da pauta ao planejamento

3
Universidade Federal de Juiz de Fora - FACOM Técnica de Produção em Jornalismo Impresso Profa. Dra. Fernanda Pires Alvarenga Fernandes DA PAUTA AO PLANEJAMENTO: A REPORTAGEM ESPECIAL A pauta na maioria dos veículos é apenas uma ordem de serviço. Em alguns casos, além de tema, hora e local, traz alguma descrição do acontecimento ou um release (sintoma de como anda o agendamento de muitas empresas de comunicação) em anexo. A reportagem especial, seja ela uma reportagem contextualizada, interpretativa ou investigativa, necessita de mais detalhes e planejamento. O mínimo que se espera é incluir na pauta as exigências especiais para a cobertura, aproveitamento editorial, fontes subsidiárias (testemunhas, personagens, consultores) e outros detalhes que podem variar de acordo com o tema. Avaliar a dimensão do assunto para definir o enfoque e o planejamento é essencial para prever os caminhos da apuração, de modo que uma pesquisa prévia é indispensável quando se trata de uma pauta em profundidade. O planejamento a partir da pauta é fase essencial da boa reportagem. É o plano que vai dirigir a pesquisa de campo e orientar as ações futuras do trabalho, evitando:1) falta de conhecimento sobre o assunto; 2) perda de tempo; confusão com o excesso de informações; 3) pesquisa desordenada; 4) equívocos em relação à seleção das fontes Trata-se de uma etapa essencial para capacitar o repórter para efetuar a interpretação dos fatos. Prevê custos para a empresa e possibilita a logística mais adequada. O registro das informações deve ser observado sempre. Todas as formas de gravação são bem- vindas, desde que em comum acordo com a fonte, mas não abra mão das anotações para garantir o compromisso com a exatidão e buscar o controle/domínio sobre o assunto. Lembre sempre da necessidade deste caráter documental, pois escrever é uma parte do trabalho, mas um texto brilhante não resiste a uma apuração malfeita. Para transformar as anotações no texto da grande reportagem mais uma vez é preciso planejar, discutindo com o editor da área a melhor abordagem, novidades que possam ter surgido na angulação da matéria, os destaques principais e a linha do texto. Quanto melhor organizado o texto, mais clara ficará a reportagem. Pensar possibilidades gráficas e a convergência, quando disponível, também é responsabilidade do jornalista envolvido na reportagem especial. Quem mais poderia trazer da apuração para o editor de arte possibilidades muito amplas de tratar a matéria visualmente para que tenha boa estética na página e agradar ao leitor não só pela forma da narrativa escrita? O trabalho conjunto também auxilia na definição de ilustrações, tamanho do corpo, inserções de olhos (ou janelas), bigode (ou linha fina), legendas criativas, box explicativo, quadro de serviço etc.

Upload: fernanda-fernandes

Post on 10-Jul-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Discussão sobre a pauta jornalística

TRANSCRIPT

Page 1: Da Pauta Ao Planejamento

UniversidadeFederaldeJuizdeFora-FACOMTécnicadeProduçãoemJornalismoImpressoProfa.Dra.FernandaPiresAlvarengaFernandes

DAPAUTAAOPLANEJAMENTO:AREPORTAGEMESPECIAL

Apautanamaioriadosveículoséapenasumaordemdeserviço.Emalgunscasos,alémdetema,horaelocal,trazalgumadescriçãodoacontecimentoouumrelease(sintomadecomoandaoagendamentodemuitasempresasdecomunicação)emanexo.

Areportagemespecial,sejaelaumareportagemcontextualizada,interpretativaouinvestigativa,necessitademaisdetalheseplanejamento.Omínimoqueseesperaéincluirnapautaasexigênciasespeciaisparaacobertura,aproveitamentoeditorial,fontessubsidiárias(testemunhas,personagens,consultores)eoutrosdetalhesquepodemvariardeacordocomotema.Avaliaradimensãodoassuntoparadefiniroenfoqueeoplanejamentoéessencialparapreveroscaminhosdaapuração,demodoqueumapesquisapréviaéindispensávelquandosetratadeumapautaemprofundidade.

Oplanejamentoapartirdapautaéfaseessencialdaboareportagem.Éoplanoquevaidirigirapesquisadecampoeorientarasaçõesfuturasdotrabalho,evitando:1)faltadeconhecimentosobreoassunto;2)perdadetempo;confusãocomoexcessodeinformações;3)pesquisadesordenada;4)equívocosemrelaçãoàseleçãodasfontes

Trata-sedeumaetapaessencialparacapacitarorepórterparaefetuarainterpretaçãodosfatos.Prevêcustosparaaempresaepossibilitaalogísticamaisadequada.

Oregistrodasinformaçõesdeveserobservadosempre.Todasasformasdegravaçãosãobem-vindas,desdequeemcomumacordocomafonte,masnãoabramãodasanotaçõesparagarantirocompromissocomaexatidãoebuscarocontrole/domíniosobreoassunto.Lembresempredanecessidadedestecaráterdocumental,poisescreveréumapartedotrabalho,masumtextobrilhantenãoresisteaumaapuraçãomalfeita.

