círculos bíblicos 2019...bispo de bom jesus da lapa apresentaÇÃo dom beto breis, ofm bispo...

44

Upload: others

Post on 18-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

1

Page 2: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

2

CÍRCULOS BÍBLICOS 2019CNBB - Regional NE 3 - Bahia e SergipePara que n’Ele nossos povos tenham vida‘‘Nós amamos porque Deus primeiro nos amou’’(1 Jo 4,19)

EQUIPE DE ELABORAÇÃOPe. Rosivaldo Motta, CSsR

Diocese de Bom Jesus da LapaPe. Antônio Rodrigues de Sousa

Diocese de PropriáIr. Elita Maria Jönck, FE

Diocese de JuazeiroMaria Gislandia Silva Agapito

Arquidiocese de Feira de SantanaIr. Cleide Lazarin, CF

Diocese de IrecêIzabel Ferreira da Silva

Diocese de Serrinha

REVISÃO GRAMATICALDiác. Manuel Novaes Dias, CSsR

Diocese de Bom Jesus da Lapa

REVISÃO GERALDom João Santos Cardoso

Bispo de Bom Jesus da Lapa

APRESENTAÇÃODom Beto Breis, ofm

Bispo Diocesano de Juazeiro

CAPA/DIAGRAMAÇÃO

IMAGENSInternet

CNBB - Regional NE3Av. Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia - 40100-050 - Salvador-BA

Fone/Fax: (71) 3329.4168 - E-mail: [email protected]

Av. Manoel Novais, 1586 - Consolação Bom Jesus da Lapa - BA - CEP: 47600-000 Fone: (77) 3481-2333E-mail: [email protected]

Page 3: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

3

APRESENTAÇÃO

Caros irmãos e irmãs,As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja

no Brasil, aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB, realçam continuamente a beleza e a importância dos pequenos grupos que se reúnem nas casas em torno da Palavra de Deus. Nessas pequenas comunidades eclesiais, que nos recordam as primeiras comunida-des cristãs (como vemos descritas nos Atos dos Apóstolos) cresce a fé no Ressuscitado, fortalecem-se os vínculos fraternos e o com-promisso entusiasmado para a Missão. A Leitura orante da Palavra fortalece o Seguimento de Jesus e a adesão à sua proposta, geradora de um estilo de vida novo e diferente.

É, pois, com alegria que apresentamos este subsídio com ro-teiros de encontros para o Mês da Bíblia deste ano. A leitura atenta e em comunidade da Primeira Carta de João leva-nos a aprofundar-mos nossa fé na novidade absoluta do Evangelho: Deus se fez carne, fez-se nosso Irmão! Somente no amor de Deus encontramos a razão desse que é o mistério central de nossa fé cristã. Como tantas vezes assinala e insiste o Papa Francisco, a fé na Encarnação (o Filho Deus se fez carne) deve levar-nos ao encontro dos outros, a sermos tes-temunhas desse amor sem medida passando “da carne de Cristo à carne dos irmãos”. Essa é a grande e desafiadora proposta da Carta do Discípulo Amado. Afinal, como nos recorda o Papa Francisco, “a verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros. Na sua encarnação, o Filho de Deus convi-dou-nos à revolução da ternura” (Evangelii Gaudium, 88).

Que o Espírito do Senhor nos torne sempre testemunhas do seu Amor no anúncio e no testemunho do Evangelho. Que nossas comunidades e grupos de hoje sejam sempre mais unidos na cari-dade e itinerantes na Missão.

A todos (as), bons encontros neste mês dedicado à Bíblia.

+ Beto Breis, ofmBispo Diocesano de Juazeiro

Page 4: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

4

ORIENTAÇÕES AOS ANIMADORES•Preparar com antecedência os encontros e celebrações: es-

tudar o tema, dividir as tarefas e escolher cantos de acordo com o tema e o conhecimento da comunidade.

•Realizar os encontros, de preferência, em casas de famílias que não participam da Igreja.

•Realizar as celebrações do envio e do compromisso na igreja da comunidade, com participação de todos os grupos que farão ou fizeram os círculos bíblicos nas casas.

•Fazer o possível para conseguir os símbolos que estão su-geridos nos encontros e celebrações, podendo ser acrescentados outros, de acordo com a criatividade do grupo.

•Os textos bíblicos devem ser proclamados da Bíblia Sagrada. •Onde for possível, no encerramento do mês da Bíblia, pro-

mover uma caminhada bíblica que envolva todos os grupos, com encenações, cartazes, tomando por base os temas estudados.

Page 5: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

5

CONHECENDOA PRIMEIRA CARTA DE JOÃO

Autor da Carta: O autor da carta é João, filho de Zebedeu, um dos doze apóstolos de Jesus, o “discípulo amado”, o mesmo que escreveu o quarto evangelho.

Época que foi escrita: Ela ficou pronta na virada do primeiro para o segundo século d.C. (depois de Cristo).

A quem se destina: Não há um endereço e nem uma saudação final, como faz São Paulo em suas cartas. João encaminha a carta aos “amados” e “filhinhos”, um tratamento cheio de afeto, de alguém que se sente responsável pela sua evangelização.

Motivação que levou João a escrever a Carta: Ele escreve após uma divisão acontecida na comunidade, a partir da qual muitos saíram e deixaram a caminhada (1Jo 2,19). Entre as principais preocupações de João estava o surgimento dos gnósticos, um movimento que não acreditava na encarnação de Cristo.

Para eles a salvação vem pelo conhecimento. No debate com estes, o autor expõe a fé da Igreja na pessoa real, concreta e humana de Jesus, dizendo:

“Todo espírito que se recusa a professar Jesus não é de Deus: é do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo” (1Jo 4,3).

A carta vai reagir apresentando uma interpretação autêntica, fazendo com que o cristianismo firme a sua identidade.

O conteúdo: Pode-se pensar que o conteúdo desta carta tem a sua origem numa homilia escrita, onde João falava para as pessoas frente a frente e, depois, transformada em carta para ser enviada às comunidades. Ela tem um conteúdo forte e polêmico. Mostra que toda divisão é dolorosa e busca reavivar o ânimo das comunidades numa prática que brota do amor verdadeiro e concreto.

João apresenta os elementos fundamentais da fé cristã, tendo

Page 6: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

6

sempre como ponto de referência o Evangelho: “o que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida” (1Jo 1,1). Insiste em dizer o porquê escreve (1Jo 1,4), mas em nenhum momento diz para quem escreve.

A reta compreensão de Jesus Cristo se expressa na vida em comunhão com ele e, na comunidade, no amor, na fé, no renascimento e na fraternidade: “...quem ama a Deus, ame também seu irmão” (1Jo 4,21). Por isso a carta traz expressões fortes como: “Deus é amor” (1Jo 4,16). “No amor não há medo...” (1Jo 4,18). “Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê” (1Jo 4,20).

