coopira - livro de memórias

36
COOPIRA COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA Livro de Memórias

Upload: gilson-de-souza

Post on 12-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

Revista comemorativa dos 60 Anos da Cooperativa dos Produtores Rurais de Piracema / MG - COOPIRA

TRANSCRIPT

Page 1: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPIRACOOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA

Livro de Memórias

Page 2: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

ApresentaçãoAtendendo ao pedido de Adir

Lara, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Piracema (COOPIRA), comecei a pesquisar em materiais que consegui como: Livros de Registro de Atas da Diretoria e de Assembléia Geral, Certidões de registro de Imóveis, algumas revis-tas da CCPR e da Itambé, fotos e alguns livros relacionados ao Coo-perativismo.

Entrevistei várias pessoas liga-das á COOPIRA, como: Sr. Renato Caldeira Lara, Sr. Dário Darcy Re-sende, Sr. Ari de Oliveira Campos, Sr. Geraldo Pinto Lara, Sr.Geraldo Magela Lara Filho, Sr. Antônio Amé-rico Greco, Sr. Orozimbo Marra de Andrade, Sra. Bernardina Rodri-gues Ferreira (Dona Dinica) e ou-tras tantas pessoas que lembraram

de fatos bastante interessantes. Pena que o Sr. Ladico Pinto e Sr.

Bolívar Rodrigues Lara que possuí-am memórias invejáveis haviam fa-lecido recentemente.

Foram dias e mais dias dedica-dos a este trabalho prazeroso, de muita responsabilidade, mas acho que valeu a pena.

Tentei reunir tudo que achei importante, porém acredito que outros fatos ficaram omissos por não terem chegado ao meu conhe-cimento.

Agradeço a todos que com boa vontade e disponibilidade me ajuda-ram.

Agradeço a confiança a mim depositada, esperando que tenha sido útil e pedindo desculpas pelas falhas.

Arqu

ivo P

esso

al Rita Olga Lara nasceu no arraial de Rio do Peixe, hoje município de Piracema, aos 23 de abril de 1942, filha de Dâmaso Pinto Lara e Maria da Glória Lara. Casou-se com Alonso da Costa Melo, já falecido. Tem 03 filhos e 07 netos.

Terminou o curso primário na escola “São Geraldo”, de Passa Tempo, em 1953 e o 2º grau em Divinópolis. Em Piracema, na escola estadual “Hermenegildo Vilaça”, foi professora do ensino primário. Ocupou também a função de auxiliar de diretoria e de vice-diretora. Ministrou aulas de português, de ensino religioso e de educação moral e cívica.

Lecionou português no ginásio “São Sebastião”.

Ocupou o cargo de coordenadora do órgão municipal da educação e coordenadora da escola municipal “Dr. José Alves de Andrade”.Em Divinópolis, foi secretaria da escola estadual ”Patronato Bom Pastor” e auxiliar de secretaria na escola estadual “Helena Antipoff”, educação especial.

por Rita Olga Lara* 19 de abril de 2013

pág.2

Page 3: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

Apresentação Coopira RetrospectivaCooperativa dos Produtores Rurais de Piracema

Vamos falar um pouco sobre nossa cidade...

Era um pequeno arraial, locali-zado no alto de uma colina, cheio de cavas, uma só rua que o circu-lava, muitas árvores e plantações no centro.

Começo descrevendo:Onde, hoje. Temos a Praça José

Ribeiro de Assis, era uma rua bas-tante estreita.

Descendo ficava um majestoso prédio de propriedade de Dr. José Alves de Andrade, saudoso médi-co. No primeiro andar era a far-mácia de Dona Laura, sua esposa, farmacêutica que também prestou grandes serviços à comunidade. Hoje, toda modificada é residência de sua neta, Clausir Viana de An-drade.

Continuando, tínhamos o cômo-do de cinema per tencente ao Sr. Sebastião Greco, próximo à sua re-sidência e, bem mais adiante, uma grande casa que abrigava pessoas carentes, mantida pela Conferência São Vicente de Paula.

Não era muito povoado, mas o arraial possuía boas moradias. Subindo, antes de fechar o círculo, ficava a casa de Dona Filomena, avó de Geraldo Magela Lara, Ladi-co Pinto, e, então, o casarão do Sr. Pinto e Dona Umbelina, onde resi-diram durante muitos anos com a família. Possuíam uma grande loja,

mas depois de idosos encerraram as atividades da mesma e come-çaram a movimentar uma pensão onde os hóspedes eram muito bem recebidos.

Era uma grande casa com uma calçada na frente, onde á tarde reuniam-se muitas pessoas para um bom bate papo e também ca-sais de namorados.

Subindo havia casas meno-res e a residência de José Ribeiro de Assis de um lado, do outro a de José Pinto Lara (Sr. Zequinha Pinto) e, bem no alto, a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, Ao lado, na par te de baixo, a Casa Paroquial, que existe até hoje com algumas modificações.

Eram poucos habitantes, mas pessoas honestas, trabalhadoras. A iluminação era mesmo com lam-piões, lamparinas, mas, a par tir de 01 de agosto de 1951, o ar-raial passou a receber a energia elétrica da Usina de Dornelas, do município de Passa Tempo, ao qual nosso distrito per tencia.

Agora, poderiam sonhar com melhoramentos. Foi então que um grupo de produtores rurais, liderados por Sebastião Greco, Ge-raldo Magela Lara (Ladico Pinto), insatisfeitos com o resultado de sua produção decidiram procurar novos rumos.

Depois de muito trabalho, mui-

tas reuniões, finalmente em 31 de maio de 1953, fundaram a “COO-PERATIVA AGRO-PECUÁRIA LIMITA-DA DO RIO DO PEIXE”, com área de ação circunscrita ao distrito de Rio do Peixe e município de Passa Tempo e Crucilândia.

Escolheram para a primeira di-retoria o Sr. Geraldo Magela Lara Diretor Presidente, o Sr. Paulo Monteiro Resende para diretor co-mercial e para Diretor Secretário, o Sr. Ademar Pinto Lara.

Começaram, então, cuidar da burocracia, organizando todos os documentos exigidos os quais o Sr. Ladico Pinto levou ao Rio de Janei-ro para efetuar o registro.

pág.3

Page 4: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.4

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Page 5: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.5

Com o correr do tempo, no-vos associados eram inscritos. No começo, recebia-se o creme duas vezes por semana, que era recolhido na zona rural por car-gueiros, ou que associados, que moravam mais per to, entregavam direto à Rua Joaquim Pinto Lara, em uma casa de morada cedida

pelo Sr. Anísio Marques. Como não residiam aí, decidiram vendê-la, e todo o terreno para a Cooperati-va, com uma área de 18.000 m2, neste mesmo ano, ou seja, 1953 em 15 de outubro. (Escritura re-gistrada no Livro 3D, fl.152, nº 2538, Car tório de Registro de Passa Tempo).

Todo o creme era recolhido pela Fábrica Santa Matilde de Pas-sa Tempo que o transformava em manteiga e enviava para o Rio de Janeiro.

O escritório e, mais tarde o ar-mazém, funcionavam à Rua Ouro Preto, antigo cômodo do cinema, de propriedade do Sr. Sebastião Greco.

Dos nove vereadores de Passa Tempo, cinco eram representantes de Rio do Peixe, inclusive o Sr. La-dico Pinto, e, por isso, conseguiram emancipar o distrito.

Este tão importante fato se deu em 12 de dezembro de 1953, pela Lei de nº 1.039/53 e passou a chamar-se PIRACEMA, nome prove-niente da língua tupi (pira = peixe + acema = saída), isto é migração anual dos peixes rio acima na época da desova. Também porque um pes-cador conseguiu pegar um grande surubim nas águas do rio que corta o município. Este nome foi escolhido por José Ribeiro de Assis que muito trabalhou pela Emancipação do dis-trito com apoio de seu grande ami-go, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Foi o marco de progresso para o nosso pequeno arraial. Eram poucos sócios no início, conforme inscrições, feitas na mesma data da fundação:

01 - Franklin Pinto Lara02 - João de Paula Oliveira03 - José Pinto Lara 1°04 - Antônio Luiz da Cunha05 - Carlos Gomes de Morais06 - Jesus Silva Resende07 - Teotônio Machado do Nascimento08 - Isaías Gonçalves de Oliveira09 - Sebastião Greco10 - Dâmaso Pinto Lara11 - Nelson Ferreira de Andrade12 - José da Costa Resende13 - Sebastião Rodrigues de Oliveira14 - João Argemiro da Silva15 - José de Assis Lara16 - José Pinto Lara 2°17 - Sebastião Ferreira de Resende18 - João Gabriel de Resende19 - Antônio Rodrigues da Costa Cunha20 - Honorífico Rodrigues de Oliveira21 - Joaquim Rodrigues da Costa22 - José Ribeiro de Assis23 - Romualdo Ferreira de Resende24 - Flávio da Silva Resende25 - David Silva Resende26 - Ataíde Rodrigues da Costa27 - Ladislau Alves de Andrade28 - João Monteiro Resende29 - José Lara de Oliveira30 - Ademar Pinto Lara31 - Antônio Cândido Lara32 - Geraldo Batista de Paula33 - José Dias de Oliveira34 - João Batista de Paula35 - Geraldo Silva Resende36 - José Gonzaga Resende37 - Waldemar Batista de Paula38 - Luiz Gonzaga de Andrade39 - Paulo Monteiro Resende40 - Geraldo Magela Lara41 - Deiró Alves Belo42 - João Cardoso Machado43 - Othorgamim Tomaz de Aquino

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Page 6: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.6

Ficou como Intendente Municipal o Sr. Mauro Chaves também Secretá-rio de Viação e Obras Públicas, até que tomou posse o primeiro prefeito eleito, o Sr. José Ribeiro de Assis.

