correção prova-juiz do trabalho - trt3 - 2014

Upload: vinicio-tiraboschi-cavalho

Post on 10-Oct-2015

80 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • DIREITO DO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO 3) correto afirmar em torno da equiparao salarial, a partir de disposies expressas das smulas e orientaes jurisprudenciais da SBDI-1 do TST: A) sociedade de economia mista no se aplica a vedao equiparao salarial prevista no art. 37,inciso XIII, da Constituio da Repblica, pois, ao contratar empregados sob o regime da CLT, equipara-se a empregador privado, conforme disposto no art. 173, 1, inciso II, tambm da Constituio da Repblica. B) Sendo regulamentada a profisso de auxiliar de enfermagem, cujo exerccio pressupe habilitao tcnica, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem, impossvel a equiparao salarial do simples atendente com o auxiliar de enfermagem. C) A cesso de empregados no exclui a equiparao salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, se esta responde pelos salrios do paradigma e do reclamante. D) O art. 37, inciso XIII, da Constituio da Repblica, veda a equiparao de qualquer natureza para o efeito de remunerao do pessoal do servio pblico, sendo juridicamente impossvel a aplicao da norma infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT quando se pleiteia equiparao salarial entre servidores pblicos, independentemente de terem sido contratados pela CLT. E) Todas as opes esto corretas.

    a) OJ 353 SDI-1

    b) 296 SDI-1 TST

    c) Sum.6, V, do TST;

    d) OJ. 297 da SDI-I

    7) Uma bancria sujeita a jornada prevista no 2 do art. 224 da CLT, com previso contratual de 1 hora de intervalo para alimentao e repouso trabalhava, na verdade, das 9h s 19h, com intervalo de 30 minutos para alimentao e repouso. Nessa jornada, a partir da interpretao majoritria do TST, ela tem direito a: A) Uma hora e trinta minutos extras por dia. B) Uma hora e trinta minutos extras e mais trinta minutos pela supresso parcial do intervalo por dia. C) Uma hora e trinta minutos extras e mais uma hora pela supresso parcial do intervalo por dia. D) Uma hora e quarenta e cinco minutos extras e mais trinta minutos pela supresso parcial do intervalo por dia. E) Uma hora e quarenta e cinco minutos extras e mais uma hora pela supresso parcial do intervalo por dia.

    SUM 437, I, DO TST - Aps a edio da Lei n 8.923/94, a no concesso ou a concesso parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento total do perodo correspondente, e no apenas daquele suprimido, com acrscimo de,

    no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT), sem

    prejuzo do cmputo da efetiva jornada de labor para efeito de remunerao.

    Art. 384 da CLT - Art. 384 - Em caso de prorrogao do horrio normal, ser obrigatrio um descanso de 15 (quinze) minutos no mnimo, antes do incio do perodo extraordinrio do trabalho.

    o A teste da inconstitucionalidade deste artigo, por violao ao princpio da igualdade de gnero defendida, entre outros por Sergio Pinto Martins, Gustavo Felipe Barbosa Garcia, e Alice Monteiro de Barros.

    o A Jurisprudncia do TST, em sentido contrrio ao defendido pela doutrina, decidiu que a norma do art. 384 da CLT no afronta a Constituio de 1988.

  • 8) As horas de espera do motorista de transporte rodovirio de cargas, assim consideradas as horas que excederem jornada normal de trabalho daquele motorista que ficar aguardando para carga ou descarga do veculo no embarcador ou destinatrio ou para fiscalizao da mercadoria transportada em barreiras fiscais ou alfandegrias, sero, a teor da lei que fixa o regime jurdico da categoria: A) Remuneradas com base no salrio-hora normal acrescido de 50%. B) Indenizadas com base no salrio-hora normal acrescido de 30%. C) Indenizadas como hora extra, acrescendo-se o adicional de 50% ou outro superior previsto em norma coletiva. D) Remuneradas como hora extra, acrescendo-se o adicional de 50%. E) Nenhuma das opes.

    Lei 12.619/2009, art. 235-C, 8 e 9

    9) Nos termos do 5 do art. 238 da CLT, o tempo concedido para refeio no se computa como de trabalho efetivo, seno para o pessoal da categoria c, quando as refeies forem tomadas em viagem ou nas estaes durante as paradas. Esse tempo no ser inferior a 1 hora, exceto para o pessoal da referida categoria em servio de trens. A partir da interpretao dada queledispositivo por smula do TST, correto afirmar: A) A garantia ao intervalo intrajornada, prevista no art. 71 da CLT, no aplicvel ao ferrovirio maquinista integrante da categoria "c" (equipagem de trem em geral). B) As regras inscritas nos arts. 71, 4, e 238, 5, da CLT so incompatveis, prevalecendo a primeira delas por constituir-se em medida de higiene, sade e segurana do empregado. C) A garantia ao intervalo intrajornada, prevista no art. 71 da CLT, aplicvel ao ferrovirio maquinista integrante da categoria "c" (equipagem de trem em geral), no havendo incompatibilidade entre as regras inscritas nos arts. 71, 4, e 238, 5, da CLT. D) As regras inscritas nos arts. 71, 4, e 238, 5, da CLT so incompatveis, prevalecendo a segunda delas por constituir-se em norma especfica para aquela categoria especfica de profissionais. E) Nenhuma das opes

    Sum.446 do TST

    12) Conforme smula do TST, o divisor para clculo de horas extras devidas aos bancrios ser: A) 180 para os empregados submetidos jornada de seis horas se houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso remunerado. B) 220 para os empregados submetidos jornada de oito horas se houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso remunerado. C) 150 para os empregados submetidos s jornadas de seis horas se no houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso remunerado. D) 200 para os empregados submetidos s jornadas de oito horas se no houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso remunerado. E) Nenhuma das opes.

    Sum 124 do TST:

    124. Bancrio. Salrio-hora. Divisor. (RA 82/1981, DJ 06.10.1981 - Redao alterada na

    sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012 pela Resoluo n 185/2012, DeJT

    25.09.2012)

  • I O divisor aplicvel para o clculo das horas extras do bancrio, se houver ajuste

    individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso

    remunerado, ser: a) 150, para os empregados submetidos jornada de seis horas, prevista no caput do art.

    224 da CLT; b) 200, para os empregados submetidos jornada de oito horas, nos termos do 2 do art.

    224 da CLT. II Nas demais hipteses, aplicar-se- o divisor: a) 180, para os empregados submetidos jornada de seis horas prevista no caput do art.

    224 da CLT; b) 220, para os empregados submetidos jornada de oito horas, nos termos do 2 do art.

    224 da CLT.

    13) correto afirmar em torno do intervalo para alimentao e repouso, a partir do disposto no art. 71 da CLT e das smulas do TRT da 3 Regio que: A) Ele poder ser fracionado quando compreendido entre o trmino da primeira hora trabalhada e o incio da ltima hora trabalhada, desde que previsto em conveno ou acordo coletivo, no caso dos motoristas de transporte coletivo, desde que seja mantida a remunerao e sejam concedidos intervalos para descanso menores e fracionados ao final de cada viagem, no descontados da jornada. B) O intervalo para alimentao e descanso no concedido, ainda que no tenha havido elastecimento da jornada, deve ser remunerado como trabalho extraordinrio, com o adicional de 50%. C) A concesso parcial do intervalo intrajornada mnimo gera para o empregado o direito ao pagamento, como extraordinrio, da integralidade do perodo destinado ao repouso e alimentao. D) Todas as opes anteriores so corretas. E) Nenhuma das opes anteriores correta.

    a) art.71, 5 da CLT, acrecido pela lei 12.619/2012.

