cronologia geral da guerra peninsular 1789

20
CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR 1789 14 de Julho – Tomada do Forte-Prisão da Bastilha (Paris), marcando o início da Revolução Francesa. 26 de Agosto – A Assembleia Nacional Constituinte Francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. 1793 21 de Janeiro – Execução na guilhotina do rei francês Luís XVI. 1793 – 1795 Guerra do Rossilhão. Primeira Coligação, liderada pela Grã-Bretanha, incluindo Portugal e Espanha, contra a França revolucionária. 1795 22 de Julho Tratado de paz de Basileia, assinado entre a França e a Espanha, que põem termo à Guerra do Rossilhão. Portugal é excluído das negociações. 1796 18 de Agosto Tratado de Santo Ildefonso. Acordo bilateral entre a França e a Espanha, com o objectivo de defesa e ataque mútuo contra a Grã-Bretanha. 1797 17 de Outubro – Tratado de Campo-Formio, celebrado entre franceses e austríacos, pondo termo à primeira coligação contra a França revolucionária. 1798 Maio – Inicio da expedição militar francesa rumo ao Egipto. Esta campanha durará até ao ano de 1801. Página 1/20

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

1789

14 de Julho – Tomada do Forte-Prisão da Bastilha (Paris), marcando o início da RevoluçãoFrancesa.

26 de Agosto – A Assembleia Nacional Constituinte Francesa aprova a Declaração dos Direitosdo Homem e do Cidadão.

1793

21 de Janeiro – Execução na guilhotina do rei francês Luís XVI.

1793 – 1795 – Guerra do Rossilhão. Primeira Coligação, liderada pela Grã-Bretanha,incluindo Portugal e Espanha, contra a França revolucionária.

1795

22 de Julho – Tratado de paz de Basileia, assinado entre a França e a Espanha, que põemtermo à Guerra do Rossilhão. Portugal é excluído das negociações.

1796

18 de Agosto – Tratado de Santo Ildefonso. Acordo bilateral entre a França e a Espanha, como objectivo de defesa e ataque mútuo contra a Grã-Bretanha.

1797

17 de Outubro – Tratado de Campo-Formio, celebrado entre franceses e austríacos, pondotermo à primeira coligação contra a França revolucionária.

1798

Maio – Inicio da expedição militar francesa rumo ao Egipto. Esta campanha durará até ao anode 1801.

Página 1/20

1799

09 de Novembro – Golpe de Estado de Napoleão Bonaparte (designado de 18 de Brumário,no calendário republicano francês).

24 de Dezembro – Início do Consulado de Napoleão Bonaparte.

1801

20 de Maio – Início da Guerra das Laranjas. Conflito militar opondo Portugal a Espanha, como apoio de Napoleão.

06 de Junho – Tratado de Badajoz. Acordo que colocou fim à Guerra das Laranjas. Portugalperde a praça de Olivença, mas mantém a sua soberania.

1802

27 de Março – Paz de Amiens, acordo que marca o fim da Segunda Coligação contra a França.

1803

Maio – Formação da Terceira Coligação contra a França revolucionária. Termina assim a curtatrégua entre a Inglaterra e a França.

1804

02 de Dezembro – Coroação de Napoleão Bonaparte como Imperador de França. Está assimcriado o Império frances.

1805

21 de Outubro – Batalha de Trafalgar. Vitória naval britânica sobre a frota francesa

02 de Dezembro – Batalha de Austerlitz. As tropas napoleónicas derrotam uma coligaçãomilitar austro-russa.

1806

14 de Outubro – Batalha de Iéna. Nova vitória francesa sobre o exército prussiano. Ocupaçãode Berlim.

Página 2/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

21 de Novembro – Decretos de Berlim. Napoleão ordena o fecho dos portos europeus quetenham relações comerciais com a Grã-Bretanha – início do chamado sistema do BloqueioContinental.

1807

14 de Junho – Batalha de Friedland. Vitória decisiva das tropas de Napoleão sobre as forçasrussas.

07 a 09 de Julho – Tratados de Tilsit. Acordos celebrados entre a Rússia e a França pondo fimà quarta coligação contra a França revolucionária.

05 de Setembro - O general Jean Andoche Junot,, antigo embaixador da França em Portugal,nomeado para o comando do Corpo de Observação da Gironda, chega a Baiona para assumiro comando das tropas que se dirigem para a Portugal, para fazer cumprir o decreto imperial, defechar os portos ao comércio inglês.

12 de Outubro - Napoleão Bonaparte dá ordem ao general Junot para entrar em Espanha.

17 de Outubro - O 1.º Corpo de Observação da Gironda, comandado por Junot, entra emEspanha, em direcção a Salamanca, preparando assim a invasão de Portugal.

27 de Outubro – Tratado de Fontainebleau. Acordo assinado entre a França e a Espanha,com o objectivo de dividir o território português entre eles, após a invasão do país pelas tropasnapoleónicas.

17 de Novembro - As primeiras tropas francesas entram em Portugal, pela fronteira de Segura,na Beira Baixa.

20 de Novembro – Início da 1.ª Invasão a Portugal. Entrada das tropas francesas em territórioportuguês, sob o comando do general Andoche Junot.

