crescimento, contínuo - citi private bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por...

23
Revisão semestral e perspectiva para 2017 Crescimento, contínuo ®

Upload: truongnhu

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

Revisão semestral e perspectiva para 2017

Crescimento, contínuo

®

PRODUTOS DE INVESTIMENTO: NÃO SEGURADOS PELA FDIC • NÃO SEGURADOS PELA CDIC • NÃO SEGURADOS PELO GOVERNO •

SEM GARANTIA DO BANCO • PODEM PERDER VALOR

Page 2: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

Esta é uma tradução para o português de um documento em inglês que foi preparado da melhor maneira possível. É fornecida para a sua conveniência e não substitui nem corrige de nenhuma forma o documento pertinente em inglês, que é a única versão oficial deste documento. No caso de haver inconsistências entre algum dos termos do documento em inglês e esta tradução, a versão em inglês prevalece. Nem o Citibank/Citigroup nem nenhuma de suas respectivas afiliadas faz nenhuma confirmação quanto à precisão, coerência ou integridade da tradução, nem aceita responsabilidade por nenhum prejuízo direto ou consequencial oriundo do uso que se faz do documento. Entre em contato com o seu Private Banker para receber uma cópia do documento em inglês.

This is a Portuguese translation of an English language document that has been prepared on a best-efforts basis. It is provided for your convenience and does not substitute or amend in any way the applicable document in English which is the only official version of this document. In the event of inconsistency between any of the terms of the English language document and this translation, the English version shall prevail. Neither Citibank/Citigroup nor any of their affiliates makes any representation as to the accuracy, reasonableness or complete-ness of the translation, or accepts liability for any direct or conse-quential losses arising from its use. Please contact your Private Banker for a copy of the English language document.

Page 3: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

3 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Trata-se apenas de uma maré de boa sorte que a economia mundial e os mercados financeiros minimizaram a importância dos receios políticos recorrentes e da política monetária divergente? Não cremos. Desde a divulgação do relatório Perspectiva 2017 em janeiro, o Comitê de Investimentos Globais do Citi Private Bank (GIC) observa cada vez mais evidências de que a economia mundial se comprovará ser mais resiliente do que se havia previamente previsto. Pela primeira vez desde as primeiras etapas

Crescimento, contínuo Steven Wieting, Estrategista Chefe de Investimentos Globais

Mais obrigações na moeda local dos mercados emergentes para sobreponderação mais abrangente (todas as regiões, país específico)

Menos dívida de grau de investimento corporativo em euro para subponderação

Menos dívida de alto rendimento em euro para menor sobreponderação

Menos dívida de alto rendimento nos EUA para menor sobreponderação

Menos papéis do Tesouro vinculados à inflação norte-americana para neutro

da recuperação econômica presente, o Citi Research não revisou suas previsões de queda no crescimento global anual. Contra esse ambiente, o GIC aumentou as alocações dos investimentos globais, reduziu as alocações de certos ativos de renda fixa e elevou mercados emergentes (ME) em ambas as classes de ativos – figura 1. Se vemos correções, que tendem a ser comuns mas de curta duração durante os meses de verão nos EUA, nós as agregaremos às posições.

Figura 1. Mudanças na nossa alocação tática de ativos em 2017 até a presente data

Fonte: Citi Private Bank, em 15 de maio de 2017

Menos ponderação em caixa, da sobreposição de 1,5% para 1,0%.

Menos ponderação de renda fixa global, da subponderação de 1,0% para a subponderação de 1,5%.

Mais ponderação dos investimentos globais para neutro, da subponderação de 1,0%

Mais investimentos nos mercados emergentes para desempenho acima da média do mercado (todas as regiões, país específico)

Com políticas e choques políticos deixando de se materializar, os mercados mundiais continuaram a progredir. Embora ocorrerão desafios, notamos uma perspectiva de crescimento global mais durável.

Page 4: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

4 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

O Federal Reserve dos EUA aumentou as taxas de juros duas vezes desde dezembro e três vezes desde o fim de 2015. O Federal Reserve tem como planos reduzir seu portfólio de títulos em algo que muitos certamente chamam de “contenção quantitativa”. E, mesmo assim, o dólar norte-americano desvalorizou este ano. Nossa suspeita é que isso seja decorrente em grande parte do fato de que a pauta ponderada em dólar tenha aumentado 33% desde a metade de 2011. Também reflete o caminho de aumento das taxas propositadamente brando previsto pelo Fed em comparação a ciclos passados – figura 2.

Como discutimos em nosso novo tema – consulte Oportunidades nos mercados emergentes – ao longo do tempo, esperamos aumentar mais as nossas alocações em investimentos que não sejam em dólares norte-americanos, enquanto continuamos atentos ao risco da classe de ativos gerais tão tardio na recuperação econômica. Para grande parte dos últimos quatro anos, o GIC recomendou uma alocação tática de ativos aos investidores globais inclinados a investimentos denominados em dólares norte-americanos. Durante grande parte daquele período, nós éramos mercados emergentes subponderados já que o dólar em fortalecimento aumentou as dificuldades da dívida externa para a maioria dos credores nos mercados emergentes. Uma ampla gama de classes de ativos dos mercados emergentes apresentou um desempenho inferior em grande parte do respectivo período.

Figura 2. Os recursos do Fed dos EUA ajustados pela inflação visam as projeções do Fed e as taxas

Fonte: Haver Analytics and Federal Reserve, em 31 de maio de 2017. Nota: Projeções medianas referem-se às projeções dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Federal Open Market Committee). Todas as previsões são expressões de opiniões e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio e não pretendem ser uma garantia de acontecimentos futuros.

Até o final de 2014, o boom de recursos naturais nos campos petrolíferos dos EUA subestimou os produtores de energia global, chegando a fazer o preço do petróleo despencar no início de 2016. Apesar de retrocessos ocasionais, essa queda no preço deu base para o desempenho sólido dos ativos dos mercados emergentes a partir daquele ponto, o qual acreditamos poder continuar, principalmente considerando as atuais avaliações. Nas regiões dos mercados emergentes, agora as ações estão com o valor um tanto abaixo da sua própria média a longo prazo e a um desconto de 45% em relação às ações norte-americanas em uma medida importante – figura 3 em Oportunidades nos Mercado emergentes. Em média, os títulos do governo na moeda local dos mercados emergentes rendem seis vezes mais do que as empresas da zona do euro de todas as classificações de crédito. Cria-se a evidência de que o balanço patrimonial da maioria dos países com mercados emergentes seja suficientemente abrangente para tolerar um ciclo de arrocho monetário brando dos EUA melhor do que poderiam ter tolerado há alguns anos.

Embora nós não façamos a recomendação de portfólios altamente concentrados na moeda doméstica – especialmente para os investidores em países pequenos – vemos oportunidades de investimento e diversificação de maneira mais ampla do que os ativos denominados em dólares norte-americanos.

(%)

8

7

6

5

4

3

2

1

0

-1

-2

‘83 ‘86 ‘89 ‘92 ‘95 ‘98 ‘01 ‘04 ‘07 ‘10 ‘13 ‘16 ‘19

Recursos reais do Fed visam as taxas

Projeção mediana

Page 5: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

5 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Figura 3: Provável atualização das ações internacionais

Fonte: Bloomberg, em 15 de maio de 2017 Os índices não são gerenciados. Os investidores não podem investir diretamente em índices. Os índices são mostrados somente para fins ilustrativos e não representam o desempenho de nenhum investimento específico. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros.

Populismo europeu enfraquece

Em 2017, até hoje, a ameaça à zona do euro sobre a qual discutimos em Os portfólios e os desafios populistas recuou de certa forma, incluindo a derrota de um proeminente eurocéptico nas eleições gerais holandesas realizadas em março. Na França, a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais em maio renegou à Marine Le Pen, sua rival nacionalista, a oportunidade de levar o país a sair do euro e à restauração do franco. No entanto, os riscos continuam no continente. As negociações do Brexit ainda resultarão em fricções, que afetarão tanto o Reino Unido quanto a União Europeia, embora o voto para deixar a UE tenha surtido até agora menos efeitos do que inicialmente se receava.

Entretanto, nós teríamos cautela com a complacência. Com o passar do tempo, a divisão econômica em abertura entre os países do norte mais prósperos da zona do euro e os países do sul que enfrentam dificuldades deixa um risco significativo para a união monetária. Mesmo assim, os riscos políticos não oprimiram a recuperação econômica em fortalecimento na região como um todo. Pensando adiante, esse fato nos permite considerar ações de uma ampla gama de países e regiões – figura 3. Mas, apesar do nosso afastamento com relação aos ativos denominados em dólares, não devemos ignorar os EUA. No primeiro trimestre, os lucros corporativos aumentaram a um ritmo aproximado de 15% ano a ano, sugerindo um sólido progresso de ganhos no ano todo em 2017.

Impacto da política norte-americana

Em termos de política comercial e fiscal, continuamos mais confiantes do que os mercados financeiros de que o governo republicano dos EUA cumprirá alguns de seus principais objetivos. No geral, entretanto, os EUA estão parecendo menos disruptivos e menos excepcionais dentro de uma economia global que está tentando se equilibrar. Promessas de grandes cortes fiscais não foram feitas fora dos EUA, no entanto, os indicadores de crescimento aceleraram no exterior.

Ainda pode haver recuo por parte dos mercados globais em relação à certas políticas norte-americanas. O presidente Trump impôs tarifas na madeira canadense após uma disputa de longa duração. Os objetivos de sua administração com relação ao Acordo de Livre Comércio da América do Norte ainda não são totalmente conhecidos. No entanto, a aparente disposição de Trump de negociar em diversas áreas de interesse com a China sugere um risco reduzido de graves disputas comerciais, um importante receio que antes acometia sua administração.

Enquanto isso, entre preocupações legítimas da turbulência econômica interna, a administração Trump é contra o plano de ajustes fiscais nas fronteiras apresentado pelos republicanos na Câmara, pelo menos em sua forma atual. O plano imporia tarifas de importação e dolorosamente deixaria de permitir a dedução de bens importados como custo comercial. Acreditamos que este plano complexo seja bastante improvável de ser usado para financiar cortes fiscais internos sem revisão substancial. Com ou sem este mecanismo, o debate do Congresso sugere que o tamanho dos possíveis cortes nos impostos dos EUA - e, portanto, do aumento dos requisitos de empréstimos dos EUA ou impostos compensatórios - será menos substancial do que antes se acreditava.