Para a sua sede própria, à Rua

Minas Gerais, posteriormente ad-quirida do Sr. João Moura, foram transferidos o escritório e o arma-zém e depois instalada uma bomba de gasolina, uma grande inovação em nossa cidade.

As fotos mostram as primeiras instalações à rua

Minas Gerais

Presente na foto: Osvaldo Rodrigues Lara do Vandi Nico

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Page 7: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.7

Assim, aos poucos, a coopera-tiva foi desenvolvendo e trazendo mais movimento para a cidade, tornando-se uma célula viva do progresso. Porém foram muitas di-ficuldades enfrentadas, pouca com-preensão, falta de apoio e às vezes dívidas tinham que ser contraídas.

Tudo caminhava com muito es-forço, união e dedicação da direto-ria e dos cooperados.

No armazém, só os cooperados podiam fazer compras, anotadas à mão em cadernetas e descontadas no próximo pagamento.

“No fim do mês, quando vinha o pagamento do Rio de Janeiro, a fábrica tirava o seu lucro e depois repar tia o que sobrava com os cooperados. Era um fracasso! Tor-nava-se necessário buscar outras alternativas e, nessa época, a Itam-bé já existia e alguns municípios já tinham filiado suas cooperativas e estavam progredindo.” (Entrevista com o Sr. Ladico Pinto. Revista Re-alidade Rural.)

Em 1954, foi construída a es-trada ligando Piracema à Fernão Dias que, apesar de não ser as-faltada, facilitava a escoação dos produtos.

A união dos cooperados pre-valeceu e o surgimento da Coope-rativa de Piracema foi-se pouco a pouco sendo notado. A este traba-lho edificador, muitos contribuíram e muitos foram os que ajudaram sem medir os sacrifícios e avaliar a luta.

Continuando insatisfeitos, fi-liaram a Cooperativa de Piracema à CCPR (Cooperativa Central dos Produtores Rurais). Isto se deu em

20 de janeiro de 1954. O creme, porém, continuou sen-

do vendido até 1957, até que pu-dessem adquirir os equipamentos e só no início de 1958 o leite co-meçou a ser expor tado para Belo Horizonte, para a Itambé, sendo resfriado em Betim, onde tiravam uma porcentagem de 3% de man-teiga que era colocada em lata se-parada.

Neste ano, escolheram nova di-retoria, de acordo com o Estatuto. Foram eleitos: Sebastião Greco para Presidente e José Resende Ferreira e Antônio Cândido Lara para Dire-tor Comercial e Diretor Secretário respectivamente. Deste modo, a cada triênio elegiam nova diretoria, mas todos trabalhando com o mes-mo empenho pelo desenvolvimento da empresa. (No final serão rela-cionadas todas as diretorias.)

O Sr. Orozimbo Marra de An-drade (Nenên do caminhão) foi o primeiro motorista contratado para levar esta produção para Belo Ho-rizonte. Na época morava com sua família em Carmópolis de Minas, mas transferiu-se para Piracema a fim de facilitar seu trabalho. Seu ajudante era Geraldo “Cor tejo”, ir-mão de Dona Alice.

Muitos fatos interessantes e en-graçados aconteceram na trajetó-ria da cooperativa, relatados pelo Sr.Nenên e por Renato Caldeira Lara. No final, citaremos alguns.

Nesta época já se achava em andamento a instalação do ma-quinário da usina de leite, que foi inaugurado em 24 de setembro de 1958, graças ao trabalho incansá-vel da diretoria e dos líderes desse

empreendimento. Em março de 1969, o Sr. Sebas-

tião Greco, que já havia sido presi-dente no período de 1957 a 1960, foi novamente eleito. Nessa época, a Cooperativa encontrava-se com vários problemas e com dívidas.

Em 07 de agosto de 1969, hou-ve uma grande perda: faleceu ines-peradamente Nivaldo de Oliveira Lara, de apenas 27 anos de idade, funcionário do escritório.

Contudo, as dificuldades esta-vam sempre presentes e estando já idoso e com a saúde bastante debilitada, o Sr. Sebastião Greco, desanimado em enfrentar tantos desafios, decidiu afastar-se do car-go.

De acordo com o Estatuto, tornava-se necessário escolherem uma diretoria para interinamente completar o período de 3 anos, sendo eleito o Sr. Bolívar Rodrigues Lara para presidente.

Apesar de tantas turbulências, o Sr. Bolívar arregaçou as mangas e com todo o seu dinamismo e tino administrativo, começou colocar a casa em ordem.

De início, já procurou o Banco do Brasil em Oliveira para contrair um financiamento no valor de cento e vinte e cinco mil cruzeiros. Para tal, o Banco exigiu 20 avalistas e, então, ele e mais dezenove associados as-sumiram esta responsabilidade.

Iniciaram-se, então, as cons-truções, ao lado da usina, para transferência do armazém e do es-critório. Mas a bomba de gasolina continuou funcionando à Rua Minas Gerais, até porque sua localização era mais central.

Page 8: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.8

Instalações da Coopira a rua Joaquim Pinto Lara

Foto

s: C

entro

de

Mem

ória

da

Coop

ira

Page 9: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.9

No começo as latas de leite eram de propriedade da Coopera-tiva, mas em Assembléia Geral de 04 de abril de 1970, ficou decidi-

do que as referidas latas seriam de responsabilidade dos coope-rados, diminuindo ônus para a empresa.

Equipamentos parte interna Coopira

Foto

s: C

entro

de

Mem

ória

da

Coop

ira

Page 10: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.10

Os maiores problemas, porém eram com as estradas e com a energia elétrica que muitas vezes acarretavam prejuízos aos forne-cedores.

As linhas da CEMIG estavam a doze quilômetros da cidade, mas ainda não era possível o acesso a elas.

Em Assembléia Geral, de 30 de novembro de 1970, foi dada a palavra ao Sr. Guido da Costa Melo, prefeito municipal, que fez uma explanação sobre as possibi-lidades de instalação da CEMIG no município. Tornava-se difícil, visto que modalidades de negociação com a CEMIG, adotadas anterior-

mente, haviam sido mudadas e as verbas da Prefeitura não eram suficientes, sendo necessário que o município complementasse o restante.

Devido à grande necessidade de ser instalada a CEMIG, inclusive trazendo vantagens para a Coope-rativa, o assunto foi amplamente discutido.

O Sr. Geraldo Magela Lara (La-dico Pinto), sugeriu que o povo, inclusive a Cooperativa fizesse um empréstimo à Prefeitura que deve-ria ser resgatado em parcelas, sem juros e por sor teio mensal.

Foi, então, providenciada uma lista para nela constar o emprés-

Caminhão isotérmico comprado pela Cooperativa

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Novos empreendimentos

Page 11: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.11

timo de cada um. Todos os pre-sentes assinaram, sendo nomeada uma comissão composta pelos Srs. Sebastião Greco, Osvaldo Rodri-gues Lara, Geraldo Batista de Paula, Vicente de Paula Andrade, Guido da Costa Melo para darem continuidade à coleta de assinatu-ras na comunidade.

Em Assembléia Geral, do dia 02 de maio de 1971 foi colocada em votação a venda do prédio da Rua

Minas Gerais, pois não mais estava sendo usado pela Cooperativa, vis-to que o posto de gasolina também já ter sido transferido para a Rua Joaquim Pinto Lara, ao lado do ar-mazém, e havia um comprador com uma boa proposta, mas a mesma não foi aprovada.

Terminado o período de tran-sição, 1972, houve eleições para nova diretoria e o Sr. Bolívar foi eleito. Foi um período de muito

crescimento da Cooperativa, con-forme alguns relatos.

