cubacm-cuba.pt/ficheiros/revista municipal/revista_marco_2011_52.pdfa geração rasca foi a minha, e...

32
Cuba Revista informativa do concelho de Cuba Município de Cuba 52 Edição trimestral Educação . Desporto . Cultura . Ação Social . Notícias das Freguesias . Obras Municipais março 2011 municipal campo de tremocilhas

Upload: others

Post on 08-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

CubaRevista informativa do concelho de Cuba

Município de Cuba

52

Edição trimestral

Educação . Desporto . Cultura . Ação Social . Notícias das Freguesias . Obras Municipais

março 2011

municipal

campo de tremocilhas

Page 2: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

2

n.52

CubaMunicipal

EditorialA GERAÇÃO À RASCA E A GERAÇÃO RASCA

Ao longo de séculos o mundo tem vindo a ser confrontado com diferentes sistemas/regimes políticos, das monarquias às ditaduras de esquerda e de direita até à chegada da democracia. Apesar de algumas imperfeições na aplicação do sistema democrático é sem sombra de dúvida este o melhor método de governar um país pois dá a opor-tunidade ao povo de escolher os seus governantes.

Contudo, e com base nas suas imperfeições, este sistema governativo produz descon-tentamento nas sociedades que nem sempre aceitam as suas decisões, principalmente as gerações mais jovens. Portugal não foge à regra, deparamo-nos actualmente com uma geração à rasca que contesta, são jovens que concluíram as suas licenciaturas e que procuram o 1º emprego.

Feito o diagnóstico, o que se verifica é que nunca uma geração foi tão privilegiada como esta onde nada lhe falta e nada lhe foi exigido. Tudo se deve a uma geração de pais nos quais eu me incluo, que educámos os nossos filhos numa abastança e num modelo de vida facilitado, protegendo-os das dificuldades e nunca lhes ensinámos o caminho que tinham de percorrer ao longo da sua vida activa.

O curso da vida não é só feito de rosas mas também de espinhos. Esta geração de pais, talvez deslumbrados por uma melhor qualidade de vida, entrou em delírio convencidos que eram ricos. A facilidade de conseguir dinheiro através das paredes de qualquer prédio utilizando um simples cartão, e, quando um não chegava, adquiríamos outro, e como os cartões de crédito são atraentes e de várias cores e feitios, adquiríamos também uma carteira, e quando esta não chegava mais uma carteira para os acomodar. Os supermercados e os bancos também nos enviavam mais uns cartões para casa para completar a colecção. Depois de esgotado o plafond dos cartões aca-bávamos por gastar ainda a conta ordenado. Tudo isto para não faltar dinheiro aos nossos filhos porque fazia falta para concluírem as suas licenciaturas nalgumas situações até aos 30 anos, comprar a moto, o automóvel, o telemóvel, não faltar aos concertos de norte a sul do país, as roupas de marca, as discotecas e os bares, mais al-gumas mordomias onde tudo se paga. E agora que a “teta secou e não dá mais leite” … o que é que vamos fazer?!

Temos que reconhecer que educámos mal e agora a frustração da impotência apodera-se de nós porque já não temos que chegue para nós e para as exigências a que habituámos os nossos filhos. Estão tão à rasca os filhos como os pais.

A geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da fome, da miséria, do trabalho infantil, sem acesso à educação, ao emprego no interior, sendo as únicas saídas o trabalho no campo, salvo algumas excepções. A falta de liberdade vivendo num regime de ditadura que durou mais de 50 anos. Na infância faltavam os brinquedos, restavam-nos os jogos tradicionais como o jogo à “pintenela”, o “bazero”, o “pião”, a “malha” e das “mães para os filhos”, e as raparigas jogavam ao “cura” separadas dos rapazes. Jogávamos também à bola, mas com uma bola de trapo feita à base de meias de linha, que as mulheres usavam no desempenho das tarefas agrícolas. Fazíamo-lo de pé descalço e com isso criávamos uma robustez nos pés que desferíamos remates a mais de 50km por hora sem nos magoarmos. Mas quando o pontapé era mal cal-culado e apanhava uma pedra... uppss lá ficava um pedaço do dedo!

Em plena ditadura surgiu o conflito armado em África mais conhecido pela Guerra do Ultramar ou Colonial. Durante 15 anos um milhão de jovens portugueses combateram nas províncias de Angola, Moçambique e Guiné-bissau, segundo dados oficiais as três frentes de combate causaram a morte a 8.290 militares, jovens de 20 anos aproxi-madamente, isto para além de milhares que ficaram com deficiências físicas para o resto da vida. Relembro que todos os jovens eram obrigados a cumprir o serviço militar obrigatório por um período de 36 meses, sem remuner-ação, o que prejudicou muito as suas vidas. Estávamos no período de iniciar a vida activa, o acesso ao emprego,

mar

ço 2

011

2

n.52

CubaMunicipal

Page 3: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

3

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipalEsta revista respeita o novo

acordo ortográfico.

02 Editorial

04 Cultura 07 Educação

09 Escola Profissional 10 Turismo

11 Ação Social 12 Sociedade

13 Desporto 16 Carnaval

18 Empregabilidade Promoção do Desenvolvimento

20 Dar Voz aos Empresários

22 Notícias das Freguesias

28 Obras Municipais

30 Ambiente

31 Poetas da Nossa Terra

Perfil

O Presidente da Câmara Francisco Orelha

Índice

a constituição de família. Também sentimos os efeitos do FMI nos anos de 1977 e 1983 , só não tivemos o PEC 1, 2, 3 e o 4 … mas tivemos o PREC!

No entanto, apesar de todas estas dificuldades, foi esta geração que mudou a face ao mundo. Para a história ficará o contributo dos Beatles para a música, a inovação tecnológica, as telecomunicações, o inicio da era dos computadores, as acessibilidades, as enormes melhorias na saúde e na área social, e essencialmente na formação e qualificação das pessoas. Será injusto rotular apenas esta geração como aquela que deixou uma pesada herança para as gerações vindouras.

Chegou a hora de acabarmos os conflitos geracionais. Na actual situação de crise que o país atravessa é tempo de unir e não divergir. Portugal precisa de todos nós, jovens e menos jovens, para tirar o nosso país, com mais de oito séculos de história, desta crise em que se encontra. Temos que dar as mãos. Transformar as adversidades em oportunidades, em prol do nosso país e do seu desenvolvimento. Para o conseguir temos que ser inovadores, criativos e empreendedores. Tendo nós uma geração de jovens muito bem preparados, falta-lhes voz activa, par-ticipar mais na vida política militando nos partidos políticos para fazerem valer as suas ideias, as suas sugestões, colocando assim todas as suas capacidades e energias ao serviço do país. Só participando se pode criticar!

3

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 4: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

4

n.52

CubaMunicipal

“Centenário da morte do Escritor Fialho de Almeida – Cuba organiza Cerimónias Evocati-vas.”Assinala-se, em 2011, o Centenário da morte de Fialho de Almeida. Face à importância relevante que o escritor assume no panorama literário nacional e à sua forte li-gação ao nosso concelho, o Município de Cuba definiu a programação cultural para este ano de forma a destacar a sua figura e, assim, promover um maior conhecimento da sua vida e obra.No sentido de dar cumprimento a este desiderato, a au-tarquia, conjuntamente com entidades dos concelhos de Cuba e Vidigueira, organizou as Cerimónias Evocativas da morte de Fialho de Almeida.

As cerimónias tiveram inicio no dia 4 de março e conta-ram com uma programação conjunta entre Cuba e Vila de Frades. De entre as atividades previstas destaque-se a inauguração da exposição intitulada “Fialho – A vida e a morte” e mais uma edição do Conversas.Com “Fialho de Almeida”, na Biblioteca Municipal. O serão contou com a presença da Srª Directora Regional da Cultura, Drª. Au-rora Carapinha, do Prof. António Cândido Franco e do Dr. Joaquim Palminha da Silva. Esta iniciativa contou ainda com a colaboração dos alunos da EB Fialho de Almeida e do Clube de Leitura Sénior.

No dia 5 realizou-se uma romagem ao cemitério, que contou com a ilustre presença da D. Eunice Munhoz e a notável prestação dos grupos corais de Cuba. É de enal-tecer o excelente trabalho de parceria desenvolvido e a qualidade final das iniciativas realizadas, as quais muito se devem à excelente colaboração de todos os que as tornaram possíveis. Nas diferentes atividades, os alunos da EB Fialho de Almeida participaram através da leitura de textos do autor evocado.