Page 7: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

7

CELEBRAÇÃO DO ENVIOEspaço celebrativo: Bíblia aberta, cruz, velas acesas, flores naturais ou

planta e um quadro ou imagem da Santíssima Trindade.

Acolhida

Comentarista: Irmãos e irmãs, a cada ano um dos livros da Sagrada Escritura é lido, estudado, rezado. A Palavra de Deus pre-cisa ser conhecida, para que Deus seja sempre mais amado e vivido na vida do seu povo. Este ano será estudada a primeira Carta de João. Tem como tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, e como lema: “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19). No final desta celebração, faremos o envio dos missionários que irão visitar as casas e realizar os encontros bíblicos.

INVOCAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE

Ministro: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar (bis)Vem, não demores mais, vem nos libertar (bis)Venham celebrar o amor de Deus! (bis)Pois fez uma aliança com o povo seu (bis)Desta caminhada ele é força e luz! (bis)É quem nos reanima, ele nos conduz (bis)

MOMENTO PENITENCIAL

Dirigente: De coração contrito e humilde, invoquemos a com-paixão de Cristo e imploremos sobre nós o seu perdão.

(Breve silêncio)

Page 8: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

8

Senhor, que vieste para salvar, não para condenar, tem pieda-de de nós.

Senhor, tem piedade de nós.

Cristo, que acolhes quem confia em sua misericórdia, tem pie-dade de nós.

Cristo, tem piedade de nós.

Senhor, que muito perdoas a quem muito ama, tem piedade de nós.

Senhor, tem piedade de nós.

Ministro: Deus, rico em misericórdia, olhai a fraqueza do seu povo aqui reunido e concedei-lhe a graça do perdão. Amém.

Hino de louvor

Oração: Ó Deus, o vosso amor por nós nunca falha. Olhai o vosso povo aqui reunido e afastai de nós tudo o que nos oprime e humilha. Ajudai-nos a experimentar o vosso amor, em comunhão com Jesus, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PALAVRA DE DEUS(A Bíblia deverá ser trazida em procissão; as leituras deverão ser proclamadas

dessa mesma Bíblia)

Primeira leitura: Primeira Carta de João 3,18-24Salmo: Salmo 101 (100)

Canto de Aclamação

Evangelho: João 15,1-26

Page 9: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

9

PISTAS PARA REFLEXÃO(Estas pistas não são para ser lidas para o povo, mas orientações para o ministro

que irá conduzir a reflexão ou partilha da Palavra)

1. A primeira leitura nos mostra que a vida com Cristo não deve nos levar ao medo dos castigos de Deus, basta praticar boas obras e guardar seus mandamentos. É assim que João acon-selha a amar, não com palavras nem com a língua, mas com ações e verdade.

2. No Evangelho, Jesus compara ele e nós com uma planta. Ele é a raiz e o caule, e nós somos os galhos. Mostra que nós como galhos fora do corpo da planta murchamos, secamos e morre-mos. Sem ele nada somos.

3. Falar de alguns exemplos bons dos membros da co-munidade ou paróquia, que são verdadeiros sinais da presença do amor concreto que João fala em sua carta.

PRECES Ministro: Irmãos e irmãs, peçamos ao Bom Jesus pelas nos-

sas necessidades e as de todos aqueles que nos recomendaram a nossa oração, dizendo:

Todos: Escutai-nos, Senhor!

Leitor 1: Ó Cristo, renovai as comunidades cristãs na força do vosso Espírito, para que testemunhem no mundo a paz e a união.

Leitor 2: Ó Cristo, amigo dos pobres, trazei para o nosso meio os que estão dispersos e sem orientação e sustentai os abandona-dos.

Leitor 1: Libertai, Senhor, os prisioneiros dos traumas do passado, dos complexos, das drogas e outros vícios. Ouvi o clamor dos que sofrem.

Page 10: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

10

Leitor 2: Conduzi, Senhor, o vosso povo a viver mutuamente o vosso amor, não somente em palavras mas, sobretudo, em gestos solidários.

Preces espontâneas...

Ministro: Atendei as nossas preces e guiai-nos em vossos ca-minhos, ó Senhor que sois nosso irmão e nosso Salvador. Amém.

APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS Comentarista: Com o coração generoso e sincero, vamos

trazer nossas contribuições para as necessidades da nossa Igreja.

Canto

COMUNHÃO EUCARÍSTICA(Onde for possível, seguir o rito próprio)

ENVIO DOS ANIMADORES

Comentarista: Convidamos todos que irão participar dos encontros do mês da Bíblia, levando a Palavra de Deus às famílias, para receberem uma bênção e as orações de todos nós.

(Entram algumas crianças trazendo, numa bandeja, a Bíblia aberta e alguns livros do mês da Bíblia. Enquanto isso, entoa-se um canto que fale da Bíblia ou do envio).

Bênção do envio

Ministro: Deus, que em Cristo manifestou a sua verdade e o seu amor, faça de vós mensageiros do Evangelho e testemunhas do seu amor no mundo.

Todos: Amém.

Page 11: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

11

Ministro: Nosso Senhor Jesus Cristo, que prometeu estar na sua Igreja até o fim dos tempos, dirija os vossos passos e confirme em vós as vossas palavras.

Todos: Amém.

Ministro: O Espírito do Senhor esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres e salvar os corações atribulados.

Todos: Amém.

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Comentarista: Vamos receber a imagem da missionária por excelência: Maria, a Mãe de Jesus. Que sejamos motivados pelo exemplo missionário de Jesus Cristo.

Canto: Óh, minha Senhora, e também minha mãe...

Avisos

BÊNÇÃO FINAL

Ministro: A nossa proteção está no nome do Senhor.Todos: Que fez o céu e a terra.

Ministro: Abençoe-nos o Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

Ministro: Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.Todos: Demos graças a Deus.

Page 12: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

12

PRIMEIRO ENCONTRODeus é a luz que ilumina nossa vida

Ambiente: Bíblia aberta, cruz, velas acesas, flores naturais ou planta, e um cartaz com o tema do dia.

Acolhida

Animador: Sejam todos bem-vindos e bem-vindas a este nosso primeiro encontro do mês da Bíblia. Que a luz de Deus esteja presente em nosso encontro, em nosso estudo e em nossa caminhada.

Canto de acolhida

ORAÇÃO INICIAL

Animador: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto ao Espírito Santo

Oração: Deus, Senhor da inspiração bíblica, concedei à vossa Igreja reunida neste mês de setembro para estudar a vossa Palavra, o dom da Sabedoria e, assim, com a vossa luz possamos transformar os vossos ensinamentos em boas obras. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PALAVRA DE DEUS

Animador: “Deus é a luz que ilumina nossa vida”. Acolhamos o texto bíblico indicado para o estudo de hoje, cantando.

