título do artigo - kol-shofar.org promessa feita aos dispersos da... · vos-ei um coração novo,...

15
www.kol-shofar.org Vítor Quinta Outubro 2012 O Eterno Elohim YHWH chamou para Si um povo para que fosse santo e se transformasse numa luz para as outras nações, luz de conhecimento e de entendimento da Vontade do Criador. Para que tal desidério do Eterno se pudesse concretizar era necessário que esse povo andasse na “luz”, i.e. nos caminhos que O Eterno lhe havia proposto, a Sua Lei/Torá, que lhe foi dada através de Moisés. Infelizmente, devido à rebeldia do povo eleito em Abraão e à sua descendência, em vez de uma semente santa saiu uma semente misturada com a rebeldia, semente santa misturada com a profana. Por isso, em vez das bênçãos vieram as maldições que a mesma Lei/Torá preconizava. Ezequiel 36:17-22 Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas acções. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto. Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram. E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei. E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo de YHWH, e saíram da sua terra.

Upload: vumien

Post on 14-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.kol-shofar.org

Vítor Quinta Outubro 2012

O Eterno Elohim YHWH chamou para Si um povo para que fosse santo e se transformasse numa luz para as outras nações, luz de conhecimento e de entendimento da Vontade do Criador. Para que tal desidério do Eterno se pudesse concretizar era necessário que esse povo andasse na “luz”, i.e. nos caminhos que O Eterno lhe havia proposto, a Sua Lei/Torá, que lhe foi dada através de Moisés. Infelizmente, devido à rebeldia do povo eleito em Abraão e à sua descendência, em vez de uma semente santa saiu uma semente misturada com a rebeldia, semente santa misturada com a profana. Por isso, em vez das bênçãos vieram as maldições que a mesma Lei/Torá preconizava.

Ezequiel 36:17-22 – “Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas acções. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto. Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram. E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei. E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo de YHWH, e saíram da sua terra.

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

2

Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi. Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor YHWH: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes”.

Este povo acabou sendo dividido em dois reinos/duas casas após o reinado de Salomão: o Reino do Norte: Efraim/Israel, e o Reino do Sul, Judá. Conforme à profecia, a Casa de Efraim/Israel (Reino do Norte) acabou sendo espalhada pelos Assírios entre as nações gentias/pagãs por volta do ano 722 a.C., tendo, devido à sua idolatria e ao desvio dos preceitos divinos, ido servir ao “pau e à pedra”, i.e. aos ídolos das nações feitos pelas mãos dos homens. Tendo sido espalhados, perderam a sua identidade e transformaram-se em gentios também. Hoje, onde quer que estejam, nos quatro cantos da Terra, a sua descendência nem sequer sabe que os seus antepassados faziam parte do Reino do Norte de Israel e que são descendentes das chamadas 10 tribos perdidas da Casa de Israel. Mas YHWH conhece-os. Devido a este percurso histórico, poderia parecer que O Eterno se havia esquecido de parte do povo que ele chamou para ser um povo santo. Mas YHWH não dorme e as Suas promessas são para serem cumpridas nos tempos determinados por Ele...por amor da Sua Própria Palavra. Passaram cerca de 2.700 anos até aos dias de hoje e o regresso destas 10 tribos de Israel está ainda por cumprir…só que O Elohim YHWH não se esqueceu das Suas promessas. Tudo o que sai da boca do Eterno tem valor de lei. Não pode ser modificado, nem mesmo por Ele, pois O Eterno não volta atrás com a Sua Palavra.

Ezequiel 36:23-28 – “E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou YHWH, diz o Senhor YHWH, quando eu for santificado aos seus olhos. E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne [o novo concerto de que fala Jeremias 31:31-34 e Hebreus 8:10; 10:16, o que ocorrerá no reino milenar de Yeshua]. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo [Ami], e eu serei o vosso Deus”.

Sim, esta grande misericórdia do Eterno não ocorrerá por mérito nosso, mas por amor da Sua Palavra, a qual Ele empenhou junto dos nossos pais:

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

3

Ezequiel 36:32 – “Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor YHWH; notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel”.

