASE: 29 maio de 2013

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

IMPORTANTE

CRONOGRAMA COLETA DE DADOS 1ª ETAPA DO CENSO ESCOLAR 2013

• PERÍODO DE COLETA § DATA INICIAL: 29/05/2013 § DATA FINAL: 31/07/2013

PERÍODO PREVISTO PARA CONFERÊNCIA E CORREÇÃO DE ERROS

§ DATA INICIAL: 16/09/2013 § DATA FINAL: 16/10/2013

vO QUE É O CENSO ESCOLAR? Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, coordenado pelo INEP, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). v Atenção: Ano ímpar – ano de IDEB, PROVA BRASIL e SAEB.

INFORMES GERAIS:

LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007. LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências.

LEGISLAÇÃO:

DECRETO Nº 6.253, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, regulamenta a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. DECRETO Nº 6.425, DE 4 DE ABRIL DE 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação. Art. 2º O censo escolar da educação básica será realizado anualmente em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizada, englobando todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e adotando alunos, turmas, escolas e profissionais da educação como unidades de informação.(Grifo nosso) DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

PORTARIA Nº 264, DE 26 DE MARÇO DE 2007 Art. 2º Determinar a última quarta-feira do mês de maio, de cada ano, como data de referência para as escolas informarem os dados educacionais ao Censo Escolar. Art. 3º Todos os estabelecimentos de ensino do país deverão responder ao Censo Escolar, por meio do sistema "Educacenso", com base nessa data de referência. PORTARIA Nº- 316, DE 4 DE ABRIL DE 2007 Art. 1º O Censo Escolar da Educação Básica será realizado em regime de colaboração entre a União, os Estados e os municípios, a partir de um processo descentralizado de coleta de dados individualizados de alunos, turmas, profissionais de educação e de escolas,coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Art. 3o Para a realização do Censo Escolar, caberão ao Inep, além da coordenação geral, as seguintes ações específicas: I - estabelecer os objetivos e o cronograma anual das atividades; II - definir os instrumentos de coleta de dados indispensáveis a sua realização; III - instituir meios e programas necessários à execução do Censo Escolar de forma a garantir a qualidade e fidedignidade do processo censitário; IV - encaminhar os resultados preliminares do Censo Escolar para publicação no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação;

V - verificar os dados declarados pelos estabelecimentos escolares com base nos procedimentos de controle de qualidade das informações; VI - emitir relatórios consolidados aos gestores estaduais e municipais de educação e relatórios por escola aos gestores escolares para correção das inconsistências identificadas; VII - definir prazo para retificação das informações declaradas ao Censo Escolar no sistema "Educacenso"; VIII - validar os dados declarados pelos estabelecimentos escolares, consolidar as informações e enviar os resultados finais do Censo Escolar para publicação no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação; IX - organizar e colocar à disposição das escolas e dos gestores dos sistemas de ensino os bancos de dados relativos ao Censo Escolar; X - avaliar e acompanhar todas as etapas do processo censitário, a fim de garantir o alcance de seus objetivos. PORTARIA No- 235, DE 4 DE AGOSTO DE 2011 Estabelece parâmetros para a validação e a publicação das informações declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica com vistas ao controle de qualidade e define as atribuições dos responsáveis pela declaração das informações.

PORTARIA Nº 138 , de 04 de abril de 2013. Art. 1º Estabelecer as datas e os respectivos responsáveis para as 2 (duas)etapas de coleta e atividades do processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica de 2013, que será realizado via Internet em todo o território nacional:

CADASTRO DE ESCOLA

Alteração da nomenclatura – diretor para gestor escolar

Campo fechado para

seleção – Gestor ou

outro cargo

Esse campo virá carregado de 2012

Obs. Atentar-se para 200 dias letivos e não

200 dias corridos.

16. Substituído por “outro telefone de

contato”

21. Seguir zoneamento feito

pelo Plano Diretor do Município

26. Se a escola privada conveniada

marcar em TRAMITAÇÃO , não receberá recursos

do FUNDEB

Houve desmembramento de nomenclatura

SÓ ABRE SE O CAMPO ANTERIOR FOR MARCADO SIM

Obs.: Se a escola possuir abastecimento

de água através de CARRO PIPA durante o

ano letivo inteiro, deverá marcar

inexistente.

Se a escola informar que o abastecimento de água é INEXISTENTE , virá um aviso se for marcado que

possui banheiro com chuveiro e lavanderia. GINÁSIO é considerado como quadra de esportes coberta

Se a escola informar que o abastecimento de energia elétrica é INEXISTENTE, virá um aviso se for marcado que possui equipamentos elétricos.

Campo alterado – coletará a QUANTIDADE dos equipamentos em condições de uso.