Page 13: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

13

Canto

Leitura: Primeira Carta de João 1,5-9

TEMA DO DIADeus é a luz que ilumina nossa vida

Entendendo o Tema

Animador: A primeira Carta de João inicia afirmando que “Deus é luz”. Esse tema é dividido em seis partes. A primeira, “Deus é luz”; a segunda, “Nós somos pecadores”; a terceira, “Cristo, nosso defensor junto de Deus”; a quarta, “O mandamento antigo e novo”; a quinta, “Os fiéis perante o mundo”; a sexta, “A última hora e o an-ticristo”.

Leitor 01: Caminhar na luz, na visão de João, apresenta duas dimensões importantes: estar unido a Deus e a Jesus, e estar em comunhão com a comunidade.

Leitor 02: Se caminharmos na luz, isto é, na presença de Deus, estamos em comunhão uns com os outros. Não há comunhão com Deus se não houver comunhão entre os irmãos e irmãs da comuni-dade. Falar da luz é falar de uma verdade praticada, que demonstra um jeito diferente de viver.

Leitor 01: João também fala que as trevas estão em oposição à luz, tema muito presente no quarto Evangelho escrito por ele: “...a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la” (Jo 1,4-5). Luz para João é sinônimo de vida, e trevas são todas as realidades contrárias à vida.

Leitor 01: Aqueles que vivem nas trevas, para João, se identificam com o Anticristo: “Se dissermos que estamos em

Page 14: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

14

comunhão com ele, mas caminhamos nas trevas, estamos mentindo e não praticamos a verdade (1Jo 1,6). Aqui João se referia aos Gnósticos, um movimento da época que pregava a salvação através do conhecimento e não acreditava na encarnação de Cristo.

Leitor 02: Essa oposição entre luz e trevas perdura em nós, ainda que muito lutemos para vencer as trevas do egoísmo, da vai-dade, da ganância, da perversidade, pois o próprio Cristo nos aler-tou: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5b). Sem acolher a luz ver-dadeira, que é Jesus, não somos capazes de vencer essa luta contra as trevas que está no mundo, e também dentro de cada um de nós.

Canto

PELAS ESTRADAS DA VIDAA viúva que se gastou como

uma vela para ser luz na vida dos filhos

Dona Neuza ficou viúva aos 35 anos, com cinco filhos, quando perdeu seu marido num acidente de carro. Mãe dedicada, zeladora de uma escola, não quis um segundo casamento e, juntamente com a filha mais velha, manteve a casa e criou seus filhos. Sendo uma mulher de fé, fala com alegria da presença de Jesus e Nossa Senhora nos momentos de privação e aflição que passou. Dentre eles, o vício às drogas de um de seus filhos. Conta que não conseguia dormir enquanto não chegasse o último filho, que saía para as festas. Sem vaidades, o semblante de dona Neuza é de uma mulher sofrida, que aparenta ser mais velha do que a idade que tem. Dona Neuza pode ser comparada a uma vela acesa, que fornece luz para todos e, aos poucos vai se consumindo, desaparecendo.

Depoimento de Neuza de Jesus SantosAracaju

Page 15: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

15

ATUALIZANDO A PALAVRA

1. João fala de ‘luz’ e ‘treva’ para definir dois estágios de vida: os que estão com Deus e os que estão com o Anticristo. Comente.

2. No quarto Evangelho, também escrito por João, Jesus afirma: “Eu sou a luz do mundo” (8,12). Seguindo essa luz, como deve ser o comportamento de um cristão na família e na sociedade?

3. Assim como Dona Neuza, cite exemplos de pessoas que são luzes a clarear a vida de outras.

REACENDENDO A ESPERANÇA

Animador: Estando na presença de Deus, a vida fica ilumina-da e o coração cheio de coragem para enfrentar as lutas, sem perder a esperança. Cantemos o salmo 27 (26):

Refrão: O Senhor é minha luz e minha salvação; de quem terei medo?

O Senhor é quem defende a minha vida; a quem temerei?

Quando me assaltam os malvados para devorar-me a carne, são eles, os adversários e inimigos, que tropeçam e caem. Se contra mim acampa um exército, meu coração não teme; se contra mim ferve o combate, mesmo assim tenho confiança.

Uma só coisa pedi ao Senhor, só isto desejo: poder morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida; poder gozar da suavi-dade do Senhor e contemplar seu santuário. Ele me dá abrigo na sua tenda no dia da desgraça. Esconde-me em sua morada, sobre o rochedo me eleva.

Tenho certeza que vou contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Espera no Senhor, sê forte, firme-se teu coração e espera no Senhor. Deus é a força do seu povo.

Page 16: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

16

O QUE A IGREJA NOS PEDE?O cristão que recebe a luz no batismo

deve ser o ‘iluminado’, afirma o papa Francisco

“A vela acesa no batismo no Círio Pascal recorda o efeito do batismo: ‘Receba a luz de Cristo’. Estas palavras recordam que não somos nós a luz, mas a luz é Cristo ressuscitado, que venceu as tre-vas do mal. Como a chama do Círio Pascal dá luz a cada vela, assim também a caridade do Senhor Ressuscitado inflama os corações dos batizados, enchendo-os de luz e calor. E por isso, desde os pri-meiros séculos, o batismo se chamava a ‘iluminação’, aquele que era batizado era chamado o ‘iluminado’. Nesse sentido, esta é a vocação cristã: ‘caminhar sempre como filhos da luz, perseverando na fé’”.

Animador: Estamos finalizando o primeiro encontro do mês da Bíblia, que teve como tema: “Deus é a luz que ilumina nossa vida”. Agradecemos a presença de todos e todas e os convidamos para estar conosco no próximo encontro, trazendo outras pessoas. De mãos dadas façamos a oração de encerramento.

Pai-nosso - Ave-Maria

Animador: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito. Amém!

Canto

Você sabia?Você sabia que o material usado para escrever a Bíblia

era papiro e pergaminho? O papiro era produzido de uma folha chamada junco e o pergaminho era a pele de ovelha curtida.

Page 17: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

17

SEGUNDO ENCONTROReconhecer-se pecador e romper com o pecado

Ambiente: Bíblia aberta, cruz, velas acesas, flores naturais ou planta, e um cartaz com o tema do dia.

Acolhida

Animador: Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos e bem--vindas para o segundo encontro do mês da Bíblia, onde iremos conhecer mais um pouco da Pri-meira Carta de João, um escrito para todos aqueles que acolhem o amor cristão, mas também para os que ainda não aprenderam a amar e perdoar. Cantando, acolhamos uns aos outros.

Canto de acolhida

ORAÇÃO INICIAL

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Canto ao Espírito Santo

Oração: Deus, Senhor da inspiração bíblica, concedei à vossa Igreja reunida neste mês de setembro para estudar a vossa Palavra, o dom da Sabedoria e, assim, com a vossa luz possamos transformar os vossos ensinamentos em boas obras. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Page 18: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

18

PALAVRA DE DEUS

Animador: Um coração verdadeiramente arrependido se abre ao amor misericordioso de Deus. “Se dissermos que não temos pecados, estamos enganando a nós mesmos e a verdade não está em nós” (1Jo 1,10).