Em 16 de junho de 1973, hou-ve a necessidade de fazer um investimento maior, no sentido de ampliar o Depar tamento Co-mercial com a construção de uma sala para o escritório e outra para reuniões, reforma na usina, aqui-sição de outros equipamentos e um caminhão maior para trans-por te de leite.

Novamente foi necessário re-correr ao Banco do Brasil.

Nesta época varias linhas de leite percorriam o município. Fa-ziam par te dessas linhas o sr. Car-doso e sr. Iolando (sogro do Gilmar Greco) e o sr. Jairo Silva Resende, do povoado de Pintos, que possuía uma tropa de burros para realizar esse tipo de transpor te.

Em 23 de setembro de 1973, faleceu o Sr. Sebastião Greco que tanto trabalhou pelo município e pela cooperativa e tanto almejou a instalação da CEMIG. Seu faleci-mento foi muito sentido por todos.

No final de 1973 já eram inau-gurados os novos empreendimen-tos.

Nas quotas de cada cooperado também eram feitos mensalmente pequenos descontos para manu-tenção do Hospital Joaquim Pinto Lara e para a Vila Vicentina (Confe-rência São Vicente de Paula). Mais tarde concordaram que a Coope-rativa dispusesse de verba para esse fim.

Em 03 de outubro de 1974, na sala de reuniões, foi feita uma homenagem póstuma ao Sr. Se-bastião Greco pelos relevantes serviços prestados ao Município e principalmente à Cooperativa. Na opor tunidade, colocaram aí o seu retrato. Toda a sua família se acha-va presente.

Finalmente em 15 de dezem-bro de 1974, inaugurou-se em Piracema a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), o que muito contribuiu para o progresso da Cooperativa, enfim para todo o município.

Em todo o tempo, as diretorias eleitas exerceram seus mandatos com toda ética e democracia, não decidindo nada relacionado aos as-suntos de interesse da Cooperativa sem aval dos cooperados, como: expansão da mesma, aquisição de novos equipamentos, maquinários, como o gerador de energia, para que na falta de força da CEMIG não houvesse prejuízo aos associados e outros.

Novos empreendimentos

Page 12: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.12

No final de 1977, em concor-dância e par ticipação de todos os cooperados foi realizada uma grande e inesquecível festa, para inaugurar a nova usina de leite composta com todos e os melho-res equipamentos.

Presentes à festa encontra-ram-se: Dr. José Pereira Campos Filho, Presidente da CCPR de Mi-nas Gerais, Dr. Antônio dos Santos, Gerente do Banco do Brasil S.A, - Agência de Oliveira, Dr. Odilon

Alves Pereira, representante da Federação da Agricultura de Minas Gerais – FAEMG, Sr. Antônio Morais, Prefeito Municipal de Itaguara, Sr. Ademar Pinto Lara, Gerente da Caixa Econômica Estadual de Mi-nas Gerais – Agência de Piracema, Sr. José Resende Ferreira, ex-pre-sidente da Cooperativa, Técnicos da EMATER-MG, representantes de várias empresas comerciais e os Presidentes das Cooperativas de Regionais de Corinto, Divinópolis,

Carmópolis de Minas e Oliveira, Prefeito de Piracema Sr. Onofre Pinto Lara, Padre Basílio, vigário da Paróquia e muitas outras au-toridades, todos os cooperados e suas famílias.

Na ocasião, o Sr. José Pereira Campos salientou o trabalho em-preendedor, pioneiro e altruístico do Sr. Bolívar, Presidente da Coo-perativa e de toda Diretoria, res-saltando sua alegria em par ticipar do evento.

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Page 13: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.13

Festa de inauguração da nova usina de leite ocorrida em 1977 com a presença do então presidente , dr. Pereira

Foto

s: C

entro

de

Mem

ória

da

Coop

ira

Page 14: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.14

No dia 12 de março de 1978, em Assembléia Geral, aprovado por todos, a pedido do Sr. José Re-sende Ferreira, a sala de Máquinas recebeu o nome de Flávio Geraldo Resende por ter sido ele funcio-nário dedicado e pontual, desde a fundação da Cooperativa até o fim de seus dias na terra. Aí foi coloca-do o seu retrato.

No dia 13 de agosto de 1978, com a concordância dos asso-ciados, ficou decidido comprar os lotes em frente à Cooperativa

per tencentes à Vila Vicentina de Piracema para a construção das futuras instalações, mas esse negócio não foi realizado desta forma e de imediato.

Sendo padre Basílio muito cari-doso, trabalhador e atuante, em 02 de novembro de 1978, durante a Assembléia, ele fez uma exposição com referência ao empreendimento a ser feito em terreno per tencente à Paróquia de Piracema, tratava-se da criação de uma fazenda modelo que muito iria contribuir na

produção de leite, na implantação de métodos modernos, o que to-dos aplaudiram.

Para dar supor te à empresa, a diretoria sempre buscava apoio aos órgãos governamentais e não governamentais, trabalhando in-cansavelmente para o desenvolvi-mento da mesma.

Em 30 de abril de 1981, a Cooperativa passou a chamar-se COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA LTDA, de acordo com novo registro.

Coragem

Organização

Objetividade

Planejamento

Idealismo

Responsabilidade

Aperfeiçoamento

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opiraSala onde foi feita homenagem ao

Sr. Flavio Geraldo Resende

Page 15: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.15

Em 20 de março de 1983, Sr. Bolívar, insistiu na necessidade da melhoria de atendimento no pos-to de gasolina, que na época não oferecia segurança aos usuários e não possuía espaço para a sua expansão e que, então, pretendia fazer uma permuta com o terreno da Rua Minas Gerais com outro, próximo à Cooperativa, per tencen-

te à Conferência São Vicente de Paula, para instalação do mesmo e de outros melhoramentos. To-dos os presentes concordaram e deram autonomia para que fosse realizado o negócio.

Graças ao seu trabalho incan-sável, o Sr. Bolívar conseguiu rea-lizar este negócio tão interessante e vantajoso para a empresa.

Devido a várias dificuldades em manter o posto de gasolina, tornava-se necessário fechá-lo, pois de acordo com vistoria do Conselho Nacional do Petróleo o mesmo não oferecia as condições exigidas, mas decidiram continuar buscando novas alternativas para que isso não acontecesse. Tanto assim que o Sr. Bolívar, em visita a Brasília conseguiu prorrogação de funcionamento até resolverem, com urgência, a questão.

Muitos obstáculos surgiam, mas com muita garra tudo ia se resolvendo.

A par tir de 1984, mudou-se a denominação da diretoria para: Presidente, Diretor Superintenden-te, Diretor Administrativo.

Devido ao grande número de associados no município de Cru-cilândia, em 28 de maio de 1984, em Assembléia, ficou decidido ins-talar lá também um armazém.

Em 1985, a inflação no Brasil chegou a quase 240%. Com isso, a cooperativa sofreu a concorrên-cia com os comerciantes da cida-de, pois repassava as mercadorias aos cooperados com uma pequena margem de lucros. Não se podia fazer muito estoque; era preciso um giro muito rápido dessas mer-cadorias: comprava por um preço e quando ia novamente comprar este já tinha dado uma alta escan-dalosa.

Com o lançamento do Plano Cruzado em 1986, houve tentativa

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Page 16: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.16

de equilibrar as finanças, princi-palmente após o congelamento de preços estabelecido pelo governo. Era difícil sobreviver.

Por causa do preço pago pela Itambé, que era mínimo, havia des-contentamento dos cooperados tendo sugestões para que a Coo-perativa se desligasse da mesma e fornecesse o leite para outra firma. Tal fato era discutido amplamente por todos: O que seria viável?

Até que em 30 de novembro de 1986, em Assembléia esse assun-to foi colocado em votação, mas a maioria foi contra, permanecendo a Cooperativa filiada à Itambé.

Em 29 de março de 1987, de-pois de uma administração invejá-vel, durante 17 anos, o Sr. Bolívar Rodrigues Lara passou as chaves da Cooperativa ao seu sucessor, Sr. Geraldo Magela Lara Filho, mui-to competente, filho de Geraldo Magela Lara, primeiro Presidente.

Como em toda sociedade ou associação também a Cooperativa convivia com a economia bastante

instável. Com o tabelamento dos preços pelo governo, os forne-cedores da Cooperativa queriam segui-lo, mas para quem compra-va para revender não estava tendo saída.

A par tir desse ano, 1987, a situação piora e o governo lança outros planos econômicos para tentar conter a inflação.

A grande vantagem da coope-rativa era descontar na folha de pagamento as compras efetuadas pelos cooperados.

Tudo era difícil, mas a Coopera-tiva de Piracema conseguia levar adiante seu idealismo, seus proje-tos.

Geraldo do Ladico, presidente da mesma, encontrou uma maneira de equilibrar a situação financeira: quando chegava o pagamento do leite, ele deixava no Banco ren-dendo juros durante três dias para depois repassá-lo aos cooperados. Dessa forma aumentava o capital de giro da empresa.