    SEM ACORDO

    180 6 Horas

    220 8 horas

    Com acordo - Sb.- DSR

    150 6 horas

    200 8 horas

  • b)Sum 5. TRT3

    c) Sum 27 TRT3; Sum.437 do TST.

    14) Nos exatos termos do art. 483 da CLT, o empregado poder considerar rescindido o contrato de trabalho e pleitear a indenizao devida nos casos que enumera. Todavia, facultado ao empregado permanecer trabalhando enquanto aguarda a soluo do processo, por previso expressa, quando: A) Praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoa de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama. B) Forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrio aos bons costumes, ou alheios ao contrato. C) O empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios. D) Todas as opes anteriores. E) Nenhuma das opes.

    Art. 483, 3 da CLT - 3 - Nas hipteses das letras d e g, poder o empregado pleitear a resciso de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizaes, permanecendo ou no no servio at final deciso do processo. (Pargrafo includo pela Lei n. 4.825, de 05-11-65, DOU de 08-11-65

    21) A Sra. J, passadeira de roupas de extrema confiana da famlia de Dona Snia, trabalhava como diarista, quatro vezes por semana, de 8h s 18h, na residncia desta ltima. A prestao do servios vinha desde a poca em que Dona Snia se casou com o Sr. Eustquio. Aps o falecimento do marido, Dona Snia no conseguiu sobreviver, com seus quatro filhos apenas com a penso do INSS. Teve que trabalhar. Como era uma costureira de mo cheia passou a atender suas clientes em casa at se tornar uma dona de confeco. Durante todos esses anos, a Sra. J e Dona Snia ficaram amigas, uma sempre ajudando a outra. A Sra. J, na inteno de contribuir na labuta da patroa, nos seus dias de trabalho, tambm pregava botes nas roupas encomendadas, fazia bainha nas calas que iam ser entregues aos compradores, passava, sempre primorosamente, todas as roupas da casa e da confeco. Dona Snia tambm ajudava a Sra. J, dando a ela dinheiro para conduo e lanches. Em relao ao enunciado acima, indique a assertiva correta:

    facultado ao empregado permanecer trabalhando

    enquanto aguarda a soluo do processo, por previso

    expressa, quando:

    d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato;

    g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar

    sensivelmente a importncia dos salrios.

  • A) A Sra. J, contratada corretamente como diarista, tem direito a receber da Dona Snia, alm da remunerao dos dias, parte do produto da venda de sua confeco porque trabalhava como passadeira e at costureira para a confeco da patroa. B) A Sra. J no pode ser considerada trabalhadora domstica porque seu trabalho apesar de no ser eventual, no estava adstrito residncia de Dona Snia que, por sua vez, desenvolvia atividade lucrativa. C) A Sra. J tem relao de emprego com a confeco de Dona Snia, porque seu trabalho vinculado mesma no era eventual, tendo ainda relao domstica com Dona Snia. D) A Sra. J tem relao de emprego com a confeco de Dona Snia porque seu trabalho contribua para a atividade econmica desenvolvida pela Dona Snia independentemente da relao de diarista autnoma que mantinha com a famlia da Dona Snia. E) A Sra. J no tem relao de emprego nem com a confeco nem com a Dona Sonia. Seu trabalho de diarista e sua participao na atividade da confeco de Dona Snia foi por sua vontade prpria, fruto da amizade to antiga.

    24) Sobre o poder disciplinar do empregador correto afirmar: A) Esse poder constitui um conjunto de prerrogativas atribudas ao empregador que visam tambm fiscalizao de horrios e das frequncias por parte do empregado. B) Esse poder autnomo perante todos os empregados e tem como objetivo a pedagogia. C) Este poder limitado, de forma expressa, pela legislao trabalhista brasileira, sendo ele um corolrio do poder de direo. D) Esse poder est direcionado organizao da empresa e regulamentao unilateral das condies de trabalho pelo empregador. E) Esse poder produz, assim como o poder regulamentar, verdadeiras normas jurdicas autnomas.

    Poder disciplinar o poder que o empregador tem de aplicar punies aos empregados em caso de

    descumprimento de suas obrigaes contratuais.

    Decorre do dever de obedincia do empregado em relao s ordem emanadas pelo empregador,

    tendo em vista a subordinao jurdica que marca a relao entre ambos.

    27) No meses de fevereiro a maro de 2014, advogados e engenheiros de uma grande empresa estiveram envolvidos na preparao de projetos e documentos para uma licitao importante. Isso fez com que trabalhassem jornadas extensas. Os advogados iam at as 22h, mas os engenheiros muitas vezes vararam a noite, indo at 0h/1h. Joo Martins, advogado, e Roberto de Souza, engenheiro, estiveram entre os escalados para aquelas atribuies. Assinale, quanto a eles, a opo correta: A) Joo no faz jus a adicional noturno, mas Roberto deve receb-lo. B) Joo deve receber adicional noturno no percentual de 20% e Roberto de 25%. C) Joo e Roberto devem receber adicional noturno no percentual de 20%. D) Joo deve receber adicional noturno no percentual de 25% e Roberto de 20%. E) Ambos devem receber adicional noturno no percentual de 25%.

    Estatuto da advocacia, art.20, 3, As horas trabalhadas no perodo das vinte horas de um dia at as

    cinco horas do dia seguinte so remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de vinte e

    cinco por cento.

    tabela abaixo extrada do Livro da Prof. Vlia Bonfim Cassar:

    Trabalhador Adicional Hora Horrio Fundamento Urbano: Regra geral

    20% 5230 22h s 5h Art. 73 da CLT

    Urbano: excees

    Engenheiro 25% 60 22h s 5h Lei 4.950-A/66, art. 7

  • Advogado 25% 60 20h s 5h Lei 8906/94, art. 20

    Porturio 20% 60 19h s 7h Lei 4860/65, art. 4, 1, c/c OJ n. 60, I, da SDI, TST

    Trabalhadores em xisto e petrleo

    20% 60 22h s 5h S. 112 do TST

    Aeronauta 20% 5230 Do pr ao nascer do sol

    Lei 7.183/84, art. 41

    Vigia 20% 60 22h s 5h Smula n. 59 do TST - cancelada

    RURAL Pecuria 25% 60 20h s 4h Lei 5889/73,

    art. 7 Agricultura 25% 60 21h s 5h Lei 5889/73,

    art. 7

    OBS. A prof. Vlia entende que a hora noturna do engenheiro dever ser de 60 minutos, tendo em vista que a lei n. 4950-A/66 no menciona a referida durao e pelo fato de possuir um adicional privilegiado. OBS. A prof. ainda entende que no se aplica a hora noturna reduzida ao advogado.

    OBS. A prof. entende tambm que a S. 59 do TST cancelada se referia ao vigilante bancrio e que o seu entendimento deve ser adotado quanto ao vigilante, trabalhando ou no para bancos se este trabalhar em sistema de compensao de 12x36.

    32) Maria Tereza Almeida pediu diferenas salariais por equiparao, indicando como paradigma, Ricardo Torres, alegando que ele recebia salrio fixo e comisses em valor superior ao pago a ela. Assinale a alternativa que descreve uma situao, alegada na defesa e apurada na prova, que leva improcedncia do pedido: A) Maria Tereza passou a exercer a funo em maro de 2008 e Ricardo Torres, admitido na empresa em 2007, j a exercia desde 2001, conforme anotao de sua CTPS, relativa a contrato com outra empregadora. B) Maria Tereza e Ricardo Torres operavam a mesma mquina, mas em turnos diferentes, ela, durante o dia, ele, durante a noite. C) Maria Tereza e Ricardo Torres produziam a mesma pea, mas o resultado do trabalho de um e de outro destinava-se a clientes diversos da empregadora. D) Ricardo Torres tinha a atribuio de distribuir o servio entre os colegas no turno da noite, o que Maria Tereza tambm fazia nos meses de frias do lder do turno do dia. E) O percentual de comisso, calculada sobre a produo, era igual para ambos, e houve meses em que Ricardo recebeu valor superior ao pago a Maria Tereza.