Pedimos aos investidores para não extrapolar demais as falhas e os contratempos do Congresso dos Estados Unidos. Muitos votos ou tentativas fracassadas não mudarão nada. Uma lei de impostos que reestrutura as perspectivas de crescimento dos EUA para 2018 e movimenta as necessidades dos mercados financeiros para encontrar votos suficientes para serem aprovados apenas uma vez. Enquanto escrevemos este documento, ainda não é possível entender completamente as metas e a abordagem política que o novo governo dos EUA seguirá para cumprir suas promessas de campanha eleitoral. Por enquanto, a confiança no que consegue cumprir - ou interromper - diminuiu. Porém, acreditamos haver uma boa chance de que essa confiança possa ser retomada e procure posicionar o povo americano de acordo.

60

80

100

120

140

160

180

200

220

Jul-11 Jul-12 Jul-13 Jul-14 Jul-15 Jul-16

July

1 2

011

= 10

0N

ível

do

Índi

ce, j

ulho

de

2011

=10

0

220

200

180

160

140

120

100

80

60

Jul ‘11 Jul ‘12 Jul ‘13 Jul ‘14 Jul ‘15 Jul ‘16

MSCI EUA (USD)

MSCI todos os países exceto os EUA (USD)

Page 6: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

6 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Posição das taxas mais altas

Nós achamos bastante plausível que o Federal Reserve realize seus dois outros aumentos projetados das taxas de 0,25% em 2017, embora possivelmente possa atrasar uma ou outra medida. Com esta situação, continuamos achando atraente a renda fixa nos Estados Unidos em relação à renda de outros mercados desenvolvidos. Como foi o caso em qualquer barra de ciclo de arrocho anterior, nenhuma, a curva de rendimento do Tesouro dos Estados Unidos foi achatada, com taxas baixas subindo em relação às taxas de longo prazo. Isso ajudou os títulos e o crédito dos EUA a superarem outros títulos de mercados desenvolvidos no ano até o presente. Também ajudou a renda fixa de mercados emergentes a ter um desempenho superior, já que as taxas dos EUA não aumentaram em níveis que retirariam os fundos.

Vemos os rendimentos dos títulos dos EUA aumentarem dos níveis atuais no final do ano e, de certa forma, reduzimos nossa sobreposição nos títulos de alto rendimento à medida que os spreads de crédito se arrocharam. Sendo assim, não reduzimos a sobreposição nos empréstimos de alta rentabilidade dos EUA, que se beneficiam de ajustes positivos na taxa LIBOR e da volatilidade do preço dos ativos significativamente menor do que os títulos de alta rentabilidade. Os rendimentos estão agora próximos de 5,3%, muito próximos dos títulos de alto rendimento, embora os empréstimos sejam mais elevados na estrutura de capital. A estrutura de taxa flutuante desses títulos reduz a duração efetiva e fornece uma maneira de se beneficiar dos aumentos das taxas do Fed.

Alocação da infraestrutura A concessão da liquidez

Continuamos a ver maior investimento de infraestrutura de fontes públicas e privadas como uma maneira de melhorar o potencial de crescimento global. Esse investimento é favorecido pela maioria dos legisladores em um mundo perseguido por subinvestimentos, com a única exceção da China, onde o investimento excessivo tem sido o problema. Conforme informamos em Alocação de infraestrutura, no entanto, em alguns casos, os mercados estavam à frente da realidade política. Particularmente nos EUA, a noção de que a administração Trump receberia rapidamente a aprovação do Congresso para gastar US$ 1 trilhão ou mais em infraestrutura nos pareceu o componente menos provável da flexibilização fiscal. Nenhum fundo foi alocado para construir um muro de fronteira com o México em um acordo bipartidário para financiar o governo dos EUA até o final do ano fiscal. Devido à menor confiança na probabilidade de ações por parte do Congresso dos EUA, as ações das empresas de infraestrutura norte-americanas apresentaram rendimentos levemente menores que as ações domésticas mais amplas depois de um aumento no final de 2016. No entanto, as ações de infraestrutura global superaram as ações globais neste ano e nos últimos 15 anos, refletindo subinvestimentos persistentes. Ainda vemos oportunidades em todo o espectro de riscos. Isso também inclui investimentos de capital privado e imobiliário dedicados à mudança da logística do setor de varejo, conforme estabelecido em A concessão da liquidez. O crescimento global contínuo e as baixas taxas de juros que esperamos também continuam respaldando os ativos imobiliários.

Revisão e atualização dos temas

Page 7: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

7 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Transformação do comércio: a revolução da robótica

O progresso tecnológico – como o comércio eletrônico e a robótica – desafia constantemente muitos modelos tradicionais do setor e cria novas oportunidades para empresas e investidores do gênero. Defendemos a oportunidade de procurar investir nos vencedores persistentes mais prováveis desses processos em vez de também manter os perdedores persistentes através de uma estratégia de investimento passivo. Até hoje, os altos retornos no setor de tecnologia têm a tendência de estar altamente concentrados entre um pequeno grupo de ações enquanto muitas outras empresas de tecnologia apresentam persistentemente desempenho inferior nos mercados – figuras 4 e 5.

A obsolescência dissimulada de grande parte do varejo tradicional tem ramificações em muitas classes de ativos, incluindo ativos imobiliários de varejo, bem como as ações mais óbvias.

Observamos as ações de varejo global como o setor de ações mais caro do mundo considerando a ameaça competitiva do comércio eletrônico. Desde a publicação de Transformação do comércio: a revolução da robótica, este tema ganhou ainda mais reconhecimento entre os investidores, com várias ações líderes de robótica registrando ganhos de 25% – aproximadamente o dobro do retorno das ações globais no ano até o presente – figura 6.

À medida que discutimos, há muito mais nesse assunto do que simplesmente investir em produtores de robótica. Ficamos surpresos com o número de clientes que nos disseram sobre o receio de que a tecnologia criaria desemprego em massa. A história nos sugere que o homem ainda terá incentivos para trabalhar no futuro e produzir lado a lado de máquinas até mais produtivas.

0

1000

2000

3000

4000

5000

6000

'03 '04 '05 '06 '07 '08 '09 '10 '11 '12 '13 '14 '15 '16 '17

2003

= 1

00

S&P 500

Facebook, Amazon,Netflix, Google

+28%Yr/Yr

0

20

40

60

80

100

120

140

160

180

'03 '04 '05 '06 '07 '08 '09 '10 '11 '12 '13 '14 '15 '16 '17

2003

= 1

00

S&P 500

Xerox, Kodak,Yahoo

-10%Yr/Yr

Figura 4. Desempenho superior concentrado na tecnologia

Figura 5. Empresas de tecnologia com baixo desempenho persistente

Fonte: Bloomberg, em 5 de maio de 2017 Os índices não são gerenciados. Os investidores não podem investir diretamente em índices. Os índices são mostrados somente para fins ilustrativos e não representam o desempenho de nenhum investimento específico. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros. SOMENTE PARA FINS ILUSTRATIVOS. Este documento não deve ser interpretado como uma oferta ou recomendação das empresas abordadas.

Fonte: Bloomberg, em 5 de maio de 2017 Os índices não são gerenciados. Os investidores não podem investir diretamente em índices. Os índices são mostrados somente para fins ilustrativos e não representam o desempenho de nenhum investimento específico. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros. SOMENTE PARA FINS ILUSTRATIVOS. Este documento não deve ser interpretado como uma oferta ou recomendação das empresas abordadas.

‘03 ‘04 ‘05 ‘06 ‘07 ‘08 ‘10‘09 ‘11 ‘12 ‘13 ‘14 ‘15 ‘16 ‘17

‘03 ‘04 ‘05 ‘06 ‘07 ‘08 ‘10‘09 ‘11 ‘12 ‘13 ‘14 ‘15 ‘16 ‘17

6000

5000

4000

3000

2000

1000

20

40

60

80

100

120

140

160

180

0

S&P 500

S&P 500

Facebook, Amazon, Netflix, Google

Xerox, Kodak, Yahoo

Índi

ce d

e re

ceit

a pa

ra a

s em

pres

as

do S

&P

50

0 X

con

stit

uint

es lí

dere

s Ín

dice

de

rece

ita

para

as

empr

esas

do

S&

P 5

00

X c

onst

itui

ntes

líde

res

+3,4% ano/ano

+3,4% ano/ano

+28% ano/ano

_10% ano/ano

Page 8: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

8 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Análise do desempenho

A avaliação é o nosso guia principal dos retornos a longo prazo em toda classe de ativos. No entanto, muitas vezes são justificativas fundamentais para como ativos aparentemente baratos ou caros atingiram esse ponto. Os investimentos de alto rendimento geralmente indicam futuros cortes nos dividendos. Um múltiplo de alto preço/lucro geralmente precede o rápido crescimento de ganhos futuros. Portanto, o Comitê de Investimentos Globais não depende somente da avaliação para decidir alocações táticas.

Figura 7. Visão geral do desempenho para 2017

Figura 6. O aumento das ações de robótica

Retorno total na moeda local no ano até o momento

Retorno total em dólares norte-americanos no ano até o momento

Alocação em infraestrutura Índice S&P de Infraestrutura Global

+11,9%

Posição das taxas mais altas - +5,7%*

Ações de varejo globais - -11,0%**

Apartamentos em Mônaco NA NA

Título suíço de 10 anos -0,3% local +4,4% (retorno em USD sem hedge)

Título japonês de 10 anos +0,5% local +5,5% (retorno em USD sem hedge)

Título brasileiro de 1 ano +6,5% local +6,5% (retorno em USD sem hedge)

Título argentino de 2 anos +5,2% local +3,9% (retorno em USD sem hedge)

Bancos da Europa, excluindo o Reino Unido

+14,8% local +21,1%

Ações do Oriente Médio - +2,3%

Ações da Rússia -6,5% local +0,1%

S&P 500 - +8,8%

Índice MSCI de ações mundiais - +11,3%

Índice de mercado de títulos mundiais Barclays

4,2% (retorno em USD sem hedge)

+1,8% (em USD com hedge)

Sendo assim, os extremos na avaliação que identificamos nos mercados globais em nossa publicação de ano completo realizaram um trabalho razoavelmente bom em 2017 até o presente em prever resultados positivos ou negativos. Estaremos ansiosos para ver se isso persiste - figura 7. Enquanto isso, continuamos acreditando que os temas de investimento global identificados nos ajudarão a selecionar os investimentos com desempenho superior e inferior da média sobre uma base plurianual.