A Palavra do Eterno ensina-nos que o cumprimento da Sua promessa (o regresso da descendência daqueles que foram espalhados pelo mundo) ocorreria nos últimos dias (quando eles se arrependerem) e, mais ainda, com maior visibilidade e força, através de um grande e verdadeiro êxodo para a terra de Israel, o que ocorrerá após a vinda do Rei Yeshua, já no período do Seu governo de mil anos que se seguirá a Sua vinda gloriosa. Por amor do Seu Santo Nome isto virá a ser uma realidade. As cidades assoladas pela guerra que se irá travar nos últimos dias (a de Armagedão) voltarão a ser reedificadas e habitadas. A terra florescerá – Ezequiel 36:37-38.

Ezequiel 34:24-31 – “E eu, YHWH, lhes serei por Deus, e o meu servo David será príncipe no meio delas; eu, YHWH, o disse. E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques. E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou YHWH, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas. E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios. Saberão, porém, que eu, YHWH seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor YHWH. Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor YHWH”.

Estas promessas podem ser encontradas nas inúmeras profecias bíblicas que nos falam de tempos vindouros, tempos magníficos, tempos de ouro para toda a humanidade, mas principalmente para Israel e Jerusalém. Apesar dos erros e desvios da Casa de Israel/Efraim (e da de Judá também, a quem YHWH chama de aleivosa, falsa), YHWH nunca abandonou o Seu povo. Errados estão todos os que ensinam que a “igreja” substituiu Israel nestas promessas:

Juízes 2:1 – “E subiu o anjo de YHWH de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egipto vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco”.

Ao falar das Suas promessas à terra de Israel, O Eterno tem estas palavras:

2.Crónicas 33:8 – “E nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juízos, dados pela mão de Moisés”.

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

4

Diz O Eterno:

Salmo 137:5 – “Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza”.

Ou, ainda, como YHWH diz em Zacarias 2:8 – “porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho”. Vamos então analisar algumas dessas profecias para que reforcemos a nossa fé na Palavra eterna do Elohim de Israel, e possamos também reconhecer os sinais dos tempos em que vivemos (os últimos dias proféticos), particularmente os que estão associados à restauração do Estado de Israel em 14.Maio.1948 e aos tempos subsequentes. YHWH falando para o Reino do Norte (/José/Efraim/Israel) que pecou gravemente por se ter entregado à idolatria:

Jeremias 3:1-6 – “Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz YHWH. Levanta os teus olhos aos altos [os altares nos montes proibidos pela Torá], e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações [idolatria] com a tua malícia. Por isso foram retiradas as chuvas [bênçãos], e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha. Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade? Conservará ele para sempre a sua ira? Ou a guardará continuamente? Eis que tens falado e feito quantas maldades pudeste. Disse mais YHWH nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se”.

Se nos recordarmos do que a História nos relata, vemos que o Reino do Norte decidiu, por questões políticas, deixar de adorar e de fazer sacrifícios no Templo, em Jerusalém (onde YHWH colocou o Seu trono), no Reino de Judá. Em vez disso criou para si bezerros (ídolos) e erigiu altares nos montes, desafiando assim YHWH e as Suas disposições, alterando mesmo os dias das solenidades estabelecidas ao seu tempo próprio pelo Eterno e instituiu sacerdotes que não haviam sido ungidos.

1.Reis 12:32 – “E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá [no mesmo dia do 7º mês por disposição de YHWH – Levítico 23], e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera”.

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

5

Jeroboão pecou gravemente contra YHWH e fez que todo o povo do Norte pecasse também. Não lhes tinha chegado o exemplo da adoração do bezerro de ouro junto ao Monte Sinai? Não foi o povo de Israel castigado por 40 anos no deserto até que aquela geração perecesse…? Assim, estes actos foram vistos como uma reincidente rebeldia e abominação perante YHWH. Daí que YHWH os entregou na mão dos Assírios vindo a ser espalhados entre as nações (Amós 9:8-9)…para o Norte, para o Sul, para o Ocidente e para o Oriente. Casa rebelde é esta, diz YHWH através dos Seus profetas:

Jeremias 5:3-4, 18-19 – “Ah YHWH, porventura não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correcção [os ensinamentos da Tua Lei/Torá]; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar. Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho de YHWH [a Sua Lei/Torá], nem o juízo [a Lei/Torá] do seu Deus…Contudo, ainda naqueles dias, diz YHWH, não farei de vós uma destruição final. E sucederá que, quando disserdes: Por que nos fez YHWH nosso Deus todas estas coisas? Então lhes dirás: Como vós me deixastes, e servistes a deuses estranhos na vossa terra, assim servireis a estrangeiros, em terra que não é vossa”.