    37) Na categoria econmica que abrange as empresas de explorao mineral no Estado de Minas Gerais, foi firmada conveno coletiva de trabalho com a correspondente categoria profissional, com vigncia at 30 de setembro de 2014.Em 1ode abril de 2014, uma das empresas deste setor de

  • explorao mineral do Estado de Minas Gerais, recebeu pauta de reivindicaes do sindicato profissional representante de seus empregados, visando estabelecer negociao coletiva especfica para tratar, dentre outros assuntos, da participao dos trabalhadores nos lucros e resultados da empresa. A empresa se recusou a negociar com o sindicato, afirmando que, alm de existir instrumento coletivo em vigor assinado pelo sindicato profissional solicitante, o que a desobriga de negociar novamente, j estava entabulando tratativas com seus empregados sobre a participao, deles, nos seus lucros e resultados, atravs de uma comisso eleita, do qual o sindicato no participava. Em relao questo correto afirmar: A) Que a data-base da categoria dos trabalhadores nas empresas de explorao mineral 30 de setembro. B) Que em virtude da existncia de conveno coletiva de trabalho, a empresa pode assinar diretamente com seus empregados, acordo coletivo de trabalho. C) Que o ajuste coletivo realizado diretamente com seus empregados no poder repartir os prejuzos da empresa, salvo se o instrumento normativo for assinado pelo sindicato profissional. D) Que, em razo de entendimento jurisprudencial que adotou a teoria do conglobamento, a conveno coletiva em vigor, mesmo que mais favorvel aos trabalhadores, no se sobrepe ao acordo firmado pela empresa diretamente com seus empregados, em razo da especificidade. E) Que o acordo firmado diretamente pela empresa e seus empregados sobre a Participao nos Lucros e Resultados da empresa, no coletivo.

    Direito Administrativo 41) A partir do disposto no art. 37 e no art. 143 (com a redao dada pela Emenda Constitucional n 77/14) da Constituio da Repblica, no admitida a acumulao remunerada e em atividade de cargos pblicos na seguinte hiptese, mesmo havendo compatibilidade de horrios: A) Um cargo da de professor na Universidade Federal de Minas Gerais e um cargo de professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro. B) Um cargo de mdico da Marinha e um cargo de mdico da Aeronutica. C) Um cargo de fisioterapeuta na CEMIG (sociedade de economia mista no Estado de Minas Gerais) e um cargo de fisioterapeuta do Exrcito. D) Um cargo de Juiz do Trabalho e um cargo de professor na Universidade Estadual de Minas Gerais. E) Um cargo de psiclogo do INSS e um cargo de psiclogo na Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos. (Anulada)

    Foi publicada (dia 12/02), a Emenda Constitucional n. 77/2014, que alterou os incisos II, III e VIII do 3 do art. 142 da Constituio Federal, para estender aos profissionais de sade das Foras Armadas a possibilidade de cumulao de cargo a que se refere o art. 37, inciso XVI, alnea "c". Vamos entender sobre o que trata a EC 77/2014: possvel que a pessoa acumule mais de um cargo ou emprego pblico? Em regra, NO. A CF/88 probe a acumulao remunerada de cargos ou empregos pblicos. Excees: A prpria CF/88 prev excees a essa regra. Veja o que dispe o art. 37, XVI, em especial a hiptese trazida pela alnea c: XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI.

  • a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; Na letra c, a CF/88 permite que a pessoa acumule dois cargos ou empregos na Administrao Pblica se forem privativos de profissional de sade. Ex1: um cargo de mdico do Municpio e outro de mdico do Estado. Ex2: um cargo de enfermeiro do Estado e outro de enfermeiro de uma fundao federal. Esse art. 37, XVI, da CF/88 aplica-se tambm aos militares ou vale apenas para os servidores pblicos civis? Havia polmica sobre o tema, existindo uma grande parcela da doutrina afirmando que no valia para os militares, uma vez que o art. 142, 3, VIII, da CF/88 diz quais incisos do art. 37 se aplicam aos membros das Foras Armadas e esse dispositivo, at ento, no mencionava o inciso XVI do art. 37. Veja como era a redao do art. 142, 3, VIII, antes da EC 77/2014: Art. 142 (...) 3 Os membros das Foras Armadas so denominados militares, aplicando-se-lhes, alm das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposies: (...) VIII - aplica-se aos militares o disposto no art. 7, incisos VIII, XII, XVII, XVIII, XIX e XXV e no art. 37, incisos XI, XIII, XIV e XV; Reparem, mais uma vez, que o 3 no mencionava o inciso XVI do art. 37. Logo, vrias vozes diziam que a possibilidade de acumulao de cargos no se aplicava aos militares por ausncia de previso constitucional, sendo restrita aos servidores pblicos civis. Tal distino, contudo, no se justificava. Em diversas partes do pas, especialmente nas regies de fronteira, existem hospitais militares e os profissionais de sade que ali prestavam servios ficavam impedidos de trabalhar tambm para a Administrao Pblica estadual ou municipal. Esse cenrio era extremamente nocivo ao interesse pblico, considerando que, nas regies mais longnquas, muitas vezes a nica presena estatal a das Foras Armadas e os mdicos, dentistas e enfermeiros militares que ali atuam poderiam trabalhar tambm em hospitais ou postos de sade estaduais ou municipais atendendo a populao em geral, mas ficavam impedidos por conta dessa dvida que pairava diante da lacuna constitucional. Por isso, em boa hora foi editada a EC 77/2014, corrigindo essa situao ao inserir, no art. 142, 3, VIII, a previso expressa de que a permisso para a acumulao de cargos/empregos de profissionais da sade aplica-se tambm aos militares (art. 37, inciso XVI, alnea c). Penso, contudo, que a inovao foi tmida e ficou no meio do caminho. Isso porque poderia ter previsto que todo o inciso XVI do art. 37 pode ser aplicado aos militares, e no apenas a alnea c. No h nenhuma razo lgica ou de interesse pblico em se vedar, por exemplo, que um mdico militar acumule essa atividade com a de professor de uma instituio pblica de ensino. Vale ressaltar

  • que essa possibilidade, apesar de no estar prevista no Texto Constitucional, j foi admitida pelo STJ (RMS 39.157-GO vide tpico abaixo sobre o tema). Veja abaixo o quadro-comparativo do que foi alterado com a EC 77/2014:

    EC 77/2014 ANTES ATUALMENTE

    Art. 142 (...) 3 (...) II - o militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego pblico civil permanente ser transferido para a reserva, nos termos da lei;

    Art. 142 (...) 3 (...) II - o militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego pblico civil permanente, ressalvada a hiptese prevista no art. 37, inciso XVI, alnea "c", ser transferido para a reserva, nos termos da lei;

    III - O militar da ativa que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo, emprego ou funo pblica civil temporria, no eletiva, ainda que da administrao indireta, ficar agregado ao respectivo quadro e somente poder, enquanto permanecer nessa situao, ser promovido por antigidade, contando-se-lhe o tempo de servio apenas para aquela promoo e transferncia para a reserva, sendo depois de dois anos de afastamento, contnuos ou no, transferido para a reserva, nos termos da lei;

    III - o militar da ativa que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo, emprego ou funo pblica civil temporria, no eletiva, ainda que da administrao indireta, ressalvada a hiptese prevista no art. 37, inciso XVI, alnea "c", ficar agregado ao respectivo quadro e somente poder, enquanto permanecer nessa situao, ser promovido por antiguidade, contando-se-lhe o tempo de servio apenas para aquela promoo e transferncia para a reserva, sendo depois de dois anos de afastamento, contnuos ou no, transferido para a reserva, nos termos da lei;