26 de Novembro – É designado pelo príncipe Regente, um Conselho de Regência, constituídopelos seguintes membros: D. Pedro de Lencastre da Silveira Castelo Branco Sá e Meneses, 3.ºMarquês de Abrantes (Presidente); João António Salter de Mendonça, 1.º Visconde de Azurara(Desembargador do Paço e Procurador da Coroa); Francisco de Melo da Cunha de Mendonçae Meneses, 1.º Conde de Castro Marim (Tenente-General do Exército); D. Francisco deNoronha (Tenente-General e Presidente da Mesa da Consciência e Ordens); Principal Castro(Conselheiro e Regedor das Justiças); D. Pedro de Mello Breyner (Presidente do Real Erário);D. Manuel António de Sampaio Melo e Castro Moniz e Torres de Lusignano, 2.º Conde e 1.ºMarquês de Sampaio (1.º Secretário) e Miguel Pereira Forjaz (Secretário substituto).

27 de Novembro – Embarque da Família Real Portuguesa para o Brasil.

30 de Novembro – As tropas francesas entram cidade de Lisboa.

Página 3/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

1808

28 de Janeiro – Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas. Ao chegar ao Brasil oPrincípe Regente autoriza a abertura dos portos brasileiros ao comércio com as nações amigasde Portugal.

01 de Fevereiro – O Conselho de Regência é dissolvido pelo general Junot, declarando que aCasa de Bragança tinha deixado de governar, passando o território português a ser governadoem nome do Imperador Napoleão Bonaparte.

09 de Fevereiro - Nove cidadãos portugueses são arbitrariamente executados nas Caldas daRainha (no campo do Burlão), por ordem do general Loison.

10 de Fevereiro - O 2.º regimento de Infantaria do Porto é dissolvido, nas Caldas da Rainha.

15 de Fevereiro – O general Junot auto nomeia-se comandante-chefe do exército português enomeia D. Pedro José de Almeida Portugal, Marquês de Alorna Inspector-Geral do mesmoexército.

07 de Março – A família Real Portuguesa chega à cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro.

17 de Março – Motim de Aranjuez. Revolta popular espanhola contra o rei Carlos IV, lideradapelo seu filho, D. Fernando VII.

02 de Maio – Início da Guerra da Independência Espanhola. Levantamento da populaçãomadrilena contra a ocupação francesa.

18 de Maio – O Exército Português reorganizado pelo Marquês de Alorna, é levado por estepara França, e incorporado no exército francês, enquanto “Legião Portuguesa”.

30 de Maio - Proclamação da Junta Suprema do Governo de Espanha ao povo português,prometendo ajuda aos levantamentos contra o exército francês. Mas só em 25 de Setembro de1808, em uma cerimónia celebrada na Capela do Real Palácio de Aranjuez, se constituiuoficialmente a chamada Junta Central Suprema y Gubernativa del Reino. Esta Junta eraformada pelos deputados precedentes das Juntas Supremas das capitais dos antigos reinosespanhóis: Aragão, Astúrias, Canárias, Leão, Madrid, Maiorca, Múrcia, Navarra, Castilha “LaVieja”, Catalunha, Córdoba, Extremadura, Galiza, Granada, Sevilha, Toledo e Valência.

10 de Junho – No Brasil, D. João declara nulos todos os Tratados de Portugal com a França,declarando ao mesmo tempo, guerra aos Franceses e propondo amizade à Grã-Bretanha.

19 de Junho - Instituição da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino no PaçoEpiscopal da Cidade do Porto, sendo constituído pelos seguintes elementos: Presidente

Página 4/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

Governador, Frei D. António de São José de Castro, Bispo do Porto , e os Deputados ManuelLopes Loureiro, António da Silva Pinto, José de Mello Freire, Francisco Ozorio da Fonse, JoséDias de Oliveira, Luis de Sequeira da Gama Ayala e António Mattheus Freire de AndradeCoutinho, fazendo “saber a todos os Vassallos do dito SENHOR [O Príncipe Regente D. João] queo Governo Francez se acha inteiramente abolido, e exterminado deste Paiz, e restituida nelle a RealAuthoridade do Nosso Legitimo Soberano, a qual será exercitada plena, e independentemente pelasobredita Junta, em quanto não fôr restituído o Governo instituído neste Reino por SUA ALTEZAREAL”.

16 de Julho - Forças militares portuguesas, compostas de tropas regulares e de milicianos,comandadas pelo tenente-coronel Francisco de Magalhães Pizarro, bloqueiam a fortaleza daVila de Almeida.

20 de Julho – José Bonaparte nomeado entretanto Rei de Espanha pelo irmão Napoleão, chegaa Madrid.

29 de Julho - Combate de Évora, entre uma divisão francesa, comandada pelo general Loison,e forças portuguesas e espanholas. Os soldados aliados são dispersadas e o exército francêssaqueia a cidade, provocando uma verdadeira chacina.

30 de Julho – José Bonaparte abandona a capital madrilena.

01 de Agosto – Desembarque de um corpo expedicionário britânico, comandado por ArthurWellesley, na praia de Lavos, perto da Figueira da Foz.

05 de Agosto - Napoleão Bonaparte ordena a transferência de metade do exército francêsacantonado na Alemanha, para a fronteira espanhola, para preparar o contra ataque.