No prazo estipulado pelo Con-selho Nacional do Petróleo foi construído o novo posto de gasoli-na, no lote em frente à Cooperati-va, dentro das normas estipuladas e com recursos da Petrobrás, par-celados em 36 meses.

Em abril do mesmo ano, O Con-selho Nacional do Petróleo, após minuciosa vistoria, liberou a trans-ferência e foi aí construída uma pequena lanchonete e uma borra-charia.

Devido à distância, estava sen-do difícil administrar o estabeleci-mento comercial de Crucilândia e,

como havia pessoas interessadas em comprá-lo, decidiu-se vendê-lo.

Sempre houve o empenho de aumento do patrimônio e melhoria do movimento da Cooperativa, por isso em 1988, iniciou-se a cons-trução da nova sede no lote em frente, onde já funcionava o posto de gasolina e anexos.

Em 13 de março de 1991 foram inaugurados os 13 km de asfalto da estrada que liga Piracema à Fernão Dias, sendo então prefeito

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Page 17: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.17

Sempre que necessário, altera-se o Estatuto e isto é fundamental para manter o crescimento e equi-líbrio da empresa.

A construção e funcionamento do novo prédio trouxe, mais inte-

resse e confiança dos cooperados. Todos os setores da Cooperativa trabalhando com os mesmos ob-jetivos: união, responsabilidade, produtividade.

E a inflação? Continuava sem-

pre crescendo e a Cooperativa tentava acompanhá-la e era difícil sobreviver.

Alguns cooperados bastante desanimados preferiram desligar da Cooperativa, tornando-se ne-

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

o Sr. José Tarcísio Lara, que, mais tarde ocupou a presidência da Co-operativa.

Com a estrada asfaltada, houve grande impulso no movimento da

cidade e com isto a Cooperativa só teve a lucrar, podendo confiar cada vez mais em seu desenvolvimento.

Em 1992, a Cooperativa já se instalava em sua nova sede,

tornando-se mais amplas suas dependências: escritório, loja, cantina, depósito de mercado-rias, tudo bem planejado e or-ganizado.

Foto tirada em 2010 pela equipe da Revista “Produtor Itambé”

Page 18: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.18

cessário trabalhar no sentido de adesão de novos sócios.

Uma grande esperança surgiu: em meados de 1994, iniciou-se o Plano Real e começou a estabilida-de financeira.

Em 1995, foi feito um levanta-mento pela equipe da CCPR que constatou os seguintes números: a Coopira constava com 386 for-necedores de leite com 24.748 lts por dia, um rebanho de 6.223 cabeças de vacas distribuídos em 10 (dez) pontos de entrega: Pla-taforma = 29; linha Arcados = 41; linha Sobrado = 34; linha Pintos = 47; linha Colônia = 66; linha Passa Sete = 77; linha Crucilândia 01 = 75; linha Crucilândia 02 = 58; li-

nha Engenho = 27, fornecedores.Toda a administração de Ge-

raldo Magela Lara Filho foi com muita dedicação e empenho, dan-do seqüência a de seu tio, Bolívar Rodrigues Lara, tanto assim que ao findar o seu mandato, podiam ser constatados os grandes inves-timentos: melhoria no comércio, aumento da produção de leite a tal ponto de ser necessário renovar a frota de coleta, melhorias na usi-na de recepção (resfriadores, ba-lança, estocagem, compressores, etc.)

Foi feita a construção do gal-pão para beneficiamento de café pelo convênio com a FUNDEC, mas como a verba era insuficiente, a

Cooperativa assumiu a conclusão da obra.

Nessa gestão, a produção do leite aumentou, atingindo 25.000 litros por dia, sendo preciso adqui-rir uma carreta para transpor tá-lo até a Itambé.

Ao findar o seu mandato, em 1999, Geraldo deixou a Cooperati-va em excelente situação financei-ra e super bem equipada.

Para o novo mandato, foi eleito o Sr. José Tarcísio Lara para Pre-sidente.

O estatuto teve sua reforma em 21 de dezembro de 2001 o que vigora até a presente data, com sua reforma muda a forma de ad-ministração da Coopira, ao invés

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Page 19: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.19

da diretoria ser formada por três membros passa-se para conselho de administração formado por pre-sidente, diretor, e três conselhei-ros. Nesse mesmo ano estudaram a possibilidade de que a Itambé fizesse a coleta do leite, deste modo a Cooperativa venderia os equipamentos. Em Assembléia foi aprovada tal idéia e este processo teve início em 2002.

Os associados adquiriram tan-quinhos de resfriamento de leite que foram instalados em suas pro-priedades, exigência da Itambé. Deste modo, muitos equipamentos foram vendidos.

Diante da informalidade de muitos concorrentes, havia dificul-dades no mercado para enfrentar a situação neste período.

Em 20 de dezembro de 2003, foi executado o projeto de implan-tação de uma loja de produtos ve-terinários no local da plataforma que foi reformada e, então, vários outros equipamentos foram vendi-dos.

A par tir de 2006, houve mu-danças na maneira de conduzir a administração da Cooperativa com o uso do sistema de computação, máquinas registradoras eletrô-nicas e automação, acarretando mais agilidade no atendimento ao público.

Em 2008, a eleição da nova di-retoria foi suspensa, até decisão fi-nal, devido à liminar expedida pelo MM Juiz de Direito da Comarca de Passa Tempo, Dr. Geraldo de Sousa Lopes.

Foi eleita uma diretoria provisó-ria formada pelos Senhores: Délio

Rodrigues Vilaça e José D’Ávila e Silva que permaneceu até 25 de janeiro de 2009, quando foram eleitos: Adir Geraldo Lara, filho de Bolívar Rodrigues Lara, para Pre-sidente e Rober to Rodrigues Cos-ta, para Diretor Executivo. Também escolhidos o Conselho Administra-tivo e Fiscal.

A Cooperativa, mais uma vez, encontrava-se em dificuldades e muitos achavam que talvez não tivesse condições de sobrevivên-cia. Adir com todo seu esforço, dedicação e garra e com o apoio de todos começou a solucionar os problemas e, aos poucos, a Coope-rativa foi ganhando novo impulso.

Não foi nada fácil, mas o que não se consegue com um traba-lho sério, honesto, feito com muita união, planejamento, organização? Cooperativismo é isto...

No dia 20 de dezembro de 2010, a Cooperativa e todo o mu-nicípio sofreu outra grande perda: faleceu o Sr. Bolívar, cidadão dinâ-mico e incentivador do desenvolvi-mento da Cooperativa, deixando a todos, exemplo de trabalho e re-tidão.

No dia 14 de outubro de 2011, foi feita uma Assembléia com o ob-jetivo de fazer uma homenagem ao Sr. Geraldo Magela Lara, Sr. Ladico, pelos grandes feitos.

Homenageando o Sr. Ladico, Adir, em nome da Cooperativa, res-saltou seus grandes feitos como cidadão político e pioneiro da fun-dação da empresa, ao que muito emocionado ele agradeceu.

Em seguida, Dr. Deivid Júnior Diniz, Advogado da empresa, fez

uma maravilhosa e emocionante homenagem póstuma ao Sr. Bolí-var, que tanto trabalhou pela or-ganização e crescimento da Coo-perativa.

Tendo terminado o mandato, em 2012, Adir e Rober to foram reeleitos, continuando uma admi-nistração ética e produtiva.

Gostaríamos de frizar a grande praticipação da Coopira em todos os eventos promovidos pelo Sindi-cato Rural de Piracema, como a fa-mosa festa do Ruralista, concurso leiteiros, rodeios, shows, etc.

Page 20: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.20

A Coopira participa de todos os eventos promovidos pelo Sindicato

Rural de Piracema. Nas fotos, a famosa festa do Ruralista

Foto

s: C

entro

de

Mem

ória

da

Coop

ira

Page 21: COOPIRA - Livro de Memórias

Continua, até hoje, o sistema da coleta do leite feita pela Itam-bé que passa para a Cooperativa 0,4% do produto e esta forne-ce a nota fiscal aos cooperados. Desta forma a empresa sobrevi-ve: com o rendimento do arma-zém, da venda de combustível e produtos veterinários, aluguel de imóveis, mas tem sofrido com a concorrência.

Nossos aplausos a todos que dedicaram e dedicam seu tempo a esta empresa, ocupando car-gos na diretoria conselho fiscal ou cooperados.

Todos sabem o quanto a Co-operativa é impor tante para o município, proporcionando mui-tos empregos, movimentando o comércio e consequentemente o crescimento da cidade.