    VIII - aplica-se aos militares o disposto no art. 7, incisos VIII, XII, XVII, XVIII, XIX e XXV e no art. 37, incisos XI, XIII, XIV e XV;

    VIII - aplica-se aos militares o disposto no art. 7, incisos VIII, XII, XVII, XVIII, XIX e XXV, e no art. 37, incisos XI, XIII, XIV e XV, bem como, na forma da lei e com prevalncia da atividade militar, no art. 37, inciso XVI, alnea "c";

    EC 77/2014 vale tambm para os militares estaduais Importante destacar que, apesar de a EC 77/2014 ter modificado o art. 142, que trata sobre os membros das Foras Armadas, essa alterao aplica-se tambm aos militares dos Estados (Polcia Militar e Corpo de Bombeiros) por fora do 1 do art. 42 da CF/88. Entendimento do STJ Importante mencionar que, mesmo antes da EC 77/2014, o Superior Tribunal de Justia possua alguns precedentes estendendo as hipteses de acumulao do art. 37, XVI aos militares que no exercessem funes tipicamente militares, como o caso dos militares profissionais da sade. Confira: (...) A jurisprudncia firmada pelo Superior Tribunal de Justia, diante da interpretao sistemtica do art. 37, XVI, alnea "c", c/c os arts. 42, 1, e 142, 3, II, todos da Constituio Federal de 1988,

  • admite a acumulao de dois cargos privativos na rea de sade, no mbito das esferas civil e militar, desde que o servidor pblico no desenvolva, em ambos os casos, funes tipicamente militares. (...) STJ 6 Turma. AgRg no RMS 23.736/TO, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 21/05/2013. (...) vedado aos integrantes das Foras Armadas, dentre eles os policiais militares estaduais, a cumulao de cargos, conforme dico do art. 142, 3, II, da Constituio Federal. 2. Esta Corte, ao interpretar os arts. 37, II, e 142, 3, inciso II, da Constituio Federal, decidiu que a proibio de cumulao de cargos reflete-se apenas nos militares que possuem a funo tipicamente das Foras Armadas. Por isso, entendeu que os militares profissionais da sade esto excepcionados da regra. (...) STJ 5 Turma. RMS 28.059/RO, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 04/10/2012. De qualquer forma, como j dito, a modificao constitucional salutar para espancar quaisquer dvidas sobre o tema, at porque recentemente foi proferido um julgado da 2 Turma do STF negando a possibilidade de acumulao (STF 2 Turma. RE 741304 AgR, Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Segunda Turma, julgado em 03/12/2013).

    Direito Penal 49) NO correto afirmar no que concerne ao crime de aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional: A) Configura-se o crime e incorre nas penas previstas aquele que recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante cobrana de qualquer quantia do trabalhador. B) A pena prevista para o crime de aliciar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional, de deteno de um a trs anos, e multa. C) Configura-se o crime e incorre nas penas previstas aquele que recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional e no assegurar condies do seu retorno ao local de origem. D) A pena aumentada um sexto a um tero se a vtima analfabeta, gestante ou portadora de deficincia fsica ou mental. E) A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, indgena.

    CP, Art. 207 - Aliciar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do

    territrio nacional:

    Pena - deteno de um a trs anos, e multa.

    1 Incorre na mesma pena quem recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo

    do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia

    do trabalhador, ou, ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem.

    2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos,

    idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

    Como se v, o artigo no inclui o analfabeto indicado na alternativa errada.

    50) No que concerne aos crimes de falsidade documental, assinale a alternativa correta: A) Se funcionrio altera documento pblico verdadeiro e comete tal crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena em um tero. B) Constitui crime falsificar, no todo ou em parte, documento pblico, sendo a pena a de recluso, de trs a seis anos, e multa.

  • C) Constitui crime dar o mdico, no exerccio da sua profisso, atestado falso, sendo a pena de deteno, de um ms a um ano. D) Constitui crime certificar falsamente, em razo de funo pblica, fato ou circunstncia que habilite algum a iseno de nus, sendo a pena de recluso, de um a trs anos. E) Constitui crime ocultar, em benefcio de outrem, documento particular verdadeiro, de que no podia dispor, sendo a pena a de recluso, de dois a seis anos, e multa.

    a) Art. 297, 1, Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte.

    b) Art. 297, Pena: recluso, de dois a seis anos, e multa. c) Art. 302 do CP; d) Art. 301 do CP, Pena - deteno, de dois meses a um ano. e) Art. 305 do CP, recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento particular.

    Direito Processual do Trabalho 54) Os pagamentos devidos pelas Fazendas Pblicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentena judiciria, far-se-o atravs de precatrio. correto afirmar, a partir das disposies constitucionais em plena vigncia sobre o tema, EXCETO: A) O disposto no caput do art. 100 da Constituio da Repblica relativamente expedio de precatrios no se aplica aos pagamentos de obrigaes definidas em leis como de pequeno valor que as Fazendas referidas devam fazer em virtude de sentena judicial transitada em julgado. B) Os dbitos de natureza alimentcia compreendem aqueles decorrentes de salrios, vencimentos, proventos, penses e suas complementaes, benefcios previdencirios e indenizaes por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentena judicial transitada em julgado. C) A seu critrio exclusivo e na forma de lei, a Unio poder assumir dbitos, oriundos de precatrios, de Estados, Distrito Federal e Municpios, refinanciando-os diretamente. D) O Presidente do Tribunal competente que, por ato comissivo ou omissivo, retardar ou tentar frustrar a liquidao regular de precatrios incorrer em crime de responsabilidade e responder, tambm, perante o Conselho Nacional de Justia. E) No momento da expedio dos precatrios, independentemente de regulamentao, deles dever ser abatido, a ttulo de compensao, valor correspondente aos dbitos lquidos e certos, inscritos ou no em dvida ativa e constitudos contra o credor original pela Fazenda Pblica devedora, includas parcelas vincendas de parcelamentos, ressalvados aqueles cuja execuo esteja suspensa em virtude de contestao administrativa ou judicial.

    a)Correta, art. 100 da CF;

    b)Correta, art.100, 1-A;

    c)Art.100, 16 da CF.

    d) Art. 100, 6

    e) Art.100, 9 No momento da expedio dos precatrios, independentemente de regulamentao, deles dever ser abatido, a ttulo de compensao, valor correspondente aos dbitos lquidos e certos, inscritos ou

    no em dvida ativa e constitudos contra o credor original pela Fazenda Pblica devedora, includas parcelas vincendas de parcelamentos, ressalvados aqueles cuja execuo esteja suspensa em virtude de contestao

    administrativa ou judicial.- No foi verificado erro nessa assertiva

    56) A partir das smulas do TST correto afirmar que: A) Na Justia do Trabalho, a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios, nunca superiores a 15% quinze por cento), decorre simplesmente da sucumbncia, sendo desnecessria a assistncia por sindicato da categoria profissional e a comprovao da percepo de salrio inferior ao dobro do salrio mnimo ou encontrar-se em situao econmica que no lhe permita demandar sem prejuzo do prprio sustento ou da respectiva famlia.

  • B) cabvel a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios em ao rescisria no processo trabalhista. C) No so devidos os honorrios advocatcios nas causas em que o ente sindical figure como substituto processual. D) No so devidos os honorrios advocatcios nas lides que no derivem da relao de emprego. E) Todas as opes esto incorretas.

