cross fertilização para a inovação 2011

17
Cross Fertilização para a Inovação Edital I Conceito de Produto Mateus Silva Brum Nina Guida Gonçalves de Brito História do Design Brasileiro Profª Carla Pantoja Giuliano Porto Alegre 2011

Upload: mateus-mes

Post on 13-Jun-2015

227 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cross fertilização para a inovação 2011

Cross Fertilização para a Inovação

Edital I Conceito de Produto

Mateus Silva Brum Nina Guida Gonçalves de Brito

História do Design Brasileiro Profª Carla Pantoja Giuliano

Porto Alegre

2011

Page 2: Cross fertilização para a inovação 2011

1

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata do tema de Cross Fertilização, onde, através

de pesquisa sobre diferentes conceitos e áreas de atuação, e fusão dos mesmos, obtemos uma nova criação, um novo design.

O foco do trabalho está em um cruzamento das características de um determinado período denominado Taylorismo e de um artista brasileiro. Nosso desafio é apresentar um material que lembra estes dois períodos.

No Taylorismo as coisas funcionavam de modo sincronizado, sem inovações, simplesmente se faziam as coisas de forma padronizada, fato este que diferencia o trabalho de Marcelo Rosenbaum, que como características estão claramente explicitadas o Brasil, as raízes culturais, o bom humor, pluralidade, sonho, realidade, auto-estima, popular, mistura, simplicidade, reutilização, conforto, memória, beleza são as palavras/conceitos que guiam e transparecem em seu variado trabalho.

Na seqüência, apresentamos a pesquisa realizada com base em um designer brasileiro, um período da história da arte e um movimento da economia mundial, sendo eles: o Streamline, Marcelo Rosenbaum e Taylorismo, respectivamente.

Page 3: Cross fertilização para a inovação 2011

2

Designer Brasileiro – Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum nasceu em Santo André na grande São Paulo em 1968, começou a trabalhar com arquitetura aos 17 anos, e aos 23 abriu seu escritório, o Rosenbaum Arquitetura e Design, em parceria com Ricardo Varuzza. Estagiou com Andreas Weber, o "pai do design high tech alemão", e hoje tem no currículo o 1º lugar em design de mobiliário no Museu da Casa Brasileira e 1º lugar no 7º Prêmio Deca. Lá fora, já marcou presença em publicações como Wallpaper e Elle Décor, além de ser um dos três brasileiros incluídos no livro Fifty of the world's best apartments (Images Publishing).

Após mudar-se de Santo André, onde vivia, e de uma temporada na Alemanha, com o designer Andreas Weber, ele caiu nas graças do badalado, e um tanto esnobe, mundo da moda paulistano. Passou anos desenhando lojas e restaurantes, mais de cem no total, fazendo cenários de desfiles e colecionando prêmios. Hoje em dia ele atua em diversas frentes e pode ser visto no programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo, comandando o quadro "Lar Doce Lar", onde, em apenas 10 dias, ele reformula completamente a casa, e a vida, de famílias simples por todo o Brasil.

Rosenbaum assina móveis e louças para grandes redes, lojas-conceito e galerias no exterior. Pisos e papéis de parede para grandes indústrias são concebidos por ele. Cenários de eventos, lounges e desfiles – assim como casas noturnas, bares e restaurantes – saem de sua imaginação direto para a realidade. Isso sem mencionar os projetos residenciais, alguns deles exaltados em publicações internacionais.

Brasil, brasileiros, raízes culturais, bom humor, pluralidade, sonho, realidade, auto-estima, imperfeição, popular, impermanência, mistura, simplicidade, reutilização, conforto, memória, beleza são as palavras/conceitos que guiam e transparecem em seu variado portfólio

Com seu olhar sobre a brasilidade, cultura popular e memória, o estúdio Rosenbaum® cria para a empresa Full Fit a linha Mesa Brasileira com três estampas: Sementes, Índio e Animais Brasileiros, todas inspiradas nas influências indígenas e na natureza, trazendo tais traços para o ritual da casa brasileira.