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.21

Page 22: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.22

Diretores

D. Presidente – Geraldo Magela Lara D. Comercial – Paulo Monteiro LaraD. Secretário – Ademar Pinto Lara

D. Presidente – José Resende Ferreira D. Comercial – Osvaldo Rodrigues LaraD. Secretário – Antônio Cândido Lara

D. Presidente – Sebastião Greco D. Comercial – José Resende FerreiraD. Secretário - Antônio Cândido Lara

D. Presidente – Aderbal de Andrade Lara D. Comercial – Geraldo de Oliveira PintoD. Secretário – José Gregório Ferreira

D. Presidente – José Resende Ferreira D. Comercial – Osvaldo Rodrigues LaraD. Secretário – Antônio Cândido Lara

D. Presidente – Sebastião Greco D. Comercial – José Ferreira da Silva

D. Secretário – Onofre Pinto Lara

1953 a 1957

1963 a 1966

1957 a 1960

1966 a 1969

1960 a 1963

1969 a 1970

Foto

s: C

entro

de

Mem

ória

da

Coop

ira

Page 23: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.23

Diretores

D. Presidente- Bolívar Rodrigues Lara D. Comercial – Vander Ribeiro de Assis

D. Secretário – Renato Caldeira Lara

D. Presidente – Bolívar Rodrigues Lara D. Comercial – Alípio Ferreira MarquesD. Secretário – Geraldo Batista de Paula

D. Presidente – Bolívar Rodrigues Lara D. Comercial – Vander Ribeiro de AssisD. Secretário – Francisco Andrade Resende

D. Presidente – Bolívar Rodrigues Lara D. Comercial – Geraldo Pinto Lara

D. Secretário – Lourival Gonzaga de Resende

D. Presidente – Bolívar Rodrigues Lara D. Comercial – Vander Ribeiro de AssisD. Secretário – Geraldo Batista de Paula

D. Presidente – Bolívar Rodrigues Lara D. Administrativo – Lourival Gonzaga ResendeD. Superintendente – Ari de Oliveira Campos

1970 a 1972

1978 a 1981

1972 a 1975

1981 a 1984

1975 a 1978

1984 a 1987

Page 24: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.24

Presidente – Geraldo Magela Lara Filho D. Superintendente – Antônio

Rodrigues da Costa NetoD. Administrativo – Vicente Paula de

Andrade

Presidente – Geraldo Magela Lara Filho D. Superintendente – Antônio

Rodrigues da Costa NetoD. Administrativo – Délio Rodrigues Vilaça

Presidente – Geraldo Magela Lara Filho D. Superintendente – Antônio

Rodrigues da Costa NetoD. Administrativo – Délio Rodrigues Vilaça

Presidente - José Tarcísio Lara D. Superintendente – Carlos Maurício de

OliveiraD. Administrativo – Renato Caldeira Lara

Presidente – Geraldo Magela Lara Filho D. Superintendente – Antônio

Rodrigues da Costa NetoD. Administrativo – Laércio Pinto Lara

Presidente – José Tarcísio Lara D. Executivo – Carlos Maurício de

Oliveira Pinto

1987 a 1990

1996 a 1999

1990 a 1993

1999 a 2002

1993 a 1996

2002 a 2005

Foto

s: C

entro

de

Mem

ória

da

Coop

ira

Page 25: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.25

Presidente – José Tarcísio Lara D. Executivo – Carlos Maurício de

Oliveira Pinto

Administradores provisórios: Délio Rodrigues Vilaça e José D”Ávila e Silva.

Presidente – Adir Geraldo Lara D. Executivo – Roberto Rodrigues

da Costa

Presidente – Adir Geraldo Lara D. Executivo – Roberto Rodrigues

da Costa

2005 a 2008 2008 a 2009

2009 a 2012 2012 a ...

Page 26: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.26

ConselhosMembros dos Conselhos da Coopira

(a partir de 1970)(Obs.: não foi encontrado o livro anterior)

1970CONSELHO FISCAL

EfetivosItamar Mar tins de Melo

Geraldo Batista de Paula-

SuplentesOsvaldo Andrade Oliveira

Dário Darcy ResendeGeraldo Evangelista de Oliveira

1971CONSELHO FISCAL

EfetivosGeraldo Batista de PaulaGeraldo de Oliveira PintoAntônio de Ávila Júnior

SuplentesJorge Geraldo Resende

Wilton GrecoGeraldo Mar tins de Resende

1972CONSELHO FISCAL

EfetivosJoaquim Evangelista de Oliveira

Antônio de Ávila JuniorFrancisco Sales Leão

SuplentesRomualdo Ferreira ResendeFirmino Faustino Ferreiro

Geraldo Mar tins de Resende

1973Efetivos

Geraldo Batista de PaulaTer tuliano Rodrigues de Oliveira

Vicente de Paula AndradeSuplentes

Geraldo Evangelista de OliveiraGeraldo Pinto LaraJosé D’ávila e Silva

1974CONSELHO FISCAL

EfetivosGeraldo Mar tins de Resende

José Maria de JesusTer tuliano Rodrigues de Oliveira

SuplentesSebastião Leonardo Ferreira

Antônio Alves BeloAltaur Ferreira de Andrade

1975CONSELHO FISCAL

EfetivosAmarílio Viana de AndradeVicente de Paula Andrade

José Gonzaga de Resende FilhoSuplentes

Geraldo Evangelhista de OliveiraGeraldo Mar tins ResendeBendito Vilela de Oliveira

1976CONSELHO FISCAL

EfetivosAmarílio Viana de Andrade

Francisco Andrade ResendeDário Darcy Resende

SuplentesJosé Maria de Jesus

Antônio de Ávila JuniorLuiz Anacleto do Nascimento

1977Efetivos

Alípio Ferreira MarquesLourival Gonzaga de ResendeGeraldo Mar tins de Resende

SuplentesAltaur Ferreira de Resende

Geraldo Rodrigues de OliveiraAri de Oliveira Campos

1978CONSELHO FISCAL

EfetivosVander Ribeiro de Assis

Lourival Gonzaga de ResendeIrani da Costa Amorim

SuplentesAmauri Lara

Vicente de Paula AndradeJosé Faleiro da Silva

1979CONSELHO FISCAL

EfetivosSebastião Leonardo FerreiraGeraldo Mar tins de Resende

Francisco Andrade de ResendeSuplentes

Dário Darcy ResendeJosias Andarde Belo

Antonio Bernardino de Oliveira

1980CONSELHO FISCAL

EfetivosAmauri Lara

Lourival Gonzaga de ResendeAri de Oliveira Campos

SuplentesBenetido Vilela da Fonseca

João de Paula OliveiraDorvalino Rodrigues Costa

1981Efetivos

Antônio Evangelista de OliveiraFrancisco Andrade Resende

Ari de Oliveira CamposSuplentes

Vicente de Paula AndradeAlípio Ferreiras MarquesOtávio da Costa Resende

Page 27: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.27

Conselhos 1982CONSELHO FISCAL

EfetivosAntônio Evangelista de Oliveira

Otávio da Costa ResendeAlípio Ferreira Marques

SuplentesAri de Oliveira Campos

Sebastião Leonardo FerreiraTer tualino Rodrigues de Oliveira

1983CONSELHO FISCAL

EfetivosAgnaldo Casar de Oliveira

Ari de Oliveira CamposFrancisco Andrade Resende

SuplentesSebastião Leonardo Ferreira

Otávio da Costa ResendeJoão Evangelista Vilela

1984CONSELHO FISCAL

EfetivosAgnaldo César de OliveiraGeraldo Magela Lara FilhoArleno Jaime de Oliveira