Fonte: Bloomberg, Haver, Citi Private Bank, em 30 de maio de 2017. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros. Os índices não são gerenciados. Os investidores não podem investir diretamente em índices. Os índices são mostrados somente para fins ilustrativos e não representam o desempenho de nenhum investimento específico. *Média de 10 recomendações de renda fixa do Perspectiva 2017; **Índice S&P de lojas de departamento globais

Fonte: Bloomberg, em 31 de maio de 2017 *O gráfico indica o desempenho de um lote de ações de capitalização ponderadas de dez das maiores empresas de robótica e automação no mundo: ABB, Aerovironment, Daifuku, Fanuc, Faro Technologies, Intuitive Surgical, Irobot, Keyence, Omron, Yaskawa Electric. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros. PARA FINS ILUSTRATIVOS. Este documento não deve ser interpretado como uma oferta ou recomendação das empresas abordadas.

Temas de investimentos

Os ativos mais desejados do mundo

Os ativos mais baratos do mundo

Benchmarks

3 de

jane

iro

de 2

017

= 10

0 125

120

115

110

105

100

Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho

Grupo de ações de robótica de alta capitalização*

Page 9: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

9 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

O comércio eletrônico foi discutido pela primeira vez no Perspectiva 2015 como uma força de “destruição criativa”. Apesar do desempenho positivo do mercado geral neste ano, o índice MSCI de varejistas de lojas de departamento globais foi rebaixado ao seu nível mais baixo desde 2010. Vemos o comércio eletrônico como o melhor modelo de negócio e vimos uma capitalização de mercado agregada muito propícia para o varejo e o varejo eletrônico juntos no Perspectiva 2017. Uma tendência em uma etapa anterior na revolução da robótica foi identificada, com a automação impulsionando

o desempenho das ações acima do mercado neste ano. As ações de infraestrutura tiveram um desempenho superior em 2017 apesar dos retrocessos no mercado norte-americano impulsionados pela política.

Nossos segmentos preferidos no mercado de títulos foram aqueles os quais esperávamos que tivessem um bom desempenho apesar do aumento das taxas de curto prazo do Fed, e eles superaram significativamente os benchmarks de renda fixa global este ano – figura 8.

Figura 8. Desempenho de renda global em 2017 até o momento

Títulos de alto rendimento 4,1%

Empréstimos bancários de alto rendimento 1,8%

Ações preferenciais dos EUA (fixo-variável) 8,3%

Dívidas de mercados emergentes (USD) 5,5%

Dívidas da América Latina (USD) 6,7%

Empresas brasileiras (USD) 7,1%

Quase-soberanos da Argentina (USD) 11,0%

Soberanos locais do Brasil a curto prazo +6,7% (retorno local), +10,9% (sem hedge em USD)

TIPS dos EUA (x dívida do Tesouro dos EUA) 1,4%

Fonte: Bloomberg, Citi Research, Haver Analytics em 30 de maio de 2017. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros.

Podem existir riscos adicionais associados aos investimentos internacionais, inclusive fatores econômicos, políticos, monetários e/ou jurídicos estrangeiros, oscilações nas taxas de câmbio, impostos estrangeiros e diferenças nos padrões financeiros e contábeis. Esses riscos podem ser maiores nos mercados emergentes. O investimento internacional pode não ser adequado a todos.

As obrigações são afetadas por diversos riscos, inclusive o de oscilação nas taxas de juros, risco de crédito e risco de pagamento antecipado. De forma geral, quando as taxas de juros sobem, o preço dos títulos de renda fixa cai. As obrigações enfrentam risco de crédito se houver um declínio na classificação ou na qualidade de crédito do emissor, o que leva a uma queda no preço do título. Obrigações de alto rendimento estão sujeitas a riscos adicionais, como maior risco de inadimplência e maior volatilidade em função da menor qualidade de crédito das emissões. Finalmente, as obrigações podem estar sujeitas ao risco de pagamento antecipado. Quando as taxas de juros caem, um emissor pode optar por tomar empréstimos a uma taxa de juros mais baixa e liquidar as obrigações emitidas anteriormente. Como consequência, as obrigações subjacentes perderão o pagamento dos juros proveniente do investimento e serão forçados a reinvestir em um mercado onde as taxas de juros vigentes são inferiores do que quando o investimento inicial foi feito.

A exposição concentrada a qualquer indústria, setor, classe de ativo, país, emissor ou posição limita a diversificação e aumenta o risco. Para reduzir esse risco, os investimentos de um portfólio são diversificados em diversas indústrias e empresas.

Page 10: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

10 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Oportunidades nos mercados emergentes

Uma grande mudança pode estar a caminho nos mercados financeiros globais. Desde 2011, muitos ativos dos mercados emergentes (ME) tiveram desempenho abaixo daqueles dos mercados desenvolvidos, enquanto o dólar norte-americano se fortaleceu de maneira expressiva. A primeira dessas duas tendências já começou a se reverter e acreditamos que a segunda também possa em um futuro não tão distante. Se estivermos certos, os investidores atuais terão oportunidades, mas também riscos.

As fortunas dos mercados emergentes e as fortunas referentes ao dólar norte-americano estiverem bem vinculadas com o passar do tempo. O aumento do dólar norte-americano está geralmente associado com os fluxos de saída de capital das economias emergentes. O aumento do dólar pode colocar uma pressão descendente sobre os preços das commodities, criando um círculo vicioso de menor crescimento e mais fraqueza cambial. Este foi especificamente o caso do crescimento da produção de petróleo nos EUA nos últimos seis anos. O aumento do dólar – e as taxas de juros mais altas nos EUA que geralmente acompanham esse fator – aumentam os custos de empréstimo externo dos mercados emergentes. No entanto, os retornos dos mercados emergentes em todas as classes de ativos geralmente tiveram dificuldades nesses períodos.

Ultimamente, entretanto, muitos mercados emergentes demonstraram resiliência econômica apesar dos desafios que surgem da solidez do dólar norte-americano e do aumento das taxas de juros do Federal Reserve. O índice MSCI de mercados emergentes – que avalia o desempenho de ações em 23 economias emergentes como a China, Índia e Brasil – teve um aumento de um terço desde fevereiro de 2016. Durante grande parte desse período, o índice em dólar norte-americano, que acompanha o desempenho da moeda em relação a uma gama de outras moedas importantes, também se fortaleceu, ganhando quase 10% nos últimos oito meses de 2016.

Com um possível pico em vista para o dólar norte-americano, acreditamos que os mercados emergentes possam oferecer potencial para investidores tanto a curto como a longo prazo.

Desde 2011, muitos ativos dos mercados emergentes (ME) tiveram desempenho abaixo daqueles dos mercados desenvolvidos, enquanto o dólar norte-americano se fortaleceu de maneira expressiva. A primeira dessas duas tendências já começou a se reverter e acreditamos que a segunda também possa em um futuro não tão distante.

Steven Wieting, Estrategista Chefe de Investimentos Globais Jorge Amato, Estrategista de Investimentos na América Latina Ken Peng, Estrategista de Investimentos na Ásia-Pacífico

Page 11: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

11 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

A solidez do dólar viu geralmente as ações dos mercados emergentes (ME) terem um desempenho abaixo das ações dos mercados desenvolvidos (MD).

O baixo desempenho entre 2011 e 2016 deixou as ações dos mercados emergentes em baixas avaliações, muitas vezes seguidas por altos retornos.

Com o crescimento do PIB melhorando, vemos possíveis oportunidades nos seguintes segmentos:

Previsões do crescimento do PIB para 20174:

Previsão de retornos anualizados nos próximos 10 anos5:

4.5

40

3.5

4.075

85

95

105

115

35

3.0

30

2.5

25

0.5

1.0

20

1.5

2.0

15

0

10Razão Preço/Lucro Ajustada por Ciclo nos ME (CAPE)2,3

Índice em dólar norte-americano1 (esquerda)

Renda fixa

CHINA

HONG KONG

ÍNDIA

BRASIL

CHILE

PERU

COLÔMBIA

MÉXICO

INDONÉSIA

RÚSSIA

Ações de ME/MD1 (direita)

Ações

AMÉRICA LATINA

MERCADOS EMERGENTES

EMERGENTES NA ÁSIA AÇÕES DE MD AÇÕES DE ME

Ações e renda fixa

Fontes: 1 Bloomberg, 1/2 Haver, 3/5 Citi Private Bank, 4 Citi Research; em 14 de maio de 2017. Consulte o glossário para saber as definições.

Os índices não são gerenciados. Os investidores não podem investir diretamente em índices. As opiniões aqui expressas não têm como finalidade serem uma previsão de futuros eventos nem uma garantia de resultados futuros para conselho sobre investimentos e estão sujeitas à mudanças com base no mercado e outras condições. Podem existir riscos adicionais associados aos investimentos internacionais, inclusive fatores econômicos, políticos, monetários e/ou jurídicos estrangeiros, oscilações nas taxas de câmbio, impostos estrangeiros e diferenças nos padrões financeiros e contábeis. Esses riscos podem ser maiores nos mercados emergentes. O investimento internacional pode não ser adequado a todos. O investidor deve analisar com cautela os riscos associados com o investimento e tomar uma decisão com base nas próprias circunstâncias particulares do investidor e que o investimento seja condizente com os objetivos do investidor.

0

0.5

1

1.5

2

2.5

3

3.5

4

4.5

5 65

75

85

95

105

115

4,4% 5,9% 6,3% 10,8%1,6%

‘88

‘01

‘91

‘03

‘94

‘05

‘97

‘07

‘00

‘09

‘03

‘11

‘06

‘13

‘09

Pre

ço d

o Ín

dice

Nív

el d

o Ín

dice

CA

PE

‘15

‘12

‘17

‘15

OPORTUNIDADES NOS MERCADOS EMERGENTES

Page 12: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

12 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Resistência emergente

Embora os mercados emergentes tenham tradicionalmente sofrido com as taxas de juros mais altas nos EUA e um dólar mais forte, desta vez eles não enfrentarão um desafio tão grande. Acreditamos que o atual ciclo de alta das taxas nos EUA tenha a probabilidade de ser menos agressivo que o normal. Tomando como base as próprias previsões do Federal Reserve, a taxa de fundos federais ajustada pela inflação aumentaria 2,25% em comparação com uma média de 4,25% em ciclos passados.

Os mercados emergentes geralmente também estão em melhor posição para tolerar aumentos do dólar e das taxas nos EUA. No passado, grandes déficits em contas correntes foram uma fonte importante de fraqueza para os mercados emergentes. Na atual Ásia emergente, no entanto, as contas correntes estão no superávit, exceto para a Índia e a Indonésia, cujos déficits caíram. E, embora a América Latina esteja com déficits de contas correntes, eles são baixos e passíveis de controle, com uma média de 2,5% do PIB para 2017 e 2018. Como resultado, as economias emergentes dependem menos de financiamento estrangeiro e, portanto, são menos expostas a uma súbita saída de fundos.

