crimes virtuais: falsa identidade

10
Crimes Virtuais: Falsa Identidade L. Felipe Rafaela Simone Laysla 2504-B

Upload: luiz-felipe

Post on 11-Apr-2017

30 views

Category:

Social Media


8 download

TRANSCRIPT

Crimes Virtuais:Falsa Identidade

L. FelipeRafaela SimoneLaysla

2504-B

O que é?O Crime de falsa

identidade é figura tipificada no artigo 307 do Código Penal Brasileiro, com a seguinte redação:• Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem.

Trata-se de crime formal, ou seja, a lei não exige para a consumação do mesmo que haja efetivo dano, basta a potencialidade apta a enganar e prejudicar.

O que é?

Como funciona?Consiste em se fazer

passar por outra pessoa, existente ou inexistente. Para que o crime se tenha como consumado basta que a falsa atribuição tenha capacidade para a aquisição desse fim, irrelevante que seja em proveito próprio ou que cause prejuízo a vitima.

O que fazer? Como proceder?Quando se descobre o crime de

falsa identidade, denuncie!!• Tire print das conversas, do perfil,

e de dados que mostrem que é um perfil “fake”.• Procure algum ponto de “Delegacia

Eletrônica”, delegacia responsável por crimes no mundo virtual.

Punição?A pena para quem

usar perfis falsos na internet é de 6 meses a 2 anos de prisão, podendo aumentar um terço da pena se o usuário causar prejuízos a terceiros.

💛

No caso que aconteceu com a atriz Carolina Dieck-mann (em 2012), o autor do crime pas-sará 2 anos na pri-são, com um ‘extra’ de 8 meses por ter utilizado a Internet.

ExemplosCATFISH BRASIL: um

programa da MTV, onde dois apresentadores buscam “histórias de amor” virtuais, e revelam a própria identidade dos parceiros. São detetives virtuais, que descobrem e revelam perfis “fakes”.

💛

Exemplos💛

Exemplos• Lais é apaixonada por Arthur, com

quem namora há quase dois anos. Existem alguns “poréns” nesse romance. O principal é que o casal nunca se viu pessoalmente — apesar de ambos viverem na mesma cidade, Brasília. O relacionamento, que nasceu no Facebook, se mantém por ali e outras redes de comunicação — alguns eventuais presentes físicos são entregues na casa da moça. Todas as vezes que Lais tenta se encontrar com o namorado, ele lança mão de uma desculpa de última hora.