SuplentesFrancisco de Andrade Resende

Geraldo Resende

1985CONSELHO FISCAL

EfetivosGeraldo Magela Lara Filho

Antonio Bernardino de OliveiraJosé Conceição de Paula

SuplentesOtávio da Costa Resende

Ademir Rogério GrecoBenedito Vilela da fonsceca

1986CONSELHO FISCAL

EfetivosGeraldo Pinto Lara

Arleno Jaime de OliveiraVicente de Paula Andrade

SuplentesGeraldo Evangelista de Oliveira

Ter tualiano Rodrigues de OliveiraAltaur Ferreira de Andrade

1987CONSELHO FISCAL

EfetivosFranklin Pinto de OliveiraAntônio Américo GrecoWilmar Resende Greco

SuplentesDélio Rodrigues Vilaça‘João Bosco de Oliveira

Gerealdo Ferreira Resende

1988CONSELHO FISCAL

EfetivosRenato Pinto Lara

Arleno Rômulo GrecoGerraldo Ferreria Resende

SuplentesJoão Evangelista Vilela

Hugo Rodrigues Resende

1989CONSELHO FISCAL

EfetivosJoão Evangelista Vilela

Geraldo Gonzaga de ResendeEdmar Antônio Lara

SuplentesFranklin Pinto de Oliveira

Irani da Costa AmorimGeraldo Magela Vilela

1990CONSELHO FISCAL

EfetivosVicente de Paula AndradeAdilson Washington Greco

João Evangelista VilelaSuplentes

Dário Darcy ResendeAlípio Ferreira Marques

Vander Moreira

1991CONSELHO FISCAL

EfetivosAdilson Washington Greco

Antônio Alves BeloLaércio Pinto Lara

SuplentesGilmar Eugênio ResendeJuarez Aparecido Alves

Gercino de Oliveira

1992CONSELHO FISCAL

EfetivosLaércio Pinto Lara

Dário Darcy ResendeAri de Oliveira Campos

SuplentesOromar Lara

Waldemiro Lopes da Silva

1993CONSELHO FISCAL

EfetivosAri de Oliveira camposDélio Rodrigues VilaçaRober to R. da Costa

SuplentesJosé de Fátima Andrade

Carlos Maurício de O. PintoOtávio da Costa Resende

1994CONSELHO FISCAL

EfetivosDélio Rodrigues Vilaça

Geraldo Ferreira de ResendeJosé de Fátima Andrade

SuplentesFranklin Lara de Oliveira

Altair Pinto LaraRubens Rodrigues Vilaça

1995CONSELHO FISCAL

EfetivosJosé Márcio da Silva

Délio Rodrigues VilaçaAntonio Ari de Oliveira

SuplentesJoão Evangelista VilelaIrani da Costa Resende

Amarílio Viana de Andrade

1996CONSELHO FISCAL

EfetivosLourival Gonzaga Resende

Laércio Pinto LaraCarlos Magno da Silva

SuplentesRubens Floripes Vilaça

Antônio Alves BeloAntônio Evangelista

Page 28: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.28

1997CONSELHO FISCAL

EfetivosLaércio Pinto Lara

Vandeir Donizeth de AndradeAltair Pinto Lara

SuplentesAdemir Rogério Greco

Amarílio Viana de AndradeJoão Evangelista Vilela

1998CONSELHO FISCAL

EfetivosLaércio Pinto Lara

Geraldo Ferreira de ResendeAltair Pinto Lara

SuplentesHélio Vilela

Osmar Luiz de OliveiraWandeir de Andrade Lara

1999CONSELHO FISCAL

EfetivosVicente de Paula Andrade

Juarez Aparecido AlvesGeraldo Gonzaga de Resende

SuplentesFrancisco Rodrigues Cunha

José Márcio da SilvaMilton Rodrigues de Oliveira

2000CONSELHO FISCAL

EfetivosVicente de Paula Andrade

Carlos Ramon de MeloFrancisco Andrade Resende

SuplentesTeotônio Alves de OliveiraAnisemar Geraldo Marques

Wandeir Andrade Lara

2001CONSELHO FISCAL

EfetivosCarlos Ramon de MeloJoão Evangelista Vilela

Márcio Vilela LaraSuplentes

Geraldo Ferreira ResendeJuarez da Costa MeloJosé Rodrigues Lara

2002CONSELHO ADMINISTRATIVO

EfetivosEnerildo de Oliveira VilaçaEdílson Fernandes LaraWilmar Resende Greco

SuplentesWasington Luis Lara e Sousa

Protázio Hilda da SilvaAdilson João de Sousa

2002CONSELHO FISCAL

EfetivosJuarez Aparecido Alves

Vicente de Paula AndradeRenato Pinto lara

SuplentesFranklin Lara de Oliveira

Cláudio Antonio de AndradeEdmar da Costa Resende

2003CONSELHO FISCAL

EfetivosCarlos Antonio da Silva

José Rodrigues LaraJuarez Aparecido Alves

SuplentesFrancisco de Andrade Resende

Darival Darcy ResendeAntônio Ari de Oliveira Campos

2004CONSELHO FISCAL

EfetivosCarlos Andrade Silva

Washington Luis L. e SousaDário Darcy Resende

SuplentesJosé Mauricio de Oliveira

Antônio Bernardino de OliveiraCarlos Resende Silva

2005CONSELHO ADMINISTRATIVO

EfetivosLaércio Pinto Lara

Délio Rodrigues VilaçaCarlos Andrade Silva

SuplentesJuarez Aparecido Alves

Júlio Resende LaraDário Darcy Resende

2005CONSELHO FISCAL

EfetivosAntônio Ari de Oliveira Campos

Francisco Andrade ResendeWashington Luis L. e Sousa

SuplentesEdmar Ermógenes Barbosa

Heli Pinto Martins

2006CONSELHO FISCAL

EfetivosAnisemar Geraldo Marques

Carlos Resende SilvaAntônio Ari de O. Campos

SuplentesWashinton Luis L. e Sousa

Franklin Lara OliveiraJuarez Aparecido Alves

Page 29: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.29

2007CONSELHO FISCAL

EfetivosGeraldo Antonio Antunes

Adir Geraldo LaraAntonio Ari de O. Campos

SuplentesFrancisco Andrade Resende

Otávio Antônio R. Lara

2009CONSELHO ADMINISTRATIVO

EfetivosAltair Pinto Lara

Orlando José ResendeGeraldo Eustáquio M. Lara

SuplentesLúcio Aguiar Lara

Antônio Fernando de AndradeGeraldo Magela Resende

2009CONSELHO FISCAL

EfetivosWalter Luiz de Oliveira

Adilson Eustáquio de PaulaArleno Rômulo Greco

SuplentesHélio Gonzaga Resende

Francisco Simeão de ResendeJosé Aparecidos de Araújo

2010CONSELHO FISCAL

EfetivosHélio Gonzaga ResendeArleno Rômulo GrecoWalter Luiz de Oliveira

SuplentesAdemir Roberto de Resende

Evaldo Luis de ResendeLuzia Aparecida Fernandes

2011CONSELHO FISCAL

EfetivosCarlos Resende SilvaWalter Luis de Oliveira

Ademir Roberto ResendeSuplentes

João Bosco FerreiraSeverino José de O. Campos

Luis Gonzaga Borges

2012CONSELHO ADMINISTRATIVO

EfetivosGeraldo Ferreira de Resende

Ademir Rogério GrecoSeverino José de O. Campos

SuplentesGeraldo Eustáquio M. Lara

João Bosco FerreiraOrlando José Resende

2012CONSELHO FISCAL

EfetivosGeraldo Cândido de Andrade

Carlos Resende SilvaJoão Antônio de Melo

SuplentesAltair Pinto Lara

José Roberto PeixotoJosé D’Ávila e Silva

2013CONSELHO FISCAL

EfetivosCarlos Resende Silva

João Gabriel Rodrigues LaraEvaldo Silas Andrade

SuplentesAltair Pinto Lara

Renato Caldeira LaraGilmar Miguel da Silva

Page 30: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.30

FuncionáriosNossosNome Data da admissão

José Maria 01/08/1959Onofre Pinto Lara 01/08/1959Rui Greco 01/08/1959Flávio Geraldo Resende 01/08/1959Renato Caldeira Lara 01/01/1962Geraldo do Socorro 01/01/1962Jair Lara Amorim 01/05/1962João Carlos Ferreira 01/01/1963Ormi Alves Rocha 01/05/1963Alípio Ferreira da Silva 01/06/1963Joaquim Alexandre Neto 01/06/1964Abelardo Greco 01/06/1964José Maria Rodrigues 03/12/1964Paulino Ferreira Pena 01/01/1965Sebastião Rodrigues Andrade 01/01/1965Francisco Ferreira da Silva 01/03/1965Wilson Carlos Ferreira 27/09/1966Edna Eustáquia Neto 06/10/1966Anicesso Parreira Lara 10/10/1966Nivaldo de Oliveira Lara 10/10/1966Vicente da Costa Lautos 01/02/1967Neiva Maria Greco 01/02/1967Antônio Pinto de Paula 01/04/1967Geraldo Gonçalves 08/04/1967Mario Batista 01/01/1968Geraldo de Resende Ferreira 10/01/1968Laide José da Paz 06/04/1968Antônio de Ávila Resende 01/12/1968Egídio Teixeira da Silva 02/02/1969Geraldo Custódio da Silva 01/04/1970Raimundo Rodrigues Dutra (Sr. Hélio – Bem) -Francisco Simeão de Resende 01/04/1970Clarismar Magela Guimarães 09/04/1970Maria do Carmo Ramos 01/02/1971Laura Parreiras de Morais 01/02/1971Enivaldo Vilaça Silva 01/04/1971Aquim Faleiro de Andrade 01/04/1971