Sim, este exílio tem sido longo, demasiado longo na perspectiva humana. Mas YHWH não se esqueceu do Seu povo, e por amor da Sua Palavra e das promessas que fez aos pais, voltará a resgatá-los das nações para onde os desterrou. Ele é fiel e o seu pensamento e acção são justos. Tudo se cumprirá a seu tempo. Mesmo sendo chamado ao arrependimento para que o seu pecado fosse curado, este povo não se arrependeu. Como não houve arrependimento (lembremos o exemplo dos de Ninive que se arrependeram, e o Rei e a cidade e as suas gentes foram poupados), YHWH enviou os Assírios para os destruir e levar cativos até hoje. Foram então, tal como estava profetizado, servir “ao pau e à pedra” em terras estranhas (povos pagãos) e a “deuses” que não eram deuses, mas objectos feitos pelas mãos dos homens.

Deuteronómio 28:36, 64 – “YHWH te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra [aos ídolos das nações]…E YHWH vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra”.

O Elohim omnisciente que anuncia o fim desde o princípio (Isaías 46:10) anunciou o castigo com grande antecipação…mas eles não quiseram mudar o seu coração/mente, nem humilhar-se perante O Eterno para serem poupados. Assim acontece aos que confiam nos ídolos feitos pelas mãos dos homens e não confiam no Elohim Todo-Poderoso que os criou e sustenta:

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

6

Jeremias 2:26-27 – “Como fica confundido o ladrão quando o apanham, assim se confundem os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus príncipes, e os seus sacerdotes, e os seus profetas, que dizem ao pau: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste; porque me viraram as costas, e não o rosto; mas no tempo da sua angústia dirão: Levanta-te, e livra-nos”.

Sim, eles viraram as costas ao Elohim da Vida, O Criador Todo-Poderoso. Néscios. Só que os ídolos de “pau e de pedra” não os podem ouvir quando a aflição vem, nem os livra nos dias da angústia. O seu coração/mente está corrompido pela mentira. Confiam em coisas sem vida, que não podem fazer bem nem mal, obras das mãos e da imaginação dos homens. Malditos são todos os que confiam nestas obras de falsidade.

Habacuque 2:18-19 – “Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum”.

E, no entanto, é isto que os homens e as religiões e tradições dos homens continuam a fazer nos nossos dias: a servir “ao pau e à pedra”. Tanto os ídolos como os seus adoradores serão dizimados e reduzidos a nada pelo poder do Rei vindouro. Voltando à Casa rebelde, o profeta continua:

Jeremias 3:8-9 – “E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel [Efraim, o Reino do Norte], a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu. E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira”.

Sim, perante a evidência do castigo que sobreveio ao Reino do Norte pela mãos dos Assírios, a Casa de Judá (o Reino do Sul), sua irmã, também não temeu e não se arrependeu dos seus caminhos tortuosos. Por isso YHWH a chamou de aleivosa, que significa: “traidora; que comete actos malévolos sob a capa de uma falsa amizade”. O seu castigo veio mais tarde pela mão dos Caldeus, tendo estado cativos em Babilónia por 70 anos ao tempo do Rei Nabucodonosor. Porém, YHWH levou-os cativos para os preservar.

Jeremias 3:10-11 – “E, contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irmã Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas falsamente [aleivosamente], diz YHWH. E YHWH me disse: Já a rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá”.

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

7

Mas, ao lermos os versos 8 e 9 acima, vemos que YHWH se divorciou deste povo…por um tempo, dando-lhe carta de divórcio.

Isaías 50:1 – “Assim diz YHWH: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe [Casa de Efraim/Israel], pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões vossa mãe foi repudiada”.