Culturam

arço

201

1

4

n.52

CubaMunicipal

Page 5: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

5

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Cultura Atividades da Biblioteca Municipal

A Semana da Leitura, dinamizada entre 14 e 21 de março, visou contribuir para a valorização da leitura junto das crianças, jovens e população adulta, propiciando a aproximação da escola e da biblioteca à comunidade.Neste âmbito, a Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibli-otecas Escolares do concelho, desenvolveu um conjunto de ativi-dades estimulando o hábito da leitura e do livro. A programação abrangeu visitas guiadas à Biblioteca Municipal, estórias de (en)cantar e visionamento de um filme. Para além disso contámos com a presença da escritora Ana Maria Magalhães, numa ação de promoção da leitura.No dia 18, realizou-se uma sessão do Projeto “Ler a Dois” onde foram todos convidados a participar.

“Ao Encontro da Poesia”No dia 25, com o objetivo de promover um encontro entre po-etas da nossa terra, onde a arte de escrever em verso assumiu lugar de destaque, a Biblioteca Municipal em parceria com a Junta de Freguesia de Cuba e a Arpicuba realizou a iniciativa “Ao Encontro da Poesia”.

Para além destas atividades a Biblioteca Municipal apresentou sugestões de leitura abrangendo diversos estilos da poesia, dire-cionados ao público infanto-juvenil e ao público adulto.

SEMANA DA LEITURA

Com o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Poesia, a Bibli-oteca Municipal, a Biblioteca da Escola Básica Fialho de Almeida, a Junta de Freguesia de Cuba e a ARPICUBA desenvolveram um conjunto de inciativas, integradas na Semana da Poesia, que decorreu de 21 a 26 de março. De entre as atividades desenvolvi-das destaque-se:

“Poesia à Solta”A iniciativa visou promover a leitura de poesia em vários locais da vila, pelos membros do Clube de Leitura da Escola e do Clube de Leitura Sénior da Biblioteca Municipal.

“Liga-te à Poesia” Esta atividade consistiu na organização de um Attelier de poesia, destinado ao público mais jovem, com o objetivo de fomentar a criação de textos em poesia. Para o efeito contamos com a colaboração da EPC na pessoa da Professora Patricia Carvalho.

“Hora da Poesia” Realização de diferentes sessões de contos privilegiando-se a leitura de diferentes histórias em poesia.

SEMANA DA POESIA

5

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 6: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

6

n.52

CubaMunicipal

Cultura Atividades da Biblioteca Municipal

EXPOSIÇÕES:

Apresentação do Livro “Heróis à moda do Alentejo” Integrado no programa de promoção de leitura, a Biblioteca Municipal levou a efeito, no dia 29 de janeiro, a apresentação do livro “Heróis à Moda do Alentejo”, escrito por oito autores do Baixo Alentejo que nar-ram histórias mais ou menos heróicas de alentejanos.Esta iniciativa contou com a presença de cinco dos oito autores.

Sessões do “CONVERSAS.COM”Fevereiro foi o mês dos Namorados. A Biblioteca Munici-pal, em parceria com a EB Fialho de Almeida, realizou várias sessões do “Conversas.com: namorados de ontem e de hoje”, não só em Cuba, mas também nas freguesias do concelho. A iniciativa insere-se no projeto “A Bi-bliote-ca nas freguesias” e contou com a colaboração da Trupe

Mainante.

“Fialho de Almeida - A Vida e a Morte” (1 a 31 de março)A exposição contou, com painéis informativos e com um ambiente decorativo que integrou alguns elementos com o objetivo de nos transportar para a época em que Fialho de Almeida viveu. Uma cadeira giratória em madeira, uma secretária e sobre ela um tinteiro, talvez muito semelhante ao que foi utilizado pelo “homem de pena” nos seus mo-mentos de produção literária, ora como panfletista, ora como ficcionista. A organização dos painéis informativos, dispostos ao longo da sala, permitiu-nos aceder a dados de natureza diferenciada, procurando situar-nos acerca do que foi a vida, a obra e a morte do escritor. Realce-se que a exposição procurou respeitar critérios de acessibilidade cultural, pelo que todos os painéis informativos se encon-travam audio-descritos.

“Onde namorei e tu moras “ de Manuel Fragoso(17 de janeiro a 28 de fevereiro) Ao longo da história da arte, os artistas têm recontextu-alizado mitos, lendas e narrativas bíblicas para reflectir a sua época e as suas preocupações individuais. Manuel Fragoso pretende continuar a sua exploração destas ale-gorias. O seu objectivo é compreender e retratar a es-sência emocional dos dramas. Estas histórias fornecem uma estrutura sobre a qual constrói uma representação contemporânea e experiência pessoal.

mar

ço 2

011

6

n.52

CubaMunicipal

Page 7: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

7

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

EducaçãoCampanha de marketing “Um rosto, uma história...”Campanha de marketing “Um rosto, uma história...”Com os objetivos de promover a adesão à Iniciativa Novas Oportunidades e de favorecer o aumento da qualificação na população do Baixo Alentejo, oito Centros Novas Opor-tunidades desta região, dos Agrupamentos de Escolas de Cuba, de Mértola, Santiago Maior; do Agrupamento Verti-cal de Escolas de Almodôvar; da Escola Secundária com 3.º ciclo D. Manuel I, de Beja; da Escola Secundária com 3.º ciclo de Moura; da ESDIME - Agência para o Desen-volvimento Local do Alentejo e Sudoeste, Lda; e, ainda, da Rota do Guadiana - Associação de Desenvolvimento Integrado, associaram-se e desenvolveram uma campanha regional de marketing de proximidade subordinada ao lema: “Um rosto, uma história...”. O lançamento público desta campanha decorreu, no dia 24 de Fevereiro, no Instituto Politécnico de Beja, numa cerimónia que contou com a presença de Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da Agência Nacional para a Quali-ficação (ANQ), e na qual se explicitou a metodologia se-guida para a sua concretização.

TEP@ubaTESOUROS DO PATRIMÓNIO CUL-TURAL E ARTÍSTICO DO CONCELHO DE CUBAO presente projeto pretende inte-

grar a utilização educativa das TIC, numa perspetiva mul-tidisciplinar, na aprendizagem e valorização do currículo. O projeto gira à volta de um tema aglutinador, Tesouros do Concelho de Cuba, e tem uma duração de três anos letivos. Desenvolve-se em torno de três grandes ativi-dades destinadas a alunos dos diferentes ciclos, desde o pré- escolar ao 3º ciclo. No primeiro ano, serão criadas disciplinas na plataforma MOODLE para todos os anos de escolaridade, de forma a proporcionar a colaboração e a efetiva integração das TIC na aprendizagem. No decorrer do segundo ano, prevê-se a construção de e-books (livros on-line) temáticos, uma formação para professores e uma atividade específica para encarregados de educação sobre Segurança na Net. Finalmente, no terceiro ano, pretende-se efetuar a construção de um jogo didático digital sobre o concelho.

Semana da LeituraA Semana da Leitura da Biblioteca Escolar de Cuba teve, uma vez mais, a parceria da Biblioteca Municipal. As difer-entes atividades realizaram-se, portanto, em espaços dis-tintos, o que permitiu levar a leitura a diferentes lugares e públicos. Houve estórias d’(en)cantar nas bibliotecas das freguesias que abordaram a temática sugerida pelo Plano Nacional de Leitura; houve visitas guiadas à Biblioteca Municipal, houve Ler a 2, houve cinema, houve teatro no auditório da EB Fialho de Almeida, houve poesia à solta nas ruas da vila no Dia Mundial da Poesia, houve encon-tro com a escritora Ana Maria Magalhães na BE de Cuba e no auditório da EB, houve concurso de leitura para todos

os anos de escolaridade.