Entre as peças estão aparelhos de jantar, jogos de chá e café, faqueiros, jogos americanos, tábuas de vidro, copos térmicos, canecas, moringas, caixa para vinho.

A cultura nacional se reflete no trabalho em ícones como renda renascença, maracatu, carroceria de caminhão e chita, onde Rosenbaum parece dar um zoom nas imagens representativas de cada tema. Ele trabalha com fragmentos que remetem ao tópico de cada uma das tradições escolhidas de forma superatual. “Gosto de trabalhar valores nossos, mas sempre em cores contemporâneas”.

Page 4: Cross fertilização para a inovação 2011

3

Marcelo Rosenbaum – Mural de Referências

Page 5: Cross fertilização para a inovação 2011

4

Período da História da Arte – Streamline

Podendo ser chamado de Streamlining ou também Aerodesign, este mais comum para o Design Industrial, o Streamline Moderne, nome original mais usado na Arquitetura, é um estilo que surgiu por volta dos anos 30 nos EUA e foi um dos últimos estilos do Art Deco a nascer nessa década. Carrega o Moderne no nome pelo fato de surgir na mesma época do modernismo, portanto está incluso na Arte Moderna.

Esse estilo enfatizou formas em curva - como quinas arredondadas - longas linhas retas e por vezes elementos náuticos. Abaixo, uma breve definição/diferença dos estilos do Streamline:

Streamlining - em parte devido às novas tecnologias, em parte devido à uma idealização das formas aero-espaciais, a indústria nas décadas de 30 e 40 passou a utilizar formas arredondadas e aerodinâmicas, numa tendência chamada streamlining. Diferencia-se do Design Aerodinâmico por privilegiar os aspectos estéticos e não funcionais;

Aerodesign – foi muito aplicado em eletrodomésticos de pequeno/médio porte, como rádios e aspiradores de pó, por exemplo. Seu processo de fabricação trouxe materiais como alumínio para a cadeia de produção, causando uma evolução na indústria no quesito materiais. Quando se fala no streamlining dentro do design industrial surge a comparação ao funcionalismo - estilo de design que imperou em mesma época na Europa – e comparação esta, feita justamente pelo contraste que há entre ambos estilos, o aerodesign apostando no design para conquistar a classe média enquanto o funcionalismo apostava no baixo custo de produção para poder ser acessível à classe trabalhadora da Europa. Com o sucesso que fez, a indústria americana lançou muitas geladeiras e apontadores de lápis com semelhança à aerodinâmica dos carros. Vão os ângulos agudos, vêm os simples e as curvas

aerodinâmicas. Vão a pedra e as madeiras exóticas, entram o cimento e o vidro. Na depreção da década de 30 que designers resolveram tirar do Art Deco os elementos para a inspiração – ou a falta de tais – e apresentar um novo conceito de linhas puras e aerodinâmica do movimento e da velocidade desenvolvida sob pensamento científico. Logo, fabricantes de eletrodomésticos à carros abraçaram este conceito. Nesse conceito de racionalização, o Streamline foi o primeiro estilo a incorporar luz elétrica na estrutura arquitetônica.

O Streamline Moderne não é por regra oposto ao Art Deco, pois não era algo incomum encontrar edifícios Streamline com elementos Deco, o que fazia influentes da época ver tais obras como falso moderno, até mesmo, uma fraude.

Page 6: Cross fertilização para a inovação 2011

5

Streamline – Mural de Referências

Page 7: Cross fertilização para a inovação 2011

6

Movimento da Economia Mundial – Taylorismo

Taylorismo, ou administração científica, tem esse nome devido ao

sobrenome do engenheiro Frederick Winslow Taylor; Em 1911, Taylor publicou "The Principles of Scientific

Management"(Os Princípios da Administração Científica), onde ele descreveu como o uso da ciência na gestão dos trabalhadores pode elevar a produtividade a um padrão muito maior do que um trabalho sem essa metodologia/administração, como era o padrão da época.

