curso: turno: nº inscriÇÃo - professor joaquim | blog ... · prova de lÍngua portuguesa e...

11
NOME: Nº INSCRIÇÃO: CURSO: TURNO: ASSINATURA Nº DO PRÉDIO: SALA: 71 Ficha de Identificação CADERNO 2º PROCESSO SELETIVO 2007 2º PROCESSO SELETIVO 2007 2º PROCESSO SELETIVO 2007 MATEMÁTICA

Upload: donhan

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 0

NOME:

Nº INSCRIÇÃO:CURSO: TURNO:

ASSINATURANº DO PRÉDIO: SALA:

71

Ficha de Identificação

CADERNO

2º PROCESSO SELETIVO 20072º PROCESSO SELETIVO 20072º PROCESSO SELETIVO 2007

MATEMÁTICA

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 1

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

01 - Este caderno contém questões discursivas. 02 - Verifique se o caderno contém falhas: folhas em branco, má impressão, páginas trocadas, numeração errada, etc.

Encontrando falhas, levante a mão. O Fiscal o atenderá e trocará o seu caderno. 03 - Preencha corretamente a Ficha de Identificação constante da página anterior, usando caneta azul ou preta (nome

legível, assinatura, nº da inscrição, curso e turno). 04 - As questões deverão ser respondidas com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), nos espaços reservados. A

PROVA FEITA A LÁPIS SERÁ ANULADA E TERÁ NOTA ZERO. 05 - Se usar letra de FORMA, deverão ser observadas as normas de acentuação gráfica. 06- O Caderno de Respostas não poderá ter qualquer outra identificação do candidato, além da já existente. Aparecendo

o nome ou número de inscrição fora da Ficha de Identificação, a Prova será anulada e computada a nota zero. 07 - Não se esqueça de assinar a Lista de Presenças e o cabeçalho do Caderno de Respostas das provas discursivas. 08 - Ao terminar as Provas, entregue este caderno ao Fiscal, juntamente com o Caderno de Respostas das provas

discursivas. 09 - Você só poderá retirar-se da sala DUAS HORAS após o início das Provas. 10 - Este caderno apresenta, em cada uma de suas questões, a nota com que elas serão avaliadas.

DURAÇÃO DESTAS PROVAS: QUATRO HORAS OBS.: Candidatos com cabelos longos deverão deixar as orelhas totalmente descobertas durante a realização das provas.

É proibido o uso de boné.

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 2

ATENÇÃO!

1- AS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 05 DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO DE

RESPOSTAS DA PROVA DISCURSIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

BRASILEIRA.

2- AS QUESTÕES NUMERADAS DE 06 A 10 DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO DE

RESPOSTAS DA PROVA DISCURSIVA DE FÍSICA.

3- AS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 15 DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO DE

RESPOSTAS DA PROVA DISCURSIVA DE MATEMÁTICA.

4- AS QUESTÕES QUE FOREM RESPONDIDAS NESTE CADERNO OU NO CADERNO DE

RESPOSTAS DE OUTRA DISCIPLINA NÃO SERÃO CORRIGIDAS E TERÃO NOTA ZERO.

5- AS RESPOSTAS DEVERÃO OBEDECER À NUMERAÇÃO DAS QUESTÕES. QUALQUER

RESPOSTA DADA NO ESPAÇO DIFERENTE DAQUELE PARA O QUAL ESTÁ

NUMERADO SERÁ ANULADA E TERÁ NOTA ZERO.

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 3

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 4

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Questões numeradas de 01 a 05

INSTRUÇÃO: Observe a manchete e a imagem que saíram no Jornal Folha de São Paulo de

19/3/2007. CHUVA DERRUBA BARRACOS E CASAS EM SP

Restos de barraco que desabou após o córrego Água Espraiada, na Zona Sul de SP, transbordar. QUESTÃO 01 – VALOR: 15 PONTOS Escreva um texto dissertativo a partir dessa manchete e dessa imagem, expondo as possíveis causas da situação de miséria em que vive grande parte da população, nas periferias das cidades brasileiras. QUESTÃO 02 – VALOR: 7 PONTOS Leia o texto que se segue, relativo ao mesmo fato abordado na questão 01, e que diz respeito aos desabrigados. “O prefeito Gilberto Kassab (PFL) acompanhou a retirada dos moradores, que foram a um abrigo municipal e, ‘num momento posterior’, terão ‘uma solução mais definitiva’ ”.

(Jornal Folha de São Paulo, 19/3/2007) Tal como se apresenta (entre aspas simples), a fala do prefeito de São Paulo acaba por revelar uma característica já difundida na nossa sociedade a respeito da classe política no Brasil. Explicite, num breve comentário, qual é essa característica.

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 5

INSTRUÇÃO: Considere a construção da frase abaixo, tanto no plano morfossintático quanto no plano semântico, para responder à questão 03. A referida frase constituiu a manchete da Folha Mundo do dia 4/3/2003.