O destino do dólar

É provável que as políticas norte-americanas sejam um dos motivos pelo qual devamos esperar mais solidez do dólar antes que ele atinja seu pico no ciclo. O governo Trump parece estar definido a aprovar um pacote de cortes fiscais corporativos e pessoais expressivos. Essa medida poderia elevar os investimentos comerciais e o consumo pessoal nos EUA, impulsionando o crescimento econômico e potencialmente fortalecendo o dólar. Uma medida especificamente provável é uma grande redução na taxa fiscal para os lucros corporativos mantidos atualmente no exterior. Tal medida provavelmente atrairia uma quantia considerável de capital de volta aos EUA, impulsionando a demanda por dólares norte-americanos.

Em resposta a essas prováveis medidas, poderia haver mais arrocho monetário nos EUA. O Federal Reserve dos EUA já aumentou três vezes as taxas de juros e esperamos que aumente mais duas vezes em 2017. Ao mesmo tempo, vários bancos centrais de outros países, principalmente na Europa e no Japão, ainda têm taxas de juros negativas e programas de compra de ativos.

Nossa perspectiva de taxas de juros mais altas nos EUA é outro motivo pelo qual devamos esperar mais fortalecimento do dólar norte-americano antes que atinja seu pico final neste ciclo. No entanto, a valorização nominal de 33% do dólar norte-americano em relação às moedas dos seus principais parceiros comerciais desde a metade de 2011 elevou o dólar a níveis que poderiam ameaçar a competitividade dos EUA. Somente a valorização atual do dólar norte-americano faz com que seja provável que os cortes de impostos esperados em uma única vez marquem o final do mercado em alta da moeda. Se o Congresso dos EUA não conseguir tomar essas medidas, é provável que o pico do dólar já tenha ocorrido. A pressão descendente sobre o dólar norte-americano no início de 2017, quando a confiança em um grande pacote fiscal dos EUA diminuiu, parece um sinal revelador.

Figura 1. Endividamento externo na América Latina

Fonte: Citi Research, em 15 de março de 2017. Todas as previsões são expressões de opiniões e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio e não pretendem ser uma garantia de acontecimentos futuros.

Dív

ida

exte

rna

do P

IB

Argentina Brasil México Peru Chile Colômbia

70%

60%

50%

40%

30%

20%

10%

0%

2015

2016F

2017F

2018F

Page 13: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

13 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

O endividamento externo de muitos mercados emergentes é também mais positivo do que antes. O aumento das taxas de juros nos EUA e um dólar mais forte tornam os pagamentos da dívida externa mais dispendiosos, o que muitas vezes causou inadimplência no passado. Na América Latina atualmente, por exemplo, a dívida externa pública e privada tem uma média de 40% do PIB – figura 1. Esse valor é significativamente menor do que o valor equivalente para os mercados desenvolvidos. A maioria dos países com mercados emergentes na Ásia, com exceção da Malásia, tem uma dívida externa média de cerca de 30% do PIB – figura 2.

A perspectiva de crescimento dos mercados emergentes também parece positiva. Para os mercados emergentes, como um todo, os economistas do Citi preveem que o crescimento do PIB passará de 3,9% para 4,4% este ano. O crescimento mais rápido será proveniente da Ásia emergente, com uma previsão de 5,9% para 2017 e 2018. Auxiliada por reformas econômicas, a América Latina está

tendo uma reviravolta cíclica com a retração que sofreu no ano passado. O Citi Research prevê um crescimento regional de 1,6% em 2017 e de 2,9% em 2018, com a possibilidade de uma surpresa positiva para a região.

Valorizações atrativas

Além dos fundamentos sólidos, os preços dos ativos dos mercados emergentes continuam a ser valorizados de forma atrativa. Raramente, isso é bastante verdadeiro em todas as regiões de mercados emergentes, mesmo depois do forte rali desde as baixas do ano passado. As ações de mercados emergentes são negociadas a um desconto de 45% em relação às ações dos EUA com base na razão preço/lucro ajustada por ciclo (CAPE) de 10 anos – figura 3. Isso não está muito acima do seu recorde de descontos em relação às ações dos EUA, que foi alcançado durante o boom da tecnologia no final dos anos 90.

Figura 3. Baixo custo relativo das ações de mercados emergentes

Fonte: Factset e Citi Private Bank em 17 de março de 2017. Os índices não são gerenciados. Os investidores não podem investir diretamente em índices. Os índices são mostrados somente para fins ilustrativos e não representam o desempenho de nenhum investimento específico. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros.

CAPE de mercados emergentes e CAPE dos EUA

Figura 2. Endividamento externo na Ásia

Fonte: Citi Research, em 30 de abril de 2017. Todas as previsões são expressões de opiniões e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio e não pretendem ser uma garantia de acontecimentos futuros.

2015

2016F

2017F

2018F

Dív

ida

exte

rna

do P

IB

80%

70%

60%

50%

40%

30%

20%

10%

0%China Indonésia Malásia Filipinas Tailândia Taiwan Índia Coreia

do Sul

1990 1991 1995 1999 2003 2017 2011 2015

-100

-50

0

50

100

150

200

'87 '91 '95 '99 '03 '07 '11 '15

100

50

0

-50

-100

Pre

miu

m/d

esco

nto

(%)

Page 14: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

14 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

As baixas valorizações das ações de mercados emergentes poderiam dar oportunidades para sólidos retornos a longo prazo. A partir de dezembro de 2016, a própria alocação estratégica de ativos do Citi Private Bank estima que as ações de mercados emergentes retornarão 10,8% anualizados na próxima década. Por contraste, prevê-se que as ações de mercados desenvolvidos retornarão 6,3%.

Após um longo período de desvalorização, as moedas de mercados emergentes parecem estar baratas. As taxas de câmbio efetivas reais em todos os mercados emergentes – que medem o valor ajustado à inflação da moeda em relação a um grupo de outras moedas – ainda estão geralmente bem abaixo de suas respectivas médias de longo prazo, apesar de uma leve recuperação no ano passado – figuras 4 e 5. Historicamente, as desvalorizações de moedas foram seguidas de sólidos retornos no preço dos ativos.

Na América Latina, por exemplo, as ações regionais tiveram um retorno médio de 57% e 99% nos períodos de um e de dois anos após uma queda na taxa de câmbio real.

À medida que a valorização dos ativos de renda fixa nos mercados desenvolvidos aumentou, a atração por mercados emergentes de maior rentabilidade cresceu. A dívida dos mercados emergentes na moeda local parece particularmente atraente para nós, considerando uma média de 6,9% de rendimento até o vencimento, bem como estabilidade cambial, taxas de juros reais altas e queda da inflação. Em comparação, a dívida de mercados emergentes denominada em dólares norte-americanos não oferece mais valorizações tão atraentes, embora a rentabilidade média ainda seja cerca de cinco vezes mais alta do que a média de 0,9% da rentabilidade de renda fixa soberana dos países que formam o G7.

Figura 4. Taxas de câmbio efetivas reais (REER) da Ásia

Fonte: Bloomberg, em 30 de maio de 2017 O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros.

Ásia (exceto Japão)

Ásia (exceto Japão e China)

Figura 5. Taxas de câmbio efetivas reais (REER) da América Latina

Fonte: Bloomberg, Citi Private Bank, em 30 de maio de 2017. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, e os resultados futuros podem não atender às nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do mercado, entre outros. As taxas de câmbio efetivas reais medem o valor ajustado pela inflação da moeda em relação a um grupo de outras moedas.

América Latina

REE

RR

EER

80

160

140

120

75

150

70

130

65

110

60

100

55

90

50

1995

1995

1997

1997

1999

1999

2001

2001

2003

2003

2005

2005

2007

2007

2009

2009

2011

2011

2013

2013

2015

2015

2017

2017

80

70

60

Page 15: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

15 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Os riscos perduram

Apesar da nossa perspectiva positiva em relação aos mercados emergentes gerais, reconhecemos possíveis desafios para a nossa visão construtivista. A dívida chinesa é geralmente vista como o maior risco nos mercados emergentes e certamente para os mercados globais. Porém, enquanto a dívida não financeira do país se mantém a 256% do PIB, esse valor fica abaixo da média para os mercados desenvolvidos, que é de 275%. Esses mercados desenvolvidos têm endividamentos internos e governamentais muito mais altos, enquanto que a alta dívida da China está concentrada entre a grande maioria das empresas estatais. Destacamos que os altos níveis de dívida são um resultado direto da alta taxa de poupança da China, que incentivou os empréstimos por parte dos ambiciosos investidores internos. A alavancagem corporativa também começou a cair recentemente.

Como observado, a China possui um alto estoque de ativos e um alto nível de dívida. Muitos analistas não levam em consideração os dois aspectos. O risco é que a China permite padrões significativos por parte dos devedores mais fracos apesar de ter os recursos para tornar os credores íntegros. Por inúmeros motivos, duvidamos que a China escolha um caminho tão indisciplinado como este para os seus mercados de dívida.

Uma retração econômica acentuada na China apresentaria outro risco para a nossa perspectiva. Pelo fato de a economia chinesa ser um consumidor expressivo de commodities, uma desaceleração significativa em seu crescimento afetaria os preços das commodities e, portanto, o crescimento nos mercados emergentes produtores de commodities. No entanto, recentes tendências na China causam otimismo. Houve queda nos custos reais de empréstimos, o que ajuda no crescimento. A deflação no preço industrial deu lugar à inflação, o que ajuda nos lucros das empresas. Sendo assim, acreditamos que a China possa manter o crescimento do PIB em sua meta de 6,5% este ano.

Choques externos também poderiam subestimar o nosso caso para os mercados emergentes. Maior protecionismo por parte dos EUA poderia ser especialmente prejudicial para os seus maiores parceiros comerciais nos mercados emergentes, como o México e a China. No entanto, as preocupações com relação a uma possível guerra comercial diminuíram ultimamente com os EUA destacando o seu objetivo de aumentar as exportações e restringir as importações. Outro risco é o aumento das tensões geopolíticas, talvez envolvendo a Coreia do Norte. É difícil prever esses aumentos, mas torná-los um coringa para os investidores.