Canto

Leitura: Primeira Carta de João 1,8-2,2

TEMA DO DIADeus é a luz que ilumina nossa vida

Entendendo o Tema

Animador: A palavra pecado aparece várias vezes na Primei-ra Carta de João. Ele faz distinção entre o pecado que conduz à mor-te e o pecado que não leva à separação de Deus.

Leitor 1: O pecado que conduz à morte é aquele onde não existe um arrependimento, que nega o Projeto de Deus e anula o batismo. Os demais pecados nos afastam dos irmãos, pois ofendem à convivência fraterna, mas, apesar disso, eles não negam o projeto de Deus e o perdão leva à reconciliação com os irmãos.

Leitor 2: João se dirige aos pecadores como um pai que apren-deu o jeito misericordioso do seu mestre Jesus ao tratar os pecado-res, e os chama “filhinhos”. Tranquiliza-os recomendando que se os mesmos cometerem pecado, Deus é um pai defensor e Jesus Cristo é justo. Escutemos o que ele diz:

Leitor 1: “Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a oferenda de expiação pelos nossos pecados, e

Page 19: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

19

não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro” (1Jo 2,1-2).

Leitor 2: Os que vivem nas trevas são os Anticristos. Eles afir-mavam estar em comunhão plena com Deus, e isentos do pecado. Pecado no evangelho de João é a adesão ao mundo das trevas, ou seja, estar comprometido com as injustiças que provocam a morte das pessoas.

Leitor 1: João afirma que o pecado está desde o princípio, cita a morte de Abel pelo irmão Caim como crime contra a fraternidade (1Jo 3,11-12), e diz que o autor do pecado é o diabo: “O vosso pai é o diabo... Ele era assassino desde o começo e não se manteve na ver-dade, porque nele não há verdade. Quando ele fala mentira, fala o que é próprio dele, pois ele é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44).

Leitor 2: Jesus é a expiação pelos nossos pecados. É Ele nosso advogado junto ao Pai, que nos conduz à reconciliação. “Feliz aque-le cuja culpa foi cancelada e cujo pecado foi perdoado” (Sl 32,1).

Canto

PELAS ESTRADAS DA VIDAA mãe de um taxista que perdoou o assassino do seu filho

Dois ladrões contrataram uma corrida no taxi de José Carlos, da rodoviária de Salvador para a cidade de Candeias, região metro-politana. No percurso anunciaram o assalto, atiraram no taxista e o jogaram num matagal. Ele não morreu na hora, ficou agonizando e foi levado por um trabalhador rural ao Hospital Geral do Estado. Cravado de balas, ainda conseguiu dizer o telefone da mãe, mas em seguida morreu na mesa de cirurgia. Quinze dias depois do ocor-rido, um dos assaltantes foi preso e confessou o crime. O irmão do falecido queria invadir a cadeia para matar o assassino e foi contido pela mãe, dona Rosália. Ela queria encontrar-se com o assassino

Page 20: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

20

do filho. No primeiro encontro desmaiou e não conseguiu. No se-gundo conseguiu desabafar e perdoar o assassino. O choro dele a comoveu e o inesperado aconteceu, dona Rosália passou a visitar e ajudar a família do assassino, mesmo contra a vontade dos filhos. Ela tornou-se um exemplo de uma mulher de grande coração. Dona Rosália faleceu faz três anos, mas seu exemplo continua vivo entre todos que a conheceram.

ATUALIZANDO A PALAVRA

1. João afirma que o autor do pecado é o Diabo. Afinal, quando pecamos, quem é o culpado, o pecador ou o inimigo? Por que?

2. Comente essa afirmação de João: “Meus filhinhos, es-crevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo”.

3. Comente sobre o perdão que dona Rosália foi capaz de dar ao assassino do seu filho, e cite outros exemplos que você conhece de pessoas que perdoaram de coração.

Canto

REACENDENDO A ESPERANÇA

Animador: A esperança trazida pela Palavra de Deus é como a chuva que sempre deixa um sinal. Cantemos com fé e esperança.

É como a chuva que lava / é como o fogo que abrasa / tua Palavra é assim / não passa por mim sem deixar um sinal.

1. Tenho medo de não responder, de fingir que não escu-tei. Tenho medo de ouvir teu chamado e virar do outro lado e fingir que não sei (bis).

2. Tenho medo de não responder e não ver teu amor

Page 21: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

21

passar. Tenho medo de estar distraído magoado, ferido e então me fechar (bis).

O QUE A IGREJA NOS PEDE?Acredite no amor de Deus,

porque ele não se afasta de nós nem quando erramos(Papa Francisco)

“Deus continua ao nosso lado quando nos perdemos. Os er-ros que cometemos, mesmo que sejam grandes, não prejudicam a fidelidade de seu amor. No sacramento da reconciliação podemos sempre começar de novo: Ele nos acolhe, nos restitui a dignidade de sermos filhos seus. Na parábola do filho pródigo, o pai é um ho-mem que está sempre pronto a esperar e perdoar. Deus é esse pai misericordioso que em Jesus nos ama sem limites, espera sempre a nossa conversão cada vez que erramos, e aguarda o nosso retorno quando nos afastamos Dele”.

Animador: Estamos finalizando o segundo encontro do mês da Bíblia, que teve como tema: “Reconhecer-se pecador e romper com o pecado”. Agradecemos a presença de todos e todas e os convidamos para estar conosco no próximo encontro, trazendo outras pessoas. De mãos dadas façamos a oração de encerramento.

Pai-nosso - Ave-Maria

Animador: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito. Amém!

Canto

Você sabia?Você sabia que no tempo de Jesus a língua falada era o

aramaico, mas a escrita era em hebraico, pois era mais rica em palavras? Logo, a língua falada por Jesus era o aramaico.

Page 22: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

22

TERCEIRO ENCONTRODeus é amor e Ele nos amou primeiro

Ambiente: Bíblia aberta, cruz, velas acesas, flores naturais ou planta e um cartaz com o tema do dia.

Acolhida

Animador: Amados irmãos e irmãs em Cristo, a Palavra de Deus nos reúne para o terceiro encontro do mês da Bíblia. Todo amor autêntico vem de Deus e se comunica a nós pelo seu Espírito. Vamos saudar e acolher a cada um com um gesto fraterno.

Canto de acolhida

ORAÇÃO INICIALEm nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto ao Espírito Santo

Oração: Deus, Senhor da inspiração bíblica, concedei à vossa Igreja reunida neste mês de setembro para estudar a vossa Palavra, o dom da Sabedoria e, assim, com a vossa luz possamos transformar os vossos ensinamentos em boas obras. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PALAVRA DE DEUS

Animador: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus” (1Jo 4,7). A palavra que vamos ouvir nos coloca em contato com este amor de Deus.