Geralda Magela Keensen 01/08/1971Osmar Cunha 01/05/1972Adair Clemente Figueredo 01/06/1972Maria da Consolação Cunha 01/07/1972Maria Candida de Resende 01/08/1972Maria Lúcia Lara 01/09/1972Joaquim Alexandre Neto 01/09/1972Ireni de Jesus 01/04/1973José Eustáquio Silva 01/09/1973José Eustáquio Silva 01/09/1973Abelardo Greco 01/10/1973Abelardo Greco 01/10/1973Nominato de Oliveira Neto 05/10/1973Hilsidinha Mônica Lara 01/12/1973Geraldo Magela da Consolação 01/06/1974Geraldo Magela da Consolção 01/06/1974Jesas Fernandes de Andrade 01/11/1974Maria das Graças 01/03/1975Mario Batista 01/05/1975Joaquim Alexandre Neto 01/06/1975Aldair Amaral 01/06/1975Olêndio Costa Resende 01/07/1975Gilberto Evangelista de Oliveira 01/08/1975Geraldo Magela Resende 01/02/1976Ilda Parreira da Consolação 01/02/1976José Francisco da Silva 01/02/1976Maria Vilma Andrade 01/03/1976Geraldo Domingos Sobrinho 01/03/1976Geraldino Resende da Costa 04/04/1976Alfredo Teodoro Silva 01/05/1976Abarcilio Simões de Brito 03/05/1976José Pereira de Morais 01/08/1976Nivaldo Aparecido da Silva 01/08/1976Alvim Mariano Diniz 01/08/1976Paulo Pereira de Andrade 01/09/1976José Maria da Silva 01/09/1976Zuley Ribeiro de Morais 01/09/1976

José Maria da Silva 01/09/1976Raimundo Faleiro do Nascimento 01/03/1977Antônio Luzia Dias 01/03/1977Ademar Pereira de Andrade 01/03/1977Otacilio Resende Costa 01/03/1977Manoelino Eustáquio 01/03/1977Helena Maria de Jesus 01/05/1977Manoelino Eustáquio 01/05/1977Silvania Maria Sudaria 01/05/1977Raimundo Rodrigues Dutra 01/05/1977Hilton Vilaça Pacheco 01/06/1977Geraldo Carlos de Andrade 01/10/1977Geralda de Oliveira Alves 01/12/1977Raimundo Eustáquio Ferreira 01/02/1978Antônio Carlos dos Santos 01/02/1978José de Fatima 01/05/1978Tarcísio Parreiras da Consolação 01/12/1978Tarcisio Parreira da Consolação 01/12/1978Francisco da Silva 01/02/1979Lenir Maria das Graças 01/02/1979Shirley Magda Lara 01/02/1979Levi José de Resende 01/02/1979Aparecida Maria Azevedo 01/05/1979Pedro Alves de Oliveira 01/11/1979Pedro Alves de Oliveira 01/11/1979Luiz Ferreira do Nascimento 01/12/1979Maria C. de Resende Oliveira 01/02/1980Maria Candida R. de Oliveira 01/02/1980Maria de Loudes Andrade Cunha 01/05/1980Geralda Cândida de Jesus 01/07/1980Geraldo Ferreira Pena 01/07/1980Marcilio Simões de Brito 01/11/1980Mario Antônio de Melo 01/01/1981Sueli Aparecida de Resende 01/03/1981Rejane Aparecida Lara 01/05/1981Antônio de Pádua Reis 01/05/1981Marilda Resende de Melo 01/02/1982Ione Aparecida Costa 01/03/1982Adelina Trindade do Nascimento 01/07/1982José Maria Neto 16/09/1982Gilberto E. de Oliveira 01/10/1982

Page 31: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.31

Funcionários Levi José de Resende 01/01/1983Gilmar Silva dos Santos 01/05/1983Denize Cássia Resende 01/08/1983Odilia Aparecida de Oliveira 01/10/1983Vicente Teixeira 01/10/1983

Antônio Joaquim Resende Lara 01/11/1983Eliane Rodrigues 01/01/1984Geraldo de Fátima Araújo 01/01/1984Eliane Rodrigues 01/01/1984Gilberto Rodrigues Aguiar 01/02/1984Nivaldo Bento de Carvalho 01/02/1984Geralda Apª do Nascimento 07/04/1984Hércio do Rosáio Resende 01/05/1984Acílio Ferreira Belo 01/06/1984Helvecio Aparecido Gonzaga 01/06/1984Cássia Aparecida da Silva 01/11/1984Antônio Aparecido de Oliveira 01/11/1984Antonio Aparecido de Oliveira 01/11/1984Cassia Aparecida da Silva 01/11/1984Geraldo Ferreira Pena 01/04/1985José Maria da Silva 01/06/1985Geraldo Ferreira Pena 01/07/1985José Maria da Silva 01/07/1985Vicente Aparecido de Oliveira 01/09/1985Zulei Ribeiro de Morais 01/12/1985Raimundo Faleiro do Nascimento 01/12/1985Augusto Pedro Leite 01/03/1986Hélio da Costa Resende 01/03/1986Helio Costa Resende 01/03/1986Francisco Melo de Oliveira 04/03/1986Renato Marcelo de Resende 01/07/1986José Maria de Oliveira 01/07/1986Marci José Rocha 01/09/1986Afrânio Tomaz de Oliveira 01/09/1986Hélio Gonçalves da Silva 01/10/1986Raimundo Eustáquio Ferreira 01/10/1986Vicente Batista Nepomuceno 01/10/1986Helio Gonçalves da Silva 01/10/1986Vicente Batista Nepomuceno 01/10/1986Maurício Daniel dos Santos 01/01/1987Vicente Aparecido de Oliveira 01/03/1987Janeth Lara 01/04/1987Ademar Pereira de Andrade 01/04/1987Vicente Aparecido de Oliveira 01/05/1987Edmar Silva dos Santos 01/01/1988Egidio Ferreira da Silva 01/03/1988Rosangela Aparecida de Oliveira 01/03/1988Egidio Teixeira da Silva 01/03/1988

Rosângela Aparecida de Oliveira 07/03/1988João Dias de Andrade 07/05/1988Maria Aparecida Moura 07/05/1988Rosemary Lucy Cunha 01/06/1988Edmar Silva dos Santos 01/07/1988Geralda Apª do Nascimento 01/04/1989João Batista Reis 07/10/1989Ledey Jose da Costa 01/04/1990Rosane Alves Vilaça 07/04/1990Erimar Eloiz de Oliveira 01/05/1990Aloisio Aparecido da Silva 01/05/1990Eumar Eloiz de Oliveira 07/05/1990Antonio do Carmo Oliveira 01/11/1990Lucimar Ferreira Pena 01/08/1991Catarina Maria de Andrade 01/04/1992Maria Rosa da Silva 01/06/1992Rosilene Maria da Silva 01/06/1992Luciano Vicente Rodrigues 01/10/1992Gildo Flaviano de Oliveira Lima 03/11/1992Jose Henrique Resende 01/01/1993Adriana Maria de Resende 01/01/1993Marcia Aparecida de Oliveira 01/02/1993Vicente Teixeira 01/04/1993Marcia Geralda Parreira 01/04/1993Geraldo Elson da Costa 01/04/1993Simone Aparecida de Oliveira 01/06/1993Luciene Aparecida de Amaral 01/06/1993Luciano de Sousa 01/11/1993Rosimere Aparecida Andrade 01/05/1994Eli José da Silva 01/07/1994Meira Haidee Rocha 01/02/1995Jose Ferreira Pena 01/05/1995Antônio Rodrigues da Costa 01/10/1995Breno Flor de Oliveira 01/01/1996Gisele Patricia de Oliveira 01/02/1996Marcelo Geraldo de Oliveira 01/02/1996Sandro Wilher da Silva 01/05/1996Elaine Sintia Olemente 01/11/1996José dos Santos Souza 01/11/1996Melania Maria de Carvalho 01/02/1997Geralda Magela Lara (Alda) 01/04/1997Jose Maria da Silva 01/05/1997Luciano Vicente Rodrigues 01/05/1997Aguinaldo Aparecido Ribeiro 01/10/1997Marcos Roberto de Oliveira 01/01/1998Rogério da Silva Rodrigues 01/03/1998Elaine Aparecida Lara 01/04/1998Cleide Ester de Jesus 01/09/1998Patricia do Nascimento Brumana 01/01/1999Helio da Costa Resende 01/02/1999