EUA VÊEM IMINÊNCIA DE NOVOS ATENTADOS

QUESTÃO 03 – VALOR: 8 PONTOS A) Determine:

1 – A pessoa e o número em que se encontra o verbo VER. 2 – As razões dessas flexões verbais.

B) Responda:

Por que, entre o par iminência/eminência, é a primeira palavra que cabe, no contexto lingüístico da manchete acima?

QUESTÃO 04 – VALOR: 10 PONTOS Leia o poema abaixo:

Invitation au Voyage

Se cada um de vós, ó vós outros da televisão – vós que viajais inertes como defuntos num caixão – se cada um de vós abrisse um livro de poemas... Faria uma verdadeira viagem... Num livro de poemas se descobre de tudo, de tudo mesmo! – inclusive o amor e outras novidades. (QUINTANA, 2006. p. 56) No poema “Invitation au Voyage”, retirado da obra Baú de Espantos, de Mário Quintana, o poeta convida o leitor a fazer uma viagem. A) Indique as viagens explicitadas no poema.

B) Estabeleça uma relação entre o sujeito que viaja e o leitor de poemas e esclareça o que seria uma “verdadeira viagem”.

QUESTÃO 05 – VALOR: 10 PONTOS As obras Abdias e São Bernardo têm cunho memorialístico, em que o narrador, em primeira pessoa, utiliza-se da escrita como forma de buscar um sentido para a vida. A partir dessa informação, estabeleça um paralelo entre ambas as obras, respondendo às proposições abaixo.

A) Cite um MOTIVO relevante para o desengano amoroso de cada um dos narradores, Abdias e Paulo Honório.

B) Qual dos dois narradores apresenta uma escrita mais reflexiva e objetiva? Que aspecto da sua

personalidade define esse modo de escrever?

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 6

PROVA DE FÍSICA Questões numeradas de 06 a 10

QUESTÃO 06 O gráfico representa a variação da intensidade da força resultante F, que atua sobre um corpo de 2kg de massa, em função do deslocamento x. Sabendo-se que a força F tem a mesma direção e sentido do deslocamento, determine: A) a aceleração máxima adquirida pelo corpo. B) o trabalho total realizado pela força F entre as posições x = 0 e x = 3m. QUESTÃO 07 O índice de refração da água em relação ao vidro é 8/9. Sabendo-se que o índice de refração absoluto da água é 4/3 e que a velocidade da luz no vácuo é 3,0 x 108 m/s, qual é a velocidade da luz no vidro? QUESTÃO 08 Um calorímetro de capacidade térmica desprezível contém 300 g de água a 80 oC. Um corpo metálico de mesma massa, a 250 oC, e calor específico 0,20 cal/g⋅oC é introduzido no interior do calorímetro (considere que não há perda de calor para o ambiente). Sendo os calores específico e latente de vaporização da água iguais a 1 cal/g⋅ºC e 540 cal/g, respectivamente, e o ponto de ebulição da água 100 oC, calcule a quantidade de vapor que se forma.

F(N)

4 2 0

1 2 3 4 x (m)

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 7

QUESTÃO 09 Uma partícula com carga Q e massa M move-se ao longo de uma reta com velocidade de módulo V, constante, numa região onde se encontram um campo elétrico de intensidade 400 V/m e um campo de indução magnética de intensidade 0,20 T. Se ambos os campos e a direção de movimento da partícula são mutuamente perpendiculares, calcule V. QUESTÃO 10 Uma partícula de carga q e massa m, é lançada num campo elétrico com velocidade vo, na direção x. Ela se desloca de uma distância D1, na direção x, e de uma distancia D2, na direção y. Sabendo-se que esse campo elétrico é uniforme, calcule seu módulo para que a partícula possa ser detectada em P(D1, D2) .

P(D1, D2)

D1

D2

x

y

M, q, vo

E

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 8

PROVA DE MATEMÁTICA Questões numeradas de 11 a 15

QUESTÃO 11 Quatro caminhões transportam 210t de carga. O primeiro transporta 80t; o segundo, 37t; o terceiro, 30t, e o quarto, o restante. Que fração representa a carga transportada pelo quarto caminhão? QUESTÃO 12 Se, ao vender um objeto por R$690,00, obtém-se um lucro de 15% sobre o preço de custo desse objeto, então qual o preço de custo do objeto? QUESTÃO 13 Um objeto é lançado obliquamente no espaço. A partir do solo, a sua altura é dada pela fórmula

ttth 10010)( 2 +−= (h em metros e t em segundos). Quanto tempo depois do lançamento o objeto atinge a altura máxima? QUESTÃO 14 Na figura abaixo, ABCD é um retângulo. Determine os valores dos ângulos m e n. QUESTÃO 15 Numa urna, existem bolinhas numeradas de 1 a 100. Sorteando-se uma dessas bolinhas, qual é a probabilidade de que seu número seja divisível por 5?

A B

C D

14° + 2p

p + 10º

mn

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 9

RASCUNHO

Processo Seletivo 2/2007 – Unimontes 10

RASCUNHO