Sempre assim acontece aos que se desviam para a mentira e para os caminhos tortuosos que YHWH abomina. Oseias que profetizou só para a Casa de Israel (Reino do Norte) tem estas palavras:

Oseias 2:1-7 – “Dizei a vossos irmãos: Ami [“Meu povo”]; e a vossas irmãs: Ruama [“Misericórdia”]. Contendei com vossa mãe, contendei, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido; e desvie ela as suas prostituições da sua vista e os seus adultérios de entre os seus seios. Para que eu não a despoje, ficando ela nua, e a ponha como no dia em que nasceu, e a faça como um deserto, e a torne como uma terra seca, e a mate à sede; e não me compadeça de seus filhos, porque são filhos de prostituições [idólatras]. Porque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas. Portanto, eis que cercarei o teu caminho com espinhos; e levantarei um muro de sebe, para que ela não ache as suas veredas. Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora”.

Conforme diz acima, aqueles que tinham sido chamados de Lo-Ami (“Não Meu Povo” e de Lo-Ruama (“Sem Misericórdia”), YHWH se compadecerá deles no fim dos tempos e voltará a chamá-los de Ami (“Meu Povo”) e Ruama (“Misericórdia”) como acima vimos e podemos também ver em:

Zacarias 13:8-9 – “E acontecerá em toda a terra, diz YHWH, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo [Ami]; e ela dirá: YHWH é o meu Deus”.

Sim, YHWH mostrará a Sua Misericórdia sobre o Seu povo, a Casa rebelde de Efraim/Israel voltará para o Seu Marido, com arrependimento. Sim, O Criador YHWH, Elohim de Abraão, Isaac e Jacob é O primeiro Marido desta casa rebelde:

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

8

Isaías 54:5 – “Porque o teu Criador é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.

Não esquecer que a volta dos que YHWH chama e ouvem a Sua voz aponta (pois só YHWH sabe quem são e onde estão os desterrados do Seu povo), para a Casa de Israel. Sim, ela voltará à Casa do Pai/O Marido, imagem claramente retratada na parábola do filho pródigo que Yeshua nos deixou. Sim, esse filho pródigo é a Casa de Efraim/Israel a voltar para a segurança da Casa de YHWH (O Marido), para a terra de Israel/Jerusalém. As Suas promessas são eternas. YHWH não é homem para que minta ou Se esqueça das promessas da Sua boca:

Isaías 44:21 – “Lembra-te destas coisas, ó Jacob, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti”.

Isaías 49:15 – “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”.

Sim, YHWH conserva fiéis os Seus testemunhos. Eles foram estabelecidos para sempre. Ele condoeu-se do Seu povo e, conforme à Sua promessa, está a chamar cada um dos que se tinham tornado gentios entre as nações pagãs. Muitos, tanto de Efraim (como de Judá) estão a ouvir o Seu chamamento e a voltar para o aprisco, do qual falou Yeshua, O Rei vindouro:

João 10:16 – “Ainda tenho outras ovelhas [os que se haviam tornado gentios (filhos pródigos, os de Efraim/Israel), mas que se arrependeram a abraçaram o concerto com YHWH através de Yeshua] que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.

Sim, O Marido (Yeshua) está a chamar de volta aquela que havia sido repudiada devido à desobediência aos preceitos eternos (a sua prostituição espiritual), o caminho de vida que YHWH tinha dado ao Seu povo pela mão dos Seus profetas. Por tudo isto Yeshua HaMashiach disse que veio buscar o que se havia perdido (a Casa de Israel, O Reino do Norte), e disse igualmente que não tinha vindo senão para as ovelhas perdidas da Casa de Israel. Porquê? Porque virá o dia em que Ele Mesmo juntará as duas varas (a Casa de Efraim/Israel e a Casa de Judá) e torná-las-á numa só vara na Sua mão, para que não mais se voltem a separar. Nesse dia:

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

9

Isaías 11:11-13 – “E há-de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egipto, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim”.

A Palavra do Eterno fala-nos sempre de um “resto”, de um remanescente. Só que, mesmo assim, este remanescente será um povo numeroso, pelo que devemos estar atentos ao que o mesmo profeta nos diz em:

Isaías 10:22 – “Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça”.