Page 23: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

23

Canto

Leitura: Primeira Carta de João 4,7-16

TEMA DO DIADeus é amor e Ele nos amou primeiro

Entendendo o Tema

Animador: “Deus é amor e Ele nos amou primeiro” Esse amor primeiro de Deus por nós foi revelado desde o tempo dos profetas, antes mesmo de João escrever esta Carta: “Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia” (Jr 1,5).

Refrão cantado: Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está!

Leitor 1: João, autor desta Carta, foi tido como discípulo ama-do de Jesus. Ele estava atento a cada ensinamento de Cristo e foi capaz de entender o amor cristão. No evangelho, nesta Carta e nos outros escritos, ele não escreve apenas fatos, gestos e discursos de Jesus, mas fala com profundidade de sua experiência pessoal com o Mestre Jesus.

Leitor 01: O amor que João aprendeu de Jesus é aquele que ele divulgou no seu Evangelho: “Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13). Amor autêntico, portanto, é aquele dá a vida. Por isso, a falta de solidariedade com o próximo é sinal de ausência de amor e de Deus.

Leitor 02: O amor está no coração da vida cristã. Não se trata de palavras apenas. Na visão de João não é que Deus tem amor. Ele é amor. Tudo tem início no seu ‘ser-amor’. Ele por primeiro nos amou. Ele não pede nada em troca, só espera que amemos uns aos outros.

Page 24: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

24

Leitor 1: “Quem ama a Deus, ame seu irmão” (1Jo 4,21). Quem é meu irmão? O que Jesus nos pede quando encontramos pessoas com dificuldade de dar e receber o perdão? Abandonar? Não. Jesus investe nas pessoas. Usemos de paciência e misericórdia com os que não chegaram à capacidade de amar e perdoar.

Leitor 2: A Carta insiste na palavra “permanecer”. É o amor às pessoas que justifica o “permanecer” em Deus, como ramos que unidos à videira produzem frutos (Jo 15,1ss). E esses frutos se referem às relações de justiça e fraternidade entre as pessoas.

Leitor 1: João fala com entusiasmo do Amor, mas ele também mostra o outro lado, o desamor. É muito claro em afirmar que “quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (1Jo 4,8). Viver o desamor é viver nas trevas do Anticristo.

Refrão cantado: Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está!

Canto

PELAS ESTRADAS DA VIDAOs gestos de amor do Papa Francisco

na Jornada Mundial da Juventude no Panamá O sorriso foi o primeiro presente do Papa Francisco ao

Panamá. Ele foi acolhido por milhares de jovens do mundo inteiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Em suas primeiras palavras dirigidas aos jovens, Francisco perguntou: “O que é que nos mantém unidos? Por que é que estamos unidos? O que nos motiva a nos encontrarmos aqui? E ele mesmo respondeu: “A certeza de que fomos amados com um amor cativante que não queremos nem podemos calar e que nos desafia a responder da mesma maneira com amor. O que nos motiva é o amor de Cristo.

Fonte: Jornal da Arquidiocese Florianópolis/SC

Page 25: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

25

ATUALIZANDO A PALAVRA

1. Quais as exigências concretas para viver o amor na visão de João ao escrever esta Carta?

2. Se fôssemos responder as perguntas do Papa Francisco aos jovens, o que diríamos?

3. Vamos partilhar agora, alguns gestos de amor que estão acontecendo e que podemos classificar como exemplos do amor cristão.

REACENDENDO A ESPERANÇA

Animador: O amor de Deus é constante e sempre atual. Com toda a Igreja continuemos cantando com fé:

Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!

1. Eis que eu vos dou o meu novo Mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”.

2. Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”.

3. Como o Pai sempre me ama assim também eu vos amei: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”.

O QUE A IGREJA NOS PEDE?

Animador: Vejamos o que nos diz o Papa Francisco:

Leitor 1: “Gosto de ver a santidade do povo paciente. Nos pais que criam os seus filhos com tanto amor. Nos homens e nas mulhe-res que trabalham para trazer o pão para casa; nos doentes; nas

Page 26: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

26

consagradas idosas que continuam a sorrir. Vejo aí a santidade da Igreja militante, muitas vezes “ao pé da porta”, os que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus” (Papa Francisco).

Animador: Estamos finalizando o terceiro encontro do mês da Bíblia, que teve como tema: “Deus é amor e Ele nos amou primeiro”. Agradecemos a presença de todos e todas e os convidamos para estar conosco no próximo encontro, trazendo outras pessoas. De mãos dadas façamos a oração de encerramento.

Pai-nosso - Ave-Maria

Animador: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito. Amém!

Canto

Você sabia?Você sabia que o os livros mais importantes da Bíblia são

os quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João? É neles que conhecemos a vida e a missão de Jesus.

Page 27: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

27

QUARTO ENCONTROViver como filhos de Deus

Ambiente: Bíblia aberta, cruz, velas acesas, flores naturais ou planta e um cartaz com o tema do dia.

Acolhida

Animador: Que alegria nos reunirmos para estudar a Palavra de Deus, através da Pri-meira Carta de São João! Que Deus acolha a nossa boa vontade de querer aprender e viver a sua Palavra. Sejam todos bem-vin-dos e bem-vindas para o nosso encontro fraterno.

Canto de acolhida

ORAÇÃO INICIALEm nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto ao Espírito Santo

Oração: Deus, Senhor da inspiração bíblica, concedei à vossa Igreja reunida neste mês de setembro para estudar a vossa Palavra, o dom da Sabedoria e, assim, com a vossa luz possamos transformar os vossos ensinamentos em boas obras. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PALAVRA DE DEUS

Animador: A leitura de João que vamos ouvir irá nos ajudar

Page 28: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

28

a refletir sobre a maneira que devemos viver como filhos de Deus, conforme suas orientações. Após o canto, ouçamos com atenção.

Canto

Leitura: Primeira João 3,1-2

TEMA DO DIAViver como filhos de Deus

Entendendo o Tema

Animador: Uma das afirmações de Jesus que os judeus de sua época não aceitavam era o fato de Jesus se apresentar como filho de Deus. Para eles, Deus estava nas alturas e em um nível tão superior que esse tratamento de Jesus se tornava uma blasfêmia.

Leitor 01: João, seguindo os ensinamentos do seu mestre Je-sus escreve na sua Primeira Carta, que uma prova do amor de Deus por nós é sermos chamados seus filhos (3,1). Para mantermos essa filiação é necessário seguir o justo Jesus e caminhar na justiça, ou seja, no seu amor.

Leitor 02: Para nos tornarmos filhos no Filho, a carta sugere três passos: romper com o pecado, amar e discernir quando uma profecia é autêntica ou não.