    TST, SUM, 219 - Honorrios advocatcios. Hiptese de cabimento. (Res. 14/1985 - DJ

    19.09.1985. Nova redao em decorrncia da incorporao da Orientao Jurisprudencial n

    27 da SDI-II - Res. 137/2005, DJ 22.08.2005. Nova redao do item II e inserido o item III - Res.

    174/2011 - DeJT 27/05/2011)

    I - Na Justia do Trabalho, a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios, nunca

    superiores a 15% (quinze por cento), no decorre pura e simplesmente da sucumbncia,

    devendo a parte estar assistida por sindicato da categoria profissional e comprovar a

    percepo de salrio inferior ao dobro do salrio mnimo ou encontrar-se em situao

    econmica que no lhe permita demandar sem prejuzo do prprio sustento ou da respectiva

    famlia. (ex-Smula n 219 - Res. 14/1985, DJ 19.09.1985)

    II - cabvel a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios em ao rescisria no

    processo trabalhista. (ex-OJ n 27 - inserida em 20.09.2000. Nova redaao - Res. 174/2011 -

    DeJT 27/05/2011)

    III - So devidos os honorrios advocatcios nas causas em que o ente sindical figure como

    substituto processual e nas lides que no derivem da relao de emprego. (Inserido - Res.

    174/2011 - DeJT 27/05/2011)

    a) Sum, 219 do TST, item I. b) Sum, 219 do TST, item II;

    c) Sum, 219 do TST, Item III d) Sum, 219 do TST, item III

    57) correto afirmar em matria de Mandado de Segurana, a partir das smulas do TST: A) No se aplica a alada em mandado de segurana. B) A homologao de acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito lquido e certo tutelvel pela via do mandado de segurana. C) Da deciso de TRT em mandado de segurana cabe recurso ordinrio, no prazo de 8 dias, para o TST, e igual dilao para o recorrido e interessados apresentarem razes de contrariedade. D) A supervenincia da sentena, nos autos originrios, faz perder o objeto do mandado de segurana que impugnava a concesso da tutela antecipada (ou liminar). E) Todas as opes esto corretas.

    a)Sum. 365 do TST:

    365 - Alada. Ao rescisria e mandado de segurana. (Converso das Orientaes

    Jurisprudenciais ns 8 e 10 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ 20.04.2005)

    No se aplica a alada em ao rescisria e em mandado de segurana. (ex-OJs nos 8 e 10,

    ambas Inseridas em 01.02.1995)

    b)Sum. 418 do TST:

  • 418 - Mandado de segurana visando concesso de liminar ou homologao de acordo.

    (Converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 120 e 141 da SDI-II - Res. 137/2005, DJ

    22.08.2005)

    A concesso de liminar ou a homologao de acordo constituem faculdade do juiz, inexistindo

    direito lquido e certo tutelvel pela via do mandado de segurana. (ex-OJs no 120 - DJ

    11.08.2003 e n 141 - DJ 04.05.2004)

    c)Sum.201 do TST

    201 - Recurso ordinrio em mandado de segurana (Reviso da Smula n 154 - Res. 7/1985,

    DJ 11.07.1985)

    Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurana cabe recurso

    ordinrio, no prazo de 8 (oito) dias, para o Tribunal Superior do Trabalho, e igual dilao para

    o recorrido e interessados apresentarem razes de contrariedade.

    e) Sum. 414, item III do TST

    414 - Mandado de segurana. Antecipao de tutela (ou liminar) concedida antes ou na

    sentena. (Converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 50, 51, 58, 86 e 139 da SDI-II - Res.

    137/2005, DJ 22.08.2005)

    I - A antecipao da tutela concedida na sentena no comporta impugnao pela via do

    mandado de segurana, por ser impugnvel mediante recurso ordinrio. A ao cautelar o

    meio prprio para se obter efeito suspensivo a recurso. (ex-OJ n 51 inserida em 20.09.2000)

    II - No caso da tutela antecipada (ou liminar) ser concedida antes da sentena, cabe a

    impetrao do mandado de segurana, em face da inexistncia de recurso prprio. (ex-OJs

    nos 50 e 58 ambas inseridas em 20.09.2000)

    III - A supervenincia da sentena, nos autos originrios, faz perder o objeto do mandado

    de segurana que impugnava a concesso da tutela antecipada (ou liminar). (ex-OJs no 86

    - inserida em 13.03.2002 e n 139 - DJ 04.05.2004).

    61) Observando-se os procedimentos de execuo previstos na CLT, NO correto afirmar que: A) Garantida a execuo ou penhorados os bens ter o executado 5 dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnao. B) O executado que no pagar a importncia reclamada poder garantir a execuo mediante depsito da mesma, atualizada e acrescida das despesas processuais, ou nomeando bens penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art. 11 da Lei n. 6.830/80, que dispe sobre a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica. C) Aos trmites e incidentes do processo da execuo so aplicveis, naquilo em que no contravierem ao Ttulo sobre execuo da CLT, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal. D) Nas prestaes sucessivas por prazo determinado, a execuo pelo no pagamento de uma prestao compreender as que lhe sucederem. E) Considera-se inexigvel o ttulo judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo STF ou em aplicao ou interpretao tidas por incompatveis com a Constituio da Repblica.

    CLT, Art. 882 - O executado que no pagar a importncia reclamada poder garantir a execuo mediante depsito da mesma, atualizada e acrescida das despesas processuais, ou nomeando bens

    penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art. 655 do Cdigo Processual Civil.

    Prestaes sucessivas - Arts. 890 a 892 CLT;

  • 65) Sobre a antecipao da tutela jurisdicional no Processo do Trabalho, correto afirmar: A) uma faculdade do juiz, mas pressupe pedido expresso da parte requerente. B) Seus requisitos so prova inequvoca, convencimento do julgador da verossimilhana da alegao e fumaa do bom direito. C) Visa garantir o resultado da prestao jurisdicional e efetividade instrumental da ao. D) A execuo, na hiptese de concesso da antecipao da tutela, definitiva. E) Em sentena final, o juiz dever confirmar a antecipao da tutela, mesmo sendo ela definitiva.

    A tutela antecipada permite a concesso, total ou parcial, dos efeitos fticos pretendidos na sentena, antes da deciso final, com base em um juzo de verossimilhana.

    Nos termos do art. 273 do CPC, para a concesso da tutela antecipada exigido o requerimento da parte.

    No processo do trabalho, alguns autores admitem sua concesso de ofcio, o que no dever ser observado para as provas objetivas.

    Requisitos:

    Prestaes sucessivas por tempo determinado

    A execuo pelo no pagamento de uma

    presto comprender as que lhe sucederem.

    Prestaes sucessivas por tempo indetermintado

    A execuo compreender, inicialmente, as prestaes

    devidas at a data do ingresso na execuo.

    a)Prova inequivoca da verossimilhana da alegao;

    b.1) receio de dano irreprarvel ou de difcil reparao;

    ou, b.2)abudo do direito de defesa ou manifesto propsito protelatrio do ru.

  • O primeiro requisito obrigatrio, enquanto os demais so alternativos.

    O CPC, art. 273, 2 coloca ainda um requisito negativo, ao determinar que no se conceder a antecipao da tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado.

    68) Sobre a reconveno no Processo do Trabalho correto afirmar: A) Sendo ela uma modalidade de resposta do ru que no se confunde com a defesa, tem ela natureza jurdica de ao autnoma, no necessitando de conexo com o fundamento da defesa. B) Cabe reconveno pela empresa nas aes onde o sindicato litiga na qualidade de substituto processual. C) Nas aes civis pblicas no se admite reconveno por expressa determinao do art. 315 do Cdigo de Processo Civil. D) Aps a EC-45/2004, a Justia do Trabalho competente para analisar reconveno, mesmo que a matria a ela afeta no seja de sua competncia material. E) O terceiro interessado pode se manifestar no processo principal por meio de reconveno, no necessitando integrar a lide principal.