Aqui está a palavra-chave: “conversão”. Não havendo conversão, o restante do povo que constituirá a maioria dele (a areia do mar) não herdará estas promessas. A conversão implica arrependimento e entrega na Mão do Eterno. Ele os congregará do Norte, do Sul, do Ocidente e do Oriente para onde foram espalhados devido à sua rebeldia:

Ezequiel 37:16-23 – “Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros. E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão [um só povo=as 12 tribos de Jacob]. E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas? Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor YHWH: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão. E as varas, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles. Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor YHWH: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos. E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo [Ami], e eu serei o seu Deus”.

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

10

Sim, todos os profetas do Altíssimo falam destes dias futuros, dias de reunião de um povo que esteve separado e longe da terra dos seus pais durante milénios, mas que voltará à terra da sua herança, aquela que YHWH lhes deu por possessão perpétua (o que só se concretizará nos dias do Reino milenar de Yeshua). Será o maior êxodo da história da humanidade. Eles virão de toda a parte com choro de alegria.

Isaías 49:12-13 – “Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles do norte, e do ocidente, e aqueles outros da terra de Sinim. Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque YHWH consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá”.

A terra que esteve assolada ao longo de séculos e séculos se transformará num jardim verdejante, pois o seu luto terminará. O seu povo estará de volta nesses dias. Serão dias em que a Lei/Torá ficará escrita para sempre nos corações/mentes de toda a Israel (as 12 tribos). Será a partir de então que esse será um povo santo, pois os seus erros passados serão apagados, cumprindo assim a profecia de Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10 e 10:16. Dias maravilhosos serão esses, dias em que toda a terra prometida aos pais (desde o grande rio Eufrates, até ao rio do Egipto e ao Mar Mediterrâneo) será pequena para receber esse grande êxodo dos filhos de Israel que virão dos quatro cantos do mundo.

Ezequiel 37:24-27 – “E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão. E habitarão na terra que dei a meu servo Jacob, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e David, meu servo, será seu príncipe eternamente. E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo [Ami]”.

Esses dias estão prestes a chegar. Por isso o profeta continuou a anunciar o perdão do Eterno e a dizer ao povo espalhado: arrependei-vos, para que venham os tempos do refrigério pela presença do Altíssimo.

Actos 3:19-21 – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”.

Não podemos ter a mínima dúvida sobre o cumprimento próximo destas promessas. O plano de YHWH assenta nelas e não falharão.

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

11

Jeremias 3:12-14 – “Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel [Efraim/Israel, o Reino do Norte], diz YHWH, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz YHWH, e não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconhece a tua iniquidade [transgressão da Lei/Torá], que transgrediste contra YHWH teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz YHWH. Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz YHWH; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião”.

Sim, nós que antes éramos gentios na carne mas que nos tornámos israelitas ao aceitarmos Yeshua como nosso Salvador (por termos sido enxertados na boa oliveira que é Israel, cuja raiz é Yeshua – Romanos 11), e que antes estávamos sem Deus no mundo e longe da comunidade de Israel, tornámo-nos membros de pleno direito da Israel de YHWH quando aceitámos Yeshua e passámos a andar na Lei/Torá de YHWH do Pai, conforme Paulo explica muito bem em:

Efésios 2:11-13 – “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne [incircuncisos na carne], e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão [Judá] feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto”.

Sim, passámos a fazer parte do povo santo (a Israel de YHWH) pelo concerto renovado no sangue puro do sacrifício de Yeshua. A “Porta” que foi aberta (Yeshua) é a “Porta” de entrada deste povo que andava e ainda anda espalhado pelo mundo. Muitos já aceitaram entrar por esta “Porta” e passaram a andar igualmente, pela fé e pela obediência segundo a Vontade/Lei/Torá do Pai. Este é o caminho da vida. Para que isto aconteça, YHWH enviou pastores para chamar estas ovelhas que ainda andam tresmalhadas do rebanho.

Jeremias 3:15 – “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”.