Leitor 01: Pecado é definido por João como ausência da jus-tiça, ou ausência do amor. Romper com o pecado é a primeira fase para se tornar filho de Deus. Para isso é necessário praticar a justi-ça, ou seja, amar o seu irmão.

Leitor 02: O segundo passo para nos tornarmos filhos de Deus é amar uns aos outros. A carta diz que esse amor foi manifestado desde o início. O critério para saber se o amor é autêntico ou não é

Page 29: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

29

sempre a mensagem de Jesus, como afirma João no seu evangelho: “Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13).

Leitor 01: Quando não existe a intenção de dar a vida, falta a solidariedade com os necessitados e a pessoa se torna insensível. O amor toca também as relações econômicas entre as pessoas. É inú-til querer amar apenas com palavras e com a língua, porque o amor verdadeiro se traduz em obras concretas.

Leitor 02: Finalmente, a Carta afirma que o terceiro passo para nos tornarmos filhos de Deus é o discernimento. É saber a di-ferença entre o verdadeiro e o falso profeta. O verdadeiro reconhe-ce a encarnação de Jesus Cristo e se coloca a serviço do Reino e da vida; o falso profeta nega a encarnação, presta serviço ao “mundo” e se assemelha ao Anticristo (1Jo 2,22).

Canto

PELAS ESTRADAS DA VIDA“Mudei para melhor”

Sou de uma família tradicional, de uma cidade pequena do interior da Bahia. Alguns familiares são envolvidos com política, outros com comércio e fazendas. Temos certa influência na cidade e condição financeira razoável. Sempre respeitamos a Igreja Católica mas a vida social intensa me impedia de participar. Isso até o dia que surgiu um câncer e uma tempestade sacudiu a minha vida. É como dizem, ‘quem não muda pelo amor, muda pela dor’. Isso aconteceu comigo. Hoje, participo de duas pastorais da Igreja e sinto a presença misericordiosa de Deus Pai em mim e na minha família.

AMSRegião de Feira de Santana

Page 30: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

30

ATUALIZANDO A PALAVRA

1. Conforme a concepção de João, existem três fases para nos tornarmos filhos de Deus: romper com o pecado, amar e discernir quando uma profecia é verdadeira ou falsa. Comente es-sas fases.

2. Partilhe a sua experiência pessoal quanto ao relacio-namento com Deus Pai. Você sente essa presença próxima ou dis-tante? Fale um pouco.

3. “Quem não muda pelo amor, muda pela dor”. Comen-te essa frase, tomando por base a nossa relação com o Pai Eterno.

REACENDENDO A ESPERANÇA

Animador: O salmo 138 (139) revela a ligação forte de Deus com a vida de cada um de nós, onde quer que estejamos. Cantemos com alegria.

1. Tu me conheces quando estou sentado. Tu me conheces quando estou de pé. Vês claramente quando estou andando. Quan-do repouso tu também me vês. Se pelas costas sinto que me abran-ges. Também de frente sei que me percebes. Para ficar longe do teu espírito. O que farei, aonde irei não sei.

Refrão: Para onde irei? Para onde fugirei? Se subo ao céu ou se me prostro no abismo eu te encontro lá. Para onde irei? Para onde fugirei? Se estás no alto da montanha verdejante. Ou nos confins do mar.

2. Se eu disser que as trevas me escondam. E que não haja luz onde eu passar Pra ti a noite é clara como o dia. Nada se oculta ao teu divino olhar. Tu me teceste no seio materno E definiste todo meu viver. As tuas mãos são maravilhosas. Que maravilha meu senhor sou eu.

Page 31: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

31

O QUE A IGREJA NOS PEDE?

Animador: Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba diz que os pais devem acompanhar e incentivar os filhos, também em casa, na leitura da Bíblia. Ouçamos o que ele diz:

“Nenhum pai ajudará seu filho a torcer por este ou aquele

time de futebol se não mostrar interesse pelo time em casa. Se não assistir aos jogos na TV, se não ler as notícias sobre o time, se não conhecer os jogadores, se não falar sobre as vitórias e derrotas do time. Assim acontece com a Bíblia. Se os pais não mostram interes-se com a Palavra, se não a leem em família, não comentam sobre ela, e não baseiam suas escolhas e valores Nela, os filhos vão considerar a Bíblia como um enfeite de estante”.

Animador: Estamos finalizando o quarto encontro do mês da Bíblia, que teve como tema: “Viver como filhos de Deus”. Agradecemos a presença de todos e todas e os convidamos para estar conosco no próximo encontro, trazendo outras pessoas. De mãos dadas façamos a oração de encerramento.

Pai-nosso - Ave-Maria

Animador: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito. Amém!

Canto

Você sabia?Você sabia que João, escritor desta Carta, foi preso e exi-

lado na Ilha de Patmos, por volta do ano 90 d.C, no tempo do imperador Domiciano perseguidor de cristãos, e lá ele realizou parte de seus escritos bíblicos?

Page 32: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

32

CELEBRAÇÃO DO COMPROMISSO

Espaço celebrativo: Bíblia, velas acesas, crucifixo, flores naturais ou uma plantinha, cartazes com os temas dos 4 encontros realizados nas famílias.

Acolhida

Comentarista: Irmãos e irmãs, com esta Celebração do Compromisso estamos encerrando os encontros do mês da Bíblia, sobre a Primeira Carta de João. O mês da Bíblia deste ano traz como tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”. O lema é: “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19). A primeira Carta de João pode ser considerada como um tratado sobre o amor. Ela explica que o amor vem de Deus. Foi Ele quem nos amou primeiro e, por isso, nós nos tornamos capazes de amar os nossos irmãos. Na alegria do amor que nos une, iniciemos esta celebração cantando.

Canto

INVOCAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE

Ministro: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Todos: Amém.

Ministro: O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja conosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

(Após a chegada dos cartazes, eles deverão ser erguidos, apresentados e lidos em voz alta)

Page 33: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

33

Canto

MOMENTO PENITENCIAL

Ministro: Irmãos e irmãs, diante de Deus, fonte de amor e mi-sericórdia, reconheçamos nossa condição pecadora.

Mulher: Pelas vezes que a Bíblia Sagrada serviu apenas de enfeite em nossa estante, Senhor tende piedade de nós.

Todos: Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, pie-dade de nós!

Homem: Pelas vezes que a Palavra de Deus não foi estudada e rezada em família, Cristo tende piedade de nós.

Todos: Cristo piedade, Cristo piedade, Cristo piedade, pieda-de de nós!

Jovem: Pelas vezes que nós, jovens, fizemos pouco caso da vossa Palavra, Senhor tende piedade de nós.

Todos: Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, pie-dade de nós!

Ministro: Deus, rico em misericórdia, olhai a fraqueza do seu povo aqui reunido e concedei-lhe a graça do perdão. Amém.