7

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 8: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

8

n.52

CubaMunicipal

Educação

Carnaval do Agrupamento de Escolas e CubaNo dia 4 de fevereiro, o Agrupamento de escolas de Cuba realizou o seu desfile de Carnaval. Participaram os diferentes níveis de ensino com fantasias subordinadas a vários temas, nomeadamente: - A educação pré-escolar da EB Fialho de Almeida – personagens da peça de teatro “Sítio do Pica-pau Amarelo”; - 1º Ciclo do Ensino Básico da EBI Fialho de Almeida - disfarces relacionados com a Natureza; - 2º e 3º Ciclos do ensino básico - fantasias livres; - pólos de educação de Faro do Alentejo e Vila Ruiva - projeto regime de fruta escolar; - pólo de educação de Vila Alva - marionetas.O desfile contou ainda com a presença de crianças e educadoras do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Cuba e a assistência da população local. O percurso teve início na escola e percorreu algumas das principais ruas da vila como as ruas Serpa Pinto e Álvaro Castelões, bem como locais emblemáticos, como o lar da Misericórdia, largo do Tribunal e Câmara Municipal.Foi uma manhã agradável para os alunos e professores que se envolveram na sua preparação e para todos aqueles que assistiram ao desfile.De salientar a colaboração prestada pela Câmara Municipal de Cuba, que trans-portou todos os participantes das freguesias e cedeu o equipamento de som que acompanhou o desfile ao longo de todo o percurso.

Parlamento dos JovensO Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país e, este ano, dedicada ao tema “Violência em Meio Esco-lar”, para o Ensino Básico. A sessão escolar do Parlamento dos Jovens decorreu no passado dia 18 de janeiro, pelas dez horas, no Auditório da EB Fialho de Almeida de Cuba. A assembleia de voto reuniu-se, presidida pela professora Zulmira Pacheco e apurou os seguintes re-sultados:- Número de eleitores inscritos: 184 | - Número de votantes: 100 - Número de votos brancos: 1 | - Número de votos nulos: 17 - Número de votos obtidos por cada lista: Lista A – Nº de mandatos obtidos: 82 Nesta sessão foram ainda eleitos os deputados que estarão presentes

na Sessão Distrital a decorrer em Beja, no dia 28 de Março, e que são Ana Rita Vieira (8ºA), Raquel Leão (9ºB), David Fer-nandes (9ºA), Carolina Faias (9ºA) e David Pacheco (9ºA).

Clube de Protecção Civil do Agrupamento de Escolas de Cuba No passado dia 2 de março, o Clube de Protecção Civil do Agrupamento de Escolas de Cuba, levou a cabo um conjunto de atividades que envolveram todos os alunos do agrupamento, desde o pré-escolar aos alunos de 9ºano, num dia em que não houve aulas, mas sim atividades formativas. Tivemos a colaboração dos agentes da Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Cuba, GNR, ANPC, Delegação de Beja, Es-cola Segura, Centro de Saúde de Cuba e Câmara Municipal de Cuba. Em articulação com o Projeto da Educação e Promoção para a Saúde e Eco-escolas, decorreu no pavilhão da Câmara Municipal de Cuba uma mostra de atividades – a Expo Segu-rança, em que estavam presentes todas as entidades anteriormente mencionadas e um espaço dinamizado por alunas do 8º ano, membros do Clube, que projetaram um filme didático sobre procedimentos a ter em caso de sismos. Para os alunos de 2º ciclo realizou-se um Peddy Paper sobre temas de prevenção e segurança e, em simultâneo, no auditório da escola, foi projetado um filme sobre catástrofes naturais. Para os “pequeninos”, os agentes da Escola Segura puseram em marcha a Gincana de Segurança Rodoviária que envolveu bicicletas e triciclos. E, como não podia deixar de ser, alguns alunos de 7ºano puseram em prática os conhecimentos adquiridos nas sessões de primeiros socorros e, assim, na Biblioteca Escolar dinamizaram a Oficina de Primeiros Socorros onde explicaram o que deverá cons-tar numa caixa de Primeiros Socorros e como tratar hemorragias e fraturas. Foi um dia bastante participado com muita diversão e… até a meteorologia ajudou.

mar

ço 2

011

8

n.52

CubaMunicipal

Page 9: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

9

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

E.P.C. Escola Profissional de Cuba

Projeto “EU E OS OUTROS” da Escola SeguraOs agentes da Escola Segura desenvolveram pelo 2º ano consecutivo o Projeto “EU E OS OUTROS” na EPC com duas turmas da Escola, o 1º ano de Técnico de Receção e o 2º ano do Técnico de Energias Renováveis, em várias sessões que tiveram lugar na Biblioteca da Escola. Este Projeto é uma intervenção de prevenção sobre as dependências em conjunto com o IDT em Beja.

Texto da responsabilidade da Escola Profissional

WORKSHOP “Soluções energeticamente eficientes em edifícios públi-cos e na indústria”Auditório da Universidade de Évora, 29 de março de 2011.Os alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Energias Renováveis e de Eletróni-ca e Telecomunicações assistiram ao Workshop sobre Soluções Energéticas na Universidade de Évora. Esta sessão teve por objectivos contribuir para a pro-moção do consumo eficiente de energia elétrica junto das várias entidades públi-cas e do público em geral, salientando a importância da eficiência energética e da realização de auditorias energéticas, quer ao nível dos edifícios públicos, quer ao nível da indústria. Foi feita a Apresentação e Funcionamento da Plataforma RePECEE e do Programa ECO.AP (ADENE) e dado a conhecer os procedimentos tidos numa auditoria Energética em edifícios públicos.

SCHNEIDER ELECTRIC PORTUGAL FORMA ALUNOS E PRO-FESSORES DA EPCA convite da Escola, no âmbito da Disciplina de Eletricidade e Eletróni-ca foi promovida formação sobre autómatos programáveis aos alunos do Curso Técnico de Eletrónica e Telecomunicações pela SCHNEIDER ELECTRIC PORTUGAL.Os engenheiros da SCHNEIDER Fátima Borges e Paulo Freire deram formação a alunos e professores em Autómatos Programáveis. Os diretores de Curso promovem estas formações externas atendendo à importância para os alunos no desenvolvimento de competências técnicas, na preparação para os seus estágios ou para a sua vida profissional futura.

Projeto Comenius MultilateralEPC RECEBE DELEGAÇÕES ESTRANGEIRAS

A Escola Profissional recebeu em Cuba as várias delegações dos países parceiros, Espanha, Bulgária, Itália, Roménia, Grécia, Fran-ça e Hungria no âmbito do Projeto Comenius. Após o primeiro encontro em Marselha, foi a vez de Cuba receber alunos e profes-sores que, durante vários dias, visitaram a nossa região e teve lugar um verdadeiro encontro multicultural. Os alunos da Escola Profissional receberam em suas casas os alunos oriundos destes países e é de enaltecer a excelente receção e o carinho que as familias proporcionaram aos visitantes destes países.

Exposição de M. C. Escher e Marcel DuchampOs alunos da Escola Profissional visitaram as exposições de M. C. Escher e Marcel Duchamp na Fundação Eugénio de Almeida em Évora. O plástico holandês M. C. Escher expôs em Portugal pela 1ª vez. M. C. Escher, mundialmente reconhecido por criar paradoxos visuais e universais impossíveis, gosta de brincar com o imediatismo do olhar, remetendo o espetador para o mundo dos sonhos, onde até o improvável é possível. Marcel Duchamp é um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte. Marcel Duchamp começou sua carreira criando pinturas de inspiração impressionista, expressionista e cubista. É, no entanto, como escultor, que Duchamp vai atingir grande fama na América, um solo fértil para a sua arte dadaísta.

9

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 10: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

10

n.52

CubaMunicipal

TurismoCuba na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa - 2011O Município de Cuba marcou presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu de 23 a 27 de fevereiro, no Parque das Nações em Lisboa, a convite da Entidade Regional de Turismo do Alentejo. No dia 26 de fevereiro, sábado, o concelho de Cuba, mostrou os produtos e tradições do concelho através da degustação de produtos locais. A mostra e prova integrou produtos da Salsicharia Vilalvense, da Queijaria Vasco e da Herdade do Rocim. A promoção cultural do concelho ficou a cargo do Grupo Coral “Os Ceifeiros de Cuba”, com um momento de cante e do Clube de Patinagem Artística de Cuba, com a divulgação do Carnaval de Cuba.

Lumiar visita Cuba No dia 26 de março realizou-se uma visita de cerca de meia centena de pessoas, da Freguesia da Ameixoeira (Lumiar). A visita iniciou-se de manhã, na Biblioteca Municipal de Cuba, à exposição de Fialho de Almeida, seguiu-se a Estátua Cris-tóvão Colón, a Casa Fialho de Almeida e por último a Igreja Matriz de Cuba, onde contámos com o acompanhamento do Dr. Nuno Sota. À hora do almoço o grupo distribuíu-se pelos vários restaurantes de Cuba para degustar as iguarias gas-tronómicas cubenses. O balanço foi bastante positivo, os visitantes agradeceram a receção e manifestaram intenção de regressarem ao concelho.