13 de Agosto - O exército espanhol, comandado pelo general Castaños, entra em Madrid.

15 de Agosto – Primeiros combates entre forças francesas e britânicas, junto ao Moinho doBairro da Senhora da Luz, perto da Vila de Óbidos.

17 de Agosto – É travado o primeiro confronto da Guerra Peninsular – a Batalha da Roliça,com uma vitória luso-britânica.

21 de Agosto – Batalha do Vimeiro. Nova vitória das forças aliadas, sob o comando de SirArthur Wellesley, sobre as tropas napoleónicas de Junot. Que se acantonam entretanto emLisboa.

30 de Agosto – Convenção de Sintra. Acordo entre britânicos e franceses, que põem termo àprimeira invasão francesa de Portugal. As tropas francesas retiram-se para França nos navios daRoyal Navy.

18 de Setembro - Proclamação do general britânico Dalrymple, anunciando o restabelecimentoda Regência, para que se possa fazer a transferência do poder em Lisboa do exército britânicopara as autoridades portuguesas.

Página 5/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

26 de Setembro – A Junta Provisional do Governo Supremo do Reino suspende as suasfunções, fazendo “saber, que tendo cessado o fim, e objecto da sua instituição, pela Restauração daCapital deste Reino, e restabelecimento do Conselho de Regência”.

30 de Setembro - O exército português é restabelecido oficialmente, por meio de uma portaria com um Edital anexo, onde se informam os oficiais, os sargentos e os soldados dos locais onde se estão a reorganizar os antigos corpos.

29 de Outubro - Napoleão Bonaparte sai de Paris, dirigindo-se para Espanha para comandar pessoalmente as operações na Península.

05 de Novembro - Napoleão Bonaparte chega à cidade basca de Vitória, tomando o comando do «Exército de Espanha».

11 de Novembro - Os batalhões de caçadores, cuja constituição já estava prevista na propostade organização de 1803, e que já tinham sido organizados por ordem da Junta do Porto, sãoestabelecidos oficialmente no Exército português. Irão tornar-se, no decorrer da GuerraPeninsular, os corpos de elite do exército português.

30 de Novembro - Batalha de Somossiera. O exército francês, comandado por NapoleãoBonaparte, derrota o exército espanhol que defendia Madrid.

04 de Dezembro - Napoleão entra em Madrid, após a assinatura da capitulação da capitalespanhola.

11 de Dezembro - Determinado o «Levantamento em Massa» da Nação portuguesa. Todos os indivíduos do sexo masculino, entre os 15 e os 60, são chamados ás fileiras dos regimentos de linha, milícia e ordenanças.

20 de Dezembro - Decreto aprovando o novo Regulamento das Milícias.

1809

03 de Janeiro –, Em Astorga (Espanha), Napoleão Bonaparte entrega o comando das suastropas ao marechal Nicolas Jean-de-Dieu Soult e regressa a Paris, perante a ameaça iminente deuma nova guerra com a Austria

07 de Janeiro – Um corpo do exército português desembarca na Guiana Francesa, tomando osseus portos principais (Diamante e Desgrasdes-Cannes)

09 de Janeiro – Combate de Lugo, na Galiza, entre as forças britânicas do general John Mooree o exército francês do marechal Soult. A Grã-Bretanha assina com a Espanha, um tratado deamizade e ajuda militar.

Página 6/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

10 de Janeiro – A capital da Guiana Francesa, Caiena, é conquistada pela exército português,sendo assinada a sua capitulação no dia 12.

16 de Janeiro - Batalha da Corunha. As tropas britânicas são obrigadas, pelas forças francesasdo marechal Soult, a uma retirada da peninsula, com o apoio dos navios da Royal Navy.

13 de Fevereiro – As forças francesas do marechal Soult tentam atravessar o rio Minho, emVila Nova de Cerveira.

15 de Fevereiro – As forças portuguesas sob o comando do tenente-coronel José JoaquimChampalimaud, vindas de Valença do Minho, chegam a Caminha, para defender a fronteiraportuguesa dos ataques franceses.

16 de Fevereiro – O exército de Soult tenta uma nova travessia, por Caminha, através da fozdo rio Minho.

21 de Fevereiro – Depois de vários meses de assédio e mais de 50 mil mortos, a Junta deSaragoça capitula ante as forças francesas.

28 de Fevereiro – Assinatura do Tratado de Aliança e Comércio entre Portugal e Grã-Bretanha.

08 de Março – O general britânico William Carr Beresford é nomeado comandante em chefedo exército português, ficando com o posto de marechal. Assume o comando, a 15 de Março.

10 de Março – Começa a 2ª Invasão a Portugal. O marechal francês Soult invade o país,entrando pela fronteira portuguesa de Trás-os-Montes e Alto Douro.

12 de Março – As forças napoleónicas conquistam Chaves, dirigindo-se para a cidade do Porto,por Braga.

16 de Março – Combate de Salamonde (Concelho de Vieira do Minho). Tropas comandadaspelo general francês Franceschi, da guarda avançada de Cavalaria do corpo de exército deSoult, derrota o mal preparado exército português, constituída essencialmente por gente dopovo, milicianos, ordenanças e alguns praças de artilharia.

Página 7/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

17 de Março – O general português Bernardim Freire de Andrade é morto por populares que oacusavam de traição, perante o caos geral que se instala na região que foge em pânico com achegada dos franceses.