Hino de louvor

PALAVRA DE DEUS

Comentarista: A Palavra de Deus nos ensina a amar uns aos outros. Isso é possível porque primeiro Deus nos amou. Com alegria vamos receber a Palavra de Deus, que está sendo trazida por uma pessoa idosa da nossa comunidade.

Page 34: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

34

(A Bíblia deve vir aberta numa peneira enfeitada com flores naturais. Uma pessoa idosa conduzirá a Bíblia, acompanhada de uma criança e um jovem levando velas acesas)

Primeira leitura: Primeira Carta de João 4,16b-21Salmo: 102, 13-14. 15-16. 17-18a (R. Cf. 17)

R. O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.

Como um pai se compadece de seus filhos, *o Senhor tem compaixão dos que o temem.

Porque sabe de que barro somos feitos, *e se lembra que apenas somos pó. R.

Os dias do homem se parecem com a erva, *ela floresce como a flor dos verdes campos;

mas apenas sopra o vento ela se esvai, *já nem sabemos onde era o seu lugar. R.

Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme * é de sempre e perdura para sempre;

e também sua justiça se estende * por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança. R.

Canto de Aclamação ao Evangelho

Evangelho: João 13,33-35

PISTAS PARA REFLEXÃO

Estas pistas não são para ser lidas para o povo, mas orientações para o animador que irá conduzir a reflexão ou partilha da Palavra.

1. A primeira leitura apresenta o tema do amor, “Deus é amor”. Esse amor, primeiramente nos vem de Deus e, por isso, “nós amamos, porque ele nos amou primeiro” (1Jo 4,19). Nesse sentido

Page 35: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

35

o autor da carta conclui dizendo que a condição para amar a Deus é amar também o nosso irmão.

2. O amor pregado por João em seus escritos está ligado ao amor aos irmãos, portanto, não é possível amar a Deus se não amamos os irmãos.

3. O Evangelho traz um novo mandamento. Jesus nos ensina a amar uns aos outros como ele nos amou. É assim que sere-mos reconhecidos como seus discípulos.

PRECES

Animador: Irmãos e irmãs, após partilharmos a Palavra de Deus e nossas experiências vivenciadas neste mês da Bíblia, vamos apresentar a Deus as nossas preces, cantando:

Refrão: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece!

Leitor: Senhor, fonte de amor, ajudai a vossa Igreja: o papa, os bispos, presbíteros e diáconos para que sejam perseverantes na vivência do amor. Cantemos:

Leitor: Senhor, fonte de amor, ajudai os governantes do nos-so país, para que promovam Políticas Públicas em prol do bem co-mum. Cantemos:

Leitor: Senhor, fonte de amor, ajudai o vosso povo no esforço de exercitar a dinâmica do amor uns para com os outros. Cantemos:

Leitor: Senhor, fonte de amor, ajudai a nossa vida, a fim de que sejamos fortes e a Palavra de Deus permaneça em nós. Cantemos:

Leitor: Senhor, fonte de amor, ajudai a nossa comunidade para construir uma caminhada que ofereça uma alternativa de vida digna e liberdade perante a morte e a opressão. Cantemos:

Page 36: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

36

Leitor: Senhor, fonte de amor, ajudai o nosso compromisso profético, para anunciarmos o evangelho e denunciarmos tudo que prejudica e oprime. Cantemos:

Preces espontâneas...

Animador: Ó Deus de amor, atendei as nossas preces, renovai a nossa alegria e dai-nos a coragem de nos comprometermos com a vossa justiça. Isso vos pedimos por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS Comentarista: Cheios de gratidão, expressemos a alegria e o

desejo de partilhar. Apresentemos nossas ofertas, cantando.

Canto

COMUNHÃO EUCARÍSTICA(Onde for possível, seguir o próprio rito)

RITO DE COMPROMISSO

Comentarista: Diz o profeta Isaías que a Palavra de Deus é como a chuva que cai na terra e deixa um sinal (Is 55,10-11). Por-tanto, ao aprofundarmos a Palavra, neste mês da Bíblia, alguma semente ficou em nosso coração e devemos levar adiante. O que iremos fazer daqui pra frente, para conhecermos mais a Bíblia Sa-grada?

(Após os encontros do mês da Bíblia, o dirigente poderá pedir sugestões à assembleia e, no sentido de levar adiante o estudo bíblico, nas famílias e outras sugestões que devem ser organizadas pela comunidade ou paróquia)

Page 37: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

37

Oração de bênção sobre o povo

Ministro: Senhor, nosso Deus, enriquecei-nos com o tesouro da vossa Sabedoria, e concedei-nos o desejo de conhecer sempre mais a vossa Palavra revelada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Avisos

BÊNÇÃO FINAL

Ministro: A nossa proteção está no nome do Senhor.Todos: Que fez o céu e a terra.

Ministro: Abençoe-nos o Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

Ministro: Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.Todos: Demos graças a Deus.

Page 38: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

38

CANTOS

01. A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A Bíblia é a palavra de Deus / semeada no meio do povo, / que cresceu, cresceu e nos transformou, / ensinando-nos viver num mundo novo.

1. Deus é bom, nos ensina a viver. / Nos revela o caminho a seguir: / só no amor partilhando seus dons, / sua presença iremos sentir.

02. A COMUNIDADE DANÇA ALEGRE E CANTA

A comunidade dança alegre e canta, / acolhendo agora a Palavra Santa. (Bis)

1. A Palavra vem, / vem nos libertar, / como um vento forte / a nos arrastar.

2. A Palavra vem, / fala ao coração / chega como a chuva, / fecundando o chão.

3. Bem-aventurado, / e povo feliz, / quem vive a Palavra / e a Deus bendiz.

4. Vamos caminhar, / irmãs e irmãos, / já chegou a hora / da nossa missão.

5. Aleluia, irmãos, / Jesus vai falar, / o Santo Evangelho / va-mos aclamar!

03. LÁ VEM VINDO A PALAVRA DE DEUS

1. Lá vem vindo a Palavra de Deus / vem falar do meu povo e do céu. / Vem falar de justiça e de paz ela vem. / Lá vem vindo a Palavra de Deus! (Bis)

Page 39: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

39

2. A Palavra de Deus é bonita, / é bonita demais, ela inspira o meu povo, / ela agita, ela traz tanta paz. / Há palavras demais neste mundo, / nenhuma delas me libertará / Por viver entre crentes e ateus, / ouvirei a palavra dos homens. / Mas seguir, eu só sigo a Palavra de Deus. (bis)

04. TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO

Toda Bíblia é comunicação / de um Deus-Amor, de um Deus-irmão. / É feliz quem crê na Revelação, / quem tem Deus no coração.