    A CLT omissa quanto reconveno, aplicando-se supletivamente do CPC.

    Seu cabimento pressupe a existncia dos seguintes requisitos: o Exitncia de demanda originria;

    o Identidade procedimental o Que o juiz da causa originria seja absolutamente competente para julgar a reconveno

    o Conexo com a ao originria ou com os fundamentos de defesa.

    CPC, art.315, p., : No pode o ru, em seu prprio nome, reconvir ao autor, quando este

    demandar em nome de outrem.

    Direito Constitucional 71) NO constitui princpio a ser observado na regulao da atuao da magistratura nacional, segundo a Constituio da Repblica: A) O ato de remoo, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse pblico, fundar-se em deciso por voto de dois teros do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justia, assegurada ampla defesa. B) A lei pode limitar a presena, em determinados atos do Poder Judicirio, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao. C) A atividade jurisdicional ser ininterrupta, sendo vedadas frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que no houver expediente forense normal, juzes em planto permanente. D) A distribuio de processos ser imediata, em todos os graus de jurisdio. E) Os servidores recebero delegao para a prtica de atos de administrao e atos de mero expediente sem carter decisrio.

    a) CF/88, art. 93VIII - o ato de remoo, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse pblico, fundar-se- em deciso por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de

    Justia, assegurada ampla defesa;

    b) CF/88, art. 93, IX - todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s

    prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao;

    c) CF/88, art.93, XII - a atividade jurisdicional ser ininterrupta, sendo vedado frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que no houver expediente forense normal, juzes em

    planto permanente;

    d) CF/88, art. 93, XV - a distribuio de processos ser imediata, em todos os graus de jurisdio.

  • e) CF/88, art. 93, XIV - os servidores recebero delegao para a prtica de atos de administrao e atos de mero expediente sem carter decisrio;

    74) Sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituio da Repblica correto afirmar: A) Todos tm liberdade, nos termos regulados pela legislao ordinria, para o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais necessrias ao desenvolvimento do Estado. B) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico com representao majoritria no Congresso Nacional, pelas organizaes sindicais e por entidades de classe ou associao legalmente constituda que tenha funcionado por pelo menos um ano. C) So direitos sociais, a educao, a livre iniciativa, o direito de propriedade, a moradia, a sade, o trabalho, o lazer e a previdncia social, alm da proteo maternidade e infncia.(+assistncia aos desamparados) D) livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana. E) A cassao, a suspenso ou a perda de direitos polticos se dar no caso de incapacidade civil absoluta.

    a) CF/88, art. 5, XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as

    qualificaes profissionais que a lei estabelecer; b) CF/88, art. 5, LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por ( ...)a) partido poltico

    com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos

    interesses de seus membros ou associados; c) CF/88,Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer,

    a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio

    d) Art. 17 da CF:

    Art. 17. livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a

    soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da

    pessoa humana e observados os seguintes preceitos: Regulamento

    I - carter nacional;

    II - proibio de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou

    de subordinao a estes;

    III - prestao de contas Justia Eleitoral;

    IV - funcionamento parlamentar de acordo com a lei.

    1 assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna,

    organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas

    coligaes eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito

    nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de

    disciplina e fidelidade partidria. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 52, de

    2006)

    2 - Os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil,

    registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

    3 - Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao

    rdio e televiso, na forma da lei.

    4 - vedada a utilizao pelos partidos polticos de organizao paramilitar.

  • e) Art; 15 da CF:

    Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos

    casos de:

    I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art.

    5, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4.

    75) Sobre a ordem econmica e financeira na Constituio da Repblica correto afirmar: A) Que ela fundada na valorizao do trabalho humano, tendo como finalidade assegurar a atividade econmica e a livre concorrncia. B) Que so alguns dos princpios da ordem econmica: a soberania; o voto popular; a propriedade privada e sua funo social; a defesa do consumidor e do meio ambiente. C) Que a lei que disciplina, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro e nacional, incentivando os reinvestimentos e regulando a distribuio e a remessa de lucros. D) Que funo a atividade econmica no Brasil a busca do pleno emprego e a reduo das desigualdades regionais e sociais. E) Que a Unio, os Estados, o distrito Federal e os Municpios promovero e incentivaro o turismo como fator de desenvolvimento social e econmico.

    CF, Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre

    iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia

    social, observados os seguintes princpios:

    I - soberania nacional;

    II - propriedade privada;

    III - funo social da propriedade;

    IV - livre concorrncia;

    V - defesa do consumidor;

    VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o

    impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao;

    (Redao dada pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

    VII - reduo das desigualdades regionais e sociais;

    VIII - busca do pleno emprego;

  • IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis

    brasileiras e que tenham sua sede e administrao no Pas. (Redao dada pela Emenda

    Constitucional n 6, de 1995)

    Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica,

    independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei.

    a) Art. 170, caput;

    b) Art. 170

    c) CF, Art. 172. A lei disciplinar, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivar os reinvestimentos e regular a remessa de lucros.

    D)Provavelmente a questo diferenciou Atividade Economica e Ordem Economica.

    Direito Civil 76) NO se aplica empreitada o seguinte preceito: A) Quando o empreiteiro fornece os materiais, correm por sua conta os riscos at o momento da entrega da obra, a contento de quem a encomendou, desde que este no esteja em mora de receber. B) Salvo estipulao em contrrio, o empreiteiro que se incumbir de executar uma obra, segundo plano aceito por quem a encomendou, no ter direito a exigir acrscimo no preo, ainda que sejam introduzidas modificaes no projeto, a no ser que estas resultem de instrues escritas do dono da obra ou quando ele, sempre presente obra, por continuadas visitas, no podia ignorar o que se estava passando, e nunca protestou. C) Tudo o que se pagou pela empreitada e que se mediu presume-se verificado se, em sessenta dias(trinta dias), a contar da medio, no forem denunciados os vcios ou defeitos pelo dono da obra ou por quem estiver incumbido da sua fiscalizao. D) Sem anuncia de seu autor, no pode o proprietrio da obra introduzir modificaes no projeto por ele aprovado, ainda que a execuo seja confiada a terceiros, a no ser que, por motivos supervenientes ou razes de ordem tcnica, fique comprovada a inconvenincia ou a excessiva onerosidade de execuo do projeto em sua forma originria.

    Princpios da Ordem Econmica:

    Soberania nacional

    Propriedade Privada

    Funo social da Propriedade

    Livre Concorrencia

    Defesa do Consumidor

    Defesa do Meio Ambiente

    Reduo das desigualdiades regionais e sociais

    Busca do pleno emprego

    Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte

  • E) Sendo a empreitada unicamente de lavor, se a coisa perecer antes de entregue, sem mora do dono nem culpa do empreiteiro, este perder a retribuio, se no provar que a perda resultou de defeito dos materiais e que em tempo reclamara contra a sua quantidade ou qualidade.

    a) Art. 611 do CC.

    b) Art. 619 do CC

    c) CC, art. 614:

    CC, Art. 614. Se a obra constar de partes distintas, ou for de natureza das que se determinam

    por medida, o empreiteiro ter direito a que tambm se verifique por medida, ou segundo as

    partes em que se dividir, podendo exigir o pagamento na proporo da obra executada.

    1o Tudo o que se pagou presume-se verificado.

    2o O que se mediu presume-se verificado se, em trinta dias, a contar da medio, no forem

    denunciados os vcios ou defeitos pelo dono da obra ou por quem estiver incumbido da sua

    fiscalizao.

    d) Art. 613 do CC.