Separando trabalho manual do intelectual, controlando o tempo gasto por tarefa, para que as mesmas sejam executadas em um menor prazo e, beneficiando os trabalhadores mais eficientes e rápidos com prêmios.

O primeiro a praticar do Taylorismo foi Henry Ford, na sua "Ford Motor Company" vindo, a partir daí, criando o que chamam de Fordismo.

Enfim, Taylorismo é um modelo de administração onde acredita-se que fracionando as etapas de produção de modo que o trabalhador desenvolva tarefas especializadas e repetitivas, estabelencendo-se também um tempo necessário para a realização, melhora a produtividade, aliando bem tempo e dinheiro.

Page 8: Cross fertilização para a inovação 2011

7

Taylorismo – Mural de Referências

vhghghgh

Page 9: Cross fertilização para a inovação 2011

8

Conceito de Produto – Painel de Inspiração

Page 10: Cross fertilização para a inovação 2011

9

Conceito de Produto

Um prato, um relógio. Dois objetos transformados em um, aliando a estética de um com a funcionalidade de outro.

Foi buscando nas mais destacadas características do Streamlining que chegamos às formas arredondadas, futuristas e materiais cromado/metálico. Trazendo do trabalho de Marcelo Rosenbaum a cerâmica, o trabalho de estampa em pratos – assuntos de cunho popular – e com inspiração direta na essência do Taylorismo para a temática “Time Is Money” – que chegamos ao conceito de um novo produto, ou bem distinto dos tradicionais que vemos no mercado, quando se trata de relógio e prato.

Page 11: Cross fertilização para a inovação 2011

10

Referências:

Flickr®, Streamline Moderne Architecture (Quality Images), 2011, Disponível

em: http://www.flickr.com/groups/streamlinemodernearchitecture/pool/, Acesso em:

28/05/2011 às 21h32min.

Papel.Pop.com, 2011, Disponível em:

http://papelpop.com/euquero/index.php/tag/decoracao/, Acesso em: 01/05/2011 às

20h36min..

Porcelanabrasil, 2011, Disponível em

http://porcelanabrasil.blogspot.com/2009_04_01_archive.html, Acesso em:

01/05/2011 às 19h54min.

Rosenbaum®, 2011, Disponível em:

http://rosenbaumdesign.wordpress.com/2008/08/25/81/, Acesso em: 26/05/2011 às

21h10min.

Wikipedia, Streamline Moderne, 2011, Disponível em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Streamline_Moderne, Acesso em: 28/05/2011 ás

20h50min.

Wikipedia, Taylorismo, 2011, Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo, Acesso em: 26/05/2011 às 20h22min.

Page 12: Cross fertilização para a inovação 2011

11

CROQUIS

Estudos e evolução

- Linhas retas - Grandes curvas

- Traços futuristas

- ”Disco voador” - Formas espaciais

- Ponteiros - Distribuição das horas x dinheiro

Page 13: Cross fertilização para a inovação 2011

12

- Relevo / profundidade

- Prato para refeição

- Empilhamento

- Duas opções de pratos: em cerâmica com base em inox, duas peças independentes e encaixáveis

- Pratos fundo e raso

Page 14: Cross fertilização para a inovação 2011

13

- Empilhamento pratos fundos, rasos e bases, respectivamente

- Suportes/bases em tamanho único - Pratos com base funda e rasa de mesmo diâmetro

MODELO MOCAPI

Estudos das formas em escala real

Page 15: Cross fertilização para a inovação 2011

14

Page 16: Cross fertilização para a inovação 2011

15

Page 17: Cross fertilização para a inovação 2011

16

ANEXOS

Fotos do processo