Page 16: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

16 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

As opiniões expressas neste artigo podem ser diferentes das apresentadas por outras unidades de negócios do Citigroup Inc. e não têm como finalidade serem uma previsão de futuros eventos nem uma garantia de resultados futuros ou conselho sobre investimentos e estão sujeitas à mudanças com base no mercado e outras condições. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

O investimento internacional proporciona maiores riscos, bem como maiores possíveis recompensas em comparação com o investimento nos EUA. Esses riscos incluem incertezas políticas e econômicas de países estrangeiros, bem como o risco da flutuação da moeda. Esses riscos são aumentados nos países com mercados emergentes, já que esses países podem ter governos relativamente instáveis e mercados e economias menos estabelecidos.

O investidor precisa garantir se eles são adequados para cada estratégia de investimento com base em seus respectivos objetivos singulares de investimento e tolerância aos riscos. As estratégias discutidas neste documento podem ter requerimentos de elegibilidade que devem ser cumpridos antes de investir. O investidor deve analisar com cautela os riscos associados com o investimento e tomar uma decisão com base nas próprias circunstâncias particulares do investidor e que o investimento seja condizente com o objetivo do investidor. As estratégias descritas neste documento envolvem riscos e podem não ter o desempenho conforme descrito.

Todas as previsões são expressões de opiniões e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio e não pretendem ser uma garantia de acontecimentos futuros.

Mercados favorecidos

Refletindo a nossa perspectiva de alta do mercado para os mercados emergentes como um todo, o Comitê de Investimentos Globais do Citi Private Bank é sobreponderado com relação às ações dos mercados emergentes e renda fixa. Elevamos as nossas alocações para essas classes de ativos reduzindo nossas ponderações nos ativos denominados em dólares norte-americanos, incluindo renda fixa de alta rentabilidade nos EUA e títulos do Tesouro protegidos pela inflação dos EUA (TIPS).

Com a ampla tendência de redução da inflação nos mercados emergentes, muitos bancos centrais nessas regiões poderão continuar cortando as taxas de juros. Condições de crédito e financeiras mais fáceis, juntamente com maior consumo, podem levar a uma rentabilidade corporativa mais alta e melhor qualidade de crédito. Em troca, isso poderia levar ao aumento dos preços dos ativos, o que pode atrair mais entrada de capital. Acreditamos que este ciclo virtuoso tenha a probabilidade de continuar, respaldando os preços dos ativos nos mercados emergentes.

Embora tenhamos em excesso as ações dos mercados emergentes em geral, há certos mercados nessa classe de ativos que damos preferência. Na Ásia, estamos atraídos pelas ações da China e de Hong Kong, as quais podem se beneficiar do crescimento de lucros mais altos impulsionados por uma recuperação cíclica. Nesse meio tempo, é provável que as preocupações com o endividamento excessivo e a especulação imobiliária exagerada diminuam. Embora não sejam baratas, as ações da Índia podem ter um desempenho superior graças ao crescimento melhorado nos investimentos comerciais, respaldado por um crescimento de crédito mais sólido e um ambiente comercial mais propício. A Indonésia, entretanto, parece bem posicionada para impulsionar o crescimento econômico através da expansão do crédito.

Após cinco anos de quedas, o Citi Research acredita que a América Latina possa ter o maior crescimento de lucros do mundo – 18% – em 2017. Comparando a um cenário político regional mais estável, temos como favoritos os mercados do Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Durante as correções, também adicionaríamos o México de maneira oportuna. Entre os setores, gostamos de financeiro regional e energia. O setor financeiro regional pode se sair bem graças à

próxima correlação das ações bancárias dos mercados emergentes com melhor PIB e investimentos. Já o setor de energia pode receber um estímulo da reflação global e dos estoques reduzidos de petróleo bruto. Também somos atraídos por setores de materiais de consumo e cíclicos.

Para os investimentos de renda fixa de tamanho apropriado dos mercados emergentes, preferimos os mercados locais em vez dos mercados denominados em dólares norte-americanos em que as taxas de câmbio reais estão subvalorizadas, a inflação está caindo e a política do banco central é menos perturbadora. Na América Latina, o Brasil e o México são os nossos dois mercados locais favoritos. O peso mexicano é considerado uma das moedas mais baratas dos mercados emergentes dentre todas. E com rendimentos soberanos de 10 anos superiores a 7%, o México é o soberano de classificação A com rentabilidade mais alta do mundo.

Na Ásia, a Índia e a Indonésia são os nossos mercados preferidos de dívida local. Os rendimentos de 10 anos em ambos os países são de quase 7%, enquanto as perspectivas fundamentais para as suas moedas são favoráveis à estabilidade. Em maio, a agência de classificação S&P atualizou a Indonésia para o status de grau de investimento, o que poderia potencialmente atrair influxo adicional por parte dos investidores com apenas mandatos de grau de investimento.

Apesar os riscos geopolíticos contínuos, os mercados locais da Rússia parecem atrativos para os investidores adequados. Com rentabilidade de curto prazo pouco abaixo de 10%, a economia se beneficiou da recuperação do preço do petróleo. Os cortes nas taxas estão se tornando mais prováveis, e uma economia relativamente fechada criou menos dependência do financiamento externo. Enquanto isso, as sanções internacionais continuarão a impedir o investimento. Mas, se forem retiradas no futuro, isso provavelmente poderia fornecer um catalisador positivo.

Pensando no futuro, esperamos continuar o processo de abrandar a nossa exposição aos ativos denominados em dólares norte-americanos. Ao mesmo tempo, procuraremos continuar aumentando gradativamente a nossa exposição aos ativos de mercados emergentes e outros ativos internacionais.

Page 17: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

17 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Glossário

Definição de classes de ativos

O caixa é representado por obrigações do governo dos EUA de 3 meses, que mede as emissões de títulos de dívida nominal ativa a taxa fixa de 3 meses denominadas em dólares norte-americanos pelo Tesouro dos EUA.

A renda fixa corporativa de mercados desenvolvidos globais é composta pelos índices Bloomberg Barclays que captam dívidas de investimentos de sete mercados de moedas locais distintas. Este índice composto inclui títulos corporativos classificados com grau de investimento dos emissores de mercados desenvolvidos.

As ações de mercados desenvolvidos globais são compostas pelos índices MSCI que captam representações de alta, média e pequena capitalização em 23 países de mercados desenvolvidos, conforme ponderados pela capitalização de mercado desses países. O índice composto abrange aproximadamente 95% da capitalização do mercado ajustada por livre flutuação em cada país.

A renda fixa de grau de investimento de mercados desenvolvidos globais é composta pelos índices Bloomberg Barclays que captam dívidas de grau de investimento de 20 mercados de moedas locais distintas. O índice composto inclui títulos securitizados e corporativos classificados com grau de investimento, relacionados com o governo e tesouro com taxa fixa de emissores de mercados desenvolvidos. Os índices de mercados locais para os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão são utilizados para dados históricos complementares.

As ações de mercados emergentes globais são compostas pelos índices MSCI que captam representações de alta e média capitalização em 20 países de mercados emergentes individuais. O índice composto abrange aproximadamente 85% da capitalização de mercado ajustada por livre flutuação em cada país. Para os dados históricos complementares de longo prazo, usam-se os índices de mercado local dos países sempre que pertinente.

A renda fixa de mercados emergentes globais é composta pelos índices Bloomberg Barclays que medem o desempenho da dívida do governo de mercados emergentes na moeda local com taxa fixa em 19 mercados distintos na América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. O título do governo da China iBoxx ABF, o Índice Markit iBoxx ABF Index que compõe a dívida na moeda local da China, é utilizado para os dados históricos complementares.

As ações globais estão representadas pelo Índice MSCI ACWI Index, que capta todas as fontes de rendimento de ações em 23 mercados desenvolvidos e 23 mercados emergentes.

A renda fixa global está representada pelo Índice Bloomberg Barclays Multiverse Index, com rendimentos em hedge em dólares norte-americanos.

A renda fixa de alta rentabilidade global é composta pelos índices Bloomberg Barclays que medem os títulos corporativos a taxa fixa, sem grau de investimento denominados em dólares norte-americanos, libras esterlinas e euro. Os títulos mobiliários são classificados como de alta rentabilidade se a classificação média da Moody’s, Fitch e da S&P for Ba1/BB+/BB+ ou abaixo, excluindo a dívida dos mercados emergentes. O Índice Ibbotson de alta rentabilidade, um índice de alta rentabilidade ampla que inclui títulos em todo o espectro de prazos, dentro do espectro de qualificação de crédito BB-B, incluído na gama de baixo grau de investimento, é utilizado para dados históricos complementares.

As características do capital privado são impulsionadas por aquelas aplicáveis às ações de baixa capitalização de mercados desenvolvidos, ajustadas para falta de liquidez, concentração do setor e maior alavancagem.

O índice de bens imobiliários contém todos os REITs (fundo de investimentos imobiliários) (REITs dos EUA e empresas imobiliárias negociadas em bolsas de valores) não designados em madeira ou em infraestrutura: Índice REIT NAREIT dos EUA, Índice REIT NAREIT do Canadá, Índice REIT NAREIT do Reino Unido, Índice REIT NAREIT da Suíça, Índice REIT NAREIT da zona do euro, Índice REIT NAREIT do Japão, Índice REIT NAREIT de Hong Kong, Índice REIT NAREIT da Cingapura, Índice REIT NAREIT da Austrália.

Definição dos índices

O Índice Barclays World Bond Market Index é um índice de mercado ponderado de investimentos em títulos públicos, agências relacionadas com governos, em renda fixa corporativa e titularizada.

O Índice Bloomberg-JPMorgan de moeda da Ásia (ADXY) é um índice negociável em dólares norte-americanos de mercados emergentes da Ásia, que serve como referência para monitorar os mercados de moedas da Ásia de maneira agregada. Trata-se de um índice spot dos pares de moedas negociados mais ativamente nos mercados emergentes da Ásia avaliados em comparação com o dólar norte-americano.

O Índice Bloomberg Barclays de títulos alta rentabilidade pan-europeus mede o mercado de títulos corporativos de taxa fixa sem grau de investimento denominados nas seguintes moedas: euro, libra esterlina, coroa dinamarquesa, coroa norueguesa, coroa sueca e franco suíço. A inclusão se baseia na moeda da emissão e não no domicílio do emissor.

Page 18: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

18 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

O Índice Bloomberg Barclays de rendimento total de títulos corporativos de alta rentabilidade dos EUA sem cobertura em dólares norte-americanos é um índice de títulos do governo de mercados emergentes em dólares norte-americanos (EMUSDGBI) do Citi. Inclui dívida soberana de mercados emergentes denominada em dólares norte-americanos emitida nos mercados globais, Yankee e do eurodólar. O índice compõe dívida de mais de 50 países da América Latina, leste europeu, Oriente Médio, África e Ásia e oferece diversificação geográfica sem exposição às flutuações da moeda local. O índice proporciona exposição a uma ampla gama de países e há subíndices disponíveis em qualquer combinação de país, vencimento e classificação.