    77) Assinale a alternativa correta: A) Ainda que haja prova segura de atos da parte interessada incompatveis com a prescrio, s estaria configurada a renncia a ela, se houvesse manifestao expressa no sentido de renunciar. B) Os prazos de prescrio podem ser alterados por acordo das partes. C) A prescrio pode ser interrompida por qualquer interessado, mas a interrupo da prescrio por um credor no aproveita aos outros, a no ser que eles sejam credores solidrios. D) A suspenso da prescrio em favor de um dos credores solidrios aproveita aos demais, quer seja a obrigao divisvel ou indivisvel, quer seja ela sujeita ou no a condio suspensiva. E) Quando a ao se originar de fato que deva ser apurado no juzo criminal, correr a prescrio independentemente da respectiva sentena definitiva.

    a) Art. 191 do CC:

    Art. 191. A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem

    prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar; tcita a renncia quando se

    presume de fatos do interessado, incompatveis com a prescrio.

    b) art.192 do CC, os prazos de prescrio no podem ser alterados por acordo das partes;

    c) arts. 203 e 204 do CC

    Art. 204. A interrupo da prescrio por um credor no aproveita aos outros;

    semelhantemente, a interrupo operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, no prejudica

    aos demais coobrigados.

    1o A interrupo por um dos credores solidrios aproveita aos outros; assim como a

    interrupo efetuada contra o devedor solidrio envolve os demais e seus herdeiros.

    2o A interrupo operada contra um dos herdeiros do devedor solidrio no prejudica os

    outros herdeiros ou devedores, seno quando se trate de obrigaes e direitos indivisveis.

    3o A interrupo produzida contra o principal devedor prejudica o fiador.

    d)art. 416 do CC:

    Art. 416. Para exigir a pena convencional, no necessrio que o credor alegue prejuzo.

  • Pargrafo nico. Ainda que o prejuzo exceda ao previsto na clusula penal, no pode o

    credor exigir indenizao suplementar se assim no foi convencionado. Se o tiver sido, a

    pena vale como mnimo da indenizao, competindo ao credor provar o prejuzo excedente.

    e) art. 414 do CC:

    Art. 414. Sendo indivisvel a obrigao, todos os devedores, caindo em falta um deles,

    incorrero na pena; mas esta s se poder demandar integralmente do culpado, respondendo

    cada um dos outros somente pela sua quota.

    Pargrafo nico. Aos no culpados fica reservada a ao regressiva contra aquele que deu

    causa aplicao da pena.

    Direito Processual Civil 85) No que concerne ao pedido, assinale a alternativa correta, segundo o Cdigo de Processo Civil: A) O pedido poder ser feito de forma sucessiva, quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo. B) No permitida a cumulao, num nico processo, contra o mesmo ru, de vrios pedidos, se entre eles no houver conexo. C) Antes da apresentao de defesa, o autor poder aditar o pedido, correndo sua conta as custas acrescidas em razo dessa iniciativa. D) Na obrigao indivisvel com pluralidade de credores, aquele que no participou do processo receber a sua parte, deduzidas as despesas na proporo de seu crdito. E) lcito formular mais de um pedido de forma alternativa, a fim de que o juiz conhea do posterior, em no podendo acolher o anterior.

    a)art. 288 do CPC

    Art. 288. O pedido ser alternativo, quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder

    cumprir a prestao de mais de um modo.

    Pargrafo nico. Quando, pela lei ou pelo contrato, a escolha couber ao devedor, o juiz Ihe

    assegurar o direito de cumprir a prestao de um ou de outro modo, ainda que o autor no

    tenha formulado pedido alternativo.

    b) CPC, ART. 292

    Art. 292. permitida a cumulao, num nico processo, contra o mesmo ru, de vrios

    pedidos, ainda que entre eles no haja conexo.

    1o So requisitos de admissibilidade da cumulao:

    I - que os pedidos sejam compatveis entre si;

    II - que seja competente para conhecer deles o mesmo juzo;

    III - que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.

    2o Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, admitir-se- a

    cumulao, se o autor empregar o procedimento ordinrio.

  • c)

    Art. 294. Antes da citao, o autor poder aditar o pedido, correndo sua conta as custas acrescidas em razo dessa iniciativa.

    d)

    Art. 291. Na obrigao indivisvel com pluralidade de credores, aquele que no participou do

    processo receber a sua parte, deduzidas as despesas na proporo de seu crdito.

    e)

    Art. 289. lcito formular mais de um pedido em ordem sucessiva, a fim de que o juiz conhea

    do posterior, em no podendo acolher o anterior.

    86) No que concerne liquidao e ao cumprimento da sentena, assinale a alternativa correta de acordo com o Cdigo de Processo Civil: A) Far-se- a liquidao por artigos quando determinado pela sentena ou convencionado pelas partes. B) O pagamento parcial no prazo previsto no caput do artigo 475-J no interfere na apurao do valor da multa, porque persiste a inadimplncia do devedor. C) Far-se- a liquidao por arbitramento, quando, para determinar o valor da condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo. D) Quando na sentena houver uma parte lquida e outra ilquida, ao credor lcito promover simultaneamente a execuo daquela e, em autos apartados, a liquidao desta. E) definitiva a execuo da sentena transitada em julgado e provisria quando se tratar de sentena impugnada mediante recurso ao qual foi atribudo efeito suspensivo.

    a)

    CPC, Art. 475-E. Far-se- a liquidao por artigos, quando, para determinar o valor da

    condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo

    b) art. 475-J, 4, Efetuado o pagamento parcial no prazo previsto no caput deste artigo, a multa de dez por cento incidir sobre o restante.

    requisitos de admissibilidade da

    cumulao:

    I - que os pedidos sejam compatveis entre si;

    II - que seja competente para conhecer deles o

    mesmo juzo;

    III - que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento

  • c) Art. 475-C:

    d) Art. 475-I, 2o CPC. Quando na sentena houver uma parte lquida e outra ilquida, ao credor lcito

    promover simultaneamente a execuo daquela e, em autos apartados, a liquidao desta.

    e) art. 475-I, 1 do CPC;

    87) NO constitui ttulo executivo judicial segundo o Cdigo de Processo Civil: A) a sentena homologatria de conciliao que inclua matria no posta em juzo. B) o acordo extrajudicial, de qualquer natureza, homologado judicialmente. C) a certido de partilha, mas exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo singular ou universal. D) a sentena arbitral.

    Far-se- a liquidao por arbitramento

    quando:

    I determinado pela sentena ou

    convencionado pelas partes

    II o exigir a natureza do objeto da liquidao.

    definitivaa execuo da sentena transitada em julgado

    provisria

    quando se tratar de sentena impugnada

    mediante recurso ao qual no foi atribudo efeito

    suspensivo.

  • E) o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial.

    Art. 475-N. So ttulos executivos judiciais:

    I a sentena proferida no processo civil que reconhea a existncia de obrigao de fazer, no fazer, entregar coisa ou pagar quantia;

    II a sentena penal condenatria transitada em julgado;

    III a sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que inclua matria no posta em juzo;

    IV a sentena arbitral;

    V o acordo extrajudicial, de qualquer natureza, homologado judicialmente;

    VI a sentena estrangeira, homologada pelo Superior Tribunal de Justia;

    VII o formal e a certido de partilha, exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo singular ou universal.

    Pargrafo nico. Nos casos dos incisos II, IV e VI, o mandado inicial (art. 475-J) incluir a ordem de citao do devedor, no juzo cvel, para liquidao ou execuo, conforme o caso.

    Art. 585. So ttulos executivos extrajudiciais:

    I - a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque;

    II - a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores;

    III - os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e cauo, bem como os de seguro de vida;

    IV - o crdito decorrente de foro e laudmio;

    V - o crdito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imvel, bem como de encargos acessrios, tais como taxas e despesas de condomnio;

    VI - o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial;

    VII - a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei;

    VIII - todos os demais ttulos a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva.