18 a 20 de Março – Combates em Carvalho d’Este (junto à nascente do rio Este). O corpo doexército de Soult derrota, novamente, as forças portuguesas, após uma resistência sangrenta detrês dias.

21 de Março – O brigadeiro Francisco Silveira, comandante militar da província de Trás-os-Montes, reconquista Chaves aos franceses.

25 de Março – O brigadeiro Silveira conquista o Forte de S. Francisco, em Chaves,aprisionando a guarnição francesa que aí se encontrava.

27 a 30 de Março – A cidade do Porto é atacada, conquistada e saqueada pelo exército francêsde Soult. Morreram, nesses três dias, cerca de 10 mil portugueses.

31 de Março – Uma brigada de Cavalaria de Dragões do exército de Soult, comandada pelogeneral Caulaincourt, ocupa Penafiel. Ao tentar atravessar a ponte românica de Canaveses,sobre o rio Tâmega, foi impedido por forças militares portuguesas.

02 de Abril – Sir Arthur Wellesley é nomeado comandante em chefe do exército britânico, naPenínsula Ibérica.

05 de Abril – O general português José António Botelho de Sousa, comandante das forças naregião do Minho, reconquista Braga.

09 de Abril – O general Francisco Silveira instala as suas forças nas proximidades de Amarante.O marechal Beresford, comandante do exército português, chega a Tomar, tomando ocomando das forças operacionais portuguesas que aí estavam instaladas.

12 de Abril – Tratado entre a Grã-Bretanha e a Áustria, dando origem à Quinta Guerra deColigação contra a França revolucionária.

18 de Abril a 2 de Maio – O general Silveira e suas forças defendem a Ponte de Amarante deum ataque francês, comandado pelo general Loison. Contudo, em 2 de Maio, tropas francesas,sob o comando do general Henri-François Delaborde, conseguem atacar aquela Ponte,obrigando Silveira a retirar-se com os seus homens.

Página 8/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

22 de Abril – O general Wellesley desembarca na cidade de Lisboa com reforços militares e a 27 de Abril, toma o comando do exército britânico, substituindo Sir John Craddock.

02 de Maio – O mesmo Wellesley, incorporando no seu exército algumas unidadesportuguesas, chega à cidade de Coimbra.

04 de Maio – Por Carta Régia, Sir Arthur Wellesley é nomeado marechal general do exércitoportuguês.

08 de Maio – Forças portuguesas comandadas pelo general Francisco Silveira ocupam VilaReal, obrigando a cavalaria francesa, sob o comando de Caulaincourt, a retirar.

12 de Maio – Reconquista da cidade do Porto, pelas forças britânicas, sob as ordens de SirArthur Wellesley, obrigando as forças francesas de Soult a retirarem-se para Espanha, por Trás-os-Montes.

13 de Maio – Capitulação de Viena de Áustria, sendo ocupada pelo exército francês.

18 de Maio – O exército francês abandona Portugal por Montalegre, terminando a 2.º InvasãoFrancesa.

05 e 06 de Julho – Batalha de Wagram. Vitória decisiva das forças francesas sobre asAustríacas.

28 de Julho – Batalha de Talavera de la Reina. Vitória anglo-espanhola, sob o comando de SirArthur Wellesley. Esta vitória valer-lhe-á o título de Visconde de Wellington.

14 de Outubro – Paz de Schönbrunn. Acordo assinado entre a França e Áustria, que pôs fim àQuinta coligação contra as forças napoleónicas.

18 de Novembro – Batalha de Ocaña. Os generais franceses, Soult e Mortier vencem oexército espanhol do general Aréizaga, ficando o sul de Espanha sob o controlo francês.

15 de Dezembro – O casamento de Napoleão Bonaparte com Josefina de Beauharnais édissolvido, permitindo ao Imperador casar com a arquiduquesa austríaca Maria Luísa, filha doImperador da Áustria, Francisco I, por razões de alianças político-militares.

Página 9/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

1810

01 de Fevereiro - Conquista de Sevilha pelo exército francês, sob o comando do marechalSoult. A Junta passa a governar a partir de Cádis.

05 de Fevereiro - O exército napoleónico, sob o comando do marechal Victor, começa a sitiar acidade portuária espanhola de Cádis, ao mesmo tempo que o general Sebastiani conquistaMálaga.

17 de Fevereiro - A cidade de Roma é anexada ao Império francês. O futuro primogénito eúnico herdeiro de Napoleão Bonaparte, que virá a ser o príncipe Francisco Carlos JoséBonaparte, passará a ser conhecido por Rei de Roma.

01 e 02 de Abril - Casamentos civil e religioso de Napoleão Bonaparte com a arquiduquesaaustríaca Maria Luísa.

17 de Abril - O marechal André Massena é nomeado comandante dos três corpos de exércitofranceses que formam o «Exército de Portugal», com ordens para conquistar Portugal e ocuparLisboa.