Projovem Urbano – haverá erro impeditivo se o aluno estiver fora da faixa etária permitida (18 a 29 anos)

Campo Novo – O Decreto nº 6253 determina que a escola agrícola deve ter convênio para ter direito a receber o repasse

de recursos do FUNDEB

CADASTRO DE TURMA

Será emitido um aviso se marcar menos de 5

dias da semana

Será emitido um aviso se marcar “todos os dias”.

Permitido apenas para turmas

participantes da Pedagogia da Alternância

Evitar assinalar segunda a sexta. Marcar os dias em que se tem efetivamente aula na

turma.

Campo Novo – Etapa apenas para Escolas que ofertam a EJA INTEGRADA – convênio que a SETEC faz com o Estado ou município. Ex: Estado/Município oferta a escolarização e SETEC (Federal), no

contraturno, oferta as disciplinas profissionalizantes. As duas devem confirmar o aluno no módulo de confirmação de matrícula.

Campo obrigatório somente para escolas públicas. Se a rede privada marcar “sim” será emitido um aviso.

Turma de Atividade Complementar

Turma de Atendimento Educacional Especializado - AEE

CADASTRO DE ALUNO

Se não for informado o NIS, o recurso poderá não

ser repassado.

Obrigatório para alunos da creche

(0 a 48 meses) Brasil

Carinhoso

Não será permitido marcar mais de um

campo.

Será desabilitado se marcar deficiências afins.

CAMPO NOVO - Obrigatório prioritariamente para alunos participantes das etapas avaliadas pela PROVA BRASIL e SAEB

vAUXÍLIO LEDOR: O aluno terá um profissional para auxiliar na leitura de textos e na descrição de imagens presentes na prova. Este tipo de atendimento é voltado para pessoas com algum tipo de deficiência visual ou surdocegueira.

vAUXÍLIO TRANSCRIÇÃO: O aluno terá a sua disposição um profissional capaz de transcrever tudo o que é dito através de Libras. É voltado para pessoas impossibilitadas de escrever.

vGUIA-INTÉRPRETE: O aluno terá a sua disposição um profissional especializado em formas de comunicação e técnicas de guia, tradução e interpretação para mediar a interação entre as pessoas com surdocegueira.

Para Ed. Profissional - Se não informar o

CPF do aluno corre o risco do mesmo não

receber bolsa do gov. federal.

Ao informar o CEP, o endereço virá carregado

de 2012, exceto nº e complemento.

Endereço do aluno em outra UF: irá aparecer um aviso informando que o endereço é diferente da UF na qual a escola está vinculada.

Novo layout - visa impedir a marcação

em campos equivocados

Campo disponível apenas para as escolas federais NOVO

CADASTRO DOCENTE

Alteração na nomenclatura para

Profissional Escolar em Sala de Aula

QUANDO O CAMPO 14 É MARCADO “SIM” HABILITA O

CAMPO 14a

A escola poderá ter turmas SEM docente, porém será necessário ter pelo menos UM docente vinculado para cada etapa de ensino, doravante informada nos dados educacionais. (Ed. Infantil, Ens. Fund., Ens. Médio e EJA)

REMANEJAMENTO

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

FECHAMENTO DO CENSO

Durante o fechamento do Censo, alguns erros existentes em alunos e profissionais escolares serão direcionados para um link, o qual enviará para a respectiva página a ser corrigida, basta clicar no ID.

Nova informação no recibo: Localização/Zona da escola

Mesmo após o fechamento é necessário acompanhar os relatórios do módulo de confirmação de matrícula.

v Excluir vínculos de usuários que não operam mais o sistema Educacenso;

vAtualizar o endereço das escolas;

vPriorizar o preenchimento correto das séries/etapas dos alunos que serão submetidos à PROVA BRASIL e ao SAEB; vApós a efetivação do vínculo do aluno na turma, conferir o endereço e se o mesmo utiliza transporte escolar público; v Preencher o campo NIS do aluno (0 a 48 meses), caso contrário não será computado para o repasse dos recursos do FNDE;

vClicar no botão fechamento do Censo Escolar constantemente para corrigir os erros, evitando assim deixar para os últimos dias do prazo de encerramento;

INFORMANTE: NÃO ESQUECER

vInformar o CPF dos alunos vinculados à Educação Profissional que recebam recursos (bolsas) advindos do governo federal; vSe habituar a conferir os relatórios constantemente; v Imprimir os relatórios e o recibo guardando-os na escola; vSugestão: Colocar na pasta do aluno o ID e preencher uma ficha de controle dos alunos transferidos, datando-os corretamente e se souber, informar para qual escola o aluno foi transferido.

INFORMANTE: NÃO ESQUECER

Contatos

Telefones – Equipe estadual (79) 3179-1565 (79) 3179-1566 (79) 3179-8913 (79) 3179-8914

PARA REFLEXÃO

“O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem todas de uma vez”

Autor desconhecido

Equipe da SEED/ASPLAN/SINES