Visita ao concelho de Cuba dos “Amigos dos Castelos”No dia 5 de fevereiro de 2011, um grupo de 47 pessoas visitou o património do concelho de Cuba, nomeadamente o património cultural religioso e civil. A autarquia de Cuba contou, mais uma vez, com a colaboração da Técnica Superior de Turismo AMCAL que acompanhou a visita. As informações especializadas sobre teologia e arte sacra foram prestadas pelo Dr. Nuno Sota.

Alunos e Professores da Universidade Sénior de Oeiras visitam CubaNo dia 25 de março de 2011 realizou-se uma visita a Cuba, por um grupo de cerca de 80 pessoas, da Universidade Sénior de Oeiras, com o objetivo de homenagear o escritor Fialho de Almeida. O passeio decorreu durante a parte da manhã e teve como ponto de encontro a Biblioteca Municipal de Cuba, onde o grupo assistiu ao vídeo promocional de Cuba e visitou a exposição “Fialho de Almeida - A vida e a morte”. O itinerário prosseguiu, com o acompanhamento dos técnicos da Biblioteca e da AMCAL, até à Estátua de Cristóvão Colón, Casa de Fialho de Almeida e Monumento a Fialho de Almeida. Durante o percurso foram recitadas obras do escritor e a sua célebre receita: Arroz de Perdiz.

mar

ço 2

011

10

n.52

CubaMunicipal

Page 11: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

11

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Ação Social No âmbito do Projeto “De Mãos Dadas”, foram elaborados e afixados editais com divulgação da abertura das candida-turas aos apoios sociais previstos no Projeto.Deste modo, no dia 10 de janeiro, deu-se inicio a receção de inscrições para os respetivos apoios.De modo a prestar algum apoio e esclarecimentos aos funcionários das Juntas, responsáveis pela receção das in-scrições, as técnicas de Serviço Social deslocaram-se às mesmas. Assim, até ao dia 11 de Fevereiro foram receciona-das inscrições, tais como:

Apoio à Aquisição de MedicamentosCuba – 146 candidatos; Faro do Alentejo – 66 candidatos; Vila Alva – 27 candidatos; Vila Ruiva – 27 candidatos;Albergaria dos Fusos - 20 candidatos.

Cartão SocialCuba – 98 candidatos; Faro do Alentejo – 22 candidatos; Vila Alva – 15 candidatos; Vila Ruiva – 13 candidatos; Albergaria dos Fusos – 9 candidatos.

Apoio à formação profissional através de uma comparticipação de 50 % para tirar carta de pesa-dosCuba – 1 candidato

Apoio à Recuperação e Melhoria de HabitaçõesCuba – 15 candidatos; Faro do Alentejo – 8 candidatos; Vila Alva – 5 candidatos; Vila Ruiva – 7 candidatosAlbergaria dos Fusos – 3 candidatos

Atribuição de Incentivos à NatalidadePortugal apresenta hoje uma das mais baixas taxas de nata-lidade da Europa. Este facto, aliado à crescente desertifi-cação das regiões do interior, impõe que urgentemente se tomem medidas de inversão do fenómeno e que contribuam para salvaguardar o futuro geracional da população do con-celho. Considerando que a Câmara Municipal tem um papel a desempenhar neste âmbito, têm sido atribuidos incen-tivos à natalidade. Foram recepcionados no 1º trimestre do corrente ano, 5 requerimentos relativos aos subsídios de natalidade.

Apoios Diversos a Famílias CarenciadasCuba – 55 candidatos; Faro do Alentejo – 11 candidatos; Vila Alva – 6 candidatos; Vila Ruiva - 6 candidatos

Apoio financeiro até 100 euros para pequenas obras de conservação em habitações Cuba – 19 candidatos; Vila Ruiva - 5 candidatos; Albergaria dos Fusos – 3 candidatos

Hidroginástica – 45 candidatos no total

11

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 12: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

12

n.52

CubaMunicipal

Sociedade

Bombeiros Voluntários de Cuba A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cuba realizou pequenas obras de conservação e decoração do salão de festas. Foram também adquiridas novas ar-cas refri-geradoras e novos balcões frigoríficos, obras que orçaram o valor de 4mil euros. Desta forma, a população do concelho tem à sua disposição um salão para festas, baptizados e casamentos com melhores condições.

A.R.P.I CUBA – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de CubaNo dia 13 de Março de 2011, a Direcção da A.R.P.I. Cuba organizou um passeio de lazer para os seus associados, ao mercado do Pinhal Novo e uma visita ao Fórum Montijo, onde foram cerca de 90 idosos. A Di-reção, em nome de todos os sócios que foram a este passeio, agradece à Câmara Municipal a cedência dos autocarros para o efeito.

Associação dos Antigos Combatentes do Ultramar do Con-celho de CubaA Associação do Antigos Combatentes do Ultramar do concelho de Cuba, no passado dia 1 de março, organizou um passeio ao Algarve para visitar o ZooLagos, proporcionando assim aos seus associados e respectivas esposas um dia bem passado e diferente da rotina ha-bitual. Foi um passeio muito agradável para todos.

InformaçãoHá já 28 anos que os antigos combatentes de Cuba se reúnem uma vez por ano, para conviverem, recordando os bons e os maus momentos passados na guerra.Esses 28 anos, foram 28 anos de trabalho para um pequeno grupo de antigos combatentes, que voluntariamente se dispuseram a organizar os eventos necessários, e isso logicamente acarretou, para alem do tra-balho, também despesas para que as coisas se pudessem fazer.Assim, nós, os que temos trabalhado ao longo destes anos, sentimo-nos orgulhosos por podermos dizer alto e bom som que até agora, todo o movimento financeiro tem sido de tal maneira eficaz que, na passagem de testemunho deste ano, para outro antigo combatente, não se registou a diferença de um cêntimo sequer nas contas da nossa Associação, o que se pode comprovar pelos documentos de receita e de despesa, arquivados devidamente na nossa Associação. A satisfação que isto nos dá, faz-nos desejar que o tornemos público e, assim, o comunique à população, em geral, e aos antigos combatentes, em particular, para conhecimento.

A DirecçãoJoão Grego Vieira

Armando Vicente

mar

ço 2

011

12

n.52

CubaMunicipal

Page 13: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

13

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Desporto9º

Gra

nde

Prém

io d

e A

tletis

mo

Dr.

Car

los

Gra

diz

Realizou-se no dia 19 de fevereiro a 9º edição do Grande Prémio de Atletismo Dr. Carlos Gradiz. A ativi-dade decorreu pelas ruas da vila no circuito habitual e contou com uma forte participação de clubes de várias associações do país, que espelha bem a dimensão que a prova tem vindo a atingir. Existiu também uma forte participação por parte dos atletas do concelho nos escalões de benjamins, infantis e iniciados, que obtiveram o 2º lugar na classificação coletiva e deixaram bons indicadores para a consolidação da modalidade no concelho.

13

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 14: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

14

n.52

CubaMunicipal

Desporto

Convívio do BerlindeRealizou-se no dia 29 de janeiro no parque Manuel de Castro (junto aos eucaliptos) pelas 15 horas, um convívio de Berlinde. A atividade contou com uma forte partici-pação por parte da população infantil.

Desporto Sénior ”Dê Vida à Idade”É consensual que os municípios detêm uma posição privilegiada na promoção de estilos de vida saudáveis, uma vez que são entidades que conhecem intimamente as motivações e as necessidades das suas populações. O projeto Escola Sénior “Dê Vida à sua Idade”, ativi-dade física adaptada para a terceira idade, decorre se-manalmente em Cuba. Posteriormente, devido ao su-cesso da referida atividade, procedemos à extensão da mesma a todas as freguesias do concelho.

Atividades Desportivas Extra-CurricularesNo presente trimestre continuaram as atividades físicas extra cur-riculares para todos os alunos do 1º ciclo do concelho proporcio-nando, nesta faixa etária, uma prática de atividade física regular, promovendo um desenvolvimento cognitivo e social, consideran-do este um elemento determinante no processo educativo da criança.

JOGOS TRADICIONAISDe acordo com a Lei de Bases da atividade física e do desporto, os jogos tradicionais, são parte integrante do património cultural e específico das diversas regiões do país, desta forma, é intenção dos serviços de desporto fomentar e apoiar o de-senvolvimento dos mesmos.