24 de Maio - Remodelação do Conselho de Regência, passando os membros a ser,respectivamente, D. Francisco de Melo da Cunha Mendonça e Meneses, 1.º Conde de CastroMarim; D. José Luís Gonzaga de Sousa Coutinho Castelo Branco e Meneses, Conde deRedondo; Principal Sousa, Ricardo Raimundo Nogueira e D. Carlos da Cunha e Meneses,Patriarca de Lisboa. Charles Stuart, embaixador britânico em Lisboa, foi autorizado a assistir àsreuniões e a votar nas questões militares e financeiras, sendo mais tarde substituído pelomarechal Beresford.

15 de Junho - O exército francês de André Massena sitia Ciudad Rodrigo, cidade espanholaperto da fronteira de Portugal, que acaba por se render em 10 de Junho.

17 de Junho - Nova lei do Recrutamento diminuindo as isenções.

30 de Junho - As Ordenanças passaram a estar abrangidas pelos regulamentos militares, até ao fim da Guerra Peninsular.

Julho, 24 - Batalha do Rio Côa. As forças do general Craufurd são derrotadas pelo corpocomandado pelo marechal francês Michel Ney. Começando a partir desta data a 3.ª InvasãoFrancesa a Portugal.

01 de Agosto - Proclamação de Massena aos portugueses, redigida pelo Marquês de Alorna,comandante da Legião Portuguesa, declarando que o exército francês entrava em Portugalcomo amigo, não vindo para fazer a guerra aos portugueses, mas somente para combater osbritânicos.

Página 10/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

15 a 28 de Agosto – Cerco e conquista francesa da Praça-Forte de Almeida, após a explosãodo paiol de munições no dia 26.

05 de Setembro - Batalha de Cervera. O exército francês de Macdonald vence as forçasespanholas na Catalunha.

10 a 13 de Setembro - Setembrisada: Prisão e exílio, na ilha Terceira, nos Açores, de cerca de50 personalidades ligadas à magistratura, exército, comércio, clero e profissões liberais acusadasde colaboracionismo e ideias liberais, entre elas Jácome Ratton, José Sebastião de Saldanha,Domingos Vandelli e José Vicente Ferreira Cardoso da Costa.

18 de Setembro - O exército de Massena ocupa a cidade de Viseu.

27 de Setembro – Batalha do Buçaco. Vitória luso-britânica, sob o comando do generalWellesley. Apesar de derrotado, Massena consegue contornar a forte posição aliada e avançarpara Sul.

01 de Outubro - O exército napoleónico ocupa e saqueia a cidade de Coimbra.

07 de Outubro - Milícias portuguesas comandadas pelo brigadeiro-general inglês NicholasTrant reocupam Coimbra.

10 de Outubro - Combate de Alenquer. O exército francês chega em frente das Linhas deTorres Vedras, dois dias após a chegada do exército inglês.

11 a 13 de Outubro. Combates de Sobral de Monte Agraço. O 8.º corpo do exército francês,comandado pelo general Junot, ocupa a posição do Sobral, no dia 12, e desaloja os postosavançados aliados colocados na Caixaria. Os combates prosseguiram no interior da povoação,onde se lutou casa a casa, com vantagem para os franceses. As perdas são estimadas em cerca decentena e meia de homens para cada um dos lados. O general Clausel ocupou as posições queprotegem o Sobral, mas não prolongou suficientemente a linha. Entretanto, o 9.º Corpo deExército francês, sob o comando do general Drouet D'Erlon, saiu de Valladolid em direcção aPortugal. Combate de Dois Portos. No dia seguinte à ocupação da vila do Sobral pelas tropasfrancesas encontrava-se a divisão comandada pelo general Solignac que se instalou a doisquilómetros à direita, para ocupar a colina sobranceira à Caixaria. Ao tentarem ocupar oouteiro sobre a Caixaria, os franceses defrontaram um batalhão aliado. Procurando tomar a suaposição, a divisão do general Solignac foi atacada pela brigada portuguesa, sob o comando doCoronel inglês Collins, que integrava a Divisão do general Cole, composta pelos Regimentosde Infantaria n.º 11 e 23 conseguindo travar o ataque francês.

14 de Outubro - Combate de Seramena. A Divisão Spencer foi forçada a abandonar a posiçãoavançada no Sobral retirando-se para sul da vila, em direcção à serra. O combate teve lugar nabarricada construída pelo 71.º Regimento britânico. A artilharia francesa bombardeou abarricada apoiando o ataque do 19.º Regimento de Linha, apoiado pela Brigada Menard.Como a barricada foi atravessada, o 71.º Regimento britânico contra-atacou. O ataque francêsnão foi renovado.

Página 11/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

14 a 16 de Outubro - Combates de Alhandra. No dia 14, as tropas francesas procuravamavançar pela Estrada Real, ao longo do rio Tejo, até à vila de Alhandra. A vila estava barricada ea estrada bloqueada. A defendê-la estava a Divisão Portuguesa de Hamilton. O Regimento deInfantaria n.º 12 (de Chaves), chefiado pelo capitão Barbosa, repeliram o ataque francês. Nodia 16, as tropas francesas procuravam novamente forçar a passagem. O Regimento deInfantaria n.º 12, apoiado pelo Regimento de Artilharia n.º 4, comandados pelo capitão SousaPassos, venceram as tropas francesas num combate de maior dimensão do que o anterior.

28 de Outubro - Combate do Bulhaco. O Regimento de Infantaria n.º 2 (de Lagos), integradona Divisão Portuguesa, repeliu uma nova tentativa de ataque contra as Linhas de TorresVedras.