Este chamamento e renovação espiritual dos últimos dias, que tem vindo a ocorrer nestes últimos 2.000 anos, desde a morte e ressurreição de Yeshua, continua a ocorrer ainda hoje em todo o mundo. Até muitos judeus que até há pouco tempo não aceitavam O Messias Yeshua de há 2.000 anos, já hoje abraçam a Sua fé e testemunho. Continuemos:

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

12

Jeremias 3:17-23 – “Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono de YHWH, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome de YHWH, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. Naqueles dias andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão juntas da terra do norte, para a terra que dei em herança a vossos pais. Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos, e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos das nações? Mas eu disse: Tu me chamarás meu pai, e de mim não te desviarás. Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel [o Reino do Norte, as “10 tribos perdidas”], diz YHWH. Nos lugares altos se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho, e se esqueceram de YHWH seu Deus. Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és YHWH nosso Deus. Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras em YHWH nosso Deus está a salvação de Israel”.

Sim, a salvação da Israel santa está em YHWH e no Seu Filho Yeshua...tanto os de perto como os de longe, os que foram dispersos mas que serão recolhidos:

Daniel 9:7 – “A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel, aos de perto e aos de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas rebeliões que cometeram contra ti”.

Jeremias 23:3-8 – “E eu mesmo [Elohim YHWH] recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão [na grande Israel]. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz YHWH. Eis que vêm dias, diz YHWH, em que levantarei a David um Renovo justo [Adonai Yeshua]; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra [a Minha Lei/Torá]. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: YHWH JUSTIÇA NOSSA. Portanto, eis que vêm dias, diz YHWH, em que nunca mais dirão: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egipto; mas: Vive YHWH, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra”.

Estas são palavras de consolo e esperança para os que andam dispersos pelos quatro cantos da Terra. Estas são promessas para os dias do reinado de mil anos de Yeshua, O Rei vindouro, que virá como “O Leão da Tribo de Judá”. Confortemo-nos com esta certeza de fé, nós todos os que confiamos Nele.

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

13

Quando chegar aquele dia, O Espírito Santo de YHWH e os Seus santos anjos recolherão o Seu povo de todos os quadrantes da Terra, conforme lemos acima em Isaías 11:11-13. Arrependamo-nos pois enquanto é tempo, enquanto O podemos achar. Confessemos as nossas culpas perante O Altíssimo, nós que queremos voltar a ser chamados de “Seu Povo” (Ami). Leiamos as palavras finais do capítulo 3 do livro de Jeremias:

Jeremias 3:24-25 – “Porque a confusão devorou o trabalho de nossos pais desde a nossa mocidade; as suas ovelhas e o seu gado, os seus filhos e as suas filhas. Deitemo-nos em nossa vergonha; e cubra-nos a nossa confusão, porque pecamos contra YHWH nosso Deus, nós e nossos pais, desde a nossa mocidade até o dia de hoje; e não demos ouvidos à voz de YHWH nosso Deus”.

Se hoje ouvirmos a Sua voz, não endureçamos os nossos corações/mentes como os nossos pais fizeram, diz O Eterno. Abramos os nossos corações/mentes à influência da Sua Palavra, do Seu Espírito Santo, para que alcancemos a vida abundante que Yeshua nos veio dar, a mesma vida abundante que será dada a todos os que abraçarem o concerto de paz e de vida com O Pai através do Filho. Prossigamos em ler e aprender da Palavra, para que vivamos pela fé e pelo testemunho do Filho e nos preceitos do Pai, a Sua Lei/Torá. Voltemos de novo ao tema central deste estudo: as promessas do Eterno aos que estão espalhados no mundo, aqueles que sendo israelitas se tornaram gentios, mas que voltaram à comunidade de Israel depois de aceitarem Yeshua como O Salvador das suas vidas.

Zacarias 10:6-10, 12 – “E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José [Efraim/Israel], e fá-los-ei voltar, porque me compadeci deles; e serão como se eu não os tivera rejeitado, porque eu sou YHWH seu Deus, e os ouvirei. E os de Efraim serão como um poderoso, e o seu coração se alegrará como pelo vinho; e seus filhos o verão, e se alegrarão; o seu coração se regozijará em YHWH. Eu lhes assobiarei, e os ajuntarei, porque eu os tenho remido; e multiplicar-se-ão como antes se tinham multiplicado. Ainda que os espalhei por entre os povos, eles se lembrarão de mim em lugares remotos; e viverão com seus filhos, e voltarão. Porque eu os farei voltar da terra do Egipto, e os congregarei da Assíria; e trá-los-ei à terra de Gileade e do Líbano, e não se achará lugar bastante para eles… E eu os fortalecerei em YHWH, e andarão no seu nome, diz YHWH”.