Convívio do PiãoNo dia 26 de fevereiro teve lugar o convívio do pião. Este convívio teve ligação com as atividades extra curriculares e promoveu a sensibilização da técnica e instrução do jogo. A iniciativa decorreu no parque Manuel de Castro (junto aos eucaliptos), pelas 15 horas e contou com uma forte participação por parte de todas as faixas etárias, resultando uma interação de gerações, que permitiu uma aprendizagem por parte da população infantil e um recordar por parte da população adulta.

mar

ço 2

011

14

n.52

CubaMunicipal

Page 15: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

15

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Desporto

BTT Clube Cuba AventuraRealizar-se-á no dia 19 de junho/11 a 7ª Maratona do nosso clube.Relativamente aos atletas do Clube Cuba Aventura, e tendo como referência o último trimestre, estes continuam a divulgar o nome do Clube com a obtenção de bons resultados desportivos nas provas em que marcam presença. Assim, e entre outras presenças já neste ano, destacamos o 1º lugar obtido por David Maltez em Ourique e o 3º lugar obtido na prova por equipas em Alcácer do Sal (presente foto), composta pelos atletas David Maltez, José Gregório Silva, Sílvio Delgado, Jorge e João Letras. Ao longo das maratonas em que participa, o nosso Clube e os nossos atletas vão demonstrando toda a capacidade que têm em competir, por vezes contra os melhores, o que contitui uma mais-valia para

todos os intervenientes.

Início de época 2011 do Centro de Ciclismo de CubaO Centro de Ciclismo de Cuba, fundado em 1981, ini-ciou a sua época 2011, com uma Equipa de Escolas composta por 6 atletas iniciados, infantis e juvenis. A equipa teve o seu primeiro teste no dia 12 de março, em Setúbal e dia 20 de março, no Pinhal Novo. Num universo de 170 atletas, o grupo do Centro de Ciclismo ocupou os seguintes lugares: 8.º, 22.º e 53.º.A iniciar brevemente a sua temporada, está uma se-gunda Equipa Mista com Sub 23, Elites e Veteranos.

Clube de Patinagem ArtísticaO Clube de Patinagem Artística de Cuba vai levar a efeito o Campeonato Regional de Patinagem Artística nos dias 30 de abril e 01 de maio/2011, no Pavilhão Municipal de Cuba, em colaboração com a Associação de Patinagem do Alentejo. Desde o início da época que os nossos atletas têm participado nos testes pre-liminares e certificado de aptidão.

Colóquio “ A importância da Atividade Fisica na 3ª Idade” O Município de Cuba, em conjunto com o Centro de Saúde de Cuba, realizou, no dia 1 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal, um colóquio sobre a diabetes e os cuidados que a patologia requer, assim como a importância da atividade física na terceira idade. Decorreu de forma entusiasta, com uma forte interação por parte da assistência, ficando bem patente o interesse pela temática.

Caminhada ao Outeiro de St. AntónioDe acordo com o plano de actividades, iniciou-se no mês de março o projeto Desporto na Natureza, realizando-se a 1ª caminhada de 2011 ao “ Outeiro de S. António”. Esta teve um grau de dificuldade médio Baixo, com cerca de 12Km e con-tou com uma participação de 22 caminheiros tornando patente a importância do projeto para os munícipes. Previamente os técnicos da Farmácia da Misericórdia de Cuba realizaram avaliações: peso, IMC, T. Arterial, Glicemia, Perímetro abdominal, tendo ficado registado no passaporte do caminheiro. A caminhada teve início no local habitual (junto ao Parque de Feiras), às 9 horas e a chegada ao Outeiro de S. António ocorreu às 12:30h.

15

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 16: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

16

n.52

CubaMunicipal

Page 17: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

17

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal17

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 18: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

18

n.52

CubaMunicipal

Empregabilidade

Promoção doDesenvolvimento

Reunião da Parceria GeoestratégicaNo dia 21 de janeiro de 2011 realizou-se a 6ª reunião da Parceria Geoestratégia no Município de Cuba, tendo em vista a participação dos parceiros na Feira Internaci-onal Fechada – SISAB, o maior salão nacional do setor agro-alimentar e bebidas em Portugal. Outra finalidade da reunião foi a apreciação de uma proposta que será, posteriormente, transformada em candidatura a Fun-dos Comunitários, tendo em vista a promoção conjunta dos concelhos cujos territórios fazem fronteira com o Aeroporto de Beja.

PRODER – Divulgação da Medida 3- Realizou-se no dia 05 de janeiro de 2011 uma Sessão de Divulgação da medida 3 do PRODER - Dinamização das Zonas Rurais, que visa promover a qualidade de vida nas zonas rurais, e a diversificação das suas ativi-dades económicas. A medida privilegia o modo de atu-ação LEADER, através das ações promovidas no âmbito de estratégias de desenvolvimento local e através de agentes organizados, especificamente, para esse efeito (os GAL ou Grupos de Ação Local). Esta Sessão foi di-rigida aos Agricultores do Concelho.

Formação Pedagógica de Formadores (inicial)- No dia 31 de janeiro, um grupo de jovens iniciou o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, com a duração de 120 horas e que decorreu nas instalações da Escola Profissional de Cuba. A iniciativa resultou da parceria estabelecida entre o Município de Cuba e a INOVINTER. É objetivo geral deste curso dotar os participantes de conhecimentos, atitudes e competên-cias, em termos técnico-pedagógicos, adequados para o exercício profissional da função de formador.

Formação Modular- No dia 10 de março, um grupo de 15 formandos iniciou dois módulos de Formação Modular Certificada “Acompanhante da Criança: Saúde e Segurança da Criança” e “Assistência a Crianças no Domicílio – Primeiros Socorros” com a duração de 50h e 25h, respetivamente. A formação desenvolvida no âmbito do Projeto Qi9 – Qualificar para Inovar, tem como entidade promotora a ADTR e entidade parceira, a Câmara Municipal de Cuba. Esta for-mação decorreu nas instalações da Escola Profissional de Cuba.

- Nos dias 09, 21 e 22 de março, três grupos num total de 50 formandos, iniciaram Formação Modular Certificada de Língua In-glesa, com a duração de 50h cada grupo, na Freguesia de Vila Ruiva (1) e em Cuba (2), nas instalações do Agrupamento de Escolas de Cuba. O Projeto decorre no âmbito de um protocolo de parceria estabelecido entre a Câmara Municipal de Cuba e a entidade formadora COMPETIR - Formação e Serviços, S.A.

mar

ço 2

011

18

n.52

CubaMunicipal

Page 19: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

19

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

No dia 04.02.2011 decorreu em Cuba, um Encontro de Empresários Portugueses e Espanhóis, dos concelhos de Cuba e Santa Marta de Los Barros. Estiveram presentes cerca de 40 empresários e rep-resentantes das áreas da Agro-Indústria, Turismo, Educação, Classe Empresarial e Associativismo/Empreendedorismo, tendo em vista perspetivar as poten-cialidades e mais-valias de cada região. Pretende-se, dessa forma estabelecer uma ponte de comunicação entre os diferentes territórios, contribuindo, mais significativamente, para o desenvolvi-mento destas regiões. O encontro pro-curou, ainda, fomentar parcerias e no-vas relações de cooperação empresarial, divulgar empresas e proporcionar novas oportunidades de negócio. O painel de oradores foi composto pelo Presidente da Câmara Municipal de Cuba, Francisco Orelha, pelo Presidente da Entidade Re-gional de Turismo do Alentejo, Dr. Ceia da Silva, pelo Presidente da Associação de Desenvolvimento Terras do Regadio, Eng. José Manuel Nunes, pelo Alcalde de Santa Marta, Jorge Vásquez Mejías, pela Técnica de Turismo del Ayuntamiento de Santa Marta, Maria Catena Rodríguez, e pelo Presidente da Asociación de Em-

presarios de Santa Marta, Miguel Pintor.

Visita à SISABNo passado dia 23.02.2011 os Srs. Presidentes das Câmaras Municipais integrados na Parceria Geoestratégica, bem como membros do executivo e técnicos, visitaram a 14ª Edição do SISAB - o maior salão nacional do setor agro-alimentar e bebidas em Portugal, considerado a maior plataforma de negócios do setor alimentar, para aferir das mais-valias na realização de um

evento desta natureza, em Beja, já no próximo ano.