29 de Outubro - O general português Francisco da Silveira, Conde de Amarante e comandantedas forças portuguesas a norte do Douro, atravessa o rio e sitia Almeida, em poder dosfranceses.

01 de Novembro - Combate de Runa. As tropas francesas procuraram uma passagem paraultrapassar as Linhas de Torres Vedras. Pensaram que Runa não estava defendida, mas de factoaí encontravam-se estacionadas tropas da Leal Legião Lusitana sob o comando do capitãoVeloso Horta, que defenderam a posição.

13 de Novembro - O general Silveira é obrigado a levantar o cerco de Almeida, devido àchegada de forças francesas comandadas pelo general Gardanne, parte do 9.º corpo de exércitocomandado por Drouet D'Erlon.

14 de Novembro - Combate do Cartaxo. No dia que iniciaram a retirada da frente das Linhas de Torres Vedras para a região de Santarém e Torres Novas, aproveitando o nevoeiro da noite de 14 para 15 de Novembro, as tropas francesas tiveram um novo confronto.

15 a 18 de Novembro – Retirada das tropas napoleónicas das Linhas de Torres Vedras,agrupando-se à volta de Santarém.

23 de Novembro - Napoleão Bonaparte recebe o general Foy, enviado pessoal de Massena aoImperador para lhe explicar a situação em Portugal e pede-lhe reforços. Foy tinha saído doCarregado, perto de Santarém, em 29 de Outubro, tendo sido acompanhado até CiudadRodrigo por uma escolta de cerca de 3.000 homens.

21 de Dezembro - Soult dirige-se para a fronteira portuguesa, entregando o comando das forçasfranceses que sitiavam Cádis ao general Sebastiani.

26 de Dezembro - A divisão comandada pelo general Conroux, parte do 9.º corpo de exércitofrancês comandado pelo general Drouet D'Erlon, reforça o exército de Massena.

30 de Dezembro - Combate da Ponte do Abade, a sul de Lamego, entre as forças portuguesasdo general Silveira e a divisão francesa do general Clarapède.

Página 12/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

1811

11 a 13 de Janeiro - Começo do Cerco de Olivença (que acabará por cair, em poder dosfranceses, em 22 de Janeiro), pelo exército francês de Soult, ao mesmo tempo que o generalClaparède, comandante francês em Almeida, ataca as forças portuguesas comandadas pelogeneral Silveira, compostas por milícias, em Vila da Ponte, que se vê obrigado, dois dias depois,a atravessar o rio Douro, regressando a Trás-os-Montes.

19 de Janeiro - Combate de Rio Maior. A divisão Clausel do 8.º corpo de exército francês,apoiada pela brigada Gratien, da divisão Solignac e cavalaria ataca uma brigada portuguesa,comandada pelo general Campbell. O general Junot será ferido na cara.

26 de Janeiro - Começo do Cerco de Badajoz, pelo exército francês de Soult.

05 de Março – Batalha de Barrosa, perto de Cádis. O general escocês sir Thomas Grahamvence o exército francês do marechal Victor, na qual participou o regimento de infantariaportuguês n.º 20.

08 de Março - Começo do Cerco à fortaleza de Campo Maior pelo exército francês comandadopelo marechal Mortier.

10 de Março - Badajoz é conquistada pelas forças francesas do marechal Soult.

11 de Março - Combate de Pombal, entre forças aliadas comandadas por Wellesley (Duque deWellington) e o 6.º corpo de exército francês, comandado pelo marechal Ney.

12 de Março - Combate de Redinha. Wellington continua a combater a retaguarda do exércitofrancês, comandada pelo marechal Ney.

14 de Março - Combate do Casal Novo. Wellington ataca de novo o marechal francês Ney.

16 de Março - Combate da Foz de Arouce. Wellington consegue surpreender o exércitofrancês que se mantem em retirada.

20 de Março - A fortaleza de Campo Maior tem uma brecha de mais de 25 metros nasmuralhas, que pode permitir um assalto do exército francês com bastantes hipóteses de sucesso.

22 de Março – O marechal Massena decide concentrar o exército francês em redor da Guardae Belmonte, afastando-se das fortalezas de Ciudad Rodrigo e de Almeida.

23 de Março - O marechal Michel Ney, tendo-se oposto ao plano de campanha de AndréMassena, é destituído do comando do 6.º corpo de exército e abandona Portugal.

03 de Abril - Combate de Sabugal. O Duque de Wellington derrota o general francês Reynier,e obriga Massena a abandonar o território português.

Página 13/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

05 de Abril - O exército napoleónico comandado por Massena atravessa a fronteira entrePortugal e Espanha em Aldeia do Bispo. Termina assim a 3.ª Invasão Francesa.

15 de Abril – A vila de Olivença é ocupada pelos britânicos, comandados pelo general Cole, eentregue às autoridades espanholas.

03 a 05 de Maio – Batalha de Fuentes de Onõro. Vitória das forças britânicas de Wellingtonsobre as tropas francesas de Massena, que vinham já em retirada de território português.Devido a esta derrota militar o marechal Massena é destituído do exército que comanda, sendosubstituído pelo marechal Marmont.