O índice de mercado de alta rentabilidade do Citi é um índice denominado em dólar norte-americano que mede o desempenho de dívidas de alta rentabilidade emitidas por empresas domiciliadas nos EUA e Canadá. Reconhecido como uma medida ampla do mercado de alta rentabilidade norte-americano entre todos os índices de renda fixa do Citi, ele inclui títulos mobiliários com pagamento em dinheiro e juros diferidos. Todos os títulos são com oferta pública, têm um cupom fixo e são não conversíveis.

O índice geral de títulos de grau de investimento dos EUA (USBIG)—corporativos do Citi, é um subsetor do USBIG. O índice inclui dívida corporativa de grau de investimento denominada em dólar norte-americano de taxa fixa nos setores financeiro, industrial e de serviços públicos. Este índice inclui títulos mobiliários de empresas norte-americanas e não norte-americanas (exclui títulos garantidos pelo governo dos EUA e títulos soberanos e provinciais não dos EUA).

O índice de commodities é o índice de commodities da S&P Goldman Sachs (S&P GSCI), um índice composto de rendimentos do setor de commodities que representa um investimento único de longo prazo não alavancado em futuros de commodities que está amplamente diversificado em todo o espectro de commodities.

As moedas dos mercados emergentes são representadas pelo índice OITP (ou seja, outros parceiros comerciais importantes), que é uma média ponderada dos valores cambiais estrangeiros do dólar norte-americano em relação a um subconjunto de moedas no índice geral que não circulam amplamente fora do país de emissão. As ponderações são derivadas recalculando as ponderações respectivas das moedas no índice geral de modo que somem 1 em cada subíndice.

As ações da Europa são representadas pelo Índice MSCI da Europa, que capta uma representação de alta e média capitalização em 15 países de mercados desenvolvidos (MD) na Europa. O índice abrange aproximadamente 85% da capitalização de mercado ajustada por livre flutuação na gama de ações dos mercados desenvolvidos da Europa.

O ouro é representado pelo preço dos futuros de commodities para o ouro.

O índice de preços de títulos de energia de alta rentabilidade mede o desempenho do preço de títulos dos EUA com classificações abaixo do grau de investimento e é composto pelos setores de energia e recursos naturais.

As ações do Japão são representadas pelo Índice MSCI do Japão, que foi elaborado para medir o desempenho dos segmentos de alta e média capitalização do mercado japonês. Este índice abrange aproximadamente 85% da capitalização do mercado ajustada por livre flutuação no Japão.

LIBOR é uma taxa de juros de referência que alguns dos bancos líderes mundiais cobra entre eles para empréstimos de curto prazo. LIBOR significa “taxa oferecida interbancária de Londres”

(London Interbank Offered Rate) e serve como a primeira etapa para calcular as taxas de juros sobre diversos empréstimos no mundo todo.

O índice mundial MSCI de todos os países representa 48 mercados de ações desenvolvidos e emergentes. Os componentes do índice são ponderados pela capitalização do mercado.

O índice MSCI da Ásia exceto o Japão possui representação de alta e média capitalização em 2 de 3 países com mercados desenvolvidos e em 8 países com mercados emergentes na Ásia. O índice capta aproximadamente 85% da capitalização do mercado ajustada por livre flutuação em cada país.

O índice MSCI de mercados emergentes representa o desempenho de ações de alta e média capitalização de 23 países emergentes, abrangendo aproximadamente 85% da capitalização do mercado ajustada por livre flutuação em cada país.

O índice MSCI de mercados emergentes na América Latina capta a representação de alta e média capitalização em cinco países* com mercados emergentes na América Latina. Com 121 elementos, o índice abrange aproximadamente 85% da capitalização do mercado ajustada por livre flutuação em cada país.

O índice MSCI global de lojas de departamento inclui proprietários e operadoras de lojas de departamento e lojas que oferecem mercadorias gerais diversificadas.

O índice MSCI dos EUA foi elaborado para medir o desempenho de segmentos de alta e média capitalização do mercado norte-americano, abrangendo aproximadamente 85% da capitalização do mercado ajustada por livre flutuação nos EUA.

O índice MSCI mundial representa o desempenho de mais de 1.600 ações de alta e média capitalização em 23 países com mercados desenvolvidos. Este índice abrange aproximadamente 85% da capitalização do mercado ajustada por livre flutuação em cada país.

O índice MSCI mundial exceto os EUA representa o desempenho da representação de alta e média capitalização em 22 de 23 países com mercados desenvolvidos, excluindo dos Estados Unidos. Com 1.005 elementos, o índice abrange aproximadamente 85% da capitalização do mercado ajustada por livre flutuação em cada país.

O petróleo é representado pelo preço do petróleo bruto do West Texas Intermediate (WTI).

O índice Standard & Poor’s (S&P) 500 é um índice ponderado de capitalização que inclui a amostra representativa de 500 empresas líderes nos principais setores da economia dos EUA. Embora o índice S&P 500 tenha como foco o segmento de alta capitalização do mercado, com abrangência de mais de 80% das ações dos EUA, é também um indicador ideal para o mercado total.

O índice S&P de infraestrutura global foi elaborado para acompanhar 75 empresas do mundo todo escolhidas para representar o setor de infraestrutura enquanto mantém liquidez e comerciabilidade. Para criar exposição diversificada, o índice inclui três grupos de infraestrutura: energia, transporte e serviços públicos.

O índice global S&P de lojas de departamento representa distribuidores varejistas de bens de consumo discricionário principalmente através de lojas físicas.

O índice de rendimento total de dívida corporativa de grau de investimento dos EUA é um índice composto por dívidas de grau de investimento emitidas por empresas norte-americanas e medido com base no retorno total.

Page 19: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

19 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Outra terminologia

Estratégias de Avaliações de Adaptação é a metodologia estratégica de alocação de ativos própria do Citi Private Bank. Ela determina o mix de ativos adequado para longo prazo para a carteira de investimentos de cada cliente.

A correlação é uma medida estatística de como dois ativos ou classes de ativos são movimentados em relação um com o outro. A correlação é medida em uma escala de 1 a -1. Uma correlação de 1 implica correlação positiva perfeita, ou seja, dois ativos ou classes de ativos são movimentados na mesma direção em todos os momentos. Uma correlação de -1 implica correlação negativa perfeita, ou seja, dois ativos ou classes de ativos são movimentados na direção oposta em relação um com o outro em todos os momentos. Uma correlação de 0 implica zero correlação de forma que não há nenhuma relação entre a movimentação dos dois com o passar do tempo.

A razão preço/lucro ajustada por ciclo (CAPE) é uma medida de avaliação definida como preço dividida pela média, geralmente anos de lucro (média da movimentação), ajustada pela inflação. Sendo assim, é principalmente usada para avaliar o provável retorno futuro das ações em escalas de tempo de 10 a 20 anos, com valores CAPE mais altos que a média implicando retornos médios anuais de longo prazo mais baixos que a média. Não tem a intenção de ser um indicador de quebras iminentes do mercado, embora valores altos da CAPE tenham sido associados a esses eventos.

A alocação estratégica de ativos é o processo de criar um plano de investimento de longo prazo elaborando um mix apropriado de ações, renda fixa, caixa e outros investimentos. Pode potencialmente melhorar os retornos da carteira e ajudar a gerenciar os riscos.

As Estimativas Estratégicas de Retornos (SRE) são previsões de retornos do Citi Private Bank para classes específicas de ativos em um prazo de 10 anos. A previsão para cada classe específica de ativos é feita utilizando-se uma metodologia exclusiva apropriada para a respectiva classe de ativos. As classes de ativos de ações são previstas utilizando-se uma metodologia exclusiva baseada no cálculo dos níveis de avaliação com a suposição de que esses níveis de avaliação revertem para suas tendências de longo prazo com o passar do tempo. As classes de ativos de renda fixa são previstas utilizando-se uma metodologia exclusiva baseada nos atuais níveis de rentabilidade. Outras classes de ativos têm outras metodologias específicas de previsão. Os fundos hedge, ações de empresas privadas, imóveis, produtos estruturados e futuros gerenciados são geralmente investimentos sem liquidez e estão sujeitos à restrições na transferência e revenda. Cada SRE é bruto das taxas e despesas reais do cliente. Os componentes da metodologia usados para criar as SREs incluem a taxa de retorno para várias classes de ativos baseada nos índices. A eliminação e a substituição dos investimentos podem sujeitar os investidores a encargos novos ou diferentes. O desempenho histórico não é indicativo de resultados futuros. Futuras taxas de retorno não podem ser previstas com certeza. Em um cenário extremo, os investimentos que pagam taxas de retorno mais altas estão geralmente sujeitos a maior risco e maior potencial de prejuízo. A taxa de retorno real sobre os investimentos pode variar amplamente com o passar do tempo, principalmente para investimentos de longo prazo. Isso inclui a perda potencial do principal sobre o seu investimento. Não é possível investir diretamente em índices.

A alocação tática de ativos procura ajustar a alocação estratégica de ativos da carteira de investimentos de um cliente para incorporar perspectivas do mercado a curto prazo.

A rentabilidade até o vencimento (YTM) é o retorno total recebido em um título ou índice de títulos quando mantido até o vencimento. O retorno total inclui o pagamento de cupons e o retorno do principal no vencimento.

Page 20: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

20 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Informações importantes

Em toda circunstância em que a distribuição deste comunicado (“Comunicado” estiver sujeita às normas da US Commodity Futures Trading Commission (CFTC - Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA), este comunicado constitui um convite para considerar firmar uma transação de derivativos de acordo com os regulamentos §§ 1.71 e 23.605 da CFTC dos EUA, onde pertinente, mas não se trata de uma oferta vinculativa para comprar/vender nenhum instrumento financeiro.

Este comunicado é preparado pelo Citi Private Bank (“CPB”), uma unidade de negócios do Citigroup Inc. (“Citigroup”) que proporciona aos seus clientes acesso a uma ampla gama de produtos e serviços disponibilizados por meio do Citigroup, de seus bancos e afiliadas não bancárias no mundo todo (doravante denominados “Citi”). Nem todos os produtos e serviços são oferecidos por todas as companhias afiliadas ou estão disponíveis em todas as localidades.