19

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 20: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

20

n.52

CubaMunicipal

“DAR VOZ AOS

A empresa Alquimed, Lda. foi fundada em 14 de fevereiro de 1997 e tem como principal impulsionador Joaquim Fer-reira.Joaquim Ferreira, não é de Cuba mas sente-se cubense. Antes de criar a sua própria empresa, era vendedor e costu-mava ficar a dormir numa residencial em Cuba. Quando decidiu criar a Alquimed era sua intenção sediar a empresa no triângulo Beja, Ferreira ou Cuba, tendo--se decidido por Cuba face à proximi-dade e aos laços de amizade que criou com estas gentes.Desde a criação da empresa, Joaquim Ferreira, tem dedicado o seu trabalho à comercialização de produtos médico-hospitalares, em especial na área da in-continência para adultos, sendo o único representante nos distritos de Setúbal (parte Sul), Portalegre, Évora, Beja e Faro, dos produtos “Hartmann” e “Vle-sia”, marcas de grande prestígio na área a que respeitam. Para além da venda do artigo a empresa faz todo um acom-panhamento ao cliente ministrando for-mação aos funcionários dos lares de idosos.

EMPRESÁRIOS”

Apesar dos indicadores económicos re-velarem que as empresas portuguesas estão a debater-se com sérias dificul-dades e mesmo não tendo conseguido atingir os objetivos a que se propôs no ano de 2010, podemos dizer que a Alquimed é uma exceção à regra. O su-cesso pauta-se pela aposta numa equi-pa jovem e dinâmica, constituída por seis funcionários, todos do concelho de Cuba. O capital humano é um dos prin-cipais ativos geradores de riqueza nas empresas, o qual muito tem contribuído para o crescimento da Alquimed, sendo prática de gestão a formação dos co-laboradores, ministrada por Joaquim Fer-reira, detentor de grande experiência no ramo. É ele que “faz a sua equipa” e que tem por lema servir bem o cliente.Apesar das dificuldades sentidas, desis-tir não faz parte dos seus planos. Com uma equipa de excelência, perspetiva, a médio prazo, aumentar a sua capacidade

operativa além fronteiras. Exportar está sem dúvida nos seus horizontes.Quanto ao papel da autarquia, consi-dera o empresário, que o mesmo é de extrema importância, referindo também a necessidade de um Parque Empresari-al, a iniciar em maio; não colocando de parte a deslocação da sua empresa para aquele espaço.Refere também que “em tempo de cri-se, é necessário não desanimar, lutar sempre e, nunca por nunca, baixar os braços”. Esta é a postura que pauta a vida empresarial de Joaquim Ferreira e de toda a sua equipa.

ALQUIMED, LDA.

mar

ço 2

011

20

n.52

CubaMunicipal

Page 21: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

21

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Francisco Charneca Pinto & Filhos, Lda. é uma empresa familiar cujo início de atividade remonta ao ano de 1958.Vários são os ramos de atividade, sendo a empresa mãe a construção de obras públicas e particulares, advindo depois a captação de furos, central de tapete betuminoso e, por fim, a agricultura. Com 53 anos de existência, esta é uma das maiores empresas empregadoras do concelho de Cuba, que conta com 30 funcionários, sendo 27 do concelho.Disponibiliza um serviço de elevada qualidade na realização de furos e cap-tação de água, dispondo, para tal, de equipamentos de alta qualidade para assim realizar um serviço com elevada eficiência.À conversa com Francisco Pinto, um dos três irmãos proprietários da empresa, o mesmo refere-nos que considera que o êxito se deve à união familiar, à boa gestão, ao pensar com sensatez e ter bons colaboradores.“Herdámos uma empresa já feita, com pernas para andar” já dizia o nosso pai,

Na prossecução de uma estratégia de modernização, inovação e de desenvolvimento, o Município de Cuba através do GADE está a realizar um trabalho de proximidade junto dos empresários do concelho, denominado “DAR VOZ AOS EMPRESÁRIOS”, para dar a conhecer de voz viva a atividade desenvolvida pelos mesmos, dificuldades sentidas, expectativas/apostas futuras, recolhendo assim o depoimento de empresas de sectores de actividade distintos a incluir na Revista Municipal trimestralmente.

FRANCISCO CHARNECAPINTO & FILHOS LDA.

o fundador. Nesse sentido impunha-se dar-lhe continuidade e fazê-la crescer.Apesar de esta ser uma empresa sólida no mercado, com estrutura financeira estável, a crise não lhes tem passado ao lado, mas Francisco Pinto diz que o necessário para ultrapassar este mo-mento difícil que afeta a todos nós é ter força, ser dinâmico e empreendedor.Projetos não lhes faltam. Há relativa-mente pouco tempo, criaram uma Cen-tral de Tapete Betuminoso para se man-terem atualizados e poderem competir com quem está mais bem preparado, as grandes empresas.Face ao seu trabalho de excelência, Francisco Charneca Pinto & Filhos, Lda. foi distinguida com o Estatuto de PME Líder e PME Excelência 2010.Esta iniciativa do IAPMEI, com o envolvi-mento da Banca (BPI), distingue as PME que se destacam pelos seus elevados níveis de eficiência e competitividade e que têm sido um fator impulsionador da criação de valor para a economia re-gional e nacional.

No período difícil que vivemos, a nível nacional e internacional, deve ser sem dúvida um motivo de orgulho para a Empresa, mas também para o concelho, pertencer ao universo das PME Líder em Portugal.Considera Francisco Pinto que a Autar-quia, tendo sempre presente aquilo que são as suas atribuições e competências em prol do desenvolvimento económico do nosso concelho, tem, relativamente ao apoio às empresas locais, assumido um papel recetivo, disponível e colabo-rante com quem deseja realmente con-tribuir para o seu desenvolvimento.“Quero deixar uma mensagem de espe-rança e incentivo a todos os meus co-laboradores, aos cidadãos em geral e aos políticos: trabalhemos muito, cada vez mais unidos, sem guerras, para po-dermos ultrapassar a crise de uma forma construtiva e benéfica para todos.”

21

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 22: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

22

n.52

CubaMunicipal

Notíciasdas Freguesias

Cuba

Cantar as JaneirasPelo segundo ano consecutivo comemorou--se o dia de Reis com a realização da inicia-tiva “Cantar as Janeiras”, a qual contou com a participação do Grupo Coral “Os Ceifeiros de Cuba”, que realizou um périplo por diversos serviços e instituições da Fregue-sia, expressando votos de um bom ano através do seu cante. A este grupo coral que tanto têm contribuído para a divulgação e dignificação do cante tradicional da nossa terra, e sem o qual não teria sido possível a realização desta iniciativa, quer a Junta de Freguesia prestar a sua homenagem e o seu agradecimento. No final desta iniciativa foram entregues os prémios do 2º Concurso de Árvores de Natal.

“Centenário da morte do Escritor Fi-alho de Almeida”No dia 5 de março, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila de Frades e a Câmara Municipal de Cuba, decorreram um conjunto de iniciativas de homenagem a Fialho de Almeida de forma a assinalar o centenário da morte do escritor, nascido em Vila de Frades, mas intimamente ligado a Cuba onde veio a casar e onde faleceu em 4 de março de 1911. A Junta de Freguesia associou-se a esta homenagem, tendo, para o efeito, deposi-tado uma coroa de flores junto ao jazigo do escritor.

Dia Internacional da Mulher No dia 11 de março realizou-se no pavilhão de exposições da Municipal o jantar come-morativo do Dia Internacional da Mulher, que contou com a participação de cerca de cem mulheres da Freguesia. Neste jantar convívio com animação musical, foi ainda eleita a co-missão de mulheres que ficará responsável pela organização das comemorações do Dia internacional da Mulher em 2012, em con-junto com o executivo da Junta de Freguesia de Cuba.

Conservação de Mobiliário Urbano No âmbito das competências de conservação e manutenção do mobiliário urbano, proce-deu-se à limpeza, pintura e recolocação de papeleiras, instaladas em diversos locais da Vila pela Junta de Freguesia e que apresen-tavam alguns sinais de degradação.

mar

ço 2

011

22

n.52

CubaMunicipal

Page 23: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

23

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Notíciasdas Freguesias

Faro do Alentejo

Corso Carnavalesco No dia 4 de março, os alunos do polo es-colar de Faro do Alentejo deslocaram-se a Cuba para desfilar, uma vez mais, no corso carnavalesco. A temática desta instituição en-volveu uma decisão participada e em parceria com a comunidade. Dessa decisão surgiram várias sugestões, que em deliberação, em as-sembleia interturmas focalizou a temática “Re-gime de Fruta Escolar”. Os pais/encarregados de educação envolveram-se de uma forma ativa e bastante participativa na confeção dos fatos. Foi extremamente empolgante assistir à interação que culminou neste colorido pro-jeto.

