darwin nÃo estava sozinho · darwin nÃo estava sozinho quando se fala em evolução, charles...

1
Agradecemos sua ajuda para conservar este texto que também está disponível em www.ufmg.br/cienciaparatodos Ilustração por Lucas Marns DARWIN NÃO ESTAVA SOZINHO Quando se fala em evolução, Charles Darwin é o primeiro nome que surge na cabeça da maioria das pessoas. O que poucos sabem é que Darwin não é o único autor da teoria que explica que pequenas mudanças sofridas pelas espécies ao longo do tempo são transmidas para as futuras gerações conforme a seleção feita pelas condições ambientais. O professor de Evolução do Instuto de Ciências Biológicas da UFMG, Fabrício Rodrigues dos Santos, conta que Charles Darwin e Alfred Wallace eram naturalistas que foram contem- porâneos e ambos, separadamente, saíram em busca de novos ambientes, novas espécies de animais e de plantas, novas formações geológicas... Eles anotaram tudo que observavam e levaram todas essas novas informações de volta para a Inglaterra, onde formularam textos que, embora diferentes, nham algo em comum – apresentavam a Teoria da Evolução por Seleção Natural. Mas por que apenas Darwin é tão conhecido pela Teoria da Seleção Natural? Em primeiro lu- gar, porque ele escrevia muito bem, tendo conseguido transmir a ideia de maneira simples e didáca em seu famoso livro A origem das espécies. Além disso, o status social e acadêmico- cienfico de Darwin, naquela época, era superior ao de Wallace, o que contribuiu para dar credibilidade à sua teoria no meio acadêmico. Na atualidade, verificamos que, embora as descobertas de ambos tenham sido apresentadas há mais de um século, até hoje elas re- presentam a única teoria realmente revolucionária e importante para a Biologia, na qual se baseiam todos os estudos cienficos nessa área do conhecimento. Texto originalmente escrito por Bárbara Ávila para o programa Na Onda da Vida, da Rádio UFMG Educava FM 104,5 e adaptado por Catarina Barata e Adlane Vilas-Boas. Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2014 - MEC/SESu. 31 | 3409 6447 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] I N S T I T U T O D E C I Ê N C I A S B I O L Ó G I C A S U F M G - - 06 | 8ª etapa

Upload: others

Post on 07-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DARWIN NÃO ESTAVA SOZINHO · DARWIN NÃO ESTAVA SOZINHO Quando se fala em evolução, Charles Darwin é o primeiro nome que surge na cabeça da maioria das pessoas. O que poucos

Agradecemos sua ajuda para conservar este texto que também está disponível em www.ufmg.br/cienciaparatodos

Ilust

raçã

o po

r Luc

as M

artin

s

DARWIN NÃO ESTAVA SOZINHO

Quando se fala em evolução, Charles Darwin é o primeiro nome que surge na cabeça da maioria das pessoas. O que poucos sabem é que Darwin não é o único autor da teoria que explica que pequenas mudanças sofridas pelas espécies ao longo do tempo são transmitidas para as futuras gerações conforme a seleção feita pelas condições ambientais.

O professor de Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Fabrício Rodrigues dos Santos, conta que Charles Darwin e Alfred Wallace eram naturalistas que foram contem-porâneos e ambos, separadamente, saíram em busca de novos ambientes, novas espécies de animais e de plantas, novas formações geológicas... Eles anotaram tudo que observavam e levaram todas essas novas informações de volta para a Inglaterra, onde formularam textos que, embora diferentes, tinham algo em comum – apresentavam a Teoria da Evolução por Seleção Natural.

Mas por que apenas Darwin é tão conhecido pela Teoria da Seleção Natural? Em primeiro lu-gar, porque ele escrevia muito bem, tendo conseguido transmitir a ideia de maneira simples e didática em seu famoso livro A origem das espécies. Além disso, o status social e acadêmico-científico de Darwin, naquela época, era superior ao de Wallace, o que contribuiu para dar credibilidade à sua teoria no meio acadêmico. Na atualidade, verificamos que, embora as descobertas de ambos tenham sido apresentadas há mais de um século, até hoje elas re-presentam a única teoria realmente revolucionária e importante para a Biologia, na qual se baseiam todos os estudos científicos nessa área do conhecimento.

Texto originalmente escrito por Bárbara Ávila para o programa Na Onda da Vida, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5 e adaptado por Catarina Barata e Adlane Vilas-Boas.

Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2014 - MEC/SESu.

31 | 3409 6447

www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/ciencianoar

[email protected]

TODE

CIÊNCIAS

BIOLÓ

GICAS

U F M G --

06 | 8ª etapa