Paratransformarasanotaçõesnotextodagrandereportagemmaisumavezéprecisoplanejar,discutindocomoeditordaáreaamelhorabordagem,novidadesquepossamtersurgidonaangulaçãodamatéria,osdestaquesprincipaisealinhadotexto.Quantomelhororganizadootexto,maisclaraficaráareportagem.

Pensarpossibilidadesgráficaseaconvergência,quandodisponível,tambéméresponsabilidadedojornalistaenvolvidonareportagemespecial.Quemmaispoderiatrazerdaapuraçãoparaoeditordeartepossibilidadesmuitoamplasdetrataramatériavisualmenteparaquetenhaboaestéticanapáginaeagradaraoleitornãosópelaformadanarrativaescrita?Otrabalhoconjuntotambémauxilianadefiniçãodeilustrações,tamanhodocorpo,inserçõesdeolhos(oujanelas),bigode(oulinhafina),legendascriativas,boxexplicativo,quadrodeserviçoetc.

Page 2: Da Pauta Ao Planejamento

Dojornalismoimpresso,destacoareportagemporsustentaroquejornalismotemdemelhoreporque,mesmocomtodaatecnologiadisponível,épraticamenteimpossívelproduzirumagrandereportagemsemoárduotrabalhoexterno,nasruasecomriquezadeapuraçãodedados.Coluna,crônicaeaténotíciapodemserproduzidasdentrodasredações,masaboareportagemprecisadepreparaçãoetrabalhodecampo.

Aboareportagembuscaaabordagemdarealidadedetalhada,comtodasassuasnuances.Poristo,muitasvezeselapermaneceparasempre,nãotemefemeridadeadanotíciafactual.Se,segundooditado,ojornaldeontemembrulhaopeixedehoje,issoocorreporcontadanotíciaquealimentaojornalismodiárioetambémareportagem,masésuperadaem24horasdecirculaçãodojornal.Asgrandesreportagenspermanecemesãorepublicadasemoutrossuportes.Vejamalgumasmuitoinspiradoraspublicadasemlivrosesites:

"Chatô-OReidoBrasil",deFernandoMorais

"Rota66-APolíciaqueMata"

“Holocaustobrasileiro”e“Cova312”,deDanielaArbex

“NotíciasdoPlanalto”,deMarioSergioConti

“Ossertões”,deEuclidesdaCunha

“Avidaqueninguémvê”,deElianeBrum(Háumadegustaçãoaquihttp://desacontecimentos.com/livros/a-vida-que-ninguem-ve/)

“Comofazerreportagemusandoumbompardesapatoseumcadernodeanotações”,deAntonTchékhov

Brio:https://medium.com/brio-stories/ato-1-b141fc0ec404#.26glfbxs9

http://www.emptymansionsbook.com/about

Outroslinksparaacompanhar:

http://apublica.org/

http://www.abraji.org.br/

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da100420026.htm

#olhovivo:aAbraji,aAgênciaPública,ositeBrioeoutrasentidadescostumampromoverconcursosebolsasparaproduçãodereportagenscomcategoriasparaestudanteserecém-formados.

Page 3: Da Pauta Ao Planejamento

Pauta–orientação/modelo1)Cabeçalho:Ondedevemestarcontidosonomedoredator,adataemquefoielaborada,aprevisãoderetranca(indicaçãodesubdivisãodotemadapauta)eafonte(deondeforamtiradasasinformaçõesparaapauta).2)Tema:Sobreoquesetrataapauta.3)Histórico/Sinopse:Deveráescreverempoucaslinhas(aomenos15linhas)umresumodosfatosquelevaramessetemaasejustificarcomoassuntodeumapautajornalística.Originalmente,alémdesituarorepórter,esteresumotinhaafunçãodeserutilizadoporeleparaolidedamatéria.Parareportagensespeciaisdeve-seinserirmaisinformações.4)Enfoque/Encaminhamento:Qualseráodirecionamentoaserdadonamatéria,ouseja,combasenohistóricoexatamenteoqueopauteiroquerquesejadesenvolvidopelorepórter.Indiqueparaorepórter.Esteiteméqueirádefinirassuassugestõesdeperguntas.5)Fontes:Paraseobterasinformaçõessobreotemadamatériaéfundamentalqueopauteiroapresenteasfontesparaareportagem,ouseja,aspessoasqueserãoentrevistadaspelorepórter.Nessecaso,alémdonomeedocargo/funçãodapessoa,deveconstarnapautaoendereçoetodosostelefonespossíveisparacontato.6)Sugestõesdeperguntas:Comoonomejádiasãosugestõesaseremseguidaspelorepórter,maslembre-seumapautanãoéumacamisadeforça.Orepórtertemtodaliberdadedequestionaroentrevistadosobreoutrasquestõesqueconsiderarimportantenaquelemomento.7)Anexos:Casoopauteirotenhafeitoalgumapesquisaoupossuarecortedejornal/revistaoutextoretiradodainternetpoderáanexarnapauta.