Censos 2011 Encontra-se em curso o recenseamento geral da população e habitação “Censos 2011”, e foi disponibilizado pela Junta de Freguesia de Cuba, aos técnicos en-volvidos na sua realização, todo o apoio logístico necessário, nomeadamente a cedência de instalações e equipamentos, bem como a criação de condições de apoio aos cidadãos no preenchimento dos questionários.

Corso Carnavalesco A Junta de Freguesia de Cuba participou, mais uma vez, no Corso Carnavalesco organizado pela Câmara Municipal, com um elevado número de participantes, tendo escolhido como tema “Os mágicos”.

Melhoramentos do Parque Infantil de Faro do AlentejoA Junta de Freguesia para proporcionar às crianças da Freguesia mais divertimento, fez melhoramen-tos no Parque Infantil, adquirindo dois baloiços e novos assentos para os bonecos de mola.

23

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 24: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

24

n.52

CubaMunicipal

Faro do AlentejoNotíciasdas Freguesias

Visita à Freguesia de Faro do Alentejo pelos “Amigos dos Castelos”No passado dia 5 de fevereiro de 2011, foram recebi-dos em Faro do Alentejo, um grupo de 47 pessoas, acompanhados pela Técnica Superior de Turismo da AMCAL, (Dr.ª Belmira), e pelo Teólogo, (Dr. Nuno Sota), onde puderam apreciar o património Cultural e Religioso. No final da visita, a Junta de Freguesia ofereceu aos “Amigos dos Castelos” um beberete com gastronomia típica da freguesia e a entrega, a cada membro do grupo, de uma revista Municipal, que todos acolheram com muito agrado.

Conversas.Com “Namorados de Ontem e de HojeDecorreu na sala do Centro Cultural de Faro do Alentejo, no dia 11 de fevereiro, mês em que se comemora o dia dos namorados, uma tertúlia, reali-zada pela Biblioteca Municipal de Cuba, em parceria com a Escola Básica Fialho de Almeida. Foi abordado o tema Namorados de Ontem e de Hoje. O diálogo entre o público assistente foi muito diversificado e divertido, pois não existe comparação possível en-tre os namoros de antigamente e os namoros dos jovens de hoje.

Comemoração do Dia Internacional da Mu-lherComemorou-se o Dia Internacional da Mulher a 8 de março, mas a Junta de freguesia de Faro do Alentejo, a título excepcional, fez um passeio convívio no dia 9 de março, proporcionando, assim, uma viagem a Óbidos, que decorreu durante toda a manhã, para se poder apreciar o centro histórico desta magnifica Vila museu. Depois do almoço, o grupo visitou a Quinta dos Lóridos, onde se situa o Jardim Buddha Eden, e pôde apreciar réplicas de estátuas existentes em diversos países asiáticos. Participaram nesta viagem, cerca de 40 mulheres. O passeio terminou com um lanche ofertado pela Junta de Freguesia e o jantar foi no Fórum Montijo.

Participação da Junta de Freguesia de Faro do Alentejo na Reunião da ANAFREA Junta de Freguesia de Faro do Alentejo participou numa reunião da ANAFRE, em Beja, no dia 12 de fevereiro de 2011, sob o lema: «MAIS COMPETÊN-CIAS, Melhor Poder Local». O Congresso debateu, de forma muito participada, os problemas com que as Freguesias se debatem, apontando soluções para melhor responderem às necessidades e interesses das populações. Os presidentes das diversas juntas presentes deram as suas sugestões para que a voz de todos juntos possa chegar mais longe.

mar

ço 2

011

24

n.52

CubaMunicipal

Page 25: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

25

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Vila Alva Notíciasdas Freguesiass

Grupo Desportivo e Recreativo de Faro do AlentejoA Junta de freguesia não pode deixar de parabenizar este Clube, principalmente a equipa sénior e o seu treinador, pois é o primeiro classificado, atualmente, na segunda fase do campeo-nato distrital do INATEL de Beja. Parabenizamos também a e-quipa Infantil e o seu treinador, pois todos os jogadores aprendem a jogar em equipa e a ter gosto pelo futebol. Nesta atividade não interessa ganhar ou perder, interessa sim fazer desporto e para nós serão sempre os nossos campeões.

Operação Censos 2011Teve início no dia 9 de março de 2011 o trabalho de campo, executado pelas recenseadoras, recrutadas pelo INE, enquanto entidade responsável pela operação, o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Jun-tas de Freguesia, realizam os Censos 2011. Integram a equipa da Freguesia de Faro do Alentejo a Coordenadora de Freguesia (Telma Manhita Carriço) e a Recenseadora (Maria José Rocha Moisom). Além da população poder responder aos questionários via internet ou preenchimento manual dos questionários, pode também dirigir-se à Junta de Freguesia, onde se encontram as recenseadoras, para preenchimento do questionário através da Internet ou esclarecimento de dúvidas da população.

Faro do Alentejo

Mais uma Promessa CumpridaCASA MORTUÁRIA DE VILA ALVAEste edifício foi construído através do acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Cuba e a Santa Casa da Misericór-dia de Vila Alva. Esta infra-estrutura encontra-se aberta à população desde 27 de março de 2011 e vem dar resposta a uma carência que esta Freguesia tinha de ter um espaço próprio e condigno para velar os seus ente-queridos.

25

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 26: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

26

n.52

CubaMunicipal

Desfiles de Carnaval do Agrupamento de Escolas de CubaO Projecto “ REGIME DE FRUTA ESCOLAR”, foi o tema escolhido pelo Pólo de Educação de Vila Rui-va para o desenvolvimento do projecto do CAR-NAVAL 2011.Com o objetivo de promover e divulgar a laranja (fruta característica da nossa região e consumida nesta época do ano) os alunos, professores, pais e comunidade vivenciaram esta época carnavales-ca formando, assim um grande laranjal.Para a concretização deste projeto, agradecemos a toda a comunidade envolvida, à Junta de Fregue-

sia de Vila Ruiva e também à Quinta do Canoa. Para todos, o nosso OBRIGADO, já que adorámos ser…LARANJEIRAS!

Torneio de Sueca No dia 20 de fevereiro do corrente ano realizou--se um torneio de Sueca organizado pelo Vila Rui-va Futebol Clube, onde participaram 10 Equipas. Foram Premiadas as 4 Finalistas com a seguinte ordem:1º Classificado: Tiago Nunes e Fernando Nunes - Troféu2º Classificado: António Gil e Vital Raposo - Troféu3º Classificado: Daniel Nunes e Francisco Nunes - Troféu4º Classificado: André Roberto e Eduardo Pôla - Medalhas

Vila RuivaNotíciasdas Freguesias

“As marionetas ganham movi-mento e vida, encantando quem as vê!”As nossas marionetas surgiram de uma história trabalhada “ O macaco do rabo cortado” e, a partir destas, apareceram as marionetas “Meninos Grandes” traba-lhadas por alunos, professores, auxilia-res e familiares.Com este trabalho, o Pólo de Educação participou no carnaval das escolas do Agrupamento e, posteriormente, com um grupo mais alargado, no desfile de car-naval da Câmara Municipal de Cuba. A Junta de Freguesia de Vila Alva atribuiu um subsídio para a compra de materiais para os disfarces das crianças da escola,

apoiando, assim, o carnaval.

