correio popular : 03/09

1

Click here to load reader

Upload: gisele-flavia-gi

Post on 19-Jun-2015

269 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Ficamos classificados entre as 8 escolas públicas. Uma nova etapa se inicia.

TRANSCRIPT

Page 1: Correio popular : 03/09

ESCOLA PÚBLICA ESCOLA PARTICULAR

● Solange Sousa Campos –EE Benedito Sampaio – Aprofessora de língua portuguesacriou a Poemoteca, conjunto detextos poéticos retirados dequase 150 livros de suapropriedade que ela organizounuma caixa, que circula entre osalunos dos 6º e 7º anos. Cada umpode escolher a obra que vai lere levá-la para casa. Os poemassão trabalhados em sala de aulae, ao final, os alunos produzemseus próprios versos,apresentados em saraus eeventos da escola.

● Cláudia Fagundes Pedroso eMônica Fernanda Bonomi –Emef Padre José Narciso VieiraEhrenberg – Inspirados pelodocumentário Lixo Extraordinário(João Jardim e Luci Walker,2011), sobre catadores demateriais recicláveis no JardimGamacho, do Rio de Janeiro, queparticiparam de projeto socialcom o artista plástico Vik Muniz,os alunos produziram umacaricatura de Carmem Miranda,de 9,1m x 8,1m, utilizandomateriais recicláveis.O trabalho envolveu aulas deartes, ciências e matemática,com alunos entre o 7º e o 9ºanos.

● Eni Aparecida SiveraBertolini – EE GustavoMarcondes – Como forma degerar interesse e trazer amatemática para o cotidiano dosalunos, a professora usou aOlimpíada de Londres, no anopassado, para ensinar conceitos

como estatística, porcentagem,medidas e cálculos. Osconhecimentos foram sendoconstruídos a partir de notíciaslidas em jornais, sites e revistas.Foram abordados tambémconceitos de geografia, história eartes. Alunos do 6º e do 9º anoforam envolvidos no trabalho.

● Vilma Almeida Correia Passos– Emef Benevenuto FigueiredoTorres – Uma vez por semana, osalunos das quatro turmas de4º ano são divididos de acordocom o nível de dificuldade emleitura e escrita, a partir dasavaliações realizadas no primeirobimestre letivo. A partir disso,semanalmente, cada professorfaz um trabalho diferenciado apartir dos temas que precisam serreforçados em cada grupo.O projeto é desenvolvido desde2011 e foi replicado em outroscolégios municipais da cidade.

● Delmar Thadeu CarvalhoMerola – EE Miguel Vicente Cury –Baseado nos ideais de MiltonSantos (1926-2001) e de HebertJosé de Souza, o Betinho(1935-1997), as aulas de geografiaabordam aspectos sociais eestimulam a solidariedade.Os alunos do Ensino Médio, apósestudarem os índices desubnutrição e fome no Brasil,fazem um mapeamento das áreasmais carentes da Vila PadreAnchieta e arrecadam, entre osvizinhos, alimentos que sãodistribuídos às famílias maispobres.

● Guiomar Maria Berton – EEOrosimbo Maia – Os alunos do

9º ano usam as aulas de línguaportuguesa para discutirpolítica e perceberem aimportância da participação noprocesso eleitoral. Elessimulam uma campanha, comalunos interpretando os papéisde candidatos, assessores emarqueteiros. Com isso,aprendem as regras doprocesso eleitoral edesenvolvem a argumentaçãopara tentar convencer oscolegas. Eles precisam aindacriar a biografia do candidato.Ao final, é feita uma simulaçãode eleição.

● Edison Lins – EE AdalbertoPrado e Silva – Os alunos do 3ºano do Ensino Médio, aoestudarem a Semana de ArteModerna, produzem uma peçade teatro — da concepção dotexto à encenação —apresentada aos demaisalunos da escola. A atividadeenvolve história, línguaportuguesa e artes.Profissionais do teatro sãoconvidados a dar palestras eos alunos também assistem aespetáculos. A peça produzidaneste ano será apresentadadurante um evento daUniversidade Estadual deCampinas (Unicamp) paravestibulandos.

● Gisele Flávia Alves OliveiraGiachetto e Valéria Alves dosSantos Salgado - Emef ElzaMaria Pellegrini de Aguiar –Os alunos do 5º ano passarama ter aulas de robótica comocomponente curricularobrigatório. Além deaprenderem os princípiosbásicos do funcionamento deum robô, os estudantestambém se sentemestimulados com o desafioproposto pelas professoras:desenvolver uma tecnologiaque seja capaz de auxiliar naredução dos problemasambientais. O projeto envolvedisciplinas como português,geografia, artes e ciências.

Fabiano OrmanezeESPECIAL PARA A AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Entre maio e agosto, o Correio Popu-lar publicou, às terças-feiras, reporta-gens com professores participantes doProjeto Experiência 10, que tem comoobjetivo reconhecer e premiar educa-dores que inovam a atividade docentee trabalham o conteúdo programáticode forma criativa. Essa foi a terceira edi-ção do concurso, que apresentou 16iniciativas — oito de escolas públicas e

oito de colégios particulares — queagora passam pela avaliação de umcorpo de jurados especializado em edu-cação.

Serão premiados seis professores. Oprimeiro colocado das escolas públicase o primeiro colocado das particularesreceberão um laptop cada um. Os se-gundos colocados vão ganhar um ta-blet e os terceiros, câmeras fotográfi-cas digitais. Todos serão presenteadostambém com uma assinatura digitaldo Correio.