Este comunicado é fornecido somente para fins informativos e de discussão a pedido do destinatário. O destinatário deve notificar imediatamente o CPB se desejar, a qualquer momento, deixar de receber essas informações. A menos que indicado de maneira contrária, qualquer referência a um relatório de pesquisa ou recomendação de pesquisa não tem a intenção de representar o relatório na íntegra e, por si só, não é considerada uma recomendação ou relatório de pesquisa. Este comunicado é fornecido somente para fins informativos e de discussão a pedido do destinatário. O destinatário deve notificar imediatamente o CPB se desejar, a qualquer momento, deixar de receber essas informações. A menos que indicado de maneira contrária, (i) não constitui uma oferta ou recomendação para comprar ou vender algum título mobiliário, instrumento financeiro ou outro produto ou serviço, nem para atrair nenhum financiamento ou depósito; e (ii) não constitui uma solicitação se não estiver sujeito às normas do CFTC (mas consulte a discussão acima sobre o comunicado sujeito às normas do CFTC); e (iii) não tem a intenção de ser uma confirmação oficial de nenhuma transação.

A menos que expressamente indicado de maneira contrária, este comunicado não leva em consideração os objetivos do investimento, perfil de risco ou situação financeira de algum indivíduo específico e, sendo assim, os investimentos mencionados neste documento podem não ser adequados para todos os investidores. O Citi não atua como assessor de investimentos ou outro tipo de assessor, fiduciário ou agente. As informações contidas neste documento não têm a intenção de ser uma discussão completa das estratégias ou conceitos aqui mencionados nem orientação fiscal ou jurídica. Os destinatários deste comunicado devem obter orientação baseada em suas próprias circunstâncias individuais junto a seus próprios assessores fiscais, financeiros, jurídicos, entre outros, a respeito dos riscos e méritos de qualquer transação antes de tomar uma decisão de investimento e somente tomar essas decisões com base nos próprios objetivos, experiência, perfil de risco e recursos desses indivíduos.

As informações contidas neste comunicado são baseadas em informações publicamente disponíveis e, embora obtidas de fontes consideradas como confiáveis pelo Citi, não é possível garantir sua exatidão e integridade e essas informações podem estar incompletas ou resumidas. Toda suposição ou informação contida neste comunicado constitui apenas um julgamento a partir da data deste documento ou em quaisquer datas especificadas e está sujeita à mudança sem aviso. À medida que estas informações possam conter informações históricas e de perspectivas futuras, o desempenho passado não é nem garantia nem indicação de futuros resultados e os resultados futuros poderão não atender às expectativas em virtude de vários fatores econômicos, de mercados, entre outros. Além disso, quaisquer projeções de risco potencial ou de retorno são ilustrativas e não devem ser consideradas como limitações do possível prejuízo ou ganho máximo. Quaisquer preços, valores ou estimativas fornecidos neste comunicado, diferentes daqueles que forem identificados como sendo históricos, são apenas indicativos, podem ser alterados sem aviso e não representam cotações determinadas quanto ao preço ou porte e não refletem o valor que o Citi possa atribuir a um título mobiliário em seu inventário. As informações com perspectivas futuras não indicam um nível no qual o Citi está preparado para fazer uma negociação e pode não considerar todas as suposições relevantes e futuras condições. As condições reais podem variar significativamente das estimativas as quais podem ter um impacto negativo em relação ao valor de um instrumento.

As perspectivas, opiniões e estimativas aqui expressas podem ser diferentes das opiniões apresentadas por outras unidades de negócios ou afiliadas do Citi e não têm como finalidade serem uma previsão de futuros eventos, uma garantia de resultados futuros ou conselho sobre investimentos e estão sujeitas à mudanças sem aviso com base no mercado e outras condições. O Citi não tem obrigação de atualizar este documento e de aceitar nenhuma responsabilidade por nenhum prejuízo, seja direto, indireto ou consequencial, que possa surgir de qualquer uso feito das informações contidas neste comunicado ou derivadas dele.

Investimentos em instrumentos financeiros ou outros produtos envolvem riscos significativos, inclusive a possibilidade de perda do valor do principal investido. Instrumentos financeiros ou outros produtos denominados em moeda estrangeira estão sujeitos a flutuações cambiais, que podem ter efeito adverso sobre o preço ou valor de um investimento em tais produtos. Este comunicado não tem como finalidade identificar todos os riscos ou considerações importantes os quais possam estar associados com a participação em alguma transação.

Este material pode mencionar opções regulamentadas pela Comissão de Títulos e Valores Mobiliários dos EUA (US Securities and Exchange Commission). Antes de comprar ou vender opções, você deve obter e analisar a atual versão do catálogo Options Clearing Corporation (OCC), o Características e Riscos de Opções Padronizadas. Uma cópia deste catálogo pode ser obtida mediante solicitação junto ao Citigroup Global Markets Inc., 390 Greenwich Street, 3rd Floor, New York, NY 10013 ou clicando no seguinte link,

http://www.theocc.com/components/docs/riskstoc.pdf or http://www.theocc.com/components/docs/about/publications/november_2012_supplement.pdf

Se você compra opções, o prejuízo máximo é o prêmio. Se você vende opções de venda, o risco é todo o valor teórico abaixo do preço de exercício. Se você vende opções de compra, o risco é ilimitado. O lucro ou o prejuízo real de qualquer transação dependerá do preço no qual as negociações são executadas. Os preços usados neste documento são históricos e podem não estar disponíveis quando ingressar a sua ordem. As comissões e outros custos da transação não são considerados nestes exemplos. As transações de opções em geral e essas transações em específico podem não ser apropriadas para todos os investidores. A menos que observado de maneira contrária, a fonte de todos os gráficos e tabelas neste relatório é do Citi. Devido à importância das considerações fiscais para todas as transações de opções, o investidor que considerar opções deverá consultar seu assessor fiscal para saber como a sua situação fiscal é afetada pelos resultados das transações de opções consideradas.

Nenhum dos instrumentos financeiros ou outros produtos mencionados neste comunicado (a menos que expressamente definido de maneira contrária) (i) estão segurados pela Corporação Federal de Seguro de Depósitos ou qualquer outra autoridade governamental; ou (ii) são depósitos ou outras obrigações ou garantidos pelo Citi ou qualquer outra instituição depositária segurada.

Page 21: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

O Citi geralmente atua como um emissor de instrumentos financeiros e outros produtos, atua como um criador de mercado e negocia como principal em muitos instrumentos financeiros distintos e outros produtos, e pode-se esperar que desempenhe ou procure desempenhar serviços bancários de investimentos e outros serviços para o emissor desses instrumentos financeiros ou outros produtos. O autor deste comunicado pode ter discutido as informações aqui mantidas com outros indivíduos dentro ou fora do Citi e o autor e/ou esses outros funcionários do Citi já podem ter atuado com base nessas informações, incluindo mediante a negociação de contas exclusivas do Citi ou comunicando as informações contidas neste documento a outros clientes do Citi. Citi, os funcionários do Citi (incluindo aqueles com quem o autor possa ter consultado na preparação deste comunicado) e outros clientes do Citi podem ter posições longas ou curtas em relação aos instrumentos financeiros ou outros produtos mencionados neste comunicado, podem ter adquirido essas posições a preços e condições do mercado que não estejam mais disponibilizados e podem ter interesses distintos dos seus interesses ou adversos a eles.

Divulgação da Circular 230 da Receita Federal dos EUA (IRS): O Citi e seus funcionários não se dedicam a prestar nem prestam assessoria fiscal ou jurídica a nenhum contribuinte fora do Citi. Qualquer declaração contida neste comunicado com relação a assuntos fiscais não tem a intenção nem foi redigida para ser usada e não pode ser usada nem como respaldo por qualquer contribuinte para evitar penalidades fiscais. O contribuinte deve procurar a orientação de um consultor tributário independente para a sua situação específica.

Nem o Citi nem nenhuma de suas afiliadas pode aceitar a responsabilidade pelo tratamento fiscal de qualquer produto de investimento, independentemente de o investimento ser comprado por um fideicomisso ou empresa administrada por uma afiliada do Citi. O Citi supõe que antes de assumir um compromisso de investir, o investidor e, onde pertinente, seus proprietários beneficiários tenham recebido assessoria fiscal, jurídica e de outro tipo que o investidor/proprietários beneficiários considerem necessária e estejam dispostos a considerar qualquer imposto legalmente aplicável sobre o rendimento ou os lucros oriundos de qualquer produtos de investimento oferecido pelo Citi.

Este comunicado é para uso único e exclusivo dos destinatários finais e pode conter informações exclusivas do Citi que não podem ser reproduzidas nem circuladas na íntegra ou em parte sem o consentimento prévio do Citi. A forma de circulação e distribuição pode ser restringida por lei ou regulamentação em determinados países. As pessoas que recebem este documento devem estar informadas a respeito dessas restrições e cumpri-las. O Citi não aceita nenhuma responsabilidade pelas ações de terceiros neste respeito. Qualquer uso, duplicação ou divulgação não autorizada deste documento é proibido por lei e pode resultar ações legais.

As opiniões expressas neste documento por parte do Comitê de Investimentos Globais (GIC) não constituem pesquisa, orientação de investimentos ou recomendação de transações, e não são personalizadas para atender às circunstâncias ou aos objetivos de investimento de nenhum investidor. Os destinatários deste documento não devem depender das opiniões expressas nem das informações aqui incluídas como principal base para uma decisão de investimentos. Recomenda-se que os investidores consultem seus assessores financeiros antes de comprar ou vender títulos mobiliários. As obrigações são afetadas por diversos riscos, inclusive o de oscilação nas taxas de juros, risco de crédito e risco de pagamento antecipado. De forma geral, quando as taxas de juros sobem, o preço dos títulos de renda fixa cai.

As obrigações enfrentam risco de crédito se houver um declínio na classificação ou na qualidade de crédito do emissor, o que leva a uma queda no preço do título. Obrigações de alto rendimento estão sujeitas a riscos adicionais, como maior risco de inadimplência e maior volatilidade em função da menor qualidade de crédito das emissões. Finalmente, as obrigações podem estar sujeitas ao risco de pagamento antecipado. Quando as taxas de juros caem, um emissor pode optar por tomar empréstimos a uma taxa de juros mais baixa e liquidar as obrigações emitidas anteriormente. Como consequência, as obrigações subjacentes perderão o pagamento dos juros proveniente do investimento e serão forçados a reinvestir em um mercado onde as taxas de juros vigentes são inferiores do que quando o investimento inicial foi feito.