Celma Diniz da Costa 01/03/1999Romilda Candida de Resende 01/03/1999Welter Marcelo Resende 01/04/1999Carlos Alberto de Carvalho 01/07/1999Deliney de Oliveira Vilaça 01/07/1999Claudia Vanessa de Andrade 25/08/1999Rosilene Maria da Silva Socorro 25/08/1999Egidio Teixeira da Silva 01/10/1999Rosileia Resende 01/02/2000Antonio Rodrigues Costa 08/07/2002Agda Aparecida de Paz 01/05/2003Maria Solene das G.O. Santos 01/04/2004Viviane Renata da Silva 01/10/2004Uéslei Francisco Cornelio 01/05/2007Gilce Samara Silva 01/04/2008Silvio Everton Oliveira Silva 01/01/2009Sarah Danielle Apª Rocha 01/04/2009Geisiane Cristina 01/04/2009Luciano Vicente Rodrigues 01/05/2009Guilherme Stênio Lara 01/06/2009Ana Maria de Oliveira 01/07/2009Marco Alexandre Pimenta 21/10/2009Gisilane Aparecida de Souza 08/01/2010Adilson Rodrigues de Melo 01/09/2010Juliano Ferreira de Melo 01/09/2010Bertrand Tadeu Marques Silva 01/04/2011Jonas Resende 01/04/2011Simone Aparecida de Andrade 01/04/2011Edmar de Sousa 01/08/2011Daniela Bruna de Oliveira 10/10/2011Gleidimar Pires Santos 02/01/2012Israel de Oliveira Vilaça 01/06/2012João Bosco Resende 01/06/2012Carlos Henrique Roger Silva 10/07/2012Marjolly Manuela Resende 23/07/2012Rosiane Lara Resende 24/07/2012Lucas Augusto Diniz Pena 01/10/2012Thiago Henrique Sousa Ferreira 22/10/2012Kenia Conceição O. Neto 01/12/2012Marciano Rosa de Oliveira 01/12/2012Alipio Estevo Silva 01/02/2013Sinara Aparecida Salustiano 01/02/2013Fabilma Maria de Melo 01/04/2013

Page 32: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.32

AtualmenteCOOPIRA

Frota de veículos Coopira abril / 2013

Vista do posto e supermercado maio l /2013

Vista loja agropecuária maio / 2013

Posto de combustível abril / 2013

Foto

s: C

entro

de

Mem

ória

da

Coop

ira

Page 33: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.33

Alguns acontecimentos interessantes(e engraçados)

Atualmente

1) Quando o Renato Caldeira, ainda adolescente, veio de Passa Tempo para trabalhar no escri-tório da Cooperativa, que estava funcionando no cômodo do antigo cinema, o Sr. Zito Caldas era Dele-gado e residia em Piracema tam-bém o Sr. Chiquito Moreira, metido a valentão que gostava sempre de andar com um revólver para ser respeitado.

Estando, o Renato cabisbaixo cuidando da escrita, entrou o Chi-

quito que, apontando o revólver para ele foi dizendo:

- Você já sabe: não gostamos de ninguém de Passa Tempo. O que está, fazendo aqui?

Quando Renato, todo assusta-do, não sabia como reagir, entrou o Sr. Zito, dando gargalhadas...

É que os dois combinaram an-tes a brincadeira.!

2) Cer to dia, entrou no escri-tório, um fiscal da Receita Federal

com um documento onde constava uma grande multa que a Coopera-tiva deveria quitar. Só que lá esta-va também o Sr. Osvaldo Rodrigues Lara, o Vande, que era Diretor Co-mercial.

Ao ler o documento, ficou tão nervoso que, inesperadamente, deu um murro tão for te na mesa que a gaveta quebrou-se e saiu agarrada ao seu braço. E o fis-cal?... Perna prá quem tem...

Só que passados alguns dias,

Histórias...

“A força do Cooperativismo”

Page 34: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.34

a multa chegou pelo Correio, en-traram com recurso, mas mesmo reduzida, tiveram que pagar...

3) Quando José Resende era Presidente da Cooperativa, como incentivo, servia aos par ticipantes da Assembléia um gostoso leite com Toddy e pão com mor tadela.

Ficando a Cooperativa com di-ficuldades financeiras e precisan-do fazer economia, passou algum tempo sem esse agrado e a freqü-ência diminuiu consideravelmente.

José Resende estava ficando desconser tado...

Eis que um dia, desanimado preparava os convites para a As-sembléia, momento em que sua esposa, a Dinica, aconselhou:

- Por que você não coloca no convite que vai servir Toddy e pão com mor tadela?

Pode-se imaginar o que acon-teceu. A par ticipação foi tamanha que passaram o maior sufoco para servir o Toddy e pão com mor tade-la a todos os presentes...

4) E quando o Nenên do Oro-zimbo, levava o leite e a estrada não era asfaltada?

Eis alguns fatos:

A - Muitas vezes, ao voltar à noite, seu caminhão ficava agarra-do no barro e não conseguia che-gar a Piracema.

Tinha um depósito na estrada, per to do povoado do Veludo e, ele, então, tomou a chave emprestada para emergências.

Cer ta noite, ao entrar no tre-

vo, encontrou com um ônibus com placa de Capim Branco que viera trazer passageiros e não conse-guiu subir o morro. As pessoas estavam seguindo a pé. Sr. Nenên gentilmente deu-lhes abrigo, no depósito, onde permaneceram até o dia seguinte, quando terminaram a viagem.

O Sr. Moacir do Colônia, neste dia estava trazendo o enxoval da sua filha, Josina, que ia se casar com o Gerinha. E como ele ficou nervoso...

B - Cer ta noite, vinham com ele o Jair Amorim e a Dona Rosa e antes de chegar no Veludo, o ca-minhão atravessou na estrada por causa do barro e não tinham como chegar a Piracema e resolveram dormir no deposito.

Por sor te apareceu o Vande do Nico que estava indo a Itaguara para buscar médico para a Dona Dinica. Ao voltar, deu-lhes carona. No dia seguinte, voltaram para buscar o caminhão.

Diante disso, o Sr. Nenên de-cidiu colocar correntes nos pneus do caminhão para que não aconte-cesse outras vezes.

Como o ônibus do Sr. Alvim, que vinha de Passa Tempo costu-mava falhar, até mais de oito dias, em tempo de chuvas, o Sr. Nenên conseguiu autorização do DETRAN para conduzir passageiros pelo menos até Itaguara.

C - No dia 05 de junho de 1960, na Avenida Amazonas, o caminhão do Sr. Neném , segundo ele “esbar-rou” em outro caminhão que leva-va uma mudança do Barreiro para

o Eldorado. A batida “foi tão for te” que a mudança ficou espalhada na avenida e uma criança quebrou a perna. Então, a Itambé acabou de chegar com o leite. E ele levou a mudança ao seu destino.

Estavam com ele o Sr. Dico da Farmácia, Dona Laura, sua sogra e o Preto da Dona Alber tina. Ge-raldo “Cor tejo”, irmão de Dona Alice, filho do Macironga era seu ajudante.

Prontamente, ao serem avisa-dos, o Sr. Tiago, seus filhos Chico e Mundico deram-lhe ajuda, trazen-do de volta os passageiros e as latas vazias.

D - Cer to dia, o caminhão não conseguiu subir per to da Petrobrás e colidiu com outro caminhão que não parou. Rui Greco estava com ele, pegou um revólver que estava no caminhão e saiu correndo atrás para ver se alcançava o outro...

Imaginem como voltou nervo-so e cansado de correr sem nada conseguir...

E - Á noite, quando o Sr. Nenên regressava, sempre trazia engra-dados de bebidas para o bar do Sr. Zizico Paulino. Na praça, quase toda noite, o Titinho da Glorinha e o Eustáquio da Dona Vanda já o esperavam para descerem de ca-rona...

Muitos outros fatos aconteceram, não sendo

possível relatar todos.

Page 35: COOPIRA - Livro de Memórias

COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PIRACEMA (COOPIRA)

pág.35

Piracema, 19 de abril de 2013

ExpedienteCOOPIRA Cooperativa dos Produtores Rurais de Piracema

Presidente: Adir Geraldo Lara

Diretor Executivo: Rober to Rodrigues Costa

Conselho Fiscal:Carlos Resende SilvaJoão Gabriel Rodrigues LaraEvaldo Silas Andrade

Conselho Administrativo:Ademir Rogério GrecoGeraldo Ferreira ResendeSeverino José de Oliveira Campos

Diagramação e Ar te: Gilson de Souza(31) 3462-0515 / 9975-4210

Cent

ro d

e M

emór

ia d

a Co

opira

Page 36: COOPIRA - Livro de Memórias

Bibliografia• REVISTA REALIDADE RURAL

Nºs. 43;103;131.• REVISTA PRODUTOR ITAMBÉ

Nº 12.• LIVRO Nº 2 DE INSCRIÇÕES

DOS COOPERADOS.• ATAS DAS ASSEMBLEIAS

GERAIS A PARTIR DE 1970.• ATAS DAS DIRETORIAS A

PARTIR DE 1975.• LIVRO CONSTRUINDO A

HISTÓRIA DE PIRACEMA DE HOTILIO MAGELA NETO.

• LIVRO 25 ANOS DE COOPEOURO (OURO PRETO) DE ISAURA MOURÃO.

• LIVRO 60 ANOS DA CCPR/ ITAMBÉ DA EQUIPE ITAMBÉ.