crise no Éden 02 “porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu...

13

Upload: mirela-bacelar-nobre

Post on 07-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”
Page 2: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

Crise no Éden02

Page 3: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência

e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o

calcanhar.” (Gn 3:15)

Page 4: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

1. Conhecer as bênçãos que a criação desfrutava no Éden.

2. Saber como se deu a entrada do pecado na Terra.3. Entender que obediência a Deus e seus reclamos não

limitam nossa liberdade, mas a promovem plenamente.

Page 5: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

A crise enfrentada no Éden teve impacto eterno sobre toda a criação de Deus, tendo afetado o próprio Criador.

Page 6: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

Ele abençoou as criaturas marinhas e os pássaros, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves” (Gn 1:22).

Deus abençoou Adão e Eva, com um encorajamento semelhante ao dos animais: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra” (Gn 1:28).

A terceira bênção foi o sábado. O ser humano foi criado para desfrutar de comunhão com o Criador de uma forma que nenhuma das outras criaturas pode fazer.

Deus abençoou Sua criação em três áreas específicas. Quais foram estas bênçãos?

Três bênçãos

Page 7: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

Para ser um agente moral livre, o homem deve ter a opção de escolher.

Assim como disse Josué ao povo de Israel “escolhei, hoje, a quem sirvais”, a nós é dada a opção de escolha. Infelizmente nossos primeiros pais fizeram a pior de todas.

Toda a criação de Deus é regida por limites. E, diferente do que somos tentados a pensar, os limites de Deus promovem a real liberdade.

Por que um teste de lealdade? Qual a necessidade de haver limites?

O teste junto à árvore

Page 8: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

Curiosidade e desconfiança da parte do homem, engano e desafio à autoridade da parte do tentador.

O engano do inimigo era uma mistura de verdade e mentira. Talvez por isso ele obteve sucesso: porque o homem tende a se contentar com o mínimo de verdade possível, a despeito de todo engano que permeia suas crenças.

O que ocasionou a queda do homem?

A queda: parte 1

Page 9: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

Em essência, Eva rejeitou a Deus como Provedor de todas as coisas boas.

Eva caiu no engano de ignorar grande parte do que já sabia. Caindo sob a influência maligna de palavras torcidas e modificadas, ela foi enganada e ignorou que já havia sido criada “à imagem e semelhança” de seu Criador.

Por que Eva escolheu acreditar na serpente e buscar uma esfera de existência superior? O que Deus houvera dada a ela não era suficiente?

A queda: parte 2

Page 10: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

Todas relações humanas foram transformadas: entre o homem e Deus, entre uma pessoa e outra e entre os seres humanos e o meio ambiente (solo e animais).

Duas das principais (e mais terríveis) características do homem corrompido ficaram evidentes nas atitudes de Adão e Eva: auto-justificação e negação da própria culpa.

Parte do plano de Deus para a restauração moral do homem é uma vida de trabalho.

Quais foram as consequências da queda do homem? As “maldições” impostas sobre os habitantes da Terra foram de todo negativas?

As consequências

Page 11: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

1. A Batalha no Céu foi real, assim como é real o conflito hoje na terra que envolve todos seres humanos.

2. Ninguém é neutro nesta batalha. De que lado você está?

3. Pouco a pouco Lúcifer veio a condescender com o desejo de exaltação própria. Cuidado para não perder gradualmente sua fé em Cristo.

4. A vitória já foi conquistada através da morte e ressurreição de Cristo.

Page 12: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2016usb.adventistas.orgwww.maisumdiscipulo.com 

TEXTO: Pastor Nycollas Zanis da Costa FloresDistrito de MaravilhaAssociação Norte Catarinense

PROJETO GRÁFICO:Marcos CastroDesigner grá[email protected]

Page 13: Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”

O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação.

O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site