Vila Alva Notíciasdas Freguesias

mar

ço 2

011

26

n.52

CubaMunicipal

Page 27: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

27

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Notíciasdas Freguesias

Vila Ruiva

Ode Agenda de fevereiroA música e a literatura marcaram o mês de Fevereiro em Vila Ruiva com mais uma excelente programação da Ode, a associação que a todos tem impressio-nado pela sua dinâmica e pelas suas iniciativas. Os Viticária Fermata Trio (Vi-digueira) abriram o mês com um concer-to onde nos apresentaram o repertório que representou musicalmente o Con-celho de Vidigueira na BTL. No fim de semana seguinte, sábado 19, realizou--se a primeira edição do Chá de Leitu-ra, uma iniciativa que pretende incutir hábitos de leitura e de tertúlia. Neste, a associação oferece o chá a todos os presentes. No domingo, dia 20 teve lu-gar no Centro Cultural de Vila Ruiva o Atelier para Crianças “Pintar a Música” sob direção das Animadoras Sócio-cul-turais Margarida Antunes e Ana Lança. No dia 26 brilharam os Pilotos do Fo-lião, projeto de Cuba, com temas origi-nais da autoria de Luís Balancho (Kejo) que tem como base músical o blues e o rock progressivo. No dia 20 recebe-

mos o escritor algarvio Luís Ene que fechou a programação deste mês com a apresentação do seu mais recente livro “Saudade de Água” no Centro de Dia de Vila Ruiva. Destacamos ainda o Iº Concurso de Bandas de Garagem Café Concerto/Ode que decorreu durante os meses, de fevereiro e março em Portel e que terá a sua final no próximo dia 22 de abril.

Ode Agenda de março No mês de março, a Ode voltou a trazer muita cultura a Vila Ruiva. O Centro Cul-tural recebeu, para abrir em grande o mês da Primavera, o concerto do grupo de música tradicional alentejana Os Car-raceiros que contagiaram toda a plateia com a sua energia e animação. No dia 19 teve lugar, no mesmo espaço, um concerto pela Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira di-rigido pelo Maestro José Peralta. No dia 20 tivemos a segunda edição do Chá de Leitura, desta feita dedicada ao Cen-tenário da Morte do Escritor Fialho de

Almeida. O final do mês chegou com um grande espectáculo de Dança pelo grupo ULArt Dance da Universidade de Lisboa. O espetáculo constituido por 7 coreografias trouxe-nos interpretações dentro de diversos estilos como o Clás-sico, Neo-Clássico, Jazz, Contemporâneo e Hip-hop. Para finalizar, no domingo, realizou-se mais uma apresentação li-terária. O livro “Canto de Intervenção”, do escritor Eduardo Raposo, foi o tema de conversa que trouxe mais uma vez diversas personalidades nacionais a Vila Ruiva. Todas estas iniciativas têm colocado o nome da Ode em diversos orgãos de comunicação, que vêm no seu trabalho um exemplo impar, a nível regional que tem despertado o inte-resse de muitas pessoas que, cada vez mais, fazem questão de estar presentes

nas iniciativas.

Torneio de Chinquilho No dia 03 de abril realizou-se um tor-neio de Chinquilho organizado pelo Vila Ruiva futebol Clube, no qual participa-ram 10 Equipas.Foram Premiadas as 4 Finalistas com a seguinte ordem:1º Classificado: António Gil e Daniel Nunes 2º Classificado: Fernando Barbosa e João Barbosa 3º Classificado: Augusto Viana e Fran-cisco Caracinha 4º Classificado: Vital Raposo e António Fragoso Prémios atribuídos: Canas de Pesca

27

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 28: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

28

n.52

CubaMunicipal

Obras Municipais

Repavimentação do caminho municipal 1007 (ligação Cuba/Alvito)

Construção de Sanitários no parque de feiras em Cuba Repavimentação na estrada da Circunvalação em Cuba

Obras de requalificação da Escola Primária de Faro do Alen-tejo (Obra da responsabilidade da Junta de Freguesia)

Repavimentação da estrada dos Moinhos em Cuba

Limpeza e desmatação da zona envolvente à Ermida de N.ª Sr.ª da Represa

mar

ço 2

011

28

n.52

CubaMunicipal

Page 29: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

29

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Obras Municipais

Colocação de revestimento em mármore nos espaços entre sepulturas no cemitério de Cuba

Montagem de corrimão no acesso ao cemitério de Cuba Pavimentação em calçada nos arruamentos do cemitério de Cuba

Limpeza da zona envolvente à escola primária de Vila Ruiva

29

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 30: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

mar

ço 2

011

30

n.52

CubaMunicipal

Ambiente

A população do concelho de Cuba tem agora à sua disposição 7 locais onde pode entregar pequenos eletro-domésticos e lâmpadas fora de uso. Para o efeito foram distribuídos 7 pontos eletrão e 14 caixas de lâmpadas nas sedes das juntas de freguesia e estaleiro da Câmara Municipal. Os pontos eletrão são pequenos conten-tores onde pode depositar pequenos eletrodomésticos fora de uso, com dimensões inferiores a 55 cm, tais como: aspiradores, torradeiras, facas elétricas, teclados, câmaras de vídeo, berbe-quins, jogos de vídeo, rádios, televisões, computadores e impres-soras. Não deve depositar nos pontos eletrão qualquer tipo de lâmpadas. As lâmpadas devem ser depositadas em caixas apro-priadas existentes na sua Junta de Freguesia. Nunca deposite no contentor do lixo as lâmpadas e os eletrodomésticos usados. Estes resíduos podem prejudicar gravemente o ambiente! Se tive-rem pequenas dimensões, entregue-os na sua Junta de Freguesia. Se tiverem grandes dimensões, contacte a sua Junta de Freguesia ou a sua Câmara Municipal. Para além da sua Câmara Municipal,

colaboram também neste projecto a AMCAL e a AMB3E.

No mês de abril de 2011, a Câmara Municipal de Cuba distribuiu 78 ecopontos do-mésticos com um volume unitário de 40 litros. Os 78 ecopontos foram entregues em mercearias do concelho e edifícios municipais com o objetivo de aumentar a reci-clagem.Os ecopontos com tampa azul destinam-se à recolha de embalagens de papel e cartão. Os ecopontos com tampa amarela destinam-se à recolha de embalagens de plástico, aço e alumínio. A distribuição destes eco-pontos faz parte do Projeto Separar Sem Parar 2010,

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA E A EMPRE-SA ULTRIPLOA Câmara Municipal de Cuba e a empresa ULTRIPLO, Lda. assinaram um protocolo que visa a reutilização de roupas, calçado e brinquedos. Foram colocados em pontos estratégicos do Concelho contentores, para que a população possa doar o que tem em ex-cesso àqueles que menos têm. Depois de recolhido, o conteúdo dos contentores é devidamente triado e enviado para África, Iraque, Síria, Turquia e, em Portugal, é distribuído por associações nacionais e locais que se dediquem à entrega dos produtos a pessoas carenciadas. Através da referida empresa, todas as instituições de cariz social do concelho pas-sam a beneficiar de doação de roupas, brinquedos ou até livros, para que deste modo possam satis-fazer as necessidades das famílias carenciadas. Se em vez de deitarmos fora podermos partilhar com os outros, pouco a pouco, podemos fazer de Portugal um país melhor.

patrocinado pela AMCAL-Associação de Municípios do Alentejo Central e co-financi-ado em 50% pela Sociedade Ponto Verde. No âmbito do Projeto Sepa-rar Sem Parar 2010, a AMCAL distribuiu 420 ecopontos do-mésticos, organizou visitas técnicas às empresas Valnor, Selenis, Amarsul e Renova, elaborou uma Revista de in-formação e educação ambi-ental e, conjuntamente com as escolas, construiu uma exposição sobre reciclagem e ambiente.

SEPARAR SEM PARAR 2010DISTRIBUIÇÃO DE ECOPONTOS DOMÉSTICOS

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS ELETRÃO E CAIXAS PARA LÂMPADAS

mar

ço 2

011

30

n.52

CubaMunicipal

Page 31: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

31

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Perfil

Maria Angelina Galheto SoaresFoi admitida ao serviço da Câmara Municipal de Cuba em 31/01/1994. Atualmente, detinha a categoria de Técnica Superior e cessou funções em 28/02/2011, por aposentação voluntária. De referir, tam-bém, que o sucesso e qualidade alcançado por esta revista ao longo dos anos muito se deve ao seu empenho e dedicação. A Revista Municipal, colegas e executivo desejam-lhe as melhores felicidades para esta nova etapa da sua vida.

31

mar

ço 2

011

n.52

CubaMunicipal

Page 32: Cubacm-cuba.pt/ficheiros/Revista Municipal/revista_marco_2011_52.pdfA geração rasca foi a minha, e talvez a dos que me antecederam, que de uma forma transversal fomos vítimas da

Director: Francisco Orelha

Propriedade e Edição: Câmara Municipal de CubaRua Serpa Pinto, 84

7940 - 172 CubaTel: 284 419 900Fax: 284 415 137

E-mail: [email protected]://www.cm-cuba.pt

Tiragem: 2900 exemplares

Periodicidade: Trimestral