16 de Maio – Batalha de Albuera. Confronto sangrento, entre as forças anglo-espanholas,comandadas desta vez por William Carr Beresford e as forças napoleónicas, comandadas pelomarechal Soult.

1812

08 a 19 de Janeiro - O exército britânico cerca e toma de assalto a cidade espanhola CiudadRodrigo defendida pelo general francês Berrié.

16 de Março a 09 de Abril – Assalto à Praça de Badajoz pelas tropas anglo-portuguesas. Asforças portuguesas, no fim do cerco, serão as que servirão para repor a ordem na cidade.

19 de Março – Promulgação, em Cádiz, da Constituição Espanhola.

30 de Março - O exército francês, sob o comando do marechal Marmont cerca CiudadRodrigo.

03 a 24 de Abril - «O Exército de Portugal» comandado pelo marechal francês Marmontinvade Portugal, dando início à chamada «4.ª Invasão francesa», que viria a durar 20 dias.

06 de Abril - A divisão francesa do general Clausel tenta tomar a Praça-Forte Almeida, massem sucesso.

12 de Abril - Ultimato de Alexandre I da Rússia a Napoleão Bonaparte para que este abandonea Prússia.

14 de Abril - Combate da Guarda. Confronto entre forças de cavalaria francesa e milíciasportuguesas que são completamente desbaratadas, perdendo-se várias bandeiras regimentais.

21 de Maio - O Papa, preso por Napoleão Bonaparte, é transferido de Savona, em Itália, paraFointainebleau, perto de Paris.

24 de Junho – Início da Campanha da Rússia, por parte do exército francês.

Página 14/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

22 de Julho – Batalha de Salamanca. Vitória decisiva do Duque de Wellington e suas tropas,que teve como consequências o seu avanço e tomada da cidade de Madrid, onde foi aclamadopela população como um libertador, em 12 de Agosto.

Agosto, 10 - José Bonaparte, o Rei de Espanha, nomeado por seu irmão Napoleão, foge deMadrid.

17 de Agosto – Campanha da Rússia. O exército francês ocupa Smolensk, na estrada paraMoscovo.

22 de Agosto - Publicação de uma nova lei de recrutamento do Exército e das Milícias.

24 a 27 de Agosto - Fim do cerco do exército francês, sob o comando do marechal Soult aCádis, abandonando logo de seguida a própria região andaluza.

14 de Setembro – Napoleão entra na cidade de Moscovo, depois de vitórias importantes sobreo exército russo.

15 a 18 de Setembro – Incêndio da cidade de Moscovo, obrigando à retirada do exércitofrancês.

19 de Outubro – Napoleão Bonaparte abandona a cidade de Moscovo com a perspectiva dachagada do inverno.

23 de Outubro - Golpe de estado do general Malet em Paris. Este facto mostra a fragilidade doregime imperial napoleónico. Malet será fuzilado em 29 de Outubro.

02 de Novembro - O exército francês ocupa de novo Madrid, acompanhado de José Bonaparte.

13 de Novembro - Segunda Batalha de Salamanca, na qual o marechal Soult não conseguecercar o exército do Duque de Wellington.

19 de Novembro - O exército anglo-português chega a Ciudad Rodrigo.

26 a 28 de Novembro – Passagem da Ponte de Beresina. Retirada desastrosa do exércitofrancês da Rússia.

1813

02 de Janeiro - D. Pedro de Almeida Portugal, Marquês de Alorna, morre em Konigsberg(actual Rússia), na Prússia Oriental, ao serviço da Legião Portuguesa, sob as ordens da Françanapoleónica.

30 de Janeiro - Convenção de Zeycz, que põe termo às hostilidades entre a Áustria e a Rússia.

Página 15/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

22 de Fevereiro - Tratado de Aliança entre a Rússia e a Prússia contra a França, que seráconsolidada pelo de Tratado de Breslau de 19 de Março.

03 de Março - A Grã-Bretanha e a Suécia assinam um tratado de aliança contra a França.

17 de Março - A Prússia declara a guerra à França.

23 de Março - José Bonaparte, novamente Rei de Espanha, instala-se na cidade de Valladolid.

24 de Março – O Papa Pio VII renega a assinatura da Concordata com a França, realizada emFontainebleau.

25 de Abril - Napoleão Bonaparte assume, pessoalmente, o comando do exército, em Erfurt.

02 de Maio - Batalha de Lutzen. Início da Campanha Alemã com uma vitória francesa.

12 de Junho – O exército francês batido em toda a parte, abandona Madrid, definitivamente.

21 de Junho - Batalha de Vitória. A vitória aliada obriga à retirada definitiva do exércitofrancês de território espanhol, com excepção da Catalunha.

02 de Julho – Uma grande parte do exército francês atravessa o rio Bidassoa, abandonando aPenínsula Ibérica e preparando a defesa da França.

05 de Julho - O exército francês da Catalunha, sob o comando do marechal Suchet abandonaValência.

12 de Julho - O marechal Soult assume o comando do «Exército de Espanha.

25 de Julho - Batalha dos Pirinéus.

31 de Julho - As últimas tropas francesas em Espanha combatem em Irun e atravessam oBidassoa.

12 de Agosto – Em consequência da vitória aliada em Vitória, a Áustria abandona a suaposição de neutralidade, na guerra entre a Prússia e a Rússia contra a França e declara a guerraa Napoleão, integrando a 6.ª coligação contra a França.