1. Jesus Cristo é a Palavra, / pura imagem de Deus Pai. / Ele é Vida e Verdade, / a suprema Caridade.

2. Os profetas sempre mostram / a vontade do Senhor. / Precisamos ser profetas / para o mundo ser melhor.

3. Nossa fé se fundamenta / na palavra dos apóstolos. / João, Mateus, Marcos e Lucas / transmitiam a nossa fé.

4. Vinde a nós, ó Santo Espírito, / venha nos iluminar. / A pa-lavra que nos salva, / nós queremos conservar.

05. TUA PALAVRA É LÂMPADA

Tua palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor (bis). Lâmpada para os meus pés, Senhor, luz para o meu cami-

nho (Bis).

06. É COMO A CHUVA

É como a chuva que lava / é como o fogo que abrasa / tua Palavra é assim / não passa por mim sem deixar um sinal.

1. Tenho medo de não responder / de fingir que não escutei. /

Page 40: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

40

Tenho medo de ouvir teu chamado / e virar pro outro lado / e fingir que não sei (bis).

2. Tenho medo de não responder e não ver teu amor passar. Tenho medo de estar distraído magoado, ferido e então me fechar (bis).

07. FAZEI RESSOAR

Fazei ressoar, ressoa a a / a Palavra de Deus em todo lu-gar! (bis)

1. Na cultura, na história, vamos levar / a Palavra de Deus, em todo lugar, vamos lá.

2. Na cultura popular, vamos catequizar / celebrando fé e vida, em todo lugar, vamos lá.

3. Com o negro e o índio, vamos louvar / com a comunidade, vamos festejar, vamos lá.

08. QUERO LEVAR ESTA BÍBLIA

1. Quero levar esta Bíblia, ir cantando em procissão; ir feliz como quem leva a luz do céu em sua mão.

Ergo bem alto esta Bíblia: ei-la entre nós e o bom Deus! é benção que a terra desce, é prece que sobe aos céus! é benção que a terra desce, é prece que sobe aos céus!

2. Quero nas mãos este livro, vou levá-lo aonde for! eu o levo pela vida e ele me leva ao senhor!

Page 41: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

41

09. ABRE, SENHOR, NOSSOS LÁBIOS

Abre, Senhor, nossos lábios pra que nossa boca te cante, eternamente os teus louvores em tons e acordes vibrantes.

1 - Tu és, Senhor, o caminho que os nossos passos conduz. Queremos que a tua Palavra nas trevas pra nós seja luz.

2 - Tu és, Senhor, a verdade em quem professamos a crença. Queremos que a tua Palavra do teu grande amor nos convença.

3 - Tu és, Senhor, plena vida a qual nós devemos viver. Queremos que a tua Palavra em nós possa permanecer.

10. QUE TUA PALAVRA PRESERVE NOSSAS FAMÍLIAS

1 - Tua Palavra nos chegou por meio das tradições contada de boca em boca atravessou gerações, hoje, séculos depois, contagia multidões.

Que tua Palavra preserve as nossas famílias, oriente nossos filhos, guie as nossas nações, Bíblia Sagrada fonte viva de partilha, indicação que nos brilha, luz dos nossos corações.

2 - São setenta e três os livros com tantos ensinamentos: cartas pastorais, históricos, proféticos e agrupamento com resposta para tudo: Antigo e Novo Testamento.

3 - Este compêndio tão sagrado fala ao nosso coração de Abraão a Jesus Cristo fica uma grande lição, a fé ultrapassa a morte e nasce com a ressurreição

11. A PALAVRA DE DEUS VAI CHEGANDO, VAI

A palavra de Deus vai chegando, vai (bis). É Jesus quem hoje vem falar (bis).

Page 42: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

42

A Palavra de Deus vai chegando, vai (bis). É Palavra de Deus aos pequenos (bis).

A palavra de Deus vai chegando, vai (bis). É Palavra de liber-tação (bis).

A Palavra de Deus vai chegando, vai (bis). Como o sol a brilhar no horizonte (bis).

A Palavra de Deus vai chegando, vai (bis). É semente fecunda na terra (bis).

A Palavra de Deus vai chegando, vai (bis). É a experiência do povo (bis).

A Palavra de Deus vai chegando, vai (bis).

12. TODA PALAVRA É UMA SEMENTE

1. Toda palavra é uma semente jogada no chão do coração. Cabe ao cristão com muito amor cuidar dessa planta que os frutos virão (virão)!

Palavras que trazem mensagens De alguém que se deu por nós. Que as vezes nos fazem tremer por não as quereremos viver

Toda palavra é uma semente jogada no chão do coração Cabe ao cristão com muito amor Cuidar dessa planta que os frutos virão (virão) !

2. Palavras bem escondidas e preparadas com amor. Enfim nos falam de vida que é o próprio senhor. Toda palavra é uma se-mente jogada no chão do coração. Cabe ao cristão com muito amor cuidar dessa planta que os frutos virão.

Page 43: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

43

BIBLIOGRAFIA1. BÍBLIA SAGRADA CNBB. Edições CNBB, Editora Canção

Nova, 11ª e 18ª. edições. Brasília-DF, 2011.2. BÍBLIA SAGRADA PASTORAL. Editora Paulus, 13ª. impres-

são. São Paulo, 2016.3. MÊS DA BÍBLIA - CNBB, Para que n’Ele nossos povos te-

nham vida, Texto Base. Edições CNBB, 1ª edição, 2019.4. CARTAS PASTORAIS E CARTAS GERAIS, Roteiros para

reflexão XI, Paulus e Cebi, 1ª Edição, 2001.5. MESTERS, Carlos e OROFINO, Francisco. O amor em

defesa da vida, 1ª. Carta de João, 1ª. Edição. Paulinas, São Paulo, 2017.

6. OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES, 3ª. edição, Edi-ções Paulinas. São Paulo, 2018.

7. BORTOLINI, José e BAZAGLIA, Paulo. Como ler as Cartas de João, 6ª. impressão, Editora Paulus. São Paulo, 2017.

8. JORNAL DA ARQUIDIOCESE. Fevereiro, Florianópo-lis-SC, 2019.

9. https://noticias.cancaonova.com/brasil/165456 Acesso em 21/03/2019.

10. http://www.educris.com/v2/artigos/5605-papa--francisco-o-cristao-e-testemunha-da-luz-que-e-cristo Acesso em 20/02/2019.

11. https://www.acidigital.com/noticias/papa-fran-cisco-recorda-aos-cristaos-sua-responsabilidade-como-batiza-dos-27950 Acesso em 15/02/2019.

12. https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-04/papa-francisco-exortacao-apostolica-gaudete-et-exsultate-.html acesso em 07/05/2019.

Page 44: Círculos Bíblicos 2019...Bispo de Bom Jesus da Lapa APRESENTAÇÃO Dom Beto Breis, ofm Bispo Diocesano de Juazeiro CAPA/DIAGRAMAÇÃO IMAGENS Internet CNBB - Regional NE3 Av. Leovigildo

44