damos início ao um trimestre carta aos hebreus. cristo é · carta aos hebreus. oo tema da carta...

17

Upload: doandang

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo
Page 2: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

ODamos início ao um trimestre

bíblico, em que estudaremos a

Carta aos Hebreus.

OO tema da Carta aos Hebreus é

“Jesus Cristo é melhor”.

www.portalebd.org.br Slide 2

Page 3: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O A superioridade de Cristo aos anjos tem como consequência prática a necessidade de sermos diligentes com o que temos ouvido a respeito do Evangelho.

O A sublimidade de Cristo demonstra que a Sua rejeição é atitude muito grave e que ocasionará imensos prejuízos, pois se constitui numa verdadeira ofensa à Deidade.

www.portalebd.org.br Slide 3

Page 4: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O É indispensável, imperioso que cada um considere o alto valor que tem a mensagem do Evangelho e que, por isso mesmo, seja cuidadoso, diligente no trato da sua salvação.

O Nunca podemos desvalorizar a salvação que recebemos por intermédio de nossa fé em Cristo Jesus. Devemos sempre nos lembrar que ela custou altíssimo preço, qual seja, o sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário (I Pe.1:18,19).

www.portalebd.org.br Slide 4

Page 5: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

ODevemos ser cuidadosos com a nossa salvação, pois, se não o formos, diz o escritor aos hebreus, acabaremos nos desviando dela (Hb.2:1).

OEste cuidado tem de ser redobrado já que, se Cristo é superior aos anjos, Sua doutrina é, também, superior à lei de Moisés.

www.portalebd.org.br Slide 5

Page 6: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Se a lei, transgredida, havia ocasionado toda uma sorte de maldições, tendo ela sido entregue pelas mãos dos anjos, como se poderia pensar em transgredir a lei de Cristo, sendo Jesus superior aos anjos?

O A graça é mais rigorosa do que a lei, é mais dura do que a lei. Se a lei, sendo transgredida, trouxe a devida retribuição aos transgressores e desobedientes, como se pode esperar que aqueles que transgredirem os mandamentos de Cristo fiquem impunes ou possam ter algum escape?

www.portalebd.org.br Slide 6

Page 7: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O O Evangelho não só é sublime por causa da sua origem em Cristo, mas a sua própria pregação demonstra a sua sublimidade em relação à lei.

O O Evangelho começou a ser pregado pelo próprio Senhor que, a exemplo de Moisés, fez sinais e maravilhas, foi depois confirmada pelos seguidores de Jesus, também com sinais e maravilhas, além dos dons do Espírito Santo, distribuídos pela vontade do Espírito de Deus (Hb.2:3,4).

www.portalebd.org.br Slide 7

Page 8: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O O verdadeiro, genuíno e autêntico Evangelho é aquele que, além da pregação da Palavra de Deus, da mensagem da salvação, é confirmada por sinais, milagres, maravilhas e pela atuação do Espírito Santo.

O Deixar o Evangelho seja pelo legalismo, seja pela “graça barata” é um grave equívoco.

www.portalebd.org.br Slide 8

Page 9: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Além da prática da pregação do Evangelho, a suprema humilhação de Cristo resultou em suprema exaltação, o que também é um fator de demonstração da grandiosidade da salvação.

O A exaltação de Jesus faz com que o mundo futuro esteja sujeito ao Senhor e, portanto, não há como se escapar da condenação eterna, de um “mundo vindouro sem Deus” se não se estiver em obediência ao Senhor que, pela Sua obra salvífica, foi posta sobre todo o nome.

www.portalebd.org.br Slide 9

Page 10: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Não podemos jamais perder de vista que o objetivo da salvação é conceder-nos a comunhão perene com o Senhor e, portanto, possibilitar que adentremos nas mansões celestiais, pois é este o fim estabelecido pelo próprio Jesus (Jo.14:1-3).

O Jesus é o caminho (Jo.14:6) e este caminho tem como final o céu, pois para lá é que Jesus subiu, coroado de glória, depois de ter descido à Terra como homem para morrer por todos os pecadores.

www.portalebd.org.br Slide 10

Page 11: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Todas as coisas foram sujeitas a Cristo Jesus e que, embora isto ainda não tenha acontecido, o fato é que se trata de uma questão de tempo para a sua realização, devendo, tão somente, os que creem em Jesus aguardar o “tempo da restauração de tudo”.

O Não há porque duvidarmos que tudo já está sujeito ao Senhor Jesus, mesmo antes da “restauração de tudo”, uma vez que Ele morreu por todos os homens, assumiu o lugar do pecador, tornando-se o nosso “príncipe da salvação”, vencendo a morte, tanto que ressuscitou, ressurreição que garante que Ele, agora, é o Senhor Todo-Poderoso (Rm.1:1-4; Mt.28:18).

www.portalebd.org.br Slide 11

Page 12: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Todas as coisas estão sujeitas a Cristo e, portanto, o Salvador é o Senhor. Jesus não somente é Salvador, como também Senhor, senhorio que, conforme já visto supra, demonstrou-se cabalmente quando de Sua ressurreição (Rm.1:1-4; Mt.28:18).

O Assim, o Jesus que fora feito pouco menor do que os anjos, agora está coroado de glória e de honra, uma vez que, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos, pudesse salvar a humanidade (Hb.2:9,10).

www.portalebd.org.br Slide 12

Page 13: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Embora fosse o Senhor de todas as coisas, o Salvador não quis ficar alheio aos homens.

O A salvação em Cristo Jesus não é algo inacessível, apesar da sublimidade do Salvador, mas algo que pode ser obtida por todos, visto que o Salvador se fez um de nós, participou das mesmas aflições, para que nos desse a certeza de que podemos, sim, participar da Sua glória.

www.portalebd.org.br Slide 13

Page 14: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Esta unidade entre Deus e os homens, o objetivo da obra salvífica de Cristo (Jo.17:19-22), faz com que, pela santificação que Cristo realizou em Si mesmo, vivendo neste mundo sem pecar, pudesse santificar todos os que n’Ele cressem, sendo, por isso mesmo, validamente chamado de “irmão” (Hb.2:11).

O Deixar, pois, a comunhão com Deus por intermédio de Cristo Jesus, é abandonar esta condição de “filho de Deus”, de “irmão de Jesus Cristo”, é abrir mão da santificação.

www.portalebd.org.br Slide 14

Page 15: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Ao participar das mesmas coisas que os homens, o Senhor pôde ter a compaixão que faltou na entrega da lei e, deste modo, assumir o lugar do pecador e resgatá-lo, pois, pela paixão da morte, retirou o pecado e não só se santificou como santificou a todos os que crerem n’Ele.

O Jesus venceu a morte, retirou o pecado, aniquilando o diabo, que tinha o império da morte, livrando todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeita à servidão (Hb.2:14,15).

www.portalebd.org.br Slide 15

Page 16: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

O Abandonar a Cristo e voltar às práticas judaicas nada mais é que retornar à escravidão, perder a liberdade uma vez alcançada, o que representa uma grande insensatez.

O A salvação é também grandiosa por conta disso: o próprio Salvador ajuda a sustentar o salvo até o fim. Assim sendo, nas lutas que enfrentarmos nestes dias tão difíceis, nunca deixemos de atentar para esta salvação, sabendo que, inclusive, o Salvador está pronto a nos ajudar.

www.portalebd.org.br Slide 16

Page 17: Damos início ao um trimestre Carta aos Hebreus. Cristo é · Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é “Jesus Cristo é melhor”. Slide 2 . O A superioridade de Cristo

www.portalebd.org.br Slide 17