O investimento internacional pode não ser adequado a todos. Podem existir riscos adicionais associados aos investimentos internacionais, inclusive fatores econômicos, políticos, monetários e/ou jurídicos estrangeiros, oscilações nas taxas de câmbio, impostos estrangeiros e diferenças nos padrões financeiros e contábeis. A possibilidade de eventos políticos adversos, problemas financeiros ou desastres naturais em um país ou região faz com que os investimentos no respectivo país ou região perca valor. Os riscos de investir em mercados emergentes ou em desenvolvimento podem ser significativamente maiores do que os riscos de investir em mercados desenvolvidos.

Os produtos e as estratégias podem não ser adequados para todos os investidores. Os produtos e estratégias discutidos neste documento podem ter requerimentos de elegibilidade que devem ser cumpridos antes de investir. O investidor deve analisar com cautela os riscos associados com o investimento e tomar uma decisão com base nas próprias circunstâncias particulares do investidor e que o investimento seja condizente com o objetivo do investidor. Os produtos e as estratégias descritos neste documento envolvem riscos e podem não ter o desempenho conforme descrito.

Os investimentos alternativos mencionados neste relatório são especulativos e impõem riscos significativos que podem incluir prejuízos devido à alavancagem ou outras práticas especulativas de investimento, falta de liquidez, volatilidade dos retornos, restrições na transferência de juros no fundo, falta potencial de diversificação, falta de informações sobre avaliações e determinação de preços, estruturas fiscais complexas e atrasos nas informações fiscais, menos regulamentações e taxas mais altas do que os fundos mútuos e riscos em matéria de assessoria. A alocação dos ativos não garante lucro e não protege contra prejuízos nos mercados financeiros em queda.

Em Hong Kong, este documento é emitido pelo CPB que opera através do Citibank, N.A., agência de Hong Kong, regulamentada pela Autoridade Monetária de Hong Kong. Qualquer dúvida relacionada com o conteúdo deste documento deve ser encaminhada aos representantes registrados ou licenciados da entidade supracitada.

Na Cingapura, este documento é emitido pelo CPB que opera através do Citibank, N.A., agência de Cingapura, regulamentada pela Autoridade Monetária de Cingapura. Qualquer dúvida relacionada com o conteúdo deste documento deve ser encaminhada aos representantes registrados ou licenciados da entidade supracitada.

Citibank N.A., agência de Londres (número da agência registrada BR001018), Citigroup Centre, Canada Square, Canary Wharf, London, E14 5LB, está autorizada e regulamentada pelo Gabinete do Controlador da Moeda (OCC) (EUA) e autorizada pela Autoridade de Regulamentação Prudencial (Prudential Regulation Authority). Sujeito às regulamentações da Autoridade de Conduta Financeira (Financial Conduct Authority) e regulamentação limitada por parte da Autoridade de Regulamentação Prudencial (Prudential Regulation Authority). Detalhes sobre o alcance da nossa regulamentação por parte da Autoridade de Regulamentação Prudencial estão disponibilizados sob pedido. O telefone de contato do Citibank N.A., agência de Londres, é +44 (0)20 7508 8000.

A Citibank Europe plc está autorizada pelo Banco Central da Irlanda e pela Autoridade de Regulamentação Prudencial. Está sujeita á supervisão do Banco Central da Irlanda e sujeita à regulamentação limitada por parte da Autoridade de Conduta Financeira e da Autoridade de Regulamentação Prudencial. Detalhes sobre o alcance da nossa autorização e regulamentação por parte da Autoridade de Regulamentação Prudencial e da regulamentação por parte da Autoridade de Conduta Financeira estão disponibilizados sob pedido.

21 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

Page 22: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações

22 Citi Private Bank | Revisão semestral e perspectiva para 2017

A Citibank Europe plc, agência do Reino Unido, está registrada como agência no registro de empresas para a Inglaterra e o País de Gales com número de registro BR017844. Seu endereço registrado é Citigroup Centre, Canada Square, Canary Wharf, London E14 5LB. N° de VAT (imposto de valor agregado): GB 429 6256 29. A Citibank Europe plc está registrada na Irlanda sob o número 132781, com seu escritório registrado à 1 North Wall Quay, Dublin 1. A Citibank Europe plc é regulamentada pelo Banco Central da Irlanda. Proprietário final, Citigroup, Inc., Nova York, EUA.

Citibank (Switzerland) AG, Prime Tower, Hardstrasse 201, P.O. Box, 8010 Zurich, está autorizada e regulamentada pelo FINMA.

Citibank NA Sioux Falls, agência de Genebra, 16 Quai du General Guisan, PO Box 3946, CH 1211 Geneva 3, está autorizada e regulamentada pelo FINMA.

Citibank NA Sioux Falls, Zurich Branch, Prime Tower, Hardstrasse 201, P.O. Box 8010 Zurich, está autorizada e regulamentada pelo FINMA.

Em Jersey, este documento é comunicado pelo Citibank N.A., agência de Jersey, que tem seu escritório registrado em PO Box 104, 38 Esplanade, St Helier, Jersey JE4 8QB. O Citibank N.A., agência de Jersey, está regulamentado pela Comissão de Serviços Financeiros de Jersey. Citibank, N.A., agência de Jersey, participa do Sistema de Compensação de Depositantes de Bancos de Jersey (Jersey Bank Depositors Compensation Scheme). O sistema oferece proteção para depósitos elegíveis de até £50.000. O valor total máximo de compensação é£100.000.000 em qualquer período de cinco anos. Os detalhes completos do sistema e dos grupos bancários cobertos estão disponíveis no site dos Estados de Jersey em www.gov.je/dcs, ou a pedido.

Nos Emirados Árabes e no Bahrain, o Citi Private Bank opera como parte do Citibank, N.A. Na África do Sul, Financial Service Provider, FSP 30513. No Canadá, o Citi Private Bank é uma divisão do Citibank Canadá, um banco canadense autorizado na categoria II do sistema. Determinados produtos de investimento são disponibilizados através do Citibank Canada Investment Funds Limited (“CCIFL”), uma subsidiária integral do Citibank Canadá. Os produtos de investimento estão sujeitos a riscos de investimentos, incluindo uma possível perda do valor principal investido. Os produtos de investimento não são segurados pelo CDIC, FDIC ou esquema de seguro depositário de nenhuma jurisdição e não são garantidos pelo Citigroup ou qualquer afiliada dele.

Este documento é apenas para fins de informação e não constitui uma oferta para vender ou uma solicitação de uma oferta para comprar títulos mobiliários a nenhuma pessoa em nenhuma jurisdição. As informações aqui apresentadas podem estar sujeitas à atualização, complementação, revisão, verificação e correção e tais informações podem ser significativamente alteradas.

Os Citigroup, suas afiliadas e qualquer um de seus executivos, diretores, funcionários, representantes, ou agentes não serão responsabilizados por nenhum dano direto, indireto, incidental, especial ou consequencial, incluindo perda de lucro, oriundo do uso das informações contidas neste documento, incluindo através de erros causados ou não por negligência.

Atualmente o CCIFL não é membro e não tem intenção de ser membro da Mutual Fund Dealers Association of Canada (“MFDA”); como consequência, os clientes do CCIFL não terão à sua disponibilidade benefícios de proteção ao investidor que, de outra forma, são oriundos da adesão do CCIFL à MFDA, incluindo cobertura sob qualquer plano de proteção a investidores para clientes de membros da MFDA.

O Citi Private Bank é uma unidade de negócios do Citigroup Inc, (“Citigroup”), que proporciona aos seus clientes acesso a uma ampla gama de produtos e serviços por meio de seu banco e afiliadas não bancárias do Citigroup. Nem todos os produtos e serviços são oferecidos por todas as companhias afiliadas ou estão disponíveis em todas as localidades. Nos EUA, os produtos e serviços de investimento são oferecidos pelo Citigroup Global Markets Inc. (“CGMI”), membro da FINRA e SIPC, e também pelo Citi Private Advisory, LLC (“Citi Advisory”), membro da FINRA e SIPC. As contas do CGMI são mantidas pela Pershing LLC, membro da FINRA/NYSE/SIPC. CGMI, Citi Advisory e Citibank, N.A. são empresas afiliadas sob o controle comum do Citigroup. Fora dos Estados Unidos, os produtos e serviços de investimento são fornecidos por outras afiliadas do Citigroup. Os serviços de gestão de investimentos (incluindo gestão de carteira) são disponibilizados através do CGMI, Citi Advisory, Citibank, N.A. e outras unidades de assessoria afiliadas.

Citi Trust é o nome comercial para uma ampla gama de serviços fiduciários e de gestão de espólio pessoais e outros serviços relacionados prestados pelo Citigroup Inc. ou suas afiliadas a pessoas físicas, famílias e entidades beneficentes em todo o mundo. Nem todos os produtos e serviços são oferecidos por todas as companhias afiliadas ou estão disponíveis em todas as localidades. Para os clientes dos EUA, os serviços fiduciários são prestados por uma das seguintes entidades: Citibank, N.A., Citicorp Trust South Dakota ou Citicorp Trust Delaware, N.A. Para os clientes que não forem nem residentes nem cidadãos dos EUA, os serviços fiduciários são prestados por uma das seguintes entidades: Cititrust Private Trust (Cayman) Limited, Cititrust Private Trust Zurich GmbH, Cititrust (Bahamas) Limited, Cititrust (Cayman) Limited, Cititrust (Jersey) Limited, Cititrust (Cingapura) Limited, Cititrust (Suíça) Limited ou Citicorp Trust Delaware, N.A. Os prestadores dos serviços são denominados coletivamente como Citi Trust. Cititrust (Jersey) Limited, cujas informações de contato são: P.O. Box 728, 38 Esplanade, St. Helier, Jersey JE4 8ZT, Channel Islands, número de telefone +44 1534 608000, está licenciada pela Comissão de Serviços Financeiros de Jersey para operar os negócios da empresa fiduciária.

Os produtos e as estratégias podem não ser adequados para todos os investidores. Os produtos e estratégias discutidos neste documento podem ter requerimentos de elegibilidade que devem ser cumpridos antes de investir. O investidor deve analisar com cautela os riscos associados com o investimento e tomar uma decisão com base nas próprias circunstâncias particulares do investidor e que o investimento seja condizente com o objetivo do investidor. Os produtos e as estratégias descritos neste documento envolvem riscos e podem não ter o desempenho conforme descrito.

© 2017 Citigroup Inc. Todos os direitos reservados. Citi, Citi com o desenho do Arco e outras marcas usadas neste documento são marcas de serviço do Citigroup Inc. ou suas afiliadas e são usadas e registradas no mundo todo.

Page 23: Crescimento, contínuo - Citi Private Bank · o dólar norte-americano ... nossas expectativas por causa de uma gama de fatores econômicos, do ... no continente. As negociações