Todos os profetas falam do maravilhoso perdão e misericórdia do Eterno para com os filhos pródigos (os de José/Efraim/Israel – o Reino do Norte) que saíram da Casa de seu Pai e andaram perdidos no mundo, chegando a comer comida de imundície e a servir aos “deuses” de pau e de pedra que não são deuses, nem podem nada na vida do homem. Sim, eles serão curados das suas idolatrias e coisas abomináveis. Sim, eles virão com arrependimento, com choro e com alegria também:

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

14

Jeremias 31:7-10 – “Porque assim diz YHWH: Cantai sobre Jacob com alegria, e exultai por causa do chefe das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, YHWH, ao teu povo, o restante de Israel [Romanos 9:27]. Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre os quais haverá cegos e aleijados, grávidas e as de parto juntamente; em grande congregação voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogénito. Ouvi a palavra de YHWH, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho”.

Dá para imaginar o que serão esses dias? Os dias da entrada na verdadeira “terra prometida” falada desde a antiguidade mas que só terá uma concretização verdadeira nos dias em que Yeshua governar sobre todas as nações da Terra, quando Ele fizer regressar o povo que estava espalhado entre as nações. Um povo numeroso a migrar dos quatro cantos da terra. Eles virão em segurança para uma terra onde haverá paz e segurança; uma terra de abundância, onde mana leite e mel e onde não se fará mal algum, porque esse será O Monte da Santidade de YHWH. De Sião sairá a Lei/Torá para todos os povos da Terra. Esses serão os dias em que o coração/mente do povo estará verdadeiramente circuncidado, pois passarão a viver segundo as disposições eternas de YHWH: a Sua Lei/Torá, a mesma que Ele deu no Monte Sinai pela mão de Moisés. Dá para antever o que será esse reino de paz quando todas as 12 tribos estiverem de novo reunidas debaixo de Um único Rei e Senhor? Grandes acontecimentos serão esses, acontecimentos que não encontram paralelo na História da humanidade.

Isaías 11:9 – “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento [Lei/Torá] de YHWH, como as águas cobrem o mar”.

Cantemos louvores ao nosso Elohim YHWH que se compadeceu do Seu povo e o voltará a juntar para não mais se separar:

Isaías cap. 12 – “E dirás naquele dia: Graças te dou, ó YHWH, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque O YHWH ELOHIM é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. E direis naquele dia: Dai graças a YHWH, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome. Cantai a YHWH, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti”.

www.kol-shofar.org

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

15

Muitas mais passagens poderiam ser acrescentadas. Porém, as palavras eternas aqui reproduzidas dão amplamente para reforçarmos a nossa fé nas promessas do Todo-Poderoso, promessas que foram dirigidas a um povo que se havia perdido, que se tornou gentio, mas que voltou para O seu Elohim, quando foi de novo enxertado na boa oliveira que é a Israel de YHWH, conforme a Romanos 11. Como humildes servos, demos glória todos os dias da nossa vida ao Santo Nome de YHWH e a Seu Filho, O Cordeiro Yeshua. YHWH, O Todo-Poderoso que também se fez carne e habitou entre nós e que nos proporcionou os meios de salvação que ao homem não era possível realizar. Sim, Ele fez o principal. Chamou-nos sendo nós ainda pecadores. Compete-nos agora fazermos a nossa parte. O caminho da salvação é muito simples: vivermos em humildade e obediência em todos os preceitos de vida do Pai, a Sua Lei/Torá, e na fé e testemunho do Filho do Altíssimo, Adonai Yeshua. Glória e louvores ao Pai e ao Filho de eternidade em eternidade, que se apiedaram de nós, sendo nós ainda pecadores. Mas, por amor do Seu Nome e do sacrifício eterno do Cordeiro, nos chamou de novo para uma bênção que está para além da nossa presente compreensão.

Ora vem Adonai Yeshua. Prepara-nos hoje para nos encontrarmos Contigo.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-.-