26 e 27 de Agosto - Batalha de Dresden (Campanha da Alemanha). Apesar da vitória, oexército de Napoleão Bonaparte é obrigado a recuar para a margem esquerda do Elba.

31 de Agosto – A cidade basca de San Sebastian é tomada pelas forças aliadas.

08 de Outubro - O exército aliado, comandado pelo Duque de Wellington, invade a França.

16 a 19 de Outubro - Batalha de Leipzig, ou das Nações (Campanha da Alemanha). Oexército francês é derrotado decisivamente pelos exércitos conjuntos da Rússia, Áustria, Prússia

Página 16/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

e Suécia, perdendo 50.000 homens, sendo obrigado a abandonar todas as conquistas naAlemanha e regressar a França.

9 a 12 de Novembro - Batalhas do Nive e do Nivelle, no Sul de França. O exército aliadocomandado por Wellington obriga o exército francês a recuar.

04 de Dezembro - Declaração dos aliados proclamada em Frankfurt (Alemanha), datada do dia1 de Dezembro, com o título, «Paz para a França, Guerra a Napoleão».

11 de Dezembro - Tratado de Valencay, entre Napoleão Bonaparte e Fernando VII deEspanha, restituindo-lhe a liberdade e reconhecendo-o como rei de Espanha, com a condiçãode a Espanha não ceder nenhum território à Grã-Bretanha. Neste mesmo dia, os exércitosaliados atravessam o Reno e invadem o Norte de França.

1814

Janeiro a Março – O território francês é invadido pelas tropas aliadas.

03 a 08 de Fevereiro - Congresso de Châtillon. Negociações de paz entre a França e os Aliados,contudo, Napoleão recusa as propostas de paz feitas pelos Aliados.

23 de Fevereiro - Vitória de Napoleão sobre a guarda-avançada do exército prussianocomandado por Blucher. Os aliados tentam negociar uma suspensão de armas com NapoleãoBonaparte.

27 de Fevereiro - Batalha de Orthez. Vitória das tropas de Wellington sobre as de Soult.

08 de Março - Assinatura do Pacto de Chaumont, entre a Prússia, a Rússia, o Reino Unido e aÁustria, instituindo-se a Quádrupula Aliança, antedatado de 1 de Março.

12 de Março - Rendição de Bordéus sem combate ao exército aliado. Beresford que comandauma divisão conjunta britânica, portuguesa e espanhola, entra na cidade acompanhado doduque de Angoulême, que proclama o seu tio Luís XVIII rei de França.

31 de Março – Capitulação de Paris. As tropas aliadas da 6.ª Coligação ocupam a capitalfrancesa.

02 a 03 de Abril - O Senado e em seguida o Corpo Legislativo francês votam a deposição deNapoleão Bonaparte.

04 de Abril - Napoleão Bonaparte abdica do trono.

10 a 12 de Abril - Batalha de Toulouse. O exército aliado vence, na última batalha da GuerraPeninsular, o exército francês, comandado por Soult, sendo a 12 de Abril, a cidade deToulouse ocupada pelo exército conjunto britânico, português e espanhol.

Página 17/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

13 de Abril – Tratado de Fontainebleau. Napoleão assina formalmente as condições de pazcom as potências vencedoras (Áustria, Prússia e Rússia)

23 de Abril - Assinatura da Convenção de Paris, entre a França e as quatro potências aliadas. AFrança regressa às fronteiras de 1 de Janeiro de 1792.

03 de Maio – Napoleão chega ao seu exílio na ilha mediterrânica de Elba. Luis XVIII regressa aParis e restaura a Monarquia em França.

04 de Maio - Fernando VII de Espanha repudia a Constituição de Cádis.

30 de Maio – Tratado de Paris. Termina a guerra entre a França e a Sexta Coligação, ficandoacordado que as fronteiras francesas seriam restauradas às que existiam em 1792.

03 de Novembro – Início do Congresso de Viena, que se prolongará até Junho do anoseguinte com o objectivo de vencedores e vencidos redesenharem a carta politica da Europa.

1815

26 de Fevereiro – Fuga de Napoleão Bonaparte da ilha de Elba.

20 de Março – Napoleão regressa a Paris, tomando, novamente, o poder, que durará CemDias.

09 de Junho – Término do Congresso de Viena. A Europa tem um novo mapa político.

18 de Junho – Batalha de Waterloo. As forças britânicas e prussianas, comandadasrespectivamente pelo Duque de Wellington e o general Gebhard Leberecht von Blücher,derrotam definitivamente o exército napoleónico.

22 de Junho – Segunda abdicação de Napoleão Bonaparte, levando-o novamente a serdesterrado, mas agora definitivamente, para a ilha de Santa Helena, uma possessão britânica nomeio do Oceano Atlântico, local onde acabaria por falecer em 1821.

20 de Novembro – Tratado de Paris. Assinado entre a Grã-Bretanha, Áustria, Prússia e Rússia,na qual impôs que a França ficasse reduzida às fronteiras de 1790, além de ter perdido osterritórios conquistados, entre aquela data e 1792.

Página 18/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

Página 19/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR

Página 20/20

CRONOLOGIA GERAL DA GUERRA PENINSULAR