    1o A propositura de qualquer ao relativa ao dbito constante do ttulo executivo no inibe o credor de promover-lhe a execuo.

  • 2o No dependem de homologao pelo Supremo Tribunal Federal, para serem executados, os ttulos executivos extrajudiciais, oriundos de pas estrangeiro. O ttulo, para ter eficcia executiva, h de satisfazer aos requisitos de formao exigidos pela lei do lugar de sua celebrao e indicar o Brasil como o lugar de cumprimento da obrigao.

    A sentena arbritral o nico ttulo executivo judicial que no formado por um juiz, mas pelo

    rbitro escolhido pelas partes. Ela no depende de homologao do juiz para ser ttulo judicial.

    No processo do trabalho:

    TITULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS

    Sentena proferida no processo civil;

    Sentena penal condenatria, transitada em julgado

    Sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que inclua matria no posta em juzo;

    Sentena Arbitral;

    Acordo extajudicial, de qualquer natureza, homologado judicialmente;

    A sentena estrangeira, homologada pelo STJ;

    O formal e a certido de partilha, exclusivamente em relao ao inventaiante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo singular ou universal

    TTULOES EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS

    a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque;

    a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores;

    os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e cauo, bem como os de seguro de vida;

    o crdito decorrente de foro e laudmio;

    o crdito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imvel, bem como de encargos acessrios, tais como taxas e despesas de condomnio;

    o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial;

    a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei;

    todos os demais ttulos a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva.

    Ttulos Executivos Judiciais (art. 876 da CLT)

    As decises passadas em jultado

    As decises das quais no tenha havido recurso com efeito suspencivo

    Os acordos, quando no cumpridos

    Titulos Executivos Extrajudiciais

    Os TACs firmados perante o MPT

    Os termos de conciliao firmados perantes as CCPs

    A certido de dvida atva da Unio, referente s penalidades administrativas impostas ao empregador pelos rgaos de fiscalizao do trabalhoo (art. 114, VII da CF)

  • Direito Previdencirio 92) Nos exatos termos do art. 43, 1 e 2, da Lei n. 8.212/91, com a redao dada pela da Lei n.11.941/09, correto afirmar que o recolhimento das contribuies previdencirias decorrentes de condenao pela Justia do Trabalho se opera: A) Pelo regime de caixa, levando em conta a data do pagamento das parcelas da condenao. B) Pelo regime de competncia, levando em conta a data da prestao de servios. C) Por sistema modulado, ou seja, pelo regime de caixa at a data de vigncia da lei supracitada e pelo regime de competncia a partir de ento. D) Por sistema modulado, ou seja, pelo regime de competncia at a data de vigncia da lei supracitada e pelo regime de caixa a partir de ento. E) Pelo regime hbrido, observando-se o regime de competncia quanto s contribuies referentes ao perodo de vigncia do contrato de trabalho e o regime de caixa quanto s contribuies incidentes sobre as parcelas da condenao.

    Lei 8.212/93, Art. 43. Nas aes trabalhistas de que resultar o pagamento de direitos sujeitos

    incidncia de contribuio previdenciria, o juiz, sob pena de responsabilidade, determinar

    o imediato recolhimento das importncias devidas Seguridade Social. (Redao dada pela

    Lei n 8.620, de 5.1.93)

    1o Nas sentenas judiciais ou nos acordos homologados em que no figurarem, discriminadamente, as parcelas legais relativas s contribuies sociais, estas incidiro sobre o valor total apurado em liquidao de sentena ou sobre o valor do acordo homologado. (Includo pela Lei n 11.941, de 2009).

    2o Considera-se ocorrido o fato gerador das contribuies sociais na data da prestao

    do servio. (Includo pela Lei n 11.941, de 2009).

    3o As contribuies sociais sero apuradas ms a ms, com referncia ao perodo da

    prestao de servios, mediante a aplicao de alquotas, limites mximos do salrio-de-

    contribuio e acrscimos legais moratrios vigentes relativamente a cada uma das

    competncias abrangidas, devendo o recolhimento ser efetuado no mesmo prazo em que

    devam ser pagos os crditos encontrados em liquidao de sentena ou em acordo

    homologado, sendo que nesse ltimo caso o recolhimento ser feito em tantas parcelas

    quantas as previstas no acordo, nas mesmas datas em que sejam exigveis e

    proporcionalmente a cada uma delas. (Includo pela Lei n 11.941, de 2009).

    4o No caso de reconhecimento judicial da prestao de servios em condies que

    permitam a aposentadoria especial aps 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos de

    contribuio, sero devidos os acrscimos de contribuio de que trata o 6o do art. 57 da

    Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991. (Includo pela Lei n 11.941, de 2009).

    5o Na hiptese de acordo celebrado aps ter sido proferida deciso de mrito, a

    contribuio ser calculada com base no valor do acordo. (Includo pela Lei n 11.941, de

    2009).

    6o Aplica-se o disposto neste artigo aos valores devidos ou pagos nas Comisses de

    Conciliao Prvia de que trata a Lei no 9.958, de 12 de janeiro de 2000. (Includo pela Lei n

    11.941, de 2009).

  • 94) A partir do disposto no art. 26 da Lei n. 8.213/91, correto afirmar que so benefcios previdencirios que independem de prazo de carncia, EXCETO: A) Aposentadoria por invalidez. B) Auxlio-doena nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doena profissional ou do trabalho. C) Salrio-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada domstica. D) Auxlio-recluso. E) Penso por morte.

    Art. 26. Independe de carncia a concesso das seguintes prestaes:

    I - penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente; (Redao dada

    pela Lei n 9.876, de 26.11.99)

    II - auxlio-doena e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer

    natureza ou causa e de doena profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado

    que, aps filiar-se ao Regime Geral de Previdncia Social, for acometido de alguma das

    doenas e afeces especificadas em lista elaborada pelos Ministrios da Sade e do Trabalho

    e da Previdncia Social a cada trs anos, de acordo com os critrios de estigma, deformao,

    mutilao, deficincia, ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que meream

    tratamento particularizado;

    III - os benefcios concedidos na forma do inciso I do art. 39, aos segurados especiais

    referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei;

    IV - servio social;

    V - reabilitao profissional.

    VI salrio-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e

    empregada domstica. (Includo pela Lei n 9.876, de 26.11.99)

    Direito Empresarial 97) A MMM Ltda. pretende alienar um de seus estabelecimentos, o de maior porte, localizado na cidade de Brumadinho/MG, mas no tem bens suficientes para solver o seu passivo. A eficcia da alienao do estabelecimento, segundo o Cdigo Civil, depende do seguinte: A) A MMM Ltda. est obrigada ao pagamento integral apenas dos dbitos trabalhistas e tributrios, pela proteo especial que sobre ambos recai. B) A MMM Ltda. pode suprir o no pagamento dos dbitos obtendo o consentimento expresso ou tcito de todos os credores no prazo de sessenta dias, a partir de sua notificao. C) A MMM Ltda. pode suprir o no pagamento dos dbitos, obtendo o consentimento expresso dos credores trabalhistas e tributrios, no prazo de sessenta dias, a partir de sua notificao. D) A MMM Ltda. est obrigada ao pagamento de todos os credores, mas pode obter deles o consentimento, expresso ou tcito, em trinta dias a partir de sua notificao. E) A MMM Ltda. est obrigada ao pagamento de todos os credores, mas pode, em relao apenas aos credores pignoratcios, obter o consentimento, expresso ou tcito, em trinta dias a partir de sua notificao.

    Art. 1.145 CC. Se ao alienante no restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficcia da alienao do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tcito, em trinta dias a partir de sua notificao.