Os projetos que concorrem aos prê-

mios e geraram as reportagens forampré-selecionados a partir da inscriçãofeita por professores em abril desteano. Ao todo, cerca de 30 projetos fo-ram inscritos. A seleção de quais se-riam pauta das reportagens levou emconsideração a originalidade, a inter-disciplinaridade e a relação com osconteúdos programáticos da educaçãobásica, de acordo com os ParâmetrosCurriculares Nacionais (PCNs). Tam-bém foi selecionado, como previa o re-gulamento, apenas um projeto de cadacolégio no caso daquelas escolas em

que vários professores se inscreveram.O projeto Experiência 10 foi idealiza-

do pelo Correio Escola Multimídia, pro-jeto de educação e incentivo à leituramantido pelo Grupo RAC há 21 anos.Embora o trabalho seja focado no estí-mulo para o uso das mídias na sala deaula, os projetos participantes do Expe-riência 10 não necessariamente preci-savam ter relação com o uso de supor-tes midiáticos. Na página dedicada aoprojeto de hoje, você confere um resu-mo das 16 iniciativas que concorremao prêmio.

● Lucas Bortolotto Brandão –Colégio Axis Mundi – Paratrabalhar a prevenção dasdoenças sexualmentetransmissíveis (DSTs), oprofessor de ciênciasdesenvolveu projeto com osalunos do 8º ano, quearrecadaram alimentos para aAssociação Esperança e Vida,voltada a portadores do HIV.Foram realizadas palestras naescola sobre o assunto paraalunos e familiares. Nas aulasde português, também foiproduzido um jornal sobre otema, como forma de trabalharos gêneros textuais.

● Marilene Mori Clepas –Colégio Renovatus – A fim detornar mais concreto o estudodo sistema celular, a professorado 5º ano desenvolveu umprojeto que utiliza caixa depapelão, imã e moedas paraexplicar como funciona a açãodas células de defesa. O imã éutilizado como uma metáforapara um agente invasor. Ao serinserido dentro da caixa (comose fosse o corpo humano), asmoedas (simbolizando osglóbulos brancos) o atacam.Cada aluno produziu suaprópria caixa e experiências.

● Ana Augusta Lopes

Siqueira Latino – ColégioSagrado Coração de Jesus –Semanalmente, 12 alunos commais facilidade no aprendizadode matemática dedicam 45minutos após as aulasregulares para ajudar alunoscom dificuldades. A monitoria,com exercícios organizadospela professora da disciplina,envolve alunos entre o 6º e o 9ºano. Por causa do reforço e daproximidade da linguagementre os estudantes, osparticipantes do projeto jánotam melhorias nas notas.

● Sílvia Beraldo – ColégioProgresso – As aulas demúsica, obrigatórias para osalunos até o 5º ano na escola,tornaram-se uma oportunidadepara trabalhar as diferençasculturais e o reaproveitamentode materiais. Os alunosmontaram coreografias a partirde músicas de origem africanae, nas aulas de artes,produziram as máscaras efantasias para a apresentaçãona mostra cultural da escola.

● Thiago Magalhães – Escolado Sítio – Os alunos do 6º anodesenvolveram, nas aulas dehistória, artes e inglês, umprojeto cujo objetivo foiexplicar o processo de pesquisahistórica a partir daarqueologia. Os alunos criaramuma narrativa e produzirampeças de argila que foramenterradas para, depois, seremredescobertas e a históriarecontada. Foi possíveltrabalhar também com atradução de textos e identificaras dificuldades em recuperar ahistória a partir de fragmentos.

● Viviane Marques Alves –Colégio Notre Dame - A partirdo discurso I Have a Dream,proferido pelo ativista dosdireitos humanos Martin LutherKing (1929-1968), os alunosaprenderam tópicos gramaticaisda língua inglesa, além dehistória dos Estados Unidos edireitos humanos. A biografia dolíder foi usada para abordar asdiferenças sociais e as lutas pelaigualdade. Os alunos finalizaramcom a produção de uma peçateatral em inglês, recontandocenas da trajetória de RosaParks, a precursora da lutaantirracismo nos Estados Unidos.

● Heldis Silveira Santos –Colégio Liceu Nossa SenhoraAuxiliadora – Com o uso depigmentos naturais extraídos defolhas, frutos e raízes, os alunosrealizaram o tingimento deroupas, com o objetivo deestudarem alternativas à poluiçãocausada pela indústria têxtil. Aofinal, realizaram um desfile compeças customizadas. A atividadeenvolveu alunos do 7º ano e asdisciplinas de ciências, artes,história e língua portuguesa.

● Maria Angélica CollobialliBotelho e Sirlene Ferreira daSilva – Colégio Múltiplo – Asturmas de 3º ano do EnsinoFundamental trabalharam atemática da inclusão social apartir do estudo dos fluxosmigratórios. Para isso, foramrealizadas pesquisas em sites eentrevistas com estrangeirosque vivem no Brasil. O projetoacabou facilitando a aceitaçãode alunos estrangeiros e comdeficiência.

Oito projetosde escolaspúblicas eoito departicularesconcorrem aprêmio queestimula ainovaçãodentro da salade aula

Criatividade nota 10DOCÊNCIA ||| RECURSOS PEDAGÓGICOS

A8 CORREIO POPULARCampinas, terça-feira, 3 de setembro de 2013